• Nenhum resultado encontrado

Produção de um artefato virtual interativo em FLASH sobre o Ciclo Menstrual Feminino

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Produção de um artefato virtual interativo em FLASH sobre o Ciclo Menstrual Feminino"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Produção de um artefato virtual interativo em FLASH sobre o Ciclo Menstrual Feminino

Isadora de Lourdes Signorini Souza¹, Gabriel Pizzato Rudey Crovador ², Thiago Bodruk Teixeira ³, Márcia Helena Mendonça 4, Flavia Sant’Anna Rios 5, Ruth

Janice Guse Schadeck 6

Universidade Federal do Paraná

¹ Acadêmica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), Laboratório de Pesquisa e Aprendizagem em Biologia Celular (LAVIPA), UFPR. e-mail: isadoralssouza@gmail.com

² Acadêmico do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), Laboratório de Pesquisa e Aprendizagem em Biologia Celular (LAVIPA), UFPR. e-mail: bepizzatto@gmail.com ³ Coordenador de Tecnologia e Comunicação do LAVIPA – Departamento de Biologia Celular, UFPR. Bolsista DTI-C/CNPq. Bacharel em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda. e-mail: thiagobodruk@gmail.com

4

Professor(a) Associado da Universidade Federal do Paraná, LAVIPA - Departamento de Biologia Celular, UFPR. e-mail: marmend@ufpr.br

5

Professor(a) Adjunto da Universidade Federal do Paraná, Laboratório de Biologia Adaptativa, Departamento de Biologia Celular, UFPR. e-mail: flaviasrios@gmail.com

6

Professor(a) Orientador(a) Adjunto da Universidade Federal do Paraná, LAVIPA - Departamento de Biologia Celular, UFPR. e-mail: ruth.ufpr@gmail.com

Modalidade: Comunicação Científica

Resumo: A utilização de materiais didáticos virtuais, que fazem parte dos

(2)

programa Adobe Illustrator CS5.1 e as animações foram editadas no programa Adobe Flash Professional CS5.5® com linguagem de programação Action Script 3.0. A animação construída apresenta menus com várias opções que conduzem os usuários a cenas autoexplicativas, imagens, animações e textos curtos sobre cada fase e acontecimento do ciclo menstrual. Este material será aplicado em escolas públicas para testar a sua qualidade e eficácia no processo de ensino aprendizagem e após as reformulações necessárias, será disponibilizado para a rede pública de ensino.

Palavras Chaves: Material didático virtual, interatividade, ensino aprendizagem,

ciclo menstrual feminino.

Introdução

A sociedade atual se encontra em uma transformação constante imersa em uma produção vertiginosa de informações (PEDRANCINI et al., 2007). A cada dia milhares de descobertas científicas são geradas e se tornam facilmente acessíveis através das tecnologias de comunicações e informações (TICs). O método tradicional de ensino baseado na simples transmissão do conhecimento não se mostra mais tão eficiente diante as necessidades que surgiram neste cenário globalizado. Segundo Junior (2009), a simples exposição teórica torna o ensino desinteressante em áreas como ciência e biologia e desvinculado do cotidiano do aluno. Esta situação é crítica, especialmente em países como o Brasil que enfrenta imensas dificuldades na área da educação. Os estudantes brasileiros tem demonstrado um baixo nível de conhecimento nas áreas de ciências e biologia (SANGARI, 2010). Neste cenário as TICs podem contribuir no processo de compreensão de conceitos e fenômenos diversos na medida em que associam diferentes tipos de representação usando as mais diversas figuras de linguagens (MARTINHO; POMBO, 2009).

(3)

Muitos programas governamentais têm sido implantados para suprir as escolas com computadores para serem utilizados na melhoria do ensino, visando integrar as TICs ao processo ensino aprendizagem. O programa Um Computador por Aluno (PROUCA) é um exemplo destas estratégias. No entanto, não basta ter a máquina, é necessário também que se tenham estratégias e materiais didáticos que possam ser utilizados nestas máquinas. No mundo existem diversos materiais didáticos virtuais, muitos deles de acesso livre na internet. No entanto estão em língua inglesa, em sua maioria, e abordam temas com enfoque que muitas vezes não são atraentes e significativos para ao estudante brasileiro. Surge assim a necessidade de produção de materiais didáticos virtuais adequados a nossa realidade.

O objetivo deste trabalho é produzir um material didático virtual e interativo sobre o aparelho reprodutor feminino. Este conteúdo é trabalhado em diferentes níveis de profundidade, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. Mas não se resume somente a um conteúdo programático. De fato, expande-se para a toda a vida do individuo. Neste cenário, o conhecimento de como funciona o corpo humano, e especialmente para as adolescentes, como funciona o ciclo menstrual, pode ajudá-las nas questões relativas à sua sexualidade e na prevenção da gravidez precoce.

