• Nenhum resultado encontrado

Fundos de. Investimento. Efeitos do novo ciclo de aperto monetário nos fundos da família Foco (Foco IRF-M, Foco IRF-M 1, Foco IMA-B e Foco IDKA 2 A)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Fundos de. Investimento. Efeitos do novo ciclo de aperto monetário nos fundos da família Foco (Foco IRF-M, Foco IRF-M 1, Foco IMA-B e Foco IDKA 2 A)"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)

Fundos de

Investimento

Informativo mensal | Nº 158| Maio 2021

Efeitos do novo ciclo de aperto monetário nos fundos da família Foco (Foco IRF-M, Foco IRF-M 1, Foco IMA-B e Foco IDKA

2 A)

Página 3

Retrospectiva Econômica

Página 5

Retrospectiva dos Mercados Financeiros

Página 7

(2)
(3)

Revista Mensal dos Fundos de Investimento do Banrisul | M aio de 2021

Artigo

Efeitos do novo ciclo de aperto monetário nos fundos da família Foco (Foco IRF-M, Foco IRF-M 1, Foco IMA-B e Foco IDKA 2A)

Os meses de março e abril trouxeram algumas mudanças de rumos para as políticas monetárias de parte de alguns países emergentes. Enquanto no mundo desenvolvido as autoridades monetárias demonstram paciência frente à retomada econômica, com manutenção de programas de compras de ativos, promessas de juros baixos por longos períodos e, em geral, uma comunicação que busca acalmar mercados e sinalizar que o momento do início de um aperto monetário ainda estaria longe, países como Brasil, Rússia e Turquia já deram início à normalização da política monetária após um período de fortes estímulos para fazer frente à pandemia. Apesar de não ser uma tendência generalizada entre países emergentes, os motivos para a ação preventiva dos Bancos Centrais desses países - pressão de alta nos juros americanos e escalada preços das commodities causando choques de preços - são globais, atingindo com rigor países mais vulneráveis, seja por conta de risco fiscal, risco geopolítico, por vulnerabilidades de suas contas externas, entre outros.

Especificamente no caso brasileiro, ao elevar a taxa Selic de 2% a.a. para 2,75% em março, o Comitê de Política Monetária (Copom) deixou claro em seu comunicado que mais um aumento de 0,75%

estaria “contratado” o que foi referendado na reunião de 4 e 5 de maio, levando a taxa de juros básica para 3,5% a.a. Mais para a frente, as projeções de participantes do mercado financeiro colhidas pelo Banco Central indicam a continuidade do processo de aperto até o início de 2022, com a taxa Selic chagando a um patamar em torno de 6% a.a. Esse nível de juros projetado pelo mercado para o final do ciclo de aumentos, próximo a um patamar neutro mas longe de um terreno claramente contracionista, está em linha com a expressão utilizada pelo próprio Copom em sua comunicação, que chama o movimento de “ajuste parcial”. Isso significa que, exceto no caso de uma disparada da inflação nos próximos meses, a política monetária não se tornaria contracionista no ciclo atual de aumento de juros. Além de contrabalancear a pressão externa nos preços advinda do preço das commodities, da falta de insumos e de uma certa desorganização das cadeias de produção a qual a economia global está sob efeito desde a quase paralisação ocorrida em março de 2020, além da desvalorização do Real – neste caso em grande parte por conta de problemas internos, como a percepção de risco fiscal –, é possível afirmar, a partir da comunicação da autoridade monetária, que o ritmo acelerado de ajuste nas taxas de juros tem como grande objetivo a ancoragem das expectativas de inflação para 2022, considerando o tempo necessário para que as mudanças no nível de juros sejam transmitidas para a economia, que é de pelo menos dois trimestres, com efeito máximo em torno de cinco semestres após a mudança nos juros. Esclarecidos os motivos por trás da decisão, a questão a ser respondida é: quais são os efeitos do atual ciclo de aperto monetário nos Fundos de Investimento de renda fixa?

A taxa Selic, taxa de juros básica da nossa economia, definida pelo Copom, é uma taxa de curto prazo,

que baliza as operações de crédito de um dia com lastro em títulos públicos (chamadas de Over, ou

Overnight) entre instituições financeiras. O mercado de títulos públicos, onde são negociados a maior

parte dos ativos das carteiras dos fundos de investimento, transaciona títulos com inúmeros

vencimentos, que podem ser de 6 meses, 2 anos, a até mais de 30 anos. A taxa Selic afeta todo o

mercado, mas quanto mais longe o vencimento, menor a sua importância para a definição da taxa de

juros negociada. Por exemplo: ao se considerar as motivações do Copom, o cenário projetado pelo

mesmo e as projeções de mercado, que são refletidas nos preços dos ativos, é possível ter uma ideia

aproximada de onde a Selic vai estar daqui a um ano, e, portanto, da taxa negociada para títulos com

essa maturidade. Para a negociação da taxa de um título público pré-fixado mais longo, como uma

(4)

tempo entram em jogo, como reformas econômicas, potencial de crescimento do PIB, eleições e até mesmo a confiabilidade no sistema de metas de inflação. Dessa maneira, um início de ciclo de alta nos juros básicos pode gerar efeitos contraintuitivos, como, por exemplo, a “desinclinação” da curva de juros (diminuição da diferença entre as taxas mais longas e as mais curtas). Este fenômeno ocorre quando há aumento na taxa dos títulos mais curtos, na expectativa de juros em um futuro próximo maiores do que a atual, ao mesmo tempo em que ocorre redução da taxa de juros negociada nos vencimentos mais longos, de 8 ou 10 anos, com o entendimento de que o atual ciclo de aperto monetário irá impedir um quadro de inflação mais alta no futuro, fazendo o mercado exigir menores taxas pré-fixadas, ou, mais abstratamente, num sinal de confiança de que o sistema de metas de inflação será respeitado e a inflação controlada.

Dito isso, se considerarmos que o efeito no preço de um ativo é o inverso da variação da sua taxa (uma variação para cima da taxa de juros causa uma rentabilidade negativa), o efeito do ciclo de aperto monetário tende a ser negativo para fundos de renda fixa com índices prefixados ou indexados a preço, como no caso dos fundos da família Foco, mas o real impacto depende bastante da sua composição de carteira. Pensando em termos de Benchmark, para facilitar a compreensão em quem investe nos fundos de renda fixa do Banrisul, os fundos IRF-M 1 e IDKA 2A, que possuem ativos mais curtos, muito provavelmente irão sofrer desvalorização logo após o início desse período, a depender se o mercado já antecipava ou não a magnitude do aumento dos juros. No caso da decisão de março do Copom, que surpreendeu quase todos com uma alta de juros de 0,75% - a expectativa mediana do mercado se aproximava mais de 0,5% -, tanto a decisão quanto uma comunicação mais restritiva do que era esperado levaram esses fundos, mais curtos, a sofrerem rentabilidade negativa no dia posterior, pois as expectativas de mercado de um ajuste nos juros mais rápida e possivelmente maior fez com que as taxas de títulos públicos com vencimento mais próximo subissem.

Já para os fundos com Benchmarks IMA-B e IRF-M, que possuem títulos mais longos em suas carteiras, a dinâmica pode ser diferente, e é um pouco mais difícil de prever. Se a política monetária é “crível”, no sentido de que ela convence os participantes do mercado que a inflação será controlada no futuro, e, portanto, que taxas menores seriam necessárias para a manutenção da inflação na meta, o efeito nas taxas mais longas pode ser uma queda, com valorização dos ativos. Se, por outro lado, o ajuste nos juros em resposta a um aumento persistente e generalizado nos preços for considerado tímido pelos participantes do mercado, ou, ainda, caso ele não ocorra, o efeito nas taxas longas pode ser o inverso:

estas subirão, com o entendimento de que eventualmente os juros terão que compensar a reação considerada insuficiente com um aumento mais forte nos juros.

Em um primeiro momento, após a decisão de março do Copom, a reação nas taxas foi a de uma

“política monetária crível”, conforme definido no parágrafo acima, inclusive nas medidas de inflação

implícita, que são, a grosso modo, a diferença entre as taxas de juros dos títulos públicos pré-fixadas e

dos títulos públicos corrigidos pela inflação. Porém, é importante frisar que, apesar de essa análise

levar em conta apenas o efeito isolado da política monetária interna no preço dos ativos, estes, na

prática, são afetados por inúmeros fatores políticos, como conjuntura econômica/fiscal interna e

perspectivas da política monetária americana, por exemplo, especialmente nos vencimentos mais

longos, o que, em conjunto com as mudanças nas expectativas do mercado em relação ao ciclo atual

de aumento de juros ocorridas após o início do ajuste, explica a forte volatilidade desde então, cujo

efeito nos fundos de investimento da família Foco foi, em geral, negativo. De qualquer maneira, é

importante e bastante útil ter em mente, como “regra de bolso”, os efeitos esperados das decisões de

política monetária na rentabilidade dos fundos em questão, que intentamos abordar neste artigo.

