• Nenhum resultado encontrado

EDITAL SELEÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "EDITAL SELEÇÃO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

NÚCLEO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DESENVOLVIMENTO RURAL EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURAS AMAZÔNICAS

MESTRADO EM AGRICULTURAS FAMILIARES E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (MAFDS)

Área de Concentração: Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável

EDITAL – SELEÇÃO 2012.2

1. Apresentação

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas – Área de Concentração Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável, de responsabilidade da Universidade Federal do Pará/Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR/UFPA) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA - Amazônia Oriental), comunica que as inscrições para o Processo Seletivo de Candidatos para a segunda Turma 2012 do Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável (MAFDS) estarão abertas no período de 30 de abril a 31 de maio de 2012, para um total de 11 (onze) vagas ofertadas.

2. Requisitos para a inscrição dos candidatos:

2.1. Formulário de inscrição devidamente preenchido (conforme modelo Anexo 1);

2.2. Cópia do Diploma (ou declaração equivalente) de conclusão de Curso de Graduação na área das Ciências Agrárias, Ambientais, Biológicas, Sociais e Humanas e áreas afins. Serão aceitas declarações de concluintes de curso de graduação, condicionada à apresentação do diploma ou equivalente atestando o término de curso até a data do ato da matrícula, conforme Art. 19 da Resolução 3.870 CONSEPE de 02.07.2009.

2.3. Histórico escolar do Curso de Graduação concluído ou declaração de concluinte conforme Art. 19 da Resolução 3.870 CONSEPE de 02.07.2009.

2.4. Cópia da Carteira de Identidade (RG) e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);

2.5. 1 (uma) fotografia 3 x 4;

(2)

____________________________________________________________________________________________________

2.6. Curriculum Vitae (CV) cadastrado na plataforma LATTES/CNPq e em versão impressa, com link de acesso ao CV na Plataforma Lattes, devidamente comprovado (as cópias dos comprovantes devem estar organizadas na mesma ordem do CV e não precisam estar certificadas em cartório. Os originais podem ser demandados a qualquer momento do processo seletivo e/ou no momento da matrícula, para fins de conferência);

2.7. Memorial, em que os candidatos deverão relacionar sua trajetória profissional com a linha de pesquisa do Programa na qual pretende desenvolver sua dissertação, justificando sua escolha pela mesma. O objetivo da apresentação do memorial é avaliar a capacidade do candidato em elaborar uma argumentação coerente, demonstrando familiaridade com os temas relacionados à linha de pesquisa escolhida e seu interesse em desenvolver seu projeto de pesquisa nessa área.

O texto do memorial deverá conter, no máximo, cinco páginas, obedecendo ao seguinte formato:

letra em tamanho 12 (Fonte Times New Roman), espaço simples entre linhas e espaço 1,5 entre parágrafos. Para conhecer as linhas de pesquisa do Programa e os professores a elas vinculados favor consultar o Anexo 2 deste edital.

2.8. Declaração de dedicação exclusiva ao curso (conforme modelo constante do Anexo 3);

Serão aceitas solicitações de inscrições realizadas diretamente no Protocolo e Secretaria do Curso de Pós-Graduação, no período estabelecido acima, nos horários de 9:00 - 12:00 e de 14:00 – 17:00, ou enviadas via Correios (postadas como carta registrada ou SEDEX), até a data limite anunciada neste edital para o seguinte endereço: Universidade Federal do Pará - Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural, Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável, Rua Augusto Corrêa, nº 01 – Campus Universitário do Guamá, Belém-PA, CEP: 66.075-900.

Os comprovantes de envio da documentação, via Correios, deverão ser encaminhados por e- mail para mafds@ufpa.br, ou por fax para o número (91) 3201-8011, até a data limite da inscrição.

Não serão deferidas inscrições que não cumprirem com os requisitos e condições apresentados nos itens anteriores.

