• Nenhum resultado encontrado

- \ ÊA-- Wa ' ** '''WíÈÊÈz- .y - ; :?: &, y.y:yy^;, '

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "- \ ÊA-- Wa ' ** '''WíÈÊÈz- .y - ; :?: &, y.y:yy^;, '"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

r.--:*.,» .iX*- 5jpwpgpni!'"d iHiwt-^w»*.^ ¦?*. " N*"

*wa»i

*• c^oy

W^li Sa

W^r&W Mídp^&m?

ÊA-- - \

Wa

¦ '•**

'''WíÈÊÈz-

,

•¦ .y ;¦¦¦:?:¦&, •- >¦ y.y:yy^;, '

<gP MZéi»®

ww^%^^^

lharãoBorUm°Mò$timentoCommumVisan*

o a Reducção dos Armamentos Internacionaes

Jfc»aB^^&ac^¦tg.r,^H^^^^^^^*^^^^.^^«^ luajf i)ih»IMMMMWM1

^mwwMm^^^m^

¦¦fe.

¦

* ¦«; MSr y* y^QSÊm. Director-Presidente

HORACIO DE CARVALHO JÚNIOR

Fundador: J. E. DÉfMACEDO SOARES

OCcl

Director-Thesoureiro J. B. MARTINS GUIMARÃES

Anno XI — Numero 2.984

Rio de Janeiro, Sexta-feirj8f'4' de Março de 1938

Praça Tiradentes n.° 77

Wt mW i <«8

V^ il I â O

Af"

gentino-Brasi leira

Declarações do deputado platino Raul Damonte

Taborda — Lamentada a morte prematura de

Ronald de Carvalho, que tanto trabalhou pelo

ideal da America unida

IH

w

MfJ

ill

iliÉÉlââ

Ha*-¦lfc'3

«iwv-M'.!

Terminantemente,

Toscanini não irá

á Salzburgo

SALZSURGO, 3 — A Socie-dade dos Festivaes de Salzbur-go recebeu do grande maestro Toscanini um telegramma in-formando que, definitivamente, não participará mais de qual-que:- festval.

Mais tarde, segundo informa-ção- prestada por circulos me-recedores de credito, a Socie-dade entrou em contacto com o maestro Stokowsky, indagan-do se o mesmo está preparaindagan-do para substituir Toscanini.

—-(U. P.)

Depois da farra

SAL DE FRUCTA ENO

*

A

mém na

esscas

pitai d

D

b

¦

esa

Cinema

Ha 50 an|os não se assitia inundação semelhante

-das em rios profundos - Os navios de guerra soGGorrem

mortos jáloram encontrados - Os astros do cinema insulados nos studios

Ruas

transforma-população - 45

AM

Os G-Men tem ordem de matar summariamente

LOS ANGELES,'*!,— (Infor-mações transmittidas para São Francisco por diaphone). — As maiores inundações"<j'iie a Cali

Protecção Pára

os Camponeses

|!»J.!S9.'.»..g..'.'...!'.ga!Wg

WW^m

mm

*- .-mm

tWwm

¦' mm

Mim

Ronald de Carvalho BUENOS AIRES, 3 O sr. i

Raul Damonte Taborda, candi-dato a deputado nacional do Radicalismo" pela capital federal, e que por motivos politicos este-ve" exilado no Rio de Janeiro, durante dois annos, declarou hoje á United Press: "Sou um grande amigo do Brasil, que considero a minha segunda pa-tria Conheci as suas

persona-Fala o sr, Cordell

sobre a Liga

Nações

Ame-11

lidades politicas e uníversita-rias, as quaes me demonstraram a fidalga hospitalidade do Bra-sil, com cujo povo tão irmana-dos nos sentimos, os

argenti-(Conclue na 12* pagina)

PARIS, 3 (United Pressa — Os delegados dos gmpos parla-mentares socialistas e commu-nistas, etn reunião realizada esta tarde, resolveram propor a urgente approvação de uma lei estendendo os favores cto Co-digo do Trabalho aos trabalha-dores agrícolas, em consequen-cia da repetida remoção do próprio código, por parte do Senado, do artigo relativo áquelles trabalhadores.

Os grupos da esquerda a principio propuzeram que o sr. Camille Chautemps desafiasse o Senado promulgando um de-creto para. amparar os traba-lhadores agrícolas com os be-neficios do código." O sr. Chau-temps, comtudo, declarou que isso era impossível em vista da importância da medida, e sug-geriu que a mesma seja dis-cutida separadamente na pro-xima semana; conforme já foi proposto pelo senador Dor-maff.

Foi tomada, então, a deilbe-ração "de se promover a passa-gem de uma lei, corti a estipu-lação de que o texto seja im-mediatamente redigido pela commissão do Trabalho da Ca-mara e logo apresentado á dis-cussão.

A proposta original da Ca-mara estipulava que os bene-ficios do Código do Trabalho, inclusive a escala progressiva 'de salários, seriam applicados

Sr. Camille Chautemps a todos os trabalhadores agri-colas de estabelecimentos que empregam tres ou mais ho-mens.

O Senado removeu o respe-ctivo artigo, indicando a sua bôa vontade de discutir a me-dida em separado, posterior-mente.

fornia viu em 5o annos come-curam a diminuir. A inundação resultou de pesados aguaceiros durante % horas, roubou pelo menos 45 vidas, causou damnos avaliados cru mais de 25.IHIÜ.0Ü0 de dollares, deixou ao relento 8.500 pessoas e virtualmente isolou a região de Los Angeles. A avenida Bcira-Rio de Los Angeles ainda hoje se acha co-berta por um lençol dágua de seis pollegadas.

Continuam os aguaceiros mas espera-se que amanhã serão tnc-nos violentos.

A região de SanfAima, tal como a de Los Angeles, foi transformada em uma torrente, tendo ficado isoladas dezenas de communidades. Numerosas pontes foram carregadas pelas enxurradas.

Excepçâo feita a uma única linha de telegrapho, todas as demais cottiliiuhicações da cida-de foram cortadas.

A companhia telephonica de-clarou que o restabelecimento de seus serviços, exigirá pelo

ft^euçs-tSi-hóra^' de trabalhoso

ri&m$W:ó príficipal melo -cie communicação com o mundo exterior.

As linhas ferroviárias e de omnibus foram completamente interrompidas. O serviço aéreo foi retardado.

Acham-se inundados milhares de acres de terreno. As* ruas e estradas da região estão cober-tas de um espesso lençol dágua ou de terra de barreiras que correram, destruindo numerosas casas.

A Cruz Vermelha annunciou que está cuidando de oito a dez mil refugiados cuja situação se "tornava cada vez mais alar-mante".

Os peritos opinaram que a si-tuação melhoraria e por volta das sete horas da manhã de

os saqueadores das residências abandonadas

Ida Luplno, a graciosa "estr ella?, numa canoa que

deixou © studio hoje, quando, segundo se

espe-rava, o nível das águas baixaria. Os aguaceiros desmentiram a previsão do bureau meteorolo-gleo, o qual annur-iiu que na região cairiam ligeiros chovis-cos.

JAk

H &&

ÜP%

BB *SíffiSW ^^PsS OS ESTADOS UNIDOS SE ABSTÊM DE JULGAR Sr, Cordell Hull WASHINGTON. 3 -- O sr. Cordell Hull, durante a entra** vista collectiva á imprensa, de-clarou que os Estados Unidos sc abstêm de julgar e commcntar r, plano da Colômbia e de Sao Domingos de fundar uma Liga das Nações Americanas cmquali-fo o texto do projecto não fõr recebido oela junta directiva da União Pan Americana. Disse .^>*e durante a Conferência da Pc"- ria Buenos Aires foi apre-... •-, ,.*-1 nroiecto

semelhan-WASHINGTON, 3 — Não ob-staiite a rigorosa reserva man-tida pelas autoridades navaes, soube-se hoje em circulos alta-mente autorizados que já foram desenhados os planos do proje-ctado couraçado americano de 43.200 toneladas e de outro de 45.000 toneladas, os quaes pro-vavelmente carregarão artilha-ria de 18 pollegadas.

