• Nenhum resultado encontrado

Câmpus Cornélio Procópio Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Avenida Alberto Carazzai, 1640

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Câmpus Cornélio Procópio Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Avenida Alberto Carazzai, 1640"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ABRAÇANDO A ESCOLA QUE DANÇA, LÊ, JOGA, PARTICIPA - A

DANÇA E A LEITURA COMO ELEMENTOS MOTIVADORES DOS

PEQUENOS ALUNOS

Bárbara Rocha Feltrin[Bolsista da UTFPR – Brasil] 1, Marilu Martens Oliveira [orientador] 2,

1

COELT/UTFPR, Cornélio Procópio, Brasil 2

COELC/UTFPR, Cornélio Procópio, Brasil Câmpus Cornélio Procópio

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Avenida Alberto Carazzai, 1640

barbara_feltrin@hotmail.com, marilu@utfpr.edu.br

Resumo - Este trabalho visa proporcionar reflexões sobre o projeto de extensão Abraçando a escola que dança, lê, joga, participa desenvolvido por alunas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Cornélio Procópio (UTFPR-CP), que se utiliza de linguagens artísticas ( literatura e dança) para a motivação e sensibilização de crianças em situação de risco social. São alunas do ensino fundamental da Escola Municipal Padre Antonio Lock, situada na periferia da cidade de Cornélio Procópio, no norte do Paraná.

Palavras-chave: Arte; Dança do Ventre; Literatura; Ensino-Aprendizagem; Motivação.

Abstract – This work aims at providing reflections about the extension project Abraçando a escola que dança, lê, joga, participa developed for students of Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Cornélio Procópio (UTFPR-CP), which utilizes the artistic languages ( literature and dance) for the motivation and awareness of children in social risk situations. They are students of the town elementary school Padre Antonio Lock, situated on the outskirts of the city of Cornélio Procópio, in Northern Paraná.

Keywords: Art; Belly Dance; Literature; Teaching/Learning Process; Motivation.

INTRODUÇÃO

O projeto Abraçando a escola que dança, lê, joga, participa foi iniciado no ano de 2011 e suas atividades objetivam a motivação das crianças dentro de sala de aula e sua sensibilização para a arte. São atendidas, no contra-turno, alunas de uma escola municipal da periferia da cidade de Cornélio Procópio, onde são ofertadas aulas de dança do ventre, rodas de leitura e contação de histórias, entre outra atividades.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) [1], se todos os estudantes de baixa renda possuissem as habilidades básicas de leitura, 171 milhões de pessoas no mundo poderiam sair da linha da pobreza. Pensando nisso, foi escolhida a Escola Municipal Padre Antonio Lock, pelos participantes do projeto, que desejam, com a execução do mesmo, incentivar a permanência dos alunos na instituição de

(2)

ensino através de atividades prazerosas, mostrando a escola como um ambiente agradável e acolhedor.

No resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, a Escola Municipal Padre Antonio Lock obteve a nota da de 4,7 [2]. Uma vez que a meta brasileira é alcançar a média 6, isso se tornou mais um elemento motivador para a escolha da escola atendida.

Na execução da etapa do projeto descrita nesse artigo, participam três alunas da UTFPR-CP, sendo uma bolsista e duas voluntárias.

METODOLOGIA

Inicialmente foram realizadas reuniões com os participantes do projeto (professores e gestores da UTFPR-CP e da Escola Padre Antonio Lock, e alunos da Universidade). Em seguida, as acadêmicas envolvidas no projeto foram capacitadas, através de oficinas e palestras específicas: Encantando pela palavra: contação de histórias; Tecendo lindas histórias com linhas e agulhas (material pedagógico).

Figura 1. Oficina de material pedagógico: Tecendo lindas histórias com linhas e agulhas.

Acrecente-se que as alunas-professoras de Dança do Ventre são integrantes do Grupo de Dança da UTFPR-CP, sendo que Bárbara Rocha Feltrin é monitora de dança, inclusive desenvolvendo projetos com a Terceira-Idade.

