• Nenhum resultado encontrado

Edição nº a 16 de dezembro. Governo apresenta Reforma da Previdência

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edição nº a 16 de dezembro. Governo apresenta Reforma da Previdência"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Edição nº 15 – 12 a 16 de dezembro

7 Dias no Poder é um informativo do Grupo de Relações Governamentais de TozziniFreire Advogados e visa relatar os principais itens em pauta nos Poderes Legislativo e Executivo Federais.

A pauta está sujeita a alterações.

Sócios responsáveis: Claudio Timm (ctimm@tozzinifreire.com.br) e Luiz Fernando Visconti (lvisconti@tozzinifreire.com.br).

www.tozzinifreire.com.br

Governo apresenta Reforma da Previdência

O Presidente Michel Temer enviou ao Congresso Nacional, na última terça-feira, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 287/2016, que trata da reforma da previdência, sugerindo a alteração de diversos dispositivos da Constituição.

Os detalhes foram apresentados em coletiva de imprensa concedida pelo Secretário de Previdência do Ministério da Fazenda, Sr. Marcelo Caetano.

Entre as mudanças propostas pelo governo para reger o sistema previdenciário nos próximos anos, encontra-se a previsão de que os trabalhadores do Regime Geral de Previdência (RGPS) terão sua aposentadoria assegurada desde que tenham completado 65 anos de idade e 25 anos de contribuição, o que vale tanto para homens quanto para mulheres. Neste caso, o governo defende que a disparidade entre homens e mulheres no mercado de trabalho têm diminuído ao longo dos anos e que a tendência é que não haja mais diferenciação em um futuro próximo. Assim, tanto homens, quanto mulheres, devem contribuir pelo mesmo tempo à Previdência.

Além disso, a própria PEC já prevê o reajuste automático da idade mínima conforme a expectativa de vida do brasileiro aumentar, ampliando em 1 ano a idade para aposentadoria quando a sobrevida subir também em 1 ano. Esse cálculo é feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, atualmente, a sobrevida do brasileiro após a aposentadoria é de 18 anos. A PEC também desvincula o valor do benefício ao do salário mínimo vigente e prevê reajuste anual conforme a inflação.

Já quanto às pensões, consta na proposta a

previsão expressa de proibição de acumulação de benefícios pagos pela Previdência. Aos beneficiários de mais de uma pensão por morte deixada por cônjuge ou companheiro será assegurado o direito de opção por um deles, ficando suspenso o pagamento do outro. A pensão por morte também será equivalente a 50% do benefício, acrescido de 10% por dependente e limitando-se a 100%.

As críticas e reações ao rigor da Reforma tem sido consideráveis. Na sexta-feira foram registrados atos contra a PEC em São Bernardo do Campo/SP, onde metalúrgicos bloquearam as pistas marginais da Via Anchieta pela manhã.

Centrais sindicais também se manifestaram contra a PEC e as bancadas de oposição, lideradas pelo Partido dos Trabalhadores, prometem dificultar a aprovação da medida pelo Congresso Nacional. A Reforma encontra divergências até mesmo na base do governo e conta com forte oposição do Presidente do Partido Solidariedade, Deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), o Paulinho da Força.

A PEC encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, onde o Relator, Deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), já apresentou relatório favorável à proposição, em menos de 24h, afirmando que já tinha conhecimento do texto antes mesmo de ter sido enviado pelo governo ao Congresso. Se aprovado o relatório pela CCJC, a matéria será submetida a um exame de mérito por uma Comissão Especial e depois deverá ser deliberada em dois turnos no Plenário da Casa.

Se aprovada em Plenário, a matéria segue ao Senado Federal, onde será submetida a uma tramitação similar à da Câmara.

