• Nenhum resultado encontrado

será ainda mais produtivo Monitoramento de ruído

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "será ainda mais produtivo Monitoramento de ruído"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Nº 15, Ano 03, Dezembro de 2013

Doação de mudas

Foram monitorados 35 pontos ao redor dos parques, antes e depois do início das obras. Confira o resultado.

Atenção

Como estamos em época de chuvas na nossa região, diminua a velocidade e dirija o veículo ou moto de forma consciente.

Queimadas

Faça sua parte, preserve

o meio ambiente e procure técnicas alternativas que substituam o uso do fogo.

TéCniCas alTernaTivas são soluções para produTores

em apoio à preserva- ção ambiental, renova inaugura um viveiro de mudas de espécies nativas em igaporã.

Monitoramento de ruído

2014 será ainda mais

produtivo

(2)

a renova energia, visando a preservação ambiental nas áreas dos Complexos eóli- cos alto sertão i e ii, teve a inciativa de fazer um viveiro de mudas de espécies nati- vas para utilização na recomposição de áreas degradadas. o viveiro funciona desde 2011 na região do Capão, no município de igaporã. lá são produzidas as mudas a partir de sementes coletadas nas áreas onde estão os parques da renova.

essa ação de longo prazo tem como parceiro, hoje, o viveiro sítio Beija Flor, em- presa especializada na produção de mudas. a parceria também incentiva a doação de mudas para ações de conscientização e preservação ambiental nas áreas dos parques eólicos.

entre as iniciativas, destaca-se a doação de 200 mudas de aroeira, 100 de ipê, 100 de Gameleira, 100 de pajeú e 100 de Cajazeira para a associação da Comunidade do arroz. localizada no município de riacho de santana, a associação realizou o plan- tio das mudas na área de preservação permanente (app) na comunidade.

outra ação realizada foi a parceria com a prefeitura de igaporã, que doou 200 mu- das de pau ferro e ipê, para a Conferência nacional infanto Juvenil pelo Meio am- biente (CniJMa). o projeto, desenvolvido pela secretaria Municipal de educação de igaporã, é voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades.

Renova apoia a

doação de mudas no

alto sertão

equipe realizando monitoramento de ruído

Programa de

monitoramento de ruído

a equipe da renova realizou entre os meses de novembro de 2012 e dezembro de 2013, quatro campanhas de medição de ru- ído nas áreas dos parques do Complexo eólico alto sertão ii, lo- calizados em Caetité, igaporã, Guanambi e pindaí. durante estes trabalhos, foram verificadas algumas situações de aumento do ruído, ou aumento do barulho, que pode acontecer naturalmente como por exemplo devido ao vento ou até mesmo o som produ- zido pelos animais.

o objetivo do trabalho é monitorar a geração de ruído no en- torno das obras do Complexo eólico alto sertão ii, bem como caracterizar os ruídos da natureza (vento, animais, trânsito de veículos, entre outros), de forma que esta seja uma informação para a etapa de operação dos parques.

Foram definidos e monitorados 35 pontos, em áreas habitadas que ficam ao redor dos parques. A conclusão foi que grande par- te do ruído produzido tanto no período diurno quanto noturno, vem do vento, de agentes naturais (sapo, aves, grilos, entre ou- tros) e do próprio estilo de vida das comunidades.

em breve, traremos novas notícias.

Informativo O CIRCULADOR

ERRATA: informamos que na edição nº14 do Circulador, referente ao mês de outubro, a lei de Crimes ambientais, citada na pá- gina 5, não é a lei Federal nº 6.095.98 e sim a nº 9.065/98. na mesma edição, desta vez na página 6, as fotos apresentadas não fazem parte do programa de Monitoramento de indicadores socioeconômicos, as imagens fazem parte do programa de educação ambiental. pedimos desculpas pelos dois equívocos.

Informativo O CIRCULADOR

pág.

2

pág.

3

(3)

ano mÁgiCo

PARA O CATAVENTO

O programa Catavento é um conjunto de projetos que visa o desenvolvimento territorial sus- tentável do Alto Sertão Baiano, região onde estão localizados os parques da Renova.

o programa Catavento tem motivos de sobra para pensar em um 2014 com proje- tos focados na experiência e aprendizagem vividas neste primeiro ciclo. ao longo de 2013, o Catavento envolveu mais de 10 mil pessoas das comunidades de Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí, além de uma equipe de profissionais da Renova e mais 13 instituições parceiras.

depois de comemorar o seu primeiro ano de existência em maio, o programa con- quistou uma vitória ainda maior, das mais inovadoras no que diz respeito a preserva- ção do patrimônio material e imaterial do alto sertão. no dia 15 de agosto ocorreu a aprovação da lei 761, que sancionou a criação do Museu do alto sertão da Bahia, o MasB.

o projeto que nasceu da necessidade de resguardar achados e proteger os sítios arqueológicos das áreas dos parques, hoje tem um objetivo muito mais amplo, que integra a preservação da cultura e da memória do território. o MasB conta com uma sede na cidade de Caetité, a Casa da Chácara, e dez núcleos museológicos espalha- dos pelas comunidades rurais de Caetité, igaporã e Guanambi. para garantir a conti- nuidade das ações do museu, essa iniciativa conta com a associação de amigos do MasB, a prefeitura Municipal de Caetité e a universidade estadual da Bahia.

