• Nenhum resultado encontrado

-CampusUniversitárioUnisulVirtual

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "-CampusUniversitárioUnisulVirtual"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Unisul

-

-~

Educação Superior a Distância

UNISUL

EDITAL N2 484/2012

-

CampusUniversitárioUnisulVirtual

Edital de oferta de cursos de graduação, na modalidade a distância, através de Seleção e Ingresso por Processos de Destrancamento de Curso,

TransferênciaInterna e Retomo para o segundo

semestre letivo de 201.2.

o Reitor da Universidade do Sul de Santa Catarina

-

UNISUL,no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas as inscrições para o Processo de Seleção e Ingresso por Processos de Destrancamento de Curso, Transferência Interna e Retomo para os Cursos de Graduação a Distância:

12 PERfoDO

-

No horário das OOhOOmindo dia 24 de fevereiro de 2012 às 23h59min, do dia 11 de maio de 2012;

22 PERfoDO

-

No horário das OOhOOmindo dia 12 de maio de 2012 às 23h59min, do dia 11 de julho de 2012;

32 PERfoDO

-

No horário das OOhOOmindo dia 12 de julho de 2012 às 23h59min, do dia 10 de agosto de 2012 (somente para Retomo e Destrancamento).

1. DA CLIENTELA

Écandidato qualificado a participar deste processo seletivo:

.

Alunosveteranos da Unisul,com status de abandono, desistência e trancamento de

Curso;

.

Alunos veteranos da Unisul que desejam realizar transferência interna para outro curso no Campus Universitário UnisulVirtual.Exceto para o curso de Direito.

2. DOS CURSOS E DAS VAGAS 2.1 DOS CURSOS

Serão ofertados os cursos a seguir descritos.

Cursos Superiores de Tecnologia em: TITULAÇÃO

Agronegócio Tecnólogo Comércio Exterior Tecnólogo Gestão Ambiental Tecnólogo Gestão da Produção Industrial Tecnólogo

(2)

Unisul

_: .._ ~ Educação Superior a Distância

UNISUL

* Alunos dos cursos de Tecnólogo em Administração Pública e Administração Legislativa, devem solicitar retorno para o curso de Gestão Pública.

**Alunosdo curso de Multimídia Digitaldevem solicitar retorno para o curso de Produção Multimídia. ***Alunos do curso d~ Micro e Pequenas Empresas devem solicitar retorno para o curso de Processos Gerenciais.

****Alunosdo curso de Web Design e Programação de vem solicitar retomo para o curso de Sistemas para a Internet.

*****Para o curso de Direito estão abenos apenas os processo de Retomo e Destrancamento. O aluno deste curso tem que ter disponibilidade de realizar as provas presenciais no Estado de Santa Catarina. 2.2 DAS VAGAS

O Decreto 5.622/2005 estabelece no artigo 20 que "As instituições que detêm prerrogativa de autonomia universitária credenciadas para oferta de educação superior a distância poderão criar, organizar e extinguir cursos ou programas de educação superior nessa modalidade, conforme disposto no inciso I do arte 53 da lei n.2 9.394, de 1996". De acordo com o Parecer 301/2003 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, homologado pelo Ministério da Educação e publicado no Diário Oficialda União, seção I, página 26, de 9 de agosto de 2004, a Universidade tem autonomia para fixar o número de vagas para a abertura de novas

turmasdoscursosde graduaçãoem oferta pelamodalidadeda educaçãoa dlStânC~À 2 Gestão de Cooperativas Tecnólogo

Gestão da Tecnologia da Informação Tecnólogo Gestão Pública * Tecnólogo Gestão Financeira Tecnólogo

logística Tecnólogo

Marketing Tecnólogo

Produção Multimídia ** Tecnólogo Processos Gerenciais *** Tecnólogo Segurança Pública Tecnólogo Segurança do Transito Tecnólogo Serviços Penais Tecnólogo Sistemas para Internet **** Tecnólogo

Cursos de licenciatura em: TITULAÇÃO

Matemática Licenciado

Pedagogia Licenciado

Cursos de Bacharelado em: TITULAÇÃO

Administração Bacharel CiênciasContábeis Bacharel Ciências Econ,ômicas Bacharel Direito ***** Bacharel

Filosofia Bacharel

(3)

Unisul

Educação Superior a Distância

UNISUL

3. DASCONDIÇOES

3.1 Para os candidatos ao processo seletivo de Destrancamento de Curso:

.