7 dias no Poder

Fique de Olho

Plenário do Senado analisa “Teto dos Gastos Públicos” e regulamentação de jogos de azar

Comissão da Câmara aprova regulamentação da atividade de relações governamentais

(2)

7 dias no Poder

2 Destaques da Última Semana

Fique de Olho

Renan Calheiros permanece na presidência do Senado

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por manter o Senador Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado Federal, apesar de ter se tornado réu em ação penal. Em julgamento recente do STF, em Ação por Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) proposta pelo partido Rede Sustentabilidade (REDE), a maioria dos ministros votou no sentido de que réus em ações penais não podem ocupar cargo na linha sucessória presidencial, todavia um pedido de vista do processo formulado pelo Ministro Dias Toffoli interrompeu o julgamento. Com base neste entendimento já sinalizado pelo STF e em outros fundamentos, o REDE propôs outra ação com o pedido liminar de afastamento de Renan da presidência do Senado, visto que este se tornou réu em ação penal na semana anterior. O pleito foi deferido monocraticamente pelo Ministro Marco Aurélio de Mello, todavia, na quarta-feira (7) o Pleno do STF não manteve na íntegra a decisão monocrática, permitindo que o Senador continue ocupando a chefia do Poder Legislativo.

Nova lei de licitação aprovada em 1º turno O substitutivo do Senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) ao Projeto de Lei do Senado nº 559/2013 foi aprovado, em primeiro turno, pelo Plenário do Senado Federal. O projeto, considerado pelos senadores o novo marco legal para licitações e contratos públicos, traz mudanças significativas em relação à Lei de Licitações (Lei nº 8.666/1993). Dentre elas, destacam-se: a inversão de fases (a habilitação ocorrerá apenas após o julgamento das propostas) e a contratação de seguro para que se garanta a conclusão da obra. O projeto passará por um turno suplementar de votação antes de ser encaminhado para a Câmara dos Deputados.

Mudanças na LGT aprovadas pelo Senado

Na última terça-feira a Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional (CEDN) aprovou, em caráter terminativo, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 79/2016, que altera a Lei Geral de Telecomunicações (LGT) para possibilitar a mudança do regime de concessão do serviço de telecomunicações para o regime de autorização. A alteração deve ser solicitada pela concessionária e está sujeita à análise por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O objetivo da proposta é permitir que as concessionárias flexibilizem certas exigências regulatórias em troca de investimentos na expansão da banda larga fixa. Além disso, alguns bens reversíveis, que seriam devolvidos à União Federal no fim da concessão, poderão permanecer no patrimônio das empresas, desonerando-as. O PLC deve ser enviado para sanção presidencial ainda neste ano, de acordo com o Ministro das Comunicações, Gilberto Kassab.

Plenário do Senado aprova tratado Brasil-Bélgica sobre matéria penal

O Plenário do Senado aprovou o Projeto de Decreto Legislativo nº 80/2016, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, que aprova o texto do Tratado entre a República Federativa do Brasil e o Reino da Bélgica sobre Auxílio Jurídico Mútuo em Matéria Penal, com o objetivo de combater crimes como tráfico de entorpecentes e corrupção. A matéria vai à promulgação.

Câmara aprova alterações ao projeto da nova Lei de Migração

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira, o Projeto de Lei nº 2.516/2015, de autoria do Senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), que cria a Lei de Migração. O PL regulamenta os direitos e deveres do migrante e do visitante, sua entrada e estada no Brasil, bem como estabelece princípios e diretrizes para as políticas e garantias direcionadas ao emigrante. O texto aprovado na Câmara foi o substitutivo apresentado pelo Deputado Orlando Silva (PCdoB/SP), Relator da matéria na Comissão Especial que analisou o projeto. Como o PL foi aprovado na Câmara com modificações ao texto original, a matéria retornará ao Senado Federal para a deliberação, tão somente, das alterações realizadas. Cabe aos senadores manter, ou não, as alterações da Câmara e, em seguida, encaminhar o texto ao Presidente da República para sanção/veto em 15 dias úteis.

Plenário da Câmara aprova acordo de cooperação em defesa celebrado por Brasil e Itália

Na sessão deliberativa extraordinária realizada pelo Plenário da Câmara, na última quinta-feira, os deputados aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo nº 434/2016, da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, que aprova o texto do Ajuste Complementar Técnico ao Acordo entre o Brasil e a Itália sobre Cooperação em Matéria de Defesa, Relacionado à Cooperação no Campo Aeroespacial, firmado em Roma, em 30 de setembro de 2014. O ajuste prevê a parcerias das duas nações nos campos de produção de equipamentos aeroespaciais, guerra eletrônica, veículos aéreos não tripulados, treinamento de pilotos e pesquisa e inovação. A cooperação compreende o intercâmbio de pessoas e informações, transferência de "know-how", além de desenvolvimento conjunto de novas tecnologias. A matéria agora será encaminhada ao Senado Federal, que a submeterá à análise da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional em caráter terminativo.

