• Nenhum resultado encontrado

A aplicabilidade da quick massage no ambiente laboral

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A aplicabilidade da quick massage no ambiente laboral"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1 A aplicabilidade da quick massage no ambiente laboral

Tatiane do Carmo Carlesso1, Eunice Tokars2

1.Acadêmica do Curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR).

2.Fisioterapeuta, Doutora em Engenharia de Produção em Ergonomia, Professora Orientadora Adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR).

Endereço para correspondência: tati.carlesso@hotmail.com

Resumo Hoje em dia o estresse, a tensão e a pressão no ambiente

laboral contribuem para o desenvolvimento de doenças provocadas pelo desgaste físico e mental, que geram custo para o empregador. A quick massage é uma técnica de relaxamento realizada em uma cadeira específica, que proporciona um equilíbrio energético e inúmeros benefícios, reduzindo dores, melhorando a postura e aumentando amplitude de movimentos, tornando o empregado mais disposto ao trabalho. O objetivo desse artigo foi verificar a aplicabilidade da quick massage em empresa. O método utilizado foi revisão bibliográfica, que demonstrou que investir em saúde no ambiente de trabalho gera benefícios tangíveis e intangíveis para a empresa. É um programa rápido, eficiente e de baixo custo, auxilia na redução de

afastamentos, aumentando a produtividade, melhorando o clima

organizacional.

Palavra chave: Quick massage, benefícios da massagem, ambiente laboral.

_______________________________________________________________

Abstract Today, stress, tension and pressure in the work environment

contribute to the development of diseases caused by physical and mental strain that generate cost to the employer. The Quick Massage is a relaxation technique performed on a specific chair, which provides an energy balance and numerous benefits, reducing pain, improving posture and increasing range of motion, making it more willing to work employed. The aim of this paper was to verify the applicability of quick massage company. The method used was literature review, which showed that investing in health in the workplace generates tangible and intangible benefits for the company. It is a fast, efficient and cost-effective program, assists in reducing absenteeism, increasing

productivity, improving the organizational climate.

Keyword : Quick massage , benefits of massage , work environment .

(2)

2 INTRODUÇÃO

O profissional da área da estética além de promover o embelezamento pode também atuar para melhorar a saúde, o bem estar e diminuir o estresse ocupacional no ambiente de trabalho, principalmente com terapias alternativas como a quick massage (SILVA et al, 2014).

O estresse, cada vez mais presente no cotidiano, faz parte da vida contemporânea, sobretudo em seu aspecto de relação com o trabalho e com as doenças relacionadas ao trabalho devido a um excesso de demandas (MARTINS, MENDES, 2012). O desempenho diminui e o trabalhador, fica mais sucessível a doenças e dificilmente corresponderão as expectativas do empregador (PRETO, PEDRÃO, 2009).

Assim para proporcionar melhor qualidade de vida no trabalho as empresas têm utilizado estratégias como a implantação de programas constituídos por ginástica laboral, shiatsu, pausas, quick massage, dança, musculação e outros (SUGUINOSHITA, 2011).

A quick massage constitui-se em uma terapia alternativa não somente combate o estresse, mas sobre tudo desenvolve o bem estar e qualidade de vida do trabalhador. A massagem promove tanto benefícios físicos quanto mentais (STEPHENS, 2008). É aplicada em uma cadeira especifica no próprio ambiente de trabalho de empresas, indústrias, serviços em escritórios e hospitais (BRAUN, SIMONSON, 2007).

Seus benefícios atinge também o empregador ao ter um funcionário mais disposto para executar suas tarefas. Oferecer planos de beneficio atraentes é a oportunidade que o empregador tem de manter e consequentemente engajar profissionais capacitados e talentosos na sua empresa, reduzindo a rotatividade e o afastamento, além de aumentar a motivação e melhorar o bem estar dentro do ambiente de trabalho (SOUZA 2012).

As questões de trabalho e saúde estão vinculadas e integradas à atividades humanas e, tendo em vista a importância da saúde no contexto da estética, este artigo teve como objetivo estudar a aplicabilidade da quick massage nas empresas.

(3)

3

A RELAÇÃO TRABALHO SAÚDE DOENÇA.

