• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO FINAL

ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE

Paulo André da Costa Lucas |

2012265

|

6º ano

Regente: Professor Doutor Rui Maio

Orientador: Doutora Paula Kjöllerström

(2)

I

Índice

Introdução ... 1

Atividades curriculares ... 1

Estágio Parcelar de Cirurgia ... 1

Estágio Parcelar de Medicina ... 2

Estágio Parcelar de Saúde Mental ... 3

Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar ... 3

Estágio Parcelar de Pediatria ... 4

Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia ... 4

Estágio Clínico Opcional ... 5

Outras atividades ... 5

Análise crítica ... 6 Anexos ...A1 7.* Reunião de Imunoalergologia de Lisboa ...A1

iMed Conference ® 9.0 Lisbon 2017 ...A2

Congresso Nacional de Estudantes de Medicina 2017 ...A3 Evento de Lançamento da Edição 47 – FRONTAL ...A4 Evento de Lançamento da Edição 48 – FRONTAL ...A5 Revista FRONTAL – Mandato 2013/2014 ...A6 Revista FRONTAL – Mandato 2014/2015 ...A7 Revista FRONTAL – Mandato 2015/2016 ...A8 Revista FRONTAL – Mandato 2016/2017 ...A9

Cartoon “Arte da Vida” – FRONTAL Edição 47 ...A10

(3)

1

Introdução

A Unidade Curricular Estágio Profissionalizante do 6.º ano do Mestrado Integrado em Medicina da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (NMS|FCM) procura consolidar os conhecimentos, competências e atitudes desenvolvidos pelos estudantes ao longo de todo o curso, através de um contacto próximo com a prática clínica, de forma a prepará-los para o exercício da profissão médica. A mesma é composta por seis estágios parcelares: Cirurgia, Medicina, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia.

Procurei, ao longo deste ano letivo, aperfeiçoar as minhas capacidades e aplicá-las à prática clínica, focando-me não só no conhecimento científico, mas também nas atitudes e valores no contacto com os outros e como base da relação médico-doente. Além disso, estabeleci como objetivos pessoais colmatar falhas que tivessem existido na formação em anos anteriores, tanto a nível teórico como prático, bem como aprofundar um pouco mais o meu conhecimento em áreas de maior interesse pessoal.

Este relatório tem o intuito de descrever de uma forma sucinta a minha passagem pelas diversas componentes do Estágio Profissionalizante, bem como pelo Estágio Clínico Opcional, abordando também atividades de cariz extracurricular. Na conclusão, procuro, por fim, refletir sobre os valores, aptidões e competências que desenvolvi e aperfeiçoei, não só ao longo deste ano, como também do restante Mestrado Integrado em Medicina.

Atividades curriculares

Estágio Parcelar de Cirurgia

O Estágio Parcelar de Cirurgia decorreu no Hospital da Luz de Lisboa, sob a tutoria do Dr. Carlos Ferreira, tendo consistido numa semana de aulas teórico-práticas, 6 semanas de Cirurgia e uma semana de Anestesiologia opcional. Teve como principais objetivos o conhecimento das principais síndromes cirúrgicas, o seu diagnóstico e tratamento, compreender a linguagem cirúrgica e saber executar as técnicas mais comuns da pequena cirurgia e respetivas técnicas

(4)

2 de assepsia e anestesia. Acompanhei o meu tutor nas suas atividades diárias, pelo que pude observar uma série de procedimentos cirúrgicos, tanto do ponto de vista do cirurgião como do anestesista, tendo-me sido ainda permitida a participação em algumas cirurgias no papel de 1.º e 2.º ajudante, o que me permitiu desenvolver e pôr prática as minhas aptidões e conhecimentos práticos. Pude ainda frequentar a consulta externa, reuniões multidisciplinares e sessões clínicas. Apresentei, no seminário final no Hospital Beatriz Ângelo, um caso clínico intitulado A

Isca da Dona M.: O caso de um quisto hepático.

Considero, como ponto forte deste estágio, a grande organização pedagógica, permitindo-me uma boa aprendizagem, bem como a elevada frequência do bloco operatório e a oportunidade para participar diretamente nos atos cirúrgicos. Penso, contudo, que a frequência do serviço de urgência, que não foi possível dadas as caraterísticas inerentes ao hospital, teria sido uma mais-valia na minha formação.

