• Nenhum resultado encontrado

METALURGIA DA TRANSFORMAÇÃO GABARITO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "METALURGIA DA TRANSFORMAÇÃO GABARITO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

GABARITO

CONCURSO PÚBLICO DOCENTE IFMS

EDITAL Nº 002/2013 – CCP – IFMS

METALURGIA DA

TRANSFORMAÇÃO

Uso exclusivo do IFMS.

(2)
(3)

QUESTÃO 1 (Valor 4 pontos)

A Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, equiparou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia às Universidades Federais no que se refere

a) às disposições que regem a regulação, avaliação e supervisão das instituições e dos cursos de Educação Superior.

b) a exercer o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais.

c) à autonomia e a utilização dos instrumentos de gestão e de quadro de pessoal.

d) à oferta de Educação Superior, Básica e Profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas.

e) à oferta de formação inicial e continuada ou qualificação profissional para o trabalho, entre os quais estão incluídos os cursos especiais, abertos à comunidade.

QUESTÃO 2 (Valor 4 pontos) Analise as afirmativas abaixo.

I. A instituição ofertante de Curso de Especialização Técnica de Nível Médio deve ter em sua oferta regular Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio correspondente, ou no respectivo eixo tecnológico relacionado estreitamente com o perfil profissional de conclusão de especialização.

II. A carga horária mínima dos Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio é de 50% da carga horária mínima indicada no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos para a habilitação profissional a que se vincula.

III. Os Cursos Técnicos de Nível Médio poderão prever atividades não presenciais, no limite de até 10% da carga horária do curso, respeitados os mínimos previstos de duração e carga horária total.

IV. No desenvolvimento da ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% de suas vagas em cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Assinale a alternativa correta.

a) as afirmativas I e III estão corretas.

b) as afirmativas I e IV estão corretas.

c) somente a afirmativa I está correta.

d) somente a afirmativa II está correta.

e) as afirmativas II e IV estão corretas.

(4)

QUESTÃO 3 (Valor 4 pontos)

A formação inicial para a docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio realiza-se em cursos de graduação e programas de licenciatura ou outras formas, em consonância com a legislação e com normas específicas definidas pelo Conselho Nacional de Educação. A legislação estipula que

I. aos professores graduados, não licenciados, em efetivo exercício na profissão docente ou aprovados em concurso público, é assegurado o direito de participar ou ter reconhecidos seus saberes profissionais.

II. excepcionalmente, a equivalência à licenciatura poderá ocorrer pela certificação da experiência docente, na forma de reconhecimento dos saberes profissionais de docentes com mais de 20 anos de efetivo exercício como professores da Educação Profissional, no âmbito da Rede Certific.

III. aos professores graduados, não licenciados, em efetivo exercício na profissão docente ou aprovados em concurso público, é assegurado que a formação equivalente à licenciatura ocorra, excepcionalmente, por meio de curso de pós- graduação lato sensu, de caráter pedagógico.

IV. o prazo para o cumprimento da excepcionalidade prevista no item III para a formação pedagógica dos docentes em efetivo exercício da profissão encerrar-se-á no ano de 2020.

a) somente as afirmativas I e III estão corretas.

b) somente as afirmativas I e II estão corretas.

c) somente a afirmativa IV está incorreta.

d) somente a afirmativa III está incorreta.

e) somente a afirmativa II está incorreta.

QUESTÃO 4 (Valor 4 pontos)

A Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, ao se referir aos direitos e vantagens estabelece que

a) a remuneração do servidor é o vencimento do cargo efetivo, e neste estão contabilizadas as vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

b) as gratificações e os adicionais não se incorporam ao vencimento ou provento.

c) não será concedida ajuda de custo aquele que, não sendo servidor da União, for nomeado para cargo em comissão, com mudança de domicílio.

d) nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigência permanente do cargo, o servidor não fará jus a diárias.

e) a gratificação natalina será considerada para cálculo de qualquer vantagem

pecuniária.

