• Nenhum resultado encontrado

Que tal investir parte dos impostos da sua empresa em um dos mais importantes trabalhos sociais do Brasil?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Que tal investir parte dos impostos da sua empresa em um dos mais importantes trabalhos sociais do Brasil?"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Que tal investir parte dos impostos da

sua empresa em um dos mais

(2)

O Instituto Bola Pra Frente, iniciativa do tetracampeão mundial de futebol Jorginho, foi inaugurado em 29 de junho de 2000. Quando ele tinha 11 anos de idade e jogava bola no campo de várzea em frente à sua casa, sonhou que havia construído ali a “disneylândia”. Neste mesmo campo, situado em Guadalupe – Zona Norte do Rio de Janeiro, foi construí-da a sede do Instituto. Na busca por um placar social justo, o Bola Pra Frente oferece opor-tunidade de promoção social por meio do esporte, educação, arte, cultura e qualificação profissional, para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária de 6 a 17 anos. Só em 2012, foram mais de 4.250 crianças e adolescentes beneficia-dos no Rio de Janeiro, São Gonçalo e oito cidades do nordeste de Goiás.

Nos seus treze anos de existência, o Bola Pra Frente desenvolveu uma metodologia própria que foi sistematizada e se tornou uma tecnologia social. A metodologia se baseia na ampliação do conceito de craque para habilidades reconhecidas em outros núcleos em que a criança e o adolescente estão inseridos: a família, a escola, a comunidade e o mundo do trabalho.

Ao utilizar o universo esportivo em todo o processo de aprendizagem, o Bola Pra Frente alcançou um impressionante impacto no desempenho escolar dos seus beneficiários, transfor-mando as vidas de milhares de jovens. Um estudo de impacto social (Censo Muquiço 2008), realizado nas seis comunidades do Complexo do Muquiço, atendidas pelo Instituto, mostrou que, enquanto 41,91 % dos jovens de 15 a 24 anos que NUNCA frequentaram o Instituto aban-donaram os estudos; apenas 0,5 % dos ex-educandos do Bola Pra Frente evadiram da escola. Entre os resultados obtidos, podemos destacar ainda:

- 88% dos educandos melhoraram o conceito global e o rendimento escolar após ingres-sarem no Instituto;

- 94% melhoraram a frequência escolar e o comportamento geral;

- 93% dos educandos apontam o Bola Pra Frente como o local em que se sentem mais seguros;

- Entre os educandos formados em 2011: 32% continuam se especializando e fazendo cur-sos técnicos; 25% já estão trabalhando com carteira assinada e 8% ingressaram em uma universidade.

Este último indicador revela a importância que o Instituto foi adquirindo junto à comuni-dade. O reconhecimento da sede da organização como um espaço de promoção de sociabi-lidades, aprendizado e lazer pelos moradores, nos levou a ampliar as nossas ações. Com o objetivo de promover a formação integral dos participantes foram incluídas nas atividades a prática e fruição da cultura.

Nesse sentido, o Programa ARTilheiro atua de forma complementar, oferecendo cursos de iniciação às artes da dança, música, artesanato, circo, grafite e teatro para as crianças e adolescentes. Deste modo, afirma-se ainda como um equipamento cultural, equipado com biblioteca, sala de exposição e cinema, e que atende toda a comunidade.

(3)

1. Experiência de mais de 13 anos na utilização do esporte como ferramenta de

transformação social. O esporte é uma impressionante ferramenta de promoção social,

mas não é educativo a priori. É preciso saber utilizá-lo dentro de rígidos padrões técnicos e princípios pedagógicos. O Instituto Bola Pra Frente vem investindo, desde o ano 2000, em pesquisa, desenvolvimento, implementação, avaliação e sistematização de projetos socioesportivos.

2. Metodologia pedagógica própria e inovadora.

3. Tecnologia social já reaplicada. O Bola Pra Frente sistematizou seus conhecimen-tos dentro dos princípios de uma tecnologia social, que já foi reaplicada nos estados do Rio de Janeiro e de Goiás, tendo capacitado, em 2012, mais de 500 educadores, gestores sociais e líderes comunitários.