Acredita-se geralmente que os Estados Unidos continuarão a desenvolver o programma de construcções de super-dread-noughts, visando finalmente realizar os planos de defesa na-cional reconnnendados pelo pre-sidente Roosevelt ao Congresso. Segundo informações obtidas em circulos usualmente bem in-formados, os programmas dc construcções navaes da Grã Bretanha e dos Estados Unidos serão exe.-rtados parallelamen-te, mas frisa-se nos mesmos cir-culos que isso de maneira nen-huma significa que exista um accórdo especial entr*. Londres e Washington a respeito do problema naval. Consta que as numerosas experiências realiza-das com modelos em miniatura, demonstraram a praticabiiidade dos projectados super-dread-nough.s.

{ Relativamente aos planos de I augmento em larga escala (ii j tonelagem dos couraçados, sa-! be-se que o governo tem tam-i bem planos para elevar o po-der destruidor dos canhões. Al-to íunecionario do Ministério da Marinha declarou a um re-dactor da Unitec Press: "Os 'navios projectados poderão prestar inestimáveis serviços ao paiz. Os dois couraçados que construímos aetualmente deslo-carão 35.000 toneladas. Entre-tanto, os dois dreadnoughts compreendidos no orçamento de 1939 terão provavelmente mais de 40.000 toneladas"

Approvado o grande plano de construcções navaes norte-americano - 46

potentissimos navios de guerra augmentarão a já formidável frota yankee

- Tres milhões por um dirigivel - Uma esquadra para o Atlântico e outra

para o PaciíiGo - Desenhados os super-dreadnoughts de 45.000 toneladas

A INGLATERRA AD0PTARA' IDÊNTICO PROGRAMMA

A' maior força destruidora dentro de Los Angeles r."o-priainente dita foi o rio. Úsu-almènte secco, o rio encheu e transbordou quando para elle affluiram as águas das regiões mais elevadas.

A, maior parte das ruas da cidade ficaram submersas e nos bairros residenciacs — em nivel inferior ao das barragens con-tra inundações — o perigr é ex-fcraordinariamente grande, ra-zão por que alguns quarteirões Já foram evacuados.

Os caminhões do exercito postos em serviço transportam cobertores para os centros de

(Conclue na 121 pagina)

Em preparativos

para um ttrai

!

"raid"

O almirante Claude C. Bloch. novo eommandante »ui chefe ia Anuída norte - americana aperta a mão ao seu antecessor.. almirante Arthur J. Hepburn A cerimonia verificou-se a

oordo .Io "Penusvlvania". em São Pedro dois couraçados, cuja constru- 35.000 toneladas, mas diversos

] questões da defesa nacional parlamentares que se interes- acreditam que o sr. Roosevelt sam constantemente pelos pro- | ordenará que esses vasos de blemas poL.icos externos e nas guerra sejam os primeiros de

uma nova serie de super-dread-noughts americanos.

Acredita-se nos circulos di-plomaticos que a recente nota do governo dos Estados Unidos ao do Jopão, sobre seus planos navaes, obriga este paiz a con-struir couraçados maiores. A Inglaterra segundo; se espera adoptará o mesmo programma dos Estados Unidos. — (U. P.). APPROVADO O PROGRAMMA

NAVAL

WASHINGTON, 3 — A Com-missão dos Negócios Navaes da Câmara dos Representantes ap-provou por vinte votos contra tres um parecer autorizando a construcção de quarenta e seis navios de guerra, cqmpreenden-do cqmpreenden-dois navios porta-aviões e tres super-dreadnoúghts, assim como vinte e dois navios auxi-llares e 950 aeroplanos, com os quaes a marinha poderá dispor de tres mil apparelhos de com-bate.

A Commissão approvou tam-bem a emenda apresentada pelo deputado Vlnson, dii|orminandü o estabelecimento de froias no Atlântico e no Pacifico.

cção o presidente Roosevelt re-commendou no decurso do anno Indica-se officialmente que os de 1938. rãa deslooarão mais de

PARTTRAM PARA NEW VORK OS TRIPULANTES DO

"LIEÜ.T-ENANT DE VAISSEAU PARIS" »

"' ;'. .'¦V."*.-.V:V:':':.v:¦¦--.'"">*.' ;'. ¦-''--¦- W.W$ ^¦'"—¦¦•'¦;- ••-¦•¦'---¦ ¦^-¦¦-. ¦¦*.-- "í-wflüial

l'oi egualmente adoptada a emenda qu. autoriza a constru-cção de um dirigivel cm subs-tituição do "Los Angck-s". or-çado em tres milhões de dolla-res. — (U. P.).

Henry Guillaumet HAVRE, 3 (Transoceanl — A bordo do super-transatlanti-co "Queen Mary" seguiram pa-ra Nova York, com o fim de organizar o vôo de experien-cia dc gigantesco avião "Lieu-tenant Vaisseau Paris", os fa-mosos aviadores francezes Hen-ry Guillaumet, piloto do Atlan-tico Sul e Michel Detroyat, um dos maiores acrobatas da Fran-ça, que oecupa aetualmente o cargo de inspector geral das industrias de aviação naciona-llzadas.

(2)

¦'»-w.ry^*mmm»**mm»ymm^^^mmwm ;: wmu mmmmmjmmmm mwmw

NOTICIARI0

DIÁRIO CARIOCA — Sexta-íeíra, 4 de Março fe 193S

NOTICIÁRIO

Em

A historia -monetária do Bra-Sil é longa, crivada de inciden-tes, predominando nella a des-continuidade e insegurança de orientação, que nem a mudan-ça dos regimes politicos conse-guiu firmar com a convicção e a clarividencía conhecidas em outros paizes.

Explica-se o facto pela caren-cia duma elite preparada em negócios financeiros, pois a que possuíamos era originaria dc fontes diversas, mas propensa ás aventuras genéricas ou ás lides especulativas das artes c rias letras, que lio commercio e á industria.

A agricultura só frondou no Brasil, graças Ho esforço escra-vo e á exuberância do solo. A grande maioria da população vivia das explorações cxtracfci-vas, da caça ao ouro e ás rique-zas mineraes. das guerrilhas e do varejo. Salvo a canna do as-sucar, o tabaco, o pão Brasil, e depois o ouro. até o século XVII, não conhecemos outras fontes de riqueza. O primeiro movimento operado no Brasil, para sé ter moeda própria, foi dado pelo Senado da Câmara da Bahia quando solicitou, mercê a D. Pedro II de Portugal, instai-lasse uma casa de moeda pro-vlsoria, em (]Ue lavrassem moe-das provinciaes, que tivessem tento menor valor intrínseco, quanto bastasse para sc lhes não achar conta em as trans-portar e fundir. Esta supplicu, embora, combatida por muitos conselheiros do Reino, deu em resultado a lei de 8 de março de 1694, que mandou criar uni-camente na Bahia uma casa de moeda que funccionarla apenas durante o tempo necessário pa-ra o fim pedido.

Embora a Casa da Moeda ti-vesse sido criada provisória-tnenfe e para funecionar na Ba-hia, pediram e obtiveram os flu-mliienses que ella fosse trans-ferida para o Rio de Janeiro, encetando aqui os seus traba-lhos em março dé 1699. Ainda no anno seguinte (1700), pas-sou-se a referida casa para a Capitania de Pernambuco, onde continuou a funecionar até fins de 1702, quando fora, de novO, transferida para o Rio de Ja-neiro, e aqui estabelecida, hão

Í&%08 ^ Is^s-íl BHff^6»l

mais provisória, mas, já então, com o caracter de permanência

As casas de moeda proviso-rias cunharam em ouro 72*2:8229640,; em prata

1.563:086$S40,' a saber: a da Ba-hia —¦ 102:070Ç0OO em ouro; 818:95*25140 em prata; a do Rio tle Janeiro— 618:(i41$640 em ouro: 255:649$940 em prata; a de Pernambuco — 8:'08$ em ouro e 188:"i63?260 em prata. Em 1714 foi criada outra casa dt-moeda permanente na cidade da Bahia e em 1725 começou a fun-ceionar mais uma casa de moe-da na Capitania de Minas Ge-raes, que funccionou apenas du-rante dez annos.

