• Nenhum resultado encontrado

Pacote Alterações Data de Liberação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pacote Alterações Data de Liberação"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Boletim Técnico

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)

Produto : Faturamento - EMS2 / Datasul 11 Chamado : TIJCXG Data da

criação : 24/10/2013 Data da revisão : 22/05/14

País : Brasil Bancos de Dados : Todos

Histórico das Alterações

Pacote Alterações Data de Liberação

MDF-e_V03

(Manutenção de MDF-e - FT4704 / Consulta do MDF-e - FT4706): Alterado os labels dos veículos 1, 2 e 3, na aba Rodoviário, para reboque 1, 2 e 3 respectivamente.  (Monitor do MDF-e - FT0921): Alterada a geração da tag tpProp para os reboques, gerando-o com os valores 0, 1 ou 2, em vez de 00, 01 ou 02.

(Manutenção de MDF-e - FT4704): Alterado o programa para permitir informar notas fiscais independente da UF origem e Destino.

Alterado o zoom do campo estabelecimento da aba Notas Fiscais para melhorar a performance.

Alterada a geração do número do manifesto, incluindo os zeros não significativos antes da numeração, permitindo assim melhor navegação pelo programa.

(Emissor DAMDFE - FT0520): Alterada a impressão da UF de Carregamento. Neste campo era impressa a UF de descarregamento.

31/01/2014

Importante

O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, denominado MDF-e, é o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, para vincular os documentos fiscais utilizados na operação e/ou prestação, à unidade de carga utilizada no transporte. O MDF-e deverá ser emitido por empresas prestadoras de serviço de transporte para prestações com mais de um conhecimento de transporte, ou pelas demais empresas nas operações, cujo transporte seja realizado em veículos próprios, arrendados, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas, com mais de uma nota fiscal.

(2)

Boletim Técnico

MDF-e_V04

(Cadastro de Veículo do MDF-e - CD0152): Incluído máscara no campo RNTRC para sempre gerar com oito dígitos, evitando rejeições por parte da SEFAZ.

Incluído campo em tela para indicar se é veículo próprio.  (Manutenção de MDF-e - FT4704): Alterada a tratativa da numeração do MDF-e para permitir a correta geração, quando dois ou mais usuários realizarem a inclusão simultaneamente.

(Manutenção de MDF-e - FT4704): Alterado o programa para permitir informar notas fiscais independente da UF origem e Destino.

Alterado o zoom do campo estabelecimento da aba Notas Fiscais para melhorar a performance.

Alterada a geração do número do manifesto, incluindo os zeros não significativos antes da numeração, permitindo assim melhor navegação pelo programa.

Adaptado o programa para importar automaticamente as notas fiscais informadas no faturamento por embarque. Incluído opção na aba de notas fiscais para verificar os municípios de carregamento/descarregamento correspondentes.

Retirada à opção de alteração e eliminação de manifestos, quando estes estiverem com situação diferente de gerado.  (Emissor DAMDFE - FT0520): Alterada a impressão da UF de Carregamento. Neste campo era impressa a UF de descarregamento. Adaptação para emissão do DAMDFE em Word Viewer e correção da impressão do comprovante de pedágio.

(Monitor do MDF-e - FT0921): Alterado o programa para permitir a correta execução, quando não houver nenhum MDF-e incluído no sistema.

Incluída opção para visualizar a situação do MDF-e, facilitando a visualização das mensagens de retorno da SEFAZ.

31/01/2014

Procedimento para Implementação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

Importante

a) Somente empresas que necessitem emitir MDF-e precisam atualizar este pacote. b) É pré-requisito desta implementação o produto estar atualizado na última versão expedida.

(3)

Boletim Técnico

c) Versão obrigatória do TSS (TOTVS Service SPED) deverá ser a 2.30. Como sugestão, atualizar a última versão disponível no Portal de Clientes TOTVS.

d) Ler o arquivo Orientacao_Propath.pdf que está no Portal em Download. Portal TOTVS, opção Suporte e Download. Filtros:

Linha: Datasul Amb/Vers: Todos Plataforma: Todas Idioma: Todos Categoria: Todas Tipo: Apoio

A nomenclatura do pacote no Portal será "Orientacao_Propath.pdf".

e) Após atualizar o pacote, ler o tópico “Procedimentos a serem realizados após a aplicação do Pacote”. f) Para Clientes EMS 2.06B é pré-requisito estar atualizado com o pacote oficial 2.06.C.05.

