• Nenhum resultado encontrado

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA SELEÇÃO AO CURSO DE MEDICINA POR CONCESSÃO DE VAGA EXTERNA 2021/1 DATA: 10/02/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA SELEÇÃO AO CURSO DE MEDICINA POR CONCESSÃO DE VAGA EXTERNA 2021/1 DATA: 10/02/2021"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PARA SELEÇÃO AO CURSO DE MEDICINA POR

CONCESSÃO DE VAGA EXTERNA 2021/1

DATA: 10/02/2021

INSTRUÇÕES:

Prezado (a) Candidato (a):

 Leia com atenção as questões abaixo e assinale UMA ÚNICA alternativa, observando atentamente o enunciado da questão.

 Esta prova contém 20 (vinte) questões objetivas, referentes ao conteúdo do 1º e 2º período da matriz curricular do Curso de Medicina da Universidade do Vale do Itajaí.

 Todas as questões têm somente uma alternativa correta. Cada questão vale 0,5 (zero vírgula cinco).

 O tempo de duração da prova é de 2 (duas) horas.

 Não rasure as respostas já assinaladas no quadro de respostas para não invalidá-las.  Marque a resposta de cada questão, utilizando apenas caneta de cor preta ou azul.

 O gabarito da prova de conhecimentos específicos será publicado no site www.univali.br/transferencias, no dia 10/02/2021, a partir das 17h.

 A publicação do resultado final e a matrícula dos pedidos de vagas deferidos, será no dia 22/02/2021, sendo divulgada no site www.univali.br/transferencias.

 Os dois últimos candidatos deverão retirar-se da sala de prova ao mesmo tempo.  Transponha para o quadro abaixo as alternativas que você escolheu em cada questão:

Questão 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Respostas

Nome Completo do Candidato: _______________________________________________________

Assinatura: __________________________________________

- - - (Destaque aqui)

O gabarito abaixo você poderá levar para o seu controle de respostas.

Questão 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Respostas

(2)

1. Antes mesmo que a RNA polimerase se ligue a fita de DNA, proteínas especializadas ativam o elemento responsivo na região TATA box para poder induzir a transcrição do mRNA.

A cerca destas proteínas, julgue as afirmativas abaixo e assinale a CORRETA:

(A) São distinguidas de outras proteínas pela presença de uma região chamada DBD – DNA binding domain.

(B) Conhecidas como co-ativadores, promovem a acetilação das histonas expondo as áreas de ligação da RNA polimerase.

(C) Quando acopladas às proteínas repressoras ativam o processo de produção de mRNA e posterior tradução de proteínas.

(D) Estas proteínas são ativadas por uma cascata de sinalização e migram para o núcleo para bloquearem a ligação da RNA polimerase ao DNA.

2. Uma paciente, com 23 anos, apresenta sintomas de ardor à micção, polaciúria e urgência urinária. O sedimento de urina coletada após quatro horas de estase vesical apresentava 35.000 leucócitos/mL (VR até 10.000) e 30.000 hemácias/mL (VR até 10.000). Considerando-se o diagnóstico de infecção urinária.

Assinale a resposta correta:

(A) O achado da contagem de colônias com 120.000 UFC Escherichia coli/mL confirma a suspeita clínica de infecção do trato urinário.

(B) A contagem de colônias superior a 100 UFC/mL confirma a presença de cistite, independente da presença de 1, 2 ou 3 tipos diferentes de microorganismos.

(C) A presença de Staphylococus aureus confirma a hipótese de cistite, não sendo necessária a contagem de colônias, por tratar-se de microorganismo patogênico.

(D) O quadro clínico é característico de pielonefrite, não sendo necessária a contagem de colônias.

3. Com relação ao Parcial de urina, identifique as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Leucocitúria estéril (leucocitúria com urocultura negativa) pode ocorrer durante episódios febris em crianças, glomerulonefrites e nefrites túbulo intersticiais.

( ) A utilização de tiras para análise bioquímica da urina garante a detecção da presença de albumina e várias outras proteínas, como, por exemplo, a proteína de Bence Jones.

( ) O achado de bilirrubina na urina ao exame parcial de urina pode ser encontrado na colestase, em que podemos ter alteração da coloração urinária, a qual chamamos de colúria.

