• Nenhum resultado encontrado

TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DOS ESTUDOS DE CONCEPÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE SENADOR CORTES.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DOS ESTUDOS DE CONCEPÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE SENADOR CORTES."

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

1H

TITULO:

TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DOS ESTUDOS DE CONCEPÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE SENADOR CORTES.

Rua Professor Carlos de Assis, Í9S

Uiin aor-rnin , Rntim . PJÍft C51\1 dfi77

Flua P/ianoef Villar, 155 - Democrata

,}»,i rio fnrn . íalfí H?i l?12-70d'í

. n^nnó Júnior 25 Bairro

(2)

INTRODUÇÃO:

O estudo da concepção consiste no levantamento de dados para elaboração de um conjunto de estudos e conclusões referentes ao estabelecimento de todas as diretrizes, parâmetros e definições necessárias e suficientes para a caracterização completa do sistema de coleta e tratamento do esgoto sanitário e para uma futura elaboração do projeto com levantamento preliminar dos custos.

Todos os estudos deverão ser elaborados observando-se as normas técnicas e ambientais e o enquadramento para o lançamento dos esgotos nos corpos d'água locais.

A partir destes estudos serão concebidos os projetos do sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário para o município de Senador Cortes promovendo assim a melhoria das condições de saneamento da população e de proteção e preservação ambiental.

JUSTIFICATIVA:

O município não dispõe de nenhum sistema para tratamento de seus esgotos sanitários, que apesar de coletados em sua grande maioria, têm como receptores os cursos d'água locais ,Os recursos pleiteados deverão ser aplicados na elaboração de estudos de concepção de projetos com a finalidade de tratar todo o esgoto coletado no município e com isso reduzir o lançamento de elevadas cargas orgânicas poluidoras ao longo do Córregos Triste Vida e São João e outros, melhorando a qualidade das águas da bacia do Rio Paraíba do Sul.

O município está inserido na "Planilha de Estimativa de Custos Totais para os Sistemas de Esgotamento Sanitário" sub-bacia 3 — bacia do rio Paraibuna mineiro, do Caderno de Acões do CEIVAP:

Rua Professar Carlos dí Assis, 193 líiln H n n r o i n - Rclim . Bítfi 1^1 i tHQ,! 3B77

Rua Manoel Vilisrr 155-Democrata ,I»Í7 rio Fnrn . lUlfi H

Av, Rennó Júnior, 25 Bairro Medi IvaJiihá - ftjin CíFi

(3)

META:

Os recursos ora obtidos serão aplicados nos estudos de concepção do sistema de esgotamento sanitário para que os projetos posteriormente elaborados venham atender às necessidades de esgotamento sanitário da localidade de acordo com suas particularidades, atendendo a 100% da mancha urbana observando-se e respeitando- se todas as normas sanitárias e ambientais aplicáveis.

Pretende-se, com a concepção deste projeto de sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário atender as condições de saneamento básico de todo o município, buscando soluções criativas, tecnicamente viáveis, com a utilização de tecnologias adequadas à realidade local a custos compatíveis com a capacidade de pagamento, e suficientes para que seja adequadamente operada e mantida a infra-estrutura de saneamento básico a ser disponibilizada para a comunidade

OBJETIVO GERAL:

O presente Termo de Referência tem como objetivo a obtenção de Recursos Financeiros junto ao Comité para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul - CEIVAP para os estudos de concepção do sistema de Esgotamento Sanitário do Município de Senador Cortes, atendendo a toda sua área urbana e o Distrito dos Pregos, visando a melhoria da qualidade de vida de sua população e adequando o município nas questões relacionadas ao saneamento ambienta!.

