• Nenhum resultado encontrado

A eficiência da coleta seletiva: Estudo de caso no município de Ponta Grossa - PR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "A eficiência da coleta seletiva: Estudo de caso no município de Ponta Grossa - PR"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Revista

ISSN 2179-5037

Revista UNIABEU Belford Roxo V.6 Número 14 setembro- dezembro 2013

A EFICIÊNCIA DA COLETA SELETIVA: ESTUDO DE CASO NO

MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA – PR

Jehomar Alves Possidonio Junior1 Daniely Dall' Agnol2

RESUMO: A preocupação com o crescimento da geração de resíduos sólidos pela

população têm sido um dos grandes problemas atuais, sendo imprescindível o estudo de alternativas para reduzir a destinação incorreta destes resíduos. Nesse sentido, uma saída aplicável é a política dos 3 Rs. Dentre estes Rs o artigo foca na reciclagem, e uma forma de realiza-la é através da coleta seletiva. Baseado nisso, este trabalho tem como objetivo estudar a eficiência da coleta seletiva no município de Ponta Grossa, quarta cidade mais populosa do estado do Paraná, com 311.611 habitantes, e entender os fatores que prejudicam a realização da mesma. A pesquisa foi de caráter descritivo e de levantamento social. Os resultados apontam que mais da metade dos moradores não faz a separação dos resíduos em seus domicílios, e o principal fator para isso é a falta de infraestrutura da cidade, que assim desmotiva os cidadãos a essa prática. Grande parte dos resíduos das residências ainda é destinada aos catadores de materiais recicláveis.

Palavras-chave: coleta seletiva; Ponta Grossa; reciclagem.

The efficiency of selective collection: Case study in Ponta Grossa -

PR

ABSTRACT: The worry with the growing of solid residues by the community has been one of

the biggest recent problems, being indispensable the study for ways to reduce the incorrect destination of these residues. This way, an applicable alternative is the 3 R's policy. Among these R's, the article focus on recycling, and the way to achieve it is through selective collection. Based on that, this job has a goal to study the efficiency of the selective gathering in the township of Ponta Grossa, the fourth biggest city in the state of Parana, with a population of 311.611, and understand the factors that prejudice its performance. The research was descriptive and social quantitative. The results show that more than half of the inhabitants does not separate the residues in their residences, and the main cause of that is the lack of infrastructure in the township, which consequently demotivates citizens, and the

1

Bacharel em Química Tecnológica com ênfase em Química Ambiental pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), graduado em MBA em Gestão Ambiental e Controle de Qualidade pela 3G Soluções, pós-graduando stricto sensu de Química Aplicada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). jehomar.junior@gmail.com

2

Bacharel em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), pós-graduada em Gestão Estratégica e controle de Qualidade Total pela Faculdade Educacional de Ponta Grossa (União), professora do curso de MBA em Gestão Ambiental e Controle de Qualidade pela 3G Soluções.

(2)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.6 Número 14 setembro- dezembro 2013

big part of the residues originated in the residencies are being given to recyclable materials collectors.

Key-words: selective collection; Ponta Grossa; recycling. 1. Introdução

Uma das grandes preocupações nos dias atuais tem sido com o volume de lixo gerado pela população, pois os aterros sanitários não têm mais capacidade para recebê-los. Segundo a Abrelpe (2011), a taxa de crescimento de resíduos sólidos gerados supera a de crescimento populacional, demonstrando que alternativas para reduzir a produção de lixo são inevitáveis.

Ponta Grossa é a quarta cidade mais populosa do estado do Paraná, segundo o Censo (2010) do IBGE, com 311.611 habitantes e, em consequência disso, produz uma quantidade de lixo que ocupa quase completamente seu aterro. É importante encontrar formas de aplicar esse resíduo sólido na formação de novos produtos e evitar que seja descartado em locais sem nenhuma utilidade.

Umas das formas de reduzir, reutilizar e reciclar esse resíduo é aplicando a política dos 3 Rs; um modo de executá-la é pela coleta seletiva.

O objetivo deste trabalho é verificar a eficácia da coleta seletiva realizada pelos cidadãos no município de Ponta Grossa, procurando entender os fatores que prejudicam a sua realização.