Se aprovado, o Decreto Legislativo será promulgado pelo Presidente do Congresso Nacional e estará pronto para ratificação, ato discricionário do Presidente da República e que determina a aceitação definitiva e incorporação da matéria ao ordenamento jurídico pátrio.

(3)

7 dias no Poder

Comissão da Câmara aprova Política Nacional de Incentivo às Agroindústrias

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara aprovou, na última quarta-feira, o Projeto de Lei nº 3.584/2015, que institui a Política Nacional de Incentivo às Agroindústrias, de autoria do Deputado Evair Melo (PV-ES). O texto estabelece princípios e diretrizes da Política Nacional de Incentivo às Agroindústrias e determina sua implementação por meio de planos e programas específicos, formulados de acordo com as necessidades e particularidades dos diferentes tipos de agroindústrias. A matéria ainda deverá ser submetida à deliberação das Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fique de Olho

Comissão da Câmara aprova regulamentação da atividade de relações governamentais

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta- feira, o Projeto de Lei nº 1.202/2007, de autoria do Deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que disciplina a atividade de relações governamentais e institucionais e a atuação dos grupos de pressão ou de interesse e assemelhados no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal. A matéria foi aprovada na forma do substitutivo apresentado pela Relatora, Deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), após amplo debate com a sociedade, incluindo especialistas do Brasil e dos EUA. O substitutivo aprovado traz como princípios a legalidade, a ética, a transparência e a garantia de acesso às autoridades públicas, além de conceituar a atividade de relações governamentais como sendo “a participação social em processos de decisão política, incluindo o acompanhamento para fins de registro, análise ou divulgação dos atos e procedimentos, inclusive sessões públicas, vinculados a processo de decisão política, bem como a representação de interesses no curso de processo de decisão política”. O texto permite, mas não obriga, que agentes de relações governamentais requeiram seu credenciamento, perante os órgãos dos Poderes Legislativo e Executivo, na forma de regulamento. A regulamentação alcança a participação social em processos de decisão política, exercidas por entidades representativas de interesse coletivo dos setores econômico e social e por pessoas físicas e jurídicas, públicas e privadas, inclusive instituições e órgãos públicos. A proposta caracteriza como ato de improbidade o recebimento, por tomador de decisão ou pessoa em seu nome ou a ele vinculada, de qualquer vantagem que possa influenciar processo de decisão. Outro destaque é a possibilidade de imputação de ato de improbidade também ao agente de relações governamentais que induza à prática do ato de improbidade ou para ele concorra ou dele se beneficie. O substitutivo aprovado deverá, ainda, ser submetido à deliberação do Plenário da Câmara para, então, seguir para o Senado.

Comissão aprova alterações no Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, a desoneração na folha de pagamentos e a criação do Fundo de Financiamento para Micro, Pequenas e Médias Empresas

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara (CDEICS) aprovou, na última quarta-feira, os Projetos de Lei Complementares nºs 211/2015, do Deputado Helder Salomão (PT-ES), e 262/2015, do Deputado Marcos Reategui (PSD-AP), que alteram o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. O primeiro projeto possibilita às microempresas e às empresas de pequeno porte a compensação parcial de gastos com aperfeiçoamento profissional de seus funcionários no exterior com dívidas tributárias, objetivando agregar conhecimento e tecnologias modernas ao setor produtivo brasileiro e ainda deverá ser submetido à análise das Comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e do Plenário da Câmara. Já o segundo projeto estabelece prazo para abertura e encerramento de empresas e ainda deverá ser analisado pela CCJC e pelo Plenário da Casa.

