• Nenhum resultado encontrado

- De 2 de setembro de 2013 a 23 de outubro de Ingresso 1º período de aula

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "- De 2 de setembro de 2013 a 23 de outubro de Ingresso 1º período de aula"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

EDITAL GR Nº 609/2013 - INGRESSO POR PROCESSOS EXTERNOS

Edital de oferta de vagas em Cursos de Graduação a Distância da Unisul na modalidade de seleção e ingresso por Reingresso e Transferência Externa, para o primeiro semestre letivo de 2014.

O Reitor da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, considerando a legislação em vigor e no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas as inscrições na modalidade de seleção e ingresso, nos cursos a Distância da Unisul, por Reingresso e Transferência Externa - modalidade denominada

"Ingresso Por Processos Externos" - para o primeiro semestre letivo de 2014, nos períodos a seguir mencionados.

- De 2 de setembro de 2013 a 23 de outubro de 2013 - Ingresso 1º período de aula

- De 24 de outubro de 2013 a 4 de dezembro de 2013 - Ingresso 2º período de aula

- De 5 de dezembro de 2013 a 3 de fevereiro de 2014 - Ingresso 3º período de aula

1. DO CANDIDATO

Está qualificado a inscrever-se para este Processo Seletivo, o candidato que comprovar regularidade acadêmica em Instituições de Ensino Superior - IES, nacionais ou estrangeiras para o ingresso por Transferência Externa - e portadores de diploma de curso superior, Graduação ou Sequencial de Formação Específica, de Instituições de Ensino Superior, nacionais ou estrangeiras para o ingresso por Reingresso.

(2)

2. DAS CONDIÇÕES

2.1 O candidato ficará subordinado à adequação de currículo e adaptação de disciplinas, nos termos da legislação vigente e às normas internas.

2.2 A análise da solicitação e o deferimento das vagas serão realizados pelo coordenador do curso para o qual o interessado está se candidatando, ficando condicionado à existência de vagas no curso, à entrega de toda a documentação exigida, conforme item 6 deste Edital, e às regras abaixo.

2.2.1 É qualificado a realizar a solicitação de Reingresso de IES nacionais candidato formado em curso superior, Graduação ou Sequencial de Formação Específica, reconhecido ou autorizado pelo MEC ou Conselho Estadual de Educação, no caso de IES vinculada ao sistema estadual.

2.2.2 É qualificado a realizar a solicitação de Reingresso do Exterior candidato formado em curso superior com diploma revalidado por Instituição de Ensino Superior Brasileira reconhecida ou autorizada pelo MEC ou Conselho Estadual de Educação, no caso de IES vinculada ao sistema estadual.

2.2.3 É qualificado a realizar a solicitação de Transferência Externa de IES nacionais candidato proveniente de cursos reconhecidos ou autorizados pelo MEC ou Conselho Estadual de Educação, no caso de IES vinculadas ao sistema estadual; proveniente de Faculdades Teológicas reconhecidas pelo MEC; portador de solicitação de transferência para o mesmo curso ou curso de área afim e de mesmo nível acadêmico.

2.2.4 É qualificado a realizar a solicitação de Transferência do Exterior candidato proveniente do mesmo curso ou curso de área afim e de mesmo nível acadêmico.

2.3 A Unisul não acolhe a modalidade de Transferência Externa e Reingresso para as vagas adicionais do ProUni.

3. DOS CURSOS

(3)

Os cursos oferecidos neste Processo Seletivo serão distribuídos por Campus Universitário, Unidade Universitária, Curso, Convênio, Polo e Área de Formação.

Para os cursos em implantação, que ainda não integralizaram a grade curricular, o candidato que solicitar Aproveitamento de Estudos deve estar ciente da possibilidade de não haver disciplinas ou unidades de aprendizagem a cursar em determinado ciclo letivo. Nesta situação, o candidato deverá optar pelo trancamento de curso, pois caso isso não ocorra, a falta da matrícula em disciplinas ou unidades de aprendizagem configurará situação de abandono.

Campus Universitário Unisul/Virtual

CURSO TURNO ÁREA DE FORMAÇÃO

Administração A Distância Administração

Ciências Contábeis A Distância Ciências Contábeis

Ciências Econômicas A Distância Economia

Curso Superior de Tecnologia em

Comércio Exterior A Distância Negócios internacionais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão

Ambiental A Distância Ambiente e Saúde

Curso Superior de Tecnologia em Gestão

Financeira A Distância Gestão Financeira (Tecnólogo)

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

A Distância Gestão e Negócios Curso Superior de Tecnologia em Gestão

da Produção Industrial

A Distância Produção Industrial (Tecnólogo )

Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

A Distância Tecnologia da informação Curso Superior de Tecnologia em Gestão

de Cooperativas

A Distância Gestão e Negócios Curso Superior de Tecnologia em

Logística

A Distância Gestão e Negócios Curso Superior de Tecnologia em

Marketing

A Distância Gestão e Negócios Curso Superior de Tecnologia em

Processos Gerenciais A Distância Gestão e Negócios

Curso Superior de Tecnologia em

Produção Multimídia A Distância Produção Cultural e Design

(4)

