• Nenhum resultado encontrado

Marketing Digital 10 estratégias para atrair e fidelizar clientes. Dicas infalíveis para a sua marca se destacar e conquistar verdadeiros fãs!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Marketing Digital 10 estratégias para atrair e fidelizar clientes. Dicas infalíveis para a sua marca se destacar e conquistar verdadeiros fãs!"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Marketing Digital

10 estratégias para atrair e fidelizar clientes

Dicas infalíveis para a sua marca se

destacar e conquistar verdadeiros fãs!

(2)

Índice

Introdução

10 estratégias para atrair e fidelizar clientes

Mapeamento de persona

Marketing de conteúdo

SEO

Dispositivos Móveis

Redes sociais

Links patrocinados

Remarketing

E-mail marketing

Inbound marketing

Monitoramento de métricas

Conclusão

Sobre a Actwork

5

3

11

9

14

7

12

15

15

16

17

19

20

(3)

Encontrar formas de atrair e reter clientes é um dos maiores desafios das empresas. Frequentemente, empresários e profissionais de comunicação e marketing buscam alternativas e ferramentas eficazes para promover marcas e estabelecer um diálogo com o consumidor.

As propagandas em TV, rádios, jornais e revistas, assim como outras soluções do marketing tradicional, continuam em alta, mas, atualmente, o digital ganhou um espaço maior e abocanhou boa parte da verba disponibilizada para a divulgação das companhias.

A explicação para esse novo cenário é o crescimento do número de pessoas com acesso à internet e a ascensão das mídias sociais. O universo virtual transformou o comportamento e a forma de consumir dos cidadãos.

Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pelo portal de educação financeira ‘Meu Bolso Feliz’ apontou que 9 entre 10 consumidores brasileiros têm o hábito de fazer pesquisas online antes de comprar um

A rapidez com que se propagam as mensagens, o investimento controlado, a possibilidade de mensuração dos resultados – que abordaremos no decorrer deste e-book – e a segmentação de anúncios estão entre os maiores benefícios do marketing digital.

(4)

A implementação de uma campanha pode ser feita em poucos minutos, assim como um post de lançamento de produto. Claro que, para que as ações apresentem resultados positivos, é fundamental fazer um planejamento, estipular os objetivos e definir as diretrizes que serão seguidas durante o período de difusão

Os anúncios realizados nos mecanismos de busca e nas redes de relacionamento podem ser feitos com um capital bem inferior em comparação ao gasto com TV e revistas, por exemplo.

As plataformas permitem um investimento controlado. Ou seja, você pode investir R$ 100,00, se assim desejar, e com a vantagem de escolher exatamente para que público será direcionada a sua publicidade.

Quando uma marca divulga um comercial na TV aberta atinge inúmeras pessoas. Porém, muitas delas não tem o perfil da sua buyer persona.

Já no marketing digital é possível direcionar o seu conteúdo

e promoção para usuários específicos, que podem ser determinados pelo sexo, faixa-etária, localização geográfica, pesquisa, empresas, cargos, interesses e outros filtros, dependendo da plataforma.

É importante salientar que os resultados também são proporcionais ao investimento. Isso significa que quanto maior for a verba destinada para a estratégia, mais pessoas serão impactadas com a sua mensagem.

Neste e-book iremos abordar essas e outras táticas para ajudar a alavancar os seus negócios e conquistar mais do que clientes e sim uma legião de entusiastas.

Boa leitura!

(5)

“Faça do cliente o herói da sua história!”

(6)

1 – Mapeamento de persona

Se você quer conquistar consumidores que sejam apaixonados pela sua marca, o primeiro passo é definir quem é a sua buyer persona – representação fictícia do seu cliente ideal. Levante todas as referências possíveis e imagináveis sobre esse consumidor e não limite-se apenas aos dados demográficos. Busque saber qual é a sua história, quais são os seus principais conflitos, impasses, como pesquisa, se informa, prioridades, que resultados espera e o que seria um diferencial para ele.

Quanto mais informações reunir, melhor! Se você não conhece quem deseja atingir, não obterá sucesso, pois mensagens sem foco passam despercebidas.

A melhor maneira de encantar o cliente é personalizar o atendimento e tornar a experiência dele a melhor do mundo. E todas as questões levantadas sobre o público-alvo podem te ajudar a tornar esse momento inesquecível.