(5)

Retrospectiva Econômica

Abril foi o mês mais letal da pandemia de Covid-19 no Brasil, com a média móvel de sete dias dos registros de mortes se mantendo acima de 2.000 durante todo o período, quando se atingiu a triste marca de 400 mil mortes. Verifica-se, porém, redução gradual desde o dia 12 de abril.

Apesar do aumento da disseminação do vírus, foi notado avanço considerável na campanha de vacinação, com o país atingindo a marca de 14,95% da população com a primeira dose aplicada e 7,40% com a segunda dose, segundo consórcio de veículos de imprensa até o último dia de abril. De qualquer maneira, o ritmo das vacinações tem ficado muito abaixo do ideal para conter o vírus, por conta, entre outros motivos, de atrasos e postergações de lotes vindo da Índia que, com o agravamento da pandemia no país não tiveram condições de serem entregues, assim como atraso na entrega de insumos necessários para a fabricação de vacinas importados da China.

Com a piora da pandemia, naturalmente a atividade econômica sentiu imediatamente o impacto negativo. A produção industrial (PIM) em março recuou 2,4% em relação a fevereiro, intensificando o ritmo de baixa em relação ao mês imediatamente anterior (-1,0%). Já o volume de vendas do comércio varejista nacional voltou a crescer, em fevereiro frente a janeiro, registrando alta de 0,6%. Este dado, entretanto, não captura o início da segunda onda pandêmica.

Vale ressaltar que o Índice de Performance do Varejo (IPV), feito em conjunto pela FX Data Intelligence, e pela F360º, plataforma de gestão de varejo, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), indica queda de 58% na movimentação nos shoppings em março e recuo de 41,3% no comércio de lojas físicas de todo o país em relação a fevereiro. Outro dado que não reflete a situação após março foi a pesquisa de volume de serviços do IBGE que em fevereiro registrou alta de 3,7% perante o mês anterior. Com este resultado o volume de serviços superou, pela primeira vez, o nível pré-pandemia, ficando 0,9% acima de fevereiro de 2020.

As estatísticas de emprego formal no Brasil seguiram avançando em março, segundo dados do CAGED. Segundo o Ministério da Economia, foram criados 246 mil postos de trabalho formal neste mês atingindo o 7º mês consecutivo de criação de vagas formais; nos últimos 12 meses foram 857 mil vagas criadas. Por conta da piora da Covid-19, as admissões caíram 13,8% ante fevereiro, quando houve uma queda significativa nos desligamentos (-11,6%), o que pode ser atribuído à expectativa do empresariado pela reedição do BEm (Programa de Preservação de Emprego e Renda), um programa federal que paga um benefício a trabalhadores com contrato suspenso ou que sofreram redução da sua jornada de trabalho, com o objetivo de evitar a demissão de trabalhadores. Já a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua, realizada pelo IBGE, mostra uma taxa de desocupação de 14,4% no trimestre encerrado em fevereiro e um nível de ocupação (48,6%) estável frente ao trimestre móvel anterior, mas recuando 5,9% em relação ao mesmo período de 2020 (54,5%). A pequena melhora no setor informal verificada no número de trabalhadores por conta própria (alta de 3,1% frente ao trimestre móvel anterior) não deve se manter em março, dado que esses são os setores mais afetados pelas medidas de isolamento, o que muito provavelmente levará à redução do número de pessoas ocupadas nos próximos levantamentos.

A inflação em março medida pelo IPCA registrou alta de 0,93%, valor abaixo das projeções.

Destaque para o grupo de transportes que tiveram a maior variação em relação ao mês anterior (+3,81%), puxado pelos combustíveis. Desde março, foram registradas duas reduções no preço da gasolina e uma do diesel. Como este repasse ocorre de forma lenta e gradual ao consumidor final, o impacto foi mais notável no IPCA-15 de abril, que desacelerou para 0,60% (0,33% abaixo da taxa de março), e teve nos transportes a maior oscilação (+1,76%) e contribuição (+0,36%).

Outro fator que colabora para o arrefecimento da inflação é a apreciação cambial, com o Dólar

frente ao Real acumulando queda de 3,42% em abril. De qualquer maneira, problemas de safras

agrícolas, questões meteorológicas e preços internacionais de commodities devem seguir

pressionando a inflação no curto prazo.

(6)

Orçamentária Anual (LOA) de 2021, encerrando um longo impasse entre o Congresso Nacional e o Governo Federal. Além do veto o governo também editou um decreto bloqueando R$ 9,28 bilhões do orçamento, que podem ser desbloqueados até o fim do ano, dependendo do desempenho de receitas e despesas. Com o desfecho da disputa orçamentária os mercados reagiram positivamente, reduzindo os prêmios de risco na curva de juros.

Nos EUA tivemos mais uma reunião do FOMC (Federal Open Market Committee, equivalente no Brasil ao Comitê de Política Monetária), que manteve a taxa de juros de referência entre zero e 0,25%, além de deixar inalterado o seu programa de compra de títulos. No comunicado proferido após a decisão, os membros do FED reconheceram o progresso na recuperação econômica nos últimos meses e citaram aumento na inflação observada, classificando este último fato como um fenômeno transitório. O comitê destacou ainda que os setores mais afetados pela pandemia seguem bastante fragilizados, com a retomada econômica dependendo de um avanço ainda maior da vacinação. No final de abril, 44% da população americana já havia tomado pelo menos uma dose e 30% já estava totalmente vacinada. Tivemos também no último mês a divulgação do PIB americano do primeiro trimestre de 2021, registrando um forte crescimento de 6,4% na comparação com o trimestre anterior, em dados anualizados, levemente acima das expectativas do mercado. A expansão tem como principais fatores o ritmo forte da vacinação e o pacote de estímulos lançado pelo governo federal recentemente.

A performance econômica no continente europeu também registrou melhora no último mês, ainda que em ritmo mais modesto do que a economia americana, devido à relativa lentidão na vacinação nos últimos meses, apesar de aceleração recente no número de doses aplicadas diariamente. A atividade industrial na região, medida pelo índice PMI, que vem crescendo desde janeiro, atingiu o valor de 62,9 no índice em abril, enquanto o setor de serviços atingiu o primeiro PMI acima de 50 no ano em abril (50,5), lembrando que um índice acima de 50 indica expansão.

Finalizando, na última reunião do BCE (Banco Central Europeu), em abril, foi mantida inalterada

a política monetária, com a taxa de juros e o nível do programa de compra de ativos da instituição

mantidos até a próxima reunião.

(7)

Retrospectiva dos Mercados Financeiros

O mês de abril foi em geral positivo para os fundos de renda fixa, apesar de forte volatilidade relacionada com cenário político e risco fiscal. No cenário externo, notamos um arrefecimento, e até certa dissipação do processo de alta nos juros americanos de longo prazo, causada, nos períodos anteriores, pela perspectiva de maior crescimento e inflação nos EUA, com efeitos negativos, à época, sobre ativos de risco em todo o mundo, incluindo ações e ativos de renda fixa no Brasil. O índice pré-fixado, IRF-M, fechou em +0,84% no mês, com o índice pré-fixado de curto prazo, o IRF-M 1, apresentando alta de +0,27%.

Nos índices de preço tivemos o IMA-B fechando com +0,65% enquanto o IDKA de 2 anos teve resultado de +1,34% no mês. Os fundos referenciados em CDI fecharam o mês em terreno positivo, com o índice atingindo +0,20%. No mercado de ações brasileiro tivemos mais um mês positivo, com o índice Ibovespa subindo 1,9%. Entre os destaques do período, as maiores altas foram de Hering (+71%), Banco Inter (+47,8%), Braskem (+32,2%) e Usiminas (32%).

Do lado negativo, as ações da Brasil Foods recuaram 17,5%, seguidas da Eneva (-12,1%), Qualicorp (-10,83%) e BB Seguridade (-7,9%).

