• Nenhum resultado encontrado

AGRICULTURA: EDUCAÇÃO, CULTURA E NATUREZA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AGRICULTURA: EDUCAÇÃO, CULTURA E NATUREZA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

“AGRICULTURA: EDUCAÇÃO, CULTURA E NATUREZA”

USO DE FERRAMENTAS DE GESTÃO EM PROPRIEDADES LEITEIRAS NA REGIÃO OESTE DE RONDÔNIA

USE OF MANAGEMENT TOOLS IN DAIRY PROPERTIES IN THE WEST REGION OF RONDÔNIA

Reis, E.M.B.1; Linhares, L.P.1; Dias, A.A.1; Gregianini, H.A.G.1; Nobile, C.B1 1 Universidade Federal do Acre. Rio Branco (AC). Brasil. E-mail: edumitke@gmail.com

RESUMO: Objetivou-se analisar a aplicabilidade de ferramentas de gestão, no levantamento e correção de pontos fracos encontrados em propriedades leiteiras com pequena, média e alta escala de produção na Região Oeste do estado de Rondônia, entre maio a junho de 2018. Foram coletados dados através de um questionário semiestruturado, contendo 549 perguntas. Para definição dos pontos fracos, uma equipe multidisciplinar utilizou a técnica de gestão Brainstorming e a Matriz GUT. Sete pontos fracos obtiveram nota máxima na matriz GUT, sendo descritos: ausência de assistência técnica, pastagens de baixa qualidade, falta de anotações zootécnicas e econômicas. Utilizando a técnica Brainstorming definiu quais ferramentas de gestão seriam utilizadas: ciclo PDCA e Diagrama de Ishikawa, visando corrigi-los ou, pelo menos, amenizá-los. Foi verificado um maior potencial da propriedade de alta produção e que as ferramentas de gestão podem ser utilizadas em qualquer sistema.

Palavras-chave: Diagnóstico, Rentabilidade, Pecuária de precisão, Amazônia Ocidental.

ABSTRACT: The objective of this study was to analyze the applicability of management tools in the survey and correction of weaknesses found in dairy farms with small, medium and high scale production in the West Region of the state of Rondônia between May and June 2018. Data were collected through of a semi-structured questionnaire containing 549 questions. To define the weaknesses, a multidisciplinary team used the Brainstorming management technique and the GUT Matrix. Seven weaknesses obtained maximum score in the GUT matrix, being described: absence of technical assistance, low quality pastures, lack of zootechnical and economic notes. Using the technique Brainstorming defined which management tools would be used: PDCA cycle and Ishikawa Diagram, aiming at correcting or at least alleviating them. It has been verified a greater potential of the high production property and that the management tools can be used in any system.

Key-words: Diagnosis, profitability, precision farming, western amazon INTRODUÇÃO

(2)

“AGRICULTURA: EDUCAÇÃO, CULTURA E NATUREZA”

A pecuária leiteira tem sido grande aliada da agricultura familiar, mostrando-se imprescindível para a permanência do homem no campo e na geração de renda (Viana & Ferras, 2007). O Brasil apresenta baixa produtividade, no estado de Rondônia, a produção média é de 66,96 litros diários por propriedade, e a produtividade é de 4,41 litros/vaca/dia (IDARON, 2015). Reflexo do despreparo do setor produtivo, principalmente na área de gestão (Ferraza, 2015).

Considerando essa complexidade, as ferramentas de gestão como: Brainstorming, Matriz GUT, matriz SWOT, diagrama de Ishikawa, diagrama de Pareto, PDCA, 5W2H têm sido propostas para o controle de qualidade, aperfeiçoando os processos realizados em todas as etapas de trabalho e industrialização dos produtos e, ainda, auxiliar na tomada de decisão, aumentando receitas e reduzindo custos (Longaray et al., 2017).

Diante disto, objetivou-se analisar a aplicabilidade das ferramentas de gestão como; matriz sowt, matriz GUT, Brainstorming, PDCA, diagrama de Ishikawa e 5W2H, no levantamento e correção de pontos fracos a partir de um diagnóstico de propriedades produtoras de leite com diferentes escalas de produção na região oeste do estado de Rondônia.

MATERIAL E MÉTODOS

A pesquisa foi conduzida por uma equipe multidisciplinar, entre o mês de maio a junho de 2018, em três propriedades produtoras de leite na região oeste do estado de Rondônia. As propriedades foram escolhidas por amostragem não probabilística por julgamento e selecionadas em pequena escala de produção; até 50 litros diários, média; até 200 litros de leite diários, e alta; mais de 200 litros de leite diários (SEBRAE, 2015) com o objetivo de definir os principais pontos fortes e fracos dos diferentes sistemas.

Os produtores foram entrevistados, baseado no preenchimento de um formulário de diagnóstico (Lopes et al., 2016) composto por 549 questões frente à respectiva forma de criação de cada propriedade. Com auxílio da ferramenta brainstorming houve o levantamento dos pontos fortes e fracos de cada propriedade, posteriormente utilizando a Matriz GUT para o ranqueamento e pontuação de zero a cinco de acordo com a gravidade, urgência e tendência a piorar. (Vasconcelos et al., 2009).

