• Nenhum resultado encontrado

DIREITO DO TRABALHO E DA PREVIDÊNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIREITO DO TRABALHO E DA PREVIDÊNCIA"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

DIREITO DO TRABALHO E DA PREVIDÊNCIA

GLEIBE PRETTI

(2)

Olá, estudante! Chegamos ao final de nossa disciplina! Na unidade 4, estudaremos os fundamentos e as competências da justiça do trabalho, bem como o direito previdenciário e a seguridade social.

Aprenderemos, ainda, os atuais princípios da solidariedade, que quer dizer cooperação da maioria em favor da minoria. Por fim, estudaremos a regra da contrapartida, que não é qualificada como princípio, mas sim como regra, embora tenha importância para a manutenção do equilíbrio financeiro e atuarial do sistema previdenciário.

(3)

1. Compreender os fundamentos e as competências na justiça do trabalho. 2. Entender a importância do Direito Previdenciário e da Seguridade Social. 3. Compreender os princípios da solidariedade.

4. Aprender o que é a regra da contrapartida.

(4)

O artigo 111 da Constituição Federal estabelece que são órgãos da Justiça do Trabalho: Tribunal Superior do Trabalho, Tribunais Regionais do Trabalho e Juízes do Trabalho.

(5)

A Justiça do Trabalho, desde 1946, quando passou a integrar o Poder Judiciário, é estruturada da mesma forma, com três graus de jurisdição, sendo certo que desde seu início o Tribunal Superior do Trabalho é o órgão de cúpula da Justiça do Trabalho, com sede em Brasília e jurisdição em todo o território nacional.

(6)

O artigo 111 da Constituição Federal, com a nova redação que lhe foi dada pela Emenda Constitucional nº 45/2004, estabelece que:

O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal.

(7)

Os Tribunais Regionais do Trabalho estão previstos no artigo 115 da Constituição Federal. Compõem-se de, no mínimo, Compõem-sete juízes, nomeados pelo Presidente da República entre brasileiros com mais de 30 e menos de 65 anos, recrutados, quando possível, na respectiva região, sendo um quinto entre advogados e membros do Ministério Público do Trabalho e o restante entre juízes do trabalho promovidos por antiguidade e por merecimento.

(8)

A Constituição Federal, no artigo 116, com a redação dada pela Emenda Constitucional nº 24/99, deixou certo que as Varas do Trabalho serão compostas de juiz singular, dispondo:

Art. 116, CF: A lei criará varas da Justiça do Trabalho, podendo, nas comarcas não abrangidas por sua jurisdição, atribuí-la aos juízes de direito, com recurso para o respectivo Tribunal Regional do Trabalho.

(9)

Ainda em relação aos juízes do trabalho, o Superior Tribunal de Justiça, na Súmula número 10, entende-se que, instalada a Vara do Trabalho, cessa a competência do juiz de direito em matéria trabalhista, inclusive para a execução das sentenças por ele proferidas.

(10)
(11)

A jurisdição, assim entendido o poder/dever do Estado de dizer o direito no caso concreto, é una e indivisível.

A jurisdição atua quanto se tem a violação dos direitos assegurados pelas normas jurídicas (Direito Objetivo) em função de um conflito de interesses, ou seja, pressupõe a aplicação da lei ao caso concreto. O legislador cria o Direito Objetivo, enquanto a jurisdição aplica a norma abstrata ao caso concreto, atuando na pacificação dos conflitos de interesses.

No entanto, a determinação da esfera de atribuição dos órgãos encarregados do exercício da jurisdição chama-se “competência”.

(12)

A Competência em razão de matéria é fixada levando em conta o tipo de questão, ou a matéria, que pode ser suscitada aos órgãos da Justiça do Trabalho e vem definida no artigo 114 da Constituição Federal.

(13)

A competência territorial é relativa e por essa razão não pode ser reconhecida de ofício se não for arguida pela parte contrária. Pode ser modificada e prorrogada.

(14)

A Seguridade Social é um importante equalizador das desigualdades que existem em uma sociedade. No Brasil, este assunto, que está entre os ramos do Direito, possui conceitos e princípios que são base para a finalidade da proteção social.

(15)

A seguridade social é um direito de todos os cidadãos brasileiros, necessária para que todos possuam garantia de proteção em momentos que não possam por si só suprir suas necessidades básicas. A preocupação social de cuidar das pessoas carentes foi um dos fundamentos para a criação da seguridade social. De acordo com Augusto Massayki Tsutiya, o primeiro sistema de proteção conhecido foi o assistencialismo, que já existia na Antiguidade.

(16)

Os princípios são as diretrizes que norteiam a interpretação e a edição das normas em uma legislação. Com o direito à seguridade social não é diferente, pois este possui princípios que servem como verdadeiros alicerces para a construção dessa ciência. As modalidades dos princípios são divididas em gerais, específicos e outros princípios. Os gerais são aqueles que são aplicados a todos os ramos do direito, os específicos são os que possuem como finalidade adequar um dos ramos do direito em específico.

(17)

Referências

Documentos relacionados

Comparando-se o mesmo adesivo no tempo 24 horas, variando apenas as temperaturas, o Single Bond apresentou maior resistência adesiva nas temperaturas 20°C e 37°C, enquanto que

A perspectiva de favorecer a emergência de um currículo integrado se manifesta também no cotidiano das práticas pedagógicas, na superação da fragmentação dos saberes no

The development and planning of public policies and social programs is of unique importance in the task of minimizing the possible negative influences of an unfavorable environmental

Alguns argumentos podem ser levantados como possíveis explicações para este fe- nômeno: a efetivação da intervenção profissional nos ser- viços públicos de saúde,

Muitos estudos para a remoção de chumbo em efluentes são realizados por adsorção com carvão ativado, reconhecido como um ótimo adsorvente para purificação de águas.. Este

O livro de Meg Cabot é um exemplo do gênero chick lit ou do teen chick lit, ou seja, de um tipo de literatura que é produzido dentro da ficção de autoria feminina que tem como

Em relação ao primeiro, representações sociais de problemas ambientais, são recorrentes os processos mentais de elaboração e difusão de imagens a partir da realidade cotidiana;

A partir da constatação de que os enquadramentos teóricos que orientam a pesqui- sa em comunicação ambiental são diretamente relacionados com o campo das ciências sociais 2 , o