A sequência correta é: (A) F, V, V.

(B) V, V, F. (C) V, F, V. (D) F, F, V.

(3)

4. Os sinais vitais evidenciam o funcionamento da função corporal, sendo relevantes para determinar o estado de saúde do indivíduo. Sua importância se dá pelo fato de que os sinais vitais são os melhores indicadores das alterações que afetam a eficácia do funcionamento do sistema circulatório, respiratório, renal ou endócrino.

São considerados Sinais Vitais:

(A) Altura, Pressão Arterial, Respiração e Pulso. (B) Temperatura, Peso, Respiração, Pressão Arterial. (C) Pressão Arterial, Temperatura, Respiração e Pulso.

(D) Pressão Arterial, Peso, Altura e Circunferência Abdominal.

5. Todas as células do organismo possuem em sua membrana a presença de proteínas integrais do tipo bomba de Na+,/K+,.

Identifique a alternativa que apresenta corretamente o papel dessa bomba:

(A) Estabelecer o potencial de repouso de membrana, enriquecendo o LIC com Na+,

(B) Fazer o transporte ativo de 3 K+, para fora da célula e de 2 Na+, para dentro da célula.

(C) Fazer o transporte passivo de K+, para fora da célula (efluxo) e de Na+, para dentro da Célula

(influxo).

(D) Manter o potencial de membrana, assegurando a maior concentração de K+, no LIC e de Na+,

no LEC.

6. O sistema circulatório apresenta variações na pressão ao longo do trajeto de seus vasos. Observe a figura e analise as afirmativas:

I – A pressão arterial aumenta à medida que o sangue flui para longe do coração.

II – A diminuição da pressão se deve à viscosidade e à resistência periférica especialmente desempenhada pelas arteríolas.

(4)

IV - Durante a ejeção ventricular, o ventrículo esquerdo atinge pressão inferior ao da artéria aorta forçando a abertura das válvulas semilunares fazendo com que o sangue flua para as artérias pela diferença de pressão.

Assinale a alternativa que contêm somente as afirmativas verdadeiras: (A) I e III.

(B) I e IV. (C) II e III. (D) III e IV.

7. Com relação ao sistema circulatório, faça a correta associação entre as colunas: (1) Pressão de oclusão.

(2) Pressão crítica de rebentamento. (3) Filtração capilar.

(4) Reabsorção capilar. (5) Pressão coloidosmótica.

( ) Pressão interna do vaso superior à tensão provocada pela parede do vaso. ( ) Pressão provocada pelas proteínas presentes no interior dos vasos sanguíneos. ( ) Movimento de massas de líquido para fora do capilar.

( ) Pressão interna inferior à tensão de parede.

( ) Movimento de massas de líquido para dentro do capilar. Assinale a alternativa que contêm todas as afirmativas verdadeiras: (A) 2, 5, 3, 1, 4.

(B) 2, 3, 5, 4, 1. (C) 3, 1, 4, 5, 2. (D) 2, 4, 3, 1, 5.

8. A tireoide é uma pequena glândula que mede cerca de 5 centímetros, formada por dois lobos ligados na sua parte central (istmo). Essa glândula regula a função de órgãos importantes e segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), cerca de 10% das mulheres acima de 40 anos e 20% acima dos 60 anos de idade manifestam alguma disfunção na tireoide.

Analise as seguintes proposições sobre a glândula tireoide.

I – Os folículos da tireoide possuem uma camada de células denominadas parafoliculares responsáveis pela produção dos hormônios T3 e T4.

II – O Iodo é o elemento químico requerido pela glândula tireoide para a produção dos hormônios Tiroxina e calcitonina.

III – A secreção dos hormônios da tireoide é controlada pelo hormônio tireotrófico (TSH), liberado pela adenohipofise.

IV - O hormônio T3é a forma ativa do hormônio, enquanto que o hormônio T4 é a forma inativa. V - A remoção cirúrgica da glândula tireoide levaria a uma queda generalizada na atividade metabólica, o que acarretaria, por exemplo, a diminuição da temperatura corporal.

(5)

É correto apenas o que se afirma em: (A) I e V.

(B) II e IV. (C) I, II, III. (D) IIII, IV e V.

