• Nenhum resultado encontrado

Plano de Estudo Tutorado - 2. Percepção - 5º ano. Diurno

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de Estudo Tutorado - 2. Percepção - 5º ano. Diurno"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Plano de Estudo

Tutorado - 2

Percepção - 5º ano

Diurno

H A I D È E F R A N Ç A A M E R I C A N O

2020

(2)

SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA HAIDÈE FRANÇA AMERICANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO

COMPONENTE CURRICULAR: PERCEPÇÃO

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: MARCELO DOS SANTOS LIMA XAVIER ALUNO:

TURMA: 5º ANO TURNO:DIURNO

MÊS: JUNHO / JULHO TOTAL DE SEMANAS: 4

NÚMERO DE AULAS POR SEMANA: 1 NÚMERO DE AULAS POR MÊS: 4

ORIENTAÇÕES AOS PAIS E

RESPONSÁVEIS DICA PARA O ALUNO QUER SABER MAIS?

Seu filho precisará de ajuda para se organizar. Separe com ele uma hora na semana para estudar a matéria de “Percepção”, pois ela estuda conceitos totalmente relevantes para sua formação musical.

Em sua apostila você encontrará mais exercícios, por isso será de suma

importância fazê-los como forma de fixar ainda mais o conhecimento.

Peça ajuda a seus pais ou responsável, para organizarem seus estudos de forma que seja um hábito, pelo menos semanal.

https://tutoriaisemmusica.wor dpress.com/carlos-veiga-filh/

https://youtu.be/ZHcL1eHv78 4

SEMANA 5 UNIDADE(S) TEMÁTICA(S)/ CAMPOS DE ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO MUSICAL

OBJETO DE CONHECIMENTO: FORMÚLA DE COMPASSO (UNIDADE DE COMPASSO)

HABILIDADE(S): CONSEGUIR IDENTIFICAR A UNIDADE DE COMPASSO DE UMA PARTITURA CONTEÚDOS RELACIONADOS: LEITURA E ESCRITA MUSICAL

INTERDISCIPLINARIDADE: CANTO CORAL E INSTRUMENTO ATIVIDADES

Aula 5 – Percepção

Fórmula de compasso (Parte 2) Unidade de Compasso

Nesta matéria estamos vendo que é na própria partitura onde tiramos a informação para descobrirmos o valor das figuras musicais.

Em nossa última aula aprendemos que ao “decifrar” o código dado através do número de baixo da Fórmula de compasso, encontramos a figura que valerá um tempo, ou seja, a Unidade de Tempo (U.T) e que a partir dessa informação conseguimos achar o valor de todas as outras, uma vez que a relação entre elas é SEMPRE

dobro/metade.

O objetivo da aula de hoje é saber encontrar a figura que, sozinha, preenche todo o compasso da nossa música analisada. Chamando essa figura portanto de Unidade de Compasso (U.C). Esse termo é dado pois também se trata de uma ÚNICA figura (Unidade).

(3)

Como encontrar?

Assim como na Unidade de tempo (U.T), a informação sobre a Unidade de Compasso (U.C) também está na Fórmula de Compasso. Tal informação está no número de cima, porém, diferentemente da U.T, não é um código para figura, mas sim, o quanto essa figura terá que valer para que preencha todo nosso compasso.

Vamos recordar mais uma vez da aula passada onde lembro a você sobre o nome dos compassos (Binário, Ternário, Quaternário): Seu professor te ensinou que têm esses nomes pois, Binário tem dois tempos, Ternário três e

Quaternário quatro, não é isso? É a partir daí que se torna possível encontrar a Unidade de Compasso, pois se um compasso tem dois tempos, a figura que vale dois tempos será a que preenche todo o compasso, se tem três tempos será a figura que vale três e quatro tempos a figura que vale quatro.

Na prática

Antigamente se usava separar os números da Fórmula de Compasso por uma barra horizontal, o que causava a erronia ideia de ser uma fração (divisão). Pensamento errado, pois se trata de uma multiplicação. Vamos entender...

Meu primeiro contato com esse assunto foi assim: “... o número de baixo é a Unidade de Tempo e o número de cima é Unidade de Compasso...” Isso me fez fazer uma confusão tremenda, pois apesar de não estar totalmente errada essa afirmativa, simplificar tanto assim nos faz perder detalhes importantes. Por isso prefiro explicar todo o processo com está afirmativa: o número de baixo é o código da figura que vale um tempo e o número de cima é a quantidade dessas figuras unidas. Pode parecer que compliquei mais, porém, verá que não.

