• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE PAIS EDUCAÇÃO INFANTIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MANUAL DE PAIS EDUCAÇÃO INFANTIL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

MANUAL DE PAIS – EDUCAÇÃO INFANTIL Sejam bem-vindos à Builders!

Este manual contém informações importantes sobre o funcionamento da escola. Pedimos que o leiam atentamente e assinem o Termo de Ciência ao final.

Proposta pedagógica

Nossa proposta pedagógica está fundamentada no sócio-construtivismo. O aprendizado ocorre a partir da interação com as pessoas e o ambiente, e o aluno tem participação efetiva em atividades envolvendo a experimentação, a pesquisa em grupo, a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio. O professor é facilitador desse processo, propondo atividades desafiadoras e adequadas a cada faixa etária para a construção do conhecimento.

Objetivos da Educação Infantil

Contribuir para o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais.

Propiciar à criança a construção de auto–imagem positiva, percebendo-se na sua identidade e valorizando suas possibilidades de ação e crescimento.

Possibilitar à criança a construção de conceitos, interagindo com o ambiente, estruturando o conhecimento físico, o lógico-matemático e o social.

Desenvolver as diferentes formas de representação verbal, individual e grupal, ampliando a capacidade de comunicação de pensamentos e sentimentos, inclusive na aquisição da segunda língua.

Desenvolver a ação corporal, percebendo suas possibilidades e limitações, explorando seu corpo e o espaço físico.

Propiciar o desenvolvimento da responsabilidade pessoal, da compreensão dos direitos e deveres com parceiros de diferentes idades.

Filosofia: A Educação através do Amor

Este é o maior diferencial da escola e significa que:

Cada criança é valorizada pelas suas características e tem seu ritmo respeitado, recebendo estímulos para o desenvolvimento de suas habilidades sociais, intelectuais, emocionais e físicas, em ambiente alegre e acolhedor.

Nossos profissionais mantêm uma conduta afetiva com os alunos, tratando-os de forma respeitosa e amorosa.

Buscamos uma relação próxima com as famílias pois acreditamos que, conhecendo cada criança em sua especificidade, podemos fazer um trabalho ainda melhor.

Alunos com necessidades especiais

Casos de crianças com necessidades especiais são analisados individualmente para que a escola adote as medidas necessárias envolvendo a equipe e as famílias no processo.

O bilinguismo

Na Builders a aquisição da segunda língua acontece naturalmente e aos poucos.

A rotina escolar é toda em inglês e a exposição ao idioma acontece em situações contextualizadas e significativas. Os professores se comunicam com os alunos em inglês, estimulando-os cada vez mais, na medida em que se familiarizam com a língua.

O material de apoio (livros, CDs, DVDs, jogos, brinquedos pedagógicos e cartazes) é atraente e estimula o aprendizado, garantindo o processo simultâneo de aquisição das duas línguas de forma lúdica e tranquila.

As atividades diárias familiarizam a criança com a segunda língua progressivamente. Inicialmente ela só ouve, depois constrói frases usando as palavras mais conhecidas nas duas línguas e posteriormente ela é

(2)

capaz de se comunicar utilizando o conhecimento adquirido. É um processo similar ao aprendizado da língua materna, favorecido pelo tempo de exposição ao idioma.

Cada criança tem seu ritmo, aprende e responde aos estímulos de forma única. Por isso, é natural que alguns falem primeiro, enquanto outros permaneçam por mais tempo ouvindo o inglês, até que tenham repertório suficiente para se comunicar.

Para garantir que as crianças mantenham sua identidade étnica e adquiram conhecimentos referentes à cultura nacional, nosso currículo inclui aulas de Cultura Brasileira ministradas em português, por professores especialistas.

Currículo

Nosso currículo está fundamentado sobre os RCNs (Referenciais Curriculares Nacionais) e o planejamento envolve projetos e sequências de atividades com temas variados e interdisciplinares. O trabalho é pautado em dois grandes âmbitos: o da Formação Pessoal e Social e o do Conhecimento de Mundo, incluindo-se os eixos de: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Movimento, Música, Artes Visuais e Língua Inglesa.

