• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO 001/2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA ESPERANÇA DO SUL-SP PEB II HISTÓRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO 001/2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA ESPERANÇA DO SUL-SP PEB II HISTÓRIA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SELETIVO 001/2016

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA ESPERANÇA DO SUL-SP

PEB II – HISTÓRIA

Nome do (a) Candidato (a) Número de Inscrição

Este caderno de questões está assim constituído:

DISCIPLINAS Nº QUESTOES Língua Portuguesa Conhecimentos Pedagógicos Conhecimentos Específicos 10 05 10 Total de questões 25

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO (A):

Confira devidamente o material (CARTÃO DE RESPOSTA e CADERNO DE QUESTÕES); se houver falha, solicite a presença do fiscal.

Confira seus dados no CARTÃO DE RESPOSTAS: NOME, Nº de INSCRIÇÃO e CARGO. ASSINE no espaço indicado na frente do cartão.

O CARTÃO DE RESPOSTAS deverá ser preenchido de caneta esferográfica, azul ou preta, ponta grossa, sem rasuras e apenas uma ÚNICA alternativa poderá ser marcada em cada questão, preenchendo totalmente o espaço, e não apenas “x”.

Não amasse nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS; evite usar borracha. É vedada a substituição do CARTÃO DE RESPOSTAS decorrente de erro cometido por candidato.

Durante a prova, não é permitida a comunicação entre candidatos nem a utilização de máquinas calculadora e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.

O tempo de duração da prova será de até 03 (três) horas. O candidato somente poderá retirar-se definitivamente do recinto de realização da prova após 1 (uma) hora, contada do seu efetivo início.

Ao final dos trabalhos, DEVOLVA ao Fiscal de Sala o CADERNO DE PROVA e o CARTÃO DE RESPOSTAS devidamente preenchido e assinado.

Os três últimos candidatos de cada sala de prova deverão permanecer no recinto, a fim de acompanhar os fiscais para o lacre dos envelopes, quando, então, poderão retirar-se do local, simultaneamente, depois de concluído.

Destaque aqui:

- - - PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA ESPERANÇA DO SUL – SP – PEB II – HISTÓRIA

Marque aqui as suas respostas:

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

(2)

2

Língua Portuguesa

01) Marque alternativa correta sobre concordância verbal:

a) Metade dos alunos não apresentou os trabalhos.

b) Cerca de mil pessoas participou do evento de posse.

c) Precisam-se de governantes interessados em civilizar o país.

d) Nenhuma das alternativas.

02) Assinale a afirmativa incorreta sobre o Processo de Estrutura e Formação de Palavras a) Os morfemas são classificados em: radical, afixos, desinências e vogal temática

b) Radical é o elemento básico e significativo, comum a todas as palavras da mesma família (cognatas).

c) Afixos são palavras que fixamos a desinência, para lhe diversificar o significado.

d) Nenhuma das alternativas.

03) Assinale a alternativa correta sobre as Vogais Temáticas Nominais e Desinências:

a) As vogais temáticas nominais não são trocadas /As desinências podem ser trocadas.

b) As vogais temáticas nominais são trocadas /As desinências não podem ser trocadas.

c) As vogais temáticas nominais são trocadas /As desinências podem ser trocadas.

d) Nenhuma das alternativas.

04) Assinale a alternativa em que há respectivamente palavras formadas pelos Processos de Derivação: Prefixal / Sufixal / Prefixal-Sufixal:

a) Antebraço – Engarrafar –Tristeza. b) Rapazito – Infelizmente- Sobretudo. c) Inútil – Facilmente – desgraçado. d) Nenhuma das alternativas.

05) Assinale a alternativa incorreta sobre o Processo de Composição de palavras :

a) Curto-circuito – justaposição /Fidalgo – aglutinação.

b) Girassol- aglutinação / Passatempo – justaposição.

c) Pernalta – aglutinação /Televisão – justaposição.

d) Nenhuma das alternativas.

06) Assinale a alternativa que contenha apenas dígrafos:

a) Exceção, ninho, nascer. b) Aguentar, linguiça, frequente. c) Averiguo, assar, milho.

d) Nenhuma das alternativas.

07) Assinale a alternativa que não se usa crase: a) Sempre vamos a praia no verão.

b) Não vendemos a prazo. c) Fumar é prejudicial a saúde. d) Nenhuma das alternativas.