g) As tabelas do MDF-e foram expedidas no pacote oficial 2.06.C.03 para clientes EMS 2.06B. h) Importante realizar a atualização de menu dos novos programas contidos na pasta UNIVDATA.

i) Para utilização do MDF-e pelo TSS se faz necessário a inclusão de um novo JOB no AppServer.ini, conforme descrito abaixo:

Apenas TSS TOTVS Colaboração

[JOB_MDFE] main=MDFEWF environment=SPED [ONSTART] JOBS=JOB_MDFE [JOB_MDFECOL] main=MDFEWFCOL environment=SPED [ONSTART] JOBS=JOB_MDFECOL

Para a utilização dessa funcionalidade no TOTVS Colaboração também é necessário à configuração no CD0403B.

Importante

A integração entre o Datasul e Neogrid por meio da fila do EAI não será disponibilizada no produto padrão.

Procedimentos a serem realizados após a aplicação do pacote

1. O que é o MDF-e?

O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), assim como a NF-e, é um novo documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, para vincular os documentos fiscais utilizados na operação e/ou prestação, à unidade de carga utilizada no transporte.

O MDF-e deverá ser emitido por empresas prestadoras de serviço de transporte para prestações com mais de um conhecimento de transporte, ou pelas demais empresas nas operações, cujo transporte seja realizado em veículos próprios, arrendados, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas, com mais de uma nota fiscal.

(4)

Boletim Técnico

Importante

Esta alteração foi desenvolvida exclusivamente para empresas cujo transporte seja realizado por veículos próprios, arrendados ou mediante contratação de transportador autônomo.

2. Como vai funcionar?

A empresa emissora do MDF-e irá gerar um arquivo eletrônico com as informações do veículo de carga, condutor, previsão de itinerário, valor e peso da carga e documentos fiscais, o qual deverá ser assinado digitalmente.

O arquivo eletrônico será transmitido pela internet, para o ambiente autorizador, que fará uma validação do arquivo e devolverá uma mensagem eletrônica com o resultado da validação, podendo ser rejeição ou autorização do uso.

Para acompanhar o transporte das mercadorias deverá ser impresso, em papel, um documento auxiliar denominado Documento Auxiliar de MDF-e – DAMDFe.

No final do percurso, a empresa emitente deverá encerrar o MDF-e. Enquanto o MDF-e estiver pendente de encerramento não será possível autorizar novo MDF-e para o mesmo par de UF de carregamento e descarregamento para o mesmo veículo.

Se no decorrer do transporte houver qualquer alteração nas informações do MDF-e (veículos, carga, documentação, motorista, etc.), ele deverá ser encerrado e emitido um novo MDF-e com a nova configuração.

Entende-se como encerramento do MDF-e o ato de informar ao FISCO, por meio de WebService de registro de eventos, o fim de sua vigência, que poderá ocorrer pelo término do trajeto acobertado ou pela alteração das informações do MDF-e, por meio da emissão de um novo.

Assim como o encerramento, o cancelamento será um evento do MDF-e. Caso o transporte ainda não tenha ocorrido, poderá ser efetuado o cancelamento do MDF-e que já tenha sido previamente autorizado pelo Fisco. O prazo atual para cancelamento do MDF-e é de 24 horas.

3. Obrigatoriedade

A obrigatoriedade de emissão do MDF-e será imposta aos contribuintes de acordo com o seguinte cronograma:

 Na hipótese de contribuinte emitente de NF-e de que trata o Ajuste SINIEF 07/05, no transporte interestadual de bens ou mercadorias acobertadas por mais de uma NF-e, realizado em veículos próprios ou arrendados, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas, a partir das seguintes datas:

a) 3 de fevereiro de 2014, para os contribuintes não optantes pelo regime do Simples Nacional; b) 1º de outubro de 2014, para os contribuintes optantes pelo regime do Simples Nacional.

Nova redação dada ao Parágrafo único da cláusula décima sétima pelo Ajuste SINIEF 05/13, efeitos a partir de 01.06.13.

Parágrafo único. Legislação estadual poderá dispor sobre a obrigatoriedade de emissão de MDF-e para os contribuintes indicados nos incisos “I” e “II”, em cujo território tenha:

I - sido iniciada a prestação do serviço de transporte;

II - ocorrido a saída da mercadoria, na hipótese do inciso II da cláusula terceira. 4. Como vai funcionar no EMS?