Este relatório foi elaborado em 07/05/2021 pela Gerência de Gestão de Recursos de Terceiros da Banrisul Corretora e é de uso exclusivo de seu destinatário, não podendo ser reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a qualquer terceiro sem autorização expressa do Banrisul. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações contidas neste relatório são consideradas confiáveis na data de publicação e as opiniões aqui contidas são baseadas em julgamentos e estimativas, estando, portanto, sujeitas a mudanças.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO COTISTA Gerência de Administração Fiduciária

Rua Siqueira Campos, 736 - 5º andar, Centro Histórico, Porto Alegre RS, CEP 90010-000 Telefone: (51) 3215.2300

Ouvidoria: 0800.644.2200 / SAC 0800.646.1515 E-mail:

fundos_investimento@banrisul.com.br

(8)

Fundos

Referenciados

Fundos de

Investimento 5

(9)

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

BANRISUL MASTER FI RF REF. DI LP - CNPJ: 01.822.655/0001-08

Características Gerais Composição da Carteira por Segmento em 30/04/2021

Início das Atividades: 16/05/1997 Taxa de administração: 0,50% a.a.

Horário de movimentação: Das 9h às 16h.

Onde aplicar: Agências Banrisul ou www.banrisul.com.br Investimento Mínimo: R$ 1 mil

Movimentação Mínima: R$ 100,00 Saldo Mínimo: R$ 100,00

Regime de Cotas: Cota de Fechamento Rentabilidade Mensal (%)

Conversão de Cotas na Aplicação/Resgate: D+0

Liquidação Financeira: D+0

Fundo CDI Fundo CDI Fundo CDI Fundo CDI

Tratamento Tributário: Fundo de Longo Prazo

Jan 0,54 0,58 0,50 0,54 0,32 0,37 0,15 0,14

Classificação CVM: Renda Fixa Referenciado

Fev 0,42 0,46 0,45 0,49 0,24 0,29 0,02 0,13

Mar 0,49 0,53 0,43 0,46 0,28 0,34 0,12 0,19

Abr 0,48 0,51 0,48 0,51 0,23 0,28 0,07 0,20

Informações de Risco

Mai 0,47 0,51 0,49 0,54 0,19 0,23

VAR*:

Jun 0,47 0,51 0,43 0,46 0,17 0,21

Jul 0,50 0,54 0,52 0,56 0,14 0,19

*Sintetiza a maior perda esperada dentro de um período de tempo e intervalo de confiança. Ago 0,52 0,56 0,46 0,50 0,11 0,16

Set 0,43 0,46 0,43 0,46 (0,27) 0,15

Out 0,49 0,54 0,43 0,48 0,02 0,15

Nov 0,45 0,49 0,34 0,38 0,06 0,14

Principal Fator de Risco: Selic

Dez 0,45 0,49 0,33 0,37 0,26 0,16

Acum. 5,92 6,42 5,47 5,96 1,81 2,76 0,37 0,69

Classificação de Risco:

%CDI

CDI - Certificado de Depósito Interbancário fornecido pelo Bacen.

Desempenho Master x CDI (%)

Patrimônio Líquido (R$ mil) Em 30/04/2021: 1.902.452

Média dos últimos 12 meses: 2.169.110 Prestadores de Serviços

www.banrisulcorretora.com.br | E-mail: fundos_investimento@banrisul.com.br | Telefone: (51) 3215.2300 Fax: (51) 3215.1707 | OUVIDORIA 08006442200 | SAC 08006461515 Serviço de Atendimento ao Cotista - Gerência de Administração Fiduciária

Rua Siqueira Campos, 736, 5º andar CEP 90010-000 - Porto Alegre – RS

Auditor Externo: KPMG Auditores Independentes

Tipo Anbima: Renda Fixa Duração Baixa Grau De Investimento - Fundos que têm como objetivo buscar retornos investindo em ativos e derivativos de renda fixa. Esses Fundos devem possuir duration média ponderada da carteira inferior a 21 (vinte e um) dias úteis e buscam minimizar a oscilação nos retornos promovida por alterações nas taxas de juros futuros. Os Fundos que possuírem ativos no exterior deverão realizar o hedge cambial desta parcela, excluindo estratégias que impliquem exposição em moeda estrangeira ou em renda variável (ações etc.). Estão nesta categoria também os Fundos que buscam retorno investindo em ativos de renda fixa remunerados à taxa flutuante em CDI ou Selic.

Fundos que devem manter, no mínimo, 80% (oitenta por cento) do seu patrimônio líquido em títulos públicos federais ou ativos com baixo risco de crédito do mercado doméstico ou externo.

Maio /2021

2021

0,0331% do patrimônio líquido, com 95% de confiança, para 21 dias úteis, em condições normais de mercado.

Fundos de Investimento não contam com a garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Créditos– FGC. Leia a lâmina de informações essenciais e o regulamento antes de investir. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. A rentabilidade divulgada já é líquida da taxa de administração e outros encargos pertinentes ao fundo. Este documento tem caráter de divulgação, não se caracterizando como uma oferta de investimento e/ou desinvestimento. O investimento em fundos de investimento apresenta riscos para o investidor, ainda que o administrador mantenha sistema de gerenciamento de riscos. Não há garantia de completa eliminação da possibilidade de perdas para o fundo de investimento e para o investidor. A Lâmina de Informações Essenciais está disponível em www.banrisul.com.br > Investimentos > Fundos de Investimento.

92,21 91,78 65,58 53,62

2018 2019 2020

** Desde 04.01.2021, os fundos de investimento passaram a administração fiduciária à Banrisul S.A Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio, CNPJ 93.026.847/0001-26.

Administrador/ Gestor **: Banrisul S.A Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio

Custodiante/ Escriturador/ Distribuidor: Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.

Objetivo e Política de Investimento: acompanhar a variação do CDI, aplicando, no mínimo, 95% da carteira em títulos públicos e privados, relacionados a este indicador. As aplicações em títulos privados estão limitadas a 50% do patrimônio líquido.

Público Alvo: Investidores em geral sem restrição de categorias e/ou segmentos.

51,46%

26,17%

22,41%

LFT

LFT-O

LETRA FINANCEIRA

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

-200%

-150%

-100%

-50%

0%

50%

100%

150%

200%

abr-20 mai-20 jun-20 jul-20 ago-20 set-20 out-20 nov-20 dez-20 jan-21 fev-21 mar-21 abr-21

Master CDI

(10)

BANRISUL PREVIDÊNCIA MUNICIPAL FI RF REF. IMA GERAL LP - CNPJ: 08.960.975/0001-73 Características Gerais Composição da Carteira por Segmento em 30/04/2021

Início das Atividades: 03/09/2007 Taxa de administração: 0,20% a.a.

Horário de movimentação: Das 9h às 15h.

Onde aplicar: Agências Banrisul ou www.banrisul.com.br Investimento Mínimo: R$ 100,00

Movimentação Mínima: R$ 100,00

Saldo Mínimo: R$ 100,00 Rentabilidade Mensal (%)***

Regime de Cotas: Cota de Fechamento

Conversão de Cotas na Aplicação/Resgate: D+0

Fundo IPCA+6 IMA-Ger Fundo IPCA+6 IMA-Ger Fundo IPCA+6 IMAG-EX

Liquidação Financeira no Resgate: D+0

Jan 1,79 0,81 1,91 0,48 0,70 0,55 (0,48) 0,74 (0,24)

Tratamento Tributário: Fundo de Longo Prazo

Fev 0,38 0,92 0,48 0,41 0,74 0,45 (0,82) 1,35 (0,69)

Classificação CVM: Renda Fixa

Mar 0,52 1,24 0,56 (2,19) 0,56 (1,97) (0,40) 1,42 (0,38)

Abr 0,80 1,06 0,85 0,85 0,18 0,85 0,51 0,48

Informações de Risco

Mai 1,72 0,62 1,84 0,98 0,10 1,01

VAR*:

Jun 1,92 0,50 2,00 0,90 0,75 0,98

Jul 0,92 0,68 0,96 1,67 0,85 1,73

*Sintetiza a maior perda esperada dentro de um período de tempo e intervalo de confiança. Ago 0,11 0,60 0,16 (0,71) 0,73 (0,59)

Set 1,39 0,45 1,46 (0,69) 1,13 (0,59)

Principal Fator de Risco: Índices de preços - IPCA

Out 1,70 0,59 1,71 (0,01) 1,35 0,08

Nov (0,78) 1,00 (0,71) 0,68 1,38 0,73

Classificação de Risco:

Dez 0,93 1,64 0,89 2,09 1,84 2,02

Acum. 12,03 10,56 12,82 4,48 10,78 5,33 (1,19) 3,55 (1,15) IPCA - Índice disponibilizado entre os dias 10 e 15 do mês subsequente.

