• Nenhum resultado encontrado

Guia do Aluno. Curso a Distância (EAD) Patrimônio Imaterial: fortalecendo o Sistema Nacional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia do Aluno. Curso a Distância (EAD) Patrimônio Imaterial: fortalecendo o Sistema Nacional"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Curso a Distância (EAD)

Patrimônio Imaterial: fortalecendo o Sistema Nacional

Guia do Aluno

2013

(2)

SUMÁRIO

1 – Apresentação ... 3

1.1– O GUIA ... 3

1.2- INTRODUÇÃO AO CURSO ... 3

1.3– OBJETIVOS ... 4

2 - Conteúdo Programático ... 5

2.1- DISCIPLINAS E PROFESSORES ... 5

2.2- CARGA HORÁRIA E CALENDÁRIO ... 7

2.3- METODOLOGIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD/INSPIRE ... 7

2.4– CERTIFICAÇÃO ... 8

3- Recursos Humanos ... 8

3.1- COORDENAÇÃO TÉCNICA E PEDAGÓGICA ... 8

3.2- COORDENAÇÃO DE CONTEÚDO ... 8

3.3– MONITORIA ... 9

3.4- CORPO DOCENTE ... 9

4 - Contatos ... 11

(3)

1 – Apresentação 1.1 – O Guia

O Guia do aluno foi concebido para orientá-lo durante a sua participação no curso Patrimônio Imaterial: fortalecendo o Sistema Nacional, uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da UNESCO no Brasil por meio do Projeto Difusão da Política do Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil e com coordenação técnica da Inspire | Gestão Cultural.

Neste Guia, você encontra todas as informações sobre o programa conceitual do curso, seus objetivos, conteúdos, corpo docente, organização, estrutura e o calendário de aulas.

1.2 - Introdução ao curso

No âmbito da comemoração dos 10 anos da Convenção de 2003 para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, a UNESCO e o IPHAN se uniram para a realização de um curso de ensino a distância na área de patrimônio imaterial

Este curso tem como objetivo fortalecer as capacidades locais para estruturação e execução de políticas de patrimônio imaterial nos estados e municípios brasileiros, por meio da capacitação de gestores culturais para atuarem na salvaguarda do patrimônio cultural imaterial – legislação, identificação, reconhecimento, apoio e fomento à sustentabilidade.

Nesse contexto, será possível analisar e discutir os principais conceitos relacionados ao patrimônio cultural brasileiro em suas diferentes dimensões e interações com aspectos de identidade, território, meio ambiente.

Tendo como premissa de que a salvaguarda do patrimônio imaterial é feita, em última instância, pelas comunidades portadoras, este curso buscará aprofundar o entendimento do papel das comunidades em todo o processo de planejamento e execução das políticas públicas de gestão e promoção deste tipo de patrimônio.

Considerando o objetivo do curso, a legislação sobre o patrimônio será um dos temas abordados, enfocando seus principais aspectos e utilizando estudos de caso nos âmbitos internacional, nacional, estadual e municipal. Assim, será tratada a Convenção de 2003 da Unesco e a atuação deste organismo para a construção da noção e das políticas de patrimônio imaterial no Brasil e no mundo e analisada a constituição do patrimônio como um campo específico de ação pública

(4)

no Brasil, com destaque para a conformação da atuação político-institucional nas esferas federal, estadual e municipal. Serão apresentados os diversos mecanismos legais de fomento e salvaguarda do patrimônio imaterial no âmbito federal, estadual e municipal. Estudos de caso de boas práticas de gestão.

Discutir a questão da perda e dos riscos a que estão submetidos o patrimônio imaterial será também um dos focos deste curso, bem como o papel do Estado na sua salvaguarda.

Dinamicidade, identidade e perda são aspectos que deverão ser abordados nesta disciplina, buscando-se, sobretudo, pensar a questão do patrimônio imaterial a partir da noção de intersetorialidade e da importância da interligação analítica e de gestão com outras áreas tais como: saúde, educação, meio ambiente, segurança alimentar e nutricional, dentre outras.

Será feito um aprofundamento acerca principais instrumentos de preservação do patrimônio cultural brasileiro, a saber: Inventário; Registro; Planos de Salvaguarda; Políticas de Incentivos Fiscais; Educação Patrimonial; Listas UNESCO. Nesta disciplina serão apresentadas suas características, seus alcances, impactos e suas potencialidades.

