• Nenhum resultado encontrado

Outros Horizontes: Encontros Luso-Alemães em Contextos Coloniais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Outros Horizontes: Encontros Luso-Alemães em Contextos Coloniais"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Outros Horizontes

Encontros luso-alemães em contexto coloniais

Fernando Clara (org.)

Edições Colibri

OUTR

OS HORIZONTES

Desde há já algumas décadas que a temática do colonialismo europeu tem vindo a merecer crescente atenção por parte da comunidade académica do mundo ocidental, assim como por parte da sua opinião pública. Em boa medida fruto da viragem cultural que as Humanidades foram conhecendo a partir de meados do Século XX, a este interesse não serão alheias as refl exões de ordem cultural, política, sociológica ou fi losófi ca em torno de conceitos como alteridade, interculturalidade e multiculturalismo, nem, evidentemente, os vários ‘choques’ culturais ou civilizacionais que têm marcado os primeiros anos do novo milénio e que, desse modo, transportaram para o espaço da discussão e da opinião públicas uma temática de contornos reconhecidamente complexos.

Os textos aqui reunidos procuram fundamentalmente dissolver os habituais mútuos encómios que parecem ser típicos destas relações diplomáticas culturais bi-laterais (sejam elas luso-alemãs, luso-britânicas, franco--portuguesas ou outras), deixando – assim se espera – entrever uma outra perspectiva sobre os encontros e também sobre os desencontros destes mundos europeus em contextos não-europeus. Fer nando Clar a (or g.) ISBN 978-972-772-953-1 OUTROS HORIZONTES.indd 1 17-12-2009 11:22:22

(2)

Outros Horizontes

Encontros luso-alemães em contextos coloniais

(3)
(4)

Índice

Outros Horizontes: Introdução ...7

(Des)encontros civilizacionais.Repetição e produção da diferença

em contextos (pós)coloniais ...11

Manuela Ribeiro Sanches

Da Velha Alemanha ao Estado Novo.Mitos e esquemas da

expansão europeia ...31

Alfred Opitz

A questão colonial e a propaganda alemã. Alfredo Pimenta vs. José

d’Arruela: introdução a uma polémica ...47

Cláudia Ninhos

A República Federal da Alemanha e a política colonial do Estado

Novo no início da década de 1960 ...65

Ana Mónica Fonseca

Um Estado pluricontinental e multiracial. Os mitos do

Estado-Novo e a contra-propaganda em língua alemã ...79

Bruno Lopes

A Participação da República Federal da Alemanhana construção

da Barragem de Cabora Bassa: Implicações Políticas e Económicas ....93

Rui Miguel Ponte Vieira Lopes

Encontros não-imediatos no espaço colonial: Hans Staden e José

de Anchieta no Brasil quinhentista ...111

Teresa Pinheiro

O Lusitano Teodorico e o Alemão Topsius no Orienteou em torno

da camaradagem luso-alemã n’A Relíquia de Eça de Queirós ...131

José das Candeias Sales

Antropofagia e Infância Perdida.Sobre a arte da metamorfose em

Paul Zech e Curt Meyer-Clason ...173

(5)
(6)

7

Outros Horizontes

Desde há já algumas décadas que a temática do colonialismo europeu tem vindo a merecer crescente atenção por parte da comunidade académica do mundo oci dental, assim como por parte da sua opinião pública. Em boa medida fruto da vira gem cultural que as Hu manidades foram conhecendo a partir de meados e fi nais do Século XX, a este interesse não serão alheias as refl exões de ordem cultural, polí ti ca, socio lógica ou fi losófi ca em tor-no de conceitos como alteri da de, inter cultura lidade e mult icultu ralismo, nem, evidentemente, os vários choques culturais ou civiliza cio nais que têm marca do os primeiros anos do novo milénio e que assim transporta ram para o espaço da discussão e da opinião públicas uma temática de contor-nos re conhecida mente complexos.

