• Nenhum resultado encontrado

MARINHA DO BRASIL AGÊNCIA DA CAPITANIA DOS PORTOS EM TRAMANDAÍ CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MARINHA DO BRASIL AGÊNCIA DA CAPITANIA DOS PORTOS EM TRAMANDAÍ CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MARINHA DO BRASIL

AGÊNCIA DA CAPITANIA DOS PORTOS EM TRAMANDAÍ

CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO

A Carta de Serviços ao Cidadão foi instituída pelo Decreto nº 6.932 de 11 de agosto de 2009. É um objeto de permanente divulgação; seja por meio de afixação em local visível de informações, ou através do site, funcionando como um canal de esclarecimento que tem por objetivo informar aos clientes as formas de acesso aos serviços oferecidos por este órgão e dos respectivos compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público.

Propósito da Agência

A Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí tem o propósito de contribuir para a orientação, coordenação e controle das atividades relativas à Marinha Mercante e organizações correlatas, no que se refere à segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica, causada por embarcações.

INFORMAÇÕES GERAIS:

LOCALIZAÇÃO:

Av. Beira Rio, nº 199 Bairro Barra – Tramandaí-RS CEP 95590-000 HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO:

Segunda à Sexta-feira das 08:30h às 11:30h. TELEFONE GERAL: (51) 3661-1677

(2)

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO:

- O atendimento ao público da AgTramandaí é feito por ordem de chegada mediante senha priorizando os portadores de deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo.

CONDIÇÕES DE LIMPEZA E CONFORTO:

- O atendimento realizado pela Agência esta dentro dos padrões de conforto e limpeza. As áreas a serem utilizadas pelo público são de fácil acesso, e está localizada próxima à entrada da AgTramandaí. No quesito limpeza, duas vezes ao dia é feita a higienização do balcão, e do banheiro franqueado à utilização pública. São oferecidas cadeiras em número suficiente à demanda de utilizadores, cafezinho e água para o consumo do público. TEMPO DE ATENDIMENTO:

- O tempo de espera para o atendimento presencial na Agência é de no máximo vinte minutos.

PRAZO DE CUMPRIMENTO DOS SERVIÇOS:

- O prazo máximo para a execução de nossos serviços será mencionado por assunto e divulgado em cada protocolo fornecido ao cliente da Agência.

FORMAS DE COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE:

A Agtramandaí disponibiliza as seguintes formas de comunicação com o usuário:

- Atendimento telefônico (51) 3661-1677;

- Balcão de atendimento do Departamento do Ensino Profissional Marítimo; e

(3)

- Balcão de atendimento do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário.

PROCEDIMENTOS PARA RECEBER, ATENDER, GERIR E RESPONDER ÀS SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES:

Além da possibilidade de recebimento de sugestões e reclamações no próprio balcão de atendimento, os atendentes são orientados a encaminhar as reclamações e sugestões imediatamente aos Chefes de Seção do Ensino Profissional Marítimo e da Segurança do Tráfego Aquaviário.

TRATAMENTO A SER DISPENSADO AOS USUÁRIOS QUANDO DO ATENDIMENTO

Além da cordialidade no atendimento, frequentemente recomendada aos atendentes e diariamente aferida pelos Chefes das Seções do Ensino Profissional Marítimo e da Segurança do Tráfego Aquaviário em visitas aos diversos setores, os militares e civis designados para servir na Agência, recebem treinamento específico de atendimento ao público.

REQUISITOS BÁSICOS PARA O SISTEMA DE SINALIZAÇÃO VISUAL DAS UNIDADES DE ATENDIMENTO

Todas as áreas de atendimento são sinalizadas mediante placas de identificação de fácil acesso visual.

PROCEDIMENTO ALTERNATIVO PARA ATENDIMENTO QUANDO O SISTEMA INFORMATIZADO SE ENCONTRAR INDISPONÍVEL

O atendimento de solicitação de serviços pode ser realizado mesmo em caso de indisponibilidade de acesso à rede de computadores.

(4)

ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO

A Seção de Ensino Profissional Marítimo (AG-10) oferece os

seguintes serviços que são devidamente protocolados e numerados para o melhor controle das solicitações realizadas pelos clientes do Ensino Profissional Marítimo:

a) Habilitação – inscrição e matrícula nos cursos de formação, para Aquaviários da Marinha Mercante (Marítimos,Pescadores); provas de habilitação para a categoria de amadores; emissão de documentos para mergulhadores; e controle de carreira do pessoal da Marinha Mercante, transferência de jurisdição, de categoria e emissão de Caderneta de Inscrição e Registro e Certificados de habilitação para aquaviários.

b) Ensino – coordena os cursos de formação para pessoal subalterno da Marinha Mercante e pescadores.