Se entendemos como achar a figura que vale um tempo e sabemos quantos tempos o compasso tem, já temos a Unidade de Compasso (U.C):

No compasso Binário temos dois tempos 2

4 Unidade de tempo é a semínima. Unindo duas semínimas eu tenho uma Mínima (U.C) + =

2

8 Unidade de Tempo= colcheia. Unindo duas colcheias temos uma semínima (U.C). + =

No compasso Quaternário: Temos quatro tempos...

4

4 (U.T) = Semínima. Unindo 4 semínimas temos Semibreve (U.C) + = Entendeu por que eu disse que é multiplicação?

A Unidade de Compasso é a figura encontrada através da multiplicação da “U.T” pelo número de cima, ou seja, essa quantidade unida.

No compasso Ternário

Quando se trata de compasso Ternário, a (U.C) será sempre pontuada, já que o ponto de aumento acrescenta metade do valor da figura.

+ + = + =

(4)

Dê a U.C (Unidade de compasso): a) 4 e) 2 8 32 b) 2 f) 4 16 64 c) 4 g) 2 16 64 SEMANA 6 UNIDADE(S) TEMÁTICA(S)/ CAMPOS DE ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO MUSICAL

OBJETO DE CONHECIMENTO: FÓRMULA DE COMPASSO

HABILIDADE(S): CONSEGUIR DESCOBRIR UNIDADE DE TEMPO E DE COMPASSO DE UMA PARTITURA CONTEÚDOS RELACIONADOS: LEITURA E ESCRITA MUSICAL

INTERDISCIPLINARIDADE: CANTO CORAL E INSTRUMENTO ATIVIDADES

Aula 6 – Exercício Complementar

Dê a Unidade de Tempo (U.T) e a Unidade de Compasso (U.C) dos compassos abaixo: a) 2 U.C= 8 U.T= b) 3 U.C= 2 U.T= c) 4 U.C= 16 U.T= d) 3 U.C= 8 U.T= e) 2 U.C= 16 U.T= SEMANA 7 UNIDADE(S) TEMÁTICA(S)/ CAMPOS DE ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO MUSICAL

(5)

OBJETO DE CONHECIMENTO: APOIO, MÉTRICA, PULSO

HABILIDADE(S): IDENTIFICAR ATRAVES DA PERCEPÇÃO: APOIO, MÉTRICA E PULSO CONTEÚDOS RELACIONADOS: LEITURA, ESCRITA E PERCEPÇÃO MUSICAL

INTERDISCIPLINARIDADE: CANTO CORAL E INSTRUMENTO ATIVIDADES

Aula 7

Apoio, Métrica e Pulso

Nesta aula quero tentar fazer algo mais prático.

Você já entendeu como achamos os valores de cada figura, agora o desafio é começar sentir a diferença desses valores dentro de uma música, ou seja, agora é perceber (Percepção).

Quem nunca bateu o pé escutando uma música? Ou bateu a mão na mesa ou cadeira para se conectar a ela de alguma forma? Isso é quase que instintivo. O ritmo é natural do ser humano: todos temos um ritmo para andar, correr, pular corda... Cada música também tem um andamento especifico. A isso damos o nome de Pulso e quando o achamos damos o nome de Pulsação, que nada mais é que achar uma batida CONSTANTE dentro da música, como se fosse um reloginho.

Além da Pulsação, se analisarmos bem, toda música tem momentos que naturalmente se destacam mais, como se tivesse pequenos acentos:

Fale devagar, estas três palavras: pastel, serpente, tagarela

Agora, olhe a marcação dos segundos em um relógio (relógio de parede ou cronômetro no celular, ou use um metrônomo), ou simplesmente crie uma pulsação batendo em alguma superfície:

Fale as mesmas palavras usando uma sílaba para cada segundo (batida). Pas – tel (5 vezes) ser- pen – te (5 vezes) ta – ga – re - la (5 vezes) Você naturalmente acentuou “pas” , “pen”, “re”.

Faça diferente: Acentue (fale mais alto) a primeira sílaba de cada palavra, repetindo também cinco vezes.

Na música o tempo mais forte, o de maior destaque, é o tempo um. Quando marcamos o tempo forte mostramos onde está o começo do compasso, a Métrica da música. E você já conhece os tipos de Métrica. Não foi por acaso que escolhi essas três palavras. Note quantas sílabas cada uma tem: pastel – duas silabas, serpente – três silabas, tagarela- quatro silabas ( Binário, Ternário, Quaternário).