Na cunhagem de moedas para circular no Brasil, os actos re-•dos determinavam coisas as mais disparatadas. No anno de 1715 — por exemplo — se man-dou cunhar em Portugal, para circular no Brasil novo cobre com os valores de 20, 10 e 5 réis, o qual começou, com effeito, a circular neste, paiz desde o anno seguinte.

A carta regia dè 16 de feve-reiro de 1716 — tratando da es-pede, determina — "dos 14 bar-ris da moeda reméttidos na frota, doze são para o Bio dc Janeiro e dois para Santos, e o valor dessa remessa'voltará eni ouro na mesma frota..."

A Coroa PortU''ucza, portan-to, mandava para a Colônia moedas de cobre com valores duplos da«iuelles com que cor-riam em Portugal, — e exigia, além disso, que o seu importe voltasse em ouro ao Reino.

Havia mais — as moedas va-riavam dè valor, conforme a região rio Brasil em que circu-lasse. Assim é que em 1722, fi-zernm-se ainda em Portugal para circular, só em Minas Ge» raes, moedas de 40 e 20 rêir», supprimindo-se nessa região as moedas de 10 e 5 réis.

Esse pandemônio monetário do Brasil Colônia tão bem ex-posto por André Cavalcanti ti-nha que affectar em suas orl-gens todo o systema que ainda iioje soffre as conseqüências das fluctuações profundas e fre-quentes, devido a falta de ro-hustez de sua estrueturaçáo.

GIL AMORA

is ^^tW il I ^bb

d

%SBW ^S*t^ I ^& %sà\ 4«# - .-"'

onsignâçoes

OS i lünCCiOnâr.O*

COS

Como IIgod redigido o importante ado ansiosamente esperado pelos servidores da Nação

O decreto regulando as con-signações em folha do funecio-nalismo civil da Republica, hontem assignado pelo presi-dente da Republica, foi assim redigido:

O PRESIDENTE DA REPU-BLICA:

uzando da attribuição que lhe confere o artigo 180, da Cons-tituição e tendo em vista di-versas suggestões que lhe fo-ram apresentadas pelos inte-ressados, ouvidos o Ministério da Fazenda e o Conselho fede-ral do Serviço Publico Civil e,

considerando que é dever precipuo do Estado proteger a todos os cidadãos, principal-mente os que se encontram a seu serviço;

considerando que a prática tem demonstrado ser ihconve-niente para os servidores, ina-tivos e pensionistas civis da União, o regime das consigna-ções em folha de pagamento, regulado pelo decreto n. 21.576,

querimento do ingressado, fa- \ zendo-se a conseqüente deduc-ção no que tiver de ser pago ao conslgnatario.

Art. .7." —- O Serviço de Pes-soai organizará e entregara aos consignatarios ¦:

— annualmente, a lista analytica dos descontos que a seu favor se. fizerem em cada folha;

II — menscalmente, a segun-da via segun-da relação segun-das altera-ções d<3s descontos que deve acompanhar cada folha de pa-gamento, como elemento elu-cidativo das importâncias que lhe forem pagas;

Art. .8» — E' vedado, aos fun-ccioiiarios e.. fextranümcrarios que tiverem exercicio nos Ser-viços de Pessoal:

— Prestar esclarecimentos extra processos sobre a matéria relativa a consignações ein fo-lha, quando isso não seja deter-minado pelas suas attribulções officiaes de informante;

II — Prestar serviços,-mesmo fora das horas de expediente, aos de 27 de junho de 193:

considerando que haJdnstitu- i ajnda que gratuitamente, tos officiaes que podem ofíe- j consignatarios.

Art. 9U — E' vedado aos con

0

imstro

uoquio aos Reis

Dependências da Justiça

Âmphiioquio dos Rei

Almirante

Percorre as

Militar

Providencias que urgem ser tomadas pelas

au-toridades das classes armadas

mmammiwmwmÈmiÊfm*.'"ü-.ü.'.'¦'' .:-*:::::;'''... '"." *"""""""¦"""'

¦ ¦ i

a

os

ifos

armasn-ontisfa

O edifício do S. T. M», em cujo andar térreo funecionam as auditorias de guerra

O ministro almirante Amphi-lornjlo dos Reis, que está no exercicio da presidência do Su-píèmo Tribunal Militar, duran-te o periodo de ferias forenses, esteve hontem percorrendo, não sè o edifício daquella alta Côr-te de Justiça Militar, como tam-bem as dependências das Audi-torias de Guerra, fazendo-se acompanhar do secretario do Tribunal, dr. Sylvio Motta.

O novel ministro, que oecupa a vaga do seu collega Pedro de Frontin. aposentado compulso-riamente, não pode ter ficado bem impressionado pelo que vio e observou, porque realmente o estado antiquado e deffkiente do seu mobiliário e o aspecto geral das dependências do edi-ficlo em que estão installadas, exigem promptos reparos e sub-riituieão para que fiquem ao nivel do meio respeitável cons-tituido pelas forças de terra e mar. E' de esperar, portanto, que esse illustre militar, que prestou á Marinha de Guerra os mais assignalados serviços, em-bôra em caracter transitório na presidência, exponha e collabo-re com o seu suhstituto legal no v-entido de dotar o Supremo Tribunal Militar e as reparti-ções nue lhe são dependentes do conforto e recursos

indispensa-veis ÇOS,

DECLARAÇÕES DO SR. COR-DELL 1IULL SOBRE A ORIEN-TAÇAO DO GOVERTO

AMERI-CANO

WASHINGTON, 3 — O sr. Cordell Ilull reiterou que os Es-tados Unidos estão dispostos a juntar-se num movimento com-muni que tenha por fim a re-ducçáo de armamentos, mas que pretendem continuar realizando um programma de defesa nacio-nal adequado, em vista do des-assocego mundial. Passando em revista a politica seguida nos últimos cinco annos, disse o sr. Hull que havia exigido que fos-sem respeitados os direitos dos subditos dos Estados Unidos no estrangeiro e que fosse conti-nuada a politica de boa vizi-nhança. Finalizando, annunciou aos representantes da impren-sa que a politica de commercio recioroco seria tentada, num es-á boa marcha dou

sorvi-recer aos servidores, aos inati-vos e pensionistas civis da União, recursos em condições mais favoráveis;

considerando que entre os inconvenientes do regime em vigor está o de. permittir-se que o servidor publico soffra, per-manentemente, uma redução de proventos superior ao que de-veria constituir sua reserva eco-nomica,

DECRETA:

Art. .1" — A partir da data da vigência da presente lei, além do que fôr- devido por qualquer dos títulos indicados no artigo 3-, só serão averba-das novas consignações, para desconto em folha de.pagamen-to dos funccionarlos públicos civis, do pessoal extranumera-rio, dos inativos e dos penslo-nistas civis da União, em favor do Instituto Nacional de Pre-videncia, caixas econômicas fe-deraes e caixas officiaes de 1 aposentadoria e pensões.

Paragrapho unico — As trans-acções das caixas officiaes de aposentadoria e pensões só po-derão ser averbadas quando rea-lizadas com os seus contribuiu-tes.