OBJET1VOS ESPECÍFICOS:

Os estudos de concepção do sistema de Esgotamento Sanitário para o município de Senador Cortes deverão:

- promover o saneamento com a substituição de parte das redes coletoras, implantação de coletores tronco, interceptores, estações elevatórias (EE) e estações

Rua Professor Carlos tíe Assis, 199 Ruo Manoel Viilar, 155 - Democrata Av, Rennó Júnior, 25 Bairro Medicina

Ifitn Rfirrnin - Rotmi . nflfi 1111 W\ú. dfi77 Jait ilo Fnr.T . P.flfi Í391 371 9-?<M'l tf.-iiuhá . ft/JH («l "ifi71 .H

(4)

i"!1;

• • : . '

de tratamento (ETE), em unidades de tratamento de menor consumo de energia e menor mecanização, de acordo com a necessidades locais e em conformidade com as normas técnicas;

- verificar as possibilidades de aproveitamento das instalações existentes e em operação.

PÚBLICO ALVO:

Os estudos do sistema de esgoto sanitário deste termo de referência, deverão abranger toda a área urbanizada e mais as zonas de expansão, de modo que facilitem a sua ocupação pelas populações previstas para o período de alcance do projeto, com as condições de saneamento necessárias.

Pretende-se com a concepção do sistema de esgotos sanitários do município, atender a toda a população do município de Senador Cortes, contemplando o Distrito dos Pregos.

HISTÓRICO:

O município de Senador Cortes situado no Vale do Paraíba, na mesorregião da zona da mata mineira e microrregião de Juiz de Fora tem sua origem no período do café.

Os tropeiros que transportavam café para Santo António do Chiador, para embarcá-lo pela ferrovia até o Rio de Janeiro, pernoitavam, em uma estalagem no local.

O local foi batizado com o nome de Monte Verde. Com o tempo, um certo padre doou terras para a construção de uma capela consagrada a São Sebastião. Nos arredores do templo, várias famílias foram se instalando, e o povoado se desenvolvendo.

Mantendo a denominação original, tornou-se distrito e, posteriormente, passou a se chamar Senador Cortes, em homenagem a um ilustre filho da terra - Senador Agusíinho Pereira Cortes. A emancipação ocorreu em 1962, com o novo município desmembrando-se de Mar de Espanha,surgindo a bucólica cidade de Senador Cortes.

Rua Proíessor Carlos de Assis, 199 Rua Manoel Villar, 155 - Democrata A». Rennó Júnior, 25 Bairro Medicina

l/iia Ror-rain . Rotim . Sflfi H11 ?R1íl 4S77 .IhlJ7 (Io Ffir.T - ÍJifi fí?\1 ffnhihn , Mfi í 1551

(5)

•- .-r*-

CENÁRIO ATUAL:

O município faz divisa com os municípios de Argirita, Maripá de Minas Mar de Espanha, Santo António do Aventureiro, Guarará e Além Paraíba, possui uma área territorial de 104 km

2

, com população de 2015 habitantes.

As principais atividades económicas são a agropecuária e serviços e a produção de varetas para espetos, confeccionadas em bambu. As empresas com sede no município são Rocha e Abreu Confecções Ltda.

r

Irmãos Silva Confecções Senador, Indústria Comércio e Mineração Costa Pimentel.

O abastecimento de água do município é de responsabilidade do serviço municipal de abastecimento, com captação em mina e poço artesiano, atendendo a 100 % da população, porém a água é distribuída sem nenhum tipo de tratamento. As obras para implantação de uma Estação de Tratamento de Água já foram iniciadas e as redes de ferro fundido estão sendo substituídas por redes de PVC.

Com relação a coieta dos resíduos sólidos urbanos, a população é atendida em 100%, inclusive distrito,mas a área onde é feita a destinação dos resíduos sólidos, localizada dentro do município a 2 km da sede, está fora das especificações e normas técnicas, não atendendo à legislação ambiental.

A drenagem do município é feita pelas sub-bacias dos Córregos Triste Vida e São João.

Quanto ao esgotamento sanitário, o município é atendido com coieta de 60% , mas não dispõe de nenhum tipo de tratamento e o lançamento é feito no Córrego Triste Vida e São João.

