• Nenhum resultado encontrado

CENTRO BTT POMBAL E POMBAL DOUBLEDOWN. Proposta. Desporto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO BTT POMBAL E POMBAL DOUBLEDOWN. Proposta. Desporto"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

C

ENTRO BTT POMBAL

E

POMBAL DOUBLEDOWN

Proposta

Desporto

Uma proposta da Juventude Socialista de Pombal direcionada ao Presidente da câmara de Pombal e aos membros da Assembleia Municipal

(2)

Na última década temos assistido ao incremento da utilização da bicicleta por praticantes de lazer.

Não é portanto de estranhar o aumento do número de equipas que praticam BTT no concelho de Pombal, existindo atualmente no concelho mais de uma dezena de equipas, uma delas com atletas federados.

Por este motivo, tem sido essencial a promoção da criação de infraestruturas onde a prática do ciclismo e BTT seja segura e adaptada às diferentes característica físicas e técnicas de cada atleta destas modalidades.

Neste seguimento, a criação em Portugal de uma rede de centros de Ciclismo ou centros de BTT, homologados pela Federação Portuguesa de Ciclismo vem disciplinar a prática deste desporto em regiões protegidas, de modo a orientar os ciclistas e bttistas para as boas práticas da modalidade em harmonia com a natureza.

Situado a norte das Serras de Aire e Candeeiros, a Serra do Sicó abrange para além do concelho de Pombal, os concelhos de Condeixa-a-Nova, Alvaiázere, Ansião, Soure e Penela.

A Serra do Sicó é formada por duas grandes zonas, o lado oriental, onde se situa o ponto mais alto do Maciço (Serra de Alvaiázere com 618 metros),

Município de Pombal, “do mar à serra” Introdução

(3)

constituído por colinas dolomíticas, onde se destaca a depressão do Rabaçal, e o lado ocidental, onde imperam serras e planaltos calcários.

Na Serra do Sicó situa-se o sistema Espeleológico Várzea-Dueça, com a sua extensa rede subterrânea de grutas, bem como os canhões de Poios, de Vale Buracas e de Rio de Mouros.

Para além das características impares existentes na Serra do Sicó, nomeadamente nas freguesias de Pombal, Vila Cã, Pelariga, Redinha e Abiúl, o concelho de Pombal tem outras regiões que tornam esta região, uma das mais diversificadas para a prática do BTT. Louriçal (arrozais), Almagreira (pinnhais) e Carriço (praia do Osso da Baleia), são algumas áreas em que esta prática desportiva de torna mais atrativa, pela sua morfologia e pela dinâmica existente por parte das instituições daquelas freguesias, para a prática desta modalidade.

O Público-Alvo de um Centro de BTT são os utilizadores e praticantes de BTT e suas famílias, de todas as idades e diferentes níveis de habilitação técnica e física para a prática da modalidade, quer nacionais quer estrangeiros. O grande desafio deste tipo de infraestruturas desportivas é conseguir responder às exigências e necessidades de todos eles.

As redes de trilhos que fazem parte de um Centro de BTT recebem o estatuto de Centro de BTT da União Velocipédia Portuguesa/Federação Portuguesa Ciclismo, garantindo que a estrutura utilizada possui todas as condições técnicas e logísticas para a prática do ciclismo, garantindo a funcionalidade e manutenção dos serviços propostos, desde a correta validação dos percursos até à sinalética utilizada, quando cumprirem nomeadamente os seguintes critérios/requisito básicos obrigatórios:

Critérios Público - Alvo

(4)

- Sanitários - Balneários

- Lavagem de bicicletas - Oficina self-service;

Pretende-se com esta ideia, que o Município de Pombal crie um Centro de BTT concelhio, projeto esse que pode, caso seja oportuno, efetuado em conjunto com os municípios abrangidos pela Serra do Sicó, e em articulação com as diversas equipas de BTT da região (ver anexo).

Pensamos que este projeto poderá resultar de uma candidatura ao PDR – Programa de Desenvolvimento Rural, que irá substituir o PRODER, no âmbito da Medida 3.2.2 – “Serviços Básicos para a população rural”.

Visto que está para breve a construção do Centro de Interpretação e Museu da Serra de Sicó (CIMU Sicó), poderia ser viável construir o edifício-receção junto às instalações deste centro de interpretação.

- Mínimo de 100 Kms de percurso

- Mínimo de 1 percurso por grau de dificuldade - Sinalização obrigatória de percursos verdes e azuis

- Uso de sinalética homologada

Proposta

(5)

- Pampilhosa da Serra - Batalha - Vouzela - Gouveia - Manteigas - Gardunha - Termas de Monfortinho - Sabugal - Ecopark Azibo - Ribeira da Pena - Miranda do Corvo - Arripiado - Serro Ventoso Centro Homologado Centro Pré - Homologado Centro em Projeto Contexto nacional

(6)

O centro de BTT de Pampilhosa da Serra está situado na barragem de Santa Luzia, com trilhos sinalizados na zona envolvente à albufeira do rio Zêzere e que fazem ligação às Aldeias do Xisto de Fajão e Janeiro de Baixo. O centro é constituído por edifício de balneário, instalações sanitárias, estação de serviço para bicicletas,

uma rede de trilhos clicáveis com cerca de 122 Km e 4 níveis de dificuldade. A Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra e a “Aldeias do Xisto” foram os promotores do centro de BTT, contando com os apoios da União Europeia (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), Mais Centro (programa Operacional Regional do Centro).