Estágio Parcelar de Medicina

O Estágio Parcelar de Medicina, sob tutoria do Dr. António Godinho e sua equipa clínica, decorreu no Serviço de Medicina 1.4 do Hospital de São José. Os objetivos principais do estágio foram a aplicação de conhecimentos, gestos e atitudes, no sentido de desenvolver autonomia na prática da Medicina Interna, com foco no diagnóstico, prescrição terapêutica e elaboração prognóstica. Acompanhei a equipa clínica nas suas atividades, nas valências de enfermaria, consulta externa, acompanhamento de pedidos de colaboração e serviço de urgência. Foi um estágio com um contacto mais próximo com o doente, onde me foi atribuída bastante autonomia, com possibilidade de observação diária de diversos doentes na enfermaria, colheita de anamnese e realização de exame objetivo, bem como escrita de diários clínicos e discussão clínica com a restante equipa. Pude, assim, realizar várias histórias clínicas, tendo a última sido defendida perante um júri constituído pelos tutores do estágio, e apresentar um seminário teórico intitulado Pancreatites Aguda e Crónica.

(5)

3 Considero este estágio extremamente proveitoso para a minha formação médica, uma vez que me colocou numa situação muito próxima da que viverei ao longo da minha prática clínica, e incutiu-me conhecimentos, valores e responsabilidades cuja importância se refletirá no futuro.

Estágio Parcelar de Saúde Mental

O Estágio Parcelar de Saúde Mental, após dois dias de introdução teórica na NMS|FCM, decorreu no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, sob a tutela do Dr. Marco Gonçalves. Os principais objetivos para este estágio foram a identificação das principais síndromes psiquiátricas e a compreensão do seu impacto no contexto social, laboral e familiar do doente, bem como ter a capacidade de detetar situações de risco a nível individual e social. Acompanhei o meu tutor nas suas atividades na Clínica 5, nas valências de enfermaria, consulta externa e serviço de urgência. Foi um estágio de cariz observacional, que me permitiu a observação das patologias mais frequentes do foro da Saúde Mental, tendo sido favoravelmente instigada a discussão de vários casos com o meu tutor. Pude ainda frequentar, semanalmente, a sessão clínica destinada aos internos da especialidade, bem como, ocasionalmente, reuniões multidisciplinares e reuniões de triagem da unidade de Reabilitação. Elaborei ainda um trabalho, a pedido do responsável de estágio do hospital, com o título O Estigma da Doença Mental.

A realização do trabalho sobre o estigma da doença mental foi bastante pertinente, uma vez que se trata de um assunto pouco abordado ao longo do mestrado, e que permitiu um confronto de valores e a sensibilização para um aspeto importante da saúde mental.

Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar

O Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar decorreu na Unidade de Saúde Familiar Arco-Íris, sob orientação da Dr.ª Isabel Alves Pratas. Os principais objetivos em Medicina Geral e Familiar foram a identificação das principais patologias na comunidade e respetivas formas de atuação de acordo com a evidência científica, e a adoção de uma abordagem centrada na pessoa

(6)

4 na relação médico-doente. Tive oportunidade de acompanhar a Dr.ª Isabel e outros médicos e enfermeiros ao longo das suas atividades, tanto no centro de saúde como em domicílio.

Aqui compreendi a importância dos cuidados de saúde primários na vida das populações, enquanto primeiro contacto com os doentes e na ligação com os meios hospitalares. Foi-me dada a oportunidade de realizar consultas com supervisão, o que não só permitiu uma consolidação dos conhecimentos adquiridos como foi uma hipótese para detetar e corrigir erros na abordagem ao doente.

Estágio Parcelar de Pediatria

O Estágio Parcelar de Pediatria decorreu no Serviço de Infeciologia do Hospital Dona Estefânia, sob tutela da Dr.ª Catarina Gouveia. Este estágio teve como principais objetivos o conhecimento das principais patologias da criança e adolescente, princípios gerais de atuação nestas situações e a comunicação com o doente e a sua família. Acompanhei a minha tutora no seu dia-a-dia na enfermaria, no cumprimento de pedidos de colaboração, em consulta externa e no serviço de urgência, tendo tido ainda acesso a diversas sessões clínicas hospitalares e sessões de formação de internos. Realizei uma história clínica, posteriormente discutida com a tutora, e apresentei em seminário o tema Dieta Cetogénica – A Propósito de um Caso Clínico.

Destaco a organização deste estágio, que me permitiu um contacto próximo com a patologia pediátrica, tendo tido plena oportunidade de prática de anamnese e exame objetivo. Além disso, tive a oportunidade de interagir com outras valências, como a imunoalergologia, que foi igualmente um bom complemento para a minha formação médica.

Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia

O Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia decorreu no Hospital de São Francisco Xavier, sob tutela da Dr.ª Lina Salgueiro. Os principais objetivos deste estágio foram identificação da principal patologia em Ginecologia e Obstetrícia, capacidade de comunicação com pacientes, familiares e profissionais de saúde, e sensibilização para a prevenção e diagnóstico precoces

(7)

5 nesta área. Acompanhei a Dr.ª Lina nas suas atividades diárias, bem como outros médicos dos serviços de Ginecologia e Obstetrícia, nas valências de enfermaria, consulta externa e serviço de urgência. Apresentei ainda, em sessão clínica, um trabalho intitulado Síndrome de

Transfusão Feto-Fetal.

