• Nenhum resultado encontrado

GTT 1 - A Descaracterização do Trabalho do Professor de Educação Física nas Atuais Políticas Públicas de Educação na RMBH

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GTT 1 - A Descaracterização do Trabalho do Professor de Educação Física nas Atuais Políticas Públicas de Educação na RMBH"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Documento final do "Seminário: O trabalho docente em educação

física face às atuais políticas públicas na educação na RMBH:

Repercussões nas instituições Formadoras"

O presente documento tem por finalidade dar registro às discussões e encaminhamentos relativos ao "Seminário: O trabalho docente em educação física face às atuais políticas públicas na educação na RMBH: Repercussões nas instituições Formadoras". O evento, realizado no dia 10 de novembro de 2012 pelo o Conselho de Dirigentes das Instituições Superiores de Educação Física do Estado de Minas Gerais - CONDIESEF-MG e pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais e com o apoio do Conselho Regional de Educação Física da Sexta Região CREF6/MG, contou com a participação de dirigentes, profissionais de educação física, docentes e discentes de diversas instituições formadoras sediadas nos municípios de Belo Horizonte, Ibirité, Florestal e Ouro Preto.

Estiveram presentes nesse evento representações do Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto, da Universidade Federal de Viçosa, do Centro Universitário Izabela Hendrix, da Universidade Estácio de Sá, do Instituto Helena Antipoff, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, além de docentes do Centro Universitário UNIBH, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e da Universidade Salgado de Oliveira.

O evento congregou esforços com o propósito da discussão em torno das questões relativas a caracterização do trabalho do professor de educação física nas atuais políticas públicas de educação na RMBH, os aspectos que envolvem o desenvolvimento de estágios, prática docente e a percepção de formadores e estagiários no campo sobre o processo de trabalho do professor de educação física, além da análise das atuais políticas da educação municipal e suas implicações sobre o trabalho docente em educação física e para as instituições formadoras.

O Seminário foi organizado com atividades pela manhã e à tarde com as instituições dividindo seus participantes docentes e discentes em todos os GTT's e na oficina de práticas pedagógicas/mostra de trabalhos práticos. Em cada GTT o tempo para as discussões foi limitado a duas horas e meia. Tempo igual foi dedicado à realização da oficina de práticas pedagógicas/mostra de trabalhos práticos.

(2)

das cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e promoveram a discussão em torno das questões relativas a caracterização do trabalho do professor de educação física nas atuais políticas públicas de educação na RMBH, os aspectos que envolvem o desenvolvimento de estágios, prática docente e a percepção de formadores e estagiários no campo sobre o processo de trabalho do professor de educação física, além da análise das atuais políticas da educação municipal e suas implicações sobre o trabalho docente em educação física e para as instituições formadoras. As coordenações das sessões ainda esclareceram aos participantes a dinâmica adotada para a organização dos trabalhos.

Foi feito o registro formal dos tópicos principais que foram discutidos em cada um dos GTT's, bem como a anotação dos encaminhamentos propostos. Os coordenadores de GTT foram orientados a conduzir as reuniões de forma consensual, solicitando aquiescência dos presentes para os registros feitos. Para os pontos polêmicos, que não puderem ser ultrapassados durante as discussões, foi feito o registro, apenas indicando a necessidade de pontuação em discussões futuras.

Todos esses elementos foram conduzidos pelos coordenadores de GTT's para a reunião do Conselho Executivo do CONDIESEF-MG, realizada no período da tarde, quando foram reportados pelas respectivas coordenações. Nesta reunião foi iniciada a redação deste documento final do Seminário a partir das pontuações encaminhadas pelos GTT's.