O centro de BTT da Batalha Pia do Urso) foi inaugurado no dia 25 de Março de 2012. O centro é constituído por um edifício dotado de balneários, instalações sanitárias, área informativa e uma zona para lavagens e reparações das bicicletas.

Pampilhosa da Serra

(7)

Ansibikers Ansião Ansião

ansibikers@gmail.com José Ramalho:

916004732 Block Door Ansião Ansião

Lourival Ansião Ansião Javalis do Sicó

Condeixa-a-Nova Condeixa-a-Nova BTT da Vinha Vinha da Rainha Soure bttdavinha@gmail.com Nome da

Equipa Localidade Freguesia Contactos 100 Kedas Pelariga Pelariga

Associação Pombal Jovem / More

Bike Park

Pombal Pombal apjbtt@gmail.com Lama Solta Louriçal Louriçal lamasolta.lourical@gmail.com

Marco Neves: 968902415 CCDR Matas

e Cipreste Louriçal desporto@ccdrmatasecipreste.com Esgota BTT Louriçal

Bttralhos Vermoil Vermoil bttralhos@gmail.com Jedi BTT

Team Pombal Pombal

Vilaventura Vila Cã Vila Cã vilaventura@gmail.com BTTristes Pombal Pombal

N.A.D.A. Albergaria dos Doze União de Freguesias de Albergaria dos Doze, Santiago e S. Simão de Litém clubenada@iol.pt gasparjorge@iol.pt Horizonte Almagreira Almagreira apjbtt@gmail.com

Anexo

Equipas de BTT do concelho de Pombal

(8)

As vertentes de montanhismo mais radicais são um fenómeno, não novo mas de valor, em Portugal. Existindo várias vertentes do Downhill, em perímetro urbano e em perímetro natural como os mais conhecidos, Pombal realizou em 2008, integrada nas festas do Bodo, uma prova de caráter único e singular. Um tipo de descida que conjugou a descida da serra com uma ligação direta para a descida urbana no centro da cidade.

http://www.youtube.com/watch?v=rAswTUl-bfg

POMBAL DOUBLEDOWN

Introdução

(9)

A cidade de Pombal tem uma proximidade muito próspera com os complexos montanhosos da Serra do Sicó, o que lhe permite condições ótimas para a realização deste evento.

Não há antecedentes relevantes, à exceção da localidade de Ribeira Grande nos Açores, de provas do género, provas essas que desfiam os atletas e põem as suas capacidades de adaptação à prova, de forma única e diferente do habitual.

Muitos dos atletas desta modalidade queixam-se da falta de infraestruturas próprias e atrativas para a prática deste desporto a nível nacional, considerando até participar nalgumas provas em Espanha, onde as pistas são mais valorizadas e as condições são deferentes.

Mesmo não dispondo de condições para apoios financeiros nesta área, a federação portuguesa incentiva a realização de provas de Downhill de âmbito regional, em regime de complementaridade com as provas de âmbito nacional, e presta muitas vezes apoio técnico na organização e avaliação das provas.

Cidade de Pombal, “a serra aqui ao lado”

(10)

Pombal tem pelo menos uma pista de Downhill abandonada, pista essa (de acordo com testemunhos de atletas da área) bastante interessante e agradável. Queremos conjugar o desenvolvimento do centro de BTT com a recuperação desta pista, visto que ambas as modalidades podem partilhar infraestruturas e recursos, e desta forma reduzir os encargos diretos com cada uma.

Numa vertente mais prática, a Juventude Socialista recebeu o contacto de um grupo de atletas de Downhill, inclusive alguns deles de fora do concelho, com disposição e capacidade para trazer o DoubleDown de volta a Pombal e para recuperar a utilização dessa pista abandonada.

Neste propósito, a JS vem desta forma solicitar à Câmara Municipal de Pombal a colaboração necessária para voltar a realizar esta prova, comprometendo-se a intermediar o contacto com a referida equipa de trabalho que terá um papel voluntário e ativo na organização de provas do género, cuja retribuição para a cidade e para os jovens pombalenses é evidente.

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho apresenta uma proposta de produção e utilização de um combustível sólido, com características semelhantes à do carvão vegetal, tornando-o

Não tendo sido possível observar uma relação clara entre a ocorrência de generalização secundária das crises e os níveis séricos de LTG, é no entanto importante realçar o

O sig‑ nificado clínico da sensibilização em trabalhadores assintomá‑ ticos é desconhecido, mas pode identificar um grupo com maior risco de desenvolver sintomas de alergia

225 - meio ambiente ecologicamente equilibrado, neste incluso o do Trabalho (VIII, Art 200)  colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do

Foram estudadas propriedades da argamassa de cimento no estado fresco (índice de consistência, densidade de massa e teor de ar incorporado) e no estado endurecido (densidade

Por razões de segurança ou de força maior, a direção de prova poderá a qualquer tempo (antes, durante ou depois da sua realização), promover o cancelamento de PCs-e impedir

■ Preço médio de locação residencial: com base em dados de todas 25 cidades monitoradas pelo Índice FipeZap de Locação Residencial, o preço médio do aluguel encerrou o

Sua obra principal, o Tratado de Psiquiatria (Lehrbuch der Psychiatrie), teve oito edições revisadas e substancialmente ampliadas durante a vida de seu autor. Em sua quarta