(5)

QUESTÃO 5 (Valor 4 pontos)

A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma integrada, é desenvolvida da seguinte forma:

a) a quem ingresse no Ensino Médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso.

b) em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento do projeto pedagógico unificado.

c) com matrícula única, na mesma instituição de ensino, de modo a conduzir o estudante à habilitação profissional técnica de nível médio ao mesmo tempo em que conclui a última etapa da Educação Básica.

d) em cursos destinados, exclusivamente, a quem já tenha concluído o Ensino Médio, com duração total mínima de 3.000 horas.

e) em instituições de ensino distintas, aproveitando as oportunidades de ensino disponíveis.

QUESTÃO 6 (Valor 3 pontos)

Sabendo-se que o inibidor do processo corrosão é uma mistura de substâncias que quando inserida no meio corrosivo, em concentrações adequadas, reduzem ou eliminam a corrosão. Em relação aos inibidores, marque a alternativa correta.

a) Os inibidores anódicos atuam reprimindo reações anódicas, ou seja, retardam ou impedem a reação do anodo.

b) Inibidores de adsorção funcionam como películas de desgaste e não interferem na ação eletroquímica.

c) Inibidores catódicos reprimem reações catódicas que acabam produzindo compostos solúveis.

d) Inibidores em fase de vapor são sólidos voláteis que ao serem colocados em espaços fechados saturam o ar com seus fatores e evitam a formação de película protetora.

e) Apenas os inibidores em fase de vapor são eficientes para evitar a corrosão.

QUESTÃO 7 (Valor 3 pontos)

Os processos de corrosão são reações químicas heterogêneas que ocorrem na superfície de separação entre o metal e o meio corrosivo, podendo ocorrer sob diferentes formas.

Marque a alternativa correta.

a) A corrosão alveolar se processa na superfície metálica produzindo sulcos apresentando fundo arredondado e profundidade inferior ao seu diâmetro.

b) A corrosão grafítica se processa no ferro fundido cinzento sob elevadas temperaturas.

c) A corrosão filiforme se processa sob a forma de finos filamentos profundos que se

propagam em uma única direção.

(6)

d) A corrosão por placas se localiza em toda sua extensão da superfície metálica, formando placas com escavações.

e) A corrosão por pite não se processa nos grãos da rede cristalina do material.

QUESTÃO 8 (Valor 3 pontos)

Um aço carbono contendo 0,8 % de carbono é considerado a) hipoeutetóide

b) hipereutetóide c) eutetóide d) peritetóide e) eutético

QUESTÃO 9 (Valor 4 pontos)

Levando em conta a classificação dos processos de soldagem, quanto à fonte de calor empregada através do arco elétrico, qual das alternativas abaixo está correta?

a) Soldagem MIG/MAG, soldagem com eletrodos revestidos, soldagem TIG, soldagem a arco submerso, soldagem com arame tubular soldagem por oxi-gás.

b) Soldagem MIG/MAG, soldagem com eletrodos revestidos, soldagem TIG, soldagem a arco submerso, soldagem com arame tubular, soldagem por ultrassom.

c) Soldagem com arame tubular, soldagem com eletrodos revestidos, soldagem TIG, soldagem MIG/MAG, soldagem a arco submerso, soldagem por resistência elétrica.

d) Soldagem com eletrodos revestidos, soldagem TIG, soldagem MIG/MAG, Soldagem a arco submerso, soldagem com arame tubular.

e) Soldagem a arco submerso, soldagem com eletrodos revestidos, soldagem TIG, soldagem MIG/MAG, soldagem com arame tubular, soldagem por pressão ou deformação.

QUESTÃO 10 (Valor 3 pontos)

O soldador em suas atividades práticas de soldagem com eletrodo revestido fica exposto a uma série de riscos, quais sejam: a possibilidade de incêndios, explosões, exposição à radiação, emissão de gases prejudiciais à saúde e respingos de solda. Os principais equipamentos de proteção individual – EPI´s usados pelo soldador são:

a) avental e botas sintéticas.

b) luvas de couro de raspa e ombreiras sintéticas.

c) luvas, perneiras, avental de raspa de couro e óculos de proteção.

d) manga de raspa de couro e perneiras sintéticas.

e) luvas sintéticas e mangas sintéticas.

