• Nenhum resultado encontrado

Tudo o que você precisa saber sobre pós-graduação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tudo o que você precisa saber sobre pós-graduação"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

O vestibular é um marco na vida estudantil. A escolha por uma formação profissional é quase uma obrigação

para os jovens que muitas vezes têm apenas quatro anos para mudar suas vidas por completo. A expectativa

da vida universitária é baseada em descobertas e na sombra que chega junto ao último semestre trazendo a

pergunta: E agora?

O diploma de ensino superior é uma grande conquista, não há dúvidas. Mas diante de um mercado cada vez

mais competitivo, existe um mar de gente com a mesma formação e conhecimento que você. Isso será

sempre lembrado em cada entrevista de emprego, processo seletivo e análise de currículo. É preciso estar

sempre um passo à frente dos concorrentes. A pós-graduação é justamente para garantir o tal do

“diferencial”.

Enquanto a faculdade te forma generalista em determinada profissão, a pós-graduação te dá o título de

especialista e mais, muitas vezes supre a lacuna da falta de experiência prática, justamente por segmentar o

conhecimento em áreas específicas.

Resumindo: a pós-graduação é o caminho mais curto para sua resposta! Neste ebook, você confere todas as

informações necessárias para escolher a melhor pós-graduação, vai descobrir a diferença entre lato sensu e

stricto sensu, e vai conhecer todas as vantagens da pós-graduação presencial oferecidas no Centro

Universitário Unigran Capital, como a possibilidade de ampliar seu networking e ter contato pessoal com

professores de fora.

(3)

● Quais as vantagens de ser um especialista?

● Para que(m) serve a pós-graduação?

● Qual a diferença entre lato sensu, stricto sensu e MBA?

● Quais os diferenciais da pós-graduação presencial?

ÍNDICE

(4)

O que a gente ouve falar é que a terceira mega transformação desta geração, depois da transformação tecnológica e demográfica, tem a ver com as profissões. Um estudo do Fórum Econômico Mundial* mostrou que as dez profissões mais demandadas no mundo atual não existiam há dez anos!

Este mesmo estudo sobre o futuro do trabalho aponta que 47% das profissões que conhecemos hoje vão deixar de existir nos próximos 20 anos. Mas isso não começou agora. Nós saímos de uma demanda por profissionais generalistas, na qual era preciso saber um pouco de cada coisa e assim se ajustavam com mais facilidade às diferentes oportunidades. Era um domínio limitado do conhecimento. A concorrência e as novas relações profissionais exigiram os especialistas: “era preciso ser muito bom em uma coisa”. Mas esse modelo não foi suficiente para a sociedade de hoje, agora é preciso ser multiespecialista. “É preciso ser muito bom em várias coisas”.

Empresas como Google, Apple, IBM entre outras não exigem mais “um diploma” para contratar um profissional. Elas estão muito mais preocupadas com conhecimentos, habilidades e atitudes. Essa é uma grande pegadinha, pois, o que se percebe é que as pessoas que ocupam os grandes cargos não deixam de investir na formação, pelo contrário, nunca param de investir em seus currículos.

O termo usado para isso é: Design de Carreira, ou seja, é ter autonomia para escolher os caminhos que você quer trilhar na sua vida profissional. Desenhar a sua carreira requer estar atento às tendências e oportunidades do mercado.

A pós-graduação é ideal para personalizar a carreira. Ela permite você escolher determinado “nicho” de conhecimento e de atuação profissional. E mais: não significa que você fará somente uma coisa. É possível acumular várias especializações e construir habilidades diferenciadas de acordo com tendências de mercado, considerando que a pós-graduação tem prazo médio de 18 meses, proporcionando resultados mais rápidos.

(5)

Aumente seu salário em até 118%

Se as informações acima ainda não te convenceram de fazer uma pós-graduação, o bolso sempre convence! A 54ª edição da Pesquisa Salarial conduzida pela Catho Educação com mais de 2 milhões de profissionais de 25 mil empresas de todo o País apontou que a pós-graduação pode aumentar o salário em até 118%.

Investir na formação pode impactar diretamente o salário dos profissionais em diferentes níveis hierárquicos. Profissionais em cargo de coordenação, por exemplo, a pós-graduação (lato sensu) pode aumentar o salário em até 53,7%. Já no cargo de analista, o mestrado ou doutorado pode aumentar o salário em 118%.

A pesquisa também mostrou que a diferença salarial entre executivos em cargos de diretoria que possuem pós-graduação ou MBA é de até 47,2% maior que o salário dos mesmos executivos nas mesmas funções, sem a titulação.