As áreas abrangem:

Conteúdos Conceituais, referentes à construção ativa das capacidades para operar com símbolos, idéias, imagens e representações que permitem atribuir sentido à realidade.

Conteúdos Procedimentais, referentes ao saber fazer e à possibilidade de a criança construir instrumentos e estabelecer caminhos que lhe possibilitem a realização de suas ações.

Conteúdos Atitudinais, referentes aos valores, normas e atitudes passíveis de serem aprendidos e planejados.

Agrupamento de alunos

Os alunos são agrupados por ano de nascimento, sendo a data corte 30 de junho.

As turmas de K1 e K2 podem ocupar a mesma sala.

De acordo com o número de alunos e as necessidades, a diretoria pedagógica determina o número de profissionais em cada turma.

Horários

Funcionamento da escola - das 7h30 às 18h Período da manhã

K1 e K2 - das 8h10 às 11h50 K3 e K4 - das 8h às 12h K5 – das 8h às 12h30 Período da tarde

K1 e K2 - das 13h10 às 16h50 K3 e K4 - das 13h às 17h K5 - das 13h às 17h30 Semi-integral

Aulas regulares pela manhã e atividades extracurriculares à tarde - das 8h às 15h Atividades extracurriculares pela manhã e aulas regulares à tarde - das 10h às 17h Integral

Aulas regulares pela manhã e atividades extracurriculares à tarde - das 8h às 17h Pessoas autorizadas a retirar os alunos

O aluno só pode sair da escola com os responsáveis ou pessoas autorizadas na agenda, contanto que apresentem o documento de identificação. Caso não haja essa autorização, o aluno só será liberado após o contato telefônico com os responsáveis. Por isso, informem a escola em caso de mudança nos telefones.

(3)

Transporte escolar

A Builders fornece contatos de transporte escolar, mas é responsabilidade dos responsáveis a contratação, o acompanhamento ou o cancelamento desses serviços.

Em virtude do trânsito e do itinerário do transporte, o horário de saída desses alunos pode variar para um pouco mais ou para menos de acordo com as condições do dia.

Material escolar

Ao efetivar a matrícula, o responsável deve adquirir os seguintes materiais padronizados pela escola:

uniforme, agenda, mochila, avental para artes e um saco de tecido para o transporte e armazenamento dos livros da biblioteca.

Além destes materiais, deve enviar:

Dois copos plásticos com tampa e SEM válvula ou mamadeira para K1 e K2 (às sextas-feiras são enviados para casa para higienização, e devem retornar à escola na segunda-feira).

Um copo plástico com tampa e SEM válvula para K3 a K5 (vai e volta na mochila diariamente).

Uma toalha de mão (às sextas-feiras é enviada para casa para higienização, e deve retornar à escola na segunda-feira).

Um saco plástico para roupas sujas.

Para crianças que usam fraldas

Pomada para assaduras, lenços umedecidos ou algodão, talco e loção (ficam na escola e devem ser repostos quando acabam).

Fraldas descartáveis para a semana (devem ser enviadas segunda-feira ou quando solicitadas).

Uma toalha fralda (deve ser enviada segunda-feira e é devolvida sexta-feira, ou quando precisar ser trocada).

Para crianças de período semi-integral e integral

Escova e pastas de dentes.

Escova ou pente de cabelos.

Peças extras do uniforme para eventuais necessidades.

Saco de dormir para a hora do descanso (somente para crianças que dormem após o almoço). Há um modelo vendido sob encomenda no setor de uniformes.

Uniformes

O uso do uniforme completo (incluindo o blusão de inverno) e tênis (ou sandálias esportivas com solado de borracha) diariamente é obrigatório.

Peças extras do uniforme devem ser mantidas na mochila dos alunos para eventuais trocas.

Os uniformes podem ser adquiridos na escola, via agenda ou na recepção. O setor de uniformes tem até 2 dias para enviar a peça solicitada.

ATENÇÃO: Caso o aluno necessite ser trocado e não haja roupa extra na mochila, o professor pega uma peça nova no setor de uniformes e encaminha a nota com o valor da mesma aos responsáveis.