No mesmo dia, a Comissão também aprovou o Projeto de Lei nº 3.328/2015, do Senador Paulo Paim (PT- RS), para instituir o Fundo de Financiamento para Micro, Pequenas e Médias Empresas (FFMPME), e o Projeto de Lei nº 4.426/2016, do Deputado André Abdon (PP-AP), que concede às micro e pequenas empresas a desoneração da folha de pagamentos.

Ambas as proposições serão submetidas, ainda, à análise da CFT e da CCJC.

Comissão aprova cessão de créditos da dívida ativa a instituições financeiras

A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) aprovou, na última quarta-feira, o parecer com substitutivo ao Projeto de Lei Complementar nº 181/2015, de autoria do Deputado Vicente Candido (PT-SP) e outros, que trata da possibilidade de cessão de dívidas da Fazenda Pública, com deságio, a instituições financeiras privadas, de forma a tornar mais eficiente os mecanismos de cobrança dessas dívidas. O Relator na CFT, Deputado Alfredo Kaefer (PSL-PR), considera que, mesmo apesar do deságio, o poder público não sofrerá perdas em seu orçamento, pois o tempo para recuperar o crédito, com altos custos à máquina pública, poderá ser compensado com o recebimento adiantado da quantia inscrita em dívida ativa, mesmo que com o desconto da instituição financeira. A matéria ainda precisa ser submetida à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e, se aprovada, precisará ainda ser deliberada em Plenário para que siga ao Senado Federal.

(4)

7 dias no Poder

4

Comissão aprova quitação de débitos com a Fazenda Nacional em até 180 parcelas mensais

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara aprovou, na última quarta-feira, o Projeto de Lei nº 5.146/2016, de autoria do Deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que altera a Lei que dispõe sobre o Cadastro Informativo dos Créditos Não Quitados de órgãos e entidades federais para permitir às empresas em recuperação judicial quitar seus débitos parcelados com a Fazenda Nacional em até 180 parcelas mensais e consecutivas. A proposição deverá ser submetida, ainda, à análise das Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.

Comissão aprova incentivo a tecnologias redutoras de risco agroclimático

A CFT também aprovou, à unanimidade, na última quarta-feira, o Projeto de Lei nº 2.433/2015, do Deputado Edinho Bez (PMDB/SC), que cria programa de incentivo à adoção de tecnologias redutores de risco agroclimático. Na justificativa de apresentação do projeto, o Deputado enfatiza que as perdas do setor agropecuário com eventos climáticos adversos, tais como estiagem, excesso hídrico, granizo, geada, entre outros, causam um enorme prejuízo ao agronegócio brasileiro, e que os produtores não podem somente depender do seguro rural, previsto na Lei nº 10.823/2003, pois, em muitas das vezes, a perda financeira supera largamente o valor ressarcido pelo seguro. Nos termos do PL, o Poder Público disponibilizará linha de crédito subsidiada, na mesma proporção do seguro agrícola (60%), para financiar tecnologias que reduzam as perdas nas safras decorrentes de eventos climáticos. Entre as tecnologias, incluem-se os sistemas de drenagem ou irrigação; proteção de cultivo por telas, estufas, sombrite e demais tecnologias. Os fundos que subsidiarão as linhas serão o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e o Orçamento Geral da União. A matéria está sendo analisada de forma conclusiva pelas Comissões e já foi aprovada no âmbito da Comissão de Agricultura da Câmara. Agora, o texto segue à CCJC e, se aprovado, poderá seguir diretamente ao Senado Federal se não houver recurso de 1/10 dos deputados para submeter o PL à deliberação do Plenário da Câmara.

Comissão aprova Projeto de Decreto Legislativo que extingue o CARF

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou, na última quarta-feira, o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) nº 55/2015, de autoria do Deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que visa extinguir o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF). Em suas justificativas, o Deputado Hauly defende que a estrutura do CARF, anteriormente conhecido como

Conselho de Contribuintes, tem servido para a articulação de esquemas de corrupção e causado vários prejuízos ao erário. O projeto de decreto visa sustar, parcialmente, os efeitos do Decreto nº 70.235/1972 e da Lei nº 8.748/1993, ambas relativas ao processo administrativo fiscal. O Relator da matéria na Comissão, Deputado João Gualberto (PSDB-BA), defendeu que o Poder Executivo extrapolou em seu poder regulamentar quando da edição do Decreto que se visa sustar, alegando que a matéria referente ao processo administrativo de defesa do contribuinte, em oposição à constituição de crédito tributário, deve ser instituída por Lei. Agora o PDC segue à Comissão de Constituição e Justiça e, se aprovado, deverá ser analisado pelo Plenário da Câmara antes de ser submetido ao Senado Federal.