Art. 2o — As consignações a que sc refere o artigo anterior ficam adstrictas aos seguintes fins:

— Fiança ou caução: ai — para garantia do exer-ciclo do próprio cargo ou fun-cção;

b) — para garantia de alu-guel de casa de residência do consignante, comprovada com o contrato de locação.

II — Àcquisição de casa ou terreno.

III — Juros e amortizações de empréstimos em dinheiro.

Paragrapho unico — Chamar-se-ão descontos autorizados os que se fizerem em virtude das consignações previstas neste ar-tiga.

Art. 3" — Descontar-sc-ão, ainda, em folha de pagamento: — Quantias devidas á Fa-zenda Nacional;

II — Contribuições para mon-tepio, pensão ou aposentadoria, desde aue sejam para institui-ções officiaes;

III — Contribuições fixadas em lei á favor da Fazenda Na-cional;

IV — Quota de subsistência de cônjuge ou filhos, determl-nada em sentença judiciaria.

Paragrapho unico — Chamar-se-ão descontos obrigatórios os que estão enumerados neste artigo.

Art. 4o — A somma dos des-contos autorizados, previstos no artigo 2°, com a dos descontos obrigatórios enumerados no ar-tigo 3o, não poderá exceder de trinta por cento dos vencimen-tos, salário ou pensão do consi-gnante.

Paragrapho unico — Esse -1-mite poderá ser elevado até cin-coanta por cento, somente quan-do a consignação se destinar ao pagamento da amortização e juros relativos aos contratos pa-ra àcquisição de casa ou de ter-reno.

Art. 5" — Quando, por qual-quer eventualidade, a Importan-cia a que o consignante tiver feito jús, pela sua freqüência, não comportar todos os descon-tos dentro dos limites fixados na presente lei, os descontos obrigatórios serf.o preferente-mente effectuados.

Art. 6o — Nenhum desconto poderá ser effectuado em folha de pagamento sem que a respe-ctiva consignação tenha sido previamente averbada na ficha financeira individual.

§ i.o — os descontos autori-zados serão suspensos pela Se-cção de Controle do Serviço de Pessoal:

a) — independente de qual-quer communicação, quando se realizar a ultima prestação exi-gida para a liquidação do con* trato averbado;

b) — mediante communica-ção do consignataro, quando houver antecipação na liquida-ção dos compromissos;

c) — por solicitação do con-signante, mediante provas de quitação, quando não tenha ha-vido a communicação de que trata a al''ne: anterior.

5 2." — Verificada a impro-cedencia de qualouer desconto. a sua restituição será íeit; na forço para estabilizar as condi

ções econômicas do mundo, —I folha de pagamento oo n\e", (U p) * inimedisto, indeoendente ds

r.e-signatários contribuírem, dire-cta ou indirectamente, com qualquer importância para os serviços relativos a consigna-ções.

Art. IO" — O processamento das averbações será leito com observância rigorosa da ordem chronologica ,de recebimento dos contratos nos Serviços .de Pessoal, sendo terminanteinente proibida a interferência de ter-ceiros, inclusive de procurado-res.

Art. 11°. — Quando o paga-mento dos vencipaga-mentos ou do salário for efie-tuado na loca-lidade do exercicio do serven-tuarió, não lhe será admittido estabelecer procurador, salvo ern caso de moléstia comprovada por attestado medico, com a firma reconhecida, sendo a pro-curação expressamente restri-cta ao periodo da moléstia.

§ 1» _ Provar-se-á a enfer-midade com a apresentação, ao pagador, do attestado medico, visado pelo chefe de serviço a quem o serventuário estiver subordinado.

§ 2" — O procurador não po-dera ser, mesmo para o recebi-monto de pensões, funccionario, extraúumeuaiíjiò'. ou inaçtivo, sal-vo. sé-'o''fintereSsado fôr parente" até o segundo gráo. •'

Art; 12°'"¦—'' Ao consignante' cabe o direito de antecipar à liquidação dos contratos, íican-do isento íican-dos juros relativos ao periodo antecipado.

Art. 13.° — O prazo máximo para a liquidação dos contra-tos relativos a empréstimos em dinheiro será de quarenta e oi-to mezes e os juros máximos, cobraveis somente sobre o sal-do devesal-dor, não poderão exce-der de doze por cento ao anno. restringlndo-se tambem a esse limite os juros' dos contratos a que se refere o inciso II do ar-tigo 2.°. ¦

Art. 14.° — No caso de falle-cimento do consignante, fica automaticamente extineta a di-vida com o desconto realizado no mez anterior ao do óbito.

Art. 15." —- Os funecionarios e extranumerarios que infrin-girem as disposições da presen-te lei ficarão sujeitos ás penas de suspensão por trinta até no-venta dias e de demissão ou dispensa.

Art. 16.° — Até liquidação final, as repartições federaes continuarão a descontar em folha de pagamento as impor-tancias já consignadas e aver-badas, correspondentes a con-tratos bi-lateraes, celebrados na forma do decreto n. 21.576, de 27 de iunho de 1932, ficando, entretanto, desde já o saldo de-vedor do capital emprestado sujeito apenas aos juros de do-ze por cento ao anno sobre a importância realmente devida.

§ l.u — Dentro de trinta dias contados da data da publica-ção desta lei os actuaes consi-gnatarios apresentarão ás re-partições averbadoras a conta corrente de cada consignante, relativa a empréstimos • em di-nheiro, feitos na vigência do decreto n. 21-576, de 27 de ju-nho de 1932, discriminando :

a) — a data do' inicio e da terminação do contrato:

b) — a importância total con-signada;

c) — a importância a ser des-contada mensalmente;

d) — o saldo devedor do ca-pitai emprestado.

§ 2." — Os dados constantes da conta corrente de que trata o paragrapho anterior serão co-tejados, pelo Serviço de Pes-soai, com a segunda via do res-pectivo contrato.

§ 3.° — Nenhum desconto se-rá feito a favor dos actuaes consignatarios, desde que estes não satisfaçam a exigência constante deste artigo.

I 4o — Conhecido o saldo de-vedor do capital emprestado, será elle levado a debito na fo-lha de pagamento do consignan-to e na respectiva ficha finan-ceira individual.

§ 5o — Não se admittirão re-formas dos contratos compreen-didos neste artigo, quando os consignatarios não forem as entidades ennumeradas no ar-tigo 1°.

5 6o — O Instituto Nacional de Providencia, as caixas eco-nomicas federaes e as caixas of-ficlaes de pensões e aposenta-doria darão preferencia ás pro-postas que visem a quitação dos contratos celebrados com as

artigo 1", e tuindo, para

fôrma a ser respeitada a ordem chronologica de entrada dos pe-d ipe-dos pe-de empréstimo.

§ 7o — O Instituto Nacional de Previdência, as caixas eco-nomicas federaes e as caixas of-ficiaes de aposentadoria e pen-soes darão, egualmente, prefe-renda ás propostas que visem ajustar ás disposições desta lei os contratos em que foram par-tes e que já tcuham sido aver bados.

5 8" — Ficam cancelladas e consideradas de nenhum effei-to effei-todas as averbações relativas a desconto em folha de paga-mento, correspondentes a meu-salidades, contribuições, assigna-tuvas e outras consignações que não sejam as deste artigo, me» -mo que se trate de repartição publica. ...''.

Art. 17" — Os actuaes consi-gnatarios ficam obrigados a restituir os depósitos de tercei-ros, á medida que forem rece-bendo as importâncias relativas às consignações, deduzindo des-tas, apenas, os quantitativos pa-ra as despesas indispensáveis

desde já averbados instl- ao seu funecionamento, desd> Isso, um registo, Je que não se trate de organiza ção bancaria que explore ou-iras actividades e esteja sujei-ta á fiscalização sobre bancos e estabelecimentos congêneres.

Paragrapho unlco — A infra-cção do que dispõe o presente arligo acarretará o immediato e definitivo caiicellamento das consignações averbadas, sem prejuízo de outras saneções que forem cabíveis, em face da lc-gislação em vigor.