4. Núcleo de Pesquisa em Inovação Social. Uma iniciativa pioneira do Instituto Bola Pra Frente, o Núcleo de Pesquisa é formado por uma equipe de diversas áreas do conheci-mento e tem como objetivo “desenvolver, aprimorar e implementar soluções inovadoras na utilização do esporte educacional como instrumento de transformação social”.

5. Referência internacional. O Instituto Bola Pra Frente é reconhecido internacional-mente como referência na utilização do esporte para a promoção social, recebendo auto-ridades, estudantes, pesquisadores e gestores de diversos países, e tendo sido objeto de teses no Brasil e no exterior. Além disso, é citado como caso de sucesso em importantes publicações e relatórios sobre esporte educacional.

6. Projeto-chave de renomadas empresas e instituições internacionais. O Instituto foi escolhido como “projeto socioesportivo-chave” de empresas como a Nike, Nestlé e

Rede Globo, e de instituições mundialmente reconhecidas como a Laureus Sport, GIZ, Football For Hope e a streetfootballworld.

7. Impacto social comprovado.

8. Parcerias estratégicas e duradouras. O Bola Pra Frente se orgulha de manter par-cerias, que já duram anos, com grandes empresas como: Nike (9 anos), Nestlé (8 anos), Ambev (6 anos), dentre várias outras.

9. Sistema eficiente e transparente de gestão. O Bola Pra Frente possui um sistema de gestão eficiente e adequado às especificidades do terceiro setor, contemplando o rela-cionamento com todas as partes interessadas e ações como: auditoria financeira externa, feedback diário da equipe, relatórios periódicos, tecnologia da informação, comunicação atualizada por meio das mídias sociais, eventos específicos para os parceiros, dentre ou-tras. O Instituto também possui títulos de Utilidade Pública Federal, Estadual e Munici-pal, dentre outras certificações, sendo auditado anualmente por órgãos governamentais, como o Ministério da Justiça.

10. Projeto de legado social. O Instituto Bola Pra Frente idealizou e aprovou, pela Lei de Incentivo ao Esporte, o Centro de Capacitação Toque de Mestre, um projeto ousado de expansão da sua sede no Rio de Janeiro. O Toque de Mestre representará um verdadeiro legado social dos megaeventos esportivos, pois foi planejado para se tornar um centro mundial de pesquisa, inovação e capacitação em esporte para a transformação social. 11. Espaço de convivência reconhecido pela comunidade e que cumpre uma

impor-tante demanda por equipamentos de cultura e lazer, escassos na região.

(4)

12. Grande mobilizador de atletas, artistas, jornalistas e formadores de opinião. O Instituto Bola Pra Frente conquistou o apoio de grandes lendas do esporte, além de per-sonalidades importantes no cenário brasileiro e mundial. Conheça o nosso time social!

(5)

Como investir por meio das Leis de Incentivo à Cultura:

PROGRAMA ARTILHEIRO 2014

Informações Legais:

Tipo de Incentivo IR - Lei Federal de Incentivo à Cultura Legislação 8.313 , de 23 de dezembro de 1991 Órgão Responsável Ministério da Cultura

Objetivo do Benefício

Facultar às pessoas físicas ou jurídicas, tributadas com base no lucro real, a opção pela aplicação de parcelas do Imposto sobre a Renda, a título de doa-ções ou patrocínios, no apoio a projetos culturais.

Perfil do Incentivo

Pessoa jurídica – empresas tributadas pelo regime de lucro real podem dedu-zir até 4% do Imposto de Renda devido. Essa dedução independe da utilização de outros benefícios fiscais, ou seja, a empresa que já investe na Lei de Incenti-vo ao Esporte que permite a dedução de até 1% do imposto devido, pode, por exemplo, somar os percentuais das duas vias de incentivo, totalizando 5% de dedução do seu Imposto de Renda devido.

