• Nenhum resultado encontrado

PERGUNTA 1: O Faturamento dos equipamentos ocorrerá para as localidades Florianópolis e Recife? Favor esclarecer.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PERGUNTA 1: O Faturamento dos equipamentos ocorrerá para as localidades Florianópolis e Recife? Favor esclarecer."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

RESPOSTA Nº 01 DO EDITAL N° ADG 013/15

Licitação para a aquisição de servidores, storages e licenças com prestação de serviços de instalação, treinamento e garantia (RC 13834).

PERGUNTA 1:

O Faturamento dos equipamentos ocorrerá para as localidades Florianópolis e Recife? Favor esclarecer.

RESPOSTA:

O faturamento é para a localidade onde o equipamento/serviço for entregue.

PERGUNTA 2:

ANEXO II - Especificações Técnicas - item 4,Treinamento: Entendemos que o treinamento refere-se ao Subsistema de Storage. Nosso entendimento está correto?

RESPOSTA: Sim, está correto.

PERGUNTA 3:

Não localizamos no edital e seus anexos, a informação sobre prazo de entrega dos equipamentos. Desta forma, pedimos que seja informando o prazo de entrega desejado pelo Órgão ?

RESPOSTA:

O tempo de entrega deverá ser em até 30 dias.

PERGUNTA 4:

As propostas serão recebidas até o dia 16/10/2015, mas qual o horário limite para entrega? RESPOSTA:

As propostas devem ser entreguem em horário comercial.

PERGUNTA 5:

Entendemos que os servidores compostos de 2 portas 10G SFP+, 6 portas 1G RJ45 e 2 portas FC 8G atendem a demanda da ONS. Está correto o nosso entendimento? Caso contrário, temos que seguir com uma linha superior de servidores do Fabricante, tornando nossa solução menos competitiva.

RESPOSTA:

(2)

PERGUNTA 6:

Entendemos que os servidores composto de 2 SSDs 240G de 6G SATA atendem a demanda da ONS, uma vez que o armazenamento será feita nos storages adquiridos e o armazenamento local destonado para imagem dos sistemas operacionais, mantendo uma boa prática de mercado. Está correto o nosso entendimento? Caso contrário, temos que seguir com uma linha superior de discos do Fabricante, tornando nossa solução menos competitiva.

RESPOSTA:

Sim, está correto o entendimento. Porém, devem ser mantidos os 2 x Módulos de Memória SD interno de 8GB

PERGUNTA 7:

Vimos respeitosamente requerer a Vossa Senhoria, que seja esclarecido o motivo pelo qual não será aceito equipamentos do Fabricante IBM?

RESPOSTA:

Estamos de acordo com a participação da IBM

PERGUNTA 8:

No Item 4 - Conteúdo da Proposta, Capacidade Técnica, subitem 3

“Comprovação, por pelo menos 2 (dois) atestados, fornecidos por pessoa jurídica de direito público ou privado, de experiência anterior em trabalhos semelhantes. Cada atestado ou conjunto de atestado(s) deverá(ão) comprovar o atendimento aos itens das especificações técnicas em anexo.”

Entendemos que os atestados de Capacidade Técnica podem ser de equipamentos similares aos que serão ofertados na Proposta Financeira, não havendo necessidade de serem do mesmo fabricante. Está correto o nosso entendimento?

RESPOSTA:

Errado, o atestado deve ser da solução semelhante, porém do mesmo fabricante. Poderá haver atestado de equipamentos similares do mesmo fabricante, porém, a solução tecnológica deverá ser a mesma ofertada.

PERGUNTA 9:

Na pág. 10, Cláusula 6.1 – Obrigações das Partes, subitem b –

“Responsabilizar-se por todos os profissionais, bem como por quaisquer especialistas, pessoas físicas ou jurídicas, que venham a ser por ela designados para trabalhar nos serviços aqui contratados;”

Entendemos que conforme o item 6.1.b, os serviços do fabricante poderão ser subcontratados para a execução das atividades, desde que sob a Gestão da Contratada. Nosso entendimento está correto?

