• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO

O presente Regulamento revoga os provimentos legais anteriores sobre as Atividades Complementares e dá outras providências.

Art. 1.º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as Atividades Complementares do Curso de Direito do Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP, estabelecendo as normas gerais de controle, aproveitamento, validação e registro das horas complementares realizadas pelo acadêmico, na forma das disposições da Resolução nº 9, de 29 de setembro de 2004, Conselho Nacional de Educação, bem como especificar as atividades que são válidas para esse fim, os documentos comprobatórios e a limitação da carga horária admitida para cada atividade.

Art. 2.º O acadêmico deverá realizar, ao longo do curso de graduação, cento e oitenta (180) horas de atividades, dentre as arroladas no artigo 3°, sendo vedada a integralização da carga horária complementar com apenas um tipo de atividade.

Parágrafo Único – As Atividades Complementares compreendem as modalidades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Art. 3.º As Atividades Complementares do Curso de Direito deste Centro Universitário compõem-se das seguintes atividades:

I - disciplinas não previstas no currículo do curso de Direito, ou disciplinas curriculares eletivas cursadas além das disciplinas eletivas obrigatórias;

II - monitoria de Ensino;

III - estágios extra-curriculares e atividades profissionais no mundo do trabalho;

IV - cursos de informática e/ou idiomas estrangeiros;

V - projetos e programas de pesquisa;

(2)

VI - trabalhos publicados;

VII - assistência a defesas de monografias finais de cursos jurídicos, dissertações de mestrado e/ou tese de doutorado;

VIII - projetos e programas de extensão;

IX - eventos;

X - CEJULP;

XI - administração e representações estudantis;

§ 1.º As disciplinas extra-curriculares, elencadas no inciso I, podem ser realizadas em outros cursos de graduação deste Centro Universitário ou em outras Instituições de Ensino Superior nas áreas afins do Direito, mediante aprovação do Colegiado do curso, tendo o limite de aproveitamento de 60 horas/aula por disciplina, e 80 horas/aulas para o cômputo total das horas de atividades, sendo que o mesmo limite de carga horária se aplica para as disciplinas eletivas.

§ 2.º As monitoras de Ensino, elencadas no inciso II, devem ser pertinentes a disciplinas do currículo do curso de Direito, tendo o limite de 80 horas/aula para a carga horária total das atividades.

§ 3.º Os estágios extra-curriculares, elencado no inciso III, devem ter convênio com instituições que tenham reconhecimento deste Centro Universitário, sendo que a carga horária limite é de oitenta (80) horas/aula para a carga horária total das atividades.

§ 4.º As atividades elencadas no inciso IV, estará limitada á carga horária em até 80 horas/aula do total da carga horária para as atividades e deve ser comprovado o aproveitamento mediante Atestado ou Diploma.

§ 5.º Os projetos e programas de pesquisa que abordem temáticas jurídicas, elencado no inciso V, podem ser orientados por docentes de outros cursos, exceto o Trabalho de Conclusão de Curso, e devem ser atestados pelo professor orientador com o total das horas empregadas para a

(3)

pesquisa, sendo que a carga horária limite é de 80 horas/aula para a carga horária total das atividades.

§ 6.º Os trabalhos, elencados no inciso VI, devem ser publicados em jornais, revistas e outros órgãos de veiculação pública oficial.

§ 7.º A assistência aos trabalhos de Monografia Final dos cursos Jurídicos, defesas de Dissertações de Mestrado e/ou Teses de Doutorado, elencada no inciso VII, devem ser comprovadamente certificadas, sendo atribuído até quatro (4) horas por sessão, num limite de 40 horas/aula para a carga horária total das atividades.

§ 8.º Os projetos e programas de extensão comunitária, elencado no inciso VIII, coordenados por docentes do CEULP e aprovados pelo curso, terão o limite de até 80 horas/aula para a carga horária total das atividades, devendo serem comprovados mediante Atestado ou Certificado expedido pelo Setor de Extensão do CEULP.

§ 9° Os eventos diversos centrados na área jurídica, elencados no inciso IX, deverão ser comprovados mediante Atestado ou Certificado expedido pelo Setor de Extensão do CEULP, tendo carga horária limite de 130 horas/aula para a carga total das atividades. Os Eventos promovidos por outras Instituições serão analisados pela Coordenação de Extensão e Atividades Complementares quanto a relevância acadêmica dependendo de prévia e expressa autorização para registro da carga horária, observados os limites acima.

§ 10° O CEJULP, elencado no inciso X, consiste num ciclo de palestras oferecido pelo curso de Direito todos os anos, no qual o acadêmico participa mediante a inscrição prévia a ser realizada no início do semestre letivo junto a Secretaria do curso. O Certificado é expedido pelo Setor de Extensão do CEULP, tendo a carga horária limite de oitenta (80) horas para a carga horária total das atividades.

(4)

§ 11° A representação estudantil, elencada no inciso XI, em órgãos colegiados do CEULP poderá atribuir-se carga horária de duas (2) horas por reunião, limitada a dez (10) horas/aula para a carga horária total das atividades, mediante atestado do Presidente da Comissão.

Art. 4º A carga horária em qualquer das atividades constantes da grade de atividades não pode ser computada em percentual superior a 50% (cinqüenta por cento) da carga horária total destinada para as Atividades Complementares.

Art. 5º. O acadêmico, a partir do ingresso no curso de Direito, deverá habilitar- se para efeitos de validação, registro e cômputo das horas de atividades complementares, através de cadastramento a ser realizado junto à Central de Atendimento ao Acadêmico a partir do primeiro semestre do ingresso no curso de Direito, conforme as datas estabelecidas no Calendário Acadêmico.