Uma boa estratégia é ouvir as pessoas que procuram a sua empresa, tanto as que adquirem algo quanto as que

não efetuam uma compra. Ouça os motivos e aproveite o feedback para compreender por que ela agiu dessa forma. Um evento negativo pode te ajudar a enxergar falhas nos seus processos. Assim, após a identificação, é possível melhorar e, mais do que isso, ter insights para aumentar a sua receita.

(7)

“Conteúdo não é rei, conteúdo é o reino.”

(8)

2 – Marketing de conteúdo

A produção de material relevante para um público específico é uma das estratégias mais eficazes do universo digital. De acordo com a DemandMetric, a tática custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera 3 vezes mais leads. Atualmente, o consumidor tem o hábito de pesquisar antes de adquirir algo e, para isso, busca na internet conteúdo informativo e de credibilidade. E as empresas que disponibilizam esse tipo de material saem na frente e se tornam fonte de informação e referência sobre uma determinada área.

É importante salientar que os textos devem ter como base as principais dúvidas dos potenciais clientes. Além disso, precisam ser otimizados para que os usuários encontrem esse conteúdo com facilidade. Para isso, é fundamental usar técnicas de SEO, que falaremos no próximo tópico. A ideia é ganhar a atenção do internauta sem precisar pedir, construindo, assim, uma relação de confiança.

Os formatos mais comuns de conteúdo são: postagens em blogs, e-books, webinars, infográficos, vídeos e imagens. Não esqueça de compartilhar todo material produzido. Os canais de distribuição tem uma grande influência nos resultados.

(9)

“A melhor maneira de encontrar o seu

cliente é ser encontrado por ele.”

(10)

3 – SEO

SEO, Search Engine Optimization, consiste em uma série de técnicas que têm como objetivo melhorar a posição de sites nos motores de busca.

Como abordamos anteriormente, o consumidor passou a pesquisar na internet informações sobre produtos e serviços que deseja adquirir. Segundo uma publicação da Hubspot, 75% dos internautas não passam da primeira página do Google.

Ou seja, se você quiser chamar a atenção dos internautas, terá que preparar todo o conteúdo do seu site e blog para os buscadores.

Os algoritmos do Google, que definem quais serão as páginas que estarão nas primeiras posições (busca orgânica), passam por diversas mudanças com frequência. E essas variáveis que influenciam no rankeamento podem ser divididas em 3 categorias: experiência do usuário, fatores on-page e Link Building (off-page).

Para figurar no topo das páginas de busca é fundamental pesquisar palavras-chaves, que sejam estratégicas para o seu ramo de atuação, trabalhar esses termos nos textos, títulos e imagens, preparar as suas páginas para os dispositivos móveis e incluir links internos e externos (de relevância) na sua otimização. A referência de outros portais ao seu site também tem relevância no rankeamento.

(11)

4 – Dispositivos Móveis

Não é mais novidade que o brasileiro usa mais o celular do que computadores para acessar a Internet. São 191,8 milhões de acessos contra 25,4 milhões em banda larga fixa, de acordo uma publicação do portal Exame.

Além disso, preparar os portais para os dispositivos móveis é um dos critérios de classificação para ranking do Google. Ou seja, otimizar a página da sua marca para o mobile deve estar entre as tarefas a serem cumpridas no seu planejamento de marketing digital.

É importante ressaltar que existe uma diferença entre um design responsivo e uma versão mobile, embora ambas não disputem entre si.

O site responsivo é preparado para celulares e tablets, indiferentemente dos tamanhos de tela. Já a versão mobile funciona como uma segunda versão de um site, e é projetada especificamente para os dispositivos móveis.

(12)

“O objetivo das redes sociais é transformar os

clientes em voluntários de um exército de Marketing.”

(13)

5 – Redes sociais

As mídias sociais não são unanimidade entre os empresários, mas elas podem garantir muitos leads qualificados. Para isso, é fundamental combinar uma estratégia eficiente e um conteúdo relevante.

Uma pesquisa apresentada pela Folha de São Paulo, correspondente ao primeiro trimestre de 2016, mostrou que os usuários ficam em média 50 minutos por dia nas plataformas, levando em consideração apenas Instagram, Facebook e Messenger.