Definiu-se por descrever e aplicar as ferramentas de gestão para solucionar os 3 primeiros pontos fracos que atingiram nota máxima na matriz GUT como ferramentas como; o Diagrama de Ishikawa, 5W2H e PDCA (Longaray et al., 2017) na busca de corrigir ou, ao menos, minimizá-los.

(3)

“AGRICULTURA: EDUCAÇÃO, CULTURA E NATUREZA”

Foram identificados 31 pontos fracos e os sete mais pontuados estão listados na tabela 1. A propriedade de pequena escala de produção apresentou 21 deles, a de média 18 deles e nove na de alta produção. Os pontos fracos encontrados na pequena e média produção se assemelham podendo ser explicada pelo fato de que a propriedade considerada de média produção, encontrasse no mesmo cenário da pequena (SEBRAE, 2015) uma vez que a produção acrescida se dá pelo maior número de vacas ordenhadas, e não pela produtividade.

A propriedade de pequena produção, produzia pouco mais de 30 litros de leite por dia, com média de 4,5 litros/vaca/dia e a propriedade de média produção produzia cerca de 150 litros de leite por dia com média de 5,3 litros/vaca/dia, uma diferença pouco significativa. A propriedade considerada de alta produção, produzia 505 litros de leite diários com média de 13 litros/vaca/dia.

Tabela I: Matriz GUT com os principais pontos fracos encontrados nas propriedades de pequena, média e alta de produção de leite no estado de Rondônia.

Pontos fracos Escala de produção Notas

Atribuídas Desvio Padrão Pequena Média Alta

Ausência de assistência técnica X X 125,00 0,00

Pastagens de baixa qualidade X X 125,00 0,00

Ausência de anotações zootécnicas e

econômica X X 125,00 0,00

Ausência de controle de brucelose e

tuberculose X X 125,00 0,00

ECC inadequado ao parto X 125,00 0,00

Ausência de bebedouros X 125,00 0,00

Intervenção inadequada no parto X 125,00 0,00

Fonte: Os autores

Primeiro ponto fraco: Ausência de assistência técnica: A ausência de assistência técnica foi observada nas propriedades de pequena e média produção, correspondendo à 66% da pesquisa. Borges et al. (2016) em uma pesquisa mais ampla, mostra que 78 % dos produtores brasileiros não tem acesso ao serviço de assistência técnica. A ferramenta indicada para a solução do problema apresentado, falta de assistência técnica nas propriedades, foi o ciclo PDCA (Dudin et al., 2015); Planejamento (Plan): obtenção de consultoria técnica especializada, que possa suprir as necessidades da propriedade. Introdução anotação para obtenção de indicadores. Execução (Do): Contratação de técnico, implementação do planejamento através do controle. Verificação (Check): acompanhamento e verificação das atividades desenvolvida pelo técnico. Ação (Action): Acompanhamento periódico,

(4)

“AGRICULTURA: EDUCAÇÃO, CULTURA E NATUREZA” e avaliação dos resultados.

Segundo ponto fraco: Pastagens de baixa qualidade: As pastagens de baixa qualidade foram encontradas também nas propriedades com pequena e média escala de produção (66%). Nessas as pastagens eram formadas pela forrageira Brachiaria brizantha, em estágio avançado de degradação. As limitações na produção de forragem estão associadas à baixa fertilidade de solo e ao manejo inadequado das pastagens (Soares Filho et al., 2015). Para solucionar este ponto fraco foi proposto o Diagrama de Ishikawa (Fornari, 2010). (Figura 1).

Figura 1: Diagrama de Ishikawa para o ponto fraco: baixa qualidade da forragem.

Terceiro ponto fraco: Ausência de escriturações zootécnicas e econômicas: A ausência de escriturações zootécnicas e econômicas foi também um ponto fraco encontradas nas propriedades de pequena e média produção (67%) ambas não faziam gestão do processo produtivo. Hofer et al (2011) também observaram, que apenas um reduzido número de pequenos e médios produtores rurais adotam métodos de controle para gestão de suas atividades. A ferramenta de gestão proposta para resolver o ponto fraco foi Ciclo PDCA (DUDIN 2015) Planejamento (Plan): Obter informações zootécnicas e econômicas para a tomada decisão com implantação da ficha e planilhas. Execução (Do): Técnico responsável capacitará o produtor pessoas envolvidas para organização e preenchimento de ficha e planilhas para registros econômicos e zootécnicos. Verificação (Check): O técnico fará verificação e análise das informações anotadas. Alterações de melhoria se necessário. Ação (Action): adoção como rotina dentro da propriedade.

CONCLUSÃO

As ferramentas de gestão são importantes aliadas na percepção e ações corretivas de possíveis problemas dentro de uma propriedade. Entre as propriedades estudadas, a propriedade de alta produção apresentou maior potencialidade principalmente no processo de gestão e manejo

Temperatura Manejo do pastejo Tipo de solo Acidez Fertilidade Adaptabilidade Qualidade Pluviosidade Luminosidade Baixa qualidade da forragem Fatores ambientais Espécie forrageira Solo

(5)

“AGRICULTURA: EDUCAÇÃO, CULTURA E NATUREZA”

nutricional, podendo este ser o motivo da maior produtividade. As ferramentas de gestão podem ser utilizadas em qualquer sistema independente da sua escala de produção.

