• Nenhum resultado encontrado

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUESTÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUESTÃO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUESTÃO

ALMEIDA, Francisca Franciely Veloso de1 - UFMT MOREIRA, Evando Carlos2 - UFMT Grupo de Trabalho – Formação de professores e Profissionalização docente Agência Financiadora: não contou com financiamento

Resumo

Com o intuito de contribuir para que a Educação Física seja valorizada e reconhecida no meio escolar como um instrumento de desenvolvimento da cultura corporal melhorando a prática pedagógica nas escolas de Ensino Básico, busca-se estudar a formação inicial dos

professores de Educação Física, especificamente, o que tange o Estágio Supervisionado. O

interesse pelo estudo justifica-se por considerar o Estágio Supervisionado e os aprendizados oferecidos nesse processo de extrema importância na atuação do professor em sua prática pedagógica, bem como a necessidade de realizar estudos sobre o tema, já que estes são escassos nos cursos de Licenciatura em Educação Física. O estudo tem como objetivo identificar o panorama das disciplinas de Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura em Educação Física nas Instituições de Ensino Superior existentes no Estado do Mato Grosso, observando se tais disciplinas favorecem uma transição significativa para que os futuros professores de Educação Física atendam as necessidades do cotidiano escolar. A pesquisa se caracteriza como descritiva com abordagem qualitativa. Para a realização da pesquisa empírica, adotaremos como universo de pesquisa os cursos de licenciatura em Educação Física do Estado de Mato Grosso nas instituições públicas e privadas. Portanto, os sujeitos da pesquisa serão os professores e acadêmicos das disciplinas de Estágio Supervisionado dos referidos cursos. Utilizaremos como instrumento de pesquisa uma entrevista para os professores e questionário para os acadêmicos matriculados nas disciplinas de Estágio Supervisionado, abordando os seguintes temas: planejamento do estágio, desenvolvimento das aulas e avaliação e autoavaliação do processo de Estágio. Tal estudo possibilitará um conhecimento aprofundado do objeto, reconhecimento e valorização do desenvolvimento do

1 Licenciada em Educação Física pela UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso. Mestranda em Educação

pela UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso. Professora da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá. Pesquisadora do GEEFE/ UFMT – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Práticas Pedagógicas. E-mail: fran_aveloso@homail.com.

2 Doutor em Educação Física pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. Professor Adjunto III da

FEF – Faculdade de Educação Física da UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso. Líder do GEEFE/ UFMT – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Práticas Pedagógicas. E-mail: ecmmoreira@uol.com.br.

(2)

Estágio Supervisionado na formação de professores de Educação Física por todos envolvidos neste processo.

Palavras-chave: Formação de professores. Estágio Supervisionado. Planejamento. Introdução

Observamos na literatura que o Estágio Supervisionado na formação de professores vem sendo alvo de pesquisa e discussões ao longo dos anos como os estudos de Fávero (2001), Ramos (2002), Pimenta e Lima (2004) e Castro (2009). Tais estudos procuram, por diversas formas, evidenciar questões pedagógicas e os saberes da docência, no entanto, faz necessário, ampliação desses estudos, especificamente na área da Educação Física no âmbito escolar em busca de melhoria da prática educativa.

Na sociedade atual, com os avanços e transformações no mundo de trabalho, os professores devem ser vistos como profissionais essenciais e mediadores desse processo. Torna-se imprescindível buscar subsídios formativos relacionados ao campo dos saberes pedagógicos. Portanto, devem buscar alternativas para preencher as lacunas deixadas pela formação inicial, como também o aprimoramento dessa formação através de pesquisa.

Para realização da pesquisa recorreremos a um levantamento bibliográfico sobre a formação de professores no campo da Educação Física e sua especificidade e o Estágio Supervisionado, apontando seu potencial e suas fragilidades.

A partir das dificuldades encontradas durante a vivência da disciplina de Estágio Supervisionado no curso de Educação Física e, posteriormente, na atuação profissional no âmbito escolar, considerando a forma que se dá esse processo interferem na formação profissional de professores, positiva ou negativamente, surgiram os seguintes questionamentos: como ocorre o planejamento, desenvolvimento e avaliação das disciplinas de Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura em Educação Física nas Instituições de Ensino Superior do Mato Grosso? Quais são os conhecimentos produzidos no processo do Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura em Educação Física no Mato Grosso? A forma de planejamento, desenvolvimento e avaliação do Estágio Supervisionado favorece uma transição satisfatória dos acadêmicos como futuros professores de Educação Física?