Curso Superior de Tecnologia em

Segurança Pública A Distância Gestão da segurança

Curso Superior de Tecnologia em

Segurança no Trânsito A Distância Segurança

Curso Superior de Tecnologia em

Sistemas para Internet A Distância Informação e Comunicação

Filosofia (Bacharelado) A Distância Filosofia (Bacharel)

Matemática A Distância Formação de Professor de

Matemática

Pedagogia A Distância Pedagogia

Turismo A Distância Turismo

4.DA INSCRIÇÃO

4.1 As inscrições às vagas destinadas para ingresso no 1º período de aula nos Cursos de Graduação a Distância da Unisul, para Reingresso e Transferência Externa, deverão ser realizadas de 2 de setembro de 2013 a 23 de outubro de 2013, no Portal Unisul (www.unisul.br).

4.2 As inscrições às vagas destinadas para ingresso no 2º período de aula nos Cursos de Graduação a Distância da Unisul, para Reingresso e Transferência Externa, deverão ser realizadas de 24 de outubro de 2013 a 4 de dezembro de 2013, no Portal Unisul (www.unisul.br).

4.3 As inscrições às vagas destinadas para ingresso no 3º período de aula nos Cursos de Graduação a Distância da Unisul, para Reingresso e Transferência Externa, deverão ser realizadas de 5 de dezembro de 2013 a 3 de fevereiro de 2014, no Portal Unisul (www.unisul.br).

4.4 No ato da inscrição online, o candidato deverá indicar o Campus Universitário, Unidade Universitária, Curso, Convênio, Polo e Área de Formação em que pretende estudar.

4.5 O candidato à Transferência Externa e Reingresso deverá optar por uma

(5)

inscrição para ingresso em cursos ofertados neste Edital, mas se houver mais de uma será considerada a mais recente.

4.6 O candidato, ou seu representante legal, ao inscrever-se para este Processo Seletivo, declara-se ciente e de acordo com todas as normas e aceita as decisões que possam ser tomadas pela Comissão Técnica nos casos omissos e situações não previstas neste Edital.

4.7 O candidato deverá encaminhar a documentação, conforme consta no item 6 deste Edital.

4.8 Cabe ao candidato acessar o Portal MinhaUnisul com seu login e senha e, por meio da opção "Acompanhamento de Inscrição", no link "Acompanhar Processo", verificar o parecer da inscrição realizada. Se houver deferimento da inscrição, consultar as sugestões de matrícula e o parecer do Aproveitamento de Estudos e, se houver pendências, providenciar sua solução.

4.9 O candidato inscrito para determinado período de inscrição e que deixar de cumprir o prazo previsto para envio da documentação necessária, terá sua inscrição transferida automaticamente para o próximo período, sendo que somente poderá ser classificado se atender aos requisitos e prazos estabelecidos para este novo período.

5. DAS TAXAS DE INSCRIÇÃO

As inscrições são isentas de cobrança de quaisquer taxas.

- Cadastro de Pessoa Física (CPF), caso o número não conste na Carteira de Identidade (original ou fotocópia autenticada).

- Carteira de Identidade (original ou fotocópia autenticada).

6. DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O PROCESSO SELETIVO

(6)

- O candidato menor de 18 anos deverá entregar autorização subscrita pelo responsável legal, com firma reconhecida, conforme modelo disponível no Anexo I deste Edital, autorizando-o a inscrever-se, matricular-se no curso e assinar presencialmente ou online, no ato da inscrição ou matrícula, o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais (original).

6.1 Documentos para Transferência Externa de Instituição de Ensino Superior (IES) nacionais.

Além dos documentos pessoais, para o processo seletivo são exigidos os documentos a seguir descritos.

- Histórico Escolar da IES - constando ano e forma de ingresso do candidato, carga horária por disciplina ou unidade de aprendizagem, semestre, ano, médias ou conceitos de aprovação, cronologia integral do ingresso ao término da vinculação do acadêmico à Instituição de origem, carimbo e assinatura do responsável na Instituição (original ou fotocópia autenticada).

- Histórico Escolar do Ensino Médio com indicação do ato legal que reconheceu ou autorizou o funcionamento do curso ou da escola, comprovando sua regularidade nos órgãos fiscalizadores de cada Estado (Conselhos Estaduais de Educação, Secretarias de Educação dos Estados da Federação, Gerência Regional de Educação), seja por Lei, Decreto, Portarias, Resoluções (original ou fotocópia autenticada).

- Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio com indicação do ato legal que reconheceu ou autorizou o funcionamento do curso ou da escola, comprovando sua regularidade nos órgãos fiscalizadores de cada Estado (Conselhos Estaduais de Educação, Secretarias de Educação dos Estados da Federação, Gerência Regional de Educação), seja por Lei, Decreto, Portarias, Resoluções (original ou fotocópia autenticada).

- O candidato que concluiu o Ensino Médio no exterior deverá entregar documento de equivalência de estudos, na forma da legislação vigente.