(7)

QUESTÃO 11 (Valor 4 pontos)

Durante a deformação plástica de uma amostra metálica policristalina e abaixo da temperatura de recristalização, quais seriam as alterações esperadas nesta amostra?

a) Alteração na forma do grão, encruamento, aumento na densidade de discordâncias e aumento da ductilidade.

b) Aumento na densidade de discordâncias, alteração na forma do grão, encruamento e aumento da tenacidade.

c) Alteração na forma do grão, encruamento, aumento na densidade de discordâncias, redução da ductilidade e redução da dureza.

d) Aumento na densidade de discordâncias, alteração na forma do grão, encruamento e redução da ductilidade.

e) Alteração na forma do grão, encruamento, aumento na densidade de discordâncias, aumento da ductilidade e da dureza.

QUESTÃO 12 (Valor 4 pontos)

A metalurgia do pó é o processo metalúrgico de fabricação de peças metálicas, que se distingue dos processos metalúrgicos convencionais. Analise as afirmativas abaixo

I. Os tipos e formas das partículas metálicas não estão intimamente relacionados.

II. Utilização de pós-metálicos e não metálicos como matérias-primas.

III. Ausência de fase líquida ou presença apenas parcial de fase líquida durante o processo de fabricação.

IV. Os processos de soldagem convencionais não se aplicam nas peças sinterizadas devido à presença de porosidade.

V. A sinterização é uma operação fundamental da técnica de metalurgia do pó, pois ela constitui a fase final do ciclo de consolidação dos pós-metálicos.

Identifique as afirmações corretas.

a) I, II, IV e III.

b) I, II, III e V.

c) I,III, IV eV.

d) II,III,IV e V.

e) Todas as alternativas estão corretas.

(8)

QUESTÃO 13 (Valor 4 pontos)

Associe a coluna da esquerda com a da direita:

1. Forjamento

2. Extrusão

3. Trefilação

4. Laminação

( ) É um processo de conformação mecânica no qual o material é forçado a passar entre dois cilindros, girando em sentidos opostos, com praticamente a mesma velocidade superficial e separados entre si de uma distância menor que o valor da espessura inicial do material a ser deformado.

( ) É um processo em que se obtêm produtos com seções de geometrias diversas pela tração. O perfil deste produto é definido durante sua passagem por uma matriz.

( ) É, então, um processo de compressão indireta, que pode ser realizado a quente ou a frio, no qual um metal é forçado a fluir através de uma matriz aberta, de modo a produzir barras, tubos ou os mais variados perfis, ou seja, produtos com seção transversal idêntica em todo o seu comprimento.

( ) É um processo de conformação no qual se modificam a geometria, as dimensões e as propriedades mecânicas de um corpo metálico pela ação de tensões compressivas diretas.

A sequência correta é:

a) 3, 2, 1 e 4.

b) 1, 4, 2 e 3.

c) 4, 3, 2 e 1.

d) 2, 1, 3 e 4.

e) 3, 1, 4 e 2.

(9)

QUESTÃO 14 (Valor 7 pontos)

Sabe-se que a fundição em areia pode ser efetuada de forma manual ou automatizada.

Quando estes processos são recomendados?

QUESTÃO 15 (Valor 7 pontos)

Uma barra de latão (70-30) possui uma massa de 8 kg. Identifique os elementos de liga e

calcule a massa de cada um.

(10)

QUESTÃO 16 (Valor 7 pontos)

Duas barras de aço cilíndricas idênticas são obtidas pelo mesmo processo.

a) Qual apresentará a maior dureza: o aço ABNT 1010 ou o aço ABNT 1020? Justifique sua resposta.

b) Como poderia se alterar a dureza de um aço, sem alterar a sua composição química?

QUESTÃO 17 (Valor 6 pontos)

A corrosão metálica é comumente eletroquímica, envolvendo reações tanto de oxidação quanto de redução.

(a) Explique sucintamente a diferença entre as reações eletroquímicas de oxidação e

redução.

(11)

(b) Qual reação ocorre no anodo e qual reação ocorre no catodo?