O Distrito dos Pregos distante 9 km da sede do município, com acesso em estrada de terra, é constituído por 82 moradias,com possibilidade de expansão para 100 moradias,( participação do projeto de casas populares "Lares Geraes"). Conta com equipamentos urbanos como posto de saúde, escola, centro comunitário, igreja, campo de futebol e parque. As vias públicas são pavimentadas com paralelepípedos.

O Distrito dos Pregos possui rede de coieta de esgotos em 60% das moradias, porém não existem poços de visita (pv's), sendo todo o esgoto conduzido para o córrego que passa nos fundos de parte das moradias, sem nenhuma forma de tratamento.

ílaã Professor Carlos de Assis, 19S Rua Wlaiioel Víllsr, 155 - Democrata A«, Resino Júnior, 25 Bairro Medicina

llila Ro<-r3in . Botim . Mfi H11 ÍSUa 2Kn JIIÍT rio Ffirn . fulfi /W 3?1?-3Q<11 It-iÍJihá „ M R H

(6)

:? -• r? - - % M? -* -" *•

RESULTADOS ESPERADOS:

• Tratamento dos esgotamentos sanitários gerados no município;

• Melhoria dos padrões de saúde pública da população atendida;

Melhoria na qualidade das águas dos ribeirões e córregos que cortam os município, em particular O município faz divisa com os municípios de Argirita, Maripá de Minas Mar de Espanha, Santo António do Aventureiro, Guarará e Além Paraíba, possui uma área territorial de 104 km

2

, com população de 2015 habitantes.

PRODUTOS A SEREM APRESENTADOS:

Para a elaboração dos estudos de concepção do sistema de esgotamento sanitário, o município dependerá de empresa a ser contratada através de licitação, e que deverá elaborar e apresentar os seguintes produtos;

• Memorial descritivo

• Estudo de alternativa locaciona!

• Levantamento topográfico simplificado

• Licenciamento ambiental

• Dados necessários para a elaboração do projeto executivo.

• Estudo da Concepção das alternativas adotadas

• Projeto executivo Memorial Descritivo:

O memorial descritivo deverá fornecer os dados para a elaboração do futuro projeto e as aíividades que deverão ser executadas para o planejamento da implantação do projeto.

• Dados dos recursos hídricos da região que pode influir no sistema e por este ser influenciada.

Rua Professar Carlos de Assis, 193 Rua Manoel Vi!(arr 155- Democrata Av. fiennó Júnior, 25 Bairro Medicina

Uifn líni-roin . fiutim . M R Cítl ^Qil Jfi77 -ÍHIT I!P rnta . MR H?i 3717-?Ctíl3 fuinha . MH m?l -ÍSSI-fl^nfi

(7)

Características físicas da região em estudo:

- relevo do solo:

- Identificação dos acidentes principais e das alterações previstas;

- influências na concepção do sistema;

Informações meteorológicas:

- séries históricas de temperaturas.ventos, insolação.evaporacão e chuvas;

Informações geológicas

- natureza e camadas constituintes do subsolo, níveis de lençol freático, mapas geológicos, relatórios de sondagem e de ensaios do solo e informações locais;

Informações fluviométricas

- séries históricas dos cursos d'água da região, suas vazões de estiage, e informações locais sobre o níveis de enchentes;

Corpos receptores existentes e prováveis

- informações fundamentadas para avaliação dos efeitos de esgoto sanitário;

- sua classificação, na secção de lançamento dos esgotos tratados, segundo legislação vigente;

Dados demográficos disponíveis e sua distribuição espacial;

Energia elétrica:

- disponibilidade e confiabilidade;

- características do sistema de distribuição existente;

- tensão, potência, frequência;

- evolução nos últimos anos das ligações de economias segundo as classes residencial, comercial, industrial e pública;

- custo da tarifa de consumo e demanda , e eventuais descontos;

Relatório da situação das redes e de seu cadastro;

A delimitação da área de planejamento, bem como de suas bacias contribuintes deve obedecer às condições naturais do terreno desconsiderando a divisão político-administrativa.

