• Nenhum resultado encontrado

Rev. adm. empres. vol.41 número3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. adm. empres. vol.41 número3"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

Editorial

Revista de Administração de Empresas®

Volume 41 Número 3 Jul./Set. 2001

“Quem se aventurar a ler os mais respeitados periódicos da área de administração dificilmente experimentará qualquer sensação de prazer. A leitura será no mínimo tediosa. A mai-oria avassaladora dos artigos fará cair no sono o mais insone dos mortais.

Dos periódicos ditos científicos, constatará o desafortunado leitor, qualquer traço de humanidade terá sido cuidadosa-mente extirpado. Ali serão encontradas apenas hipóteses, equações e correlações. Qualquer traço da realidade não passará de mera coincidência. E nos periódicos mais preo-cupados com a aplicação de conhecimentos o quadro não é menos árido. Proliferam ali as receitas de sucesso e os mo-dismos empresariais.

Se o caso for de periódicos brasileiros, então a boa vontade deverá ser redobrada. Porque aqui abundam reproduções mal informadas e desatualizadas do que se produz fora, uma cópia esmaecida de um mundo que não existe além de al-guns domínios do bunker acadêmico americano.

John Van Maanen, um grão-vizir do campo, chegou a propor uma moratória de dez anos para trabalhos teóricos e metodológicos. Segundo ele, deveria haver maior investimen-to em narrativas descritivas sobre a vida organizacional. Esta seria uma forma de evitar a proliferação de teorias medíocres. Diante de tal quadro, deveras desolador, deve-se perguntar: onde fica a boa teoria? Aquela que se faz com especula-ções, que desafia o status quo e apresenta perspectivas no-vas aos fenômenos estudados? Em algum ponto da história parece que estes valores se perderam. Como reverter tal situação?”

O trecho acima foi escrito por Carlos Osmar Bertero, Miguel P. Caldas e este editorialista e publicado num relatório de pesquisa. Quis o destino – e convites sem possibilidade de recusa – que o primeiro se tornasse membro do Conselho Editorial da RAE, o segundo, Edi-tor Associado e o último, EdiEdi-tor. As funções poderiam ser alteradas, mas o compromisso com a mudança certamente seria o mesmo.

Renovação

Este número dá continuidade a uma série de mudanças na RAE. O projeto gráfico segue a transição programada: homogeneizamos a diagramação e introduzimos sinalizadores nas seções.

Surgem também, nesta edição, os primeiros frutos da reaproxi-mação com o mundo empresarial, por meio de parcerias firmadas com as Editoras Atlas e Saraiva, com a revista Forbes, com o Insti-tuto Ethos e com a PricewaterhouseCoopers (PWC). Desta última parceria, originou-se o Prêmio PWC de Monografias, um estímulo adicional à geração e disseminação de idéias sobre inovação em gestão.

O projeto editorial apresenta três novas seções: “Documento” passa a explorar a nossa herança intelectual, “Pensata” reserva es-paço para ensaios críticos e “Indicações Bibliográficas” responde a uma solicitação constante de nossos leitores.

No âmbito do relacionamento com assinantes, iniciamos amplo programa de divulgação da revista visando um contato mais próxi-mo com estudantes, professores e pesquisadores.

Acreditamos, porém, que o caminho de mudança mais importante relaciona-se ao processo de publicação. Graças ao esforço da equipe RAE, com apoio dos Editores Associados, dos avaliadores e, obvia-mente, dos autores, implantamos o sistema de double blind review, es-sencial para garantir a qualidade dos trabalhos.

Alimento para a mente e para a alma

“Uma boa teoria explica, prediz e deleita.” Refletindo a frase do conhe-cido teórico organizacional Karl Weick, esta edição da RAE traz signifi-cativo número de trabalhos empíricos.

Em recursos humanos, Estelle M. Morin estuda os sentidos do tra-balho para os administradores. Com base em uma pesquisa de campo, constrói um retrato vivo do vínculo indivíduo–trabalho.