Os cursos de pós-graduação da Unigran Capital são elaborados com o que há de mais atual no mercado de trabalho , isso porque a Unigran conta com um corpo docente altamente qualificado e metodologias ativas. Os alunos da pós-graduação da Unigran Capital já saem preparados para se destacar no mercado de trabalho.

(6)

● Escolher uma área do seu interesse para aprofundar conhecimento; ● Melhorar seu currículo;

● Ser especialista em determinada área profissional; ● Possuir uma titulação superior;

● Possibilidade de aumento de salário;

● Vantagens competitivas em seleção de emprego; ● Ampliação de conhecimento;

● Pontuação em plano de carreira; ● Valorização profissional;

● Possibilidade de promoção por competência; ● Melhoria de networking;

● Diversificar atuação profissional; ● Praticidade para mudar de carreira; ● Vantagens em provas de título;

● Manter-se atualizado às novidades da profissão;

Se depois de ler o capítulo 1 você ainda tem dúvidas sobre para que serve uma pós-graduação, se liga nos 15 argumentos que apresentaremos a seguir, em forma de tópicos, que resumem as principais vantagens e atribuições de uma pós-graduação. Se você se enquadrar em pelo menos três deles, então, podemos passar para o segundo ponto que será apresentado a seguir. Então, se liga na lista de vantagens e indicações para fazer uma pós.

(7)

● Você deseja aumentar seu salário?

● Sente que chegou no limite da sua profissão? ● Precisa dar um “upgrade” na sua carreira? ● Quer mudar de área profissional?

● Busca por novidades na profissão?

● Sente o desejo de ser ainda melhor na sua área profissional? ● Quer conhecer novas pessoas e desenvolver novas habilidades? ● Precisa melhorar seu currículo para receber uma promoção? ● Pensa em fazer concurso?

● Quer construir uma carreira longa e de sucesso? ● Deseja crescer na empresa onde trabalha?

Além de todas essas vantagens profissionais, você estará também em uma constante busca de autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais. Agora que você já sabe para que serve uma pós-graduação, o próximo passo é avaliar se a pós-graduação é feita para você. Para te ajudar nessa descoberta, reflita a respeito das perguntas que separamos a seguir. Caso obtenha três respostas afirmativas, então, não perca mais tempo e comece a protagonizar seu futuro agora!

A pós-graduação da Unigran Capital é feita para quem sabe o que quer e aonde quer chegar. Os cursos são desenvolvidos de acordo com as necessidades do mercado, por isso estão sempre atualizados. A Unigran também conta com os melhores professores do Brasil em suas pós-graduações.

(8)

QUAL A DIFERENÇA ENTRE LATO SENSU, STRICTO SENSU E MBA?

Especialização, MBA, Mestrado, Doutorado: todas essas titulações correspondem à pós-graduação, pois é requisito ter alguma graduação para se matricular nessas modalidades.

No entanto, vale destacar que se tratam de diferentes tipos de pós, que variam desde o ingresso, carga horária, e, principalmente, o objetivo final de atuação profissional. Por isso, para não perder tempo nem dinheiro na escolha de uma pós-graduação que não atenda suas necessidades e expectativas, preparamos este capítulo para você conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.

significa “em sentido amplo” e compreende os cursos de pós-graduação voltados para alguma especialização, por isso o título final é de especialista. Somente poderão participar de um curso lato sensu aqueles que tiverem concluído alguma graduação, independente da área. Normalmente, a pós-graduação é escolhida por aqueles que já trabalham, seja para auxiliar na sua profissão, no seu emprego atual ou para buscar novas oportunidades no mercado de trabalho.

Um exemplo de lato sensu é o Master Business Administration (MBA). No exterior, o MBA é considerado como um mestrado, mas, no Brasil, somente como uma especialização na área de administração.

A pós-graduação lato sensu pode ser ministrada em cursos presenciais ou a distância.

De acordo com o Ministério da Educação as pós-graduações lato sensu devem ter carga horária mínima com duração mínima de 360 horas. Ao final do curso, o aluno obterá certificado e não um diploma. Ademais são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino – Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996.

(9)

significa “em sentido limitado”, ou seja, essa pós-graduação está restrita aos cursos de mestrado e doutorado. Assim como no lato sensu, os alunos que desejam fazer um curso stricto sensu devem ter concluído uma graduação.

Normalmente, os alunos que optam por fazer um mestrado e um doutorado são aqueles que desejam seguir uma carreira acadêmica, seja dando aulas ou atuando em projetos, pesquisas, etc. Outro ponto a se considerar é o tempo de estudo. No mestrado, são 2 anos, e no doutorado, 5 anos, cuja aprovação final ocorre a partir da apresentação de uma dissertação e tese, respectivamente.