Desempenho Previdência Municipal x IPCA+6 (%) Patrimônio Líquido (R$ mil)

Em 30/04/2021: 196.521

Média dos últimos 12 meses: 201.782 Prestadores de Serviços

Rua Siqueira Campos, 736, 5º andar CEP 90010-000 - Porto Alegre – RS

www.banrisulcorretora.com.br.com.br | E-mail: fundos_investimento@banrisul.com.br | Telefone: (51) 3215.2300 Fax: (51) 3215.1707 | OUVIDORIA 08006442200 | SAC 08006461515

1,1393% do patrimônio líquido, com 95% de confiança, para

21 dias úteis, em condições normais de mercado.

Serviço de Atendimento ao Cotista - Gerência de Administração Fiduciária

Auditor Externo: KPMG Auditores Independentes

***Este fundo alterou seu benchmark de IMAG para IMAG ex C em 04.01.2021.

Maio /2021

Fundos de Investimento não contam com a garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Créditos – FGC. Leia a lâmina de informações essenciais e o regulamento antes de investir. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. A rentabilidade divulgada já é líquida da taxa de administração e outros encargos pertinentes ao fundo. Este documento tem caráter de divulgação, não se caracterizando como uma oferta de investimento e/ou desinvestimento. O investimento em fundos de investimento apresenta riscos para o investidor, ainda que o administrador mantenha sistema de gerenciamento de riscos. Não há garantia de completa eliminação da possibilidade de perdas para o fundo de investimento e para o investidor. A Lâmina de Informações Essenciais está disponível em www.banrisul.com.br > Investimentos > Fundos de Investimento.

Tipo Anbima: Renda Fixa Indexados - Fundos que têm como objetivo acompanhar as variações de indicadores de referência do mercado de renda fixa, não admitindo alavancagem.

Público Alvo: Regimes Próprios de Previdência Estadual e Municipal.

Objetivo e Política de Investimento: Tem por objetivo acompanhar a variação do IMA-Geral Ex-C (Índice de Mercado Anbima Geral), que exclui títulos indexados ao IGP-M, aplicando, no mínimo, 95% da carteira em ativos de renda fixa relacionados a este indicador. As aplicações em títulos privados estão limitadas a 50% do patrimônio líquido.

2019 2020 2021

** Desde 04.01.2021, os fundos de investimento passaram a administração fiduciária à Banrisul S.A Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio, CNPJ 93.026.847/0001-26.

Administrador/ Gestor **: Banrisul S.A Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio

Custodiante/ Escriturador/ Distribuidor: Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.

40,25%

26,81%

23,13%

9,27%

0,56%

LFT-O

NTN-B

LTN

NTN-F

DEBÊNTURES SIMPLES

0%

5%

10%

15%

20%

25%

30%

35%

40%

45%

90%

100%

110%

120%

130%

140%

150%

160%

170%

abr-18 jul-18 out-18 jan-19 abr-19 jul-19 out-19 jan-20 abr-20 jul-20 out-20 jan-21 abr-21

Previdência Municipal IPCA+6

(11)

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

BANRISUL PREVIDÊNCIA MUNICIPAL II FI RF REF. IMA GERAL LP - CNPJ: 10.199.942/0001-02 Características Gerais Composição da Carteira por Segmento em 30/04/2021

Início das Atividades: 29/08/2008 Taxa de administração: 0,20% a.a.

Horário de movimentação: Das 9h às 15h.

Onde aplicar: Agências Banrisul ou www.banrisul.com.br Investimento Mínimo: R$ 100,00

Movimentação Mínima: R$ 100,00

Saldo Mínimo: R$ 100,00 Rentabilidade Mensal (%)

Regime de Cotas: Cota de Fechamento

Conversão de Cotas na Aplicação/Resgate: D+0

Fundo IPCA+6 IMA-Ger Fundo IPCA+6 IMA-Ger Fundo IPCA+6 IMAG-EX

Liquidação Financeira no Resgate: D+0

Jan 1,79 0,81 1,91 0,47 0,70 0,55 (0,47) 0,74 (0,24)

Tratamento Tributário: Fundo de Longo Prazo

Fev 0,38 0,92 0,48 0,40 0,74 0,45 (0,81) 1,35 (0,69)

Classificação CVM: Renda Fixa

Mar 0,51 1,24 0,56 (2,21) 0,56 (1,97) (0,40) 1,42 (0,38)

Abr 0,80 1,06 0,85 0,85 0,18 0,85 0,51 0,48

Informações de Risco

Mai 1,73 0,62 1,84 1,03 0,10 1,01

VAR*:

Jun 1,92 0,50 2,00 0,89 0,75 0,98

Jul 0,92 0,68 0,96 1,67 0,85 1,73

*Sintetiza a maior perda esperada dentro de um período de tempo e intervalo de confiança. Ago 0,11 0,60 0,16 (0,72) 0,73 (0,59)

Set 1,38 0,45 1,46 (0,70) 1,13 (0,59)

Principal Fator de Risco: Índices de preços - IPCA

Out 1,70 0,59 1,71 0,00 1,35 (0,08)

Nov (0,78) 1,00 (0,71) 0,66 1,38 0,73

Classificação de Risco:

Dez 0,93 1,64 0,89 2,07 1,84 2,02

Acum. 12,02 10,56 12,82 2,32 10,78 3,24 (1,18) 3,55 (1,15) IPCA - Índice disponibilizado entre os dias 10 e 15 do mês subsequente.

Desempenho Previdência Municipal II x IPCA+6 (%) Patrimônio Líquido (R$ mil)

Em 30/04/2021: 172.220

Média dos últimos 12 meses: 183.378 Prestadores de Serviços

Maio/ 2021

Fundos de Investimento não contam com a garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Créditos– FGC. Leia a lâmina de informações essenciais e o regulamento antes de investir. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. A rentabilidade divulgada já é líquida da taxa de administração e outros encargos pertinentes ao fundo. Este documento tem caráter de divulgação, não se caracterizando como uma oferta de investimento e/ou desinvestimento. O investimento em fundos de investimento apresenta riscos para o investidor, ainda que o administrador mantenha sistema de gerenciamento de riscos. Não há garantia de completa eliminação da possibilidade de perdas para o fundo de investimento e para o investidor. A Lâmina de Informações Essenciais está disponível em www.banrisul.com.br > Investimentos > Fundos de Investimento.

2019 2020 2021

Público Alvo: Regimes Próprios de Previdência Estadual e Municipal.

Objetivo e Política de Investimento: Tem por objetivo acompanhar a variação do IMA-Geral Ex-C (Índice de Mercado Anbima Geral), que exclui títulos indexados ao IGP-M, aplicando, no mínimo, 95% da carteira em ativos de renda fixa relacionados a este indicador. As aplicações em títulos privados estão limitadas a 50% do patrimônio líquido.

***Este fundo alterou seu benchmark de IMAG para IMAG ex C em 04.01.2021.

Tipo Anbima: Renda Fixa Indexados - Fundos que têm como objetivo acompanhar as variações de indicadores de referência do mercado de renda fixa, não admitindo alavancagem.

Rua Siqueira Campos, 736, 5º andar CEP 90010-000 - Porto Alegre – RS

www.banrisulcorretora.com.br.com.br | E-mail: fundos_investimento@banrisul.com.br | Telefone: (51) 3215.2300 Fax: (51) 3215.1707 | OUVIDORIA 08006442200 | SAC 08006461515

1,1376% do patrimônio líquido, com 95% de confiança, para

21 dias úteis, em condições normais de mercado.

Serviço de Atendimento ao Cotista - Gerência de Administração Fiduciária

Auditor Externo: KPMG Auditores Independentes

** Desde 04.01.2021, os fundos de investimento passaram a administração fiduciária à Banrisul S.A Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio, CNPJ 93.026.847/0001-26.

Administrador/ Gestor **: Banrisul S.A Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio

Custodiante/ Escriturador/ Distribuidor: Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.