REFERÊNCIAS

Borges, M.S.; Guedes, C.A.M.; Castro, M.C.D. 2016. Programa de assistência técnica para o desenvolvimento de pequenas propriedades leiteiras em Valença-RJ e região Sul Fluminense. Cadernos EBAPE. BR, v. 1, n. 1, p. 569-592.

Coletti, J.; Bonduelle, G.M.; Iwakiri, S. 2010. Avaliação de defeitos no processo de fabricação de lamelas para pisos de madeira engenheirados com uso de ferramentas de controle de qualidade. Acta amazônica, v. 40, n. 1, p. 135-140.

Dudin, M.; Frolova, E.; Gryzunova, N.; Shuvalova, E. 2015. The Deming Cycle (PDCA) Concept as an Efficient Tool for Continuous Quality Improvement in the Agribusiness. Asian Social Science. – Vol. 11. No. 1.- P. 239- 246.

Ferrazza, A.R.; Lopes, M.A.; Moraes, F.; Bruhn, F.R.P. 2015. Índices de desempenho zootécnico e econômico de sistemas de produção de leite com diferentes níveis tecnológicos. Semina: Ciências Agrárias, v. 36, n. 1.

Soares Filho, C.V.; Paris, W.; Cecato, U.; Rego, F.C. 2015. ESTRUTURA DA VEGETAÇÃO DE PASTAGENS E QUALIDADE DA FORRAGEM. III SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO ANIMAL A PASTO, p. 55. 2015.

Fornari Junior, C.C.M. 2010. Aplicação da ferramenta da qualidade (diagrama de Ishikawa) e do PDCA no desenvolvimento de pesquisa para a reutilização dos resíduos sólidos de coco verde. Revista INGEPRO, v. 02, n. 09, p. 104-112, 2010.

Hofer, E.; Pacheco, V.; Souza, A. Protil, R.M. 2011. A relevância do controle contábil para o desenvolvimento do agronegócio em pequenas e médias propriedades rurais. Revista Contabilidade e Controladoria, v. 3, n. 1.

IDARON. 2015. Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia, 37ª. Campanha contra febre aftosa.

Longaray, A.A.; Laurino, F.C.; Tondolo, V.A.G.; Munhoz, P.R. 2017. Proposta de aplicação do ciclo PDCA para melhoria contínua do sistema de confinamento bovino: um estudo de caso. Sistemas & Gestão, v. 12, n. 3, p. 353-61.

LOPES, M. A.; REIS, E. M. B; FERRAZZA, R.A. 2016. Formulário de diagnóstico da propriedade leiteira. Boletim Técnico. Lavras, UFLA.

SEBRAE. 2015. Diagnóstico do Agronegócio do Leite e seus Derivados do Estado de Rondônia. Porto Velho: SEBRAE.

Vasconcelos, D.S.C.; Souto, M.S.M.L.; Gomes, M.L.B.; Mesquita, A.M. 2009. A utilização das ferramentas da qualidade como suporte a melhoria do processo de produção - estudo de caso na indústria têxtil. XXIX A Engenharia de Produção e o Desenvolvimento Sustentável: Integrando Tecnologia e Gestão. Salvador, 2009. Anais... Salvador: ENEP.

Viana, G.; Ferras, R.P.R. 2007. Um estudo sobre a organização da cadeia produtiva do leite e sua importância para o desenvolvimento regional. Revista Capital Científico do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, v. 5, n. 1

Referências

Documentos relacionados

Dentro dos cursos na área da educação física, temas ligados à nutrição para prática de atividade física são constantes, porém, os estudantes da área, aparentam

Após o estudo de alguns métodos para resolução do problema, foi utilizado duas ferramentas da qualidade, Brainstorming e Diagrama de Ishikawa por ser uma

Neste contexto, se insere o presente estudo de caso onde são trabalhadas 4 ferramentas da qualidade de maneira sequencial: 5W2H, Diagrama de Ishikawa 5 Por Quês e Diagrama

(02) FIXAÇÃO DO NÚMERO DE VEREADORES EM REGIME DE PERMANÊNCIA:- Pelo Presidente da Câmara foi apresentada a proposta que seguidamente se transcreve:- “Proposta - FIXAÇÃO

O presente documento direcciona-se no sentido de munir os Investigadores e as Instituições Beneficiárias com um instrumento de apoio à divulgação e publicitação

1. Os Estados Partes adotarão medidas pertinentes para assegurar que a criança que tente obter a condição de refugiada, ou que seja considerada como refugiada de acordo com o direito

O diagrama de Ishikawa, também conhecido como matriz causa e efeito, ou ainda diagrama de espinha de peixe, é uma das ferramentas sugeridas por Suri (1998) para analisar as causas

02) evidência de infecção no local visto durante cirurgia ou por exame histopatológico, ou 03) febre sem outra causa ou dor no local e evidência radiológica de infecção, ou..