• Nenhum resultado encontrado

Notas finais 8 Notas finais 118

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Notas finais 8 Notas finais 118"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

8

(2)

8

8..11 –– AAllgguummaass ccoonncclluussõõeess

Retoma-se aqui a hipótese que impulsionou esta investigação:

“Será que recursos digitais associados às sub-unidades “Espectros, radiações e energia” e “Átomo de hidrogénio e estrutura atómica” contribuirão para desenvolver nos alunos o gosto pela química? A sua utilização facilitar-lhes-á a aprendizagem dos conteúdos abordados nestes sub-temas?”

Após a realização do estudo e a recolha de opiniões de professores de Física e Química, verificou-se que a utilização dos recursos digitais contribuirá para o entusiasmo dos alunos pela química. Todos os professores consideram que a partir da banda desenhada é possível motivar os alunos para a aprendizagem de conteúdos de química, considerando este um instrumento fundamental e uma estratégia diferente. Em relação às recriações e adaptações dos diálogos do Calvin e do seu fiel amigo Hobbes, o objectivo parece atingido, tendo em conta a sua adequação de carácter lúdico tão relevante para os alunos. Foi salientado, por alguns professores, a importância da existência, nos diálogos, de uma problemática do dia-a-dia seguida de uma discussão havendo, deste modo, uma abordagem dos conceitos numa perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente).

Os professores revelaram que os recursos digitais elaborados contribuem para a aprendizagem dos conteúdos abordados. O aspecto visual dos recursos, bem como a forma organizada como se encontram os conceitos, enriquecidos com imagens, animações, links e a existência de um vídeo laboratorial tornam o hipertexto com boas condições para levar à compreensão dos conceitos. Foi mesmo referido por um professor que a abordagem de conteúdos tão complexos como estes, sem auxílio de recursos variados seria como uma “travessia no deserto”. Os professores foram praticamente unânimes em considerar que o ponto mais forte do trabalho foi a utilização da banda desenhada e a problematização existente nos diálogos dos personagens. Salientaram também alguns pontos fracos, nomeadamente a existência de poucas cores no hipertexto bem como o facto do menu principal ter o mesmo aspecto do menu correspondente aos conceitos, podendo passar despercebida alguma da informação disponível.

À excepção de um professor, todos os outros se mostraram familiarizados com as novas tecnologias no contexto educativo sentindo-se à vontade no seu manuseamento. O constrangimento mais comum associado ao uso das TIC deve-se essencialmente à falta de recursos existente nas escolas. A par das novas tecnologias

(3)

ou não, os professores, em geral, consideram não haver um conflito entre o tipo de recurso elaborados e o incentivo à prática laboratorial, referem antes que ambos se complementam.

Apesar da maioria dos professores ter referido que o hipertexto elaborado é de fácil utilização, se encontra bem estruturado, com a apresentação da informação bem organizada e com um aspecto visual apelativo, fizeram algumas sugestões de melhoramento e aperfeiçoamento do recurso de modo a torná-lo mais motivador e desafiador de aprendizagens significativas. Salientam-se algumas sugestões, tais como:

• Utilização de mais cores;

• Aumentar o espaçamento das linhas nos textos;

• Não ser necessário o uso de scroll, durante a leitura das tiras de banda desenhada;

• Aparecimento de pequenos comentários, quando passado o rato por cima das palavras que remetem a outras páginas;

• Recolha da opinião de alguém relacionado com o mundo da arte, de modo a tornar o aspecto visual do hipertexto ainda melhor;

• Alterar a cor do menu correspondente à exploração dos conceitos;

• Na banda desenhada “A aurora boreal”, na frase utilizada pelo Calvin “vamos fazer um teste de chama”, fazer a hiperligação directa ao vídeo da actividade laboratorial e não ao conceito.

Pode assim concluir-se que a utilização dos recursos digitais elaborados no contexto educativo poderá contribuir para desenvolver nos alunos o gosto pela química e a sua utilização poderá também proporcionar melhor compreensão dos conteúdos abordados. No entanto, devido às limitações e generalizações inerentes ao estudo, nomeadamente o reduzido número de professores entrevistados e ainda devido ao facto de não se ter realizado o estudo intervindo directamente junto dos alunos, não se poderá tomar os resultados obtidos para além de um simples indicador positivo a favor da hipótese de que os recursos digitais elaborados contribuirão para a melhoria da aprendizagem dos espectros ao modelo quântico do átomo.

Devido ao facto dos constrangimentos técnicos existentes na ligação do hipertexto ao vídeo laboratorial, nem todos os professores entrevistados o visualizaram. Assim, a avaliação do vídeo foi mais frágil e não foi incluída.

(4)

8

8..22 –– SSuuggeessttõeõess ddee mmeellhhoorramameennttoo ee eennrriiqquueecciimmeennttoo ddooss rreeccuurrssooss ddeesseennvvoollvviiddooss

Para além de algumas reformulações que os inquiridos propuseram para uma versão seguinte dos recursos digitais, a autora da investigação tem em mente outras, tais como:

Alterar a plataforma em que foi realizado o hipertexto, Word, para flash ou frontpage. Estas aplicações forneceriam uma gama mais alargada de ferramentas e provavelmente não iriam restringir o uso de outros navegadores, visto que o recurso está optimizado para Internet Explorer.