Entende-se por Destrancamento de Curso a matrícula de alunos do Campus Universitário UnisulVirtualque realizaramo Trancamentode Curso,conforme ResoluçãoCAMGESN2 002/00, divulgada no manual do aluno.

.

Para o ingresso por Destrancamento de Curso o aluno necessita estar dentro do prazo de trancamento de Curso (quatro semestres letivos, contínuos ou alternados), conforme estabelecidona ResoluçãoCAM-GESN2002/00,divulgadano manualdo aluno.

.

Realizara solicitação formal via SAIACOn-line, através do requerimento "Destrancamento de Curso", respeitando os prazos divulgados neste edital e estar sem pendências

financeiras, referentes aos semestres anteriores.

3.2 Para os candidatos ao processo seletivo de Retomo ao Curso:

.

Entende-se por Retorno a matrícula de alunos do Campus Universitário UnisulVirtualque abandonaram ou desistiram do Curso,conforme Artigos 62 e 72 da ResoluçãoCAM-GES N2

008/96, divulgada no manual do aluno.

.

Para o ingresso por Retorno o aluno necessita realizar a solicitação formal via SAIACOn-line, através do requerimento "Retomo", respeitando os prazos divulgados neste edital e

estarsem pendênciasfinanceiras,referentes aos semestres anteriores.

.

Os candidatos ficarão subordinados à alteração de nomenclatura do curso, adequação de currículos e adaptação de disciplinas, nos termos dos itens 1 e 8 deste editale da legislação vigente, bem como da analise do coordenador do curso.

,

.

A Unisulnão.-acolhea modalidade de transferência interna, troca de turno, remanejamento

decampusparavagasadicionaisdo ProUni.

3.3 Para os candidatos ao processo seletivo de Transferênda Interna:

.

Entende-se por Transferência Interna a matrícula de alunos do Campus Universitário UnisulVirtual para Curso diferente daquele em que esteja matriculado e manifeste interesse,conforme Artigo12 da Resolução CAM-GESN2004/92, divulgada no manual do

aluno.

.

Para o ingresso por Transferência Interna, o aluno necessita realizar a solicitação formal via SAIACOn-line,através do requerimento ''TransferênciaInterna", respeitando os prazos

divulgados neste edital, estando matriculado ou trancado no curso atual e estar sem pendências financeiras, referentes aos semestres anteriores.

.

(4)

Unisul.

_h__

EducaçãoSuperior a Distância

UNISUL

4. DASOLICITAÇÃO

Pela solicitação formal, através do SAIACOn-line, o aluno manifesta seu interesse em participar dos processos, observando e cumprindo os requisitos, listados no item 2 deste Edital.

4.1 DO PREENCHIMENTODA SOLlCITAçAO(ON-LlNE)

Cabeao aluno acessar o Portal MinhaUnisulcom sua senha e login e através doSAIAC

On-line na opção Criar Protocolo On-On-line realizar a solicitação formal para o processo escolhido:

12 PER(ODO

-

No horário das OOhOOmindo dia 24 de fevereiro de 2012 às 23h59min do dia 11 de maio de 2012.

22 PERfoDO- No horário das OOhOOmindo dia 12 de maio 2012 às 23h59min do dia 11 de julho de 2012.

32 PERfoDO- No horário das OOhOOmindo dia 12 de julho de 2012 às 23h59min do dia 10 de agosto de 2012.

Os tipos de ingresso são:

.

Destrancamento de Curso: Solicitar requerimento de "Destrancamento de Curso".

.

Retorno ao Curso: Solicitar requerimento de "Retomo".

.

Transferência Interna: Solicitar requerimento de ''Transferência Interna"

-somente para o 111período e 211período. Exceto curso de Direito.