Comissão aprova projeto que exige o uso de energia renovável nas concessões ou PPPs

A Comissão de Minas e Energia da Câmara aprovou, na última quarta-feira, o Projeto de Lei nº 2.836/2015, que altera a Lei de Concessões e a Lei das Parcerias Público-Privadas (PPPs), adicionando a exigência de utilização de percentual mínimo de 20%

energia renovável na execução de serviços explorados pelo regime de concessão ou PPP. Agora, o PL seguirá à Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público para apreciação.

Comissão da Câmara aprova projeto que inclui na Lei das Licitações margem de preferência para serviços e bens nacionais

Na última quarta-feira foi aprovado, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, o Projeto de Lei nº 6.252/2013, do Deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC), que altera a Lei das Licitações para impor margem de preferência para bens e serviços produzidos ou prestados por empresas nacionais. O projeto seguirá agora à Comissão de Finanças e Tributação para deliberação.

Aprovado projeto que assegura o prosseguimento dos processos administrativos no caso de descumprimento de prazos pela Administração Pública

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou, também, na última quarta-feira, o Projeto de Lei 8.184/2014, que altera a Lei que regula o Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal para assegurar a viabilidade do prosseguimento dos processos administrativos no caso de descumprimento de prazos pela Administração, sem prejuízo da responsabilização daquele que ensejou, injustificadamente, à omissão do dever de manifestação em nome do Estado. Agora, a matéria será encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para ser apreciada.

(5)

5

7 dias no Poder

Agenda da Semana

Senado Federal

Plenário

13/12/2016, às 10h

Fique de Olho

Proposta de Emenda à Constituição nº 55/2016, que institui o novo regime fiscal (“Teto dos Gastos Públicos”).

Autor: Poder Executivo

Relator: Sen. Eunício Oliveira (PMDB-CE) Relatório: pela admissibilidade.

Proposta de Emenda à Constituição 113/2015, que proíbe a reeleição para os cargos executivos (“Emenda da Reforma Política e Eleitoral”).

Autor: Dep. Fernando Coruja (PPS-SC)

Relator: Sen. Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) Relatório: pela admissibilidade.

Projeto de Lei nº 186/2014, que dispõe sobre a exploração de jogos de azar em todo o território nacional.

Autor: Sen. Ciro Nogueira (PP-PI)

Relator: Sen. Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

Projeto de Lei nº 559/2013, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública (“Nova lei de licitações”).

Autor: Comissão - CT - Modernização da Lei de Licitações e Contratos

Relator: Sen. Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) 13/12/2016, às 10h

Projeto de Lei nº 45/2016, que dispões sobre a extinção gradual da faculdade de a pessoa jurídica tributada com base no lucro real deduzir os juros sobre o capital próprio na apuração do Imposto de Renda (IR) e da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Autora: Sen. Gleisi Hoffmann (PT-PR)

Relatora: Sen. Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) Relatório: pela aprovação.

Projeto de Lei da Câmara nº 59/2013, que dispõe sobre microsseguros, estabelece critérios para a autorização de sociedades seguradoras e corretores de seguros especializados.

Autor: Dep. Dr. Adilson Soares (PR-RJ) Relator: Sen. Wellington Fagundes (PR-MT) Relatório: pela aprovação, com emendas.

Comissão de Assuntos Sociais (CAS) 14/12/2016, às 9h

Projeto de Lei nº 218/2016, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para instituir o contrato de trabalho intermitente.

Autor: Sen. Ricardo Ferraço (PSDB-ES) Relator: Sen. Armando Monteiro (PTB-PE) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

Comissão Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ)

14/12/2016 às 10h

Fique de Olho

Projeto de Lei nº 401/2012, que institui normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada (PPP) no âmbito da Administração Pública, para estabelecer novo valor mínimo do contrato e condicionar à autorização legislativa as concessões patrocinadas em que mais da metade da remuneração do parceiro privado provenha da Administração Pública.