40,55%

26,38%

23,12%

9,31%

0,64%

LFT-O

NTN-B

LTN

NTN-F

DEBÊNTURES SIMPLES

0%

5%

10%

15%

20%

25%

30%

35%

40%

45%

90%

100%

110%

120%

130%

140%

150%

160%

170%

abr-18 jul-18 out-18 jan-19 abr-19 jul-19 out-19 jan-20 abr-20 jul-20 out-20 jan-21 abr-21

Previdência Municipal II IPCA+6

(12)

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

BANRISUL PREVIDÊNCIA MUNICIPAL III FI RF REF. IMA B LP - CNPJ: 11.311.863/0001-04

Características Gerais Composição da Carteira por Segmento em 30/04/2021

Início das Atividades: 30/11/2009 Taxa de administração: 0,35% a.a.

Horário de movimentação: Das 9h às 15h.

Onde aplicar: Agências Banrisul ou www.banrisul.com.br Investimento Mínimo

:

R$ 100,00

Movimentação Mínima: R$ 100,00

Saldo Mínimo: R$ 100,00 Rentabilidade Mensal (%)

Regime de Cotas: Cota de Fechamento

Conversão de Cotas na Aplicação/Resgate: D+0

Liquidação Financeira no Resgate: D+0

Fundo IPCA+6 IMA-B Fundo IPCA+6 IMA-B Fundo IPCA+6 IMA-B

Tratamento Tributário: Fundo de Longo Prazo

Jan 4,09 0,81 4,36 0,20 0,70 0,26 (0,94) 0,74 (0,85)

Classificação CVM: Renda Fixa

Fev 0,50 0,92 0,54 0,34 0,74 0,44 (1,53) 1,35 (1,51)

Mar 0,52 1,24 0,57 (7,77) 0,56 (6,97) (0,51) 1,42 (0,46)

Informações de Risco

Abr 1,44 1,06 1,50 1,36 0,18 1,31 0,64 0,65

VAR*:

Mai 3,52 0,62 3,66 1,70 0,10 1,51

Jun 3,70 0,50 3,73 2,02 0,75 2,04

*Sintetiza a maior perda esperada dentro de um período de tempo e intervalo de confiança. Jul 1,20 0,68 1,28 4,51 0,85 4,38 Ago (0,53) 0,60 (0,40) (1,96) 0,73 (1,79)

Principal Fator de Risco: Índices de preços - IPCA

Set 2,77 0,45 2,86 (1,63) 1,13 (1,51) Out 3,47 0,59 3,36 0,05 1,35 0,21

Classificação de Risco:

Nov (2,71) 1,00 (2,45) 1,92 1,38 1,99

Dez 2,07 1,64 2,00 4,86 1,84 4,85

Acum. 21,77 10,56 22,95 5,13 10,78 6,40 (2,34) 3,55 (2,17) IPCA - Índice disponibilizado entre os dias 10 e 15 do mês subsequente.

IMA-B é um Índice de Mercado Anbima.

Desempenho Previdência Municipal III x IPCA+6 (%) Patrimônio Líquido (R$ mil)

Em 30/04/2021: 648.118

Média dos últimos 12 meses: 618.839

Prestadores de Serviços

Tipo Anbima: Renda Fixa Indexados - Fundos que têm como objetivo acompanhar as variações de indicadores de referência do mercado de renda fixa, não admitindo alavancagem.

Rua Siqueira Campos, 736, 5º andar CEP 90010-000 - Porto Alegre – RS

www.banrisulcorretora.com.br.com.br | E-mail: fundos_investimento@banrisul.com.br | Telefone: (51) 3215.2300 Fax: (51) 3215.1707 | OUVIDORIA 08006442200 | SAC 08006461515

2,5683% do patrimônio líquido, com 95% de confiança, para

21 dias úteis, em condições normais de mercado.

Serviço de Atendimento ao Cotista - Gerência de Administração Fiduciária

Auditor Externo: KPMG Auditores Independentes

** Desde 04.01.2021, os fundos de investimento passaram a administração fiduciária à Banrisul S.A Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio, CNPJ 93.026.847/0001-26.

Administrador/ Gestor **: Banrisul S.A Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio

Custodiante/ Escriturador/ Distribuidor: Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.

Maio/ 2021

Fundos de Investimento não contam com a garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Créditos – FGC. Leia a lâmina de Informações Essenciais e o regulamento antes de investir. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. A rentabilidade divulgada já é líquida da taxa de administração e outros encargos pertinentes ao fundo. Este documento tem caráter de divulgação, não se caracterizando como uma oferta de investimento e/ou desinvestimento. O investimento em fundos de investimento apresenta riscos para o investidor, ainda que o administrador mantenha sistema de gerenciamento de riscos. Não há garantia de completa eliminação da possibilidade de perdas para o fundo de investimento e para o investidor. A Lâmina de Informações Essenciais está disponível em www.banrisul.com.br > Investimentos > Fundos de Investimento.

Objetivo e Política de Investimento: Tem por objetivo acompanhar a variação do sub-índice IMA-B (Índice de Mercado Anbima B) aplicando, no mínimo, 95% da carteira em títulos públicos e privados, relacionados a este indicador. As aplicações em títulos privados estão limitadas a 50% do patrimônio líquido.

2019 2020 2021

Público Alvo: Regimes Próprios de Previdência Estadual e Municipal.

96,21%

3,47%

0,28%

NTN-B

LFT-O

DEBÊNTURES SIMPLES

0%

20%

40%

60%

80%

100%

120%

80%

100%

120%

140%

160%

180%

200%

abr-18 jul-18 out-18 jan-19 abr-19 jul-19 out-19 jan-20 abr-20 jul-20 out-20 jan-21 abr-21

Previdência Municipal III IPCA+6

(13)

Fundos Renda Fixa

Fundos de

Investimento 8

(14)

BANRISUL ABSOLUTO FI RF LP - CNPJ: 21.743.480/0001-50

Características Gerais Composição da Carteira por Segmento em 30/04/2021

Início das Atividades: 09/02/2015 Taxa de administração: 0,15% a.a.

Horário de movimentação: Das 9h às 16h30min.

Onde aplicar: Agências Banrisul ou www.banrisul.com.br Investimento Mínimo: R$ 500 mil

Movimentação Mínima: R$ 100,00

Saldo Mínimo: R$ 500 mil Rentabilidade Mensal (%)

Regime de Cotas: Cota de Fechamento

Conversão de Cotas na Aplicação/Resgate: D+0 / D+0

Fundo Selic* Fundo Selic* Fundo Selic* Fundo Selic*

Liquidação Financeira: D+0

Jan 0,56 0,53 0,52 0,54 0,36 0,37 0,21 0,14

Tratamento Tributário: Fundo de Longo Prazo

Fev 0,44 0,46 0,47 0,49 0,25 0,29 0,06 0,13

Classificação CVM: Renda Fixa

Mar 0,51 0,57 0,45 0,46 0,31 0,34 0,14 0,19

Abr 0,50 0,51 0,50 0,51 0,24 0,28 0,11 0,20

Informações de Risco

Mai 0,49 0,51 0,52 0,54 0,22 0,23

VAR*:

Jun 0,50 0,51 0,45 0,46 0,20 0,21

Jul 0,52 0,54 0,55 0,56 0,17 0,19

*Sintetiza a maior perda esperada dentro de um período de tempo e intervalo de confiança. Ago 0,55 0,56 0,49 0,50 0,14 0,16

Set 0,45 0,46 0,45 0,46 (0,16) 0,15

Principal Fator de Risco: Selic

Out 0,52 0,54 0,46 0,48 0,12 0,15

Nov 0,47 0,49 0,36 0,38 0,07 0,14

Classificação de Risco:

Dez 0,47 0,49 0,36 0,37 0,28 0,16

Acum 6,23 6,42 5,78 5,96 2,26 2,76 0,54 0,69

%Selic.

* Este indicador é mera referência econômica, e não parâmetro objetivo do Fundo.

Selic é a Taxa Básica de Juros do Brasil estabelecida pelo Copom.

Desempenho Absoluto x Selic* (%)

Patrimônio Líquido (R$ mil) Em 30/04/2021: 1.300.543

Média dos últimos 12 meses: 879.031 Prestadores de Serviços

Maio /2021

www.banrisulcorretora.com.br | E-mail: fundos_investimento@banrisul.com.br | Telefone: (51) 3215.2300 Fax: (51) 3215.1707 | OUVIDORIA 08006442200 | SAC 08006461515

Objetivo e Política de Investimento: Proporcionar aos seus

cotistas a valorização dos recursos em carteira composta exclusivamente por títulos públicos federais e operações compromissadas, lastreadas nestes títulos.