Art. 18° — Nos casos de li-quidação antecipada de empres-timos, os consignatarios ficarão obrigados a deduzir do saldo devedor as prestações descon-fadas, mas ainda não recebidas, desde que lhes seja feita a pro-va desses descontos, mediante memorandum do Serviço de Pessoal.

Art. 19° — E' terminantemen-te prohibido fazer deducçóes de qualquer natureza no liquido aecusado nos contratos de èm-prestimo, bem como retardar o pagamento por mais de cinco dias, após averbada a consigna-ção.

Art. 20" — Nas Caixas Eco-nomicas annexas ás Delegacias

Fiscaes do Tliesouro Nacional, serão criadas carteiras de ém-prestimos, mediante consigna-ção em folha de pagamento, de-vendo, para esse fim, ser revis-to immediatamente, o actual re-gulamento e ficando as ópera-ções sujeitas a todas as exigeu-cias desta lei.

Art. 21° — A partir da data da presente lei não mais se ap-plicarão aos funccionarlos pu-' blicos civis, ao pessoal extranu-merarlo, aos inactivos e pen-sionistas civis da União as dis-posições do decreto n. 21.576, de 27 de junho dc 1982.

Art. 22° — A' medida que se-forem installando, os Serviços de Pessoal se incumbirão da execução e fiscalização desta lei. Art." 23° — A presente lei en-trará em vigor na data. da sua publicação e será transmittida-telegraphiiramente, por interme-dio do Ministério da Fazenda, a todas as Delegacias Fiscaes do Thesouro Nacional nos Estados. Art. 24° — Revogam-se as. disposições em contrario.

Rio de Janeiro, 3 de março de 1938, 117° da Independei,-:.'» e 50" da Republica. —- (a.) Ge-túlio Vargas.

M

W W0 WrW W$ ^§0 WW «*#^

Poi

W? W@ W& ^S& W?w

ADIADA PARA HOJE A POSSE DO NOVO INTERVENTOR GAÚCHO

-CHEGA ESTA TARDE AO RIO 0 MINISTRO WALDEMAR FALCÃO ~~

REGRESSOU HONTEM A S. PAULO 0 SR. CARDOSO DE MELLO NETTO

— COMO FICOU CONSTITUÍDO 0 SECRETARIADO RIOGRANDENSE

Regressa hoje de sua excur-sâo ao Ceará o ministro Wal-demar Falcão. O titular da pas-ta do Trabalho viaja em avião da Condor, sendo esperado ás 15 horas.

O ft *

Toma posse hoje em Porto Alegre o coronel Oswaido Cor-deiro de Faria, novo interven-tor no. Rio Grande do Sul, o qual recebeu do presidente Ge-túlio Vargas o seguinte tele-gramma:

"Conferindo-lhe a alta invés-tidura por motivos imperiosos do interesse publico, estou corto de qúe -Súa «intelllgencia e pa-triotismo encontrarão-mais uma vez oppcrj-.nidade de servir ao Rio GraritTe".

Agradecendo a nomeação, o coronel Cordeiro de Faria tele-graphou ao presidente Getulio Vargas, nos seguintes termos:

"Pode v. ex. ficar certo de que não medirei esforços nem i sacrift:ios para bem desempe- j nliar-mc no alto posto e da no-bre missão que me foi confia-da pelo Governo Federal".

* *

-O sr. Cardoso de Mello Net-to que se achava ha dias nesta capital, hontem, pela manhã, recebeu, no Hotel Gloria, a vi-sita de grande numero de pes-soas, entre as quaes o sr. João Simplicio, presidente da Caixa Econômica. Saindo, o inter-ventor paulista esteve nos mi-nisterios da Agricultura, Mari-nha e Educação, agradecendo os cumprimentos que os ti tu-lares daquellas pastas lhes mandaram e despedindo-se por ter de deixar hoje o Rio. De-pois de almoçar com o ministro Souza Costa, no Copacabana Palace, o sr. Cardoso de Mello Netto dirigiu-se para o

aero-porto, embarcando, em compa-nhia do chefe da sua Casa Ml-litar, para S. Paulo, num avião da Vasp. Ao seu bota-fóra, compareceram altas autorida-des, amigos e admiradores.

• • o '

O novo secretario geral da interventoria gaúcha é o sr. Ibanez Verney.

«i • *

De Baturité, no Ceará, rece-beu o presidente da Republica, o seguinte telegramma do sr. ministro do Trabalho:

"Baturité, 1 — De minha ci-dade natal quero enviar ao meu eminente amigo as vibra-ções com que aqui, como em todo o Ceara é acclamado seu nome benemérito. Causa ex-cellente impressão a maneira expressiva e eloqüente como meu Estado se apresenta per-feitamenbe integrado no espi-rito de novo regime, sob a ad-miftistração profícua do meu prezado amigo interventor Me-nezes Pirhehtel. Classes tra-balhistas sempre aqui na sua inquebrantavel e consciente es-tima á pessoa do preclaro che-fe da Nação, enaltecendo a obra e legislação social de seu governo. Regressarei de avião na quarta-feira. Cordialmente.

— Waldemar' Falcão". * * *

Sob a presidência do minis-tro da Fazenda, reúnem-se na próxima segunda-feira, nesta capital, os secretários da Fa-zenda de todos os Estados.

'-*•• '¦% ••* '•

PORTO ALEGRE 3 — A no-meação do coronel Cordeiro de Faria para interventor federal deste Estado foi muito bem re-cebida por todas as classes so-ciaes sul riograndenses. — (A. N.).

» c ?

PORTO ALEGRE, 3 — O se-cretavlado, com o novo governo continuará Inalterável. Na che-fia da Policia não ficará o ea-pitão José Costa Monteiro,

sen-Í^í^^^^^^^^r^S

Ministro Waldemar Fnkão pitão Aurélio Py, actual chefe de Policia Militar. Na Brigada permanecerá o coronel Agenor Barcellos Feio. 0-secretario du

Interventoria será o sr. Ibanes Verney, ex-secretario do sr Joáo-Alberto no governo de Sãó Pàu-lo. Na Procuradoria Geral do Estado continuará o sr. Conra-do Wagner, recentemente uo-meado. Como prefeito desta capital continuará o sr. Lourei-ro Silva, o qual reassumirá a prefeitura na segunda-feira. — (A. N.).

• • »

Esteve, hontem, no gabinete do ministro da Justiça, em' longa conferência com o sr.

-Francisco Campos, o capitão. Punaro Bley interventor no Estado do Espirito Santo.

FORTALEZA, 3 (Agencia Na-cional) — O banquete que as classes conservadoras «ionser-vadoras offereceram, na noite de hontem ao ministro Walde-mar Falcão, s. excia. foi sau-dado pelo sr. Pedro Riquet, em nome da Federação e pelo sr. Torres Mello, em nome do Syn-dicato de Lojistas. Eem segui-da, o ministro proferiu suges-tiva oração, brindando, por fim a Federação. O sr. Eurico Monte, presidente da Associa-ção Commercial encerrou os-discursos, erguendo o brinde' de honra ao presidente Getulio' Vargas. .

Vae ter andamento o

processo do Tte.

Wil-son Baeta de Faria

TJeu entrada hontem, na Au-rlitoria rio Departamento «lo Pensou] do Exercito, depoln de cumpridas varias diliprenciau anteriormente determinadas pe-lo respectivo Conselho de Jus-tiça, o processo a que respon'-1 de o 2" tenente de administra-i ção Wadministra-ilson Baeta de Faradministra-ia, do Deposito Central do Material Veterinário. Hoje, será sortea-do naquelía Auditoria um novo juiz para substituir o capitão Suzano Tíozauro de Araújo, que não pôde funecionar nesse processo por motivo de serviço inadiável.