Em trilha paralela à do artigo anterior, José Humberto Viana Lima Júnior e Angelo Brigato Ésther exploram o tema do prazer e da dor no trabalho. Seu objeto de estudo é o trabalho de enfermagem. Suas re-flexões estimulam o leitor a vôos similares sobre outras profissões.

Na área da mercadologia, André Torres Urdan e Melby Karina Huertas Zuñiga tratam da relação entre os serviços de assistência téc-nica e a lealdade à marca. Neste artigo, os autores unem rigor científi-co e pertinência para a prática administrativa.

No domínio dos negócios digitais, Alberto Luiz Albertin apresenta artigo que tem como foco identificar os componentes de valor estratégico da tecnologia de informação. Objetivo ambicioso e relevante, num cam-po às vezes marcado cam-por incômoda distância entre discurso e prática.

No âmbito da administração hospitalar, Ana Maria Malik e João Pedro Teles apresentam um estudo revelador sobre práticas gerenciais realizado em 159 hospitais. A pesquisa mostra um quadro pouco de-senvolvido e de muitas oportunidades para melhoria dos serviços.

Documento presta uma homenagem ao saudoso professor Mau-rício Tragtenberg. Quatro trabalhos recuperam a personalidade e as idéias de um dos principais pensadores brasileiros em Administra-ção: Antonio José Romera Valverde traz um relato pessoal sobre o mestre Tragtenberg, sua trajetória de vida e seu carisma. Fernando C. Prestes Motta nos mostra Tragtenberg como pensador crítico. José Henrique de Faria explora, a partir de sua leitura das idéias de Tragtenberg, os temas poder e participação. Concluindo, Ana Paula Paes de Paula propõe uma atualização das idéias de Tragtenberg, aplicando-as ao “estado das coisas” da pesquisa e do ensino em Ad-ministração.

Em Pensata, Carlos Osmar Bertero revê uma figura de lingua-gem conhecida dos teóricos organizacionais: a metáfora da orquestra. A evolução recente das organizações e das orquestras tem paralelos instigantes, como demonstra o autor.

Convite

Finalmente, cabe, neste Editorial, renovar o convite a pesquisadores de todas as instituições. Nosso projeto de fazer uma revista relevante e crítica só será viável com a participação de toda a comunidade.

Boa leitura!

Thomaz Wood Jr.

Referências

Documentos relacionados

Mais conhecido pela Psicopatologia e pela Psicodinâmica do Trabalho, nessa obra Dejours apresenta questões epistemológicas sobre a noção do fator humano.. O autor mostra como

Da mesma forma que as idéias, modelos e teorias, a burocracia adaptou-se aos novos tempos, como já afirmei, tornando-se mais flexível para fazer face às mudanças na tecnologia e

Da mesma forma que as idéias, modelos e teorias, a burocracia adaptou-se aos novos tempos, como já afirmei, tornando-se mais flexível para fazer face às mudanças na tecnologia e

O conceito proposto diz respeito aos efeitos produ- zidos pelas práticas sobre a unidade das estruturas orga- nizacionais. Esses efeitos se manifestam tanto sobre os elementos

No campo da pesquisa, um levantamento realizado por Bertero e Keinert (1994) sobre a produção acadêmica publicada pela RAE – Revista de Administração de Em- presas, entre 1961

Da mesma forma que hoje a mão-de- obra nas empresas melhorou seu nível educacional e suas qualifica- ções, também os músicos de or- questra não possuem mais o perfil do passado..

O processo de desenvolvimento de novos produtos para novos mercados, quarto fator crítico, trata de in- vestigar como as empresas desenvolvem suas habilida- des em criar conceitos

Collins e Porras (1995) acreditam que as empresas feitas para durar são visioná- rias e buscam o envolvimento dos funcionários, tendo apresentado sempre o melhor desempenho no