Serviço de Atendimento ao Cotista - Gerência de Administração Fiduciária Rua Siqueira Campos, 736, 5º andar CEP 90010-000 - Porto Alegre – RS

Auditor Externo: KPMG Auditores Independentes

Fundos de Investimento não contam com a garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Créditos– FGC. Leia a lâmina de informações essenciais e o regulamento antes de investir. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. A rentabilidade divulgada já é líquida da taxa de administração e outros encargos pertinentes ao fundo. Este documento tem caráter de divulgação, não se caracterizando como uma oferta de investimento e/ou desinvestimento. O investimento em fundos de investimento apresenta riscos para o investidor, ainda que o administrador mantenha sistema de gerenciamento de riscos. Não há garantia de completa eliminação da possibilidade de perdas para o fundo de investimento e para o investidor. A Lâmina de Informações Essenciais está disponível em www.banrisul.com.br > Investimentos > Fundos de Investimento.

Tipo Anbima: Renda Fixa Duração Baixa Soberano- Fundos que têm como objetivo buscar retornos investindo em ativos e derivativos de renda fixa. Esses Fundos devem possuirdurationmédia ponderada da carteira inferior a 21 (vinte e um) dias úteis e buscam minimizar a oscilação nos retornos promovida por alterações nas taxas de juros futuros. Os Fundos que possuírem ativos no exterior deverão realizar o hedge cambial desta parcela, excluindo estratégias que impliquem exposição em moeda estrangeira ou em renda variável (ações etc.). Estão nesta categoria também os Fundos que buscam retorno investindo em ativos de renda fixa remunerados à taxa flutuante em CDI ou Selic.

Fundos que devem manter 100% (cem por cento) em títulos públicos federais.

2018 2019 2020 2021

Público Alvo: Investidores em geral sem restrição de categorias e/ou segmentos.

0,0207% do patrimônio líquido, com 95% de confiança, para 21 dias úteis, em condições normais de mercado.

97,04 96,98

** Desde 04.01.2021, os fundos de investimento passaram a administração fiduciária à Banrisul S.A Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio, CNPJ 93.026.847/0001-26.

81,88 78,26

Administrador/ Gestor **: Banrisul S.A Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio

Custodiante/ Escriturador/ Distribuidor: Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.

67,69%

32,33%

LFT-O

LFT

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

-0,20%

-0,15%

-0,10%

-0,05%

0,00%

0,05%

0,10%

0,15%

0,20%

0,25%

0,30%

0,35%

abr-20 mai-20 jun-20 jul-20 ago-20 set-20 out-20 nov-20 dez-20 jan-21 fev-21 mar-21 abr-21

Absoluto Selic

(15)

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

BANRISUL FOCO IRF-M FI RF LP - CNPJ: 16.844.885/0001-45

Características Gerais Composição da Carteira por Segmento em 30/04/2021

Início das Atividades: 01/10/2012 Taxa de administração: 0,50% a.a.

Horário de movimentação: Das 9h às 15h.

Onde aplicar: Agências Banrisul ou www.banrisul.com.br Investimento Mínimo

:

R$ 1 mil

Movimentação Mínima: R$ 100,00 Saldo Mínimo: R$ 100,00

Regime de Cotas: Cota de Fechamento

Conversão de Cotas na Aplicação/Resgate: D+0 / D+1 Rentabilidade Mensal (%) Liquidação Financeira: D+1

Tratamento Tributário: Fundo de Longo Prazo

Fundo IRF-M Fundo IRF-M Fundo IRF-M Fundo IRF-M

Classificação CVM: Renda Fixa

Jan 1,25 1,29 1,28 1,38 0,84 0,87 (0,83) (0,80)

Fev 1,06 1,10 0,25 0,29 0,60 0,65 (1,21) (1,17)

Mar 1,28 1,32 0,54 0,58 (0,40) (0,10) (0,89) (0,84)

Informações de Risco

Abr 0,43 0,46 0,55 0,60 1,16 1,14 0,78 0,84

VAR**:

Mai (1,88) (1,85) 1,69 1,76 1,36 1,41

Jun 0,01 0,04 2,11 2,15 0,74 0,78

*Sintetiza a maior perda esperada dentro de um período de tempo e intervalo de confiança. Jul 1,41 1,47 1,03 1,08 1,03 1,08

Ago (0,97) (0,93) 0,19 0,25 (0,81) (0,75)

Set 1,22 1,29 1,33 1,44 (0,58) (0,56)

Principal Fator de Risco: Taxa de juros prefixada

Out 3,46 3,59 1,64 1,69 (0,39) (0,32)

Nov 0,92 0,98 (0,56) (0,45) 0,34 0,36

Classificação de Risco:

Dez 1,44 1,53 0,60 0,62 1,93 1,95

Acum 9,98 10,73 11,19 12,03 5,96 6,69 (2,14) (1,98)

%IRF-M.

* Este indicador é mera referência econômica, e não parâmetro objetivo do Fundo.

IRFM é um Índice de Mercado Anbima.

Desempenho Foco IRF-M x IRF-M (%) Patrimônio Líquido (R$ mil)

Em 30/04/2021: 435.461

Média dos últimos 12 meses: 515.035

Prestadores de Serviços

www.banrisulcorretora.com.br | E-mail: fundos_investimento@banrisul.com.br | Telefone: (51) 3215.2300 Fax: (51) 3215.1707 | OUVIDORIA 08006442200 | SAC 08006461515 108,08

2018 2019 2020 2021

1,3103% do patrimônio líquido, com 95% de confiança, para 21 dias úteis, em condições normais de mercado.

93,01 93,02 89,09

Fundos de Investimento não contam com a garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Créditos – FGC. Leia a lâmina de informações essenciais e o regulamento antes de investir. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. A rentabilidade divulgada já é líquida da taxa de administração e outros encargos pertinentes ao fundo. Este documento tem caráter de divulgação, não se caracterizando como uma oferta de investimento e/ou desinvestimento. O investimento em fundos de investimento apresenta riscos para o investidor, ainda que o administrador mantenha sistema de gerenciamento de riscos. Não há garantia de completa eliminação da possibilidade de perdas para o fundo de investimento e para o investidor. A Lâmina de Informações Essenciais está disponível em www.banrisul.com.br > Investimentos > Fundos de Investimento.

Tipo Anbima: Renda Fixa Duração Livre Soberano- Fundos que têm como objetivo buscar retorno por meio de investimentos em ativos e derivativos de renda fixa, sem compromisso de manter limites mínimo ou máximo para aduration média ponderada da carteira. O hedge cambial da parcela de ativos no exterior é facultativo. Fundos que devem manter 100% (cem por cento) em títulos públicos federais.

Serviço de Atendimento ao Cotista - Gerência de Administração Fiduciária Rua Siqueira Campos, 736, 5º andar CEP 90010-000 - Porto Alegre – RS

** Desde 04.01.2021, os fundos de investimento passaram a administração fiduciária à Banrisul S.A Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio, CNPJ 93.026.847/0001-26.

Auditor Externo: KPMG Auditores Independentes

Maio/ 2021

Administrador/ Gestor **: Banrisul S.A Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio

Custodiante/ Escriturador/ Distribuidor: Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.

Objetivo e Política de Investimento: Proporcionar aos seus cotistas a valorização dos recursos em carteira composta exclusivamente por de títulos públicos federais. Busca o retorno do subíndice prefixado IRF-M (Índice de Mercado Anbima).

Público Alvo: Investidores em geral, inclusive Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), sem restrição de categorias de investidores e/ou segmentos.

66,4%

29,99%

3,7%

LTN

NTN-F

LFT-O

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

-1,50%

-1,00%

-0,50%

0,00%

0,50%

1,00%

1,50%

2,00%

2,50%

abr-20 mai-20 jun-20 jul-20 ago-20 set-20 out-20 nov-20 dez-20 jan-21 fev-21 mar-21 abr-21

Foco IRF-M IRF-M

(16)

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

BANRISUL FOCO IRF-M 1 FI RF - CNPJ: 18.466.245/0001-74

Características Gerais Composição da Carteira por Segmento em 30/04/2021

Início das Atividades: 16/07/2013 Taxa de administração: 0,20% a.a.

Horário de movimentação: Das 9h às 15h.

