• Nenhum resultado encontrado

43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia 24 a 27 de Julho de 2006 João Pessoa - PB

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia 24 a 27 de Julho de 2006 João Pessoa - PB"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia

24 a 27 de Julho de 2006

João Pessoa - PB

EFICIÊNCIA PRODUTIVA E CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DA

CARNE DE BOVINOS JOVENS TERMINADOS EM CONFINAMENTO - 1.

CONSUMO DE NUTRIENTES E DESEMPENHO1

ALEXANDRE RODRIGO MENDES FERNANDES 2, ALEXANDRE AMSTALDEN MORAES SAMPAIO 3, WIGNEZ HENRIQUE 4, RIMER RAMIZ TULLIO 5, DILERMANDO PERECIN 6,

EMANUEL ALMEIDA DE OLIVEIRA 7, HENRIQUE LEITE FARIA VILELA 7, BRUNO FAZOLO8,

GLAUCO MORA RIBEIRO 9, TIAGO MÁXIMO DA SILVA 9

1. Parte da Tese de Doutorado do primeiro autor

2. Doutorando em Zootecnia - FCAV/Unesp – Jaboticabal – SP, Bolsista Fapesp Proc. 04/13419-0, e-mail:armfzoo@hotmail.com

3. Professor Adjunto do Departamento de Zootecnia – FCAV/Unesp – Bolsista CNPq 4. Pesquisadora Científica, Apta – São José do Rio Preto – SP

5. Pesquisador científico – Embrapa/CPPSE – São Carlos – SP

6. Professor Titular do Departamento de Ciências Exatas – FCAV/Unesp – Bolsista do CNPq 7. Acadêmico de Zootecnia - FCAV/Unesp

8. Acadêmico de Agronomia – FCAV/Unesp 9. Mestrando em Zootecnia – FCAV/Unesp

RESUMO

Foram utilizados 30 bovinos da raça Canchim, em diferentes condições sexuais, sendo 10 machos não castrados, 10 machos castrados e 10 fêmeas, terminados em confinamento e alimentados com dieta tradicional à base de silagem de milho e concentrado contendo farelo de soja, milho e polpa cítrica ou dieta contendo cana-de-açúcar como volumoso, e concentrado contendo farelo de soja, grãos de girassol, milho e polpa cítrica, com o objetivo de avaliar as características relacionadas ao desempenho dos animais. Os animais foram alojados em baias individuais, parcialmente cobertas, providas de bebedouros e foram distribuídos aleatoriamente de acordo com a dieta a ser recebida. Foram efetuadas pesagens e tomadas de imagens ultrasonográficas ao início do experimento e a cada intervalo de 35 dias. Não foi observado efeito das dietas com relação às variáveis de ingestão de nutrientes, com exceção do extrato etéreo, que foi maior para a dieta à base de cana-de-açúcar, em função desta, conter maior teor deste nutriente. Os machos não castrados apresentaram maior ingestão de nutrientes que as fêmeas, tanto em valores absolutos, quanto relativos ao peso corporal. Os machos castrados apresentaram valores intermediários, não diferindo dos machos inteiros e das fêmeas. Observou-se que os machos não castrados apresentaram maior ganho de peso e desenvolvimento muscular e foram mais eficientes quando avaliada a conversão alimentar, sendo mais indicados para a exploração de bovinos jovens confinados.

PALAVRAS-CHAVE

Palavras Chave: cana-de-açúcar, Canchim, novilhas, novilhos, tourinhos, grãos de girassol

(2)

NUTRIENTS INTAKE AND PERFORMANCE1

ABSTRACT

Thirty bovines of Canchim breed were used, in different sexual conditions, being 10 intact males, 10 castrated males and 10 females, finished in confinement and fed with corn silage traditional diet and concentrate contends soybean meal, corn and citrus pulp or diet contends sugar-cane as a houghage, and concentrated contends soybean meal, sunflower grains, corn and citrus pulp with the objective of evaluating the performance characteristics of those animals. The animals were housed in individual stalls, partially covers and provided of watering place and distributed in agreement with the diet to be received. The animals were weighted and taked ultra-sound images to the beginning of the experiment and each interval of 35 days. Effect of the diets was not observed with relationship to the variables of ingestion of nutrients, except for the ether extract, that went higher for to sugar-cane based diet, in function to contain larger amount of this nutrient. The intact males presented higher ingestion of nutrients that the females, so much in absolute, as relative values to the corporal weight. The castrated males presented intermediary values, not differing of the intact males and of the females. It was observed that the intact males presented higher weight gain and muscular development and they were more efficient when evaluated the feed conversion, being more indicated for the exploration of young bovine in confinement.