Os espaços público e académico, alemão e português, embora por moti-vos dife rentes e sobretudo com histórias coloniais – ou melhor: com histó-rias no espaço não-europeu – consideravelmente distintas, não constituem a este título excepção.

No contexto mais específi co da análise e refl exão sobre o relacionamento cultural entre os mundos de língua alemã e portuguesa, não se poderá dizer que a temática colonial tenha sido exactamente esquecida (cf. sobretudo Oliveira Marques et al. 1996, a par de Siep mann 2000 ou Grossegesse et

al. 2003). No entanto, e salvo raras excepções, não pode deixar também de

se observar que as publi ca ções existentes na área ou se debruçam preferen-cial e quase exclusivamente sobre a época dos Descobrimentos, ou estão eivadas de um tom por vezes excessi va mente festivo, pouco adequado a um tema deste género.

Os textos aqui reunidos procuram fundamentalmente dissolver os habituais mútuos encómios que parecem ser apanágio do «narcisismo a dois» (Mecklenburg 1990: 88) típico destas relações diplomáticas culturais bi-laterais (sejam elas luso-alemãs, luso-britânicas, franco-portuguesas ou outras), deixando – assim se espera – entre ver uma outra perspectiva sobre os encontros e também sobre os desen contros destes mundos europeus em contextos não-europeus.

Trata-se, por conseguinte, de procurar deslocar um espaço de refl exão que é normalmente binário para outros horizontes, desde logo considera-velmente mais complexos e mais ricos, onde a questão da(s) identidade(s) europeia(s) e da sua relação dife renciada, entre si, por um lado, e com o outro não-europeu, por outro, assume um papel inegavelmente central.

Este deslocamento do olhar segue (e em grande medida imita) o desloca-mento ca racterístico da perspectiva pós-colonial, a qual «[...] corresponde

(7)

8 Outros Horizontes

menos à consti tuição de um novo objecto, do que a um outro modo de o olhar, o que equivale a dizer que ela não se prende apenas com o depois do colonialismo, mas atende sobretudo a uma outra forma de ler o passado e o presente», como signifi cativa mente refere Manuela Ribeiro Sanches no ensaio que inaugura e, simultaneamente, serve de enqua dramento histórico e conceptual a este volume.

De Schiller a Sloterdjik, Alfred Opitz faz uma revisão histórico-mítica dos olhares que a Alemanha lança sobre a expansão europeia e em particu-lar sobre o colo nialismo português, olhares esses que ao longo do tempo oscilaram sucessivamente entre a crítica, a desvalorização ou secundariza-ção e a exaltasecundariza-ção, inscrevendo-se todos eles, quase sempre, sobre o pano de fundo da «nostalgia da acção», i.e.: da nostalgia de uma potência que se sente imperial (no contexto europeu) e não tem, no entanto, um império (fora da Europa).

Cláudia Ninhos, por seu turno, considera inversamente (e a propósito de uma polé mica entre Alfredo Pimenta e José d’Arruela) a forma como a questão colonial foi instrumentalizada pela propaganda alemã durante a II Guerra Mundial, contri buindo assim para a análise do papel – e do mito – de uma Alemanha imperial à procura de um império no quadro do debate colonial português.

Os três ensaios que se seguem estudam casos específi cos do relaciona-mento luso-alemão em contextos africanos já após a II Guerra Mundial: os ensaios de Ana Mónica Fonseca sobre a Alemanha e a política colonial do Estado Novo no início da década de 1960, de Bruno Lopes a propósito da literatura anticolonial na Ale manha do pós-guerra e de Rui Lopes sobre o envolvimento alemão no projecto de Cabora Bassa tornam evidente a complexa teia de contradições (diplomáticas, políticas, económicas) que envolve a sociedade alemã ao longo da segunda metade do Século XX.