Onde aplicar: Agências Banrisul ou www.banrisul.com.br Investimento Mínimo

:

R$ 50 mil

Movimentação Mínima: R$ 100,00 Saldo Mínimo: R$ 10 mil

Regime de Cotas: Cota de Fechamento Rentabilidade Mensal (%)

Conversão de Cotas na Aplicação/Resgate: D+0 / D+1

Liquidação Financeira: D+1

Fundo IRFM-1 Fundo IRFM-1 Fundo IRFM-1 Fundo IRFM-1

Tratamento Tributário: Fundo de Curto Prazo

Jan 0,57 0,59 0,58 0,57 0,42 0,44 0,01 0,04

Classificação CVM: Renda Fixa

Fev 0,52 0,54 0,45 0,46 0,36 0,37 0,02 0,03

Mar 0,64 0,65 0,45 0,47 0,59 0,60 0,02 0,04

Abr 0,48 0,50 0,48 0,50 0,41 0,44 0,25 0,27

Informações de Risco

Mai 0,16 0,19 0,65 0,67 0,40 0,41

VAR*:

Jun 0,52 0,54 0,56 0,58 0,26 0,28

Jul 0,64 0,66 0,68 0,71 0,21 0,23

*Sintetiza a maior perda esperada dentro de um período de tempo e intervalo de confiança. Ago 0,41 0,43 0,52 0,54 0,09 0,11

Set 0,59 0,60 0,62 0,64 0,12 0,14

Out 0,90 0,91 0,61 0,62 0,14 0,16

Nov 0,52 0,54 0,31 0,33 0,21 0,22

Principal Fator de Risco: Taxa de juros prefixada

Dez 0,54 0,55 0,40 0,41 0,28 0,30

Acum 6,74 6,97 6,54 6,75 3,59 3,84 0,32 0,40

Classificação de Risco:

%IRFM- 1.

* Este indicador é mera referência econômica, e não parâmetro objetivo do Fundo.

IRFM-1 é um Índice de Mercado Anbima.

Desempenho Foco IRF-M 1 x IRF-M 1 (%) Patrimônio Líquido (R$ mil)

Em 30/04/2021: 1.343.603

Média dos últimos 12 meses: 1.607.722 Prestadores de Serviços

www.banrisulcorretora.com.br | E-mail: fundos_investimento@banrisul.com.br | Telefone: (51) 3215.2300 Fax: (51) 3215.1707 | OUVIDORIA 08006442200 | SAC 08006461515

0,1558% do patrimônio líquido, com 95% de confiança, para

21 dias úteis, em condições normais de mercado.

2018 2019 2020 2021

96,70 96,89 93,49 80,00

Tipo Anbima: Renda Fixa Duração Média Soberano- Fundos que têm como objetivo buscar retornos investindo em ativos e derivativos de renda fixa. Esses Fundos devem possuirduration média ponderada da carteira inferior ou igual à apurada no IRF-M do último dia útil do mês de junho. Estes Fundos buscam limitar oscilação nos retornos decorrentes das alterações nas taxas de juros futuros. Fundos que possuírem ativos no exterior deverão realizar o hedge cambial desta parcela. Excluem-se estratégias que impliquem exposição em moeda estrangeira. Fundos que devem manter 100% (cem por cento) em títulos públicos federais.

Fundos de Investimento não contam com a garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Créditos – FGC. Leia a lâmina de informações essenciais e o regulamento antes de investir. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. A rentabilidade divulgada já é líquida da taxa de administração e outros encargos pertinentes ao fundo. Este documento tem caráter de divulgação, não se caracterizando como uma oferta de investimento e/ou desinvestimento. O investimento em fundos de investimento apresenta riscos para o investidor, ainda que o administrador mantenha sistema de gerenciamento de riscos. Não há garantia de completa eliminação da possibilidade de perdas para o fundo de investimento e para o investidor. A Lâmina de Informações Essenciais está disponível em www.banrisul.com.br > Investimentos > Fundos de Investimento.

Serviço de Atendimento ao Cotista - Gerência de Administração Fiduciária Rua Siqueira Campos, 736, 5º andar CEP 90010-000 - Porto Alegre – RS

** Desde 04.01.2021, os fundos de investimento passaram a administração fiduciária à Banrisul S.A Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio, CNPJ 93.026.847/0001-26.

Público Alvo: Investidores em geral, inclusive Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS),sem restrição de categorias de investidores e/ou segmentos.

Objetivo e Política de Investimento: Proporcionar aos seus cotistas a valorização dos recursos em carteira composta exclusivamente por de títulos públicos federais. Busca o retorno do índice de mercado IRF-M 1 (Índice de Mercado Anbima), com prazo médio da carteira de até 365 dias.

Auditor Externo: KPMG Auditores Independentes

Maio/ 2021

Administrador/ Gestor **: Banrisul S.A Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio

Custodiante/ Escriturador/ Distribuidor: Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.

94,12%

5,9%

LTN

LFT-O

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

0,00%

0,05%

0,10%

0,15%

0,20%

0,25%

0,30%

0,35%

0,40%

0,45%

0,50%

abr-20 mai-20 jun-20 jul-20 ago-20 set-20 out-20 nov-20 dez-20 jan-21 fev-21 mar-21 abr-21

Foco IRF-M 1 IRFM-1

(17)

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

BANRISUL FOCO IMA B FI RF LP - CNPJ: 16.844.890/0001-58

Características Gerais Composição da Carteira por Segmento em 30/04/2021 Classificação CVM: Renda Fixa

Tipo ANBIMA: Renda Fixa Duração Livre Soberano

Início das Atividades: 01/10/2012 Rentabilidade Mensal (%)

Taxa de administração: 0,50% a.a.

Horário de movimentação: Das 9h às 15h.

Fundo IMA-B Fundo IMA-B Fundo IMA-B Fundo IMA-B

Onde aplicar: Agências Banrisul ou www.banrisul.com.br

Jan 3,27 3,40 4,11 4,36 0,14 0,26 (0,93) (0,85)

Investimento Mínimo

:

R$ 1 mil

Fev 0,54 0,54 0,46 0,54 0,27 0,44 (1,50) (1,51)

Movimentação Mínima: R$ 100,00

Mar 0,89 0,93 0,50 0,57 (8,09) (6,97) (0,50) (0,46)

Saldo Mínimo: R$ 100,00

Abr (0,21) (0,14) 1,39 1,50 1,41 1,31 0,62 0,65

Regime de Cotas: Cota de Fechamento

Mai (3,25) (3,15) 3,40 3,66 1,69 1,51

Conversão de Cotas na Aplicação/Resgate: D+0 / D+1

Jun (0,42) (0,32) 3,68 3,73 2,03 2,04

Liquidação Financeira: D+1

Jul 2,23 2,31 1,20 1,28 4,47 4,38

Tratamento Tributário: Fundo de Longo Prazo

Ago (0,39) (0,44) (0,56) (0,40) (1,92) (1,79) Set (0,16) (0,14) 2,76 2,86 (1,66) (1,51)

Out 6,78 7,13 3,40 3,36 0,04 0,21

Informações de Risco:

Nov 0,80 0,90 (2,73) (2,45) 1,92 1,99

VAR**:

Dez 1,62 1,64 2,07 2,00 4,69 4,85

Acum 12,01 13,05 21,33 22,95 4,47 6,40 (2,30) (2,17)

** Sintetiza a maior perda esperada dentro de um período de tempo e intervalo de confiança. IMA-B

IMA-B é um Índice de Mercado Anbima.

Principal Fator de Risco: Índices de preços - IPCA

Desempenho Foco IMA-B x IMA-B (%) Classificação de Risco:

Patrimônio Líquido (R$ mil) Em 30/04/2021: 126.824

Média dos últimos 12 meses: 147.480 Prestadores de Serviços

Administrador/ Gestor ***: Banrisul S.A Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio

Custodiante/ Escriturador/ Distribuidor: Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.

Público Alvo: Investidores em geral, inclusive Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS sem restrição de categorias de investidores e/ou segmentos.

*** Desde 04.01.2021, os fundos de investimento passaram a administração fiduciária à Banrisul S.A Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio, CNPJ 93.026.847/0001-26.

Objetivo e Política de Investimento*: Tem por objetivo acompanhar a variação do sub-índice IMA-B (Índice de Mercado Anbima B) aplicando 100% da carteira em títulos públicos, relacionados a este indicador.

*Este fundo alterou significativamente sua política de investimento em 04.01.2021.