Foi um estágio com uma organização louvável, tendo-me sido dada a possibilidade de passar por valências importantes da Ginecologia e da Obstetrícia, nomeadamente a ecografia, a patologia do colo, a consulta de diagnóstico pré-natal, o bloco de partos e as enfermarias de Ginecologia, Obstetrícia e Puerpério. Tive a oportunidade de assistir a vários partos, colmatando uma falha na minha formação anterior.

Estágio Clínico Opcional

Realizei, também, um estágio clínico no Serviço de Endocrinologia do Instituto Português de Oncologia de Coimbra. Estive sob tutela do diretor de serviço, Dr. Fernando Rodrigues, e pude acompanhá-lo e à restante equipa médica no seu dia-a-dia hospitalar, em consulta, ecografia e em vários pedidos de colaboração.

Este estágio veio complementar a minha formação, abordando uma área em tudo relacionada com as valências lecionadas ao longo do Estágio Profissionalizante, uma vez que abrange patologias muito frequentes e que são comorbilidade de uma grande parte da população do nosso país e partilha muitas vezes o seu tratamento com estas especialidades. Além disso, e uma vez que foi realizado fora do “ambiente habitual” onde realizei o curso, pude compreender um pouco mais como funcionam os cuidados de saúde portugueses fora da região de Lisboa.

Outras atividades

Estive presente na 7ª Reunião de Imunoalergologia de Lisboa, organizada pelo Serviço de Imunoalergologia do Hospital Dona Estefânia, que considero ter complementado a minha aprendizagem no âmbito da Pediatria.

(8)

6 Ao longo deste ano letivo, participei em diversas atividades extracurriculares. Em primeiro lugar, e em continuação de uma experiência de quatro anos, destaco a minha participação na revista FRONTAL, onde fui editor da secção de Cartoon desde outubro de 2014 e participei na elaboração de várias edições impressas, a referir, no presente ano letivo: a Edição Especial dedicada â iMed ® Conference 9.0, enquanto revisor de artigos; a Edição 47 com o tema “A Arte na Medicina”, na qual colaborei com a elaboração de um cartoon, que se encontra em anexo a este relatório, e como membro da comissão organizadora do seu evento de lançamento. Também destaco a participação no congresso iMed Conference ® 9.0 Lisbon 2017 da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas (AEFCM) e no Congresso Nacional de Estudantes de Medicina da Associação Nacional de Estudantes de Medicina, nos quais fiz cobertura jornalística. Por fim, estive presente ainda no lançamento da Edição 48 da FRONTAL, dedicada à temática da globalização em Medicina.

Análise crítica

O Estágio Profissionalizante procura dar aos alunos do 6.º ano, prestes a entrar no meio hospitalar profissionalmente, uma oportunidade única de, enquanto ainda alunos, praticar uma atividade clínica quase em pleno, tutelada e orientada, que de outra forma apenas encontrariam em contexto de formação de especialidade. Tal permite-nos não só desenvolver e aperfeiçoar conhecimentos, capacidades e competências para a prática clínica, mas também aprender com os próprios erros e melhorar. Considero que o meu estágio correspondeu a estas expetativas, e que eu cumpri, globalmente, os objetivos propostos.

Os vários componentes desta unidade curricular permitiram-me desenvolver as minhas técnicas, tanto a nível clínico como de contacto com o doente enquanto pessoa, através da aplicação da teoria trabalhada ao longo de seis anos a um ambiente clínico, desempenhando tarefas muito próximas das que irei realizar na vida médica. O estágio de Cirurgia ajudou-me a compreender a importância da prática cirúrgica na Medicina, com um componente bastante prático e consequentemente permitindo o desenvolvimento das minhas competências e aptidões

(9)