9. A maturação dos linfócitos B e T envolve uma série de eventos que ocorrem nos órgãos linfoides

geradores, que compreendem:

I – Comprometimento das células progenitoras com as linhagens linfoides B ou T.

II – Proliferação das células progenitoras e das células comprometidas imaturas em estágios

iniciais específicos do desenvolvimento.

III - O rearranjo sequencial e ordenado de genes do receptor antigênico e a expressão de proteínas

desse receptor.

IV – Eventos de seleção que preservam células que produziram proteínas funcionais do receptor antigênico e eliminam células potencialmente perigosas que reconhecem fortemente autoantígenos.

V – Diferenciação de células B e T em subpopulações funcional e fenotipicamente distintas. Assinale a alternativa que contêm somente as afirmativas verdadeiras:

(A) I, II, III, IV e V corretas.

(B) Apenas I, II e V corretas.

(C) Apenas I, III e V corretas.

(D) Apenas I, II, IV e V corretas.

10. De acordo com a classificação atual das memórias formadas ao longo de nossas vidas, leia cada período e correlacione com o tipo de memória mais adequado para cada situação:

I – [...] Paris é a capital e a mais populosa cidade da França. A posição de Paris numa encruzilhada entre os itinerários comerciais terrestres e fluviais no coração de uma rica região agrícola a tornou uma das principais cidades da França ao longo do século X, beneficiada com palácios reais, ricas abadias e uma catedral. Ao longo do século XII, Paris se tornou um dos primeiros focos europeus do ensino e da arte. No início do século XIV, Paris era a mais importante cidade de todo o mundo ocidental.

II – [...] Lembro-me perfeitamente do ano de 2018, realizei meu sonho “conhecer Paris ”Andar pelas ruas parisienses requer certo preparo físico. Contratamos um guia para nos acompanhar por algumas horas, nos mostrar os pontos mais importantes e contar as histórias do local. Infelizmente, o guia que contratamos foi picareta e passou as informações correndo, além de não ter nos mostrado todos os lugares legais.

III – [...] H.M. 27 anos com portador de epilepsia generalizada sofreu lobotomia onde foi retirada uma grande porção de seus lobos temporais mediais. Após a cirurgia, H.M. se tornou incapaz de formar novas memorias episódicas, porém não perdeu a capacidade de executar com perfeição a montagem de um aparelho de telefone, ocupação que fazia antes da cirurgia.

IV – [...] Ao pensar no estupro e na situação em si, Caroline somatizava todas as sensações vividas durante o episódio.

(6)

Os tipos de memórias que podem ser correlacionadas nas situações acima são respectivamente: (A) Declarativa episódica, declarativa semântica, implícita procedural, implícita emocional.

(B) Declarativa episódica, implícita emocional, implícita procedural, declarativa semântica. (C) Declarativa semântica, declarativa episódica, implícita procedural, implícita emocional. (D) Implícita emocional, implícita procedural, declarativa semântica, declarativa episódica.

11. O comprometimento de progenitores linfoides comuns com as linhagens de células B ou T

depende dos sinais oriundos dos vários receptores de superfície celular que induzem reguladores de transcrição que conduzem o desenvolvimento no sentido das células B ou das células T. Analise

as assertivas a seguir e assinale e alternativa correta sobre a relação entre elas.

I – Diferentes conjuntos de fatores de transcrição conduzem o desenvolvimento das linhagens de

células B e T a partir de precursores não comprometidos.

PORQUE

II - Durante o desenvolvimento das células B e T, as células progenitoras comprometidas proliferam

primeiramente em resposta aos sinais gerados por um pré-receptor antigênico e, posteriormente a citocinas, em resposta que selecionam as células que rearrajaram com sucesso o primeiro conjunto de genes do receptor antigênico.

Sobre as proposições acima, assinale a alternativa CORRETA:

(A) As duas assertivas são falsas.

(B) A assertiva I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira. (C) A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é uma assertiva falsa.

(D) A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é uma justificativa correta dessa.

12. Os ritmos circadianos ou ciclos circadianos (ocorrem ao longo das 24h do dia), presentes em quase todos os organismos, são gerados por marcapassos também conhecidos por relógios biológicos, sendo o Hipotálamo um deles. Em seres humanos o ritmo circadiano coincide com o ciclo claro-escuro.

Sobre o tema, analise as alternativas.