- Atestado de regularidade acadêmica com data atual, contendo situação do

(7)

candidato no ENADE (original).

- Programas das disciplinas ou unidades de aprendizagem constantes no Histórico Escolar com carimbo e assinatura da IES (original).

- Documento de reconhecimento do curso e da Universidade (original).

- Sistema de Avaliação da IES (original).

6.2 Documentos para Transferência Externa do Exterior.

Além dos documentos pessoais, para o processo seletivo são exigidos os documentos a seguir mencionados.

- Histórico Escolar da IES - constando ano e forma de ingresso do candidato, carga horária por disciplina ou unidade de aprendizagem, semestre, ano, médias ou conceitos de aprovação, cronologia integral do ingresso ao término da vinculação do acadêmico à Instituição de origem e assinatura do responsável na Instituição (fotocópia autenticada).

- Programas das disciplinas ou unidades de aprendizagem constantes no Histórico Escolar com carimbo e assinatura da IES (original).

- Declaração de regularidade acadêmica com data atual (original).

- Histórico Escolar do Ensino Médio com indicação do ato legal que reconheceu ou autorizou o funcionamento do curso ou da escola, comprovando sua regularidade nos órgãos fiscalizadores de cada Estado (Conselhos Estaduais de Educação, Secretarias de Educação dos Estados da Federação, Gerência Regional de Educação), seja por Lei, Decreto, Portarias, Resoluções (original ou fotocópia autenticada).

- Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio com indicação do ato legal que reconheceu ou autorizou o funcionamento do curso ou da escola, comprovando sua regularidade nos órgãos fiscalizadores de cada Estado (Conselhos Estaduais de Educação, Secretarias de Educação dos Estados da Federação, Gerência Regional de Educação), seja por Lei, Decreto, Portarias,

(8)

Resoluções (original ou fotocópia autenticada).

- O candidato que concluiu o Ensino Médio no exterior deverá entregar documento de equivalência de estudos, na forma da legislação vigente.

6.2.1 Os referidos documentos deverão conter tradução homologada por tradutor oficial, reconhecido na Junta Comercial do Estado e possuir carimbo do Consulado Brasileiro, com sede no país onde funcionar o estabelecimento de ensino que os expedir.

6.2.2 Caso o candidato tenha concluído o Ensino Médio fora do Brasil, com exceção dos países do Mercosul, deverá apresentar documento de equivalência de estudos do Ensino Médio emitido pela Secretaria de Educação do Estado ou Conselho Estadual de Educação ou do Ministério da Educação Brasileiro.

6.3 Documentos para Reingresso de Instituição de Ensino Superior (IES) nacionais.

Além dos documentos pessoais, para o processo seletivo são exigidos os documentos descritos a seguir.

- Histórico Escolar da IES - constando reconhecimento do curso, dados de ingresso do candidato, carga horária por disciplina ou unidade de aprendizagem, semestre, ano, médias ou conceitos de aprovação, carimbo e assinatura do responsável na Instituição (fotocópia autenticada).

- Diploma do curso superior, constando registro - graduação ou sequencial de formação específica - (fotocópia autenticada).

- Programas das disciplinas ou unidades de aprendizagem constantes no Histórico Escolar com carimbo e assinatura da IES (original).

- Documento de reconhecimento do curso e da Universidade (original).

- Sistema de Avaliação da IES (original).

6.3.1 Não será aceito candidato com o curso de graduação em andamento ou que não tenha colado grau.

(9)

6.4 Documentos para Reingresso do Exterior.

Além dos documentos pessoais, para o processo seletivo são exigidos os documentos mencionados a seguir.

- Histórico Escolar da IES - constando reconhecimento do curso, dados de ingresso do candidato, carga horária por disciplina ou unidade de aprendizagem, semestre, ano, médias ou conceitos de aprovação, carimbo e assinatura do responsável na Instituição (fotocópia autenticada).

- Diploma do curso superior revalidado por Instituição Brasileira (fotocópia autenticada).

- Programas das disciplinas ou unidades de aprendizagem constantes no Histórico Escolar com carimbo e assinatura da IES (original).

- Documento de reconhecimento do curso e da Universidade (original).

- Sistema de Avaliação da IES (original).

6.4.1 Os referidos documentos deverão conter tradução homologada por tradutor oficial, reconhecido na Junta Comercial do Estado e possuir carimbo do Consulado Brasileiro, com sede no país onde funcionar o estabelecimento de ensino que os expedir.

6.5 Cabe ao candidato entregar a documentação solicitada, no Serviço de Atenção Integral ao Acadêmico - Saiac ou enviar pelo Correio, até a data estabelecida pela Unisul, para que não ocorram problemas em sua inscrição e, posteriormente, na conclusão do curso e colação de grau.

6.6 Todos os documentos encaminhados por Correio deverão ter autenticação oficial em cartório em todas as folhas e faces dos documentos. Os documentos também podem ser entregues presencialmente no Saiac, onde receberão autenticação da Universidade, desde que apresentados os originais.