08) Assinale a alternativa que contenha apenas hiato:

a) Lagoa, saúde, juízo. b) Naipe, cuidado, flauta.

c) As alternativas A e B estão corretas. d) Nenhuma das alternativas.

09) Qual o significado do acento agudo? a) Indica a sílaba tônica aberta de uma palavra. b) Indica a vogal tônica fechada de uma palavra. c) Indica a vogal tônica aberta de uma palavra. d) Nenhuma das alternativas.

10) Assinale a alternativa incorreta quanto ao uso dos sinais de pontuação:

a) Afonso, apesar de cansado, trabalhou na festa ontem à noite.

b) Bianca e suas amigas da escola, sempre fazem os trabalhos juntas.

c) Os meninos trabalharam muito hoje, logo, merecem um descanso.

d) Nenhuma das alternativas.

Conhecimentos Pedagógicos

11) A inclusão educacional ocorre principalmente quando há respeito à diversidade, sendo assim a afirmativa correta é:

a) No processo de inclusão é importante que os alunos incluídos se integrem e se adaptem ao sistema escolar.

b) A inclusão educacional deve ser apenas centrada em um processo de ensino sistematizado, na qual esteja pautada em princípios pedagógicos que busque a formação educativa dos educandos.

c) Com a inclusão educacional, ao trabalhar a diversidade é importante que o professor ignore as diferenças e impeça que os educandos façam exercícios de individualidade, para que todos se tornem iguais.

d) Nenhuma das alternativas.

12) Sobre a importância da didática para a organização do ensino, é incorreto afirmar que: a) A didática possui um conjunto de conhecimentos pedagógicos que tem por objetivo investigar metodologias para a realização do processo de ensino e aprendizagem.

(3)

3

b) A didática é definida como a Ciência do ensinar. c) A didática é o meio pela qual o professor tem subsídios prático-pedagógicos para se trabalhar em sala de aula.

d) Nenhuma das alternativas.

13) As novas tecnologias podem contribuir de modo significativo para as práticas pedagógicas. Desse modo, é correto afirmar que:

a) As tecnologias devem ser recursos pedagógicos, na qual, ao serem usadas no processo de ensino e aprendizagem, estejam adequadas ao currículo e auxilie no ensino, tornando-o mais significativo e interessante. b) No processo de ensino e aprendizagem é indispensável que o educador objetive informatizar o ensino, para que assim ele siga o desenvolvimento tecnológico da sociedade e as tecnologias se tornem instrumentos para instruir os educandos.

c) No processo de ensino e aprendizagem é importante que o professor priorize práticas pedagógicas que façam o uso de tecnologias, para que os alunos não se sintam desconectados do mundo tecnológico em que vivem.

d) Nenhuma das alternativas.

14) O Estatuto da Criança e do Adolescente tem por objetivo proteger a criança e o adolescente. Atribua verdadeiro ou falso para as alternativas. ( ) Segundo o ECA é considerado criança os indivíduo que possui de zero a onze anos e, adolescente, o sujeito que possui de doze a dezessete anos.

( ) As crianças e adolescentes com deficiência devem receber o mesmo atendimento à saúde que os demais indivíduos recebem.

( ) As crianças e adolescentes que são inseridos em programas de acolhimento familiar, receberão visitas de acompanhamento a cada um ano. ( ) Pai e mãe de crianças ou adolescentes possuem igualdade de condições no poder familiar.

a) F, F, F, V b) F, V, V, F c) F, V, V, V

d) Nenhuma das alternativas.

15) Sobre o ensino de História da Cultura Afro Brasileira e Africana nas escolas brasileiras, é incorreto afirmar que:

a) A Lei nº 10.639/2003 apresenta que é obrigatória a comemoração nas escolas brasileiras do Dia da Consciência Negra, todo dia 20 de dezembro, com atividades culturais. b) No processo de ensino e aprendizagem é importante que ao se estudar a História da Cultura Afro Brasileira, seja enfatizado que os

negros são sujeitos históricos que contribuíram para a formação do Brasil.

c) Para se compreender a diversidade de etnia no Brasil, principalmente a cultura Africana é indispensável que o professor desenvolva estudos sobre a própria história da África.

d) Nenhuma das alternativas.