No período da tarde, simultaneamente à reunião do Conselho Executivo do CONDIESEF-MG, ocorreu a MOSTRA DE TRABALHOS PRÁTICOS/OFICINAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, atividade na qual as instituições formadoras apresentaram o relato e atividades práticas relacionadas aos programas de estágio e apoio a formação em licenciatura promovida em cada curso. Foram discutidas conjuntamente pelos presentes as diferentes estratégias e formas em cada instituição para o desenvolvimento de competências e habilidades do licenciando, considerando cada contexto local e institucional. Nessa sessão, o intercâmbio de informações e experiências permitiu aos presentes discutir e ampliar as possibilidades oferecidas aos alunos em cada instituição.

GTT 1 - A Descaracterização do Trabalho do Professor de Educação Física nas Atuais Políticas Públicas de Educação na RMBH

(3)

Outro apontamento diz respeito às aulas de Educação Física sendo ministradas por profissionais de outras áreas, ou mesmo por estudantes sem a presença de um professor orientador, o que configura vinculo empregatício, conforme citado na Lei Federal 11788/08, e não de estágio.

O GTT 1 Encaminhou proposta para que sejam instados os órgãos competentes nas esferas municipal, estadual e federal de Educação a promover debates sobre Educação Física na Educação Básica e a interpretação e aplicação da legislação vigente. Além disso, recomendou a fiscalização no sentido de verificar a oferta da disciplina de Educação Física, que deverá ser conduzida por professor formado e habilitado legalmente para exercer sua função. A fiscalização deve ter por objetivo garantir a oferta de aulas de Educação Física por um professor formado em todas as escolas.

Outro aspecto indicado na discussão do GTT1 como fator crucial para manter a qualidade do ensino da Educação Física frente aos desafios e mudanças da escola foi a necessidade da formação continuada que contribui para a tomada de consciência do professor de Educação Física acerca de sua importância na escola. O propósito dessa ação é fazer aprofundar as discussões sobre a função e a formação necessárias ao professor de Educação Física no sentido de evitar a sua descaracterização profissional.

Este grupo de trabalho encaminhou a proposta de provocar nas diferentes redes de ensino uma reflexão sobre os processos de formação continuada que existem disponíveis, criando formas de conscientização e estímulo ao professor de Educação Física a participar destes processos. Na mesma proposição encaminhou a proposta de fomentar os debates entre as IES e as Escolas das diversas redes da Educação Básica, por meio de ações do CONDIESEF junto aos Conselhos Municipais e Estadual de Educação.

GTT2 - ESTÁGIOS, PRÁTICA DOCENTE, PED, PIBID: A PERCEPÇÃO DE FORMADORES E ESTAGIÁRIOS NO CAMPO SOBRE O PROCESSO DE TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Neste grupo de trabalho foram apresentadas e discutidas diferentes experiências institucionais no campo da formação em Educação Física, permitindo o intercâmbio de experiências entre os presentes.

(4)

por parte dos estudantes, a partir de suas experiências no curso e nas disciplinas de estágio, para que sirva como um instrumento de auxilio em sua função enquanto educador.

Complementando o tema do estágio curricular, foi apresentado aos participantes a experiência da UFV – Campus Florestal, reportando a respeito da influência dessa componente curricular na preparação para a atuação profissional na educação infantil.

Também foram apresentadas as mudanças do Projeto Pedagógico do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIBH instituição e das atividades das disciplinas de estágio curricular. Ficou registrado que a evolução da proposta é semelhante as experiências dos docentes de outras instituições, acrescentando-se, no caso da UNIBH, a incorporação do “preceptor” nas UMEI´s que substitui a presença do professor orientador, mantendo-se a ligação com a UNIBH, realizando o diálogo entre os espaços e as pessoas envolvidas.

Foi relatado pela representação da UFV – Campus Florestal, a experiência na prática pedagógica, através da utilização de vídeos para auxiliar na realização da auto avaliação dos discentes. Acadêmicos também tiveram a oportunidade para relatar suas experiências na intervenção do PIBID na educação infantil, ressaltando-se a importância da busca pelo embasamento teórico e da formação diversificada para complementação da formação e para a melhora qualitativa da atuação do professor.