Com os grupos produtivos de derivados da mandioca, das comunidades de lagoa de dentro e poções, tudo vai de vento em popa: os contratos para fornecimento de merenda escolar às prefeituras municipais foram renovados para 2014 e o Catavento viabilizou alguns equipamentos básicos para otimização da produção.

O projeto de Capacitação Profissional já teve os cursos de Construção Civil/Pedreiro, Corte e Costura industrial concluídos, capacitando 191 participantes nestas modali- dades. Já o curso de informática básica/Cidadania ainda tem turmas previstas até março de 2014, quando vai alcançar mais de 700 participantes.

pág.

O Catavento se estrutura em quatro dimensões de impacto:

• Meio Ambiente

• Desenvolvimento Organizacional

• Socioeconomia

• Cultura e Patrimônio

Informativo O CIRCULADOR Informativo O CIRCULADOR

pág.

(4)

alto sertão ii

obras continuam em ritmo acelerado.

atenção!

Pessoal, estamos atravessando o período de chuvas na nossa terra. Temos que comemorar, mas também devemos ter muita atenção nas estradas e vias de acesso às obras. Por conta da chuva, quase diária nesta época do ano, a visibilidade fica ruim, as pistas escorregadias e muitos buracos “desaparecem” do campo de visão do motorista. Portanto ao conduzir um carro ou uma motocicleta em dia de chuva, re- duza a velocidade e redobre a atenção. Evite acidentes.

pág.

7

Informativo O CIRCULADOR Informativo O CIRCULADOR Informativo O CIRCULADOR

pág.

6

(5)

O ano de 2014 começa cheio de planos e expectativas.

vamos colocar nossas ideias, sonhos e pensamentos em prática, trabalharemos juntos para torná-los realidade. Caminharemos com

o mesmo objetivo durante mais um ano, para isso vamos encher o sertão de amizade e torná-lo um lugar ainda mais especial e hospitaleiro do que ele já é. Feliz ano novo e viva o alto sertão!

diretoria de sustentabilidade e Comunicação: ney Maron / Gerente de Meio ambiente: Bruna napoli Gerente de sustentabilidade: luciana Gutmann

Gerente de Comunicação: Josy alves

Coordenador de Comunicação: Márcio douglas

Jornalista responsável: alexandre oluchi - drT 29.238/rJ

Projeto Gráfico: Luciano Robato / Editoração, Diagramação e Ilustrações: P55 Comunicação Fotos: Marisa viana, Manoel Montenegro e arquivo renova energia

Gráfica: Contraste

Tiragem: 4.000 exemplares eXpedienTe

Esta é uma publicação da RENOVA ENERGIA. Rua Barão de Caetité, 393. 1° andar.

APOIO

Referências

Documentos relacionados

Discussion The present results show that, like other conditions that change brain excitability, early environmental heat exposure also enhanced CSD propagation in adult rats.. The

Alguns fatores específicos podem ser determinantes para o desenvolvimento do EP na infância, como: baixo peso ao nascer, prematuridade, desmame precoce, introdução

Apesar de o tema interculturalidade ser discutido em grupos de pesquisa de algumas universidades brasileiras e de ser tema em congressos, as obras lidas para

Segundo Kotler (2000, p.144): “Consumidor vigilante são aqueles que não estão mais tolerando produtos de má qualidade ou serviços inadequados”. Para obter esse entendimento,

Figura 12 – A: imagem tomográfica obtida por tomógrafo de impulso no modelo de cor “rainbow” e resolução de superfície igual a 1 mm da base do indivíduo n° 12; B:

A alta prevalência para o risco de TMC e os fatores a ele associados devem ser considerados para o desenvolvimento de projetos terapêuticos que articulem medidas eficazes

Os resultados apontaram vários fatores que quando associados ao uso nocivo ou dependência do álcool, poderiam favorecer a expressão do comportamento suicida,

Nesse caso, os capitais privados afastam-se, sendo que uma das alternativas é direcionar a responsabilidade por esse tipo de pesquisa para instituições semi-públicas, tais