Fundos de Investimento não contam com a garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Créditos – FGC. Leia a lâmina de informações essenciais e o regulamento antes de investir. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. A rentabilidade divulgada já é líquida da taxa de administração e outros encargos pertinentes ao fundo. Este documento tem caráter de divulgação, não se caracterizando como uma oferta de investimento e/ou desinvestimento. O investimento em fundos de investimento apresenta riscos para o investidor, ainda que o administrador mantenha sistema de gerenciamento de riscos. Não há garantia de completa eliminação da possibilidade de perdas para o fundo de investimento e para o investidor. A Lâmina de Informações Essenciais está disponível em www.banrisul.com.br > Investimentos > Fundos de Investimento.

Auditor Externo: KPMG Auditores Independentes

Maio/ 2021

www.banrisulcorretora.com.br | E-mail: fundos_investimento@banrisul.com.br | Telefone: (51) 3215.2300 Fax: (51) 3215.1707 | OUVIDORIA 08006442200 | SAC 08006461515 105,99

2021

Serviço de Atendimento ao Cotista - Gerência de Administração Fiduciária Rua Siqueira Campos, 736, 5º andar CEP 90010-000 - Porto Alegre – RS

92,03 92,94 69,84

2,5523% do patrimônio líquido, com 95% de confiança, para 21 dias úteis, em condições normais de mercado.

2018 2019 2020

Tipo Anbima: Renda Fixa Duração Livre Soberano- Fundos que têm como objetivo acompanhar as variações de indicadores de referência do mercado de renda fixa, não admitindo alavancagem.

93,77%

6,29%

NTN-B

LFT-O

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

-3,00%

-2,00%

-1,00%

0,00%

1,00%

2,00%

3,00%

4,00%

5,00%

6,00%

abr-20 mai-20 jun-20 jul-20 ago-20 set-20 out-20 nov-20 dez-20 jan-21 fev-21 mar-21 abr-21

Foco IMA-B IMA-B

(18)

BANRISUL FOCO IDkA IPCA 2A FI RF - CNPJ: 21.007.180/0001-03

Características Gerais Composição da Carteira por Segmento em 30/04/2021

Início das Atividades: 15/09/2014 Taxa de administração: 0,20% a.a.

Horário de movimentação: Das 9h às 15h.

Onde aplicar: Agências Banrisul ou www.banrisul.com.br Investimento Mínimo: R$ 50 mil

Movimentação Mínima: R$ 100,00 Saldo Mínimo: R$ 10 mil

Regime de Cotas: Cota de Fechamento Rentabilidade Mensal (%)

Conversão de Cotas na Aplicação/Resgate: D+0 / D+1

Liquidação Financeira: D+1

Fundo IDkA Fundo IDkA Fundo IDkA Fundo IDkA

Tratamento Tributário: Fundo de Longo Prazo

Jan 0,95 0,76 1,27 1,26 0,53 0,53 0,07 0,14

Classificação CVM: Renda Fixa

Fev 0,56 0,62 0,54 0,52 0,64 0,68 (0,55) (0,47)

Mar 1,46 1,59 0,67 0,67 (1,46) (1,21) 0,27 0,28

Informações de Risco

Abr 0,68 0,82 1,03 1,03 0,49 0,57 0,89 1,34

VAR*:

Mai (0,88) (1,01) 1,14 1,36 1,93 1,75

Jun 0,26 0,16 1,24 1,23 1,06 0,98

*Sintetiza a maior perda esperada dentro de um período de tempo e intervalo de confiança. Jul 1,21 1,59 0,90 1,01 0,85 0,93

Ago (0,02) 0,09 0,11 0,08 0,66 1,03

Set 1,08 1,35 1,46 1,59 (0,04) 0,01

Principal Fator de Risco: Índices de preços - IPCA

Out 2,13 1,94 1,30 1,23 0,10 0,03

Nov 0,15 0,17 (0,07) 0,01 1,16 1,51

Dez 1,15 1,25 1,05 1,20 1,65 1,47

Classificação de Risco:

Acum 9,07 9,75 11,21 11,82 7,82 8,62 0,68 1,30

%IDkA.

* Este indicador é mera referência econômica, e não parâmetro objetivo do Fundo.

IDKA é um Índice de Mercado Anbima.

Desempenho Foco IDkA IPCA 2A x IDkA IPCA 2A (%)

Patrimônio Líquido (R$ mil) Em 30/04/2021: 1.261.763

Média dos últimos 12 meses: 1.011.595

Prestadores de Serviços

2020 2021

Público Alvo: Investidores em geral, inclusive Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), sem restrição de categorias de investidores e/ou segmentos.

Serviço de Atendimento ao Cotista - Gerência de Administração Fiduciária

Maio/ 2021

Objetivo e Política de Investimento: Proporcionar aos seus cotistas a valorização de suas cotas por meio da aplicação dos recursos em carteira composta exclusivamente por títulos públicos federais. Busca o retorno do Sub-índice IDKA 2A - Índice de Duração Constante ANBIMA segmento 2A (IDkA IPCA 2A).

1,0526% do patrimônio líquido, com 95% de confiança, para 21 dias úteis, em condições normais de mercado.

93,03 94,84 90,72 52,31

2018 2019

Administrador/ Gestor **: Banrisul S.A Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio

Custodiante/ Escriturador/ Distribuidor: Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.

Rua Siqueira Campos, 736, 5º andar CEP 90010-000 - Porto Alegre – RS

www.banrisulcorretora.com.br | E-mail: fundos_investimento@banrisul.com.br | Telefone: (51) 3215.2300 Fax: (51) 3215.1707 | OUVIDORIA 08006442200 | SAC 08006461515

Auditor Externo: KPMG Auditores Independentes

Fundos de Investimento não contam com a garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Créditos– FGC. Leia a lâmina de informações essenciais e o regulamento antes de investir. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. A rentabilidade divulgada já é líquida da taxa de administração e outros encargos pertinentes ao fundo. Este documento tem caráter de divulgação, não se caracterizando como uma oferta de investimento e/ou desinvestimento. O investimento em fundos de investimento apresenta riscos para o investidor, ainda que o administrador mantenha sistema de gerenciamento de riscos. Não há garantia de completa eliminação da possibilidade de perdas para o fundo de investimento e para o investidor. A Lâmina de Informações Essenciais está disponível em www.banrisul.com.br > Investimentos > Fundos de Investimento.

Tipo Anbima: Renda Fixa Duração Livre Soberano- Fundos que têm como objetivo buscar retorno por meio de investimentos em ativos e derivativos de renda fixa, sem compromisso de manter limites mínimo ou máximo para adurationmédia ponderada da carteira. O hedge cambial da parcela de ativos no exterior é facultativo. Fundos que devem manter 100% (cem por cento) em títulos públicos federais.

** Desde 04.01.2021, os fundos de investimento passaram a administração fiduciária à Banrisul S.A Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio, CNPJ 93.026.847/0001-26.

97,27%

4,33%

NTN-B

LFT-O

0%

20%

40%

60%

80%

100%

120%

-1,00%

-0,50%

0,00%

0,50%

1,00%

1,50%

2,00%

ago-20 set-20 out-20 nov-20 dez-20 jan-21 fev-21 mar-21 abr-21

Foco IDkA IPCA 2A IDkA IPCA 2A

Referências

Documentos relacionados

As diretrizes contidas neste Código de Ética deverão ser observadas por todos os agentes públicos, indistintamente, sejam servidores do Hospital, médicos residentes,

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. Vários turistas frequentemente têm tido a oportunidade de viajar para países que utilizam a

Jesus explicou que as coisas espirituais nascem do Es- pírito, então salientou aquilo que nos faz desejar ouvir a voz do Espírito Santo – que Deus ama muito a todos, que enviou

Único: Os atletas ficam cientes que deverão assumir no ato da inscrição todos os riscos e danos da eventual suspensão da corrida (iniciada ou não) por questões de

Ciclo (Pré-Bolonha) 100% de empregabilidade total, muito embora só 70% dos diplomados se encontrem a trabalhar como professores do ensino básico na rede pública ou privada, sendo

Como os investidores institucionais e os gestores de ativos são, na maioria dos casos, acionistas minoritários, a existência de mais direitos de controlo sobre as TPR melhoraria a

Será entregue uma t-shirt e um dorsal com chip a cada participante da 3ª Corrida “Juntos Contra a Fome!”, assim como uma t-shirt e um dorsal (sem chip) aos participantes da

A empresa em questão não usufrui de técnicas relacionadas ao apoio à tomada de decisão, onde se faz necessária a aplicação de conceitos e software relacionados à