Autor: Sen. Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP) Relator: Sen. Antonio Anastasia (PSDB-MG) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

Projeto de Lei nº 171/2012, que estabelece procedimento licitatório simplificado para estados, municípios e Distrito Federal adquirirem diretamente dos laboratórios fabricantes medicamentos e material penso hospitalar destinado a suprir as necessidades de abastecimento das Secretarias de Saúde em ações voltadas ao atendimento gratuito da população pela rede pública de saúde.

Autor: Sen. Ivo Cassol (PP-RO) Relatora: Sen. Ana Amélia (PP-RS) Relatório: pela aprovação, com emendas.

Câmara dos Deputados

Plenário

Projeto de Lei Complementar nº 268/2016, que aprimora os dispositivos de governança das entidades fechadas de previdência complementar vinculadas à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios e a suas autarquias, fundações, sociedades de economia mista e outras entidades públicas.

Autor: Sen. Valdir Raupp (PMDB-RO) Relator: Dep. Sergio Souza (PMDB-PR) Relatório: pendente de apresentação.

Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC)

12 e 14/12/2016, às 14h

Proposta de Emenda à Constituição 287/2016, que trata da Reforma da Previdência, alterando diversos dispositivos da Constituição Federal.

Autor: Poder Executivo

Relator: Dep. Alceu Moreira (PMDB-RS) Relatório: pela admissibilidade.

.

(6)

6

7 dias no Poder

Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI)

13/12/2016, às 10h

Projeto de Lei nº 4.108/2012, que dispõe sobre as linhas de telefonia móvel pessoal, determinando, entre outros, a suspensão da venda e habilitação de novas linhas telefônicas por parte das operadoras que não possuírem rede compatível com o número de linhas já existente.

Autor: Dep. Jerônimo Goergen (PP-RS) Relator: Dep. Elizeu Dionísio (PSDB-MS) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC)

Reuniões Extraordinárias 12 e 14/12/2016, às 14h

Proposta de Emenda à Constituição 287/2016, que trata da Reforma da Previdência, alterando diversos dispositivos da Constituição Federal.

Autor: Poder Executivo

Relator: Dep. Alceu Moreira (PMDB-RS) Relatório: pela admissibilidade.

13/12/2016, às 14h30

Substitutivo do Senado Federal ao Projeto de Lei nº 4.302/1998, que dispõe sobre as relações de trabalho na empresa de trabalho temporário e na empresa de prestação de serviços a terceiros, e dá outras providências.

Autor: Poder Executivo

Relator: Dep. Laercio Oliveira (SD-SE)

Relatório: pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa do Substitutivo do Senado Federal.

Projeto de Lei nº 5.957/2013, do Senado Federal, que traz diversas alterações à Lei das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). A proposta permite, entre outros, que a empresa autorizada a operar em ZPE possa importar ou adquirir, no mercado interno, com suspensão do pagamento de impostos e contribuições que especifica, máquinas, aparelhos, instrumentos e equipamentos, novos ou usados, para serem empregados na instalação da unidade industrial ou prestadora de serviços, ainda que anteriormente ao alfandegamento da área da ZPE, na forma estabelecida pelo Poder Executivo.

Permite, ainda, que a exportação de produto originado em ZPE poderá ser realizada com a intermediação de trading.

Autora: Sen. Lídice da Mata (PSB-PA) Relator: Dep. Hugo Leal (PSB-RJ)

Relatório: pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa do projeto de lei, do substitutivo e das emendas.

Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) 14/12/2016, às 10h

Projeto de Lei nº 1.412/2015, que altera o Código de Defesa do Consumidor para dispor sobre a aplicação de multa civil ao fornecedor que reiteradamente descumprir os deveres previstos na lei consumerista.