7. DO ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO

(10)

7.1 O candidato inscrito neste Processo Seletivo, no período de 2 de setembro de 2013 a 23 de outubro de 2013, para ingresso no 1º período, deverá postar a documentação relacionada no item 6 deste Edital, até 10 de outubro de 2013, via carta registrada (AR) ou até 24 de outubro de 2013 via Sedex, para o respectivo Campus em que se inscreveu, conforme o endereço abaixo.

O candidato inscrito neste Processo Seletivo, no período de 24 de outubro de 2013 a 4 de dezembro de 2013, para ingresso no 2º período, deverá postar a documentação relacionada no item 6 deste Edital, até 21 de novembro de 2013, via carta registrada (AR) ou até 5 de dezembro de 2013 via Sedex, para o respectivo Campus em que se inscreveu, conforme o endereço abaixo.

O candidato inscrito neste Processo Seletivo, no período de 5 de dezembro de 2013 a 3 de fevereiro de 2014, para ingresso no 3º período, deverá postar a documentação relacionada no item 6 deste Edital, até 21 de janeiro de 2014, via carta registrada (AR) ou até 4 de fevereiro de €14 via Sedex, para o respectivo Campus em que se inscreveu, conforme o endereço abaixo.

7.2 O candidato inscrito neste Processo Seletivo, para ingresso no 1º período de aula, poderá entregar pessoalmente a documentação relacionada no item 6 deste Edital, no período de 2 de setembro de 2013 a 23 de outubro de 2013, em um dos endereços relacionados.

(11)

O candidato inscrito neste Processo Seletivo, para ingresso no 2º período de aula, poderá entregar pessoalmente a documentação relacionada no item 6 deste Edital, no período de 24 de outubro de 2013 a 4 de dezembro de 2013, em um dos endereços relacionados.

O candidato inscrito neste Processo Seletivo, para ingresso no 3º período de aula, poderá entregar pessoalmente a documentação relacionada no item 6 deste Edital, no período de 5 de dezembro de 2013 a 3 de fevereiro de 2014, em um dos endereços relacionados.

- Campus Universitário Unisul Virtual - SAIAC (Serviço de Atenção Integral ao Acadêmico), Avenida dos Lagos, nº 41, Cidade Universitária Pedra Branca, Palhoça - SC, 88137-900, das 9 às 21 horas, de segunda a sexta-feira.

8. DA DESTINAÇÃO DOS DOCUMENTOS

8.1 Os documentos de candidato com inscrição deferida e confirmação de matrícula serão incorporados ao acervo do arquivo da Universidade, não sendo devolvidos.

8.2 Os documentos de candidato com a inscrição deferida, mas que não confirmou sua matrícula no prazo estipulado, não serão devolvidos, sendo após seis meses encaminhados para reciclagem.

8.3 Os documentos de candidato com inscrição indeferida não serão devolvidos, bem como não serão válidos para Editais e Processos Seletivos subsequentes, sendo após seis meses encaminhados para reciclagem.

9. DO PREENCHIMENTO DAS VAGAS

9.1 As vagas serão preenchidas, no limite disponível, em cada curso de graduação, obedecendo à ordem descrita no Regimento Geral da Unisul, conforme

(12)

segue.

1°) Destrancamento

2°) Destrancamento com Troca de Turno

3°) Destrancamento com Remanejamento de Campus ou Unidade Universitária 4°) Destrancamento com Remanejamento de Campus ou Unidade Universitária e com Transferência Interna

5°) Destrancamento com Transferência Interna 6º) Transferência Externa

7º) Retorno

8º) Retorno com Troca de Turno

9º) Retorno com Remanejamento de Campus ou Unidade Universitária

10°) Retorno com Remanejamento de Campus ou Unidade Universitária com Transferência Interna

11º) Retorno com Transferência Interna 12º) Reingresso

13º) Troca de Turno

14º) Remanejamento de Campus ou Unidade Universitária 15º) Transferência Interna

9.2 Os critérios de desempate, no caso de haver mais candidatos que vagas disponíveis, são aqueles descritos no parágrafo único do artigo 78, do Regimento Geral da Unisul, quais sejam:

I - conclusão do menor número de disciplinas ou unidades de aprendizagem do curso para o qual pede transferência;

II - média aritmética do resultado das avaliações de todo o elenco de disciplinas ou unidades de aprendizagem cursadas;

III - precedência de entrada do requerimento no órgão competente.

9.3 A análise da solicitação e o deferimento das vagas serão realizados pelo coordenador do curso para o qual o interessado está se candidatando, ficando o deferimento condicionado à existência de vagas no curso de interesse e nas disciplinas ou unidades de aprendizagem, bem como à entrega de toda a documentação exigida, conforme item 6 deste Edital.

(13)

9.4 Para as solicitações de Destrancamento de Curso, no entanto, o candidato tem vaga garantida no respectivo curso em que estava com matrícula trancada, desde que esteja dentro do período de validade, conforme Resolução Interna.