3. Processo de seleção:

3.1 – Homologação das inscrições;

3.2 - Prova escrita de conhecimentos (baseada na bibliografia constante do Anexo 4);

3.3 - Análise do Memorial (baseada nos seguintes critérios: coerência e clareza do texto, ortografia e gramática, pertinência da articulação entre a trajetória profissional e a linha de pesquisa escolhida);

(3)

3.4 – Entrevista presencial;

3.5 – A nota de classificação dos candidatos será estabelecida de acordo com a fórmula seguinte:

A) Entrevista + Memorial , com peso 2;

2

B) Prova Escrita com peso 3;

Nota Final = [(A x 2) + (B x 3)]/5

3.6 – A análise do Curriculum Vitae será efetuada somente em caso de empate de notas entre candidatos;

3.7 – Os candidatos que obtiverem nota, em cada uma das provas do processo seletivo, menor que 5,0 (cinco), serão automaticamente eliminados do processo.

Apenas os candidatos cujas solicitações de inscrição forem homologadas pela Comissão do Processo Seletivo do Programa poderão realizar as provas escritas e entrevista e terão o memorial analisado. Essas etapas do processo de seleção serão realizadas na sede do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas, localizada na Universidade Federal do Pará/ Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural, em Belém/PA. Obs.: Será aplicada a prova escrita de conhecimentos nos Campi de Altamira e Marabá, respectivamente nas Faculdades de Engenharia Agronômica (FEA) e de Ciências Agrárias de Marabá (FCAM).

4. Cronograma do Processo Seletivo

a) Período de inscrição: 30 de abril a 31 de maio de 2012

b) Divulgação da homologação das inscrições: 06 de junho de 2012

c) Realização da prova escrita: 25 de junho de 2012, no horário de 8:30 às 12:30 d) Divulgação dos resultados das provas escrita: 03 de julho de 2012

e) Entrevista para os aprovados na prova escrita: 09 e 10 de julho de 2012 (conforme horário a ser divulgado no site e secretaria do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas). Obs.: As entrevistas para os candidatos aprovados na prova escrita serão realizadas exclusivamente em Belém, na sede do PPGAA, no Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR/UFPA).

f) Divulgação do resultado final: 13 de julho de 2012

g) Matrícula para os candidatos aprovados: 06 de agosto de 2012 g) Início das aulas: data a ser divulgada no ato da matrícula

h) Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês ou Francês): os candidatos aprovados e ingressos no PPGAA deverão realizar o exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês ou Francês) junto a

(4)

____________________________________________________________________________________________________

Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas (FALEM) do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA, através do programa PROFILE. Os exames são aplicados em maio e em outubro de cada ano, sendo exigido aos ingressos deste processo seletivo (segunda turma do MAFDS 2012) que se submetam ao exame em outubro de 2012. Em caso de não aprovação, haverá ainda a possibilidade de realizarem o referido exame por mais três vezes. Serão considerados aptos aqueles que obtiverem nota igual ou superior a 5,0 (cinco)-Regular. Candidatos que já possuam certificados de proficiência em língua estrangeira emitidos por instituições/escolas devidamente credenciadas e reconhecidas, e que estejam dentro do prazo de validade (2 anos), serão dispensados do exame de proficiência. Para isso deverão entregar cópia autenticada do certificado na secretaria do PPGAA. Ressaltamos que para fazer jus ao título de mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável, todos os alunos deverão apresentar certificado de proficiência em língua estrangeira até o momento da entrega do diploma, conforme regimento dos programas de pós-graduação da UFPA.

Disposições Gerais

5.1 - O edital e seus anexos encontram-se disponíveis no site da UFPA/PROPESP (www.propesp.ufpa.br) e do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (http://www.agriculturasamazonicas.ufpa.br/).

5.2 - O curso não se compromete com o fornecimento de bolsas aos candidatos selecionados. Caso haja disponibilidade de bolsas para o Programa, a concessão terá como critério a classificação dos candidatos no processo seletivo, salvo nos casos em que os candidatos não atendam às normas da legislação vigente do agente financiador.

5.3 - Juntamente com o resultado final do processo seletivo serão divulgados o local, a data e horário de matrícula dos candidatos aprovados no site do Programa e na Secretaria do Curso;

5.4 - Todos os candidatos que não efetuarem matrícula, no dia, local e horário neste edital fixados, não serão efetivados no Programa;

5.5 - Serão aceitas matrículas através de terceiros, desde que por procuração autenticada em cartório;

5.6 - O resultado com a relação nominal dos classificados durante o Processo Seletivo será afixado no mural de comunicação do Curso nas dependências do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural em Belém e no site do Programa.

5.7 - Será de inteira responsabilidade do candidato a procura pelas informações referentes ao andamento do Processo Seletivo.