O referido estudo tem como objetivo geral identificar o panorama das disciplinas de Estágio Supervisionado dos cursos licenciatura em Educação Física nas Instituições de Ensino Superior existentes no Estado do Mato Grosso, observando se tais disciplinas favorecem uma

(3)

transição significativa, para que os futuros professores de Educação Física atendam as necessidades do cotidiano escolar.

Referencial teórico

Formação de Professores de Educação Física

A Educação Física se constituiu historicamente em uma área de formação de professores e de profissionais para atuar em outros campos, gerando assim questionamentos em nível internacional. (SOUZA NETO et al., 2004).

Significa, portanto, afirmar que durante anos formamos profissionais para diversos segmentos da área, com o título de licenciados plenos. Tal nomenclatura se justificava pela compreensão de que um licenciado pleno teria habilitação para atuar na escola, com aulas de Educação Física Escolar, bem como atuar em clubes, academias, hotéis, acampamentos, dentre outros espaços não formais.

A resolução 03/CFE/87 provocou mudanças significativas na formação nesta área, tais como: a passagem de 3 para 4 anos de formação; aumento do mínimo de 1880 para 2880 horas-aulas; licenciatura e implementação do bacharelado; iniciação a pesquisa; inclusão de monografia de conclusão de curso; abertura de novas áreas de intervenção profissional. Essas mudanças somente foram possíveis pelos investimentos aplicados em programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, o que implica no incremento geral da área, como também do processo formativo do professor de Educação Física (OLIVEIRA, 2006).

Contudo, vale destacar que um dos elementos mais importantes desse processo de melhoria da formação profissional na Educação Física não se concretizou de forma efetiva, visto que muitos cursos continuaram oferecendo uma formação “inchada”, possibilitando que os egressos de cursos de licenciatura tivessem uma habilitação para intervenção tanto no campo do licenciado como no do bacharel, o que fez com que os cursos de bacharelado, praticamente, inexistissem. (MOREIRA, 2002).

As reformulações legais contribuíram para a evolução da formação profissional na área da Educação Física, no entanto, levará algum tempo para que esta contribuição se efetive integralmente na prática.

Moreira (2007, p. 5) destaca que alguns estudos apontam que os cursos de professores de Educação Física não possibilitam a formação apropriada, “apresentando em seu interior

(4)

problemas estruturais”. Esses se preocupam mais em atender às demandas do mercado existente do que a formação profissional necessária a capacitação do acadêmico como professor.

Neste campo de atuação, a formação profissional também foi debatida e questionada em diversos espaços, é importante relembrar que a origem da formação dos professores de Educação Física se constituiu diferenciada das outras licenciaturas tanto na sua forma como nos conteúdos. O que pressupomos, justificaria essa celeuma que se formou com a concepção de um “super profissional”, com habilidades para atuar em qualquer segmento da área.

Nesse mesmo sentido Sborquia (2008) afirma que os estudos sobre os cursos de licenciatura em Educação Física têm mostrado que a formação de professores está centrada, principalmente, na aquisição de saberes acadêmicos e disciplinares. A autora ressalta a importância de integrar esses conhecimentos em situações práticas, o que possibilita ao futuro professor vivenciar situações problemas e possíveis soluções. Vale destacar que esse aprendizado não se inicia no curso, nem se finaliza com a obtenção do diploma, mas é algo construído ao longo da vida. Entende-se com essa consideração, que o Estágio Supervisionado é uma oportunidade de construção de conhecimentos e saberes necessários à intervenção profissional futura.

Estágio Supervisionado

De acordo com a LDBEN 9.394/96 (BRASIL, 1996), o Estágio Supervisionado é uma disciplina obrigatória nos cursos de licenciatura, devendo seguir a legislação que o rege. Moreira (2003, p. 36) define o estágio supervisionado nos cursos de formação como:

[..] aproximação do futuro professor com a realidade que se aproxima, estabelecendo condições para que o conhecimento adquirido e produzido academicamente possa ser observado, vivenciado e aplicado no contexto escolar, fazendo com que o aluno identifique e faça um diagnóstico de toda dinâmica que envolve o processo educacional.

No entanto, alguns estudos apontam que nos cursos de formação de professores o estágio é considerando ao longo dos anos um momento prático contraposto a teoria, essa dissociação entre teoria e prática resulta em um empobrecimento das práticas nas escolas e, consequentemente, um momento de fragilidade na formação do futuro professor

De acordo com Castro (2000, p. 16) nota-se que o Estágio Supervisionado, deve ser redefinido por meio de um novo olhar que pretende superar entraves tradicionais conhecidos e

(5)

já apontados anteriormente, sugere a relação Instituição-Escola deixe de ser unilateral. Portanto, é preciso estabelecer uma parceria produtiva entre os acadêmicos estagiários e os profissionais experientes, o que se confirma a relevância do estágio como “lócus de formação, aprendizagem, partilha de saberes e experiência”.