A moderna organização capitalista do processo do trabalho iniciou a era de doenças provocadas pela grande exigência e obtenção de metas. Os indivíduos estão cada vez mais expostos a essa pressão, sendo exigidos resultados mais representativos em curto espaço de tempo, precisam lidar com a competividade e impessoalidade de seu ambiente de trabalho. Esse ritmo

frenético pelos melhores resultados e aumento da produtividade,

consequentemente afeta a saúde do individuo e pode desencadear o estresse entre outras doenças (ROSSI, MEURS, PERREWÉ, 2013).

O conceito de estresses ocorre de acordo com a avaliação que o individuo faz das situações cotidianas nos quais é submetido, pode ser mais ou menos desgastante e é identificado como uma situação negativa de difícil enfrentamento (PRETO, PEDRÃO, 2009).

Neste sentido, pode-se entender que o estresse referente ao trabalho refere-se ao conjunto de perturbações psicológicas ou sofrimento psíquico, relacionados com as vivencias do trabalho, o chamado estresse ocupacional (SILVA 2010).

O estresse ocupacional começou a ganhar relevância, a partir do momento que o surgimento de doenças foi vinculado com o trabalho. Além de provocar insatisfação no trabalho, compromete não só o empregado como também o empregador (FERNANDES, MEDEIROS, RIBEIRO, 2008).

O surgimento de lesão por esforço repetitivo também chamou a atenção a partir das mudanças tecnológicas e organizacionais dos últimos trinta anos (LONGEN, 2003). O termo LER (lesão por esforço repetitivo) aos poucos está sendo substituído por DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), o que ocorre na pratica é um distúrbio em fase inicial; tais como fadiga, pesos no ombro e dores, em uma fase mais aguda ocorre às lesões. LER/DORT são doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho é o resultado da execução de movimentos repetitivos e rápidos (OLIVEIRA, SAMPAIO, 2008).

O crescimento do número de LER/DORT trás consequências diversas como dias de trabalho perdidos, conflitos internos na empresa, queda de produtividade, geração de indenização (SANTOS, 2003).

(4)

4

As doenças físicas e psicológicas levam ao absentismo, que é a falta ao trabalho e ao presenteísmo que é ir ao trabalho mesmo doente, limitando a

produtividade como a qualidade do trabalho e rotatividade de funcionários

(OGATA, SIMURRO, 2012; TAVARES, KAMIMURRA, 2012).

França (2004), destaca que nos últimos anos as empresas têm desenvolvido medidas que visem minimizar o estresse no trabalho, desenvolvendo programas de qualidade de vida no trabalho (QVT).

No Brasil algumas empresas estão investindo nestes programas com sala de descanso, showlestras, torneio de futebol, a aplicação de ginástica laboral e a quick massage. Esta ultima pode ser um dos recursos para promover o bem estar dentro do ambiente laboral, tornando o empregado mais animado e motivado para executar suas funções diárias (ALVES, 2011).

QUICK MASSAGE

A quick massage significa massagem rápida, também conhecida como massagem expressa e massagem na cadeira. Foi aplicada pela primeira vez por um massoterapeuta americano chamado David Palmer em 1982, considerado o pai da quick massage, por ser o primeiro a adaptar a técnica da Amma (técnica oriental, que busca aliviar os pontos de tensão) criando uma sequencia de massagem sentada (STEPHENS, 2008).

Para facilitar o trabalho dos massoterapeutas em 1984, Palmer pediu ajuda do marceneiro Frances Serge Bouyssou para desenvolver uma cadeira de madeira portátil que pudesse suportar o peso do cliente de uma maneira relaxada e confortável. Em 1986 surgiu a primeira cadeira de massagem pesando 12 kg e após 3 anos, passou a ter estrutura de metal ,pesando 6,5 kg, com ajustes rápidos e de fácil deslocamento. Isto desenvolveu um dos benefícios da massagem sentada: pode ser feitas em vários lugares e ocupa pouco espaço (STEPHENS, 2008).

A posição sentada é excelente para massagear a região superior do corpo. A técnica é basicamente aplicada nos músculos posteriores do pescoço e dos ombros, nas musculaturas das costas, nos braços e nas mãos, provocando relaxamento e alivio de tensões. Os indivíduos que recebem a massagem ficam sentados de maneira confortável e discreta. Uma vantagem sobre as outras técnicas de massagem é que o individuo permanece vestido,

(5)

5

reduz o tempo de intervalo entre um paciente e outro, dispensa o uso de cremes ou óleos, diminui o custo da massagem e cada sessão tem um tempo médio de 15 a 20 minutos (BRAUN, SIMONSON, 2007).