Mais uma experiencia:

Cante o seguinte trecho de Asa Branca...

“Quando ‘oiei’ a terra ardendo com a fogueira de São João, eu perguntei a Deus do Céu (ai): Por que tamanha judiação?...”

Você naturalmente cantou acentuando algumas sílabas: Cante-as agora com mais força. “Quando ‘oiei’ a terra ardendo com a fogueira de São João, eu perguntei a Deus do Céu (ai): Por que tamanha judiação?...”

(6)

“Quando ‘oiei’ a terra ardendo com a fogueira de São João, eu perguntei a Deus do Céu (ai): Por que tamanha judiação?...”

Gostou do resultado? Eu não. Parece que a música “cambaleia”, fica “trocando as pernas” o tempo todo justamente porque tiramos seu Apoio, que é o lugar do tempo um de cada compasso. Não existe uma Métrica, apesar de ser possível ter Pulsação.

Decorar esses conceitos, apesar de ser importante, não é o essencial. Quero que você entenda uma teoria que por muitas vezes acontece naturalmente. Começar a perceber: isso sim é vital para dar continuidade à sua evolução musical.

O exercício de hoje portanto é Escutar, Perceber, Experimentar:

Pegue músicas que conhece... toque, cante. Mude as acentuações (Apoio) e veja a diferença.

Exercite sua Percepção!!!

SEMANA 8 UNIDADE(S) TEMÁTICA(S)/ CAMPOS DE ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO MUSICAL

OBJETO DE CONHECIMENTO: VALORES DAS FIGURAS MUSICAIS

HABILIDADE(S): PERCEBER AS DIFERENTES DURAÇÕES DE NOTAS (SÍLABAS) EM UMA MELODIA CONTEÚDOS RELACIONADOS: LEITURA, ESCRITA E PERCEPÇÃO MUSICAL

INTERDISCIPLINARIDADE: CANTO CORAL E INSTRUMENTO. ATIVIDADES

Aula 8

Continuando no nosso aprimoramento perceptivo vamos ver hoje como os valores das notas de uma melodia são fator determinante para seu entendimento e reprodução. Porém, primeiramente iremos tratar de sua rítmica somente, ou seja, vamos somente falar sem utilizar diferentes alturas de notas.

Utilizaremos a figura de semínima como unidade de tempo: Semibreve=4 tempos

Mínima=2 tempos Semínima= 1 tempo Colcheia= meio tempo

Falamos de música falamos de pulsação, então marque uma pulsação aí... Fale a frase: Para onde você vai?

Fale uma sílaba para cada tempo (batida). Pa-ra on-de vo-cê vai?

Se você percebeu algo de errado, parabéns. Se não, também não tem problema. Tente dar dois tempos (batidas) para a palavra “vai”... O que aconteceu é que estávamos com 7 tempos, isso fica estranho para alguns pois estamos acostumados aos tempos pares, apesar de conhecermos o Ternário. Quando acrescentamos mais um tempo, temos

(7)

8 tempos, o que deixa mais harmonioso e agradável. Mas isso foi só uma observação. Então podemos entender que era assim:

(7 tempos) Pa - ra on - de vo - cê vai? Ficou assim: (8 tempos) Pa - ra on - de vo - cê vai?

E se mudarmos a Mínima de lugar? (8 tempos)

Pa - ra on - de vo - cê vai?

Agora uma música conhecida: Marcha soldado cabeça de papel

Mar – cha sol – da – do ca – be – ça de pa – pel

Assim agora

Mar – cha sol – da – do ca – be – ça de pa – pel

Viu como cada sílaba (nota/som) tem um valor certo para que nossa música seja entendida?

Tente fazer o mesmo com essas músicas também muito conhecida:

“Se es - ta ru - a, se es - ta ru - a fos - se mi - nha...”

“ Quan - do o - lhei a ter - ra ar - den - do...”

Se es = usar uma nota

(8)

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

Assim, a conduta dos réus, enquanto prefeito e secretário de finanças, respectivamente, do município, de remanejamento de verbas orçamentárias, desviando-se completamente

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O objetivo central de nosso trabalho era investigar o ambiente praxeológico em torno do conceito de probabilidade em uma coleção de livros didáticos do 1º ao 3º ano do

Para entender isso, temos que entender a história de cada língua e, portanto,neste artigo, nós estudaremos como o inglês se expandiu pelo mundo, observaremos quais são as variantes

O gráfico nº11 relativo às agências e à escola representa qual a percentagem que as agências tiveram no envio de alunos para a escola Camino Barcelona e ainda, qual a percentagem de