• Nenhum resultado encontrado

(1) Indica duas profissões relacionadas com a Agricultura.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "(1) Indica duas profissões relacionadas com a Agricultura."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

Trabalho elaborado por: Eliana Silva 26-07-2010

Questões

(1)

Indica duas profissões relacionadas com a Agricultura.

Agricultor, Engenheiro agrícola.

(2)

Assuma-se como um habitante de uma zona rural e defenda a posição da vida no campo em detrimento da vida na cidade.

Apresente todas as vantagens e desvantagens da situação que defende

.

Vantagens Desvantagens

Produzir para seu consumo. Perder toda a produção.

Saber o que come. Muitas horas de trabalho.

Melhor qualidade de vida. Muitos custos a nível económico.

Mais cumplicidade com os vizinhos.

Falta de meios de comunicação.

Mais espaço para actividades

ao ar livre. Não haver espaços culturais.

Crianças mais livres. Estar isolado.

Ar puro.

Transportes públicos com grande espaçamento de horário.

Fecho de escolas.

(2)

2

Trabalho elaborado por: Eliana Silva 26-07-2010

(3)

Assuma-se como um habitante de uma zona urbana e defenda a posição da vida na cidade em detrimento da vida no campo.

Apresente todas as vantagens e desvantagens da situação que defende.

Vantagens Desvantagens

Ter tudo perto. Stress.

Transportes públicos. Mais trânsito.

Actividades culturais. Criminalidade.

Meios de comunicação

mais facilitado. Falta de comunicação cara/ cara.

Crianças isoladas.

Poluição.

Falta de escolas e creches.

Questões

(1)

Comente as dificuldades enfrentadas pelos habitantes das zonas periféricas de Coimbra que se encontram na situação relatada na notícia.

Pois não são só estas pessoas, este facto é a nível nacional, pessoas que esperam e desesperam para serem atendidas.

Neste caso tem ainda um factor muito importante, é que muitas destas pessoas, não têm meios de deslocação, o que ainda torna pior.

Este caso ocorre em todo Portugal, pagamos por um serviço que não temos, ou esperamos horas e horas, para chegarmos lá dentro e o médico nem olhar para nós.

(3)

3

Trabalho elaborado por: Eliana Silva 26-07-2010

(2)

Será que um habitante de uma zona rural só enfrenta este tipo de dificuldades? Que outro tipo de serviços essenciais escasseiam nas zonas rurais? Fundamente a sua resposta.

As pessoas enfrentam outros problemas, não tem supermercados, peixe fresco, bancos, correios, farmácias, Segurança social, Finanças, Dentistas, transportes, entre outros.

(3)

Os habitantes de zonas urbanas enfrentam as mesmas dificuldades? Justifique a sua resposta.

Sim, a nível de saúde é um problema nacional, às outras coisas tem um acesso mais facilitado, mas lojas tradicionais estão em vias de extinção.

(4)

Será que por se viver na cidade se tem acesso a mais e melhores serviços? Mostre evidências que provem a sua resposta.

Têm acesso a mais serviços, mas em relação à qualidade não quer dizer que seja a melhor, por exemplo: os serviços de saúde nos Hospitais têm vindo a degradar-se, também a criminalidade tem vindo a aumentar e o fácil acesso a Internet que as cidades dispõem deixa as crianças fora de controlo dos pais, pois em qualquer esquina podem aceder a internet grátis.

A qualidade de vida na cidade não é das melhores como podemos

constatar nas notícias retiradas no Correio da Manhã. Se pudesse

economicamente viveria no campo, mesmo com as dificuldades de

serviços que tem.

(4)

4

Trabalho elaborado por: Eliana Silva 26-07-2010

Correio da Manhã

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/hospitais-sem-especialistas

, consultado em 26 de Julho de 2010.

Hospitais sem especialistas

Os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, em Lisboa, que integram o Centro Hospitalar de Lisboa Norte, não têm médicos especialistas nas escalas de serviço para assegurar as urgências internas no período diurno, das 08h00 às 20h00, nos dias úteis da semana.

Por: C.S.

A denúncia é feita por Nídia Zózimo, da Federação Nacional dos Médicos, e contestada pela administração hospitalar. Segundo Nídia Zózimo, "uma circular interna informa que, a partir de Setembro, as escalas de urgência interna que asseguram a assistência médica abrangem o período nocturno das 20h00 às 08h00".

A médica explica que "há vários casos de enfarte que requerem um cardiologista, temos vários internamentos para os serviços de gastrenterologia, pneumologia, oftalmologia ou otorrino, mas, a partir de Setembro, será necessário procurar um especialista, que pode estar a fazer consulta". A Ordem dos Médicos considera esta decisão "inaceitável".

Ao CM, fonte da administração do Centro Hospitalar negou a falta de especialistas na assistência aos doentes urgentes. "As escalas de serviço não referem a falta de especialistas. Qualquer corte orçamental não mexe um milímetro na qualidade da assistência aos doentes. Somos o maior hospital do País e vamos continuar a sê-lo."

http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=0948CBA8-C2E6-48F6-8520

79C55E539472&channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021

, consultado em 26 de Julho de 2010.