ImDortante: Antes de abrir o protocolo é importante o aluno verificar se o seu polo presencial está em funcionamento através do endereço: http://www.unisul.br/unisulvirtual/home.html. Se o polo estiver em descontinuidade o aluno deverá indicar no momento que abrir o protocolo de solicitação on-line no campo Observação, o polo presencial que tem interesse em realizar suas avaliações presenci(Jis.

Caso o polo do aluno esteja em descontinuidade e no momento da solicitação este não informar o polo presencial, o protocolo será indeferido e o aluno será orientado a abrir um novo protocolo com a indicação do polo escolhido.

É imprescindível a solicitação formal pelo aluno, para dar continuidade ao processo de inscrição dos candidatos no curso. A não observância deste procedimento implica na anulação da participação do aluno no processo de ingresso.

4.2 DA DOCUMENTAçAO

A Secretaria de Ensino a Distância ao verificar a solicitação formal do aluno, fará a análise de toda a documentação pessoal incorporadas ao acervo do arquivo da Universidade e caso seja necessário realiza a cobrança dos documentos pendentes.

Cabe ao aluno encaminhar a documentação necessária até a data estabelecida na carta de cobrança para não ocorrer problemas na conclusão do Curso e conseqüente formatura.

(5)

Unisul

. .. h__ Educação Superior a Distância

UNISUL

4.3 DO PROCESSO

A Secretaria de Ensino a Distância após realizar a conferência e cobrança da documentação pessoal da pasta do aluno, monta o processo e encaminha para análise da Coordenação de Curso. Neste momento é realizada a adequação do aluno no currículo vigente e caso seja necessário realiza o aproveitamento de disciplinas cursadas no currículo anterior.

4.4 DA CLASSIFICAÇÃOE PARECER

A lista dos processos deferidos será divulgada na Internet, no site do Campus Universitário UnisulVirtual, no endereço www.virtual.unisul.br. respeitando as prerrogativas do presente Edital.

As informações necessárias para realização da matricula via WEB serão visualizadas no parecer oficialdo protocolo solicitado pelo aluno no portal MinhaUnisul.

CLASSIFICAÇÃOPARAO PRIMEIROPERrODO

Divulgação dos classificados (12 período): 18 de maio de 2012, a partir das 18 horas. CLASSIFICAçAO PARA O SEGUNDO PER(ODO

Divulgaçãodos classificados (22 período): 18 de julho de 2012, a partir das 18 horas.

CLASSIFICAÇÃO PARA O TERCEIROPERrODO

Divulgaçãodos.classificados (32 período): 17 de agosto de 2012, a partir das 18 horas.

4.5. DA EXCLUSÃODO PROCESSODESELEçAOE INGRESSO

Será excluído do processo qualquer candidato que não cumprir com o item 2 e 4 deste Edital.

5. DOSVALORESDASMENSALIDADESDOSCURSOSr

Nosite da Unisul,www.virtual.unisul.brestá divulgadoo valorda mensalidadede cada curso, que

será renovado de acordo com o previsto no contrato de prestação de serviços educacionais, assinado eletronicamente no ato de inscrição.

Será concedido desconto aos alunos matriculados que comprovarem vínculo conforme previsto no item 5.1 deste EditaI, com uma das instituições conveniadas com a Unisul, seguindo as prerrogativas do termo de cooperação, e visualizados no linkde Parcerias/Convênios do Portal da UnisulVirtual,no endereço: htto://www.unisulvirtual.com.br/convenios/.

Os benefícios previstos neste Edital não serão retroativos e nem cumulativos com nenhuma bolsa de estudo ou outro benefício concedido pela Unisul, inclusive o PROUNI(Programa Universidade para Todos, ficando o beneficiário responsável por optar por aquele que melhor o atende no momento da solicitação e em suas sucessivas renovações.