Recebida a denuncia

contra um militar

Foi recebida hontem, na V Auditoria da lo Regjao Militar a, denuncia offerecida pelo pro-motor Fernando Morcrira Gui-niarfies contra o sorteado . Ma-rio da Silva Braga, por ter ne utilizado de um certificado fal-*>o de reservista.

Designado pelo

minis-tro da Agricultura para

percorrer o interior do

Maranhão e Piauhy

O sr. Fernando Costa, minis-tro da Agricultura, designou o sr. João Mauricio de Medeiros, director do Serviço de Plantas Têxteis, para percorrer o inte-rior do Maranhão e Piauhy afim d eahi escolher local para instai lação de diversos serviços de plantas têxteis.

Classificação

commer-ciai do algodão

Tendo o ministro da Agri-cultura approvado o regula-mento do Curso Official «Ie Classificação Commercial do Algodão, a ser iniciado este mez, estão sendo chamados pela Directoria de Plantas Tex-teis todos os interessados que requereram inscripção no allu-dido curso afim de regularizar a matricula. Dos 116 cândida-tos inscripcândida-tos apenas 'M serão contemplados nesse curso.

Vão ser entregues, os

prêmios do baile de ga*

Ia do Municipal

entidades não ennumeradas no do para o cargo convidado o

ca-Sabbado, no Theatro Munici-pai, serão entregues os prêmios obtidos pela senhorinha Heloi-sa Helena, sras. Gilda de Abreu, Elvira Kross, Gianninl. e o sr. Marcos de Mendonça. Para essa círimonia foram convidadas rs altas autoridades municipaes,

membros da romirdssão julga- tados assumpt-s" que 7í^em dora e jornalistas. O acto terá peito com a naste rià

inicio as 15 horas.

ccão daquelle l^adó '

No gabinete do

minis-tro da Agricultura o

interventor em S. Paulo

F.etribuindo a visita que lhe ¦ fizera hontem o ministro da -Agricultura, esteve no gabine-te dc s. ex. o sr. Cardoso de Mello Netto. Estando ausente o titular da pasta, sr. Fornan--do Costa, o interventor no Es-tado de São'Paulo foi recebido pelo dr. Contijo de Carvalho,-offictaT de gabinete tio minis-tro, com o qual manteve demo rada e cordial palestra.

Hora do Brasil do

De-partamento de

Propà-ganda

Das 20 às 31 horas, ém ondas médias pela rede de estações nacionaes e em ondas ourtas pela PSH, com 29.ms.35 —' 10.220 kcè. .

Supplemento musical orgánt-zadó pelo Departamento ds Propaganda: "Programma dé-musica e&ijUnhola moderna" — Interpretei--.: Mario de Azevedo, Arnaldo Rebello e. Geroge Ja-nies.

.a), hymno nacional brasilei-ro;

b) chronica inicial;

c) cartaz dos acontecimentos do dia; d« Ia parte musical; e) noticiário; f) 2a- parte do musical; ' g) espelho-da. Imprensa; lD.JWtai.e tópicos-,-i i) chronica final;

j) hymno Aaelonal brasileiro do supplemento

supplemc-nt*

0 interventor Punaro

Bley na Agricultura

Foi hontem recebido Delo mi-nlsetro Fernando Costa o sr.. F^r° ^Blerí'- .'"terventor listado do EspirPo santo. Na 'no conferência havida, foram

(3)

produ-L« ¦^lgmgjmmmm_l_aH_^_!M^m^ ' •^T.-tt*-T-mrr<.* •# ?*** ¦#¦ w/f* ,;**íHwipi-, ¦. j._j* - c.-.^y-™v~

NOTICIÁRIO

r.jy@

"@irj

I REFORÇANDO A

'^""TT"^^

ftssesiaçáo des Ém- Designado o goneral

W'-'AwSSsMe.^xm^V_^^N_\

«NI

DIÁRIO CARIOCA — Sexta-feira, 4 de Março de 1938

NOTICIÁRIO

3

Sir. Mario Cordeiro Portador de uma mensagem da "Casa do Jornalista" para os nossos collegas uernambiica-nos, segue amanhã', pelo "Ara-timbó", do Lloyd Nacional, o escriptor Mario Cordeiro dire-ctor principal do pamphleto "Tacape" e redactor do DIA-RIO CADIA-RIOCA, cuja expansão, no Norte do paiz, vae ser in-tenaijicada,

Mario Cordeiro que, durante vários annos miüta nas nossas bancas de joma.es, entre outros órgãos, figurou na direcçâo do '¦ Brasil Contemooraneo", "Jor-nada", "Avante!" e "A Es-querdà" que circularam nesta capital tendo se dedicado tam-bem a outras actividades, como escriptor e editor de livros que tiveram entre nós. larga acei-tação.

De Recife, o nosso confrade seguirá para o interior do Es-tado, visitando varias cidades e municípios pernambucanos.

A sessão de hoje, no

Tribunal de Jury

Entrará hoje em Jury o rêo José Montenegro que a 21 de março do anno passado cerca das 21 horas matou a tiros o seu desaffecto José Bonifácio da Costa e Silva, na estrada S. Pedro de Alcântara proxi-mo ao botequim existente no numero 1.2S0 da mesma es-trada.

O juiz Ary Franco presidirá a sessão funccionando o

escri-vão Salles Abreu.

A defesa está a cargo do ad-vogado Evaristo de Moraes.

Para a installaçáo de

vsn aprendizado

agrico-Ia no Amazonas

O ministro da Agricultura sr. Fernando Costa designou o sr. Archimedes de Lima Câmara director do Ensino Agrícola, afim de seguir para o Estado do Amazonas, onde deverá esco-lher local para a installaçáo de um aprendizado agrícola.

O curso hydrographico

da Armada vae

fun-ccionar

O ministro da Marinha decla-rou hontem. ao director do En-sino Naval, ter resolvido man-dar funccionar durante o cor-rente anno, o Curso de Espe-ciaiização Hydographiea da Ar-mada, permittindo a matri-cuia de seis officiaes apenas, que pertençam A Directoria de

Xa vegaçâo..

O sr. Dourenço Mega, dire-ctor de Segurança da Prefeitu-ra fes publicar no Boletim da Policia Municipal, o seguinte louvor aos funecionarios da-quella Directoria:

"Tendo em vista a maneira correc.ta e efficiente com que agiram os serventuários desta Directoria, nos serviços de poli-eiamento durante o Carnaval, não só coperando junto ás au-toridades da Policia Civil, na manutenção da ordem publica, como tambem com as Directo-rias de . Fiseailzação e de Mat-tas e Jardins na . fiscalização de posturas municipaes, con-servação dos parque e jardins públicos, resolvo louval-os pela noção exacta que demonstraram ter do cumprimento dos encar-gos que lhes foram comettidos, concorrendo destarte, para que mais e mais se firme no con-ceito publico o prestigio a quo vem fazendo jús esta

oorpora-ÇãO. - ¦; ••¦

— Estiveram no gabinetô do ar. prefeito:

Desembargador Galdino Si-queira, major João Pinto Paca, capitão Álvaro Barreto, capitão Gaspar Costa. srs. Salles Filho, Amando Fontes. Vandoni de Barros, Franklln Sampaio, Henrique Maggioli .Moura No-bre fassto Vieira Marques, Jo-Si Vieira Marques. Alexandre d'Azevedo e José Pniitoja Leite.

PARAMENTOS

Ferão pagas hoje. as seguin-tes folhas do mez de fevereiro p. findo:

Na J» seeção — Livros 1 e 3 _ Guichets 1: Livro i — Gui-chet 2: Livro T — GuiGui-chet 4: Livro S — Guichet 6: Livro 9 _ Guichet ; Livro 10 — Gui-chet 8.; Livro 11 — GuiGui-chet 10. Na 3a seeção — Caução: — Junqueira & Cia. Ltda.