10. DO RESULTADO

O resultado deste Processo Seletivo, para os inscritos no período de 2 de setembro de 2013 a 23 de outubro de 2013, para ingresso no 1º período de aula, será divulgado a partir das 18 horas de 14 de novembro de 2013, no Portal Unisul (www.unisul.br).

O resultado deste Processo Seletivo, para os inscritos no período de 24 de outubro de 2013 a 4 de dezembro de 2013, para ingresso no 2º período de aula, será divulgado a partir das 18 horas de 15 de janeiro de 2014, no Portal Unisul (www.unisul.br).

O resultado deste Processo Seletivo, para os inscritos no período de 5 de dezembro de 2013 a 3 de fevereiro de 2014, para ingresso no 3º período de aula, será divulgado a partir das 18 horas de 21 de fevereiro de 2014, no Portal Unisul (www.unisul.br).

É de exclusiva responsabilidade do candidato a consulta e o acompanhamento dos resultados publicados no Portal da Unisul (www.unisul.br), conforme cronograma acima detalhado.

11. DA MATRÍCULA

11.1 O candidato que tiver sua solicitação deferida, deverá realizar os procedimentos de matrícula descritos a seguir.

- Acessar o sistema acadêmico no Portal Unisul (www.unisul.br) nos períodos

(14)

abaixo mencionados, com o mesmo login e senha utilizados na inscrição.

Para ingresso no 1º período de aula: 21 de novembro de 2013 a 5 de dezembro de 2013

Para ingresso no 2º período de aula: 18 de janeiro de 2014 a 30 de janeiro de 2014

Para ingresso no 3º período de aula: 22 de fevereiro de 2014 a 6 de março de 2014

- Efetuar adesão online do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

- Realizar a matrícula nas disciplinas ou unidades de aprendizagem orientadas pelo coordenador do curso e guiando-se pela grade presente na tela de matrícula do currículo correspondente.

11.2 A matrícula na Unisul somente será confirmada após o pagamento da primeira parcela da semestralidade, o que deve ser feito rigorosamente até a data do vencimento.

11.3 A não realização dos procedimentos de matrícula constantes no item 11.1 e o não pagamento da primeira parcela implicam o cancelamento da matrícula, ou seja, todos os procedimentos até então realizados pelo candidato serão considerados nulos e excluídos do sistema acadêmico.

11.4 O candidato que teve seu processo deferido, mas que deixou de confirmar a matrícula com o pagamento e os demais procedimentos, nas datas estabelecidas pela Unisul neste Edital, perderá o direito à vaga e deverá participar de outro processo seletivo.

11.5 A matrícula somente será permitida ao candidato que estiver adimplente com a Universidade.

11.6 Cabe ao candidato classificado, nos semestres subsequentes, gerenciar seu estudo, matriculando-se nas demais disciplinas ou unidades de aprendizagem do

(15)

curso, respeitando a normatização do Informativo Acadêmico em vigor.

12. DA CONFIRMAÇÃO DA MATRÍCULA

O candidato confirmará sua matrícula mediante adesão online do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, incluindo a entrega dos documentos para matrícula previstos neste Edital, bem como o pagamento da primeira parcela da semestralidade, o que deve ser feito rigorosamente na data do vencimento. A não realização destes itens, bem como o não pagamento da primeira parcela implica o cancelamento da matrícula, ou seja, todos os procedimentos até então realizados pelo candidato serão considerados nulos e excluídos do sistema acadêmico.

13. DO BOLETO DE MATRÍCULA

13.1 O candidato que efetuou a inscrição no período de 2 de setembro de 2013 a 23 de outubro de 2013, para ingresso no 1º período de aula, deverá acessar o Portal Unisul com o mesmo login e senha da inscrição e efetuar a impressão do boleto, cujo vencimento será em 8 de janeiro de 2014. As demais parcelas vencerão no dia 10 (dez) de cada mês

e o plano de pagamento será em 6(seis) vezes. Não serão concedidas prorrogações no prazo de vencimento.

O boleto da primeira parcela, cujo pagamento rigorosamente em dia assegura a matrícula, não será encaminhado pelo Correio, de modo que deverá ser impresso através do Portal MinhaUnisul, em http://minha.unisul.br ou no Saiac, antes do vencimento. O boleto estará disponível para impressão a partir de 21 de dezembro de 2013.

13.2 O candidato que efetuou a inscrição no período de 24 de outubro de 2013 a 4 de dezembro de 2013, para ingresso no 2º período de aula, deverá acessar o Portal Unisul com o mesmo login e senha da inscrição e efetuar a impressão do boleto, cujo vencimento será em 12 de fevereiro de 2014. As demais parcelas vencerão no dia 10 (dez) de cada mês

e o plano de pagamento será em 5(cinco) vezes. Não serão concedidas

(16)

prorrogações no prazo de vencimento.

O boleto da primeira parcela, cujo pagamento rigorosamente em dia assegura a matrícula, não será encaminhado pelo Correio, de modo que deverá ser impresso através do Portal MinhaUnisul, em http://minha.unisul.br ou no Saiac, antes do vencimento. O boleto estará disponível para impressão a partir de 6 de fevereiro de 2014.