(3)

RESPOSTA: Sim

PERGUNTA 10:

Na pág. 9, Item 5.2 “.... garantia do fabricante pelo prazo de 60 (sessenta) meses a contar do aceite do ONS”. Após a entrega dos equipamentos, em quanto tempo o ONS emitirá o aceite para inicio do prazo de garantia?

RESPOSTA:

Após a implementação de todo o projeto.

PERGUNTA 11:

ANEXO II - Especificações Técnicas, Item 4, Treinamento.

Entendemos que todas as despesas relativas a transporte, hospedagem, alimentação, etc., para os profissionais do ONS que participarão do treinamento serão de responsabilidade da CONTRATANTE. Está correto o nosso entendimento?

Entendemos que o treinamento poderá ser realizado em Centro de Treinamento Oficial do Fabricante, não necessariamente no Rio de Janeiro ou em Recife e que poderá ocorrer em turma regular. Está correto o nosso entendimento?

RESPOSTA:

Sim, está correto. Os custos de transporte, hospedagem e alimentação são de

responsabilidade do contratante. Os custos dos treinamentos são de

responsabilidade da contratada.

PERGUNTA 12:

ANEXO I – Minuta do Contrato, Cláusula 5 Garantia Técnica

Entendemos que o suporte e garantia dos equipamentos fornecidos neste certame deverão ser prestados diretamente pelo fabricante, sem a intervenção da Contratada. Nosso entendimento está correto?

RESPOSTA:

Sim, está correto. A garantia, suporte e licenciamento e outros itens devem ser de 60 meses de forma a contemplar toda a solução.

PERGUNTA 13:

Deverá possuir recursos para gerenciamento e proteção de dados que permita a gravação de Backups Disk-to-Disk-to-Tape, devidamente licenciada para sua capacidade máxima de armazenamento e pronta para ser utilizada;

(4)

Entendemos que soluções que possuam o mecanismo Disk to Tape através da utilização do protocolo de backup NDMP serão aceitas.

Está correto o nosso entendimento? RESPOSTA:

Sim, está correto.

PERGUNTA 14:

Deverá ser fornecido com a funcionalidade de criar cópias “clone”, com gerenciamento totalmente independente dos dados originais, para qualquer volume lógico configurado na solução de armazenamento. Deverá ser possível transformar qualquer cópia clone em um novo volume lógico independente a qualquer momento. O clone deverá ser criado a partir de administração de ponteiros aos blocos de dados originais, não sendo necessário movimentação de dados para sua criação ou existência. Deverá ser possível a criação de clones a partir de clones existentes. Deverá ser fornecido o licenciamento desta funcionalidade considerando a capacidade máxima de crescimento possível do sistema de armazenamento de dados oferecido;

Tendo em vista a melhor eficiência do sistema de armazenamento, entendemos que sistemas que permitam a criação de snapshots a partir de clones existentes atendem o especificado neste item. Está correto o nosso entendimento?

RESPOSTA:

Correto. O clone deverá ser criado a partir de administração de ponteiros aos blocos de dados originais, não sendo necessário movimentação de dados para sua criação ou existência.

PERGUNTA 15:

Fornecer no mínimo 64GB (sessenta e quatro gigabytes) de memória cache, sendo 32GB (trinta e dois gigabytes) por controladora, protegido por espelhamento e por bateria com duração de no mínimo 72 horas em caso de falha de energia

Entendemos que sistemas de armazenamento que sejam capazes de fazer a proteção de memória cache seja ela protegida por bateria ou por tecnologia de cache de stage atendem ao integralmente ao solicitado neste certame. Está correto o entendimento?

RESPOSTA: Sim, está correto.

PERGUNTA 16:

Deverá permitir a alocação da área de armazenamento, a critério do administrador da solução de armazenamento, em qualquer proporção entre as arquiteturas solicitadas, SAN e

(5)

NAS; isto é, podemos ir de 100% (cem por cento) SAN a 100% (cem por cento) NAS, passando por todas as combinações possíveis em passos de 1% (um por cento);

Na nossa arquitetura fazemos uma separação do que é armazenado nos discos para NAS do que é armazenado nos discos para SAN pois entendemos que os requisitos de desempenho são distintos e a colocação da carga distintas nos mesmos discos não é uma boa prática.