2. Conceito dos 3 Rs

A política dos 3 Rs está intimamente conectada à filosofia do consumo consciente, tanto no uso como no descarte de um material. Ela faz parte da “Agenda 21”, que foi aprovada na ECO-92 com propostas para o desenvolvimento sustentável. (AKATU, 2004)

Segundo este conceito, o primeiro R significa reduzir a geração de resíduos e se apresenta como a melhor forma de minimizar os danos causados ao ambiente. Um exemplo para aplicá-la no cotidiano é a diminuição do consumo desnecessário e a preferência por produtos recicláveis ou biodegradáveis. (BONILHA, 2008)

O segundo R é o de reutilizar. É a utilização de um produto mais de uma vez, não sendo necessário que seja para a mesma aplicação. Exemplos de reutilizações são as garrafas de vidro retornáveis e o reuso de entulhos ou sobras de

(3)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.6 Número 14 setembro- dezembro 2013 obras como materiais para construção.

Reciclar é o significado do terceiro R, tendo como finalidade tornar materiais descartados, que seriam volume para aterros, em matérias-primas para novos produtos, gerando lucro econômico e também ambiental. Suas principais vantagens são reduzir o consumo de novas matérias-primas, além de impedir o desperdício de recursos. O principal exemplo de reciclagem é o tema desse trabalho, a coleta seletiva.

A ordem desses Rs segue uma lógica, pois, se reduzir, evita-se reutilizar, e reutilizando não é necessário reciclar. Um ciclo de ganhos para todos, como evidenciado na Figura 1.

Figura 1 – Ciclo dos 3 Rs Fonte: Planeta Sustentável (2011)

2.1. Coleta Seletiva

A coleta seletiva é definida como a coleta de resíduos previamente segregados conforme sua composição ou constituição pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

No Brasil, os primeiros programas de coleta seletiva só iniciaram em meados da década de 80, como alternativas para minimizar a geração de resíduos sólidos domésticos e para estimular a reciclagem. A prática de coleta seletiva no ano 2000 era realizada em apenas 451 municípios, porém no ano 2011 foi identificada em 3263 municípios a existência de iniciativas de coleta seletiva. Esse número parece expressivo, contudo é importante considerar que muitas vezes tais atividades resumem-se na disponibilização de pontos de entrega voluntária à população ou na

(4)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.6 Número 14 setembro- dezembro 2013

simples formalização de convênios com cooperativas de catadores que executam o serviço. (IBGE, 2010; ABRELPE, 2011)

Segundo a Cempre (2010), para uma coleta seletiva eficiente é importante que nas residências ocorra a separação de materiais secos (plásticos, papéis, latas e vidros) dos úmidos (restos de comida e sujeiras contendo material orgânico em geral), onde a parte seca deve ser recolhida pelos catadores ou pelos serviços de coleta seletiva municipais. A úmida é normalmente levada pelos caminhões de lixo comum para aterros sanitários, mas, conforme a nova legislação, as prefeituras terão que transformar esses resíduos em adubos pela compostagem. Atualmente 87% do lixo gerado no Brasil são destinados para aterros ou lixões, e apenas os 13% restantes vão para a reciclagem ou compostagem.

Para Bringhenti e Gunther (2011, pp. 421-430), a eficácia do programa de coleta seletiva requer o envolvimento dos cidadãos, porque a comunidade deve ser sensibilizada, motivada, e os princípios da iniciativa da coleta precisam ser assimilados, para que, consequentemente, sejam praticados cotidianamente pela população; ou seja, torná-lo um hábito e, para isso, fica evidente a necessidade de programas ou iniciativas dos municípios para informar os cidadãos. Contudo, segundo Roriz e Castro (2011, pp. 8-12), a viabilidade do programa de coleta seletiva passa também pelas condições de trabalho para os trabalhadores informais, como os catadores, que devem deixar de estar em contato com os “lixões”, onde podem sofrer com várias doenças, e, a partir de parcerias com outros segmentos, podem tirar seu sustento da coleta e da venda dos produtos para reciclagem.

Em muitas cidades, a população considera que a coleta seletiva é apenas uma manifestação para a preservação do meio ambiente e não percebem que existem muitas melhorias com a sua realização. (OLIVEIRA, E. 2012, pp. 266-270).