Segundo Bernardo (2003), é pela literatura que são estimuladas as nossas emoções [3]. É ela que seduz, pelas palavras, além de manter um compromisso com o social. Assim, após as oficinas, foram introduzidas as rodas de leitura na rotina da escola e, posteriormente, procurou-se renovar o acervo da biblioteca para incentivar as crianças a frequentá-la, enxergando a língua e a literatura sob uma nova perspectiva.

(3)

Periodicamente ocorreram as contações de história, executadas pela professora Silvana de Lourdes Oliveira, no que foi seguida pelos alunos e professores que participaram das oficinas por ela ofertadas.

Figura 2. Contação de história pela professora Silvana de Lourdes Oliveira.

Gabrielli e Pronsato (2007, p. 13) afirmam:

o trabalho corporal-artístico desenvolve questões que abarcam a sensibilidade e desperta para pontos de vista que demonstram o ser criativo presente em cada um, além do respeito às diversas visões de mundo que podem ser proporcionadas pela arte[4].

Com esse pensamento, foi apresentada a dança às crianças, através de apresentações do Grupo de Dança da UTFPR-CP, sendo, portanto, introduzidas as aulas de Dança do Ventre, que objetivam o conhecimento do próprio corpo, bem como transformar o ambiente escolar em um espaço mais estimulante. Essas aulas são dadas pela acadêmicas de Engenharia da UTFPR-CP envolvidas no projeto: Joana Pereira Repinaldo (voluntária); Flávia Taciane do Nascimento (voluntária) e Bárbara Rocha Feltrin (Bolsista FUNTEF), que são orientadas pela Professora Doutora Marilu Martens Oliveira e pela professora de dança Me. Sônia Maria Rodrigues.

Conforme Barreto (2004), pode-se perceber a importância de estudar e praticar dança no desenvolvimento físico e psíquico do ser humano, auxiliando na construção da identidade individual e de grupo, pois a ela possibilita o conhecimento do seu próprio corpo e do corpo do outro [5]. Assim, a dança exerce papel essencial, uma vez que auxilia:

na capacidade de perceber, aceitar e compreender as diferenças existentes em cada um e, assim, podem desenvolver de forma sadia o seu processo de auto-conhecimento e o de sua consciência corporal (GABRIELLI, p. 15, 2007)[4].

(4)

Semanalmente também ocorrem, durante as aulas de Dança do Ventre, rodas de leitura, quando as alunas têm acesso à biblioteca e, depois, são incentivadas a trazer para a dança as emoções transmitidas pelos livros. As educandas são instigadas a interpretar o texto intelectual e corporalmente, além de serem incentivadas a ler.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

No projeto, a utilização da literatura foi realizada para estimular e despertar o gosto pela leitura, auxiliar no desempenho em sala de aula, nas aulas de língua portuguesa, e na interpretação dos diferentes tipos de texto. A escolha de se trabalhar com literatura também se deu por:

ser considerada como manifestação artística e, assim aproximar-se da linguagem da dança, pois ambas propiciam o desenvolver de toda a sensibilidade do Ser através da linguagem verbal e corporal (BERNARDO apud GABRIELLI, PRONSATO, p.17, 2007)[4].

Pela frequência à biblioteca, participação nas rodas de leitura e contação de histórias, é visível o entusiasmo das crianças pela nova forma como a literatura foi colocada.

Figura 3. Crianças da Escola Municipal Padre Antonio Lock frequentando a biblioteca.

Em toda a história da humanidade, a dança se apresenta como necessidade e característica essencialmente humana. A dança, portanto, deve ser tratada como um produto do conhecimento humano, como um:

(5)

[...]saber produzido historicamente, reconhecendo suas condições de produção, principais manifestações e atuais transformações . A conversão do saber objetivo em saber escolar, para que seja assimilado pelos alunos nos espaços e tempos escolares e que não assimilem somente enquanto resultado, mas como processo de sua produção, bem como as tendências de transformação (SAVIANI, 1991, p. 23) [6].