O mestrado costuma ser realizado por aqueles alunos que desejam atuar como professores e é exigida do aluno a proficiência em outra língua, geralmente o inglês.

Ao contrário do Lato Sensu, os alunos que se formam mestres ou doutores recebem um diploma ao invés de um certificado e os cursos são submetidos à aprovação e reconhecimento do Ministério da Educação. Os critérios de seleção variam de acordo com cada instituição, geralmente em várias etapas como prova escrita, projeto de pesquisa, entrevista e prova de proficiência em idioma estrangeiro.

(10)

Sigla de Master Business Administration, o MBA é um curso de especialização em nível de pós-graduação (lato sensu) voltado à área da Administração. Essa definição é utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) para designar o MBA no Brasil. O governo federal também é claro ao definir que apenas quem possui diploma de graduação pode se matricular em MBA.

Por estar relacionado à Administração, o curso é bastante procurado por administradores, gestores, executivos e empresários. De acordos com dados recentes divulgados pelo MEC, existem mais de 325 mil estudantes de MBA no Brasil.

O curso de MBA é montado, na maior parte das vezes, por disciplinas que contribuem para a formação e a atuação de gestores. Assim, temas como finanças, economia, liderança, estratégia, recursos humanos, comportamento organizacional, tecnologia da informação, marketing e comunicação integram essa especialização.

As pós-graduações da Unigran Capital são na modalidade lato sensu, ou seja, os formandos recebem título de especialista. As aulas são presenciais e são oferecidos vários cursos, incluindo MBA nas áreas da Saúde, Educação, Jurídica, Negócios, Design e Arquitetura. Geralmente com prazo de 18 meses e calendário de aulas concentrado e flexível.

(11)

Confira 10 vantagens de fazer uma pós-graduação presencial na Unigran Capital:

● Interação presencial com professores e alunos;

● Networking – ampliação da rede de contatos e relacionamentos pessoais e profissionais; ● Aula em tempo real, ao vivo e com possibilidade de tirar dúvidas na hora;

● Não precisa ter acesso à internet ou dominar as ferramentas do ambiente virtual; ● Aulas concentradas quinzenais e, geralmente, no final de semana;

● Possibilidade de desenvolver trabalhos em grupos, dinâmicas e treinamentos práticos; ● Dedicação 100% no atendimento dos professores e do corpo técnico aos alunos;

● Maior motivação estudar em turma do que sozinho;

● Aulas personalizadas e conteúdo customizado para a turma;

● Provas presenciais permitem melhor organização para estudos e concentração sem depender da tecnologia. Agora que você já decidiu por investir na sua carreira com uma pós-graduação e

desfrutar de todas as vantagens que você viu aqui neste e-book. Vai perceber que muitas especializações são oferecidas na modalidade presencial e a distância, são possibilidades diferentes que visam atender às necessidades dos alunos, flexibilidade de horário, deslocamento, etc. Mas há pessoas que não se ajustam ao ambiente virtual e que valorizam o contato pessoal e a possibilidade de falar pessoalmente com o professor.

O Centro Universitário Unigran Capital oferece pós-graduação totalmente presencial, pois acredita nas vantagens do networking. E, para garantir a excelência no ensino, a instituição trás professores de fora para dar aulas no campus de Campo Grande-MS. Assim, os cursos oferecidos mantém os altos níveis de competitividade com a qualidade do corpo docente e cursos cada vez mais inovadores e atualizados às necessidades do mercado.

(12)

Referências

Documentos relacionados

Segundo ANA (2005) incentivos de conservação de água potável como o reuso de águas cinza para a limpeza de vasos sanitários resultaria em uma economia de 1/3 do volume

de sócio, proprietário, dirigente ou assemelhado da empresa proponente, ao invés de instrumento público de procuração ou instrumento particular, deverá apresentar

Para responder este problema de investigação, esta pesquisa possui como principal objetivo analisar como ocorre a Gestão do Conhecimento em uma grande organização com aporte das

Não regulamentado 14.4 Grupo de embalagem Não regulamentado 14.5 Perigos para o ambiente Nenhum. 14.6 Precauções especiais para

Acesso ao desenho Original Neodent e Transfers de escaneamento Desenhe uma prótese e usine em seu fl uxo de trabalho habitual Transfer escaneamento para base de Titânio Coroas

1177 "Nossa Senhora de Calvário" escultura em madeira policromada séc... 1295 Isqueiro DUPONT metal plaqueado a

Relato de caso: Paciente do sexo masculino, 32 anos, foi diagnosticado com síndrome da apneia obstrutiva do sono grave, com índice apneia/hipopneia de 33,8/hora

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em RECURSOS NATURAIS da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), no uso de suas atribuições legais de Presidente da Comissão