1.3 – Objetivos

- Possibilitar a ampliação do acesso à formação na área de patrimônio cultural imaterial, por meio da modalidade de curso a distância com extensão nacional.

- Contribuir para a percepção da importância dos processos formativos e da troca de informações como ações permanentes e de fortalecimento da área de patrimônio cultural imaterial.

(5)

2 - Conteúdo Programático 2.1 - Disciplinas e professores 1 – Ambientação em EAD (3 dias)

Profa.: Patricia Faria

Ementa: Quebrar resistências de uma aprendizagem virtual e estabelecer uma relação amigável com a tecnologia. Analisar os vários pontos da plataforma do curso, otimizar a utilização de seus recursos e explicitar a metodologia de aprendizagem adotada. Por fim, apresentar o curso, detalhar o conteúdo de cada aula, os nomes e currículos dos profissionais envolvidos em sua concepção pedagógica e fazer um exercício prático no Fórum.

2 – Tratando de Conceitos (10 dias) Profa.: Mônia Silvestrin

Ementa: Referências Culturais e patrimônio; Conceito de comunidades sob o ponto de vista da gestão do patrimônio cultural, identidade, território e referências culturais.

3 – Participação Social e Gestão do Patrimônio Imaterial (7 dias) Profa.: Letícia Vianna

Ementa: Apresentação e discussão acerca de metodologias de fomento à participação;

Novas tecnologias e saberes tradicionais; Envolvimento de jovens e adolescentes nas práticas tradicionais, como conseguir?; Formação, atuação e importância de instâncias de Cultura.

4 – Convenção 2003 da Unesco (7 dias) Prof.: Lucas dos Santos Roque

Ementa: Estrutura geral da Unesco e da convenção, objetivos e órgãos; Convenções da Unesco relacionadas com a cultura – 1972, 2003 e 2005 – e suas diferenças; Definições de

(6)

PCI de acordo com a Convenção de 2003; Definições de papéis no processo de salvaguarda, de acordo com a Convenção de 2003; obrigações e benefícios da ratificação da Convenção pelos Estados-partes; Listas da Convenção e Critérios para inclusão nas Listas.

5 – Legislação Brasileira (PNPI, Estados e Municípios) (10 dias) Prof.: Mário Pragmacio

Ementa: A institucionalização do patrimônio como campo de estudos e ação política no Brasil. Instrumentos e políticas públicas para o patrimônio cultural: os efeitos e desafios das políticas de patrimônio a partir de seus instrumentos de ação. Legislação vigente nos planos federal, estadual e municipal.

6 – Instrumentos de gestão e políticas de fomento (10 dias) Profa.: Maria Elizabeth Costa

Ementa: Os casos de gestão do Patrimônio Cultural. Legislação patrimonial.

7 – Intersetorialidade, Patrimônio e Desenvolvimento (8 dias) Profa.: Juliana Santilli

Ementa: Natureza dinâmica dos bens de natureza imaterial e ameaças; Como identificar e mensurar riscos/conflitos; Patrimônio imaterial e desafios colocados pelo desenvolvimento. Sociedade globalizada e patrimônios locais. Interfaces entre ameaças

“ambientais” e patrimônio imaterial.

8 – Instrumentos e práticas de salvaguarda (10 dias) Profa.: Márcia Sant’Anna

Ementa: Inventário; Registro; Planos de Salvaguarda; Políticas de Incentivos Fiscais;

Educação Patrimonial; Listas Unesco; Tutela Penal do Patrimônio Cultural.

(7)

2.2 - Carga Horária e calendário

Período do curso: de 1º de março a 4 de maio de 2013 Carga horária: 65 horas total

Calendário:

• Aula 1 - Ambientação em EAD – de 01 a 03 de março

• Aula 2 - Tratando de Conceitos - de 04 a 13 de março

• Aula 3 - Participação Social e Gestão do Patrimônio Imaterial - de 14 a 20 de março

• Aula 4 - Convenção 2003 da UNESCO - de 21 a 27 de março

• Aula 5 - Legislação Brasileira - de 28 de março a 06 de abril

• Aula 6 - Instrumentos de gestão e políticas de fomento - de 07 a 16 de abril

• Aula 7 - Intersetorialidade, Patrimônio e Desenvolvimento- de 17 a 24 de abril

• Aula 8 - Instrumentos e práticas de salvaguarda - de 25 de abril a 04 de maio

2.3 - Metodologia de Educação a Distância - EAD/INSPIRE

Nos cursos a distância realizados pela plataforma EAD/INSPIRE, seguem o modelo pedagógico que é o Modelo 50/50 ("wrap around"), em que metade das atividades envolve auto-instrução (leitura de textos e artigos de especialistas) e outra metade envolve aprendizagem colaborativa e a criação de uma comunidade virtual (debates entre professores e alunos por meio de um fórum de discussão).