5.8 – Em caso de contestação do resultado final do Processo Seletivo, os candidatos têm um prazo de 72 horas, a contar da data de sua divulgação, para entrar com eventuais recursos junto à Comissão do Processo Seletivo, na Secretaria do Curso, após o qual os mesmos não serão avaliados;

(5)

5.9 - A indicação de orientador para cada ingresso será realizada pelo Colegiado do PPGAA, considerando a disponibilidade dos membros de seu corpo docente e as informações prestadas no memorial pelos candidatos no ato da inscrição.

5.10 - O projeto de pesquisa para fins de dissertação será construído pelo ingresso junto com o designado orientador no decorrer do primeiro ano e será alimentado pelas disciplinas do curso e atividades dos grupos de pesquisa.

5.11 - Oscasos omissos neste edital serão resolvidos pelo Comitê de Seleção e, em última instância, pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação Agriculturas Amazônicas da UFPA.

Belém, 30 de abril de 2012.

Prof. Dr. Flávio Bezerra Barros Coordenador do MAFDS (UFPA/ NCADR)

Portaria Nº 0285/2012 - Reitoria

(6)

____________________________________________________________________________________________________

Anexo 1

Universidade Federal do Pará/Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural EMBRAPA Amazônia Oriental

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURAS AMAZÔNICAS

MESTRADO EM AGRICULTURAS FAMILIARES E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL (MAFDS)

Área de Concentração: Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável EDITAL DE SELEÇÃO 2012.2

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Pelo presente, solicito inscrição como candidato ao Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas – Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável, desta Universidade.

Belém (PA), _____ de _______________________ de _________.

______________________________________________

Assinatura do Candidato

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Nome completo:

CPF: Identidade: UF: Data de Emissão:

Data de Nascimento: ___/___/___ Nacionalidade: Visto Permanente (Estrangeiros):

Sim Não

Natural de: UF: Sexo: Masculino: Feminino:

Endereço Residencial:

CEP: Cidade: UF: País:

DDD: Fone: Fax: e-mail:

Endereço Profissional:

CEP: Cidade: UF: País:

DDD: Fone: Fax: e-mail:

(7)

Faça opção pelo idioma:

Francês Inglês

Qual a Linha de Pesquisa do seu interesse?

LINHAS DE PESQUISA

PROBLEMÁTICA

1 ( ) Sistemas de produção familiar

2 ( ) Mudança social, atores do desenvolvimento e dinâmica da organização no espaço rural

Indique um orientador/a (preenchimento obrigatório). Obs.: este item tem efeito apenas de indicação, não possuindo efeito definitivo.

____________________________________________________________________________________________

Provável tema que gostaria de estudar/pesquisar durante o curso de mestrado:

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

Como tomou conhecimento deste Edital de Seleção ?

( ) via site do Programa ( ) através de folders e cartazes

( ) via site da Universidade/ Propesp ( ) através da Secretaria/Coordenação do Programa ( ) através de amigos ( ) através de professores, alunos e ex-alunos do Programa

FORMAÇÃO ACADÊMICA GRADUAÇÃO

Nome do Curso: Ano de Conclusão:

Instituição:

País: Cidade: UF:

Foi Bolsista? Sim Iniciação Científica PET (CAPES)

Não CNPq Outras

FONTE FINANCIADORA DE SEUS ESTUDOS DURANTE O MESTRADO

Possuo bolsa de estudo concedida (ou a ser concedida) pelo (a)

Manterei vínculo empregatício durante o curso, percebendo meus vencimentos Manterei vínculo empregatício sem perceber meus vencimentos

Não possuo emprego ou bolsa e não poderei cursar sem apoio financeiro oferecido pelo Programa Não possuo emprego ou bolsa, mas poderei cursar mesmo sem apoio financeiro oferecido pelo Programa Obs: A seleção não garante automaticamente a concessão de bolsa de estudo

(8)

____________________________________________________________________________________________________

CONCORDÂNCIA DA INSTITUIÇÃO (Representante Legal)

Data______/______/______ Cargo/Função Assinatura/Carimbo

(Assinatura do superior hierárquico competente, manifestando sua concordância quanto à apresentação desta inscrição, bem como a responsabilidade da instituição de origem de manter salários, proventos ou concessão de bolsa de estudo, durante a realização do curso.)