 No Cadastro de Série x Estabelecimento (FT0114), configurar uma nova série para emissão do MDF-e, preencher o campo “Emite Manifesto de Documentos Fiscais” para a série que será utilizada para emissão do MDF-e;

 Configurar os parâmetros necessários para o MDF-e no CD0151, para que o sistema identifique a forma como será emitido o MDF-e;

Importante:

A versão atual da MDF-e é 1.00, salientamos que é necessário conferir a versão vigente junto ao SEFAZ.

 Efetuar o cadastro das mensagens de retorno do MDF-e (opcional), no programa Cadastro de Mensagens de Retorno (CD0153);

(5)

Boletim Técnico

 Para a modalidade de transporte rodoviário, incluir os veículos que serão utilizados no transporte das mercadorias, por meio do novo programa Cadastro de Veículo do MDF-e (CD0152). Para os modais aquaviário, aéreo e ferroviário, não há cadastros e as informações necessárias são solicitadas em tela no programa Manutenção de MDF-e (FT4704). Para veículos próprios basta informar os dados do veículo. Para veículos arrendados ou de transportador autônomo é necessário informar os dados do proprietário.

 Acessar o programa para inclusão do MDF-e (FT4704), informando os dados do Manifesto (modalidade de transporte, documentos fiscais, informações adicionais, dados da modalidade, etc.). Para cada modalidade de transporte (rodoviário, aquaviário, aéreo e ferroviário) serão solicitadas informações específicas. Deve ser incluído um MDF-e para cada modalidade. As notas fiscais que serão relacionadas no MDF-e (Aba Nota Fiscal) devem estar previamente emitidas e autorizadas. Caso a empresa trabalhe com faturamento por embarque, no programa Manutenção de MDF-e (FT4704), poderá informar o número do embarque, e as notas relacionadas a esse embarque serão carregadas automaticamente para o MDF-e.

 Quando a empresa trabalhar com o redespacho poderá excluir todos os municípios de descarregamento sugeridos no programa Manutenção de MDF-e (FT4704), e incluir o município onde a mercadoria será entregue.

 Importante informar as UFs de percurso na ordem origem-destino sempre que houver pelo menos uma UF entre a UF de carregamento e descarregamento.

 Pelo Monitor do MDF-e (FT0921), será possível efetuar a transmissão à SEFAZ, verificar o status dos manifestos, realizando quando necessário, os eventos de cancelamento, encerramento e inclusão de condutor.

 Após autorizado o MDF-e, imprimir o DAMDF-e para acompanhar o transporte.  Ao identificar o término do transporte, realizar o encerramento do MDF-e.

 Para utilização dos eventos da MDF-e é necessário que os parâmetros da pasta “CC-e” no programa Configurações do TSS (CD0403B) estejam corretamente informados.

Importante:

Versão atual do Evento é 1.00, salientamos que é necessário conferir a versão vigente junto ao SEFAZ.

Alterações realizadas

Alterações no produto

1. FT0114 - Manut. Séries x Estabelecimento

 Incluído parâmetro chamado “Emite Manifesto Documentos Fiscais”, indicando se o estabelecimento irá gerar Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e).

Quando marcado o parâmetro “Emite Manifesto Documentos Fiscais”, os parâmetros “Emite Nota Fiscal Eletrônica” e “Emite Nota Fiscal de Serviço Eletrônica” serão desmarcados automaticamente.

2. CD0151 – Parâmetros MDF-e

Desenvolvido programa de parametrização para a emissão do MDF-e como:  Ambiente SEFAZ (Produção ou Homologação);

 Formato DAMDFe (Retrato ou Paisagem);  Série Padrão;

 Forma de emissão (Normal ou Contingência);  Versão do MDF-e ;

(6)

Boletim Técnico

 Diretório para geração do arquivo XML;  Diretório para geração do histórico do XML.

3. CD0152/CD0352/CD0552 – Cadastro/Consulta/Listagem de Veículos do MDF-e

Programa para manutenção dos veículos que serão utilizados no transporte próprio de mercadorias. Neste cadastro deverão ser informados os seguintes dados:

 Código (campo sequencial);  Placa;

 Tara;  RNTRC;

 Capacidade em KG;  Capacidade em M3;

 UF em que o veículo está licenciado;  Tipo Rodado;

 Tipo Carroceria.

Caso o veículo seja de terceiros, é necessário informar os dados do proprietário do veículo como:  CPF/CNPJ;

 Nome;

 Inscrição Estadual;  UF do proprietário;  Tipo do Proprietário.