(6)

Unisul

Educação Superior a Distância

UNISUL

5.1 Obtenção de benefícios:

Para a obtenção de desconto, por meio de Instituição que possui convênio firmado com a Unisul, seguindo as prerrogativas do Termo de Cooperação, o candidato deverá enviar os documentos listados no link de Parcerias/Convênios do Portal da UnisulVirtual, no endereço: htto:/ /www.unisulvirtual.com.br/convenios/ .

o candidato que enviar, dentro do prazo previsto neste Edital, os documentos necessários para sua inscrição, exceto os documentos para a obtenção do benefício, terá sua inscrição realizada para o mesmo curso, porém sem o convênio solicitado. Após estar devidamente matriculado, o aluno poderá, a qualquer momento, enviar os documentos comprobatórios solicitando a sua inclusão no convênio, recebendo, assim, os beneficios a partir do semestre letivo corrente.

6. DA MATRfCULA

Após verificar a lista de processos deferidos, o parecer oficial e as orientações para matrícula realizada pelo coordenador do curso, o aluno deverá acessar o Portal utilizando seu Logine Senha e realizar a matrícula WEBno período indicado utilizando o Informativo Acadêmico 2012/2 para consulta e assinar o contrato de prestação de serviços educacionais eletronicamente.

Período de matricula WEB:

12 PERfoDO:de 23 de maio de 2012 a 5 de junho de 2012. 22 PERfoDO:de 23 de julho de 2012 a 30 de julho de 2012. 32 PERfoDO:de 23 de agosto de 2012 a 30 de agosto de 2012.

o boleto para confirmação da matricula (li parcela), estará disponível para impressão através do Portal Minha Unisul,em https:/Iminha.unisul.br.

Boleto disponível para impressão via WEB:

12 PERfoDO:22 de junho de 2012. 22 PERfoDO:3 de agosto de 2012. 32 PERfoDO:6 de setembro de 2012.

De posse do boleto bancário, o candidato deverá efetuar o pagamento até o vencimento, em qualquer agência bancária, sob pena de cancelamento de sua matrícula. O pagamento, nas condições mencionadas, confirma a sua matrícula.

Vencimento Boleto:

12 PERfoDO: 9 de julho de 2012. 22 PERfoDO: 10 de agosto de 2012. 32 PERfoDO: 12 de setembro de 2012.

(7)

Educação Superior a Distância

UNISUL

ImDortante:

A matrícula na Unisul somente é confirmada após o pagamento da primeira parcela da

semestralidade,o quedeveser feito rigorosamenteaté a data do vencimento.

O não pagamento da primeira parcela implica o cancelamento da matrícula, ou seja, todos os procedimentos até então realizados pelo aluno serão anulados.

O candidato que teve seu processo deferido e que deixar de confirmar a matrícula com o pagamento, nas datas estabelecidas pela UnisulVirtual neste Edital, perderá o direito à vaga e deverá participar de outro processo seletivo.

7. DO REFINANCIAMENTO DE DÉBITOS

A Unisul permite ao aluno refinanciar débitos, para realizar a matrícula.

O aluno que possuir débitos com a Universidade deverá pagá-Ios ou fazer agendamento, conforme datas divulgadas, para refinanciá-Ios. A matricula somente será permitido para alunos que estiverem adimplentes nas datas definidas para a matrícula.

8. DAS CONDiÇÕES PARA OBTENÇÃO DE APROVEITAMENTO DE E~UDOS

Se o candidato, cujo processo seja classificado, desejar obter Aproveitamento de Estudos relativo a disciplinas cursadas anteriormente na Unisul e em outro estabelecimento de ensino, deverá solicitar a partir de 19 de setembro de 2012 até 12 de outubro de 2012, através do Portal MinhaUnisul(https://minha.unisul.br), opção UAtendimento Online

-

CriarProtocoloOnline".

O candidato classificado que desejar solicitar o Aproveitamento de Estudos relativo a disciplinas cursadas anteriormente em outro estabelecimento de ensino, deverá encaminhar a documentação para análise de equivalência, via sedex, até 2 de outubro de 2012, após a solicitação via Protocolo Online. A documentação enviada após o prazo será devolvida ao candidato e a solicitação será indeferida.,

,

Os documentos e procedimentos obrigatórios para solicitar o aproveitamento de estudos são descritos a seguir.