Ao final dessa sessão, profissionais vinculados a rede municipal de ensino de Belo Horizonte, além de coordenadores do projeto “Escola Integrada”, ressaltaram em sua fala a necessidade de rediscutir o projeto político pedagógico das escolas, em que se façam presentes profissionais de áreas como Educação Física, Artes e Línguas, no intuito de colaborar para a formação do cidadão. Nessa ação de política pública no campo da educação, esses profissionais relataram a partir de sua experiência prática, que as próprias pedagogas afirmam não estarem preparadas para a prática das especificidades da formação em Educação Física, bem como em outras áreas. Tal aspecto levantado ressaltou a preocupação com a função que o professor de Educação Física está desempenhando atualmente, no âmbito escolar, pois falta a inserção desse profissional na discussão das questões relativas ao papel do estágio curricular na escola e também, na discussão das políticas públicas de educação.

Foi debatida a questão da descaracterização do estágio obrigatório, em que ocorre a utilização do estagiário para desempenhar a função profissional, ocupando um posto de trabalho de um profissional formado.

(5)

políticas públicas (projetos Segundo tempo, Escola Integrada, Mais Educação, e outros, assim como suas influências no desenvolvimento de ações que possam de fato ser favoráveis ao desenvolvimento da educação física e do esporte, como, por exemplo, nos Jogos Olímpicos de 2016).

Foi sugerido também a elaboração de um documento com a finalidade de apresentar à sociedade a posição das entidades, apontando as ilegalidades e as inconsistências, buscando a conscientização da sociedade sobre o verdadeiro valor da Educação Física escolar, bem como de indicações para o seu desenvolvimento nas políticas públicas de educação.

GTT3 – ESCOLA INTEGRADA VERSUS ESCOLA INTEGRAL: UM MODELO A SE CONSTRUIR

Neste grupo temático os participantes indicaram a necessidade de aumentar os investimentos em infraestrutura nas próprias escolas, ao invés de apenas fazer o aproveitamento dos recursos de instalações disponíveis na comunidade. Foi indicado também que há estudantes atuando nas escolas sem o monitoramento de professores. O GTT3 indicou também a necessidade de realização de novos concursos públicos para a contratação de professores de educação física. Para esse tópico foi sugerido o envolvimento das instituições formadoras nas articulações com as redes de ensino.

Na avaliação do Projeto da Escola Integrada foi comentado que essa ação não é ainda a proposição de uma educação ideal. Foi sugerido a confecção de um manifesto dos profissionais de educação física e das demais áreas atuantes na escola integrada, além da realização de encontros regulares da licenciatura em educação física. O professor Guilherme citou a necessidade da contratação e obrigatoriedade do professor de educação física em todos os ciclos do ensino, o que ainda não ocorre.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A realização do "Seminário: O trabalho docente em educação física face às atuais políticas públicas na educação na RMBH: Repercussões nas instituições Formadoras" permitiu alcançar entre outros objetivos o estreitamento das interações entre o CONDIESEF-MG e as instituições formadoras e as comunidades de profissionais e, ainda, entre as entidades envolvidas e os acadêmicos de educação física. Diferentes aspectos organizacionais, pedagógicos e políticos foram avaliados formalmente através de instrumento específico, o qual se encontra anexado a esse relatório.

(6)

Referências

Documentos relacionados

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

Fonte: elaborado pelo autor, 2018. Cultura de acumulação de recursos “, o especialista E3 enfatizou que “no Brasil, não é cultural guardar dinheiro”. Ainda segundo E3,..

Considerando a amplitude da rede mundial de computadores (internet) e a dificuldade em controlar as informações prestadas e transmitidas pelos usuários, surge o grande desafio da

3 Caliente aceite en un wok o una sartén, ponga en él la carne y dórela a fuego vivo unos 2 minutos sin dejar de remover.Añada la pasta de curry y mézclela bien; incorpore luego