A gravidez precoce é um problema de saúde pública e tem causa multifatorial. Considera-se que um dos fatores envolvidos na gravidez na adolescência é a desinformação sobre a sexualidade (CARVALHO; MATSUMOTO, 2009). Este é um tema que tem preocupado os educadores (STOFFEL, 2008). Segundo Mônico (2010), a gravidez precoce é trágica, leva a evasão escolar e tem profundos impactos na vida da mãe e do pai adolescentes e de suas famílias. Nesse sentido é imperativo proporcionar aos pré-adolescentes e aos adolescentes um sólido conhecimento sobre o funcionamento de seu corpo no que se refere a como funciona o aparelho reprodutor.

Materiais e Métodos

1) Desenvolvimento dos desenhos - Os desenhos escolhidos para compor as animações foram feitos baseados em livros e atlas de anatomia humana e de embriologia clínica, assim como os respectivos textos explicativos que participam ativamente da animação. Para a criação dos desenhos foi utilizado o programa Adobe Illustrator Artwork CS5.1. Este programa foi escolhido porque possui diversas ferramentas que possibilitam a edição de imagens planas, vetores e até a edição de imagens com efeitos tridimensionais.

2) Importação das Imagens e edição das animações - Para a edição das animações foram usados: o programa Adobe Flash Professional CS5.5 ®, versão 11.5.0.325 e linguagem de programação Action Script 3.0, uma vez que o Flash também possui diversos recursos, produz um alto impacto visual no usuário e possibilita diversas formas de interação.

(4)

técnicas de interpolação de movimentos para que todo o conjunto de animações funcione em harmonia, sendo que cada imagem ocupa um frame especifico. Para compor as cenas do material virtual foram feitos diversos menus interativos contendo botões com opções relacionadas ao ciclo menstrual feminino, que levam os usuários a animações dinâmicas e explicativas relacionadas à opção escolhida.

Para a exportação na animação flash foi utilizado o padrão de tela no tamanho de 640x480 pixels configurado em 12 FPS (Frames por segundo), ou seja, para que ocorra um segundo de animação 12 frames tem que ser ocupados, logo o tempo requerido para cada quadro de animação é baseado no cálculo de quantos segundos pretende-se que a animação dure multiplicando-os por 12, totalizando o número de frames que a cena irá ocupar. Tais valores influenciam também na qualidade da imagem e na velocidade com a qual a animação prosseguirá.

Resultados e Discussões

Como produto final foi obtida uma mídia interativa, contendo textos e animações sobre o Ciclo Menstrual Feminino.

No menu inicial nos depara-se com uma breve descrição sobre o ciclo menstrual. Nessa mesma cena é possível observar também três botões, (Hormônios, Ciclo Menstrual Uterino e Ciclo Menstrual Ovariano), que levam a conhecer com mais detalhes cada parte desse processo fisiológico (Figura 1).

(5)

Ao clicar no botão hormônio, por exemplo, equaliza-se uma animação mostrando os principais órgãos que produzem estas substâncias e os locais em que elas atuam. Passando o mouse por cima do nome de cada hormônio aparecerá uma breve descrição do mesmo e de sua atuação no ciclo menstrual (Figura 2). Na cena seguinte, a animação e as descrições dos hormônios aparecem de forma mais integrada para que o usuário possa visualizar todo o processo.

O botão hormônio e suas respectivas animações são extremamente importantes para o trabalho, pois fornecem ao usuário informações antecipadas sobre esses mediadores químicos, capacitando-o previamente a compreender a sequencia do processo. Em animações posteriores tais hormônios terão seus nomes citados sem que haja explicações detalhadas sobre suas propriedades.

Figura 2: Cena Hormônio

(6)

estratégicas em cada uma das três fases em que o ciclo foi dividido. Assim que a cena é paralisada aparecem na tela os nomes dos componentes dos órgãos e um quadro explicativo com detalhes daquela fase. Isso fornece ao usuário, além do recurso visual animado, um pequeno texto com informações mais detalhadas. Nessa cena o botão continuar permite prosseguir a animação até a próxima parada.

Figura 3: Cena Ciclo Menstrual Uterino.

Ao clicar no botão Ciclo Menstrual Ovariano, contido no menu inicial (Figura1), o usuário é convidado a visualizar uma animação semelhante com a do ciclo menstrual uterino, porém voltada para as modificações que ocorrem nos ovários durante o período. Inicialmente surge um breve texto contendo, informações sobre o ciclo menstrual como um todo, mas agora em conjunto com dados sobre as alterações ovarianas. Na cena seguinte, para ilustrar as explicações anteriores, aparece uma animação continua mostrando as fases em que o ciclo foi dividido, nesse caso Fase Folicular, Fase Ovulatória e a Fase Luteínica, enquanto a animação do ovário prossegue sincronizada com um gráfico que evidencia as variações hormonais durante os 28 dias.