KEYWORDS

Key Words: Canchim, heifers, steers, sugarcane, sunflower grains, young bulls INTRODUÇÃO

A produção de bovinos de corte em regime de confinamento é uma prática comum em todo o mundo, porém no Brasil, que possui uma das melhores tecnologias agropecuárias, os índices zootécnicos observados nesse modelo produtivo, revelam valores inferiores aos obtidos por outros países tradicionalmente produtores de carne, principalmente devido às práticas ineficientes de manejo e alimentação.

O confinamento deve ser visto como uma ferramenta estratégica para o pecuarista que quer ganhar em escala no seu sistema de produção e ganhar qualidade em seus produtos. É importante ressaltar que, a adoção de manejos intensivos visando maior produção, envolvem diversos fatores tais como o potencial genético dos animais, associados à estratégias de alimentação que supram suas exigências para a máxima produção.

Com a introdução do modelo intensivo de produção de carne, houve um aumento expressivo nos trabalhos de pesquisa visando maior eficiência produtiva e produtos de melhor qualidade e, desta forma, a incorporação de novas estratégias de manejo e alimentação podem viabilizar a produção de carne bovina com características diferenciadas e colocar o setor pecuário em situação de igualdade com os grandes países produtores de carne.

O presente trabalho avaliou o efeito de dietas com diferentes composições sobre o desempenho de bovinos de diferentes condições sexuais, terminados em confinamento.

MATERIAL E MÉTODOS

O trabalho foi desenvolvido no módulo de confinamento do Setor de Bovinocultura de Corte da FCAV/Unesp - Jaboticabal, que conta com 30 baias individuais, providas de cocho coberto e bebedouros, de modo a permitir o arraçoamento individual dos animais. Foram utilizados 30 animais da raça Canchim com aproximadamente 15 meses de idade, e peso corporal médio de 270 kg, em diferentes condições sexuais, sendo 10 machos não castrados, 10 machos castrados e 10 fêmeas. Todos os animais foram identificados com brincos e receberam os tratamentos sanitários (banho carrapaticida e everminação), antes do início do experimento. Os animais foram adaptados às

(3)

instalações, ao manejo e ao consumo de concentrado durante 21 dias. Após este período, os animais de cada condição sexual foram alocados nos tratamentos, de acordo com a alimentação a ser fornecida. As dietas experimentais foram formuladas para ganho de 1,3 kg/dia, de acordo com as recomendações do sistema RLM ”R” (Esalq/USP, 1999) e fornecidas diariamente às 8 e 14 h, observando-se a quantidade de 5 % de sobras para caracterização de consumo “ad libtum”.

As sobras foram retiradas a cada dois dias, agrupadas em períodos de 35 dias e permaneceram acondicionadas em congelador a –20ºC. Ao final de cada período, foram encaminhadas ao laboratório para análise de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente ácido (FDA), permitindo assim estimar a ingestão de nutrientes pelos animais. As dietas foram ajustadas a cada 35 dias, de acordo com o incremento de peso corporal e condição sexual, para manter o nível nutricional das dietas e possibilitar o desempenho proposto. A variedade de cana-de-açúcar utilizada foi a forrageira IAC86-2480, que apresenta boa digestibilidade, sendo por isso, uma das mais indicadas para alimentação animal (Landell et al., 2002). A Tabela 1 apresenta a composição inicial das dietas fornecidas no confinamento.