DECLARAÇÃO

DECLARO para os devidos fins que este formulário contém informações completas e exatas e que comprometo - me a seguir o Regimento do Programa de Pós-Graduação caso seja selecionado.

Data_______/_______/_______ Assinatura do Candidato

Assinatura do Funcionário(a): _________________________________

Recebido em _____/_____/_____

(9)

ANEXO 2

Universidade Federal do Pará/Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural EMBRAPA Amazônia Oriental

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURAS AMAZÔNICAS

MESTRADO EM AGRICULTURAS FAMILIARES E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL (MAFDS)

Área de Concentração: Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável

LINHAS DE PESQUISA

1. Sistemas de produção familiar

Estuda as práticas produtivas dos agricultores familiares amazônicos em sua diversidade, bem como o contexto social, cultural e econômico destas práticas e o impacto das mesmas no meio biofísico e na produção. Analisa o grupo doméstico (família, divisão do trabalho, estratégias de reprodução social), centro de tomada de decisão sobre estas práticas, o gerenciamento do estabelecimento familiar e o uso e manejo de seus recursos naturais. Caracteriza os referenciais técnicos produzidos por agricultores e pesquisadores/extensionistas e os saberes locais (e suas interações) relacionadas às práticas produtivas dos agricultores, questionando-se sobre as possíveis formas de diálogo e cooperação entre agricultores e pesquisadores/extensionistas com o objetivo de apoiar e desenvolver formas sustentáveis de produção familiar. Mobiliza, do ponto de vista teórico-metodológico, diferentes enfoques, centrando-se na pesquisa em sistema de produção e sistemas agrários/pesquisa-desenvolvimento, mas buscando o diálogo com o enfoque agroecológico e a pesquisa agronômica tradicional.

Professores vinculados à linha:

Dalva Maria da Mota Flávio Bezerra Barros

Luís Mauro Santos Silva (Não estará disponível para orientar nesta seleção)

Maria das Graças Pires Sablayrolles (Não estará disponível para orientar nesta seleção) Myriam Cyntia Cesar de Oliveira (Não estará disponível para orientar nesta seleção) Osvaldo Ryohei Kato

Paulo Fernando da Silva Martins Walkymário de Paulo Lemos

(10)

____________________________________________________________________________________________________

2. Mudança social, atores do desenvolvimento e dinâmica da organização no espaço rural

Estuda as atividades coletivas de agricultores familiares considerados na sua diversidade e as formas de organização formal e informal que apoiam suas atividades econômicas, sociais e culturais e que garantem a defesa de seus interesses. Identifica os arranjos institucionais para a gestão de bens comuns e de territórios comunitários refletindo sobre a participação da população nos empreendimentos coletivos e espaços públicos de discussão e negociação. Busca compreender a ação coletiva na esfera local. Estuda as imbricações entre ação pública e ação coletiva como processo de construção de novas competências e identidades sócio-profissionais. Reflete sobre as políticas públicas e a atuação das organizações voltadas para o desenvolvimento rural. Analisa os métodos e formas de organização da pesquisa agropecuária e da extensão rural voltadas para os agricultores familiares e as políticas e projetos de desenvolvimento relacionados. Estuda as dinâmicas territoriais e os impactos da mudança técnica e social. Apoia-se em diferentes abordagens teóricas em função do objeto estudado, como as teorias sobre ação coletiva e gestão de bens comuns, a sócio-antropologia do desenvolvimento, o neo-institucionalismo e abordagens pós- estruturalistas.

Professores vinculados à linha:

Gutemberg Armando Diniz Guerra

Heribert Schmitz (Não estará disponível para orientar nesta seleção) Noemi Sakiara Miyasaka Porro

William Santos de Assis

(11)

Anexo 3

Universidade Federal do Pará/Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural EMBRAPA Amazônia Oriental

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURAS AMAZÔNICAS

MESTRADO EM AGRICULTURAS FAMILIARES E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL (MAFDS)

Área de Concentração: Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável EDITAL DE SELEÇÃO 2012.2

DECLARAÇÃO DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA

Eu, ______________________________________________________________________, Identidade ________________, CPF __________________, declaro para os devidos fins, que uma vez selecionado/a como aluno(a) do Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável, comprometo-me a dedicar-me exclusivamente às atividades acadêmicas durante todo o período de vigência do Curso.