1. Fotocópia autenticada do Histórico Escolar de Graduação, oficial, expedido pela Instituição de Ensino na qual finalizou as disciplinas, constando Reconhecimento da IES, do Curso, Dados do Ingresso do aluno, data de expedição do documento e assinatura do responsável

-

este documento deve ser da origem, ou seja, da IESonde o candidato realizou a disciplina.

2. Planos de Ensino originais, expedidos, carimbados e assinados pela Instituição de Ensino na qual foram concluídas as disciplinas, para realização do processo de aproveitamento de estudos

-

este documento deve ser da origem, ou seja, da IESonde o candidato realizou a disciplina.

3. Indicar no Protocolo Online as disciplinas para as quais solicita análise de convalidação. 4. O parecer será divulgado através do Protocolo Online, a partir de 16 de outubro de

2012.

(8)

Unisul

Educação Superior a Distância

UNISUL

9. DA REALIZAÇÃODE AVAlIAÇOESPRESENCIAISOBRIGATÓRIAS

9.1 Realização de avaliações Presenciais

É requisito ao candidato, disponibilidade para realização das avaliações presenciais nas datas definidas no calendário acadêmico disponível no Portal da UnisulVirtual, no endereço: www.virtual.unisul.br.

Nessas datas, o aluno deverá comparecer ao local de prova definido pela Unisul para a realização das provas presenciais obrigatórias.

9.2 Dos materiais didáticos

A entrega do material didático de cada curso será feita no endereço indicado pelo candidato no ato de inscrição. O material didático será enviado somente para os endereços de correspondência em território nacional. Alunos com endereço de correspondência no exterior

deverão utilizaro material didático digitaldisponívelno EspaçoVirtualde Aprendizagem

-

EVA,

cujo acesso se dará no primeiro dia de aula de cada disciplina.

9.3 DO INfclO DO SEMESTRE LETIVO

Os candidatos classificados neste Edital que realizaram sua matricula via WEBconforme o item 6, serão matriculados no período letivo, com inícioem:

12 PERfoDO: 23 de julho de 2012. 22 PERfoDO: 27 de agosto de 2012. 32 PERfoDO: 12 outubro de 2012.

10. DAS DISPOSIÇOES FINAIS

O candidato com in$criçãoselecionada e aprovada que, sob qualquer hipótese, deixar de obedecer aos itens 3, 5 e 6 deste Edital, perderá o direito à vaga, podendo ser substituído pelo candidato seguinte na ordem de classificação.

A Unisul reserva-se o direito de efetuar alterações nos termos deste Edital, devendo comunicar tal fato aos candidatos inscritos.

Érequisitado aos alunos selecionados ter acesso regular à Internet para dar seguimento aos cursos a distância oferecidos pelo campus UnisulVirtual.

É requisitado aos candidatos, disponibilidade de realização das avaliações presenciais conforme calendário acadêmico.

A Unisul reserva-se o direito de não oferta de um local de Avaliação PresenciaI, caso não haja o número mínimo de alunos matriculados, estipulado pela Instituição.

Para pessoas com deficiência visual, será disponibilizado o software DOSVOX.

(9)

./:L

=-r

l'.

UNISUL

Unisul

. -.., .".

EducaçãoSuperior a Distância

As taxas administrativas decorrentes de solicitações administrativas acadêmicas e financeiras feitas pelos alunos serão cobradas nos boletos dos meses subsequentes às solicitações.

O ENADEé um componente curricularobrigatóriopara conclusãodo curso,ficandoo aluno ciente

da necessidade da participação na prova, no decorrer do seu curso.

É vetada a participação na colação de grau de alunos irregulares no Enade e com problemas na documentação exigida no Edital de ingresso o que, consequentemente, impossibilitará o registro do diploma.

É vetada a matrícula para alunos ingressantes que estejam em situação de inadimplência com a Unisul.

O candidato terá o prazo de quarenta e oito horas, após a divulgação dos resultados, para recorrer das informações referentes a estes.

Fica eleito o foro da Comarca de Tubarão, Santa Catarina, para dirimir toda e qualquer questão inerente a este Processo Seletivo.