O período de duração foi de 105 dias, com pesagens (com jejum de sólidos de 15 h) e monitorização ultrassonográfica a cada 35 dias. A pesagem dos animais foi realizada em balança eletrônica, com capacidade para 1500 kg. Para a avaliação ultrassonográfica os animais foram imobilizados em tronco individual, com sistema de contenção por guilhotinas para preparação dos locais dos locais de mensuração, que em seguida foram tosquiados na altura de pelame de 1 mm, na região entre a 12”a” e 13“a” costelas. O sítio de avaliação foi então recoberto por uma camada delgada de óleo de soja imediatamente antes da tomada de imagens, a fim de garantir maior contato acústico da “probe” com a pele do animal e permitir máxima resolução nas imagens. Foram avaliadas a área de olho de lombo (AOL) e a espessura de gordura de cobertura (EGC), para observar o desenvolvimento muscular dos animais e o grau de acabamento, respectivamente.

As médias foram estudadas de acordo com o modelo do delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 X 2 (condições sexuais X dietas) e comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade (Sampaio, 2002).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados de ingestão de nutrientes e as variáveis de desempenho são apresentadas na Tabela 2. Não foram verificadas diferenças (P>0,05) para as variáveis de ingestão de nutrientes, com exceção do extrato etéreo (EE), para as diferentes dietas. Como não houve diferença na ingestão de matéria seca (MS), este resultado reflete a maior participação deste nutriente na dieta à base de cana-de-açúcar, que apresentava cerca de 32% mais EE que a dieta tradicional, devido a inclusão de grãos de girassol em sua composição.

Não foram observadas diferenças com relação às ingestões das frações fibrosas (FDN e FDA) das diferentes dietas. Este resultado provavelmente está relacionado com a utilização da variedade de cana-de-açúcar forrageira IAC 86-2480, que de acordo com Landell et al. (2002), apresenta menor teor de fibra e maior digestibilidade, sendo por isso, uma das mais indicadas para alimentação animal. O consumo absoluto de nutrientes (kg/animal/dia), quando avaliadas as diferentes condições sexuais, foi maior para os machos em relação às fêmeas (P<0,05). Os machos castrados apresentaram valores intermediários, não diferindo dos outros grupos. O mesmo não foi observado quando foram avaliados os consumos relativos ao peso corporal (%PC), em que não foram detectadas diferenças.

Pádua et al. (2001), observou consumo de MS, para animais cruzados Angus X Nelore e Simental X Nelore, valores de 7,28 e 7,31 kg/dia, respectivamente. Tullio (2004), trabalhou com animais cruzados Canchim X Nelore e obteve média de consumo de MS de 7,25 kg/dia. Esse mesmo autor relatou que os animais castrados apresentaram menor ingestão de MS do que inteiros, e quando considerada a ingestão relativa (%PC), a diferença se inverteu e os animais castrados apresentaram maior valor, o que não foi observado no presente estudo.

(4)

Não foram observadas diferenças (P>0,05) no peso inicial dos animais quando avaliadas as diferentes condições sexuais e as diferentes dietas. Os animais experimentais foram provenientes de um mesmo rebanho e nascidos dentro de uma mesma estação de parição. Após a desmama, foram submetidos a uma recria com alimentação controlada a fim de garantir um material experimental o mais homogêneo possível.

Os machos inteiros apresentaram ganho de peso 26% superior aos machos castrados e às fêmeas (P<0,05), e, desta forma, mesmo descontando as diferenças numéricas no peso inicial foram mais pesados ao final do experimento. Os resultados obtidos no presente trabalho foram superiores aos observados por Sampaio et al. (1998) que trabalhou com animais ¾ Canchim X Nelore, não castrados, terminados em confinamento e observou ganho médio de 1,27 kg/animal/dia.

Tullio (2004), obteve médias de 0,84 e 1,04 kg/animal/dia, para animais castrados e inteiros respectivamente. Essa diferença, em relação ao presente trabalho, pode estar associada à concentração energética das dietas utilizadas por esse autor, que foi cerca de 5% inferior, e aos tipos biológicos estudados.

A conversão alimentar (CA) demonstrou que os animais não castrados foram mais eficientes do que os castrados em converter nutrientes em tecidos corporais. As fêmeas apresentaram um valor intermediário que não diferiu (P>0,05) das outras condições sexuais. Não foram verificadas diferenças para esta variável, quando avaliado o efeito das dietas. Da mesma forma, Pádua et al. (2001) obteve melhores valores de conversão alimentar quando compararam o desempenho de machos não castrados em relação aos castrados. Os resultados de CA, observados no presente estudo foram cerca de 12,4% melhores do que os relatados por Sampaio et al. (1998), porém esses autores trabalharam com dietas com maior proporção de volumoso.