A Resolução CNE/CP 02 de 19 de Fevereiro de 2002 em seu artigo 1º estabelece que a carga horária nos cursos de formação de professores em nível superior de Licenciatura e Graduação Plena se estabelece com duração mínima de 2800 (duas mil e oitocentas) horas, preconizando a articulação entre teoria e prática ficando o currículo da seguinte estrutura:

I - 400 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso;

II - 400 (quatrocentas) horas de estágio curricular supervisionado a partir do início da segunda metade do curso;

III - 1800 (mil e oitocentas) horas de aulas para os conteúdos curriculares de natureza científico-cultural;

IV - 200 (duzentas) horas para outras formas de atividades acadêmico-científico-culturais. (CNE/CP 02, 2002).

Será que apenas esta distribuição de carga horária gera mudança e melhoria da prática nos cursos de formação de professores? Apesar do avanço significativo, o fato de se aumentar a carga horária e as atividades de prática de ensino e estágio não garantem a qualidade dessa formação. Contudo, outra questão se instaura, será que estas orientações contidas nas Resoluções 01 e 02 de 2002 se efetivaram nos cursos de formações até os dias atuais?

Dessa forma, entendemos que o Estágio Supervisionado é um elemento de fundamental importância no processo de formação dos futuros professores, visto ser o momento adequado para congregar o aprendizado. É um momento de compreender a complexidade da relação ensinoaprendizagem, no entanto, isso somente ocorre por meio de uma reflexão da prática em questão.

Para tanto, o mediador nesse processo é o professor responsável pela condução dessa disciplina durante a formação do professor. Ele deve ter a sensibilidade necessária para perceber o momento ideal de intervir, de conduzir a reflexão das e nas ações de estágio. No entanto, esse momento deve ser valorizado por todos envolvidos no processo para que se efetive como uma ponte facilitadora da formação inicial para atuação profissional.

(6)

A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, tendo em vista que não deseja quantificar ou mensurar um determinado problema, mas apresentar de forma complexa as relações e interações entre certas variáveis, conforme apontado por Oliveira (2000).

Após o levantamento bibliográfico referente à formação de professores nos cursos de Licenciatura em Educação Física identificando as necessidades e especificidades da área como também as concepções sobre Estágio Supervisionado, estabeleceremos contato com os coordenadores dos referidos cursos para a solicitação da realização da pesquisa e a identificação da quantidade de professores e acadêmicos matriculados nas disciplinas de Estágio Supervisionado.

O universo de pesquisa será composto pelos cursos de Licenciatura em Educação Física das Instituições de Ensino Superior do Estado do Mato Grosso, participarão da pesquisa como sujeitos: os professores das disciplinas de Estágio Supervisionado e os acadêmicos, regularmente matriculados nas referidas disciplinas.

Para a efetivação da coleta de dado utilizaremos como instrumento, um questionário que será encaminhado aos professores que atuam nas disciplinas de Estágio Supervisionado e os acadêmicos matriculados em tais disciplinas, contendo questões fechadas e semiabertas sobre os seguintes aspectos: planejamento das intervenções, preparação para atuação nas escolas, aprendizados e conhecimentos construídos no processo do estágio, dificuldades encontrada no processo, avaliação das disciplinas e sugestões de melhorias durante o processo de estágio. Juntamente ao questionário será encaminhado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Será aplicado um questionário piloto, para identificar algumas possibilidades de mudanças, se necessárias.

A escolha pelo instrumento se deu em função da abrangência do universo de pesquisa e a quantidade elevada de sujeitos. Sendo assim concordamos com Marconi e Lakatos (2009) ao afirmarem que o questionário é um instrumento que proporciona a obtenção de grande volume de dados, alcançando o maior número de pessoas ao mesmo tempo e possibilita maior liberdade nas respostas em razão do anonimato e mais segurança pelo fato de não haver identificação.

Após a verificação do número total de alunos matriculados nas disciplinas dos referidos cursos será estabelecida uma amostra estratificada proporcional, segundo Gil (1999) este tipo de amostra permitirá eleger em meio a um universo amplo, um número representativo menor que o total sem comprometer o processo da pesquisa.

(7)

Por fim, serão analisadas as ementas e planos de curso das referidas disciplinas mediante a disponibilidade dos professores de tais disciplinas. Segundo Lüdke e André (1986) esta técnica busca identificar informações factuais nos documentos a partir de questões ou hipóteses de interesse.

Apontamentos finais

Pretendemos com esse estudo buscar conhecimentos acerca do objeto de estudo, através dos referenciais teóricos existentes e pesquisas já realizadas, por meio de artigos, dissertações e teses.