• Incluir no vídeo mais “chamas” de actividades do quotidiano;

• Iniciar o vídeo com imagens apelativas de fogo de artifício e só depois passar à actividade laboratorial;

• Elaborar webQuests no protótipo desenvolvido. Estas proporcionarão uma maior interactividade ao recurso e poderão ajudar os alunos a evoluir na aprendizagem dos conceitos;

• Apresentar o e-mail dos autores do recurso;

• Alterar o design em páginas que seja necessário o uso do scroll horizontal;

Submeter o hipertexto à análise de especialistas em usabilidade de sites;

Proceder à actualização permanente do site, nomeadamente a disponibilização de novos links relacionados com os conteúdos.

• Colocar alguns jogos educativos no hipertexto, pois os alunos manifestam quase sempre um grande interesse por este tipo de recursos.

• Optimizar o vídeo laboratorial nos seguintes aspectos:

a) Melhorar a cor da chama do sódio, que se encontra muito avermelhada; b) Alterar ligeiramente o áudio do vídeo de modo a ficar igual ao texto

escrito que se encontra na parte lateral;

c) Retirar a frase áudio “Cada elemento emite uma chama colorida característica permitindo assim a sua identificação”.

d) Substituir a frase do texto lateral “Os electrões regressam depois ao estado fundamental com a consequente libertação dessa energia sob a forma de uma chama colorida”, pela frase “Os electrões regressam depois ao estado fundamental com a consequente libertação dessa energia sob a forma de radiação que provoca a coloração da chama.”

(5)

Pensa-se que o recurso digital, com as reformulações referidas, poder-se-á tornar mais atractivo e motivador para os alunos, levando-os a uma compreensão mais profunda dos conceitos químicos abordados.

O trabalho desenvolvido está inacabado, podendo realizar-se no futuro outras investigações sobre a eficácia do hipertexto, tais como,intervir directamente junto dos alunos possibilitando a aplicação das novas tecnologias em contexto educativo. Desta forma poderá ser comparada a abordagem dos sub-temas pela metodologia tradicional com aquela aqui descrita através de dois grupos de alunos com perfis semelhantes, para uma posterior análise dos resultados. Para além de uma investigação qualitativa poder-se-á proceder também a uma investigação quantitativa do grau de impacto dos recursos no processo educativo.

Seria interessante igualmente avaliar de forma mais acutilante, junto dos próprios alunos, o impacto do vídeo.

(6)

8

8..33 –– AAuuttooccrrííttiiccaa ee rrefeflleexxããoo

Reflectindo sobre este trabalho é com satisfação que, chegando ao fim, se sente que foi uma experiência muito enriquecedora e agradável e que se cumpriram os principais objectivos inicialmente propostos. Contudo, existem ainda aspectos a melhorar que dão a possibilidade de continuar a desenvolver o trabalho.

Reconhece-se que em termos de técnica de construção de páginas web em linguagem html e usabilidade, o site poderia estar muito mais completo e haveria muito mais a explorar. Quanto ao design da página, pensa-se que o aspecto visual é agradável ao utilizador, o menu de navegação é bastante explícito e as acções pretendidas podem ser executadas sem dificuldade. Um estudo do protótipo com alunos em contexto educativo fará todo o sentido, pois poderá conduzir a resultados mais fiáveis. O vídeo também podia ser melhorado, filmado e ter disponibilizado experiências congéneres.

A realização deste trabalho foi extremamente produtiva enriquecendo a carreira profissional e ao mesmo tempo a pessoal. A investigadora assume que continuará a contribuir para a integração das TIC no ensino. Sente-se (re)animada para usar recursos como estes e alertar professores menos conhecedores sobre as novidades tecnológicas postas ao dispor na rede ou em suporte offline para poderem cativar os seus alunos através das maravilhas fornecidas pelo avanço da tecnologia no contexto educativo.

O ensino da Química é de si fascinante, mas com o auxílio da TIC, hipertextos e vídeos digitais em particular, pode ser ainda mais entusiasmante para alunos e professores.

Referências

Documentos relacionados

Juca abandonou o projeto para escrever seu grande sucesso, Caixa 2, e eu aceitei a proposta de Pedro Paulo de Sena Madureira, da Siciliano, para tentar realizar

Desde 2012, um grupo de docentes, investigadores e alunos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) têm vindo a desenvolver

As dúas tarefas non terán aplicación práctica neste momento pero si terán unha gran repercusión no futuro porque serán tomadas como modelo de referencia do

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

W. Foi consultor das ind´ ustrias japonesas. Con- venceu a alta dire¸ c˜ ao das mesmas do poder dos m´ etodos es- tat´ ısticos e da importˆ ancia da qualidade como arma de

Nesse sentido, Scheeren (2002) observou que as plantas de soja provenientes das sementes de alta qualidade fisiológica apresentaram maior altura aos 21 dias após a semeadura,

A relevância da presença da Linguística como campo do saber no conjunto dos conhecimentos de um futuro professor-alfabetizador, dado seu papel de introduzir a