13.3 O candidato que efetuou a inscrição no período de 5 de dezembro de 2013 a 3 de fevereiro de 2014, para ingresso no 3º período de aula, deverá acessar o Portal Unisul com o mesmo login e senha da inscrição e efetuar a impressão do boleto, cujo vencimento será em 13 de março de 2014. As demais parcelas vencerão no dia 10 (dez) de cada mês

e o plano de pagamento será em 4(quatro) vezes. Não serão concedidas prorrogações no prazo de vencimento.

O boleto da primeira parcela, cujo pagamento rigorosamente em dia assegura a matrícula, não será encaminhado pelo Correio, de modo que deverá ser impresso através do Portal MinhaUnisul, em http://minha.unisul.br ou no Saiac, antes do vencimento. O boleto estará disponível para impressão a partir de 10 de março de 2014.

13.4 Qualquer problema relacionado a boletos deve ser tratado pelo telefone 0800 970 7000 ou pelo Serviço de Suporte ao Boleto, disponibilizado no link MinhaUnisul, em http://minha.unisul.br.

13.5 É responsabilidade do candidato imprimir o boleto em tempo hábil para pagar a primeira parcela em dia.

14. DOS VALORES DA MENSALIDADE

14.1 No Portal Unisul (www.unisul.br) está divulgado o valor da mensalidade de cada curso, que será renovado de acordo com o previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, assinado ou aderido online no ato de inscrição ou matrícula.

(17)

15. DO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISULVIRTUAL, DA REALIZAÇÃO DE AVALIAÇÕES PRESENCIAIS OBRIGATÓRIAS E DO MATERIAL DIDÁTICO.

15.1 Programa de Integração do Campus Universitário UnisulVirtual.

O candidato ao curso de graduação deverá participar da atividade obrigatória do Programa de Integração do Campus Universitário UnisulVirtual, descrita a seguir.

- Curso de Extensão "Conheça a UnisulVirtual", que será ofertado nos períodos abaixo mencionados, sendo a distribuição dos candidatos neste curso feita a partir da data de inscrição e do envio de documentos.

1º período de aula: de 2/12/2013 a 13/12/2013 ou de 13/1/2014 a 24/1/2014 2º período de aula: de 20/1/2014 a 31/1/2014 ou de 10/2/2014 a 21/2/2014 3º período de aula: de 17/2/2014 a 28/2/2014 ou de 17/3/2014 a 28/3/2014 15.2 Encontro de Abertura do Semestre Letivo.

A Unisul transmitirá por streaming de vídeo, para acompanhamento pela Internet, a Sessão Solene de Abertura do Semestre letivo para as boas-vindas aos novos alunos e também para apresentação da Instituição e da metodologia de estudos, conforme descrito abaixo.

1º período de aula: em 1º de fevereiro de 2014 2º período de aula: em 6 de março de 2014 3º período de aula: em 7 de abril de 2014 15.3 Realizações de Avaliações Presenciais.

(18)

É requisitado ao candidato disponibilidade para realização das avaliações presenciais nas datas definidas no calendário acadêmico, disponível no Portal da Unisul (www.unisul.br).

Nessas datas, o candidato deverá comparecer ao local definido pela Unisul para a realização das provas presenciais obrigatórias.

15.4 Dos Materiais Didáticos.

A entrega do material didático de cada curso será feita no endereço indicado pelo candidato no ato de inscrição. O material didático será enviado somente para os endereços de correspondência em território nacional. Candidato com endereço de correspondência no exterior deverá utilizar o material didático digital disponível no Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA), cujo acesso dar-se-á no primeiro dia de aula de cada disciplina ou unidade de aprendizagem.

16. DA PERDA DA VAGA

O candidato classificado que, por qualquer motivo, não realizar a adesão online do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, não apresentar os documentos relacionados neste Edital, não realizar a matrícula conforme item 11, não efetuar o pagamento do boleto correspondente à primeira parcela até a data do vencimento nele constante, perderá o direito à vaga e será substituído pelo candidato imediatamente subsequente na respectiva listagem de classificação, abrindo, deste modo, espaço para outras chamadas, que obedecerão rigorosamente à ordem de classificação para os cursos nos quais ainda existam vagas e candidatos a serem chamados.

17. DO CANCELAMENTO DO CURSO

A Unisul reserva-se o direito de não oferecer o curso que após a realização da inscrição ou matrícula apresente um número inferior ao somatório de vagas ofertadas em todas as modalidades de ingresso. Neste caso, o candidato será comunicado oficialmente pela Unisul, que fará a devolução integral do valor

(19)

recolhido, caso já tenha ocorrido, facultando-lhe

a opção por outro curso para o qual tenha sido confirmada a oferta e para o qual haja vagas.

18. DO INÍCIO DAS AULAS

O semestre letivo dos Cursos a Distância da Unisul é dividido em 3 períodos de aulas. Para cada período está prevista uma oferta de disciplinas ou unidades de aprendizagem.