Cuidados com materiais pessoais e coletivos

Acreditamos na importância de incentivar os alunos a cuidar dos materiais pessoais e coletivos, como brinquedos, livros, materiais, uniformes, plantas e o próprio prédio da escola.

Aquele que quebrar ou danificar algum material coletivo ou de algum colega intencionalmente terá que repor o mesmo com a devida qualidade e rapidez.

É imprescindível que todos os pertences dos alunos, incluindo as peças do uniforme, sejam marcados com seu nome, sobrenome e série, para que, em caso de extravio, torne-se mais fácil a localização dos donos.

(4)

Na escola, orientamos os alunos a não realizarem trocas de objetos pessoais com os colegas.

Pedimos que devolva à escola qualquer item que vá por engano na mochila dos alunos.

Recomendamos que não enviem nenhum objeto de valor para a escola.

A escola não se responsabiliza por nenhum item danificado ou perdido.

Alimentação

A alimentação é produzida nas instalações da escola por empresa terceirizada. O cardápio é elaborado por uma nutricionista e divulgado mensalmente.

Lanche: oferecido a alunos de meio período e integral, no intervalo do período.

Almoço: oferecido a alunos de período semi-integral e integral. Alunos de meio período podem solicitar o almoço em caráter mensal ou de 1 a 5 dias por semana, desde que contratado com antecedência.

Para garantir uma melhor acomodação e organização dos grupos, o horário de almoço é dividido.

Crianças que almoçam na escola podem sair mais cedo das atividades escolares dependendo do horário do almoço de sua turma.

Os pais podem participar do almoço. Para isso, devem inscrever-se na secretaria com antecedência de um dia.

IMPORTANTE: O número de participantes por dia é limitado.

Documentação do aluno

A escola precisa ter no prontuário do aluno todas as fichas devidamente preenchidas pelos pais. É de responsabilidade dos mesmos comunicar a escola sobre quaisquer alterações importantes nessas fichas.

Saúde

Os alunos não podem comparecer à escola com febre, estomatite, conjuntivite, pediculose (piolho) ou doenças que apresentem riscos de contágio. Caso isto ocorra, entramos em contato com os responsáveis para que busquem o aluno, que só pode retornar às aulas após seu total restabelecimento ou término do período de contágio.

Quando algum aluno apresenta um quadro contagioso, a escola encaminha às famílias dos colegas um alerta de saúde, para que os responsáveis estejam atentos aos sintomas e a um possível contágio.

Em alguns casos, a escola pode solicitar um atestado médico para o aluno frequentar as aulas.

Medicação

A criança só é medicada na escola segundo instruções dos responsáveis da sua ficha de saúde ou agenda.

Toda medicação enviada dever ter o nome do aluno na caixa.

Machucados

A criança pré-escolar tem características de dependência e vulnerabilidade, que demandam cuidado contínuo, muito investimento afetivo e atenção por parte dos adultos por ela responsáveis.

A criança pequena é um ser inquieto, curioso e repleto de energia, incapaz de avaliar ou de prever as consequências de suas ações; portanto, cabe ao adulto protegê-la e, progressivamente, capacitá-la para que possa antecipar-se a eventos lesivos e praticar a prevenção de acidentes.

Acidentes sem gravidade: A escola considera as pequenas quedas, batidas e mordidas como sendo acidentes leves e parte do desenvolvimento pertinente à faixa etária. O professor informa os responsáveis através da agenda o que, quando e como ocorreu o acidente ou informa pessoalmente o ocorrido.

Acidentes que requerem atenção especial: Os responsáveis são contatados pela coordenadora ou diretora podendo, de acordo com o caso, serem adotadas as seguintes condutas:

Prestarmos os primeiros socorros conforme ficha de saúde do aluno enquanto aguardam a chegada dos responsáveis.

(5)

Encaminhar o aluno ao hospital indicado na ficha de saúde.

Ou, em casos extremos, chamar o resgate.

Higiene

O desenvolvimento de bons hábitos de higiene é parte importante do aprendizado na primeira infância. As crianças são orientadas a lavar as mãos após o uso do banheiro, antes de todas as refeições e após os momentos de parque. Aquelas que almoçam na escola fazem a higiene bucal após a refeição.