______________, _____________________ de 2012.

(cidade) (dia e mês)

______________________________________________

Assinatura do Candidato

(12)

____________________________________________________________________________________________________

Anexo 4

Universidade Federal do Pará/Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural EMBRAPA Amazônia Oriental

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURAS AMAZÔNICAS

MESTRADO EM AGRICULTURAS FAMILIARES E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL (MAFDS)

Área de Concentração: Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável EDITAL DE SELEÇÃO 2012.2

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA PARA LEITURA

(Cópias dos textos estarão disponíveis aos candidatos para fazerem fotocópia na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA/NCADR-UFPA), Secretaria da Faculdade de

Engenharia Agronômica do Campus de Altamira e Faculdade de Ciências Agrárias do Campus de Marabá)

1. SCHMITZ, H. Ensaio sobre a relação entre abordagem sistêmica e agricultura familiar. In: SCHMITZ, H. (Org.). 2010. Agricultura familiar: extensão rural e perspectiva participativa. São Paulo: Annablume editora, pp. 67-91.

2. FERNANDES, B. M. & MOLINA, M. C. O campo da educação do campo. In: MOLINA, M. C. &

JESUS, S. M. S. A. de (Orgs.). 2004. Por uma educação do campo: contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Coleção por uma educação do campo, nº 5, Brasília: articulação nacional por uma educação do campo, pp. 53-89.

3. ALTIERE, M. A. 1989. Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. Leitura dos três capítulos da primeira parte (As bases teóricas da Ecologia Agrícola) do livro: 1. A evolução do pensamento agroecológico; 2. A base epistemológica da agroecologia; 3. O agroecossistema:

determinantes, recursos e processos.

4. GARCIA Jr., A. R. 1983. Terra de trabalho: trabalho familiar de pequenos produtores. Leitura do capítulo 5 “Terra de trabalho e terra de gado”, pp. 209-230.

5. SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA. ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS. 2011. O código florestal e a ciência: contribuições para o diálogo. São Paulo: SBPC. Texto disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/site/arquivos/codigo_florestal_e_a_ciencia.pdf.

6. PINTON, F. & EMPERAIRE, L. 2004. Agrobiodiversidade e agricultura tradicional na Amazônia: que perspectivas? In: SAYAGO, D., TOURRAND, J. F. & BURSZTYN, M. (Orgs.). Amazônia: cenas e cenários. Brasília: Universidade de Brasília, pp. 73-100.

(13)

Anexo 5

Universidade Federal do Pará/Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural EMBRAPA Amazônia Oriental

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURAS AMAZÔNICAS

MESTRADO EM AGRICULTURAS FAMILIARES E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL (MAFDS) Área de Concentração: Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável

EDITAL DE SELEÇÃO 2012.2

LISTA DE PROFESSORES-PESQUISADORES COM DISPONIBILIDADE PARA ORIENTAÇÃO

Professor/a Linha de Pesquisa

Área de atuação Currículo Lattes Contatos Dalva Maria da Mota –

Embrapa Amazônia Oriental

1 Doutora em Sociologia Rural pela UFPE com pós- doutorado em Antropologia pela University of Londres, Inglaterra. Trabalha com agricultores familiares no Nordeste paraense e com um grupo pertinente ao segmento das denominadas comunidades tradicionais no Nordeste e Norte do Brasil, as catadoras de mangaba. Os temas centrais de estudo são família, trabalho e sociabilidade.

http://lattes.cnpq.br/41297240 01987611

dalva@cpatu.embr apa.br (91) 3204 1001

Flávio Bezerra Barros – NCADR/UFPA

1 Doutor em Biologia da Conservação pela Universidade de Lisboa, Portugal. Trabalha com comunidades tradicionais (pescadores, agricultores, extrativistas, quilombolas, dentre outros), estudando a relação dessas comunidades com a agrobiodiversidade e os recursos naturais,

http://lattes.cnpq.br/47061408 05254262

flaviobb@ufpa.br (91) 3201- 8010/7913

(14)

____________________________________________________________________________________________________

abordando temas nos campos da Etnobiologia, do uso e gestão dos recursos naturais e dos conflitos socioambientais em unidades de conservação de uso sustentável. Realiza ainda pesquisa na área da Educação do Campo com foco nos saberes locais e práticas pedagógicas de educadores.