A estimativa das populações e sua distribuição espacial deve ser feita com base em dados censitários e informações locais e regionais.

7

Baa Professor Carlos de Assis, 139

Uila Rnr-raln. Rotim - (U1R mi W O d HS17

Rua iviasioe! VíHar, 155 - Democrata .inh iío Fnfii . FJÍÍ; n

Ay, Renrió Júnior, 25 Biiirra Medicina

Iraíiihá - MH li*;'*

(8)

fíubricu:

• Para início de plano, devem ser determinadas as densidades populacionais das zonas de ocupação homogéneas, segundo as classes residencial, comercial,

industrial e pública.

• Para fim de plano o procedimento compreende:

a) Análise dos diversos usos do solo urbano e definição de sua vocação;

b) Análise dos planos de desenvolvimento e urbanização e seus efeitos sobre a distribuição espacial da população;

c) Estimativa das densidades populacionais para cada zona de ocupação homogènea.compaíível com a avaliação do crescimento global para área de planejamento.

• Para avaliação das vazões pode ser utilizada a sua correlação com as áreas edificadas.

• Para início de plano, as áreas edificadas das zonas de ocupação homogénea podem ser determinadas por amostragem.

• Para fim de plano deve ser considerada a saturação urbanística, incluídas as zonas de expansão.

• Estudos de projetos de sistemas de abastecimento de água, de esgoto sanitário e de esgoto pluvial;

• Outros dados importantes à elaboração dos futuros projetos, levantados neste estudo de concepção.

Estudo de alternativa locacional:

O estudo locacional deverá fornecer os dados que possibilitem a nortear a escolha do melhor local e as atividades que deverão ser executadas para a futura implantação do projeto.

• Verificação da possibilidade de aproveitamento das instalações existentes.

• Verificar área que atenda às condições necessárias e as normas técnicas existentes, indicando uma área principal e uma que substitua caso haja impedimento de alocação de uso da principal

8

Rua Professor Carlos de Aasis, 199

Wiln Boí-rnin. Rotim - flflR í^li l^tSd J2H77

Fina Manoel Villar, 155 - Democrala

.liai rfp Foca » TJifi Í3?\1

Av, Reniió Júnior, 25 Bairro Medicina

irninná , M R CíFl

(9)

Outros importantes à elaboração dos futuros projetos, levantados neste estudo de concepção,

Levantamento topográfico:

O levantamento topográfico é o instrumento que permite a visualização em planta das áreas selecionadas para implantação da futura ETE ou das outras estruturas que farão parte do projeto. Este levantamento deverá definir os (imites e a localização das áreas.

• Plantas topográficas confiáveis em escalas compatíveis com a precisão requerida para o estudo e visualização das diferentes concepções.

• Outros dados necessários à elaboração dos projetos

• O levantamento topográfico deverá ser executado simultaneamente com cadastro das unidades contribuintes do sistema existente e seu respectivo nivelamento, inclusive cotas de soleiras e rede e deverá considerar todas as interferências encontradas, quando couber para este estudo de concepção.

• Serão exigidas Sondagens tipo SPT e ensaios de permeabilidade do solo, na área onde for se implantar projeto, após o estudo locacional. As áreas deverão ser avaliadas conforme as restrições legais, os condicionantes ambientais e os condicionantes tecnológicos, de acordo com a legislação vigente, caso haja necessidade desses dados para a concepção do projeto a ser concebido.

Licenciamento Ambiental Prévio

• Apresentação de todos Relatórios Ambientais necessários ao Licenciamento, com as respectivas RTs;

• Enquadramento do município segundo porte e potencial poluidor, embasando-se nas normas ambientais vigentes;

• Outorga emitida pelo IGAM ou peia ANA, quando necessários;

• Manifestação do IEF;

• Todos os outros documentos requeridos para o processo de licenciamento.