Reuniões de pais

Consideramos de fundamental importância a presença dos responsáveis nas reuniões de pais para que conheçam o trabalho pedagógico e acompanhem o desenvolvimento do aluno.

Além disso, as famílias podem convocar ou ser convocadas pela escola quando necessário, para trocar idéias visando o bem-estar da criança.

Relatórios e atividades

Para acompanhamento das atividades e do desenvolvimento da criança, a escola envia aos responsáveis relatórios e pastas de atividades.

Avaliação

A avaliação na Educação Infantil é feita por meio da observação, considerando os critérios de maturidade e desenvolvimento, e visa a obtenção de informações para favorecer o desenvolvimento dos alunos.

Saídas educativas

Faz parte do projeto pedagógico passeios educativos a partir do K3, que são cobrados à parte. Os alunos são acompanhados por membros da equipe e nesses dias não há aulas.

Eventos na escola

A cada ano a equipe pedagógica escolhe quais eventos serão realizados e o formato, data, local e participantes pode variar.

A escola não adota nenhuma diretriz religiosa. Todos os eventos e atividades são voltados para o aprendizado e aumento do repertório cultural dos alunos.

Alguns eventos são só para alunos, outros são abertos às famílias.

Circulares via e-mail

Os comunicados gerais da escola são enviados por e-mail e o professor carimba na agenda um aviso

“checar e-mail”. Caso haja algum problema, os responsáveis devem contatar a secretaria para tomar conhecimento do conteúdo da mensagem.

Agenda

Os responsáveis devem diariamente verificar se há recados, carimbos “checar e-mail”, itens no bolso, e assinar o campo “Ciente”. A escola não se responsabiliza por questões decorrentes de recados não lidos/assinados pelos responsáveis.

A agenda não precisa ser trocada anualmente, podendo ser usada até o término das páginas.

Achados e perdidos

É dever dos responsáveis colocar o nome do aluno em todos os seus pertences.

Itens não identificados e extraviados são encaminhados para a seção de 'achados e perdidos', junto à coordenação.

A escola não se responsabiliza por itens extraviados.

Comemoração de aniversários

O aluno pode comemorar seu aniversário com os colegas, observando-se as seguintes regras:

(6)

Os responsáveis devem solicitar o agendamento 10 dias antes da data desejada.

Podem participar somente os alunos que estudam na mesma sala e/ou série, além de irmãos e primos que estudam na escola.

Os convites devem ser entregues ao professor já preenchidos e com o nome do convidado escrito no cartão (por fora) uma semana antes.

Os responsáveis devem enviar fotos da criança no nascimento e com 1,2,3 anos... até a idade atual, para uma atividade especial.

O aniversariante pode entregar lembrancinhas aos convidados e receber presentes.

No dia, somente o aniversariante pode vir na escola com roupas de sua preferência ou fantasiado.

Os responsáveis devem enviar: bolo, dois tipos de docinhos, guardanapos, pratos e talheres descartáveis.

Tudo deve ser trazido até às 9h (alunos da manhã) ou até 14h (alunos da tarde).

Os responsáveis podem encaminhar câmera fotográfica simples, mas não filmadora.

Não é permitida a participação de quaisquer tipos de animadores.

Cartões de agradecimento de presentes podem ser encaminhados aos colegas desde que contenham o nome do destinatário escrito fora do envelope.

Aniversários fora da escola

O responsável pelo aniversariante deve enviar uma autorização para cada convidado, com duas vias, que devem ser preenchidas pelos responsáveis e devolvidas para a escola. Uma cópia é devolvida para o responsável pelo aniversariante e a outra via fica com a escola para liberar a saída dos alunos.

A saída é autorizada somente após o período de aulas e é de inteira responsabilidade dos responsáveis pelo aniversariante, que deve providenciar equipe para supervisionar os alunos, pois a escola não disponibiliza funcionários para isso.

A escola só pode encaminhar convites via agenda se todos os alunos da sala forem convidados.

Dia do brinquedo

Sexta-feira é o "Toy Day" e os alunos podem trazer brinquedos.

Os brinquedos devem caber dentro da mochila e estar identificados com nome e sobrenome.