7 técnicas. A frequência do bloco operatório incutiu-me as regras essenciais deste espaço, bem como a dinâmica operante, complementadas pela participação direta nas cirurgias enquanto 1.º e 2.º ajudante. O estágio de Medicina, através do seu foco na prática clínica com autonomia, permitiu-me ter uma visão do ambiente hospitalar, pautado pela exigência da prática médica. Considero a observação diária de doentes um ponto fulcral deste estágio, que me incutiu o sentido de responsabilidade e levou ao aperfeiçoamento das minhas capacidades comunicativas e aptidões na elaboração de diagnóstico, prognóstico e terapêutica. Tive também oportunidade de treinar a colheita da história clínica e a prática do exame objetivo, que foram reforçados pela frequência do serviço de urgência e da consulta externa. Em Saúde Mental pude deparar-me com a realidade da patologia mental e o seu impacto na vida das pessoas, tendo compreendido a importância da relação médico-doente e da empatia humana na interação com indivíduos com patologia deste foro. Durante a elaboração do trabalho sobre o estigma da doença mental apercebi-me que este ainda se encontra muito presente na nossa sociedade, mesmo entre profissionais de saúde, contribuindo de uma forma importante para a carga da doença mental e dificultando o acesso ao seu tratamento. A Medicina Geral e Familiar mostrou-me a importância da existência de uma rede de cuidados primários sólida, como base e orientação para todos os cuidados de saúde. Também foi aqui que me foi dada a oportunidade para poder dirigir consultas, pondo à prova não só os meus conhecimentos como a minha capacidade de comunicação com os doentes e seus familiares e permitindo a correção e o aperfeiçoamento dessas aptidões. O acompanhamento das consultas de enfermagem permitiu-me ver a sua importância no apoio da prática médica e a frequência de consultas ao domicílio mostrou-me o exercício das atividades médicas num ambiente diferente, não controlado pelo médico. No estágio de Pediatria compreendi a relação médico-doente aplicada ao contacto com as crianças e seus pais, bem como as nuances da anamnese e do exame objetivo e o impacto da patologia do foro infecioso nesta faixa etária. Pude também elaborar vários documentos médicos, nomeadamente notas de entrada e notas de alta, o que contribuiu para o desenvolvimento da minha capacidade de síntese. Além disso, pude compreender a integração de cuidados pediátricos num hospital de

(10)

8 referência da especialidade. Em Ginecologia e Obstetrícia aprendi a importância dos cuidados à mulher nas várias etapas da sua vida, do seguimento ao longo do período gestacional e pós-parto e pude assistir a trabalhos de pós-parto, colmatando uma falha na minha formação. Considero positiva a importância que foi dada ao treino de técnicas de exame ginecológico ao longo do estágio, pois são ferramentas úteis para a vida clínica e que não foram muito abordadas a nível prático ao longo do curso.

Nas conhecidas palavras do Professor Abel Salazar, “o médico que só sabe de Medicina,

nem de Medicina sabe”. Como tal, procurei ao longo do Mestrado Integrado em Medicina

envolver-me em algumas atividades extracurriculares, das quais destaco a participação na revista FRONTAL da AEFCM. Ao longo de quatro anos de atividade, realizei diversos artigos para a secção de Cultura e fui editor da secção de Cartoon, onde pude dar azo à minha veia mais artística na elaboração de pequenos sketches de comic relief relacionados com diversos temas da atualidade médica, acompanhado de alguns colegas tanto da Faculdade como de outras escolas médicas do país. Na FRONTAL vi crescer o meu gosto pela escrita e pela arte e aprendi que a camaradagem e o sentido de equipa são ferramentas muito importantes para um médico, dentro e fora do Hospital.

Por fim, e orgulhoso pelo terminar desta longa etapa, gostaria de agradecer, em primeiro lugar, à minha família por todo o apoio que me deram desde sempre; à Mariana, por todo o carinho; aos meus companheiros do curso e da FRONTAL, pela constante alegria e encorajamento: a todos os tutores, assistentes e professores da NMS|FCM que ao longo de seis anos me incutiram valores de excelência e todos os conhecimentos e aptidões necessários para poder prosseguir com responsabilidade no meu percurso enquanto médico.

(11)

A1

Anexos

(12)

A2

(13)

A3

(14)

A4

(15)

A5

(16)

A6

(17)

A7

(18)

A8

(19)

A9

(20)

A10

Referências

Documentos relacionados

Esse trabalho teve como objetivo determinar as contagens mesófilos aeróbios, fungos filamentosos e leveduras, psicrotróficos e Staphylococcuscoagulase positivo em

Contudo, um deles se tornou uma explicação plausível e motivadora para chegarmos ao entendimento de que deveríamos propor um software livre: os modos como se organiza

Por outro lado, este estudo pretende servir de base à elaboração de uma ferramenta de auto-avaliação para o Município de Campo Maior, que lhe permitirá delinear e

The matter of genetic classification is particularly complex when dealing with high- contact varieties, as their typological traits are likely to unveil the influ- ence of a number

O conceito de religião foi transmitido ao Cristianismo Latino através de Agostinho e Lactâncio e significava, de modo genérico, a adoração e intelecção de deus (colore et

Por isso, os contratos são tratados com grande ênfase, têm um papel de destaque na NEI, uma vez que cada estrutura de governança detém uma forma de combinação entre os

Estando, embora, por fazer a história do prelo de tipos orientais na Imprensa Nacional, tal como Dias Coelho outros tipógrafos versados em caracteres orientais houve,

Tendo em consideração os padrões que as anomalias gravimétricas (ver Figura 20.) sugerem para a região VIT, e as interpretações estruturais, por outros autores, baseadas