4. CD0153 – Cadastro de Mensagens do MDF-e

Manutenção das mensagens de retorno referentes ao Manifesto de Documentos Fiscais (MDF-e). 5. FT4704/FT4706/FT0405 – Manutenção/Consulta/Listagem de MDF-e

Programa responsável pela Manutenção do MDF-e, o qual será utilizado para a inclusão dos manifestos de documentos fiscais para que os mesmos possam ser processados e enviados para a SEFAZ.

Ao incluir novo MDF-e, após informar o estabelecimento, será sugerida a série padrão e a numeração do MDF-e (com base nas parametrizações do programa Cadastro de Série x Estabelecimento - FT0114).

Obrigatoriamente deverá ser informada a modalidade de frete, a UF origem e destino do transporte, bem como a unidade de medida utilizada (KG ou TON).

As primeiras abas deste programa serão utilizadas para informar os dados referentes a cada modal (rodoviário, aéreo, aquaviário ou ferroviário), as quais serão habilitadas apenas para o modal selecionado no cabeçalho. As demais abas serão para incluir informações referentes às notas fiscais transportadas, municípios de carregamento e descarregamento, UFs de percurso e informações adicionais da nota, respectivamente. Para inclusão das informações adicionais do Manifesto, há uma opção no cabeçalho do programa, o qual, quando acionado irá abrir uma nova tela para inclusão das informações.

5.1 Aba “Rodoviário”

Quando selecionada a modalidade 1-Rodoviário no cabeçalho do manifesto, será habilitada esta aba para que sejam informados os seguintes campos:

(7)

Boletim Técnico

 Veículos: Obrigatório informar o veículo principal, os demais são opcionais, contudo deve ser respeitada a sequência de veículos de 1 a 3 para informar os códigos dos veículos de reboque.

 Vale Pedágio: Informação opcional para emissão dessa modalidade de transporte. 5.2 Aba “Aéreo”

Quando selecionada a modalidade 2-Aéreo no cabeçalho do manifesto, será habilitada esta aba para que sejam informados os seguintes campos:

 Marca da nacionalidade da aeronave;  Matrícula da aeronave;

 Número do voo;  Data do Voo;

 Aeródromo de Embarque;  Aeródromo de Destino. Todos os campos são obrigatórios. 5.3 Aba “Aquaviário”

Quando selecionada a modalidade 3-Aquaviário no cabeçalho do manifesto será ser habilitada esta aba para que sejam informados os seguintes campos:

 CNPJ da Agência de navegação;  Tipo de embarcação;

 Código da embarcação;  Número da viagem;

 Código do porto de embarque;  Código do porto de destino;

 As informações referentes ao terminal de carregamento, descarregamento e embarcações de comboio são opcionais.

5.4 Aba “Ferroviário”

Quando selecionada a modalidade 4-Ferroviário no cabeçalho do manifesto, deverá ser habilitada esta aba para que sejam informados os seguintes campos:

 Trem

o Prefixo do trem;

o Data de liberação do trem (opcional); o Hora de liberação do trem (opcional); o Origem do trem;

o Destino do trem;

o Quantidade de vagões carregados;  Informações do vagão (obrigatório informar 1 registro)

o Série de Identificação do vagão; o Número de identificação do vagão;

o Sequência do vagão na composição (opcional); o Tonelada Útil.

(8)

Boletim Técnico

Nesta aba o usuário deverá informar as notas fiscais e notas fiscais eletrônicas que serão consideradas no Manifesto de Documentos Fiscais. São solicitados os seguintes dados em tela:

 Estabelecimento;  Número da nota;  Série;

 Data de emissão;

 Chave de acesso (caso seja NF-e será exibida a chave de acesso da nota);  Valor total da nota;

 Peso bruto da nota;

 PIN (opcional, será permitido informar quando a nota for de zona franca de Manaus).

Para cada nota fiscal e nota fiscal eletrônica informada será exibido o valor total da nota e o peso bruto total correspondente, sendo que estes serão totalizados para emissão do MDF-e.

Regras de validação:

 Obrigatório informar no mínimo uma nota fiscal/NF-e por Manifesto;  Não será permitido informar CT-e ou CT;

 Não será permitido informar notas cuja UF de destino (endereço de entrega/destinatário) seja diferente da informada no cabeçalho do manifesto;

 Não será permitido informar notas fiscais canceladas, inutilizadas ou denegadas;

 Quando o manifesto estiver com status MDF-e gerado ou o MDF-e for rejeitado, poderá ser alterado por este programa, pois não há o conceito de inutilização no MDF-e.

