• Nenhum resultado encontrado

LEVANTAMENTO DOS DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL JAMIL JEREISSATI-ACRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LEVANTAMENTO DOS DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL JAMIL JEREISSATI-ACRE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

LEVANTAMENTO DOS DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL JAMIL JEREISSATI-ACRE

Quétila Souza Barros1; Augusto César Gomes Nagy2

RESUMO - Os assentamentos da reforma agrária são muito importantes no contexto amazônico e da ocupação do Estado do Acre, as iniciativas de acompanhamento desses projetos estão aquém do ideal. A aplicação de metodologias de diagnóstico participativo é considerada como uma maneira eficaz para envolvimento das famílias no seu auto desenvolvimento. Este estudo objetivou levantar os desafios, potencialidades e visões de futuro de comunidades residentes no Projeto de Desenvolvimento Sustentável - PDS Jamil Jereissati. Foi aplicado o diagnóstico rural participativo – DRP, onde os assentados desenharam e apresentaram os desafios, as potencialidades e as visões de futuro. Os desafios foram hierarquizados em ordem decrescente, entre eles os principais foram: 1) financiamento para as famílias; 2) demarcação de áreas; 3) ramal, 4) invasão de áreas; 5) caçada com cachorro; 6) poluição do rio Lagoinha. As visões de futuro. A principal potencialidade

apresentada foi a mão de obra familiar e as visões de futuro estiveram relacionadas à melhoria

das condições de vida. Entre os principais desafios há necessidade de presença do Estado e colaboração da sociedade civil, para garantir a cidadania na zona rural.

Palavras-chave - Diagnóstico Rural Participativo; Desenvolvimento Rural; Sociologia e Extensão Rural; Assentamentos Rurais.

SURVEY OF CHALLENGES AND OPPORTUNITIES DERIVED FROM PARTICIPATORY METHODOLOGIES IN SUSTAINABLE DEVELOPMENT

PROJECT JAMIL JEREISSATI

ABSTRACT- The agrarian reform settlements are very important in the context of the occupation and the Amazonian state of Acre, the initiatives of monitoring these projects are less than ideal. The application of participatory methodologies diagnosis is considered as an effective way to involve families in their self-development. This study aimed to raise the challenges, potential and future visions of communities residing in Sustainable Development Project - PDS Jamil Jereissati. We applied the participatory rural appraisal - DRP, where the settlers drew and presented challenges, the potential and future visions. The challenges were ranked in descending order, the main among them were: 1) funding for families, 2) demarcation of areas, 3) extension, 4) invasion of areas; 5) hunting with dogs; 6) river pollution Pond. The visions of the future. The main potential was presented to family labor and visions of the future were related to improvement of living conditions. Among the main challenges need to state presence and collaboration of civil society, to ensure citizenship in the countryside.

1

Assistente Social, Graduanda do Curso de Bacharelado em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre-UFAC.

(2)

Key words - Participatory Rural Appraisal, Rural Development, and Rural Sociology, Rural Settlements.

INTRODUÇÃO

Os projetos de assentamento da reforma agrária estão inseridos em um contexto muito particular da Amazônia, região onde há maior número de iniciativas da reforma agrária (TORNEAU; BURSZTYN, 2010). No entanto, para Batistella e Brondizio (2001), as iniciativas de acompanhamento e planejamento desses projetos têm sido escassas e, no Estado do Acre os projetos de assentamento tem sido implantados como política social para melhoria das condições de vida das famílias, através da consolidação da agricultura familiar (FRANCO; LIMA, 2008).

Neste contexto, segundo Kramer et al. (2007), surge o diagnóstico rural participativo como instrumento de envolvimento e participação dos assentados em todas as fases do desenvolvimento rural. Este trabalho teve como objetivos o levantamento de desafios e oportunidades levantados com uso de metodologias participativas junto às comunidades do Projeto de Desenvolvimento Sustentável - PDS Jamil Jereissati-Acre.

MATERIAL E MÉTODOS

A área onde o estudo foi realizado é o PDS Jamil Jereissati, Vila Lagoinha, Cruzeiro do Sul - Acre. Foram obtidos os desafios e oportunidades, através de reuniões e oficinas realizadas com comunidades locais, onde foram elaborados desenhos sobre os principais desafios, visões de futuro e potencialidades. Aos desafios foi aplicado um modelo para hierarquização, que pontuou cada desafio apresentado pelos assentados em sistema de votação por ordem de importância, conforme método adaptado de Margoluis e Salafsky (1998). Após esta etapa foi feita análise e discussão dos resultados.

(3)

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os desafios priorizados pela comunidade, em ordem decrescente foram: financiamento para as famílias, demarcação de áreas, ramal, invasão de áreas, caçada com cachorro, poluição do rio Lagoinha, retirada ilegal de madeira, transporte, saúde, energia elétrica e escolas. O principal desafio apontado pelos moradores foi a falta de financiamento para as famílias, como citado por muitos, não existem políticas públicas de acesso a créditos governamentais de apoio a atividades produtivas, tais como crédito instalação na modalidade fomento, que estava demorando a ser aplicado. Percebeu-se indignação dos assentados, segundo eles “o que existe são muitas promessas e raríssimas iniciativas”, havia muita lentidão na aplicação, o número de reuniões foi considerado em demasia e as expectativas de implementação dessas políticas foram frustradas. Os assentados reclamaram da demora na aplicação do crédito do INCRA, porém o baixo nível de participação (compromisso) dos mesmos nas reuniões do crédito, foi uma das maiores preocupações da equipe de assistência técnica e extensão rural responsável pela implementação do crédito instalação modalidade fomento no PDS .