Quotas de saude: Assistência Medico Cirúrgico —• (.mez de janeiro),

Cumprimento de alvará — Arthur Augusto de Almeida (de José Fernandes Pereira).

Despacharam com o

ministra- do Trabalho

Despacharam, hontem, com o sr. João Carlos Vital, ministro interino do Trabalho, os srs.* Edmundo Perry, director do Departamento Nacional de Seguros; Helvécio Xavier Lo-nes, presidente da Caixa de Aposentadoria dos Trabalha-dores em Trapiches, e Luiz Aranha, presidente do Institu-to dos Marítimos.

CONCLUÍDA A ELABORAÇÃO DO CÓDIGO

DO PROCESSO PENAL

Sabbado próximo deverá ser entregue ao ministro da Justl-ça o ante-pprojecto do Código de Processo Penal, cuja inte-gra vem de soffrer radieaes transformações.

Os trabalhos da commissão encarregada da reforma do es-tatuto do processo, segundo apuramos, estão quasi conclui-dos faltando somente term.n:-.r o que concerne ao cumprimen-to das penas. Entre as modili-cações introduzidas no novo código estão a lei da ditadura policial na parte do inquérito, a extineção das férias forenses, o estabelecimento das ferias individuaes, a criação do prin-cipio de -domicilio coacto" e outras providencias para o re-forço da autoridade publica concedendo-lhe meios "legaes efficientes para a represão do delicto e habilitando a justiça com os elementos indisoensa-veis a\perfeita elucidação dos crimes.

Outras innovações curiosas re-ferem-se ás extradições inter-estaduaes e ás prisões. Nesse capitulo, o novo código dará autoridade plena a qualquer pessoa para prender os senten-ciados foragidos dos cárceres.

Deixou a Guanabara o

navio - hydrographico

"Rio

Branco?'

Deixou hontem. á tarde, a Guanabara, com destino a . São Francisco do Sul, o navio hy-drographieo "Rio Branco", do commando do capitão de oorve-ta Ary dós Santos Rangel, ten-do levaten-do a borten-do toten-do o ma-tr-riat necessário aos serviços de hydrographia que vão ser executados na referida 'zona, devendo o navio permanecer nesses serviços durante todo o mez

corrente-Custam 50$000 cada uma e poderão

valer 5:000$0G0 ou muito mais em curto

mim m

Um-prazo

0

"Vital

de Oliveira"

viaja normalmente

Continua fazendo á sua via-gem normalmente para o porto do Salvador, Bahia, o navio-hydrographico "Vital de Oli-veira", do commando do capi-tão de fragata Pio da Rocha Pombo, quo vae buscar na-quelle Estado, uma turma de aprendizes marinheiros que já terminaram o curso de mari-nharia e que vêm receber ma-tricula no Corpo de Marinhei-ros.

Procurem hoje mesmo os nossos

repre-sentantes ou façam seus pedidos á sede á Av.

Rio Branco, 50 — Telephone 234170.

Vendas á vista e á prestações de 5$900

mensaes cada uma.

CIA. PETROLEOS DA BAHIA. S. A.

Um sub-director do

Thesouro que reassume

suas funcçôes

O dr. Narciso Barbosa Ro-drigues, sub-director do The-souro Nacional, reassumiu an-te-hontem, suas funcçôes na 1* sub- directoria da directoria da Despesa Publica.

O sub-director Barbosa Ro-drigues estava no gozo de um anno e meio de licença pre-mio, favor que a lei concede ao funccionario publico civil que, no periodo de vinte annos con-secutivos, nunca tenha gozado licença nem faltado á

repar-tição sem causa justificada. A volta daquelle sub-director ao exercicio de seu cargo foi

Chamamento de

aspi-rantes da Reserva

Deverão comparecer á Ia Se-cção do E. M. da 1» Região Militar os aspirantes a official da reserva Custodio Fernandes Tinoeo. Marcelo Carneiro de Mendonça; Reynaldo Machado Vieira e Murillo Wanderley. afim de satisfazerem exlgen-cias legaes para promoção ao posto lnime.diáto.

A GRANDE INSTITUIÇÃO DE CLASSE COMMEMORA FES-TIVAMENTE, SEGUNDA-FEI-RA PRÓXIMA, O SEU 58" AN-NTVERSARIO DE FUNDAÇÃO A Associação dos Emprega-dos no Commercio do Rio de Janeiro, poderosa instituição de classe, que é a mais impor-tante do Brasil e da America do Sul, commemora no proxi-mo dia 7 do corrente, o seu 58" anniversario de fundação.

Festejando a grande data, a directoria da A. E. C. faz rea-lizar no salão nobre de sua se-de social, ás 21 horas, uma ses-são solenne. para a qual foram convidadas as altas autoridades da Republica e do Districto Federal, s. e, o cardeal d. Le-me. figuras representativas do commercio e da sociedade

bra-sileira.

Será orador da solennidade o dr. Ary P. de Andrade Pi-gueira.

Segue-se á sessão solenne um grande baile, que promette ai-cançar o máximo brilhantis-mo.

Jí ¦¦¦¦¦III "¦¦ '»¦"¦ «.¦»-"» ¦ lll .mm¦—<—B—n.

motivo de regosijo entre seus collegas, por se tratar de um ! chefe cheio de serviços á Fa-zenda e dotado de quelidades profissionaes e moraes que o impõem á consideração e a estima de todo o funccionario de fazenda.

Absolvição de praça

simples

Foi absolvido pelo Conselho de Justiça da Auditoria do Ue-partamento do Pessoal do Exercito, por falta de provas, o soldado José Pedro de Je-sus, do Regimento Andrade Ne-ves.

Uma das maiores

attraccSes do mundo!

v

CP w^m wif

9UÊB mup aBp

iri WM ÊS -Ma*

no

.nrlquecendo o seu já

grandioso programm

¦va*^a\<**«»''.í'w*>«^^,w>--..,.-.- ...,-.- •, - .3^5i«5S555iHEõ PSSgsgpcmí** E8BSgS»l«agBBgWBB5MnBEB)M

A Politica Externadaro

SUGGESTIVA EXPOSIÇÃO DO MINISTRO BECK

ir mWÊÉÊÈmWBfêWMl

^^È^^^^S

mMiM- - ¦ ''' *J**™ HtJK&âfffTVflu^B , wUrK^uXrmmMnWWMwwwr^BX ^SWuWljHfriCT-T»

."' [ .' ¦HHgiiffiiiS ok r.«|*jf|Sj||j™

O

Para tratar da eso*

ministro Beck lendo sua exposi ção

UMA REUNIÃO DOS SECRE-TARIOS DE FAZENDA

ESTADUAES

Sob a presidência do senhor Souza Costa, ministro da Fa-zenda, realizar-se-á na proxi-ma segunda-feira uproxi-ma reunião dos Secretários dc Finanças es-taduacs para a discussão de lm-portantes assumptos attinentcs á economia do paiz.

Ao conclave comparecerão re-presentantes de todos os Esta-dos.

Perante a Commissão dos Ne-gocios Estrangeiros do Parla-mento o ministro das Rclaçõet. Exteriores, sr. Joseph Beck, pro-cedeu a leitura da exposição an ¦ nual, relatando os principaes oontos da politica poloneza,

O ministro caracterizou o pe-riodo dos últimos anncs comu etapa das transformações fun-rlamentaes ná politica interna-cional, que marca um desloca-mento dos methodòs emprega-dos até o presente, accentuando

que os limites deste nroceszo nSo estão ainda completamente attingidos.