A diferença a favor dos machos não castrados está relacionada com a prioridade de deposição de tecidos corporais. Esses animais apresentam uma taxa de crescimento muscular mais acentuado em relação aos castrados e fêmeas, em que a deposição de gordura é mais acentuada, sendo que, o custo energético para esta deposição torna-se maior, o que leva o animal a ser menos eficiente.

O ganho de área de olho de lombo (AOL), que está diretamente relacionado ao desenvolvimento muscular, e ganho de gordura de cobertura (EGC), corroboram essas observações. Observou-se que os machos não castrados apresentaram ganho de AOL 28% superior aos castrados e fêmeas e, embora não tenham sido detectadas diferenças, aparentemente a deposição de gordura nos animais castrados e fêmeas foi superior.

CONCLUSÕES

Não houve efeito das dietas com relação à ingestão de nutrientes com exceção do extrato etéreo. Os machos não castrados apresentaram maior ingestão de nutrientes, maior ganho de peso, maior desenvolvimento muscular e foram mais eficientes, sendo indicada sua utilização em sistemas de produção de bovinos jovens em confinamento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LANDELL, M.G.A.; CAMPANA, M.P.; RODRIGUES, A.A.; et al. A variedade IAC84-2480 como nova opção de cana-de-açucar para fins forrageiros: manejo de produção e uso na alimentação animal. Boletin Técnico IAC 193, Campinas:Instituto Agronômico. 2002, 39p.

PADUA, J.; SAINZ, R.D.; PRADO,C.S.; BARBOSA, V.; RESENDE, L.S. Efeitos de grupos genéticos, castração e anabolizantes no desempenho e nas carcaças de bovinos de corte. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 38., 2001, Piracicaba. Anais... Piracicaba: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2001. p. 1518-1519

(5)

RLM 2.0 – Ração de Lucro Máximo. Versão 2.0. Lanna, D.P.D. et al. Esalq, Departamento de Zootecnia, Piracicaba – SP. 1999.

SAMPAIO, A.A.M.; BRITO, R.M.; VIEIRA, P.F. TOSI, H. Efeito da suplementação protéica sobre o crescimento, terminação e viabilidade econômica de bezerros mestiços Canchim confinados pós-desmama. Revista Brasileira de Zootecnia.Viçosa, v.27, n. 4, p. 823-831, 1998.

SAMPAIO, I.B.M. Estatística aplicada à experimentação animal. 2.ed. Belo Horizonte: FEPMVZ, 2002. 265p.

TULLIO, R.R. Estratégias de manejo para produção intensiva de bovinos visando à qualidade da carne. 2004, 107p. Tese (Doutorado em Zootecnia), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 2004.

Referências

Documentos relacionados

Art. 1º - É concedido ao Senhor CASSIMIRO MONTEIRO CAVALCANTI, o Título de Cidadão Honorário Angicano, pelos relevantes serviços prestados ao nosso Município. 2º -

Pedro do Rio Grande do Sul a respeito de algumas dúvidas sobre a condição dos escravos que passassem daquela província para o território oriental e voltassem para

Esta pesquisa tem como finalidade analisar como a cultura popular esta sendo trabalhada na formação profissional de Educação Física no Brasil, a partir de uma pesquisa

Dando continuadad a los cambios políticos que ocurrierón en Venezuela a partir de 1999. El Plan de Desarrollo Económico y Social de la Nación 2007-2013 contiene

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Os gerentes precisam decidir se atribuirão apenas os custos privados, ou se todos os custos sejam atribuídos (custo total). Depois, precisam decidir usar uma abordagem por função

Os projetos selecionados pelo NEx serão encaminhados para avaliação final da Direção Acadêmica da UNIBR – Faculdade de São Vicente, que aprovará ou

Nesta nota técnica, pesquisadores do Climate Policy Initiative/ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CPI/ PUC-Rio) analisam a tramitação legislativa do projeto da