Por conta disso a unidade mínima de alocação para cada ambiente (SAN ou NAS) é um RAID group. Nesse caso entendemos que a solução recomendada pelo fabricante onde seja considerada a melhor utilização do Sistema de Armazenamento, estará atendendo integralmente a este item. Está correto o entendimento?

RESPOSTA:

Não. As variações devem ocorrer em passos de 1%

PERGUNTA 17:

Deverá ser fornecido com os softwares / licenças para integração com as seguintes aplicações: gerenciadores de bancos de dados: Oracle e MS-SQL, com os aplicativos: SAP Applications on Oracle database, Microsoft Exchange, Microsoft SharePoint Server e com os sistemas operacionais VMware ESX, Microsoft Windows, Microsoft Hyper-V e compatíveis com Linux/Unix. A integração, de acordo com a aplicação, deverá controlar pelo menos a criação de snapshots e recuperação de backups via snapshot

• Deverá possuir as seguintes funcionalidades para VMware:

• Permitir a geração, por interface gráfica, de snapshots íntegros, restore e espelhamento de máquinas virtuais;

• Permitir o backup e restore com granularidade em nível de máquina virtual;

• Tais funcionalidades deverão ser nativas do subsistema de armazenamento de dados, devendo estar licenciadas para utilização ilimitada de servidores VMware. • Deverá possuir as seguintes funcionalidades para o banco de dados MS-SQL 2005 e

superiores:

• Possuir uma aplicação com interface gráfica para controlar as operações de backup, restore e clone garantindo a integridade dos dados;

• Para a operação de clone a aplicação deverá montar a base de dados e subir a instância no mesmo ou em outro servidor;

• A solução deverá ser licenciada para utilização ilimitada de servidores MS-SQL.

Entendemos que soluções que suportem a integração com MS-SQL, Oracle, Exchange e VMware atendem ao especificado neste certame, conforme descritos nos itens mencionados acima atendem ao especificado neste certame.

Está correto o nosso entendimento? RESPOSTA:

(6)

PERGUNTA 17:

Permitir a criação de global namespace para os protocolos CIFS e NFS

Entendemos que global namespace trata-se de uma arquitetura específica para clusters scale-out. Entendemos que soluções com clusters scale-up que se utilizem de DFS atendem o especificado neste item.

Está correto o nosso entendimento? RESPOSTA:

A solução de global namespace deve atender tanto ao protocolo CIFS quanto ao NFS

PERGUNTA 18:

Desejável suportar uma solução do tipo "ativo-ativo" com acesso simultâneo (Leituras e Escritas) ao mesmo volume virtual por 2 ou mais servidores que estão fisicamente instalados em sites geograficamente distintos sem acesso cruzado entre as SANs;

Em função de requerimentos de 10ms de latência exigidos na solução VMware em modo Metro Cluster Storage com sites ativo-ativo, entendemos que os sites sejam geograficamentes distribuídos em distância Metropolitana e não remota (Brasília por exemplo). Está correto o nosso entendimento?

RESPOSTA: Correto

PERGUNTA 19:

Entendemos que caso a proponente não possua o item1 (Servidores de Rack) em seu portfólio a mesma poderá ofertar somente o item02 (Storage) do certame. Esta Correto o entendimento ?

Sim, está correto

Entendemos que tecnologias que forneçam desduplicação e/ou compressão para área de armazenamento de máquinas virtuais serão aceitas e que a redução de 50% será facultada ao tipo de blocos idênticos e/ou em duplicidade inclusive podendo até obter valores acima de 50% da ONS. Esta correto o nosso entendimento?

RESPOSTA:

O tipo de dado já é informado como referência, “Máquina virtual”. A desduplicação tem que minimamente ocorrer com base nos blocos comuns entre as máquinas virtuais.