Importante:

Não será permitido informar conhecimentos de transporte e CT-e, pois não serão consideradas transportadoras neste projeto. 5.6 Aba “Cidades”

Nesta aba o usuário poderá visualizar os municípios de carregamento e de descarregamento, referentes às notas fiscais incluídas no MDF-e.

O usuário não poderá alterar essas informações nesta opção, apenas alterar ou excluir as notas fiscais informadas na aba anterior.

5.7 Aba “UF”

Nesta aba o usuário poderá informar as UFs por onde o manifesto irá circular. Campo opcional. As UFs de origem e destino não devem ser informadas nesta opção.

5.8 Aba “Autorizados”

Nesta aba o usuário poderá incluir os CPFs ou CNPJs das pessoas autorizadas a fazer o download do XML. Campo opcional. 5.9 Botão “Inf. Adic.”

Nesta opção o usuário poderá incluir as informações adicionais que serão geradas no Manifesto de Documentos Fiscais. Campo opcional.

6. FT0921 – Monitor do Manifesto de Documentos Fiscais

O Monitor do MDF-e permite controlar todos os manifestos incluídos no programa Manutenção de MDF-e (FT4704), bem como realizar a transmissão, cancelamento e encerramento destes. Por meio deste programa também será possível visualizar as

(9)

Boletim Técnico

mensagens de retorno dos processamentos descritos acima, além de permitir imprimir os DAMDFes correspondentes e gerar os Históricos.

6.1 Botão “Parâmetros”

Por intermédio do botão “Parâmetros,” será aberto o programa FT0921A, onde o usuário poderá selecionar as situações dos manifestos e os tipos de emissão que serão utilizados para seleção dos dados que serão exibidos em tela.

6.2 Botão “Seleção”

Por intermédio do botão “Seleção”, será aberto o programa FT0921B, onde o usuário poderá selecionar os documentos que serão exibidos pelo Monitor. Opções de seleção por faixa de estabelecimento, número de Manifesto, série e data de emissão.

6.3. Opção Transmitir

Por intermédio da opção “Transmitir,” será processado o envio do MDF-e ao Sefaz. Ao atualizar a tela, serão atualizadas as mensagens de retorno e, caso a nota seja autorizada, serão atualizados os dados referentes ao protocolo, data e hora de autorização.

6.4. Opção Imprimir

Após a autorização do MDF-e, para acompanhar o transporte da mercadoria, será necessário a impressão do Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais - DAMDFE.

O DAMDFE poderá ser impresso em formato retrato ou paisagem e possuirá um layout específico para cada Modal (Rodoviário, Aéreo, Ferroviário e Aquaviário).

Por intermédio da opção “Imprimir”, será processado no programa Emissor DAMDFE (FT0520), permitindo a impressão do DAMDFE correspondente ao MDF-e. O DAMDFE é gerado em PDF, onde há opção para consolidar os arquivos, ou seja, caso seja selecionado um intervalo e a opção consolidada estiver ativa, os DAMDFEs serão gerados em um único arquivo PDF. 6.5. Opção Encerrar

Por intermédio da opção “Encerrar”, será processado o programa FT0921F, permitindo informar os dados para encerramento do MDF-e.

6.6. Opção Cancelar

Por intermédio da opção “Cancelar”, será processado o programa FT0921F, permitindo informar os dados para cancelamento do MDF-e.

6.7. Opção Histórico

Por intermédio da opção “Histórico”, será processado o programa FT0921E, permitindo gerar o XML de histórico. 6.8. Opção Condutor

Por intermédio da opção “Condutor”, será processado o programa FT0921C, permitindo informar o evento para inclusão de novos condutores.

Referências

Documentos relacionados

[r]

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Contudo, não é possível imaginar que essas formas de pensar e agir, tanto a orientada à Sustentabilidade quanto a tradicional cartesiana, se fomentariam nos indivíduos

Os indicadores do Balanced Scorecard devem relatar a história durante a implementação da estratégia, começando pelas metas financeiras de longo prazo e relacionando-os

FIRMO COSTA PRAÇA FERREIRA DE ABREU, S/Nº PADRE

Figura 4.1 - Variação da pressão na cavidade do molde com o tempo - PEAD 7731 Figura 4.2 - Variação da pressão na cavidade do molde com o tempo - PEAD 7625 Figura 4.3 -

1 — As empresas que oferecem redes de comunica- ções públicas ou serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público são obrigadas a disponibilizar ao público, bem

e) considerações finais.. Para o desenvolvimento do projeto de reabilitação deste pavimento primeiramente foram realizados estudos dos processos de reciclagem para