- O candidato classificado neste Edital, para ingresso no 1º período, poderá realizar sua matrícula nas disciplinas ou unidades de aprendizagem para o semestre no 1º, 2º e 3º períodos de aula, com início das aulas em 3 de fevereiro de 2014.

- O candidato classificado neste Edital, para ingresso no 2º período, poderá realizar sua matrícula nas disciplinas ou unidades de aprendizagem para o semestre no 2º e 3º períodos de aula, com início das aulas em 6 de março de 2014.

- O candidato classificado neste Edital, para ingresso no 3º período, poderá realizar sua matrícula nas disciplinas ou unidades de aprendizagem para o semestre no 3º período de aula, com início das aulas em 7 de abril de 2014.

19. DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

19.1 Ao candidato selecionado é requisito obrigatório ter acesso regular à Internet para dar seguimento aos cursos a distância oferecidos pelo campus UnisulVirtual e ter disponibilidade de realização das avaliações presenciais, conforme calendário acadêmico.

19.2 A Unisul reserva-se o direito de não ofertar um Local de Avaliação Presencial, caso não haja o número mínimo de candidatos matriculados,

(20)

estipulado pela Instituição.

19.3 Será obrigatória a participação no Programa de Integração UnisulVirtual, conforme estabelecido neste Edital, sendo que a data de inscrição e o cumprimento devem seguir o item 15.1 deste Edital.

19.4 Para pessoas com deficiência visual será disponibilizado o software DOSVOX.

19.5 As taxas administrativas decorrentes de solicitações administrativas acadêmicas e financeiras feitas pelo aluno serão cobradas nos boletos dos meses subsequentes às solicitações.

19.6 Eventualmente, a Unisul faz contato telefônico ou envia comunicados ao candidato via correio eletrônico e SMS (mensagem de texto para celular), ficando o candidato responsável por seus dados cadastrais no Portal MinhaUnisul, bem como por sua atualização.

20. DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - ENADE 20.1 O Enade é componente curricular obrigatório para a conclusão do curso, ficando o candidato ciente da necessidade de participar da prova no decorrer do seu curso.

20.2 Fica proibida a participação na colação de grau de aluno irregular com o Enade e com problemas na documentação exigida no Edital de Ingresso, o que, consequentemente, inviabilizará o registro do diploma.

Serão exigidos os documentos complementares para registro acadêmico, conforme descritos a seguir.

21. DOS DOCUMENTOS COMPLEMENTARES EXIGIDOS PARA REGISTRO ACADÊMICO

(21)

- Certidão de Nascimento ou Casamento (original ou fotocópia autenticada).

- CPF do responsável legal para os menores de 18 anos (original ou fotocópia autenticada).

O prazo para envio via sedex ou entrega presencial dos documentos é de sessenta dias após o início das aulas. Todos os documentos deverão ter autenticação oficial em cartório em todas as folhas e faces do documento. Os documentos entregues presencialmente no Serviço de Atenção Integral ao Acadêmico - SAIAC poderão receber autenticação da Universidade, desde que apresentados os originais.

22. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

22.1 O presente Processo Seletivo é válido para a matrícula no primeiro semestre letivo de 2014, da Unisul, sendo vetada sua utilização para outros semestres.

22.2 O preenchimento incorreto ou incompleto do formulário de inscrição implica anulação da referida inscrição.

22.3 Fica proibida a matrícula para candidato que esteja em inadimplência com a Universidade.

22.4 O candidato terá o prazo de quarenta e oito horas, após a divulgação dos resultados deste Processo Seletivo, para recorrer dos seus resultados .

22.5 A Unisul não se responsabiliza por problemas oriundos de uso incorreto da tecnologia neste processo de inscrição.

22.6 A Unisul ressalta que, quando da submissão do processo do candidato ao registro de diploma, poderá exigir nova apresentação de documentação.

22.7 Ao efetivar a matrícula, o candidato declara-se ciente dos horários e locais

(22)

de funcionamento das disciplinas ou unidades de aprendizagem.

22.8 Dúvidas sobre este Processo Seletivo podem ser esclarecidas pela Central de Relacionamento, pelo telefone 0800 970 7000 ou, para ligações efetuadas de celular, pelo telefone

(48) 3279 1000. Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas e, aos sábados, das 8 às 12 horas.

22.9 Para aluno matriculado no curso de Direito, que venha a se matricular em outro curso da UnisulVirtual, irá prevalecer para as avaliações presenciais o polo do Curso de Direito, no Estado de Santa Catarina.

23. DA PUBLICAÇÃO E DO FORO

23.1 A Comissão Técnica deste Processo Seletivo da Unisul publicará, sempre que necessário, Portarias, Normas e Avisos Oficiais sobre o referido processo.

23.2 Este Edital entra em vigor na data da sua publicação.

23.3 O candidato, ao inscrever-se para este Processo Seletivo, declara-se ciente e de acordo com todas as normas e aceita as decisões que possam ser tomadas pela Comissão Técnica nos casos omissos e situações não previstas neste Edital.