9

flua Professor Carlos ds Assis, 199 Rua Fjíanoel Viilar, 155 - Democrata Av. Rertnó Júnior, 2s Bairro Medicina

Mila Rarraln . RÍIÍÍITT . P/líí H1\. flf,77 .Iiiij itn Fnr=i . MA CÍ

(10)

,-JJfc—

<w~?n iC./for

Estudo da concepção das alternativas adotadas:

• Fixação preliminar das características do esgoto;

• Avaliação e caracterização das cargas poluidoras atuais e futuras em função da tendência de ocupação do solo;

• Verificação da necessidade de tratamento prévio do esgoto industrial antes do lançamento à rede coleíora.;

• Estabelecimento das concepções sanitariamente comparáveis para encaminhamento do esgoto da região em estudo aos corpos receptores.

• Determinação das condições sanitárias dos corpos receptores, tanto para a região de lançamento, como até onde este possa infíuir nas suas características, considerando as disposições legais existentes quanto à classe do corpo receptor, seus padrões de qualidade e os fançamentos.

• Avaliação do impacto ambiental relativo a cada concepção, quando julgado conveniente.

• Avaliação ano a ano das vazões a considerar no estudo das concepções;

verificação do regime de lançamento do esgoto industrial e de contribuições singulares.

• Descrição da concepção básica, localizando seus componentes em plantas topográficas. Apresentação de concepção básica numa única planta em escala conveniente.

• Estabelecimento das concepções sanitariamente desejáveis para destinação do lodo gerado nos processos de tratamento e justificativas das alternativas adotadas.

Dados a serem fornecidos para a concepção do Projeto executivo:

• Pré - dimensionamento dos componentes das concepções.

• Fixação dos critérios para estimativa dos valores de investimento. Podem ser usadas funções de custo de instalações análogas às em estudo, desde que

10

Rua Professor Carlos de Assis, 199

!iiln Rnrrnin . Rotim , M ti H11 I^QA flfi?7

Rua Manoel VSIlíir, 155 - Democrata .r»;? i\f Fora - Pjifi n

Av, fieiifió Júnior, 25 Bairro Medicina itamh:'i . fui R C5

(11)

citada a fonte elaboradora destas funções e demonstrada a sua validade. Nos orçamentos devem ser citadas as fontes dos custos unitários.

• Fixação dos critérios para estimativa de custos de operação, manutenção e reparação e de custos de energia elétrica para as concepções.

• Estimativa de valores de investimento e de despesas de exploração de cada uma das concepções em estudo.

• Apresentação de plantas e detalhes gráficos elucidativos em escala apropriada, que se fizerem necessários;

• ART dos projetos;

• Outros dados importantes à elaboração dos futuros projetos, levantados neste estudo de concepção.

Todos os produtos deverão estar de acordo com as Normas Técnicas Brasileiras.

ESTIMATIVAS DE ORÇAMENTOS:

Para prover os recursos necessários a execução deste projeto, foi estimado um orçamento, de acordo com a realidade do município, onde então será contratada empresa prestadora destes serviços, através de licitação, para a realização dos trabalhos.

A supervisão dos trabalhos deverá ficar à cargo da AMPAR e/ou de um representante da prefeitura do município.

11

Rua Professor Carlos de Assis, 19S

l/iia Rni-rmn - Botim . Mft Hl l IRQd ifi? 7

Rua Manoel Villar, 155 - Democrata

.ín',1 ri» Fnrn - fílfl !1

Ai/, ílennó Júnior, 25 Bairro Medicina irniiiii:', - !\/lR (

(12)

COMPOSIÇÃO DE PREÇO - Sistema de Esgotamento Sanitário - Senador Cortês Pessoal / Serviços