Os efeitos promovidos pela massagem são o aumento na velocidade da circulação sanguínea, que por sua vez estimula as glândulas sebáceas, tornando a pele mais flexível e maleável. Com esse aumento sanguíneo também ocorre uma maior oxigenação e oferta de nutriente, beneficiando os músculos. Para músculos fadigados a massagem proporciona um resultado rápido e prático (GUIRRO, GUIRRO, 2004; BRAUN, SIMONSON, 2007).

As contra indicações seriam para pessoas com processo infeccioso na área a trabalhar, fraturas, queimaduras recentes (DOMENICO, WOOD, 1998).

BENEFÍCIOS TANGÍVEIS E INTANGÍVEIS DA QUICK MASSAGE PARA A EMPRESA

O trabalho não é essencialmente uma fonte de compensação; é uma parte do desenvolvimento pessoal, integração e coesão social. O bem estar dos trabalhadores e seus valores são responsabilidade dos gestores que são os agentes primários da saúde. Investir em saúde é essencialmente uma obrigação do ser humano, não deve ser considerado um fardo, mas uma mais valia para o desempenho profissional (LACHMANN, LAROSE PENICAUD, 2010).

É fundamental que os problemas de saúde, sejam físicos ou psicológicos, possam ser prevenidos, e não apenas tratados. Os benefícios tangíveis que a quick massage podem trazer para a empresa são o aumento da produtividade, diminuição dos problemas de saúde como a diminuição das reclamações de dores musculares, lesões e acidentes de trabalho, diminuição na ocorrência de afastamento ou falta ao trabalho por motivos médico entre outros. A quick massage é um programa que busca proporcionar através da massagem o bem estar e obtêm como retorno, a satisfação dos funcionários à medida que o funcionário satisfeito atendo melhor seus clientes e contribui de maneira mais efetiva ao alcance dos objetivos corporativos. Os benefícios intangíveis promovidos pela quick massage se obtém pela valorização da empresa junto aos colaboradores e mercado, atração e retenção de talentos (BASÍLIO et al., 2011; SUGUINOSHITA, 2011).

(6)

6

Empresa feliz é empresa bem administrada, tendo por fundamentos a valorização humana, lucratividade sustentada e a renovação continua. Só pessoas felizes são realmente produtivas, há necessidade de um mínimo de bem estar para que haja motivação em realizar suas atividades no seu labor (MATOS ,1998).

.

METODOLOGIA

Este estudo de revisão da literatura compreendeu pesquisas no período de setembro de 2014 a março de 2015 em livros, revistas e artigos científicos nacionais e internacionais nas bases de dados da Medline, Pubmed, Scielo e Lilacs por meio dos unitermos: trabalho, quick massage, estresse, programas de qualidade de vida, doenças causadas pelo trabalho

Os critérios utilizados para a seleção da amostra foram: artigos que abordassem a temática em questão, escritos na língua portuguesa e inglesa, francesa, publicados entre os anos de 1996 a 2014.

DISCUSSÃO

Embora alguns achem que após a massagem, possa se reduzir o ritmo no trabalho e causar sonolência pelo fato de acontecer o relaxamento isso não ocorre. Pesquisas realizadas Touch Research Institutes da University of Miami School of Medicine, constataram que a quick massage no ambiente laboral aumenta a produtividade e satisfação do empregado. Por meio de analise dos hormônios, pressão arterial atividade das ondas celebrais e desempenho em teste de matemática os pesquisadores observaram que após a massagem os

empregados ficaram mais alerta, realizaram cálculos precisos,

desempenharam suas funções com eficiência. Após a aplicação da quick massage houve uma redução do nível de estresse e ansiedade, pois o empregado se sentiu mais relaxado, menos ansioso, conseguindo pensar com mais clareza e energia (BRAUN, SIMONSON, 2007; STEPHENS, 2008).