Para uma coleta seletiva ser eficiente são necessários três passos básicos, que estão evidenciados na Figura 2. A primeira etapa, de educação e conscientização, é útil para o aprendizado do município e população, sendo determinante para a segunda etapa, que é a separação adequada pela comunidade. Estas etapas, porém, não valem de nada, se a terceira não existir, pois sem uma infraestrutura do município para a destinação e tratamento dos resíduos todo o processo é perdido.

(5)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.6 Número 14 setembro- dezembro 2013 Figura 2 – Imagem do fluxograma com as etapas básicas para uma coleta seletiva adequada

Fonte: Desenvolvido pelo Autor (2012)

2.2. Reciclagem em Ponta Grossa

O município de Ponta Grossa se localiza no segundo planalto paranaense e na Mesorregião Centro-Oriental do estado do Paraná, sob a altitude média de 975 m s.n.m.; cobre uma superfície de 2.112,6 km², representando 1% de todo o território paranaense. (PMPG, 2010)

Na região sul do Brasil, onde Ponta Grossa esta inserida, diariamente 5,7 mil toneladas são coletadas e direcionadas para lugares que não têm um sistema necessário para proteção do meio ambiente e saúde, ou seja, praticamente 30% do que é coletado ainda não possuem uma destinação adequada. (ABRELPE, 2011)

Uma cidade populosa como Ponta Grossa, que tem 97% da sua população residindo em área urbana, gera em média 312 toneladas de lixo por dia, precisando de meios para que esse montante não chegue ao seu aterro. Uma das formas de evitar é através da reciclagem do seu lixo.

O histórico de reciclagem no município começa com a criação de cooperativas de catadores de material reciclável, como a Contrapon (Cooperativa dos Trabalhadores de Ponta Grossa), que foi uma das primeiras cooperativas de catadores da cidade, formada por 41 catadores que trabalhavam no antigo lixão em Ponta Grossa, que passaram a receber apoio da prefeitura através de recursos como água, luz, telefone, cesta básica e vale transporte. (PMGIRS, 2008)

Demonstrando o crescimento dessa filosofia de trabalho, em 2001 surge uma nova cooperativa, formada por 25 pessoas, a TUCLI (Trabalhadores Unidos

(6)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.6 Número 14 setembro- dezembro 2013

Cidade Limpa), tendo como objetivo o transporte de resíduos através dos carrinhos de resíduos. (PMGIRS, 2008)

Em 2005, devido aos problemas encontrados por essas cooperativas, foi criado, pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA), o programa municipal de coleta seletiva, com o intuito de criar cooperativas em locais selecionados da cidade, ou seja, em bairros estratégicos do município.

No município existem quatro cooperativas, onde trabalham 200 catadores. Essas cooperativas têm características de microempresa, cujas atividades são a seleção e a comercialização de materiais recicláveis. As cooperativas são:

· ACAMAR – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, localizada na Rua João Cecy Filho nº 1088 – Ponta Grossa, PR;

· ACAMARO – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Oficinas, localizada na Rua Padre Anchieta nº 1700 – Ponta Grossa, PR;

· ACAMARU – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Nova Rússia, localizada na Rua João Felde nº 588 – Ponta Grossa, PR;

· ACAMARUVA – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Uvaranas, localizada na Rua Cmte. Paulo Pinheiro Schimidt, 340 - Ponta Grossa, PR.

Funcionam em áreas cedidas pela prefeitura aos catadores sob a forma de comodato ou convênios. Entretanto, a grande maioria dos catadores ainda trabalha sem apoio de cooperativas e da prefeitura, dificultando assim sua renda e o reconhecimento da profissão, pois eles muitas vezes são marginalizados pela sociedade. (LIMA, 2006)

Dos programas da prefeitura de Ponta Grossa, destaca-se atualmente a Feira Verde, que tem como objetivo ampliar a coleta de resíduos domiciliares, com ênfase nas famílias com renda de 2 salários mínimos.

A prefeitura valoriza a coleta de material reciclável pela população, pois faz a troca deste material por alimentos. A cada 2 quilos de material reciclável troca-se por 1 kg de alimento (frutas, legumes e verduras), como evidenciado na figura 3, sendo

(7)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.6 Número 14 setembro- dezembro 2013

que esses mantimentos são comprados de produtores locais, consequentemente todos ganham na região com essa iniciativa. (ANTUNES, 2011)

Os materiais recicláveis coletados na Feira Verde são destinados para catadores que através das cooperativas fazem com que os materiais retornem para o processo produtivo como matéria-prima, diminuindo o uso de recursos naturais.