QUESTÃO 18 (Valor 8 pontos)

Discorra sobre a regulagem da chama oxiacetilênica (neutra, redutora e oxidante) no processo de soldagem por oxi-gás, com base nos volumes de oxigênio e acetileno.

.

(12)

QUESTÃO 19 (Valor 5 pontos)

No processo de soldagem TIG, o arco elétrico pode ser produzido utilizando-se as seguintes configurações elétricas de polaridades:

• C/C -

: corrente contínua com eletrodo negativo.

• C/C +

: corrente contínua com eletrodo positivo.

• C/A : corrente alternada.

Associe a coluna da esquerda (configurações elétricas) com a da direita.

(1) C/C -

:

corrente contínua com eletrodo negativo.

(2) C/C +

:

corrente contínua com eletrodo positivo.

(3) C/A :

corrente alternada.

( ) Esta configuração faz com que os elétrons fisicamente saiam do metal-base e incidam no eletrodo durante o primeiro meio ciclo e realize o movimento contrário durante o segundo meio ciclo. Esta configuração direciona praticamente a mesma quantidade de calor para o metal base e para o eletrodo. O resultado é uma penetração intermediária.

( ) Esta configuração faz com que os elétrons fisicamente saiam do metal-base e incidam no eletrodo, enquanto que os íons positivos migrem no arco na direção do eletrodo à peça. Esta configuração inverte o direcionamento do calor do arco, sendo aproximadamente 30% do calor para o metal base e 70% para o eletrodo. Com isso, a penetração torna-se rasa e mais larga.

( ) Esta configuração faz com que os elétrons fisicamente saiam do eletrodo e incidam no metal-base, enquanto que os íons positivos migrem no arco na direção da peça ao eletrodo. Como são os elétrons que, devido ao seu pequeno tamanho quando comparados com os íons positivos, possuem maior mobilidade e por isso geram a maior quantidade, esta configuração direciona aproximadamente 70% do calor para o metal base e 30% para o eletrodo. Com isso, obtém-se maior penetração.

A sequência correta é:

a) 3, 2, 1.

b) 1, 3, 2.

c) 3, 1, 2.

d) 2, 1, 3.

e) 1, 2, 3.

(13)

QUESTÃO 20 (Valor 6 pontos)

O ferro gusa é um produto obtido a partir da redução do minério de ferro no alto forno.

Quais são as principais aplicações do ferro gusa na indústria de fundição de ferros fundidos?

QUESTÃO 21 (Valor 6 pontos)

Dado a curva tensão (σ) x deformação (ε) do ensaio de tração abaixo, identifique os

pontos E, B, R, Região Elástica (RE) e a Região Plástica (RP).

(14)

Referências

Documentos relacionados

A Corrente V Tensão Liga Desliga Remoto Alimentação elétrica Alimentação primária Trifásico Negativa Soldagem MIG/MAG Pedal de controle Monofásica Positiva Soldagem TIG %

Este documento foi gerado eletronicamente através do site sulamerica.com.br/saudeonline na data 26/04/2015 às 12:38 PM e contém a Rede Referenciada conforme critérios de

Neste sistema a fase 5, isto é, 'o controle das variáveis de soldagem' como velocidade de alimentação do arame em MIG-MAG (GMAW) ou a duração de corrente em soldagem por

Neste trabalho pretende‐se estudar o efeito de alguns parâmetros da soldagem  MIG/MAG na 

O processo de soldagem MIG / MAG possui como vantagens sobre os outros processos de soldagem a facilidade de operação, a alta produtividade, ser um processo facilmente automatizável,

Trabalhando no desenvolvimento de procedimentos de soldagem de aços inoxidáveis martensíticos sem tratamentos térmicos pós-soldagem (TTPS) PEREIRA [24], utilizando a soldagem

Os quadros tipo pseudo EP são os mais descritos como ma- nifestação cutânea única, em pacientes jovens sem sintomas da Covid-19, inclusive com demonstração de estruturas virais nas

O processo MIG baseou-se no processo TIG, iniciando com a soldagem do alumínio e posteriormente estendeu-se à soldagem dos aços inoxidáveis, ao se notar que uma pequena