11. INFORMAÇOES COMPLEMENTARES

A Unisul envia comunicados aos candidatos via correio eletrônico e SMS (mensagem de texto para celular), ficando o candidato responsável por seus dados cadastrais no Portal MinhaUnisul, bem como a atualização dos mesmos.

12. RESUMO DAS PRINCIPAIS DATAS

9 PRIMEIRO PERíODO

Data limite para o PREENCHIMENTODASOLICITAÇÃO(ON-LlNE)através do site

11.5.2012 ,

https://minha.unisul.br

Publicação da lista dos classificados será divulgada na Internet a partir das 18 18.5.2012

horas, respeitando as prerrogativas no item 3 e 4 do presente Edital, com todas as informações necessárias para a visualização do parecer oficial do processo.

23.5. a Período para realização da Matrícula WEB, seguindo orientação da 5.6.2012 coordenação divulgada no parecer on-line.

O boleto para confirmação da matrícula (li! parcela), para os classificados, 22.6.2012 estará disponível para impressão, através do Portal MinhaUnisul, em

(10)

Unisul

- __ __

Educação Superior a Distância

UNISUL

10

Pagamento do boleto referente à matrícula. O pagamento, nas condições 9.7.2012

mencionadas, confirma a matrícula. 23.7.2012 Iníciodas Aulas (12 período)

SEGUNDOPERfoDO

Data limite para o PREENCHIMENTODASOLICITAÇÃO(ON-LlNE)através do

11.7.2012

site https://minha.unisul.br

Publicação da lista dos classificados será divulgada na Internet a partir das 18 horas, respeitando as prerrogativas no item 3 e 4 do presente Edital,com 18.7.2012

todas as informações necessárias para a visualização do parecer oficialdo processo.

Período para realização da Matrícula WEB,seguindo orientação da 23 a 30.7.2012

coordenação divulgada no parecer on-line.

O boleto para confirmação da matrícula (1! parcela), para os classificados, 3.8.2012 estará disponível para impressão, através do Portal MinhaUnisul,em

https://minha.unisul.br. (plano 5x)

Pagamento do boleto referente à matrícula. O pagamento, nas condições 10.8.2012

mencionadas, confirma a matrícula. 27.8.2012 Iníciodas Aulas (22 período)

,

TERCEIROPERfoDO

10.8.2012

Data limite para o PREENCHIMENTODASOLICITAÇÃO(ON-lINE) através do site https://minha.unisul.br

Publicação da lista dos classificados será divulgada na Internet a partir das 18 17.8.2012 horas, respeitando as prerrogativas no item 3 e 4 do presente Edital, com todas

(11)

Unisul

.

Educação Superior a Distância

UNISUL

Tubarão, 23 d

11 Período para realização da Matrícula WEB,seguindo orientação da

23 a 30.8.2012

coordenação divulgada no parecer on-line.

O boleto para confirmação da matrícula (li! parcela), para os classificados, 6.9.2012 estará disponível para impressão, através do Portal MinhaUnisul,em

https:/lmínha.unísul.br. (plano 4x)

Pagamento do boleto referente à matrícula. O pagamento, nas condições 12.9.2012

mencionadas, confirma a matrícula. 12.10.2012 Iníciodas Aulas (32 período).

Referências

Documentos relacionados

[r]

Esse boleto somente deverá ser impresso na “CERTEZA” de que, até o prazo para a devida confirmação, não haverá alterações na orientação de matrícula.. A impressão poderá

Devido às características do Sistema Brasileiro, o Planejamento da Operação de Sistemas Hidrotérmicos de Potência (POSHP) pode ser clas- sicado como um problema de

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

 Supervisor Responsável pelo Estágio, indicando a qualificação acadêmica do mesmo. 5.4 Todas as atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário deverão constar do

a) Continuar a fomentar e desenvolver estudos de abrangência regional, de caráter com- parado e preferencialmente interinstitucional que permitam aprofundar o conhecimento so- bre

A lo largo del siglo XX, y especialmente después de la Segunda Guerra Mundial, se constata en las formaciones sociales capitalistas en general, aunque con variaciones

Instrumentação: Eletrônica, Temperatura, Campo Magnético, Vácuo, Filmes Finos e etc..