Desenhista Cadista Projetista Civil Projetisía Elétrico Sondagens

Topógrafo

Auxiliar de Topógrafo Ajudante de Serviço Veículo

Orcamentista

Consultoria Ambiental Editoração

Unidade h h h m h h h mês

h h un

Quantidade 200

160 70 60 110 330 110 2 80 115 2

Preço Unitário

R$ 8,67 R$43,19 R$43,19 R$ 53,85 R$18,63 R$4,85 R$ 4,85 R$2.500,00 R$14,20 R$43,19 R$ 250,00

Preço Total R$ 1.734,00 R$6,910,40 R$ 3.023,30 R$3.231,00 R$ 2.049,30 R$1.600,50 R$ 533,50 R$5.000,00 R$ 1.136,00 R$ 4.966,85 R$ 500,00 TOTAL: R$ 30.684,85

CRONOGRAMA FÍSICO FINANCEIRO - F Corte

1 Serviços de Topografia 1 . 1 Levantamento Topográfico

2 Projeío Executivo 2.1 RedeColeíora 2.2 Elevatórias e ETEs 2.3 Orçamento

2.4 Esp Técnica e Cronograma

3 Licenciamento Ambienta!

íede Coletoré s

MÊS 01

90%

8.264,97

30%

2681,77 40%

2.383,79

40%

1986,74

i , Elev e ETE MÊS 02

10%

918,33

70%

6.257,45 60%

3.575,69 100%

1136,00 100%

500,00 60%

2,980,11

- Senador TOTAL 30.684,85

9.183,30

8.939,22 5.959,48 1.136,00 500,00

4.966,85 12

Rua Professor Carlos t!e Assis, 199

Vila Rorraln - Retini - PÍ1R H11 ^Çíid

Rua íVíanoef Víllaí, 155 • Democrata

.liib JÍP Fnra . MR ít

Av. Rennó Júnior, 25 Bairrs Medicina

Ifainhá - n.lH

(13)

•;;.-?'

[Rubrico:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

- Apresentação de Projetos de Sistemas de Esgotamento Sanitário - Orientações Técnicas-3

a

ed - Brasília FUNASA - :Fundação Nacional de Saúde, 2004.

- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9648 : Estudo de concepção de sistemas de esgoto sanitário.

- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9649 : Projeto de redes coletoras de esgoto sanitário. Rio de Janeiro, 1986.

- Plano de Aplicação 2008 - Ficha de Inscrição - AMPAR - Associação dos Municípios da Micro- Região do Vale do Paraibuna

- Manual de Investimento, 2008 - CEIVAP- Comité Para a lintegração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul

- Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul - Resumo -

CEIVAP - Comité Para a lintegração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul..

Caderno de Ações - Bacia do Rio Paraibuna

- Manual de Saneamento. 4

a

ed. rev - Brasília: Ministério da Saúde :Fundação Nacional de Saúde, 2006.

Trabalho elaborado pela seguinte equipe técnica:

- Eng. Édina A. Reis - Eng. Civil, especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental CREA^MG: 62843/D @o4^ fl^Lut&u Cté^> fei-a

- Eng. Ana Maria Laque Marinho - Eng. Civil, especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental - CREA/MG: 30629/D

- Química Magdeny M. Peçanha V. Briítes - Bei. em,Q.uínA/,ca, especialista em Gestão LI À/. HL

Ambiental de Municípios - CRQ/MG: 02100674

13

Riia Professor Carlos de Assis, 139

iíila SBf-rnin - fioíim . Mfi tlt l

Rua Manoel Villar, 155 - Democrata

JliÍ7 .|P Fnr:( . Wlfi Í1

Aí/. Rermó Júnior, 25 Bairro Medicina ttaiiihá, n/in

Referências

Documentos relacionados

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a

O estudo da concepção consiste no levantamento de dados para elaboração de um conjunto de estudos e conclusões referentes ao estabelecimento de todas as diretrizes, parâmetros

O estudo da concepção consiste no levantamento de dados para elaboração de um conjunto de estudos e conclusões referentes ao estabelecimento de todas as diretrizes, parâmetros

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água

é bastante restrita, visto que tanto suas duas entradas, quanto as galerias e condutos que interligam os pequenos salões são bastante estreitos, e a umidade na maioria dos salões