§ 1.º Somente serão válidas as atividades realizadas a partir do ingresso do acadêmico no curso de Direito;

§ 2.º A validação das atividades desenvolvidas pelos acadêmicos será realizada mediante os seguintes critérios:

I - identificação com os objetivos do curso de Direito;

II - a contribuição para a formação do futuro bacharel em Direito;

III - a contribuição para a formação lingüística e humanística do acadêmico;

IV - demais critérios a serem analisados e definidos pelo Colegiado do curso de Direito.

Art. 6.º Todas as atividades constantes deste Regulamento devem ser comprovadas pelo próprio aluno, mediante a apresentação dos documentos comprobatórios das atividades realizadas.

Parágrafo Único. As atividades complementares especificadas no Quadro Demonstrativo não se confundem com as disciplinas que compõem o currículo do Curso e Direito para nenhum efeito, sendo de responsabilidade do aluno apresentar, periodicamente, os documentos comprobatórios do que realizou; e a Coordenação das Atividades Complementares, registrar, computar e atestar, ao final, o cumprimento mínimo exigido pelo art. 2º deste Regulamento.

(5)

Art.7.º Compete à Coordenação das Atividades Complementares do curso proceder a comunicação final a Secretaria Geral do Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP, para fins de lançamento no histórico escolar, através de Ata própria que contemple os itens descritos no Quadro Demonstrativo deste Regulamento.

Art. 8.º As Atividade Complementares são obrigatórias e, até o nono semestre do curso de graduação, o acadêmico deverá ter realizado 70% (setenta por cento) da carga horária para as Atividades Complementares, caso contrário, o curso de Direito ficará desobrigado a incluir o seu nome na informação a ser prestada ao Ministério da Educação - MEC - dos prováveis formandos do respectivo ano civil.

Art. 9.º Normas procedimentais complementares, na medida em que se fizerem necessárias, após prévio exame pelo Diretor, serão por ele encaminhadas à aprovação final pelo Colegiado do Curso de Direito e vigorarão desde a data da respectiva aprovação, valendo, uniformemente, para todos os campi da ULBRA”.

Quadro demonstrativo das Atividades Complementares:

GRUPO DE

ATIVIDADES MODALIDADES DE

ATIVIDADES DOCUMENTO

COMPROBATÓRIO

CARGA HORÁRIA

LIMITE

ATIVIDADES DE ENSINO

 Disciplinas não previstas no Currículo do curso de Direito ou Eletiva (com exceção das obrigatórias)

Atestado fornecido pela IES

onde conste a aprovação Até 60 horas

 Monitoria de Ensino Atestado e relatório Até 60 horas

 Estágios Extracurriculares Atestado e relatório fornecido pela entidade conveniada

Até 60 horas

 Assistência às audiências em qualquer Instância, Tribunal

e/ou assistência a Júri Atestado e relatório Até 60 horas

 Cursos de Informática

Atestado comprovando aproveitamento e carga

horária Até 60 horas

 Cursos de idiomas Atestado comprovando aproveitamento e carga horária

Até 60 horas

(6)

ATIVIDADES DE PESQUISA

 Pesquisa Atestado e relatório de

desempenho pelo professor

orientador Até 60 horas

 Trabalhos Publicados Cópia da publicação Até 25 horas

 Assistência de defesas de:

Monografias Finais de Cursos Jurídicos; Dissertações de Mestrado; Teses de Doutorado

Atestado de assistência Até 25 horas

ATIVIDADES DE EXTENSÃO

 Projetos e Programas de

Extensão Certificado com carga

horária Até 80 horas

 Eventos (palestras, simpósios

e congressos) Certificado com carga

horária Até 80 horas

 Cursos de extensão Certificado com carga

horária Até 80 horas

 CEJULP Certificado com carga

horária Até 80 horas

 Trabalho de voluntariado

comunitário Atestado com carga horária Até 60 horas

 Atividades profissionais

desenvolvidas na área jurídica Atestado da empresa

comprovando carga horária Até 60 horas

 Representações em Entidades Estudantis

Cópia da Ata das Reuniões dos órgãos colegiados da

IES Até 10 horas

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho reflete o estudo de dez currículos de especialização em Gestão de Serviços de TI, sendo cinco de outros países e cinco nacionais, partindo da hipótese

Artigo 15 - Outras atividades não mencionadas, neste regulamento, devem ser analisadas pela Coordenação dos curso de graduação ou Coordenação de Atividades Complementares, mediante

A Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG), mantida pela Associação Educativa Evangélica (AEE), desenvolve o curso de Graduação em Direito em conformidade com a

Todos os olhos (n=34) foram avaliados, constituindo-se um único grupo experimental, e submetidos aos exames necessários para o cálculo do poder dióptrico da lente

estimular a síntese de glutationa (GSH), principal antioxidante endógeno e que se encontra reduzido na esteatohepatite não alcoólica 72. Os efeitos da N-acetilcisteína tem

 A Contratada colocará o responsável técnico pela obra e ou serviço à disposição da CODEBA, podendo, sem prejuízo de sua responsabilidade pessoal, fazer-se representar

Art. 1º - Os currículos plenos dos cursos de graduação são constituídos por Disciplinas Obrigatórias e por Atividades Curriculares Complementares. 2º - As Atividades

A Lei Complementar 75/1993 dispõe sobre a organização, atribuições e estatuto do Ministério Público da União, conferindo-lhe legitimidade para -promover o