A Feira Verde incentiva a população a separar os resíduos que são recicláveis e a promoção de um reforço alimentar às famílias mais carentes, contribuindo para melhoria da qualidade de vida na área urbana da cidade, reduzindo a quantidade de resíduos que são destinados ao aterro. (PITELA, 2011)

No ano de 2011, através do programa, foram realizadas 83 mil trocas de materiais recicláveis por alimentos. Esta iniciativa evitou o descarte no meio ambiente de cerca 2,5 milhões de quilos de lixo reciclável; este foi realizado nos 112 pontos de troca que a cidade de Ponta Grossa comporta.

Figura 3 – Distribuição de alimentos pela prefeitura de Ponta Grossa para os moradores através do programa Feira Verde

Fonte: PMPG (2010)

3. Metodologia

A pesquisa tem um objetivo descritivo e de levantamento social, pois busca, através da interrogação direta das pessoas, conhecer o seu comportamento. (GIL, 2002, p. 51).

(8)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.6 Número 14 setembro- dezembro 2013

e fechadas com os moradores de Ponta Grossa sobre a coleta seletiva. O erro amostral foi de 5%, e utilizou-se a fórmula de Barbetta (2001, p. 222) para determinar o cálculo do número de moradores que deviam ser entrevistados.

Seguindo a população de 311.611 habitantes de Ponta Grossa, foram entrevistados 399 moradores e analisados criticamente os resultados.

4. Resultados e Discussão

A separação dos resíduos sólidos pelos moradores é crucial num programa de coleta seletiva. Durante a entrevista com os cidadãos, foram questionados sobre o ato de separar os resíduos gerados em suas residências, e o resultado está descrito na figura 4.

Figura 4 – Percentagem de quantos moradores responderam que realizam e os que não realizam separação de resíduos em sua residência.

Fonte: Desenvolvido pelo autor (2012)

O resultado do questionamento demonstrou que 51% da população não realiza separação dos resíduos gerados em sua residência. Essa realidade muitas vezes ocorre pela falta de informação dos moradores, o que atrapalha no momento da triagem dos resíduos, e também pela falta de meios para realizá-la. Outro fator é a falta de programas de conscientização ambiental para população. (OLIVEIRA, E., 2012, pp. 271-276 ).

Para entender os fatores que prejudicam a separação dos resíduos pelos

49%

51%

Os moradores de Ponta Grossa realizam

separação dos resíduos em sua

residência?

SIM

NÃO

(9)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.6 Número 14 setembro- dezembro 2013

moradores de Ponta Grossa, perguntou-se, aos cidadãos que não fazem separação, se o motivo era por falta de informação de como separar os resíduos ou falta de infraestrutura do município para facilitar a coleta. Os resultados foram sintetizados pela Figura 5, abaixo:

Figura 5 – Resultados, em percentagem, dos moradores de Ponta Grossa sobre os motivos para não realizar a separação de resíduos em suas residências.

Fonte: Desenvolvido pelo autor (2012)

Conforme a figura 5, 27% dos moradores entrevistados sentem dificuldade em separar seus resíduos gerados por não terem um conhecimento de como realizar; sentem falta de uma educação ambiental adequada e de programas ambientais para tornar mais fácil essa tarefa.

Contudo, para 73% dos cidadãos entrevistados, o principal motivo porque não realizam a separação dos seus resíduos é a falta de infraestrutura do município, como a inexistência de coletores seletivos e a dificuldade para destinar os materiais separados. Esse fator também é ocasionado pelo baixo envolvimento do poder público com a comunidade e pela falta de qualificação das associações

73%

27%

Motivos para não realizar a separação dos

resíduos em suas residências

Falta de

infraestrutura

Falta de

informação

(10)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.6 Número 14 setembro- dezembro 2013

cooperativas, que, por não terem tanta disponibilidade de renda, não têm as instalações e os equipamentos necessários. (BRINGHENTI, 2011; OLIVEIRA, L., 2012)

A distribuição, aos moradores, de recipientes adequados à separação e ao armazenamento dos resíduos recicláveis, em junção com uma política eficiente para recolhimento dos materiais e campanhas de incentivo, é alternativa para uma coleta seletiva qualificada. (ROSA, 2012).