A plataforma de educação a distância da Inspire, possui ambientes para fórum de debates, midiateca (biblioteca digital – multimídia), documentos, notícias, além de contar, também, com área para cadastro de perfil dos participantes e do Cafezinho, espaço de diálogos informais, com o objetivo de integração da turma.

A escolha por uma metodologia de formação à distância busca responder às necessidades de uma formação continuada e aprofundada, que consiga acompanhar os profissionais nos desafios e atividades cotidianas, motivando-os à continuidade de seus trabalhos.

(8)

2.4 – Certificação

Os alunos que concluírem o curso receberão um certificado de curso livre. Para esta certificação, haverá verificação de participação mínima, de 75%, no Fórum de debates. Cada aluno deverá incluir, no mínimo, um comentário por aula no Fórum.

3- Recursos Humanos

3.1 - Coordenação técnica e pedagógica

A coordenação geral do curso fica sob a responsabilidade da Inspire|Gestão Cultural, que deverá coordenar as ações relativas ao desenvolvimento do curso, visando à qualidade de todas as etapas do trabalho, bem como o relacionamento com parceiros, apoiadores e demais instituições vinculadas ao curso. É a empresa responsável pela plataforma EAD/INSPIRE, que irá abrigar o curso.

Empresa sediada em Belo Horizonte (MG), desde 2011, sob a direção de Maria Helena Cunha, atua nas áreas cultural, educacional e social. Presta consultoria no desenvolvimento de planejamento e de gestão para instituições e iniciativas culturais, assim como na formatação de programas de formação e qualificação profissional.

3.2 - Coordenação de conteúdo

À coordenação de conteúdos compete delinear o conteúdo programático do curso, definir e contatar professores, apresentar as ementas e um mini-currículo de cada um deles, bem como estar disponível para atendimento aos alunos, fazendo uma interligação dos temas discutidos e a realidade local/nacional. Esta coordenação também fará o acompanhamento diário- professor/aluno no fórum de debates - durante a realização do curso.

Profissional Responsável: Lucas dos Santos Roque

Mestre em Antropologia. Atualmente trabalha como consultor autônomo. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, licenciamento ambiental, remanejamento de comunidades, patrimônio

(9)

imaterial e desenvolvimento sustentável. Consultor da Unesco para fortalecimento das capacidades para a implantação da Convenção de 2003. Tutor do Curso Virtual de Registro y Inventário Del Patrimonio Cultural Inmaterial do Centro Regional para La Salvaguardia Del Patrimonio Cultural Inmaterial de America Latina – CRESPIAL.

3.3 – Monitoria

A monitora é responsável direta pelo estímulo e acompanhamento do processo da participação de cada aluno. Entre as suas funções estão as de encaminhar as dúvidas que não tenham sido solucionadas de imediato pelos responsáveis de conteúdo e resolver questões técnicas e de relacionamento com a plataforma e suas funcionalidades. O responsável pela monitoria deste é Bruno Oliveira.

3.4 - Corpo docente

Prof. Patrícia Faria (Ambientação em EAD)

Graduada em Psicologia pela UFMG, é especialista em Planejamento e Gestão Cultural pelo IEC/PUC-Minas. Desde 1992 é Coordenadora da Escola Livre COMUNA S.A., que em 2007 tornou-se um Pontão de Cultura com o projeto "Formação em Gestão Cultural para os Pontos de Cultura" de todo Brasil.

Prof. Mônia Silvestrin (Tratando de Conceitos)

Possui graduação em Historia pela Universidade Federal do Paraná e mestrado em História pela USP. Atualmente é Coordenadora de Identificação do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN. Atua como docente no Ensino Superior desde 2003 e, como pesquisadora, estuda temas como literatos, história das idéias, história cultural e patrimônio cultural.