Por motivo de segurança e para incentivar uma boa convivência social, não são permitidos: brinquedos com peças pequenas ou perigosas, armas, objetos de lutas marciais, jogos eletrônicos, fantasias, kits de maquiagem, patins, skates ou similares.

Biblioteca

Todas as turmas vão à biblioteca semanalmente escolher um livro para levar para casa e ler com os pais.

Alunos de K1 a K3 levam um livro em inglês e, a partir de K4, um em português e um em inglês.

Os livros devem ser transportados e permanecer no saco de tecido específico para esse fim, visando manter a boa conservação do acervo da escola e evitar extravios antes da próxima troca.

O empréstimo é de uma semana e o aluno só pode retirar outro livro após devolver aquele que estiver em seu poder. Por isso, pedimos a atenção dos responsáveis quanto ao dia da devolução.

Caso o aluno danifique ou perca o material, será solicitada a reposição ou o ressarcimento do valor do mesmo.

Encaminhamento de objetos

Nossos funcionários não podem receber itens para serem encaminhados para outros pais. Os responsáveis devem deixá-los na recepção, com o nome do remetente e destinatário, que deve retirar o mesmo. A escola não se responsabiliza por itens enviados nas mochilas das crianças para serem enviados para outros pais e os professores não estão autorizados a fazer este encaminhamento.

Encaminhamento de recados

Funcionários da portaria não estão autorizados a receber recados no portão para transmiti-los a terceiros.

Todos os recados devem ser enviados via agenda ou por telefone.

(7)

Uso de imagens em foto e vídeo pela escola

No ato da matrícula, os responsáveis preenchem uma ficha autorizando o uso de imagens dos alunos no site, jornal informativo e veículos para a divulgação da escola. Atenção: na área restrita do nosso site, podem aparecer fotos de quaisquer alunos.

Adaptação de novos alunos

O período de adaptação é um momento importante, representa um desafio, uma ruptura na rotina da criança, que se separa da família e conquista um espaço que é só seu.

A adaptação inclui as crianças, seus pais e os profissionais envolvidos. Com a entrada para a escola, a criança convive em um grupo social diferente da família e desenvolve relações pessoais intensas com outras pessoas.

Cada família tem um modo particular de lidar com essa situação e o vínculo de confiança com a escola é essencial para o sucesso nessa etapa. A relação entre os responsáveis e os professores deve ser cordial e sincera, o que proporcionará um sentimento de tranquilidade para a criança e de segurança para a família, respeitando-se o tempo que cada um precisa. A sinceridade do professor faz com que a criança não se sinta enganada.

No período de adaptação a escola é apresentada à criança como realmente é, e não fantasiada como um lugar que só tem coisas gostosas, no qual ela fica somente quando tiver vontade. Desde o primeiro dia, a criança percebe que será um lugar de convívio com colegas e adultos, responsáveis por ela durante o tempo que estiver na escola. Esse espaço diferenciado da casa, com limites definidos por uma estrutura de trabalho, atenderá as suas necessidades.

Com os responsáveis por perto e gradativamente se afastando, os elos da criança com os professores se estabelecem. Quanto maior a angústia ou a desconfiança dos responsáveis, mais lento será o processo de adaptação. Por isso, contamos com a sua compreensão e auxílio para que esse período aconteça de forma tranquila para todos.

O tempo de permanência do responsável na escola varia de acordo com as necessidades de cada um. A equipe pedagógica monitora o processo e orienta o responsável.

Horários para o período de adaptação para crianças de 1 a 3 anos:

Dias Manhã Tarde

1º Dia 8h10 às 10h 13h10 às 15h 2º Dia 8h10 às 10h 13h10 às 15h 3º Dia 8h10 às 10h30 13h10 às 15h30 4º Dia 8h10 às 10h30 13h10 às 15h30 5º Dia 8h10 às 11h 13h10 às 16h 6º Dia 8h10 às 11h 13h10 às 16h 7º Dia 8h10 às 11h50 13h10 às 16h50

Esses horários podem ser alterados de acordo com a disposição da criança, para garantir o seu bem-estar e deixá-la com vontade de retornar à escola no dia seguinte. Caso a criança chore incessantemente após a saída dos responsáveis, entraremos em contato para que venham buscá-la, evitando um desgaste emocional.