Destacamos ainda, que pretendemos com este estudo valorizar o elemento “Estágio Supervisionado” na Formação de professores de Educação Física, ampliando o debate desta temática e conhecer de forma mais aprofundada o planejamento e desenvolvimento das disciplinas Estágio Supervisionado pelos professores e acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Educação Física do Mato Grosso.

A partir dessas possibilidades mapearemos o desenvolvimento das disciplinas de Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura em Educação Física no Estado do Mato Grosso, distinguindo as diferentes formas do processo de Estágio Supervisionado, nas diferentes instituições e destacando através da percepção dos professores e acadêmicos, os pontos positivos e negativos, as contribuições para a formação de professores e possíveis alternativas que possibilitem potencializar este elemento.

Consideramos importante que após as análises e resultados encontrados, as instituições tomem conhecimento da percepção dos professores e acadêmicos, como forma de autoavaliação e diagnóstico desse processo, reconhecendo o que se tem de melhor e buscando melhorias para todos envolvidos no processo de Estágio Supervisionado.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833.

BRASIL. Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação

(8)

Básica em nível superior. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 4 mar. 2002. Seção I, p. 8.

CASTRO, Maria Aparecida C. D. Abrindo espaço no cotidiano escolar para o estágio

supervisionado: uma questão do olhar e da relação na formação inicial em serviço. 2009.

183. Tese (Doutorado em Psicologia da Educação). Pontifícia Universidade Católica. São Paulo. SP. 2000

FAVERO, Maria Lourdes de. Universidade e Estágio Curricular: Subsídios para discussão. In: ALVES, Nilda. (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001, p. 53-71.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia

científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MOREIRA, Evando Carlos. Licenciatura em educação física: reflexos dessa formação na região do grande ABC. 2002. Dissertação ( mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, SP, 2002

______, Evando Carlos. Formação de professores de educação física: a importância da prática de ensino e do estágio supervisionado na construção dos saberes práticos. Corpoconsciência, Santo André, SP, n. 11, p. 31-48, jan.-jun., 2003.

______, Evando Carlos. Contribuições dos programas de pós-graduação stricto sensu na

formação e atuação dos docentes de ensino superior: o caso da educação física. 2007. 427

f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Campinas - SP, 2007.

OLIVEIRA, Silvo Luiz de. Metodologia da pesquisa. In: ______. Tratado de metodologia

científica: projetos de pesquisa, tgi, tcc, monografias, dissertações e teses. 2. ed. São Paulo:

Pioneira, 2000. cap. 3, p. 103-232.

OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli de O. A formação profissional no campo da educação física: legislação, limites e possibilidades. In: SOUZA NETO, Samuel de: HUNGER, Dagmar (Orgs.). Formação profissional em educação física: estudos e pesquisas. Rio Claro:

Biblioética, 2006, p. 17-32.

PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

RAMOS, Glauco Nunes Souto. Preparação profissional em educação física: a questão dos estágios. Tese (Doutorado em Educação Física) – Programa de Pós-graduação em Educação

(9)

Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002. Disponível em: http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000252284 Acesso em 24 Abr. 2010.

SBORQUIA, Silva. Pavesi. Da formação e desenvolvimento profissional do professor de

educação física à inovação educativa. Tese (Doutorado em Educação Física) – Programa de

Pós-graduação em Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, 2008. Disponível em: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000431099 Acesso em 10 Set. 2010.

SOUZA NETO, Samuel de. e colaboradores. Formação do profissional de educação física no Brasil: uma história da perspectiva da legislação federal no século XX. Revista brasileira de

Referências

Documentos relacionados

Desse modo a pesquisa tem como objetivo geral analisar a disciplina do Estágio Profissional Supervisionado do curso de Bacharelado em Educação Física da UFPB, e sua relevância

Além disso, os objetivos específicos foram desenvolver os valores dos (as) alunos (as) através de atividades esportivas adaptadas de vôlei e futsal, e dinâmicas em grupo,

- Reflexões e encaminhamentos feitos pelo Conselho, Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) na reunião realizada em 10 de junho de 2020 - apresentação dos levantamentos de

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o projeto para organização da disciplina Estágio Curricular Supervisionado para a formação de professores da Educação Básica,

a) Núcleos que foram envolvidos na reorganização de processos: todos os núcleos. Eram nove núcleos, que acabaram em três. Foram definidos três eixos de ação, sendo

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APONTAMENTOS SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Iane Lessa da Silva; Matheus

• “A ética pode ser compreendida como uma parte da filosofia prática que reflexiona sobre os fundamentos da moral (finalidade e sentido da vida, os fundamentos da obrigação e

Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos. pescadores no Rio Paraíba