Conhecimentos Específicos

16) “Para estudar o passado de um povo, de uma instituição, de uma classe, não basta aceitar ao pé da letra tudo quanto nos deixou a simples tradição escrita. É preciso fazer falar a multidão imensa dos figurantes mudos que enchem o panorama da História e são muitas vezes mais interessantes e mais importantes do que os outros, os que apenas escrevem a História”. Sérgio Buarque de Holanda. Acerca dos fundamentos Teóricos do Pensamento Histórico, assinale o que for correto.

a) Os processos históricos podem ser entendidos como uma sucessão de fatos na ordem de causa e consequência.

b) O historiador alemão Jörn Rüsen (1938) propõe uma matriz disciplinar da História para que se compreenda a organização do pensamento histórico dos sujeitos. Destaca a importância na observação de que as necessidades dos sujeitos na sua vida cotidiana em sua prática social estão ligadas com a orientação no tempo. Essas necessidades fazem com que os sujeitos busquem no passado respostas para questões do presente. Portanto, fica claro que os sujeitos fazem relação passado/presente o tempo todo em sua vida cotidiana.

c) Segundo o historiador Cristopher Lloyd, os acontecimentos construídos pelas ações e sentidos humanos, em determinado local e tempo, produzem relações humanas, que ensejam um espaço de atividade relativo aos acontecimentos históricos. Isso ocorre de forma linear, em ações que produzem outras relações, as quais também constroem novas ações.

d) Nenhuma das alternativas.

17) A Corrente Historiográfica Metódica tinha como finalidade:

a) Construir uma identidade nacional relacionada a uma história que apresentava uma temporalidade única e universal baseada nas ideias de progresso ou de desenvolvimento contínuo da humanidade. Possuía, portanto, uma racionalidade histórica linear.

b) A Racionalidade linear possibilitava a análise das múltiplas temporalidades produzidas por todos os sujeitos que não se encaixavam nessa forma de racionalizar os processos históricos

(4)

4

c) Segundo essa concepção, o historiador deveria utilizar a subjetividade em sua reflexão teórica. d) Nenhuma das alternativas.

18) Uma das temáticas pertinentes à discussão sobre ensino de História nas últimas décadas, se refere ao uso de documentos históricos na prática de sala de aula. E mais especificamente, desde o fim do século XX até o momento, seu uso vem sendo pensado com vistas à produção do conhecimento em sala de aula. Os próprios Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) apontaram, na década de 1990, para a necessidade de se demonstrar ao aluno de que forma a História é feita, fator que se refere diretamente a fontes históricas. Assinale a alternativa correta:

a) Atualmente foram inseridos alguns documentos, como uma imagem, uma canção ou um objeto da cultura material, nos materiais didáticos e, através do professor, na prática de sala de aula, podem ser utilizados como uma mediação na aprendizagem da História.

b) Devemos considerar que o professor assume uma função de reprodutor do conhecimento histórico em sala de aula, uma vez que, ao ensinar História, reproduz o conhecimento, transmitindo a História tal como ela é.

c) O professor, levando em conta a reprodução dos fatos, pode transformar os alunos em sujeitos portadores da História oficial.

d) Nenhuma das alternativas.

19) As fontes históricas se constituem no material dos quais os historiadores se apropriam por meio de abordagens específicas, métodos diferentes, técnicas variadas para tecerem seus discursos históricos (PINSK, 2005: 7). Assinale o que for correto acerca de fonte histórica:

a) Desde metade do século XIX, quando a História se estabeleceu como disciplina acadêmica, métodos rigorosos de análise foram impostos, privilegiando o documento escrito e oficial, pautando-se na autenticidade do documento, tendo este como o “relator da verdade”, do fato histórico tal como ocorreu. Esta concepção está intimamente ligada à escola dos Annales, que acreditava que a comparação de documentos permitia reconstituir os acontecimentos do passado, desde que encadeados numa correlação explicativa de causas e consequências.

b) Nas últimas décadas, o conceito de fonte histórica ampliou-se significativamente, e elas passaram a ser vistas como vestígios de diversas naturezas deixados por sociedades do passado. Entretanto, o historiador deve dominar métodos de interpretação, entendendo que as fontes devem ser criticadas e historicizadas.

c) Após 1930, com a contribuição da escola metódica e a crítica sobre a pretensa objetividade

imparcial da História através dos documentos oficiais, foi possível deixar de ver o documento como portador de uma verdade irrefutável, uma vez que o fato histórico deveria ser construído pelo historiador a partir de uma conjunção entre o presente e o passado.

d) Nenhuma das alternativas.