Teresa Pinheiro ensaia um olhar antropológico comparado sobre a questão do cani balismo nos escritos de Anchieta e Staden, chamando a atenção para as estruturas retóricas e con ceptuais comuns aos dois auto-res que alimentam a construção de uma alter ida de ameaçadora, enquanto que José Sales desfi a a «nudez forte» de uma verdade-alteridade, agora já tornada turístico-cultural, que o «manto diáfano da fantasia» de Eça de Queiroz encobre n’A Relíquia.

Por fi m, Orlando Grossegesse proporciona uma refl exão particular-mente elucidativa, a propósito de Paul Zech e Curt Meyer-Clason, sobre as ca racterísti cas míticas do espaço não-europeu enquanto espaço, por excelência, da origem, da meta morfose, migração ou trans-formação das identidades.

(8)

9

Outros Horizontes: Introdução

Resta sublinhar que os ensaios aqui recolhidos estão muito longe de esgotar a di versidade temática da matéria em análise. Nessa medida, não devem ser, pois, entendidos como um fi m, mas como um princípio.

* * *

Alguns dos textos agora publicados resultam de comunicações apresentadas ao Congresso da Associação Alemã de Lusitanistas, que teve lugar em Leipzig, em Setembro de 2005. Aos autores, Manuela Ribeiro Sanches, Alfred Opitz, Bruno Lopes, Teresa Pinheiro, José Sales e Orlando Grossegesse, é devido um justo agra decimento pela paciência com que enca raram a publicação deste conjunto de ensaios.

Um agradecimento especial é devido ainda a Alfred Opitz, entre outras coisas, pela autoria da imagem da capa deste volume.

Bibliografi a

Grossegesse, Orlando/Koller, Erwin/Matos, Mário/Silva, Armando Malheiro da (Orgs.) (2003), Portugal – Alemanha – Brasil. Actas do VI Encontro Luso-Alemão / 6. Deutsch-Portugiesisches Arbeitsgespräch. Braga: CEHUM (2 vols.).

Mecklenburg, Norbert (1990), «Über kulturelle und poetische Alterität: Kultur- und litera turtheoretische Grundprobleme einer interkulturellen Gemanistik». In: Dietrich Krusche/Alois Wierlacher (Eds.), Hermeneutik der Fremde. München: Iudicium (pp. 80-102).

Oliveira Marques, A. H./Opitz, Alfred/Clara, Fernando (Coords.) (1996), Portugal

– Alemanha – África. Do Imperialismo Colonial ao Imperialismo Político.

Lisboa: Colibri [= Actas do IV Encontro Luso-Alemão. Lisboa, 2 a 4 de Outubro de 1995].

Siepmann, Helmut (Ed.) (2000), Portugal, Indien und Deutschland – Portugal,

Índia e Alemanha. Akten der V. Deutsch-Portugiesischen Arbeitsgespräche

/ Actas do V Encontro Luso-Alemão. Köln/Lisboa: Centro Estudos Históricos da UNL.

Referências

Documentos relacionados

Inspecção Visual Há inspeccionar não só os aspectos construtivos do colector como observar e controlar a comutação (em

A gestão do processo de projeto, por sua vez, exige: controlar e adequar os prazos planejados para desenvolvimento das diversas etapas e especialidades de projeto – gestão de

Colhi e elaborei autonomamente a história clínica de uma das doentes internadas no serviço, o que constituiu uma atividade de importância ímpar na minha formação, uma vez

Acompanhei a Dr.ª Lina nas suas atividades diárias, bem como outros médicos dos serviços de Ginecologia e Obstetrícia, nas valências de enfermaria, consulta externa e serviço de

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Por outro lado, os dados também apontaram relação entre o fato das professoras A e B acreditarem que seus respectivos alunos não vão terminar bem em produção de textos,

One of the main strengths in this library is that the system designer has a great flexibility to specify the controller architecture that best fits the design goals, ranging from

A análise avançada é definida, no contexto da AS4100 (1990), como uma análise inelástica de segunda ordem muito precisa em que são incluídos os aspectos importantes (curvatura