Pessoa física – pode deduzir até 6% do IR, e esse valor pode ser aplicado, em sua totalidade, na Lei de Incentivo à Cultura.

Informações Cadastrais:

Nome do Projeto Programa ARTilheiro Número do Processo/Projeto Pronac 1310273

Valor Aprovado R$ 1.640.921,56 Valor da Contrapartida

-Informações Gerais:

Objetivo

O Programa ARTilheiro tem como objetivo promover a prática cultural como ferramenta de afirmação e expressão de identidades e de inclusão social. Número de Beneficiários 400

Perfil do Público Beneficiário

Crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, moradores do Complexo do Muquiço, que estejam devidamente matriculados na rede pública de ensino.

Atividades Previstas

Cursos de iniciação à arte nos segmentos da dança, música, artesanato, circo, grafite e teatro, voltadas para crianças e adolescentes, e a realização de duas Exposições multimídia para o público em geral.

Local do Projeto

Instituto Bola Pra Frente – Guadalupe – Zona Norte do Rio de Janeiro

Fruição do Benefício Fiscal

(6)

Como Patrocinar

1ª Etapa: O patrocinador deve depositar o valor desejado para o patrocínio na conta bancária do projeto (aberta e supervisionada pelo MinC). Após o depó-sito, o Instituto Bola Pra Frente irá emitir um recibo e enviar ao patrocinador que servirá como comprovante para que a renúncia fiscal se efetue;

2ª Etapa: O ressarcimento do patrocínio feito virá no ano seguinte, na forma de restituição ou abatendo do valor do IR a pagar;

3ª Etapa: execução do projeto;

4ª Etapa: o Instituto Bola Pra Frente apresenta à empresa e ao Ministério da Cultura a prestação de contas dos recursos recebidos e o relatório final das atividades.

Benefícios para

Empresa Parceira

• A empresa parceira pode deduzir 100% do investimento no Instituto Bola Pra Frente do IR devido;

• Contribuição para o desenvolvimento de projetos sociais que visam à consolidação da cidadania e à transformação de comunidades em situação de vulnerabilidade social;

• Atuação da empresa cidadã na área de Responsabilidade Social, fun-damental ao fortalecimento de sua marca e ao reconhecimento de seus clien-tes;

• Processo de incentivo fiscal realizado sem burocracia;

• Participação e acompanhamento na utilização da verba retida pelo re-curso do imposto;

• Investimento social da empresa nas regiões onde atua ou de interesse

(7)

Venha fazer parte do nosso time!

DADOS: Instituto Bola Pra Frente

Razão Social: Centro Esportivo e Educacional Jorginho – Bola Pra Frente

CNPJ: 04.649.198/0001-90

Inscrição Municipal: 354.291-2

Data da fundação: 29/06/2000

Endereço: Avenida Sargento Isanor de Campos, 401 - Guadalupe - Rio de Janeiro/RJ

CEP:21670-220

CONTATO: Dayse Ribeiro

Tels.: 21 3018-5858 / 7891-9724 / 82*111327 | E-mail: dayse.ribeiro@bolaprafrente.org.br

www.bolaprafrente.org.br

Referências

Documentos relacionados

Ao longo deste trabalho, analisamos como os profissionais da Escola Estadual Normandia, localizada na cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, promovem seus processos

regras básicas de segurança” (ALEVATE, 2014, p. Os riscos aumentaram ainda mais com a expansão e dispersão geográfica observada no Enem, pois à medida que o exame

Para solucionar ou pelo menos minimizar a falta ou infrequência dos alunos dos anos finais inscritos no PME, essa proposta de intervenção pedagógica para o desenvolvimento

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

O petróleo existe na Terra há milhões de anos e, sob diferentes formas físicas, tem sido utilizado em diferentes aplicações desde que o homem existe. Pela sua importância, este

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

O setor de energia é muito explorado por Rifkin, que desenvolveu o tema numa obra específica de 2004, denominada The Hydrogen Economy (RIFKIN, 2004). Em nenhuma outra área