Prof. Letícia Vianna (Participação Social e Gestão do Patrimônio Imaterial)

Mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (1993) e doutora em Antropologia Social no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998).

Desde 2007 é consultora no Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN, e pesquisadora do Laboratório Transdisciplinar de Estudos da Performance da UNB.

(10)

Prof. Lucas dos Santos Roque (Convenção 2003 da UNESCO)

Mestre em Antropologia. Atualmente trabalha como consultor autônomo. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente em meio ambiente, patrimônio imaterial e desenvolvimento sustentável. É consultor da UNESCO para fortalecimento das capacidades para a implantação da Convenção de 2003.

Prof. Mário Pragmacio (Legislação Brasileira (PNPI, Estados e Municípios)

Advogado, mestre em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e especialista em Patrimônio Cultural pelo Programa de Especialização em Patrimônio - PEP/IPHAN. É professor do curso de graduação em Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense - UFF, da Pós-graduação em Produção Cultural e do MBA em Gestão Cultural da Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. Foi consultor da UNESCO (2010-2011) em projeto relacionado ao patrimônio cultural nos licenciamentos ambientais. Atua nas seguintes áreas: Direitos Culturais, Direito Autoral, Patrimônio Cultural e Políticas Culturais.

Prof. Elisabeth Costa (Instrumentos de gestão e políticas de fomento)

Graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da UFRJ em 1974, Mestre em Psicolinguística, pela UFRJ em 1996 e Doutora em Antropologia Cultural, pela UFRJ em 2005. Desde 2010 é chefe da Divisão de Pesquisa do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular.

Prof. Juliana Santilli (Intersetorialidade, Patrimônio e Desenvolvimento)

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília (2004), e doutora em Direito (área de concentração: Direito Socioambiental) pela PUC-PR (2009). É promotora de justiça do Ministério Público do Distrito Federal, já tendo atuado nas áreas de meio ambiente, patrimônio cultural, criminal e direitos humanos.

Prof. Márcia Sant’Anna (Instrumentos e práticas de salvaguarda)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, mestre em

(11)

Universidade Federal da Bahia (2004). Até março de 2011 trabalhou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) onde exerceu diversos cargos, entre os quais o de Diretora do antigo Departamento de Proteção (1998-1999) e Diretora do atual Departamento de Patrimônio Imaterial (2004-2011).

4 - Contatos

Coordenação técnica e pedagógica | Maria Helena Cunha – lenacunha@inspirebr.com.br Coordenação de conteúdo | Lucas dos Santos Roque – lucasroque3@hotmail.com

Monitoria | Bruno Oliveira – monitoria@inspirebr.com.br

Inspire| Gestão Cultural

Rua Fernandes Tourinho, 235. sl. 601 | BH | MG | Brasil | 30112 000 +55 31 32744953

Referências

Documentos relacionados

Como a analista responsável pelo projeto P1 comunicou ao WEB-designer que seria necessário, imediatamente, fazer algumas alterações solicitadas pelo cliente desse projeto, a

JOÃO VITOR TON REIS TERRA

Para isso, o Banco mantém, desde 1954, o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), responsável pela elaboração e difusão de conhecimentos

Devido a adaptação da metodologia de cálculo de volume de espera para reservatórios sem controle de defluências, atualmente, o sistema SPEC pode ser utilizado

O baixo nível de Literacia em Saúde Mental (LSM) é um fator determinante para a ausência de comportamentos de procura de ajuda. O conceito de LSM apresentado

Este trabalho busca avaliar o efeito da adição de bismuto em aços de corte livre (CORFAC  S300 e CB300) produzidos na Gerdau Aços Finos Piratini, para operações de torneamento

OBS: FOI ACEITO PELA COMISSÃO TECNICA DO CIS-AMFRI EM REUNIÃO REALIZADA DIA 18 DE JUNHO DE 2014 QUE O VALOR DE R$ 48,00 QUE SERA PAGO A TODOS OS EXAMES DE TOMOGRAFIA REALIZADOS

9.1- Prazo de entrega do objeto deverá ser de no máximo, 20 (vinte) dias, e será contado a partir da Ordem de Fornecimento (Nota de Empenho) quando solicitado pelo SAAE. 9.2- Os