A rede social de Mark Zuckerberg atingiu, recentemente, a impressionante marca de 1,65 bilhão de usuários ativos por mês, o que atrai a atenção de diversas companhias.

Além do alto número de participantes, uma das principais vantagens da plataforma é a capacidade de interação com os consumidores. Muitos perfis de marcas funcionam como uma espécie de SAC, onde muitos clientes expressam seu sentimento em relação à marca e aproveitam para tirar dúvidas. Outro fator que chama a atenção dos empreendedores é a ferramenta de anúncios, que permite criar filtros com base, não apenas em idade, sexo e região, mas também tipos de interesse, como já foi abordado no início do e-book.

É importante salientar que o Facebook está sempre inovando. É comum ver novas atualizações e recursos, como a possibilidade de fazer transmissões ao vivo, a mais relevante mudança da plataforma nos últimos tempos.

(14)

6 - Links Patrocinados

Os links patrocinados são pequenos anúncios criados nos sites de busca, como o Google. A propaganda é posicionada em áreas estratégicas, como topo e rodapé da página, e são acionados por meio de palavras-chave.

Toda vez que o usuário faz uma pesquisa na internet ele é direcionado para uma página de resultados, onde é possível visualizar os links orgânicos (SEO) e os links patrocinados. (PPC). O método é um dos mais utilizados por empresas que desejam aumentar as vendas a curto prazo.

Muitas marcas, que investem ou não em estratégias de marketing digital, em algumas situações, não conseguem aparecer nas primeiras páginas do Google. Por isso, apostam nos anúncios pagos como uma porta de entrada para o seu site.

O anunciante, nesse caso, só paga pelos cliques que receber em seus anúncios. Porém, é importante ressaltar que, para que os resultados alcançados sejam positivos, é fundamental contratar uma agência de marketing digital, pois a empresa possui profissionais com conhecimento específico - para estudar com atenção as palavras-chaves que serão escolhidas e avaliar qual delas apresenta a melhor performance – e ferramentas específicas - que facilitam a análise e estudo dos resultados.

(15)

10 estratégias para atrair e fidelizar clientes

7 - Remarketing

O Remarketing é uma estratégia que identifica os usuários que já visitaram seu site e, posteriormente, passa a exibir suas publicidades relevantes com mais frequência quando esses usuários visitam outras páginas que aceitem anúncios na rede de display do Google, sites parceiros e redes sociais. Por exemplo, um potencial cliente entra no seu site, mas não efetua uma compra ou não preenche um formulário de contato. O recurso ajuda você a se conectar com consumidor novamente enquanto ele navega por outros portais.

8 - E-mail marketing

Por conta do mau uso de algumas empresas, o e-mail marketing divide opiniões e é visto como um recurso desgastado. No entanto, a ferramenta é a mais eficiente quando você precisa se comunicar com uma lista de contatos. Uma das principais vantagens da estratégia é a mensuração do retorno em tempo real. É possível medir a as taxas de leitura, cliques e conversão, para os casos de vendas,

(16)

10 estratégias para atrair e fidelizar clientes

9 - Inbound marketing

O marketing de entrada, como também é conhecido o inbound, é a estratégia do momento. Não só porque é eficaz, mas também porque ela tem como principal foco a conquista de entusiastas e não apenas clientes, o que é o sonho de todas as empresas. A metodologia consiste na educação de consumidores e potenciais clientes até que os mesmos estejam preparados para comprar. E para isso usa o marketing de conteúdo como carro-chefe.

Porém, para chamar a atenção do internauta e produzir um material que tenha valor, é essencial conhecer detalhadamente o público que deseja atingir e criar buyer personas.

Os canais de distribuição - como redes sociais e e-mail marketing, por exemplo -, os pontos de conversão, e todos os outros itens abordados neste e-book ajudam a enriquecer a estratégia. Além de ser mais barato do que o marketing tradicional, as táticas de inbound têm como foco a solução que a sua empresa possui para o problema do cliente, que é o que de fato interessa para as pessoas. E nada como ser encontrado pelo cliente, não é mesmo?

(17)

“Marketing sem dados é como dirigir

com os olhos fechados.”