• No primeiro e segundo dia de aula, o responsável deve permanecer na sala de aula com a criança. A partir do terceiro dia, a equipe orienta o responsável a afastar-se, inicialmente por alguns instantes e depois por mais tempo.

• A princípio o professor fornece informações regulares sobre o andamento da adaptação do aluno. Após esse período, comunica somente aspectos que fujam do padrão.

(8)

• Os responsáveis podem ter conversas breves com os professores quando vão buscá-los no final do dia ou solicitar uma reunião individual mais longa para questões complexas.

A conduta do responsável na adaptação

• Seja sincero quanto às suas intenções e cumpra os combinados com as crianças para que elas se sintam seguras.

• Procure falar pouco e em voz baixa, não ficando em evidência, para que se sobressaia a voz do professor.

• Traga livros ou algo que o mantenha ocupado, para a criança perceber que não poderá contar com sua atenção na escola.

• Desligue o celular ou coloque-o no modo silencioso.

• Permaneça no mesmo ambiente que a criança somente nos dois primeiros dias e a partir do terceiro, aguarde na recepção.

• Mostre-se confiante no trabalho dos professores, permitindo que gradativamente passem a suprir as necessidades da criança (trocar fraldas, levar ao banheiro, assoar o nariz, etc).

• A criança pode trazer de casa objetos pessoais e que transmitam segurança, mas não pode retirar os brinquedos da sala. Se quiser brincar com algo, tem que ficar dentro da sala.

• Procure não segurar ou “prender” a criança no colo. Deixe-a “livre” para participar das atividades.

• Nunca rejeite a criança quando ela lhe requisitar, nem a force para acompanhar os colegas, é importante respeitar o ritmo de cada um nesses primeiros dias. Os professores irão chamá-la.

• O interesse da criança pelas atividades aumenta naturalmente. Com o tempo ela terá confiança no professor, estará familiarizada com o espaço e conhecerá os colegas, e então poderá brincar sem se preocupar com a presença do responsável.

• Procure manter-se tranquilo, paciente e confiante para transmitir esses sentimentos para a criança.

• Lembre-se que a adaptação é um processo gradativo e procure não cobrar da criança um comportamento que espera que ela tenha, aceite as reações dela com naturalidade.

IMPORTANTE: nunca deixe de se comunicar com a equipe quando tiver dúvidas. Estamos à disposição para ajudá-los a passar por essa fase que envolve tantos sentimentos importantes para os pais e para as crianças!

Termo de Ciência :

Li, estou ciente e me comprometo a passar as informações contidas neste manual a todas as pessoas envolvidas na rotina do meu filho.

Assinatura do pai: ____________________________________________________________________________

Assinatura da mãe: ___________________________________________________________________________

Data: ______/________/_________

Referências

Documentos relacionados

A desvantagem da Ventilação, com os Modos Controlado a Pressão (PCV), é que o volume corrente demandado dependerá da resistência do sistema respiratório do paciente.Na asma,

Resultados: foram analisados 10 artigos, dos quais emergiram quatro categorias: causas de traumatismo cranioencefálico infantil, prognóstico de crianças vítimas de

Estamos em um nível pré-expressivo 1 , onde o ator trabalha, em seu treinamento cotidiano, sua energia, sua presença, “o bios de suas ações e não seu significado” como nos

A logomarca do Dentista do Bem representa graficamente a grande rede de voluntários que, como uma engrena- gem, trabalham duro para fazer o projeto atender cada vez mais jovens ao

Modelo / Dimensão nominal / Faixa de medição / Conexão ao processo (tipo de conexão de processo, espessura do tubo, diâmetro)

Como refugiada na Holanda, despertou a ira dos muçulmanos quando produziu o curta Submissão (2004), no qual uma jovem muçulmana aparece de burca e, ao mesmo tempo que reza,

[r]

O presente estudo controlado randomizado comparando duas abordagens para reconstruir o osso vestibular em conjunto com implantes imediatos na presença de