• Nenhum resultado encontrado

N. I. 14 Menor em Situação Irregular

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "N. I. 14 Menor em Situação Irregular"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

PMERJ

EMG

PM/3

26Nov84

NOTA DE INSTRUÇÃO Nº 019/84

1. FINALIDADE

Difundir assunto de interesse policial-militar referente às conclusões da mesa redonda "A Polícia e o Sistema de Atendimento a Menor em Situação Irregular".

2. OBJETIVOS

a. Fornecer aos Cmdo das OPM subsídios que facilitem a melhor orientação da tropa.

b. Estabelecer procedimentos, objetivando uma uniformidade de conduta dos integrantes da Cor-poração no sentido de se obter uma imagem mais positiva da PMERJ

c. Proporcionar subsídios para a instrução da tropa de forma a padronizar comportamento e ajus-tar entendimentos conceituais.

3. ASSUNTO A DIVULGAR

a. Conclusões resultantes da mesa redonda "A Polícia e o Sistema de Atendimento a Menor em

Situação Irregular".

b. Texto: Em anexo.

Airton da Silva Rabello - Cel PM Chefe do Estado-Maior

DISTRIBUIÇÃO

Cmt G, GCG, EM(Ch, Subch, Sect, PM/1, PM/2, PM/4, PM/5, APOM...10

AjG, DGP, DGAL, DGF, DGE, DAS, Gab. Mil, Cx Hab, Nu/CPM, DGS...10

1º e 2º CPA, 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º, 9º, 10º, 11º, 12º BPM...14

13º, 14º, 15º, 16º, 17º, 18º, 19º, 20º, 21º, 22º BPM, BPChq, RPMont...12

1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª CIPM, Cia PM Fem, BPRv, CECOPOM, CMM, CSM, CER...11

ESPM, EsFO, CFAP, HPM/Rio, HPM/Nit, PPM/Casc, PP/SJM, CASP, DIP...09

DPA, Cia Mus, Arquivo...02

(2)

CONTINUAÇÃO

Fl nº 2

MESA REDONDA - "A POLÍCIA E O SISTEMA DE ATENDIMENTO A MENOR EM SITUAÇÃO IRREGULAR".

COORDENADOR - DR. HAMILTON CARVALHIDO, 2º CURADOR DE MENORES DA COMARCA DA CAPITAL DO RIO DE JANEIRO, DIRETOR E-XECUTIVO DO CEPMAC.

Organizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas do Menor - Alurio Cavallieri teve lugar, na sede do CEPMAC, no dia 17 de agosto de 1984, a mesa Redonda - "A Polícia e a Sistema de Aten-dimento a Menor em Situação Irregular", assim se definindo o temário:

1. A função Policial na Teoria do Direito do Menor.

2. Passado, Presente e Futuro da Divisão de Segurança e Proteção ao Menor.

3. projeções da Divisão de Segurança e proteção ao Menor.

4. Ação da Autoridade Policial em Relação a menor em Situação Irregular. Divisão

de Segurança e proteção ao Menor. Fator Segurança.

5. Ação da Autoridade Policial em Relação a Menor em Situação Irregular. Área

absorvida e Não Absorvida. Fator Segurança.

6. Ação da Autoridade Policial em Relação a menor em Situação Irregular.Área do

Interior. Fator Segurança.

7. A Intervenção Técnica Especializada na ação Policial

8. A Polícia Militar e o Menor na Rua.

O evento, que despertou grande interesse pela manifestação da atualidade dos seus temas, em relação com a gravidade maior que assumem a questão do menor em situação irregular e o aumento da criminalidade no Estado do Rio de janeiro, teve em mira, basicamente, propiciar um ponto de partida para a discussão integrada das questões pertinentes, ensejando um primeiro debate entre os diversos elementos instituições que interagem no sistema de atendimento a menores em situação ir-regular.

Participaram, além dos expositores, dr. THIERS VIANNA MONTEBELLO, Dr. GILBERTO DANTAS, Dr. EIDE TRINDADE DE LIMA, DR. Pedro Cardoso Guimarães filho, Dr. WAN-DERLEY JOSÉ DA SILVEIRA, Dr. HAMILTON MONERAT VENTURA, A.S. ANTONIETA EULÁLIA NOGUEIRA TEIXEIRA, Major MARCOS MÁRCIO DE ABREU CONTREIRAS, o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Fundação Nacional do Bem-Estar do menor, a Fundação Estadual de Educação do Menor, a Polícia Civil, a Polícia Militar e técnicos das diversas áreas das ciências humanas, resultando dos trabalhos as seguintes CONCLUSÕES:

(3)

CONTINUAÇÃO

Fl nº 3

1ª) Reconheceu-se a necessidade da criança de uma seção específica para as questões do me-nor em situação irregular, notadamente do meme-nor infrator, visando, por através de uma atividade permanente de pesquisa, planejamento, habilitação e treinamento de pessoal, a uma adequada e ra-cional participação na AÇÃO POLÍTICA de prevenção da criminalidade.