No tocante as visões de futuro, as mais citadas foram: melhores condições de vida, casa boa, ramal trafegável, meio ambiente preservado, energia elétrica para todos, farta criação de animais, terreno com muitas frutíferas, açudes construídos, água limpa para consumo, posto de saúde bem estruturado, e escola em todas as comunidades. Em suma, todas as expectativas futuras dos assentados, possuíam um ponto comum, que refletia o desejo de uma melhor qualidade de vida para todas as famílias. Percebeu-se que apesar de pouco organizados (sociedade civil) eles tinham uma visão de melhoria das condições de vida coletiva.

Em relação às potencialidades, houve destaque para: a mão de obra familiar, espécies agrícolas, florestas, rios, e espécies frutíferas, dessa forma, segundo os moradores não havia

(4)

necessidade de contratação de mão de obra externa, visto que todas as atividades produtivas podem ser realizadas pelo núcleo familiar. Além disso, muitas pessoas citaram que as famílias residentes no PDS, cultivam espécies agrícolas, tais como mandioca, milho, arroz e feijão, com objetivo de subsistência (principal) e de comercialização (excedente).

CONCLUSÃO

Os problemas existentes no PDS Jamil Jereissati são extremamente preocupantes, decorrentes da ausência do Estado na implementação de políticas públicas, demandam ações conjuntas dos órgãos governamentais e da sociedade civil, mediante ações e acordos comunitários, sobretudo de educação ambiental.

Entre as potencialidades o destaque da comunidade foi a mão de obra familiar, entretanto esta não estava presente nas reuniões de assistência técnica Tal participação é de suma importância para que a mão de obra disponível se qualifique e consiga aumentar o valor de seus produtos. As visões de futuro demonstraram que apesar de não estarem organizados como sociedade civil há um sentimento de grupo que poderá propiciar a organização social.

REFERÊNCIAS

BATISTELLA, M; BRONDIZIO, E. 2011. Uma Estratégia Integrada de Análise e Monitoramento de Assentamentos Rurais na Amazônia. In: 7º Show de Geotecnologias,

Mostra do Talento Científico. Disponível em:<

http://www.cnpm.embrapa.br/publica/download/newsdownload/artigos_resumos%20anais%2 0eventos/apc_7gisbrasil01_monassentr>. Acesso em 28 de junho. 2012.

FRANCO, CA; LIMA, DS. 2007. Dinâmica populacional dos projetos de assentamentos da regional do baixo Acre, Rio Branco, Acre. In: XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, Rio Branco – Acre, 2008.

(5)

KRAMER, L. F. M et al. Acompanhamento tecnológico: sistematizando uma experiência de formação para Agentes de Desenvolvimento e Agricultores Familiares. Guarapuava: Gráfica IMPRESSET.

MARGOLUIS, R; SALAFSKY, N. 1998. Medidas de Éxito: Diseño, manejo y monitoreo de proyectos de conservación y desarrollo. FOUNDATIONS OF SUCCESS, traduzido por al español por Cristina Goettsch Mittermeier y Lisa Villela.

TOURNEAU, F.M; BURSZTYN, M. 2010. Assentamentos rurais na Amazônia: contradições entre a política agrária e a política ambiental. Rev. Ambiente & Sociedade, v. XIII n. 1, p. 111-130, Campinas-SP.

Referências

Documentos relacionados

No dia seguinte a coluna voltava a tratar do assunto dizendo que o presidente da ACEB entraria em contato com o Secretário de Educação para abordar “os problemas recentemente

Os principais passos para o planejamento do processo estão baseados no fatiamento dos modelos 3D (geração das camadas), no posicionamento da peça na mesa de trabalho e

Não Não Min./horas Baixa Semi- persistente Min./horas Min./horas Não Não Horas/dias Média Circulativa Min./horas Min./horas Horas/dias Não Dias/semanas Alta Propagativa

É a partir dessas definições que se traçaram os contornos próprios das telebiografias Dalva e Herivelto Globo, 2010 e Maysa Globo, 2009, escolhidas para análise empírica, já

Em cada ambiente realizou-se o experimento simulando três níveis de situações estressantes para os espécimes: a aproximação do observador em direção ao recinto, a preensão do

a exploração das propriedades constitutivas das TDIC permite a reconstrução do currículo na prática pedagógica, por meio da.. expressão de ideias; a interação

Nesta perspectiva, a escola não seria o centro do conhecimento e do saber, mas segundo Orozco-Gómez (2011), ela conservará sua função de instituição educativa

Coletas mais sistemáticas fazem-se necessárias para que possamos estabelecer se todas as espécies da família que existem no estado do Mato Grosso do Sul foram realmente