20) Na historiografia, uma obra que se destacou sobre a ampliação das fontes para a História, assim como na sua interpretação, foi a de Jacques Le Goff e Pierre Nora (1974), na qual os autores investigavam as novas abordagens, os novos problemas, os novos objetos. O debate sobre as novas abordagens, problemas e objetos trazidos pela coletânea organizada por Le Goff e Nora, trouxe contribuições de vários autores, como Paul Veyne, Michel de Certeau, entre outros, para pensar uma História que enfatizasse, por exemplo, o clima, a cozinha, o inconsciente, o cinema, as festas. Assinale CORRETA:

a) Para a Escola Metódica, diferente da interpretação marxista, a economia não desempenha um papel determinante no conjunto dos funcionamentos sociais. Sendo estas, as principais críticas de Peter Burkee e de Jacques Le Goff à percepção marxista. Os metódicos defendem que a tarefa das ciências humanas é explicar o social complexificando-o e não simplificando-o através de abstrações.

b) Os Metódicos não possuem uma percepção progressista continuísta da História, recusando as ideias de progresso e em grande parte de revolução. Muitas vezes, os marxistas criticam os historiadores ligados à escola Metódica por seu conservadorismo, uma vez que não existe entre eles uma teoria de mudança social e da luta de classes.

c) A Nova História Cultural defende a composição da História unicamente como narrativa, valoriza os documentos oficiais como fonte básica e considera as motivações e intenções individuais como elementos explicativos para os eventos históricos, mantendo a velha crença na subjetividade.

d) Nenhuma das alternativas.

21) Pretende-se que o ensino de História contribua para que os jovens e adultos possam desenvolver suas capacidades, visando atingir os objetivos, tais como: Estabelecer relações entre a vida individual e social, identificando relações sociais em seu próprio grupo de convívio, na localidade, na região e no país, relacionando-as com outras manifestações, em outros tempos e espaços. Assinale a alternativa correta acerca dos objetivos fundamentais do ensino de História.

(5)

5

a) O principal objetivo do ensino de História é proporcionar ao aluno o conhecimento dos fatos históricos.

b) Um dos objetivos fundamentais do ensino de História é desenvolver a capacidade de reconhecer diferentes formas de relações entre pessoas, grupos, etnias, povos e classes sociais, seja no local e nos círculos próximos de vivência do aluno, seja em espaços mais distantes ou em outras épocas e lugares.

c) Os movimentos migratórios das décadas passadas e os atuais processos de expansão das economias e culturas mundiais têm sido apontados como os agentes da estruturação e manutenção de relações socioculturais historicamente estabelecidas.

d) Nenhuma das alternativas.

22) A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores. Acerca da inserção da História da Cultura afro-brasileira, assinale o que for correto:

a) A relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira e africana se restringe à população negra, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma nação democrática.

b) É importante destacar que se trata de mudar um foco etnocêntrico marcadamente de raiz européia.

c) O princípio de “CONSCIÊNCIA POLÍTICA E HISTÓRICA DA DIVERSIDADE” conduzir: - à igualdade básica de pessoa humana como sujeito de direitos; à compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais distintos, que possuem cultura e histórias próprias, igualmente valiosas e que em conjunto constroem, na nação brasileira, sua história; ao conhecimento e à valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira; à desconstrução, por meio de questionamentos e análises críticas, objetivando eliminar conceitos, ideias, comportamentos veiculados pela ideologia do branqueamento, pelo mito da democracia racial, que tanto mal fazem a negros e brancos.

d) Nenhuma das alternativas.

23) Sobre as ações educativas de combate ao racismo e às discriminações, podemos compreender como correto:

a) Faz-se necessário um cuidado para que se dê um sentido construtivo à participação dos

diferentes grupos sociais e étnico-raciais na construção da nação brasileira, aos elos culturais e históricos entre diferentes grupos étnico-raciais, às alianças sociais.

b) No ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a educação das relações étnico-raciais se desenvolverá no cotidiano das escolas, sendo a disciplina de História a responsável pela prática educativa de inserção dessa nova temática no ensino.

c) A Lei nº 11.645, de 2008, tornou o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira obrigatório, entrou em vigor, primeiramente nas escolas públicas. As escolas particulares só contemplaram esse assunto anos posteriores. d) Nenhuma das alternativas.