PSP nas escolas faz 270 detidos e apreende 11 armas

A operação 'Recreio Seguro II', levada a cabo pela PSP junto das escolas, resultou na

detenção de 270 pessoas e apreensão de 11 armas, segundo informaram as autoridades

esta sexta-feira.

(5)

5

Trabalho elaborado por: Eliana Silva 26-07-2010

Durante 47 dias, entre 3 de Maio e 18 de Junho, foram detidas mais de duas centenas de pessoas pela autoria de vários crimes, nomeadamente tráfico de droga, furto, roubo e posse de arma ilegal.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu 1570 doses de estupefacientes e detectaram quase 4000 mil infracções ao Código da Estrada, sendo que a maioria dos registos foram por uso de telemóvel durante a condução e por mau estacionamento.

No seguimento das operações foram também identificados 77 pessoas por consumo de droga que receberam encaminhamento para a Comissão de Dissuasão de Droga e de Toxicodependência.

A PSP informou em comunicado que é o segundo ano que realiza este tipo de operações, que tem por objectivo incrementar o sentimento de segurança nos espaços escolares e com isto prevenir a violência e a criminalidade.

http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=A170CC03-37D9-40BC-A1FA-

47F2C9C1D96D&channelid=00000181-0000-0000-0000-000000000181

, consultado em 26 de Julho de 2010.

Atrai rapariga na net e viola-a com amigos

Menor de 16 anos fez amigo na rede social hi5 e foi conhecê-lo ao bairro. Este montou armadilha e com cinco cúmplices manteve-a sequestrada. PJ já apanhou três; juíza libertou-os ontem.

Por: Henrique Machado / João Tavares

Conheceram-se ao acaso na rede social hi5, conquistaram a atenção e confiança um do outro. Rapidamente passaram à troca na internet de fotografias e mensagens íntimas. Foi assim semanas a fio, no mundo virtual em que cada um cria a sua personagem – pode até inventar o nome. E foi o que fez ‘João’, 17 anos, até que ‘Marta, um ano mais nova, cedeu à tentação de o conhecer – aceitou um encontro às cegas num bairro de Loures.

Não contava com uma armadilha, à luz do dia, em que acabou violada por cinco a seis homens. Entre eles o amigo da internet. A Polícia Judiciária já apanhou três, sendo que um, menor de 16 anos, ficou logo à solta. E os outros foram ontem libertados por uma juíza do Tribunal de Loures.

Entendeu a magistrada que os dois são ainda muito novos – um de 17 anos e o outro

com 18, sendo que o primeiro é responsável pela armadilha – e que não há perturbação

de inquérito com eles à solta. Apesar de viverem no mesmo bairro, não podem contactar

entre si. Até ao julgamento têm de se apresentar à PSP uma vez por semana.

(6)

6

Trabalho elaborado por: Eliana Silva 26-07-2010

O pesadelo da jovem estudante, aos 16 anos, durou duas a três horas, na tarde de 6 de Janeiro. Depois de se encontrar com o amigo virtual, foi atraída a uma zona isolada onde chegaram cúmplices do primeiro, que a mantiveram sequestrada. Sem hipótese de pedir socorro. Foi primeiro violada por três a quatro elementos, todos entre os 15 e 18 anos; depois por mais um ou dois que lá apareceram, sem que a vítima saiba precisar quantos.

'PAIS E ESCOLA TÊM PAPEL FUNDAMENTAL': Francisco Moita flores Criminologista

Correios da Manhã – Que perigos trazem redes como o hi5?

Moita Flores – São úteis, mas altamente perigosas. Só que o problema não reside nas redes, mas sim nas pessoas. Há quem as use com segundas intenções e esta violação é um bom exemplo disso.

– Que cuidados se deve ter?

– Estas amizades electrónicas devem terminar quando se desliga o computador. Sendo as crianças os alvos mais vulneráveis, logicamente que os pais e a escola têm um papel fundamental.

Referências

Documentos relacionados

A terceira imagem retrata a cena em que a rainha Cersei Lannister 22 faz uma caminhada de penitência pelas ruas de Porto Real, devido ter cometido crime contra a Fé dos

cada naipe contém um Ás, uma Dama, um Valete, um Rei e seis cartas (do Dois ao Sete), foram dadas sucessivamente, ao acaso, seis cartas a um jogador, que as coloca na mão, pela

Seja bem-vindo(a) à Saúde Medicol!.. SERVIÇO DE REMOÇÃO... DECLARAÇÃO DE SAÚDE E INFORMAÇÕES ADICIONAIS... CARACTERÍSTICAS E TIPOS DE PRODUTOS SAÚDE MEDICOL... COMO UTILIZAR

a) Modelo de entidade/relacionamento. b) Modelo de dados baseado em objeto. c) Modelo baseado em colunas. d) Modelo de dados semi-estruturado. Um domínio dos possíveis valores

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

The Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio works to improve public energy and land use policies by generating evidence for decision makers

A partir de pesquisa realizada junto ao Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro, o artigo analisa alguns efeitos colaterais do processo de preparação e

Dos 103 soros e punções de linfonodos superficiais de animais com sintomatologia aparente da linfadenite caseosa coletados em propriedades localizadas no Estado