I – O sincronismo do ritmo circadiano com o ciclo claro-escuro é realizado pelo núcleo supraquiasmático do hipotálamo que recebe informações sobre a luminosidade do ambiente pelo trato retino-hipotalâmico.

II - A temperatura corporal é regulada pelo hipotálamo, mas não encontramos alterações da mesma durante o ciclo circadiano, somente em casos de patologia resultando na febre.

III – O sono que os alunos desenvolvem quando o professor escurece a sala durante as aulas para a projeção de slides é dito natural e fisiológico porque no escuro, na glândula pineal, a serotonina é convertida quimicamente em melatonina e liberada na corrente sanguínea sendo considerada como hormônio do sono.

IV - A liberação de alguns hormônios e/ou substâncias é variada durante o ciclo circadiano. O cortisol, por exemplo, liberado pelas adrenais sob influência indireta do hipotálamo é praticamente

(7)

extinto da corrente sanguínea no período da manhã onde doenças relacionadas com o processo inflamatório pioram.

V – O sono que ocorre durante o ciclo circadiano tem papel preponderante no processo de ensino aprendizagem pois quando dormimos ocorre a consolidação do processo de memória.

São corretas as afirmativas: (A) II, e IV.

(B) III e IV. (C) I, II e IV. (D) I, III e V.

13. O colesterol é um esteroide que constitui um dos principais grupos de lipídios. Com relação a esse tipo particular de lipídio, é correto afirmar que:

(A) Nas células vegetais, o excesso de colesterol diminui a eficiência dos processos de transpiração celular e da fotossíntese.

(B) O colesterol é encontrado em alimentos de origem tanto animal como vegetal (como por exemplo, manteigas, margarinas, óleos de soja, milho, etc.), uma vez que é derivado do metabolismo dos glicerídeos.

(C) Na espécie humana, o excesso de colesterol aumenta a eficiência da passagem do sangue no interior dos vasos sanguíneos, acarretando a arteriosclerose.

(D) O colesterol participa da composição química das membranas das células animais e é precursor dos hormônios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estrógeno) e outros compostos.

14. Considere o trecho abaixo e responda a questão:

O cardiologista John Kheir, do Hospital Infantil de Boston (EUA), liderou um estudo em que coelhos com a traqueia bloqueada sobreviveram por até 15 minutos sem respiração natural, apenas por meio de injeção de oxigênio na corrente sanguínea. A técnica poderá prevenir parada cardíaca e danos cerebrais induzidos pela privação de oxigênio, além de evitar a paralisia cerebral quando há

comprometimento de oxigenação fetal. (Revista Quanta, ano 2, n. 6, agosto e setembro de 2012. p. 19).

O oxigênio é usado no processo de respiração celular, sobre o qual foram feitas as seguintes afirmações:

I. O CO2 é liberado apenas durante a glicólise.

II. No ciclo de Krebs há formação de ATP.

III. O ciclo de Krebs ocorre nas cristas mitocondriais. IV. O oxigênio é utilizado apenas na cadeia respiratória. Está correto o que se afirma apenas em:

(A) I e II. (B) I e IV. (C) II e IV. (D) III e IV.

(8)

15. A Portaria Nº 2.488 de 21 de outubro de 2011, aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo revisão de diretrizes e normas. Considerando a sessão destinada aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), identifique a alternativa INCORRETA:

(A) Os NASFs devem contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários, principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de intervenção sobre as necessidades de saúde.

(B) Os núcleos de apoio à saúde da família fazem parte da atenção secundária, prestando apoio para equipes da atenção básica, e não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais.

(C) A responsabilização compartilhada entre a equipe do NASF e as equipes de ESF para populações específicas prevê a revisão da prática do encaminhamento com base nos processos de referência e contrarreferência.

(D) Os núcleos de apoio à saúde da família são constituídos por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das equipes Saúde da Família.

16. No que diz respeito aos tipos de APS, considere as afirmações e assinale aquela que o nome e a descrição são condizentes:

(A) APS Seletiva, considera o processo saúde e doença determinado socialmente, propondo que as políticas sejam inclusivas.

(B) APS Ampliada, apresenta ações voltadas para a atenção de grupos e doenças específicas, como por exemplo: comunidades ribeirinhas.