(18)

10 estratégias para atrair e fidelizar clientes

10 – Monitoramento de métricas

A análise de dados é fundamental para qualquer estratégia. E dentro do universo virtual ela é vital, pois, além de identificar o desempenho das ações, ajuda nas tomadas de decisão e auxilia os processos de benchmark – método que mensura ações, produtos e serviços da concorrência – para que sejam feitos com rigorosidade.

A mensuração de resultados é o que norteará você e sua equipe, oferecendo a oportunidade de avaliar se seu investimento está sendo bem aproveitado ou se esse esforço deve ser canalizado em outras estratégias mais eficazes.

Cada estratégia do universo online possui métricas relevantes e elas podem variar, de acordo com a estratégia e ferramenta, mas as mais comuns são:

• Custo de aquisição de clientes (CAC); • Retorno sobre o Investimento (ROI); • Tempo de retorno do investimento; • Taxa de abertura de e-mails;

• Tempo de permanência no site;

• Posicionamento nos motores de busca. • Custo por Clique (CPC);

• Conversões • Engajamento; • Taxa de Rejeição; • Tréfego total; • Fontes de tráfego.

(19)

Conclusão

O marketing digital proporciona às marcas uma série de vantagens. Porém, é fundamental desconstruir os modelos atuais de negócios e criar novas estratégias para alcançar as metas propostas.

Como abordamos no início desse e-book, o comportamento do consumidor mudou. Se antes a figura do vendedor era a única referência, hoje eles buscam informações online. E as empresas que estão dispostas a servir como fonte de informação e responder a dúvida desse internauta passam credibilidade e saem na frente da concorrência.

É importante salientar que a equipe de vendas ainda é fundamental, mas ela precisa ter muito conhecimento do que vende e de quem procura para ter um bom desempenho. Pode parecer, à princípio, que vender ficou mais difícil, mas as companhias que investem na web sentem o contrário. Sabe por que? Porque os contatos que chegam até elas são mais qualificados. O cliente já pesquisou, verificou a reputação da empresa, ouviu a opinião de outro consumidor,

A grade sacada do marketing digital é desenvolver relacionamentos personalizados. No entanto, para isso, as marcas precisam estar mais focadas em seu público-alvo do que em si. A ordem é pensar global, mas agir local!

Se você ainda tem alguma dúvida sobre essas ou outras táticas de marketing, entre em contato conosco!

Não deixe

de compartilhar

o material com seus

amigos e contatos!

A Actwork deseja

a você e seu negócio muita

sorte e sucesso!

(20)

Quer saber mais

sobre a gente?

Visite nosso site e nossas redes sociais!

www.actwork.com.br

blog.actwork.com.br

Sobre a Actwork

Nós somos uma empresa de marketing full service, que desenvolve projetos integrados e completos. A Actwork foi fundada em 2004 pelo empresário Luis Sanches, que há mais de 15 anos trabalha com marketing, internet e sistemas.

Um dos grandes diferenciais da agência é a metodologia própria e a experiência da equipe, que se adapta ao perfil e necessidade do cliente. Além disso, somos uma das primeiras agências do Brasil que possui a Certificação de Qualidade ISO 9001.

Referências

Documentos relacionados

Essa é uma ótima maneira de gerar receita com um site e, se você tem um produto para vender, é uma ótima maneira de ganhar dinheiro com esse produto, incentivando

No planejamento de marketing digital você vê o que é necessário para criar estratégias e ações de marketing na internet para que sua empresa estabeleça uma presença online

Stevenson (2001) corrobora quando afirma que o uso das técnicas de PERT/CPM permite a obtenção da visualização gráfica das atividades do projeto, a estimativa do tempo

Para constituir o corpus documental da pesquisa, espero identificar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar e interpretar aspectos da configuração dos saberes da

Este relatório tem como finalidade a descrição e apresentação de manchas de cobertura no Território Nacional ou seja, Portugal Continental, Região Autónoma da

primento do tubo de 1800mm; Equipo macro bureta 100ml spin lock - com válvula de fechamento - com comprimento do tubo de 1800mm; Equipo macro bureta 100ml com filtro de fluídos

Para isso, você pode criar um blog para a clínica e por meio dele compartilhar conteúdos que despertem esse senso de responsabilidade nos seus clientes, demons- trando que

Este artigo descreve o desenvolvimento e a avaliação de um jogo de tabuleiro, “Um dia na casa Microassombrada”, a ser utilizado como recurso pedagógico facilitador da