24) “Um novo ciclo de expansão imperial-urbana foi iniciado com a ascensão de Roma, provocando não só um deslocamento geográfico do centro do mundo antigo para a Itália, mas também desenvolveu o modo de produção que havia sido introduzido pela Grécia, tornando-se dinâmico e mais duradouro do que aquele produzido pela era helenística. Na República Romana ocorreram guerras contra cidades rivais, anexação de territórios, subjugação de aliados, formação de colônias, entre outros. Porém, diferentemente dos gregos, Roma ainda conservava o poder político da aristocracia intacto. A nobreza hereditária continuava com o poder, porque as leis propiciavam isso, sustentando-a. O Senado tinha total poder sobre a República, e foi controlado, nos seus dois primeiros séculos de existência, por um pequeno clã de patrícios. Eles controlaram por tanto tempo o Senado, porque o cargo de senador era vitalício, permitindo que o poder continuasse em suas mãos por muito tempo”. PERRY ANDERSON. Assinale o que for correto:

a) Durante o Império de Carlos Magno ocorreu um vertiginoso comércio exterior e com uma circulação intensa de moeda.

b) A Igreja Católica teve papel muito importante para a passagem da Antiguidade para o Feudalismo, porém a principal função da igreja nessa transição foi no processo de latinização. Já que o cristianismo se difundia rapidamente pelo império, foram os bispos e cleros das províncias ocidentais que assumiram a conversão da população, latinizando permanentemente sua linguagem, durante o século IV e V.

c) Durante a economia feudal a classe camponesa foi escravizada, sendo sua produção vendida como mercadoria para o enriquecimento da nascente classe burguesa.

(6)

6

25) Os objetivos da nova educação pretendida são certamente mais amplos do que os do velho projeto pedagógico. Assinale o que for correto. a) Nesse sentido, busca-se uma cronologia como a forma mais consubstanciada de apreensão do tempo histórico, ao possibilitar que os alunos estabeleçam relações entre continuidades e descontinuidades.

b)Uma das finalidades da educação básica, de acordo com o artigo 22 da LDBEN 96: “ a formação comum indispensável para o exercício da cidadania”... e, diante da obrigação do cumprimento dessa finalidade, o educador deve se distanciar das condições extraescolar do educando para não influenciar nas decisões do aluno no meio escolar.

c) Antes se desejava transmitir conhecimentos disciplinares padronizados, na forma de informações e procedimentos estanques; agora se deseja promover competências gerais, que articulem conhecimentos disciplinares ou não. Essas competências dependem da compreensão de processos e do desenvolvimento de linguagens, a cargo das disciplinas, e estas devem, por sua vez, ser tratadas como campos dinâmicos de conhecimento e de interesses, e não como listas de saberes oficiais.

Referências

Documentos relacionados

4.4.4 Cota C5 (Demais Vagas R <= 1,5) – Vagas reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, com renda familiar bruta

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma

ESTUDO DE SOLUÇÕES NUMÉRICAS DA EQUAÇÃO DE RICHARDS ATRAVÉS DO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS E DIFERENÇAS FINITAS PARA SIMULAÇÃO DE FLUXO UNIDIMENSIONAL EM SOLO NÃO-SATURADO /

Aqui, estudamos como aplica¸c˜ao, apenas a equa¸c˜ao diferencial fracion´aria associada ao problema do oscilador harmˆonico simples, de ordem α obtida para valores de 1 < α ≤ 2

É sob a luz dos estudos a respeito do duplo e suas representações que pretendemos levar a cabo essa investigação sobre o romance de Lúcio Cardoso, Crônica da casa

Conciliando Flexibilidade e Eficiência no Desenvolvimento do Ambiente Declarativo do Middleware Ginga: Implementação de Referência Ginga-NCL / Marcio Ferreira Moreno ;

Este projeto visa capacitar a equipe Small Size com um simulador real, que permita o desenvolvimento de programas computacionais de estratégias, controle e movimentação dos

Para a autora, a dança, então, denota ser um fenômeno que pode ser definida nos seguintes contextos: como concretização e relação do homem consigo e com os outros;