Contudo, o questionamento para entender como os 49% (figura 4) de cidadãos que separam seus lixos fazem a destinação obteve os resultados descritos na Figura 6.

Figura 6 – Resultados, em percentagem, dos moradores de Ponta Grossa sobre a principal forma que destinavam seus resíduos sólidos separados.

Fonte: Desenvolvido pelo autor (2012)

Conforme os resultados da figura 6, 14% dos moradores responderam que destinam os materiais recicláveis que são separados em suas residências para programas municipais. Entre eles, se destaca a Feira Verde. Este baixo índice comprova que a falta de divulgação ou de incentivo de programas financiados pelo poder público prejudicam a eficácia dos mesmos.

Entretanto, para 86% dos cidadãos que separam materiais recicláveis

86%

14%

Destino dos resíduos separados pelos

moradores de Ponta Grossa

Catadores de

materiais

recicláveis

(11)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.6 Número 14 setembro- dezembro 2013

gerados em seus domicílios na cidade de Ponta Grossa, a principal fonte de destinação são os catadores.

Funcionando como elemento chave da destinação de materiais recicláveis, os catadores são responsáveis pelo retorno de grande parte da matéria-prima secundária aos processos de produção, contribuindo para redução da poluição e impactos negativos causados ao ambiente, pela destinação incorreta dos materiais que podem ser reciclados. Por isso é importante ressaltar que estes trabalhadores precisam de boas condições para trabalhar, como, por exemplo, um salário fixo para que assim a coleta seletiva seja qualificada. (SZEZERBICKI, 2009)

5. Conclusão

Foi possível concluir, através deste estudo, que alternativas para a redução, reutilização e reciclagem (3 R) de resíduos sólidos são imprescindíveis, pois a taxa de crescimento de resíduos gerados anual é maior que a de crescimento populacional e os aterros não conseguem mais comportar tanta produção de materiais destinados como lixo.

Concluiu-se, pelos resultados das entrevistas, que mais da metade dos moradores de Ponta Grossa não fazem a separação de resíduos em suas residências. Eles disseram não ter problema com falta de conhecimento das formas de separar os materiais conforme seus componentes, mas a sua principal dificuldade é, sim, a falta de infraestrutura do município, que não disponibiliza coletores seletivos próximos às moradias. Com isso, desestimula os moradores na separação dos materiais nos domicílios, pois os mesmos têm dificuldade para serem destinados adequadamente.

Programas municipais como a Feira Verde, apesar de terem um sistema interessante de ganho para a comunidade, segundo os resultados, não atingem a grande maioria dos moradores, que ainda têm como principal forma de destinação dos seus materiais separados os catadores de materiais recicláveis, que, em sua grande parte, trabalham de forma autônoma.

Através desse estudo, demonstrou-se que Ponta Grossa requer principalmente uma infraestrutura adequada para permitir a recuperação de resíduos ou a apropriada disposição ambiental, e assim motivar a sua população a participar ativamente da separação de resíduos e da coleta seletiva do município.

(12)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.6 Número 14 setembro- dezembro 2013

6. Referências bibliográficas

ABRELPE. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2011. Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. São Paulo. 2011. Disponível em http://www.abrelpe.org.br/panorama_edicoes.cfm. Acesso em 06/11/2012.

AKATU. Descobrindo o consumidor consciente, Instituto Akatu, Imprensa Oficial, São Paulo. 2004. Disponível em:

<http://www.akatu.net/areas/publicaçoes/inc_conteudo_publicaçoes.asp>. Acesso em 13/11/2012.

ANTUNES, P. Feira Verde alimentando melhor, Prefeitura de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2011. Disponível em: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/node/11237/. Acesso em 10/11/2012

BARBETTA, P. A. Estatísticas aplicadas a Ciências Sociais. 5 ed. Florianópolis: UFSC, 2001. p. 222

BONILHA, H. H. A política dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. In: V CICLO DE SEMINÁRIOS PET ENGENHERIA CIVIL UFPR, 1., 2008. Curitiba. Anais. Curitiba: Biblioteca UFPR, 2008. v. 1.

BRINGHENTI, J. R.; GUNTHER, W. M. R. Participação social em programas de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos. Eng Sanit Ambient, v. 16, n. 4, pp. 421-430, out/dez 2011.