(C) APS Familiar, definida por ações a grupos específicos, com número limitado de serviços que tenham alto impacto sobre alguns problemas de saúde.

(D) APS Clássica, resolve os problemas mais prevalentes sem fazer relação com as questões comunitárias e sócias, voltada para população em geral.

17. Buscas pelo termo 'dor nas costas' aumentam durante a pandemia Problema é causado por má postura, sedentarismo e estresse, evidenciados na quarentena; 80% das pessoas vão ter dor nas costas, diz OMS.

Com base no texto acima, retirado de uma notícia veiculada durante a pandemia do novo coronavírus, e os conhecimentos sobre osteologia, artrologia e miologia, é CORRETO afirmar que:

I - As articulações presentes entre as vértebras são chamadas de sincondroses do tipo cartilagíneas e são junturas compostas por cartilagem hialina. A fissura ou o desgaste desse disco pode ocasionar a expansão, abaulamento ou até mesmo extravasamento do núcleo pulposo, o que caracteriza a hérnia discal.

II - Fortalecimento dos músculos eretores da coluna, em conjunto com os músculos do core (transverso do abdome, reto abdominal e oblíquo) e músculos extensores do quadril proporcionam uma melhora na sustentação da coluna vertebral. Essa manutenção dos músculos de suporte da coluna possibilitam uma postura corporal mais correta e evita possíveis lesões que danificam os discos intervertebrais.

III - A coluna vertebral é formada por diversas vértebras e esse conjunto se divide em quatro regiões que são: cervical (correspondem a área do pescoço) com 7 vértebras, torácicas (correspondem a

(9)

região do tronco) com 12 vértebras, lombar (correspondem a região da cintura) com 5 vértebras, sacral (correspondem a região do quadril) com 5 vértebras fundidas e ainda conta com a porção final da coluna correspondente ao cóccix que pode ter 3 ou 4 vértebras. Entre todos esses segmentos que compõe o eixo ósseo na porção dorsal do corpo estão presentes junções do tipo cartilagíneas denominadas sínfises e que são formadas por fibrocartilagens.

IV - Os músculos do corpo humano são estimulados apenas por potenciais de ação do tipo elétrico. Estes podem ser divididos em músculo estriado esquelético que desempenha contração exclusivamente voluntária, músculo estriado cardíaco que desempenha contrações involuntárias e músculo liso que também desempenha contração involuntária.

V - O isolamento social durante a pandemia tornou-se a medida de maior importância para a diminuição da propagação do Sars-coV-2, porém a migração para o ambiente domiciliar acaba por desencadear outros problemas. A realização de Home Office e Home School via ambiente remoto teve um aumento significativo, e esse aumento por sua vez não foi compatível com as estruturas presentes na maioria dos lares. Desse modo, muitas pessoas não possuem as estruturas adequadas em suas casas para a realização dessas atividades e isso justifica o aumento do estresse e de dores lombares durante esse período.

Assinale a alternativa CORRETA: (A) Todas as afirmações são corretas.

(B) Está correto apenas o que se afirma em III e IV.

(C) Está correto apenas o que se afirma em I, III e V.

(D) Está correto apenas o que se afirma em II, III e V.

18. Abaixo, temos um trecho do texto "A tragédia da doença: bases fenomenológicas da medicina

narrativa", de Carlos Pompílio:

Como conclusão, Svenaeus afirma que “do ponto de vista fenomenológico nenhuma doença é exclusivamente mental ou somática, mas sempre as duas coisas. Estar enfermo implica uma disposição (Befindlichkeit) que é vivida por todos e cada um dos aspectos do ser-no-mundo do Dasein, do corpo à linguagem, assim penetrando no completo entendimento da pessoa enferma” (SVENAEUS, 2000a). Por essa razão, se tomarmos esse sentimento de “não-estar-em casa” como a essência fenomenológica da enfermidade, a missão dos profissionais de saúde não deve ser apenas curar doenças, mas também, por meio de uma atenção devota ao ser-no-mundo do paciente, abrir possíveis caminhos em busca do reencontro da aconchegante sensação de “voltar para casa”.