(7)

PERGUNTA 20:

Entendemos que as soluções que possuam a característica de utilizar portas 10GbE para interconexão do cluster deverão fornecer os Switches 10GbE em redundância para que não haja ônus para a ONS em futuras adições de controladoras. Esta correto o nosso entendimento?

RESPOSTA: Correto.

PERGUNTA 21:

Entendemos que soluções que possuam controladoras Ativo/Ativo para arquitetura SAN e Ativo/Passivo para arquitetura NAS atendem ao especificado neste certame. Está correto o nosso entendimento?

RESPOSTA: Correto.

PERGUNTA 22:

Entendemos que o ambiente atual da ONS é baseado em Storage SAN, conforme mencionado no Edital anterior(Aquisição de Storage para Brasília) e portanto arquiteturas que forneçam replicação baseada em SAN atendem integralmente ao especificado no Edital?

RESPOSTA:

Errado. O ambiente de File Server é baseado em storage NAS.

PERGUNTA 23:

Entendemos que arquiteturas que possuam a escalabilidade de 4096 volumes lógicos e que suportem o crescimento para até 8192 volumes lógicos, atendem ao especificado neste certame. Esta correto o entendimento?

RESPOSTA: Correto

PERGUNTA 24:

Entendemos que soluções que possuam em sua arquitetura a funcionalidade de clones que permitam que um clone se torne um volume independente permitindo que a área original não seja afetada e/ou impactada pela performance serão aceitas. Esta correto o entendimento?

(8)

RESPOSTA:

Correto. O clone deverá ser criado a partir de administração de ponteiros aos blocos de dados originais, não sendo necessário movimentação de dados para sua criação ou existência.

PERGUNTA 25:

Entendemos que o Site de Recife e Florianópolis serão replicados para o DataCenter de Disaster e Recovery da ONS de Brasília. Esta Correto o nosso entendimento?

RESPOSTA:

A replicação deverá ser para o Rio de Janeiro

PERGUNTA 26:

Entendemos que caso a proponente oferte soluções que utilizem tecnologias Desduplicação ou Compressão de Dados de forma pré-processada e/ou pós-processada atendem integralmente ao solicitado neste certame. Está correto o nosso entendimento?

RESPOSTA: Correto.

PERGUNTA 27:

Entendemos que caso a proponente oferte a quantidade de portas fiberchannel solicitadas no certame que trabalhem com velocidade de 8/4 Gigabites por segundo atentem ao especificado. Esta correto o nosso entendimento?

RESPOSTA: Correto

PERGUNTA 28:

Entendemos que em relação às portas de rede dedicadas ao cluster, trata-se de uma arquitetura especifica de um único fornecedor. Entendemos então que soluções que não necessitem desta conectividade atendem ao especificado e sendo necessário somente fornecer 04 Portas Fibre Channel e 04 Portas de 10GbE. Esta correto o entendimento? RESPOSTA:

Correto

PERGUNTA 29:

No nosso entendimento, a composição de preços para o objeto é dada em parte pelo preço de hardware, parte pelo preço de software e em parte pelo valor dos serviços que serão prestados. Seguindo esta análise e legislação vigente, o pedido será faturado em notas

(9)

fiscais distintas, contemplando os produtos fornecidos (nota fiscal de mercadoria faturada pelo CNPJ de nossa filial para cada tipo de produto) e dos diversos serviços (faturados pelo CNPJ da filial prestadora de cada tipo de serviço), uma vez que filiais e matriz constituem uma única entidade, que é a entidade participante do processo licitatório, com mesmo CNPJ, diferenciadas apenas pelo dígito verificador. Entendemos que para viabilizar a expedição das notas fiscais pela matriz e filiais será necessária a apresentação da documentação elencada nos itens 4.1.1 a 4.1.2, em nome da matriz e de todas as filiais responsáveis pela emissão das notas. Está correto o nosso entendimento?

RESPOSTA:

O Proponentes deve encaminhar a documentação da matriz e indicar na proposta financeira o detalhamento das filias do faturamento com todos os dados (razão social, endereço, IM, IE, CNPJ).