1 - Documentos necessários:

a) Categoria de Amadores: para conduzir pequenas embarcações de esporte e recreio, inclusive jet-ski. Cópia xérox da Carteira de Identidade, do CPF, comprovante de residência, atestado médico que comprove bom estado psicofísico e pagamento de uma taxa de R$40,00.

b) Categoria de Aquaviários: cópia da Carteira de Identidade, do CPF, comprovante de residência, atestado médico que comprove boa saúde física, mental, auditiva e visual. Comprovante de escolaridade, mínima de 5° ano (4ª série) do Ensino Fundamental para candidatos às categorias de Pescador Profissional e Motorista de Pesca; mínima de 9° ano (8ª série) do Ensino Fundamental para as categorias de Moço de Convés, Moço de Máquinas, Enfermeiro, Taifeiro e Cozinheiro.

c) Mergulhadores: comprovante de Curso de Mergulho emitido por entidade credenciada pela Diretoria de Portos e

(5)

Costas, cópias da Carteira de Identidade, do CPF, do comprovante de residência e apresentação do Livro de Registro de Mergulho atualizado.

d) Transferência de Categoria: apresentação de originais e cópias dos seguintes documentos: Caderneta de Inscrição e Registro atual e anteriores, Cômputo do Tempo de Embarque emitido pela empresa e Certificados de Habilitação.

2 – Para ingresso nas categorias de amadores:

a) Categoria de Amadores (arrais amador,mestre amador, motonauta, veleiro): é oferecida uma prova mensal, teórica, com quarenta questões. É necessário acertar no mínimo metade da prova para aprovação, que é realizada toda última quarta-feira de cada mês com início às nove horas. É necessário realizar a inscrição com, no mínimo, dois dias de antecedência.

3 – Para ingresso nas categorias de Aquaviários:

a) Moço de Convés e Máquinas: deverão prestar uma prova teórica no nível do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa e Matemática e prova de suficiência física nadando 25 metros e flutuando por 10 minutos ininterruptos, sem auxílio de qualquer material.

b) Pescador Profissional: o candidato deverá apresentar o comprovante de registro no Órgão Federal controlador da atividade da pesca.

4 – Período de inscrições: é variável de um ano para outro. Em 2010 terá início em 01 de março e terminará em 30 de março. 5 – Período de provas: divulgado no período de inscrições.

(6)

1) Serviços oferecidos

Cadastramento de embarcações, transferência de jurisdição e propriedade, solicitação de vistorias iniciais, intermediárias anuais e de renovação para confecção do Certificado de Segurança da Navegação (CSN), confecção de Cartão de Tripulação de Segurança (CTS), registro de armadores junto ao Tribunal Marítimo, inscrição de embarcações acima de 100 AB, cadastro de empresas de mergulho, cadastro de Peritos em compensação de agulha magnética, cadastro de iates clubes e marinas, despacho de embarcações de pesca, de navios mercantes e de embarcações de esporte e recreio estrangeiras, prestação de informações diversas atinentes à Autoridade Marítima.

2) Requisitos, documentos e informações necessários para acessar ao serviço:

Seção STA:

Para inscrição de embarcações: notas fiscais da embarcação e do motor, cópia do documento de identidade, CPF e comprovante de residência do solicitante, declaração de construção quando a embarcação for de construção artesanal,foto 15X21 da embarcação, datada e com nome desta, termo de responsabilidade do engenheiro construtor, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do engenheiro construtor, memorial descritivo.

Para embarcações de pesca: Pedido de Despacho, certificado de adesão ao PREPS, rol de tripulantes, CIR dos tripulantes embarcados, título de inscrição, certificado de compensação da agulha magnética, certificado de validade dos extintores.

Para navios mercantes: Pedido de Despacho guia de recolhimento da TUF.

(7)

3) Principais etapas para o processamento do serviço Seção STA:

1) Protocolar solicitação e documentação atinente ao serviço desejado, no balcão de atendimento da Agência, através de requerimento;

2) Processamento interno dos documentos recebidos; 3) Execução do serviço solicitado;

4) Assinatura do Título de Inscrição da Embarcação;e

5) Retirar o documento solicitado no balcão de atendimento da Agência.

Despacho:

1) Apresentação dos documentos pertinentes; 2) Processamento interno; e

3) Entrega do Despacho. Vistorias:

1) Protocolar a solicitação de vistoria; 2) Agendar a realização da vistoria;

3) Providenciar transporte para o vistoriador na data agendada; e

4) Retirar o documento no balcão de atendimento da Agência. 4) Prazo máximo para a prestação do serviço

Transferência de jurisdição: 30 dias úteis.

Transferência de propriedade e inscrição de embarcação: 15 dias úteis.

Despacho: imediato. Vistoria: 5 dias úteis.

Maiores Informações poderão ser obtidas: Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí

Avenida Beira Rio, 199 – Barra – Tramandaí-RS CEP:95590-000 TELEFONE GERAL: (51) 3661-1677

ENDEREÇO ELETRÔNICO: secom@agndai.mar.mil.br Tramandaí, em 14 de Abril de 2010.

Referências

Documentos relacionados

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Assim, o método dialético visa a apreensão da totalidade social que é, em si e para si, uma totalidade concreta, modo de ser das múltiplas determinações que imbricam o

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Veem o soalho da tribuna, as gelosias 4 que dão para a capela real, e amanhã, à hora da primeira missa, se entretanto não regressarem aos veludos e à arca, hão de ver