2ª) Considerou-se indispensável à incorporação de Elementos do Direito do Menor, de Crimi-nologia, de Psicologia, de Psiquiatria, de Sociologia e de Serviço Social, nos currículos dos cursos de formação do policial em geral.

3ª) Reiterou-se a necessidade da especialização obrigatória das autoridades e agentes policiais que trabalhem especificamente com o menor infrator.

RELATIVAS ÀS SECRETARIAS DE ESTADO DA POLÍCIA CIVIL DA POLÍCIA MILI-TAR.

1ª) Reafirmou-se a necessidade da realização, a curto prazo, das projeções da Divisão de Se-gurança e proteção ao Menor, como previsto nos atos normativos da sua criação e regulamentação.

2ª) Reconheceu-se a absoluta necessidade de que, em regime de urgência, a Divisão de Segu-rança e Proteção ao Menor, suas Projeções e demais delegacias policiais sejam dotadas de meios materiais e humanos para que possa exercer as suas funções específicas quanto ao menor infrator.

3ª) Reconheceu-se a necessidade de se elaborar e divulgar o perfil do policial que trabalha com o menor, objetivando a conscientização pública da vital importância da sua função.

4ª) Afirmou-se a necessidade de enfatizar a liderança natural das autoridades nas suas respec-tivas circunscrições, tanto quanto a necessidade de que, integramente, estimulem e participem de ações sociais e comunitária dirigidas ao bem estar da comunidade e, principalmente, do menor em situação irregular, colimando, inclusive, a realização de atividades de prevenção, pela meta do de-senvolvimento comunitário.

5ª) Afirmou-se, como de importância fundamental, a utilização, programada, de todos os mei-os de comunicação, para a informação da comunidade, visando a um debate permanente, nas res-pectivas áreas de atuação, sobre os problemas da segurança da população e do atendimento do me-nor em situação irregular, no intento maior de dirigir e coordenar todos os esforços no seu sentido.

RELATIVAS AO GOVERNO DO ESTADO

1ª) Reconheceu-se a necessidade da integração da Polícia Civil, da Polícia Militar e das de-mais instituições elementos do sistema de atendimento a menores em situação irregular, nas dimen-sões da pesquisa, do planejamento e da ação.

2ª) Reconheceu-se a necessidade da elaboração de um PROGRAMA DE AÇÃO da Polícia em relação ao menor em situação irregular, pertinente a todo o Estado do Rio de janeiro.

(4)

CONTINUAÇÃO

Fl nº 4

EM DESTAQUE

1ª) Reafirmou-se que a Instituição Policial se constitui numa das dimensões básicas do siste-ma de atendimento a menores em situação irregular, que, assim, deve agir em conjunto com as de-mais instituições elementos.

2ª) Enfatizou-se a importância do fator segurança da comunidade e do próprio menor, para consideração necessária nos projetos e programas de atendimento a menor infrator.

3ª) Reiterou-se, enfaticamente, a necessidade da convergência da intervenção e da prevenção, alcançando-se, simultaneamente, menor, família e comunidade, por meio da integração total de to-dos os recursos públicos e privato-dos, intencionalmente ou não dirigito-dos ao atendimento do menor, eliminando-se, radicalmente, as disfunções e os imobilismos de instrumentos de ação política ocio-sos.

Referências

Documentos relacionados

Medidas de condutividade elétrica, voltametria cíclica (VC), pulso diferencial (PD), calorimetria exploratória diferencial (DSC) foram avaliadas, juntamente com os

Em um regime democrático como o ateniense não poderia existir uma instância judiciária superior dotada de poder para reformar uma sentença da lavra de um tribunal

Tabela de medidas: todas as medidas especificadas na tabela de medida em anexo se referem à peça pronta, já tendo recebido a 1ª lavagem caso haja diferença na peça

Se os filhos de mulheres solteiras pobres, ex-escravas ou não, passaram a ser cada vez mais disputados como mão- de- obra, tendo como respaldo o judiciário, através do procedimento

O Circuito Wild West 2017 possui um sistema de pontuação objetivando classificar e fornecer uma premiação para os oito jogadores com melhor rendimento e participação durante

do Alentejo a Vila Nova da Baronia e Évora com os alunos do 1º Ciclo e Jardim de Infância de Aguiar, para uma viagem de comboio. Custo: 63,09€; --- Sem a presença do senhor

A análise mostrou que os mecanismos propostos para dar maior autonomia à escola, sobretudo no governo Lerner (1995-1998), tendem a produzir uma profunda fragmentação na base

Neste contexto, este trabalho buscou levantar quais parâmetros de qualidade de água, ou outros fatores, poderiam ser utilizados para aprimorar os atuais processos de avaliação de