PERGUNTA 30:

Não localizamos no Edital n° ADG 013/15 nenhuma referencia ao direito de preferencia assegurado aos produtos que atendam o art.5 do decreto Número 7.174 de maio de 2010. Entendemos que por se tratar de bens e serviços de informática que se aplica direito de preferencia, na forma da lei e que a ausência desta referencia é um erro material que precisa ser corrigido. Para tanto gostaríamos que fosse esclarecido de que maneira devem ser indicados pelos fornecedores, em suas propostas, a aplicabilidade do direito de preferencia aos seus produtos.

RESPOSTA:

O ONS é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos criada pela Lei nº 9.648/1998 que não integra a administração pública direta ou indireta de qualquer dos entes federativos e que não está submetido às disposições da Lei n° 8.666/1993. Portanto, a preferência informada no Decreto nº 7.174/2010 não se aplica à presente contratação.

PERGUNTA 31:

Com relação ao item 4.1.1.1 subitem 2 (Demonstração financeira) No nosso entendimento a Licitante poderá apresentar cópia digital, acompanhada do correspondente recibo de entrega emitido pelo Sistema da Secretaria da Receita Federal, do balanço patrimonial e demonstrações contábeis dos 2 últimos exercícios sociais apresentados via sistema Sped Contábil em substituição ao “Demonstrações Financeiras dos 2 (dois) últimos exercícios sociais, já exigíveis e na forma da lei, sendo vedado o envio de Balancetes ou Balanços Provisórios”. Está correto o nosso entendimento?

RESPOSTA: Sim

(10)

PERGUNTA 32:

Em caso de empresa que possui filiais distintas para o faturamento de produtos e serviços, Entendemos que será aceito o faturamento por notas fiscais distintas (de produtos e de serviços) emitidas pelos CNPJs das suas respectivas filiais, desde que ambas tenham pertençam a mesma empresa (a mesma raiz XX.XXX.XXX do CNPJ) e que seja apresentada a documentação completa da empresa, inclusive das filiais em questão, na fase de habilitação.

Ou seja, isso significa que seria aceito faturar os itens em notas fiscais de CNPJs distintos(porém da mesma empresa), sendo:

- Nota Fiscal de Produtos: CNPJ XX.XXX.XXX/ZZZZ-ZZ (Filial de Produtos) - Nota Fiscal de Serviços: CNPJ XX.XXX.XXX/YYYY-YY (Matriz, de Serviços)

Ambos CNPJs possuem a mesma raiz (XX.XXX.XXX), ou seja são filiais da mesma empresa cadastrada eletronicamente, com diferença no final do CNPJ relacionada a localidade das filiais (ZZZZ-ZZ e YYYY-YY).

Está correto nosso entendimento? RESPOSTA:

Sim

PERGUNTA 33:

Com relação ao item 5 do anexo II – “Instalação dos Servidores ofertados no certame” - Qual o nível de serviço desejado? Somente instalação física nos racks?

RESPOSTA:

O servidor deve ser instalado fisicamente, conectado, identificado, organizado e configurado de forma a acessar o storage. Deve-se entregar a documentação da instalação.

PERGUNTA 34:

Referente aos itens 01 e 02 do ANEXO II - Especificações Técnicas:

Favor esclarecer quais são os modelos dos switches existentes nas localidades Recife e Florianópolis e tipos de portas para conexão.

RESPOSTA: Rede Lan.

Extreme (Enterasys) S4, ambas as localidades. Portas 1GB - UTP

(11)

- Rede SAN

CISCO MDS série 9000 ( transeivers DS-SFP-FC8G-SW).

PERGUNTA 35:

Entendemos no item 8.1 que caso o fornecedor possua atendimento através de parceiros capacitados e treinados na solução este item será atendido integralmente. Está correto o nosso entendimento?

RESPOSTA: Correto.

Referências

Documentos relacionados

Para fins didáticos, este capítulo pode é dividido em duas frentes distintas: a primeira parte foca na apresentação geral das pontes rolante, explicando os tipos e

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de