A posição das questões pelo-nezas offerece uma imagem mais clara, graças precisamente

(Conclue na 5! pagina)

Visita ao Departamento

de Material da Marinha

O director geral da Aviação Militar, em data de hontem, de-terminou que todos os offi-ciaes de ' administração das unidades s í-diadas no Districto Federal deverão comparecer ao quartel general da Directoria, ás 12 horas do dia 11 do cor-rente, para, em companhia do chefe de serviço de intendencla da mesma, realizarem uma vi-sita de instrucção administrati-va ar. Departamento do Mate-rial da Marinha. Os officiaes que se acharem em fírias nes-ta capines-tal poderão aproveitar essa opportunidade. Uniforme ' i* desarmado.

llwm do Spdieato

Bareellss

iuperltó

Continuam a ser feitas offer-tas de livros para a formação da bibliotheca do Syndicato dos Jornalistas Profissionaes. A conhecida livraria editora "Pe-deração" remetteu mais os se-guintes: "A Nova. Revelação" de Conan Doyle; "Esperanto

— Livros e Discos, da Interna-cia Esperanto — Ligo; "Chro-nica cie Alem Túmulo- (de Humberto de Campos), por Francisco Cândido Xavier; "Região em Litígio entre este mundo e o outro-, de Robert Dale Owen, alem de vários fo-lhetos.

Tambem o nosso collega de imprensa sr. Franklin Jeiiz of-fereceu mais os seguintes li-vros: -O Cerco da Lapa e seus Heroes", de David Carneiro, edição Ravaro; -Esperanto sem Mestre", de Ismael Gomes Braga; " O Esperanto da Nova Constituição", de Júlio Barata, edição de M. & Molinari Ltd.; "No Paiz da Gente Nua", de Lois — Charles Rover, edição de Auland e Bertrand, de-Lis-boa: -Oração á Bandeira", de Catulo da Paixão Cearense, editado pelo Serviço de Divul-gação da Policia desta paüitai.

Gcncrnl Chrl.ntovflo Barcellos Em data de hontem, o mi-nistro da Ouerra designou o general Christovão Barcellos, , commandante da 7" Região Militar, para presidir o inque-rito policial militar requerido pelo cel. Horacio . Heraclito Campello de Souza, em virtu-de virtu-de naquella região nSo ha-ver official de patente .superior á do referido official.

0 julgamento das

%mm

m

TTMA CARTA HO NOSSO CON-PRASÍDE- MARIO

DOMTNf-GtJES

Do nosso eonfrada Mario Do-mitigues recebemos, com o pe-dido ds publicaçfto, a seguinte carta:

"Rio dfe Janeiro, S d» março de- 1938.

Prezado confrade

Convidado pelo director de Turismo do Districto Federal para fazer pirte da CommissSo Julgadora das Escolas de Pam-ba, no Carnava! que passou, aceitei o convite gentil,

A's 19 horas em ponto da domingo jltimo, acompanhado do jornalista Reis Vida!, com-pareci ao coreto da r-raça 13 d© Junho deante do qual deva-ria desfilar o cortejo das F.s-colas.

A' hora marcada passou a primeira escola. Fiquei Kirme, sendo applaudida pelo povo. Procurei os meus companheiros de julgamento e nao os vi. Nâo tinham comparecido.

Os senhores E!yo Antônio Dias e Dulcemar Garcia, respe-ctivamente presidente e secreta rio da União das Escolas de Samba, áchavam-se presentes. Deante delles escrevi uma de-claracfio que lhes eritruííucl.il im de que ficasse documentada ai minha presença, e,. ás 20 horas menos 15 minutos, retirel-ma. Mesmo que os meus companhei-ros de commissão compareces-sem mais tarde, o julgamento não poderia ser feito, sob pena da Flqnel FMr'"? protestar. Se-ria, portanto, inútil a minha, presença ali. Hoje. pelos jor-naes_ vejo que o meu querido amigo e collega do "Correio da Nv.iie", Domingos Rubim, fez, por escripto, uma declaraçSo de que comparecera ás 20 ho-ras e 25 minutos, não tendo en-contrado nenhum dos membros da commissão. Disse mais que esperou ,in minutos após os quaes se retirou porque não ap-pareceram os outros mem-bros do Jury. Quem leu essa declaração ficou certamen-te convencido de que só Domin-gos Ruhin compareceu. Nflo, meu caro confrade, quem com-pareceu foi somente o signata-rio desta.

No caso em questão, compare-cer fora de hora ou não com-parecer é à mesma coisa, pois insisto em dizer: a Fiquei F!r~ me protestaria contra qualquer julgamento do qual fosse ella excluída.

Grato pela publicação desta carta, sou seu confrade amigo — Marfo Domlngucs. "

1VRQS NOVOS

"COPimtE". Ae Nmé Rinz dp Rfrídln Itnvern — Imprensa Grnplilcn Ptonieteo — lieis Mon-tevldío.

No Tlruguay o gosto pelas letras tomou um singular in-cremente Entre o sexo femini-no os valores Intollectuaes síio, positivamente, • importantes. Pastaria recordar n .Tuana do Thnrburo — ho.ir- consagrada como .Tuana de America; basta-ria lembrar, por exemplo. Del-mira Agustin). formidável rea-lista da poesia oontemnnranea: Maria Eugênia Vaz Ferreira, notável em todas ns suas pro-(lucçõos, ou então rla.t; que. fe-lizmptite. vivem illustrando a poesia americana como: Ra-ouel Satiches e. es«a genial

Ca-liín r*/ilo,M£fjio r'e Cione

pne-Usa dn trngpdia nara ter-mos uni perfeito sentido de

t;i--s v.'..rr>s.

Ne.nfi r>\:,y. ,ie B,:rtoirj Rave-ra. legitima representante da Intellcclnniifiáde feminina des-l:i ¦¦¦erv-r--, nrugi-r-ya. acaba, do

,,„i.'!,,„,. ,,,„ |ip1,n ]ivrfl j-fii,*,:,

o Chile, intitulado "<"'opihu<\". Poetisa, esçriptora de paisa". gens e rlraiiiuturtfa. apesar de muito joven tem demonstrado i potência do seu engenho cria-dor.

"Copihue"

representa tim po-der de narração, feita por um espirito superior. Reis Netto (Antônio Muller dos' Reis-) a ouem ooube prolongar esse no-vo trabalho ria illustre escri-ptor-i. òrtenfnl.-dpfirie as cara-cti>H.s*-|op.s ri-, autora, estudan-do-lhe a vida. o temperamento « nos "weopnfrwln ;-, senhora NenC Mn?. dp n.'rtoIa Ra-.-pr"a' dentro >lns vestimentas que à leitura do livro, faz que r-'om" ellas concordamos plenamente R' um livro de fácil leitura at-traente, 'cheio de cOres % de emoções.

jl

'Wm\

¦¦¦¦'¦WÊNL.

.::! ,;í|

-4

!<_':

Ü

Referências

Documentos relacionados

Nas hipóteses em que a GESTORA detenha, direta ou indiretamente, influência nas decisões de investimento dos fundos/veículos de investimento no exterior acima listados, para fins

b) Relação dos projetos em que o candidato aparece como coordenador ou colaborador, financiados por órgãos públicos como, por exemplo, CNPq, CAPES, FINEP, etc.,

- Pele: Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos Toxicidade para órgãos-alvo específicos (STOT), a exposição

De acordo com a necessidade observada no Briefing e os objetivos propostos ao longo deste artigo, buscamos a valorização da instituição através de meios digitais, em vista disso,

Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Espanha, Finlândia, França, Itália, Holanda, Japão, Noruega, Portugal, Suécia e Reino Unido) no período 1965-1994 ver Ledesma (2002)... Se

Similarmente à demanda, a oferta é influenciada por vários fatores além do preço:  Custos de produção: quanto maiores os custos de produção, menor o estímulo para ofertar

§ Execução “atrás da cortina” de excertos orquestrais solicitados pelo júri de entre os inscritos na lista anexa / Performance “behind curtain” of..

Uma comparação com os dois campos do dipolo e do cilindro para um porta amostra de 2,6 mm está representado no gráfico 10, onde podemos notar que há uma grande