O que afirm Saviani (1991) foi um elemento motivador para introdução das aulas de Dança do Ventre na escola, que foram bem aceitas pela comunidade, sendo montados dois grupos, um no período matutino e outro no vespertino.

Figura 4. Grupo de dança formado na Escola Municipal Padre Antonio Lock. Com a criação dos grupos esperam-se futuras apresentações das alunas, o que também incentiva a participação dos pais na escola, seja levando as crianças para as aulas, seja assistindo às apresentações de suas filhas.

(6)

CONCLUSÕES

Com a execução do projeto, foi possível compreender que a dança tem importância dentro de um contexto escolar, devido à sua capacidade de chamar a atenção das crianças, além do seu poder de transformação.

Vinculada à dança, a literatura forneceu um novo olhar sobre o desenvolvimento do trabalho corporal. Também foi estimulada a criatividade das crianças devido ao “viajar” proporcionado pala literatura, permitindo ainda um despertar para o processo da criação da dança.

Desta maneira o projeto colhe seus primeiros resultados tentando, modestamente, levar melhorias para a comunidade onde é realizado. É a arte envolvendo com sua magia pais, alunos e professores.

AGRADECIMENTOS

Nossos agradecimentos à Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UTFPR (FUNTEF) e à Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Cornélio Procópio.

REFERÊNCIAS

[1] UNESCO. Educação é a chave para um desenvolvimento duradouro. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Brasilia/pdf/MDG_EFA_new _figures_pt_21-09-2010.pdf> Acesso em: 10 set. 2012

[2] BRASIL. IDEB. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Educação.

Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=336&id=180&option=com_content&view=articl

e>. Acesso em: 16 mar. 2010.

[3] BERNARDO, A. J.; Literatura e Dança: educação sensível e crítica. Dissertação de mestrado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Agosto de 2003. [4] GABRIELLI, M. A.; PRONSATO, L. Dança e Literatura: sensibilização, reflexão e criticidade por meio de Linguagens Artísticas. Revista Ponto de Vista – Vol.4 – 2007. Disponível em: <http://www.coluni.ufv.br/revista/docs/volume04/dancaLiteratura.pdf> Acesso em: 10 set. 2012.

[5] BARRETO, D. Dança...: ensino, sentidos e possibilidades na escola. Campinas: Autores Associados, 2004.

[6] SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 8. ed. Campinas:

Referências

Documentos relacionados

Foram caracterizadas 641 amostras de quatro populações distintas, incluindo uma amostra da população brasileira do estado de São Paulo, e amostras do Congo, Senegal

Além de saber quais são os blocos possíveis dentro de um arquivo de um bloco Dataset, é importante salientarmos quais campos estão contidos dentro dos mesmos.. Abaixo teremos

Esta quitação só terá validade após pagamento do cheque pelo Banco

Com isso, verificou-se, fazendo uma an´alise em torno do ponto umb´ılico isolado (isto ´e, um ponto onde os autovalores da matriz jacobiana de F s˜ao iguais, com DF (U) = λI),

Da análise do desastre ambiental provocado pela Samarco na cidade de Mariana, estado de Minas Gerais, às ambições desenvolvimentistas vistas nas tentativas de instalação

Quando a doença, visivelmente minorada, reverte insensivelmente ao estado de psora latente, constata-se que os seus sintomas enfraquecem e dentro de breve tempo deixam de

E CONTANDO OS PEIXINHOS DO LUGAR NOS CAMINHOS TANTO BOI, PASSARINHADA TANTA MATA ENFEITANDO ESSE LUGAR HOJE PASSO, VEJO PEDRAS E ASFALTO E ME BATE UMA SAUDADE DE VOLTAR AOS

O musical infantil, criado pelo professor e compositor Gerson Guimarães e vencedor do Prêmio Braskem de Teatro 2014 na categoria Melhor Espetáculo Infanto-juvenil, e foi