23.4 Fica eleito o foro da Comarca de Tubarão para dirimir toda e qualquer questão inerente ao presente Processo Seletivo.

(23)

Tubarão, SC, 2 de setembro de 2013.

Sebastião Salésio Herdt Reitor

(24)

TERMO DE CIÊNCIA ANEXO I

DECLARAÇÃO

Eu, ..., (nacionalidade) ..., (estado civil), portador do RG ..., inscrito no CPF sob o ..., responsável legal por ..., portador do RG ... CPF nº ... residente na ... na cidade de ... e no Estado de ..., CEP ..., autorizo-o (a) a inscrever-se e matricular-se no curso de ... da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, e a assinar presencialmente ou aderir online, o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais da Fundação Unisul, durante todo o curso, enquanto permanecer na menoridade.

Declaro que, na hipótese do o (a) candidato (a) representado (a) não estar inscrito (a) no Cadastro de Pessoas Físicas, no momento da matrícula, fará uso do meu número do CPF para todos os fins na Unisul, ficando responsável por apresentar o CPF próprio no prazo de 60 dias.

Declaro ainda, que estou ciente de todas as condições e termos dos editais e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais da Fundação Unisul, sendo de minha inteira responsabilidade acompanhar todos os procedimentos eletrônicos, enquanto perdurar a capacidade parcial.

Por ser expressão da verdade, firmo a presente.

_________________________ de ______________de ________.

Representante Legal: ________________________________________

(nome completo com firma reconhecida)

(25)

ANEXO II PRINCIPAIS DATAS

Evento Período/Data

De 2/9 até 23/10/2013 Primeiro período de inscrição pelo

Portal Unisul (www.unisul.br).

1

De 24/10 até 4/12/2013 Segundo período de inscrição pelo

Portal Unisul (www.unisul.br).

2

De 5/12 até 3/2/2014 Terceiro período de inscrição pelo

Portal Unisul (www.unisul.br).

3

Até 10/10/2013 Data limite para envio da

documentação via AR.

4

Até 21/11/2013 Data limite para envio da

documentação via AR.

5

Até 21/1/2014 Data limite para envio da

documentação via AR.

6

Até 24/10/2013 Data limite para envio da

documentação via Sedex.

7

Até 5/12/2013 Data limite para envio da

documentação via Sedex.

8

Até 4/2/2014 Data limite para envio da

documentação via Sedex.

9

De 2/9 até 23/10/2013 Prazo para entrega Presencial dos

documentos via Saiac.

10

De 24/10 até 4/12/2013 Prazo para entrega Presencial dos

documentos via Saiac.

11

De 5/12 até 3/2/2014 Prazo para entrega Presencial dos

documentos via Saiac.

12

14/11/2013 a partir das 18 horas

Resultado do Processo Seletivo.

13

15/1/2014 a partir das 18 horas

Resultado do Processo Seletivo.

14

21/2/2014 a partir das 18 horas

Resultado do Processo Seletivo.

15

De 21/11 até 5/12/2013 Data da matrícula WEB.

16

(26)

De 18/1 até 30/1/2014 Data da matrícula WEB.

17

De 22/2 até 6/3/2014 Data da matrícula WEB.

18

Até 8/1/2014 Data de vencimento do boleto do

Processo Seletivo.

19

Até 12/2/2014 Data de vencimento do boleto do

Processo Seletivo.

20

Até 13/3/2014 Data de vencimento do boleto do

Processo Seletivo.

21

3/2/2014 Data de início das aulas - 1º Período de

aula 22

6/3/2014 Data de início das aulas - 2º Período de

aula 23

7/4/2014 Data de início das aulas - 3º Período de

aula 24

De 2/12 até 13/12/2013 Período curso de extensão 'Conheça a

UnisulVirtual' - turma 1.

25

De 13/1 até 24/1/2014 Período curso de extensão 'Conheça a

UnisulVirtual' - turma 2.

26

De 20/1 até 31/1/2014 Período curso de extensão 'Conheça a

UnisulVirtual' - turma 3.

27

De 10/2 até 21/2/2014 Período curso de extensão 'Conheça a

UnisulVirtual' - turma 4.

28

De 17/2 até 28/2/2014 Período curso de extensão 'Conheça a

UnisulVirtual' - turma 5.

29

De 17/3 até 28/3/2014 Período curso de extensão 'Conheça a

UnisulVirtual' - turma 6.

30

Referências

Documentos relacionados

Não-Residente de Marketing Internacional no Mestrado em Negócios Internacionais da Universidade Steinbeis de Berlim (Alemanha, 2014-2016), Professor de

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Combinaram encontrar-se às 21h

Vai dizer-me que estamos arruinados ou que se vai separar da mãe, ou que vou ter dois irmãos gémeos (10), ou que este ano não podemos ir de férias, porque o avô está com uma

No livro básico de Reinos de Ferro RPG as munições são divididas em 4 tipos: leve, pesada, de carga e de escopeta. Além disso, elas podem ser revestidas de