Gutemberg Armando Diniz Guerra – NCADR/UFPA

2 Doutor em Socioeconomia do Desenvolvimento pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, França.

Pós-doutor pela Columbia Universtiy in New York City, USA. Tem experiência na área deAgronomia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando nos seguintes temas:

Agricultura familiar, Campesinato, Sindicalismo rural, Amazônia, Desenvolvimento rural, Agro-extrativismo, Mercados e Feiras Agrícolas.

http://lattes.cnpq.br/42627269 73211880

gguerra@ufpa.br (91) 3201-7913

Noemi Sakiara Miyasaka Porro – NCADR/UFPA

2 Doutora em Antropologia Social pela University of Florida, USA. Atua principalmente nos seguintes temas:

conhecimento tradicional, conflitos sociais, gestão de recursos naturais, Amazônia, desenvolvimento agrícola e florestal, gênero e geração, acordos empresa-comunidade e manejo florestal comunitário.

http://lattes.cnpq.br/39823385 46545478

noemi@ufpa.br (91) 3201-7913

Osvaldo Ryohei Kato – Embrapa Amazônia

Oriental

1 Doutor em Agricultura Tropical pela Universitat Goettingen (1998), Alemanha. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo. Atua principalmente nos seguintes temas: agricultura de corte- e-queima, cobertura do solo, preparação dos solos sem queima, dinâmicas do Nitrogênio, performance da produção agrícola, na Amazônia Oriental.

http://lattes.cnpq.br/42418916 52832872

kato@cpatu.embra pa.br

Paulo Fernando da Silva Martins –

NCADR/UFPA

1 Doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP, Brasil.

Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo e no Desenvolvimento Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: desmatamento,

http://lattes.cnpq.br/32236181 56268542

pfsm@ufpa.br (91) 3201-7913

(15)

recuperação de solos degradados, agricultura familiar, biodiversidade e uso do solo. Ultimamente tem trabalhado com as questões que envolvem a sustentabilidade de sistemas de produção em assentamentos rurais

Walkymário de Paulo Lemos – Embrapa Amazônia Oriental

1 Doutor em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem dedicado suas pesquisas nas áreas de Agroecologia e Entomologia Agrícola atuando, principalmente, com Manejo Integrado de Pragas de Cultivos Amazônicos (fruteiras e palmáceas), Controle Biológico de Insetos-Praga e Pesticidas.

http://lattes.cnpq.br/68416217 85311887

wplemos@cpatu.e mbrapa.br

(91) 3204-1107

William Santos de Assis – NCADR/UFPA

2 Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/CPDA. Pós-Doutor em Desenvolvimento Rural pelo PGDR/UFRGS. Desenvolve pesquisa em ação coletiva de organizações formais, desenvolvimento territorial e políticas públicas.

http://lattes.cnpq.br/01884126 11746531

wiliamassis@ufps.

br

(91) 3201-7913

Referências

Documentos relacionados

O ensaio deve ser realizado de acordo com as exigências da ABNT-NBR 5908 ou ASTM A363, no caso de cabos de aço utilizados como cabo pára-raios, ou conforme a ABNT-NBR 5909 ou ASTM

Ao simular uma falsa demissão, o saldo do FGTS do trabalhador é reduzido e o custo de uma possível liberalização futura (se esta for, de fato, sem justa causa) fica menor.. A

Em suma, a existência da multa, pelo seu impacto sobre o comportamento das empresas, pode levar a uma queda na rotatividade com um aumento na duração das relações de trabalho e

Apesar de a taxa de investimento em infraestrutura ter se elevado na passagem da década de 2000 para a de 2010, em função da disponibilidade de recursos fiscais e dos esforços

Agricultores familiares residentes de municípios da mesorregião Nordeste do estado do Pará vêm se destacando por conta da implantação de experiências voltadas à

regionalmente como “piratas” –, que invadem casas e abordam embarcações, levando equipamentos, produção e, em certos casos, agindo com violência (GONÇALVES et al., 2016.

SAFs e aumentar o número de indivíduos de goiaba (Psidium guajava L.), pois, a produção interna atual não supri a demanda de mercado, sendo preciso recorrer a compra da fruta com

bastante, porque trouxe para entender um patamar de como é que tá a agroecologia em diversas regiões do estado do Pará, porque os núcleos de estudos em