Autora: Dep. Maria Helena (PSB-RR) Relator: Marcos Rotta (PMDB-AM)

Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

Projeto de Lei nº 1.634/2015, que altera o Código de Defesa do Consumidor para dispor sobre recall de veículos automotores de via terrestre, determinando que, no caso de defeitos que afetem a segurança, os fabricantes, além dos anúncios publicitários a que se referem a lei consumerista, devem utilizar os dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) para enviar, por sua conta, correspondências aos proprietários dos veículos defeituosos informando sobre a existência de recall e as condições e locais para a substituição das peças defeituosas, nos termos de regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Autor: Dep. Nelson Marchezan Jr. (PSDB-RS) Relator: Dep. Marcos Rotta (PMDB-AM) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

Projeto de Lei nº 2.993/2015, que dispõe sobre os aplicativos de mensagens multiplataforma na Internet, tais como WhatsApp, Google Hangout, Viber, Telegram, Line, entre outros, para garantir a legalidade e a funcionalidade desses sistemas de forma gratuita na Internet brasileira.

Autor: Dep. Ronaldo Carletto (PP-BA) Relator: Dep. Elizeu Dionizio (PSDB-MS) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) 14/12/2016, às 10h

Fique de Olho

Projeto de Lei nº 4.076/2015, que altera a Lei das Parcerias Público-Privadas (PPPs), para submeter as Sociedades de Propósito Específico (SPEs) e seus contratos ao controle dos respectivos tribunais de contas e de outros órgãos de controle e para vedar aos agentes da Administração Pública Direta e Indireta interferir na gestão empresarial da SPE, sob pena de ficar caracterizada conduta de improbidade administrativa.

Autor: CPI da Petrobras

Relator: Dep. Marcos Reategui (PSD-AP) Relatório: pela aprovação, com emenda.

(7)

7 dias no Poder

Projeto de Decreto Legislativo nº 530/2016, que aprova o texto do Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos Mexicanos, assinado na Cidade do México, em 26 de maio de 2015.

Autor: Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional

Relator: Dep. Jorge Côrte Real (PTB-PE) Relatório: pela aprovação.

Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) 14/12/2016, às 10h

Projeto de Lei nº 3.650/2015, que e estabelece normas para a autorização, concessão e licenciamento de mineração, utilização e construção de barragens para rejeitos e a utilização de processos de extração.

Autor: Dep. Reginaldo Lopes (PT-MG) Relator: Dep. Júlio Delgado (PSB-MG) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP)

14/12/2016, às 10h

Projeto de Lei nº 1.539/2015, que estabelece a obrigatoriedade de realização de Análise de Impacto Regulatório (AIR) pelas agências reguladoras no

âmbito da Administração Federal. Trata-se de procedimento que visa subsidiar e orientar a tomada de decisões pelas agências reguladoras, bem como permitir o monitoramento da implementação de tais decisões, baseado no uso sistemático de análise econômica dos custos, benefícios e possíveis efeitos de uma decisão regulatória, tendo em consideração os objetivos a serem perseguidos por cada setor regulado.

Autor: Dep. Eros Biondini (PTB-MG)

Relator: Dep: Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

Comissão Especial do Novo Código Comercial

13/12/2016, às 14h30, e 14/12/2016, às 14h

Projeto de Lei nº 1.572/2011 Autor: Dep. Vicente Candido (PT-SP) Relator: Dep. Paes Landim (PTB-PI)

Relatório: pela aprovação, com substitutivo e emendas.

Comissão Especial Destinada à Reformulação da Legislação Esportiva

13/12/2016, às 14h

Reunião para discussão e votação do Relatório final.

Referências

Documentos relacionados

Discorreremos três aspectos importantes concernentes a Florestan Fernandes: sua história de vida, contrastando com a realidade de menino pobre das ruas de São Paulo; sua

Assim, primeiro é apresentado, em linhas gerais, o pensamento político e social de Pedrosa acerca da formação social brasileira, para em seguida demostrar como o modo em que ela

Diante do exposto, o nosso voto é pela constitucionalidade, juridicidade e adequada técnica legislativa do Projeto de Lei nº 2.103, na forma do substitutivo ora oferecido

A Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira o Projeto de Lei (PL) nº 3.453/2015, de autoria do Deputado Sergio

Para atender o objetivo desse trabalho, desenvolveu-se um modelo matemático para estimar o cus- to do processo produtivo da cana de açúcar e auxiliar na gestão das usinas e

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O