CEMPRE. Compromisso empresarial para reciclagem, Pesquisa Ciclosoft. São Paulo. 2010. Disponível em: <http://www.cempre.org.br/>. Acesso em 06/11/2012.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. p. 51.

IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA). Indicadores do

desenvolvimento sustentável. Estudo e pesquisas. Rio de Janeiro, 2010. Disponível

em:

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm/. Acesso em 06/11/2012

LIMA, Rosimeire. M. S. R. Implantação de um programa de coleta seletiva porta a porta com inclusão de catadores: estudo de caso em Londrina-PR. 2006. 175p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2006.

OLIVEIRA, E. et al. A percepção de moradores sobre coleta seletiva na comunidade de Terra Nova do Piquiri, município de Assis Chateaubriand-PR. Revista Uniabeu, v. 5, n. 9, pp. 266-277, jan/abr 2012.

(13)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.6 Número 14 setembro- dezembro 2013

OLIVEIRA, L. N. Coleta Seletiva no município de Santa Maria (RS): Panorama,

limitações e oportunidades. 2012. 123p. Dissertação (Mestrado em Administração).

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

PMPG. Prefeitura Municipal da Cidade de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2010. Disponível em: http://www.pg.pr.gov.br. Acesso em 06/12/2012.

PMGIRS. Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. Prefeitura de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2008.

PITELA, A. L. Coleta seletiva de resíduos e sensibilização sobre educação ambiental

na cidade de Ponta Grossa: Como podem ajudar o aterro municipal do Botuquara e um futuro aterro. 2011. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)

MBA em Gestão Ambiental e Controle de Qualidade, Faculdade União e 3G Soluções, Ponta Grossa, 2011.

RORIZ, T. R. S.; CASTRO, J. D. B. Coleta seletiva como instrumento de gestão sustentável para o aterro de Anápolis. Revista AdministrAção, n. 6, pp. 8-16, 2011.

ROSA, M. J. B. A implantação da coleta seletiva de lixo urbano na Quadra 309 Sul,

no município de Palmas-To. 2012. 37f. Monografia (Bacharelado) – Departamento

de administração, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

SZEZERBICKI, A.; PILATTI, L. A.; KOVALESKI, J. L. Lixo reciclável como fonte

sustentável de renda e qualidade de vida: soluções para o problema do lixo nas cidades. Em: XII SEMINARIO LATINO IBERO-AMERICANO DE GESTAO

TECNÓLOGICA, 2009, CARTAGENA DAS INDIAS. ALTEC 2009. CARTAGENA: ALTEC, v.1, pp. 1-10, 2009.

Recebido em 13/04/2013.

(14)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.6 Número 14 setembro- dezembro 2013

Anexo

Questionário

Ítem Questões Respostas

1

Na sua residência é realizada a separação do lixo (papel, plástico, metal, vidro e

orgânico)?

(a) Sim

(b) Não

2 Se SIM, para onde você destina o material separado?

(a) Catadores de materiais recicláveis (b) Programas municipais como, por exemplo, a Feira Verde

3 Se NÃO, por que você não realiza a separação?

(a) Falta de infraestrutura do município (b) Falta de informação de como realizar a separação

4 Quantas pessoas moram na sua residência

Imagem

Figura 1 – Ciclo dos 3 Rs  Fonte: Planeta Sustentável  (2011)
Figura 2 – Imagem do fluxograma com as etapas básicas para uma coleta seletiva adequada  Fonte: Desenvolvido pelo Autor (2012)
Figura 3 – Distribuição de alimentos pela prefeitura de Ponta Grossa para os moradores através do  programa Feira Verde
Figura 4 – Percentagem de quantos moradores responderam que realizam e os que não realizam  separação de resíduos em sua residência
+3

Referências

Documentos relacionados

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Quando conheci o museu, em 2003, momento em foi reaberto, ele já se encontrava em condições precárias quanto à conservação de documentos, administração e organização do acervo,

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

Criar um modelo de Política Nutricional e Alimentar em contexto escolar e desenvolver o Plano Estratégico de Intervenção Piloto (PEIP) que daí advém, em particular em

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

Ainda dentro das amostras por quotas, encontra-se a amostra por cachos, também esta consiste numa selecção aleatória mas em diferentes tipo de conjuntos de indivíduos que se