(7)

Figura 4: Cena Ciclo Menstrual Ovariano.

Conclusões e Considerações finais

O ensino de biologia deve contribuir, dentre outros aspectos, para que o indivíduo construa um sólido conhecimento sobre a sua própria organização biológica, visando a melhoria da qualidade de vida (KRASILCHIK, 2004). Nesse contexto espera-se que este material didático interativo possa contribuir para que as adolescentes conheçam melhor o seu corpo e seu funcionamento. Na sequência deste projeto esse material será aplicado nas escolas públicas e avaliado. Após eventuais reformulações, deverá ser disponibilizado para a utilização na rede pública de ensino.

Além dos aspectos próprios desse material didático e sua aplicabilidade no ensino, deve-se também considerar que este material está sendo desenvolvido por uma estudante do PIBID, futura professora de ciências e biologia. Portanto, tem importante contribuição na formação de professores capacitados em programas e softwares necessários para o desenvolvimento de recursos didáticos compatíveis com a era digital.

Referências

(8)

CARVALHO, M. B.; MATSUMOTO, L. S. Gravidez na adolescência e a evasão

escolar: Escola Estadual Sagrada Família, Siqueira Campos; Universidade

Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel, 2009. Disponível em : <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1868-8.pdf> Acesso em 07/03/2013.

JUNIOR, A. N. S.; BARBOSA. J, R, A. Repensando o Ensino de Ciências e de

Biologia na Educação Básica: o Caminho para a Construção do Conhecimento Científico e Biotecnológico, v.III, n.1, p. 1-4, jan./abr. 2009.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004.

MARTINHO, T.; POMBO, L. Potencialidades de TIC no ensino das Ciências Naturais – um estudo de casos. Revista Electrónica de Ensenãnza de lãs

Ciencas, v.8, n2, p.2-3 2009.

MÔNICO, A. G. F. Gravidez na adolescência e evasão escolar: O que a escola tem a ver com isso?, Faculdade Cenecista de Vila Velha, Revista FACEVV, Vila Velha, número 4, Jan./Jun. 2010, p. 39-40.

PEDRANCINI, V.D.; CORAZZA-NUNES, M.J.; GALUCH, T.B.; MOREIRA, A.L.O.R.; RIBEIRO, A.C. Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio e a apropriação do saber científico e biotecnológico. Revista Electrónica de

Enseñanza de lãs Ciencias, Espanha, v. 6, n. 2, p. 299-309, 2007.

PEDROSO, C. V.; AMORIM, M. A L.. Jogos Didáticos no Ensino de Biologia

Uma Proposta Metodológica Baseada em Módulo Didático, IX Congresso

Nacional de Educação – EDUCERE, III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, Pontifícia Universidade Católica do Paraná ( PUC-PR), Outubro de 2009.

SANGARI, B. Tempos modernos. 2010. Disponível em:

<http://noticias.sangari.com/Detalhe.cfm?t=Tempos+modernos&cod=15152>. Acessado 12/03/2013.

STOFFEL, D. V. Produções Didáticas Pedagógicas: Unidade de Didática

Sistema Reprodutor Feminino e Masculino: Sexualidade em discussão.

Referências

Documentos relacionados

“Regime Jurídico da Urbanização e Edificação”, 2.ª ed., cit.. parecer emitido no P.º R. 82/2004 DSJ-CT, onde, a propósito daqueles “bens”, se considerou não adiantar que

o velho se tornara salao, isto é, um azarento da pior espécie, puseram o filho para trabalhar em outro barco, que trouxera três bons peixes em apenas

a) no início do parto, as concentrações de HCG, progesterona e estrógeno são altas. e) no final da gestação, ocorre diminuição nas concentrações de progesterona e estrógeno. c)

Não houve influência do ciclo menstrual na flexibilidade de modo significativo estatisticamente durante as fases do ciclo, portanto, sugere-se pesquisas com amostras

Para determinação do padrão do ciclo menstrual foram considerados os seguintes parâmetros: amenorreia primária, ausência de menstruação após os 16 anos de idade; ciclos

Fase Menstrual: Para a Medicina Chinesa (MC), a fisiologia feminina é dominada pelo Sangue e durante o ciclo menstrual, o Xue apresenta-se em constante

PUBMED e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram aplicados os descritores Ansiedade e Ciclo menstrual, em idioma português e a sua correspondência em inglês, Anxiety and

A face positiva que os homens gostariam de ver preservada, nessa situação comunicativa, refere-se à confirmação da superioridade de sua imagem social, porém o que ficou