O autor nos apresenta a noção de adoecimento como o deslocamento do sujeito do seu lugar comum, aquilo que chama de casa. Ao apresentar a ideia de que adoecer sempre é atrelado a junção de aspectos emocionais e somáticos, o autor confirma aquilo que temos debatido em sala sobre a função da escuta da "história da pessoa" como determinante na construção da relação queixa-sintoma-diagnóstico-tratamento.

(10)

Assinale a alternativa CORRETA:

(A) Ao longo de todo processo que envolve a escuta inicial da queixa até o tratamento, curativo e/ou paliativo, a posição de cuidado deve estar direcionada para construir o melhor caminho possível e ele pode ser direcionado com os modos de compreensão sobre a vida e o adoecimento trazidos pelo próprio paciente, além dos conhecimentos técnicos e científicos da prática médica.

(B) Ao longo da relação de cuidado, a história da pessoa deve ser secundária, uma vez que os

acometimentos de saúde são sempre direcionados por determinantes e condicionantes de saúde comunitários e oriundos do território.

(C) Escutar a história que o paciente traz no atendimento é importante apenas na anamnese. Alguns

autores apontam para a interferência possível da história de vida no raciocínio clínico, o que pode afastar a conduta de uma postura científica.

(D) Seguindo a ideia de Pompílio, ajudar o paciente a voltar para casa significa auxiliá-lo na

compreensão da terminalidade, algo inerente à vida. Assim, médicos e médicas possuem a difícil tarefa de lembrar seus pacientes que a vida termina.

19. A malária continua sendo uma das mais devastadoras doenças infecciosas do mundo, reconhecida como grave problema de saúde pública, apesar de extensivos esforços feitos no sentido de controlar essa endemia infecto-parasitária. A presença de formas hipnozoítas do Plasmdium ficam latentes no fígado exigindo o tratamento com drogas específicas para estágios teciduais.

Assinale abaixo as espécies que podem apresentar esta forma em seu ciclo biológico: (A) Plasmodium ovale e Plasmodium vivax.

(B) Plasmodium ovale e Plasmodium malariae. (C) Plasmodium malariae e Plasmodium vivax. (D) Plasmodium vivax e Plasmodium falciparum.

20. A aranha marrom é encontrada muitas vezes no interior das casas, com uma tendência crescente a se adaptarem ao ambiente urbano, devido à facilidade de encontrarem alimento, como baratas. Inseticidas domésticos têm utilidade limitada no combate às aranhas e escorpiões; além de não impedirem que entrem nas casas, existe o risco de causarem intoxicação.

Nesse sentido, analise a afirmativa INCORRETA:

(A) As hialuronidases e as proteases facilitam o espalhamento do veneno na pele porque permitem a sua penetração nos tecidos.

(B) A metaloproteinase é um componente altamente hemorrágico do veneno, podendo gerar coagulação intravascular, destruição de fibrinogênio e fibronectina, além de diversos efeitos hemorrágicos locais e sistêmicos.

(C) O tratamento do loxoscelismo cutâneo consiste apenas de um tratamento com o uso de analgésicos, hidratação e limpeza da ferida e compressas frias.

(D) A esfingomielinase-D é considerada o componente que atua sobre os constituintes das membranas das células, principalmente do endotélio vascular e das hemácias.

Referências

Documentos relacionados

danos, atendimento (referência e contrarreferência) e reinser- ção social sobre drogas na política de Assistência Social, bem como, na perspectiva da atenção integral

Conforme Sarti e Hiratuka (2017), se a “chinalização industrial” já restringe a competitividade e sobrevivência de setores industriais no Brasil, a perspectiva de um novo ciclo

Sobre os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), analise as afirmativas abaixo. 1) Os NASF fazem parte da Atenção Básica, mas não se constituem como

Sobre os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), analise as afirmativas abaixo. 1) Os NASF fazem parte da Atenção Básica, mas não se constituem como

Sobre os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), analise as afirmativas abaixo. 1) Os NASF fazem parte da Atenção Básica, mas não se constituem como

Sobre os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), analise as afirmativas abaixo. 1) Os NASF fazem parte da Atenção Básica, mas não se constituem como

Sobre os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), analise as afirmativas abaixo. 1) Os NASF fazem parte da Atenção Básica, mas não se constituem como serviços com

Sobre os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), analise as afirmativas abaixo. 1) Os NASF fazem parte da Atenção Básica, mas não se constituem como