Fritz (2002) menciona que nesse mesmo estudo constatou-se que a massagem promove aumento da atenção e do aprendizado, em pessoas com problema de atenção, hiperatividade ou incapacidade de aprendizado, além de aliviar a dor, melhorar a função imunológica em pessoas que apresentam câncer, e outras doenças viróticas, ajuda a superar vícios como o fumo,

(7)

7

diminuindo os sintomas pré-menstruais, reduz o numero de dias com dor de cabeça nos dias de enxaquecas, diminui dor e aumenta o âmbito de movimentos em indivíduos com dores lombares.

Kellong(1919) observou que a massagem produzia um aumento real nas dimensões das estruturas musculares, que o músculo se tornava mais firme e elástica sob esta influência. Mc Millan (1925) escreveu que os músculos são fortalecidos e induzidos ao crescimento pela manipulação. Segundo Despard (1932) a massagem melhora a nutrição dos músculos e, consequentemente promove seu desenvolvimento. Mennell (1945) discordou dos autores acima e afirmou que “apenas por um meio a força muscular pode ser desenvolvida, e esse meio é a contração muscular”. Sendo assim conclui-se que a massagem proporciona um alivio na tensão muscular apenas, para a obtenção de força muscular é necessário que se frequente uma academia (DOMENICO, WOOD, 1998).

A massagem relaxante não é necessariamente contra indicada para portadores com câncer. Pode inclusive ser indica para estas pessoas pois contribui para diminuir a dor, aumenta o numero de células responsável pela destruição de células de defesa pois tem efeitos positivos sobre o sistema imunológico. Pesquisas recentes indicam que a massagem pode contribuir para um aumento dos níveis de dopamina responsável pela melhora do humor e vigor; aumento da serotonina substancia química que reduz a dor, favorece a redução de depressão, raiva e ansiedade (FIELD, et.al. 2005).

Segundo Silva et al. (2014), após o recebimento da massagem os trabalhadores relataram que a quick massage é um método eficaz de relaxamento e redução de estresse, além de outros benefícios com a melhora do vigor, sensação de estar mais descansados e mais dispostos.Os trabalhadores beneficiados com a quick massage, lamentaram o fato da atividade não ocorrer constantemente, denotando a deficiência de métodos de relaxamento no ambiente laboral. A quick massage no ambiente de trabalho foi

bem aceita por ter reposta positiva como a redução de estresse.

De acordo com Morais (2011), os trabalhadores que receberam a quick massage relataram que esta proporciona ganhos para a saúde física e mental, incentivando o bom relacionamento entre os colegas e superiores, gerando sentimento de reconhecimento e valorização. Os reflexos dos pontos positivos

(8)

8

refletem para a empresa, pois funcionários motivados produzem mais e melhor. Já a ginástica laboral que vem ser outro programa de qualidade de vida, em um estudo foi encontrada a dificuldade de adesão pelo fato relatado pelos trabalhadores por falta de orientação e acompanhamento dos instrutores, um constrangimento temporal decorrente da natureza da atividade, não perceberam benefícios e a falta de estimulo social (dos instrutores e dos

colegas)(SOARES, ASSUNÇÃO, LIMA 2006).

Basilio et al. (2011), relataram num estudo que as pessoas aderiram mais a quick massagem do que a ginástica laboral. Os resultados do estudo demonstraram que houve um decréscimo no numero de indivíduos que começaram e terminaram a ginástica, menos do que a metade. Já aqueles iniciaram o programa de quick massagem, todos finalizaram. Supõe-se que trabalhadores que se movimentam muito no trabalho querem algo contrario a ginástica laboral, por isso preferem a quick massage, por permanecer sentados e imóveis o que facilita os efeitos do relaxamento, muitas vezes indispensável

devido ao conteúdo do trabalho.

A saúde e o bem-estar dos funcionários de uma empresa atingiram um nível de importância, que diversos executivos de vários países como Estados Unidos e Alemanha investem constantemente em instrumentos para aumentar a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho. Para CANETE (1996), os executivos acreditam que o investimento na qualidade de vida torna seus empregados mais felizes e saudáveis, o que representa em longo prazo um aumento da produtividade. Torna-se evidente que os investimentos no material humano das empresas trazem um enorme retorno no nível da qualidade e produtividade da empresa.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com o alto custo da assistência médica, se faz necessário a implantação de medidas preventivas para amenizar as doenças relacionadas com o trabalho. A baixa qualidade de vida do trabalhador causa um impacto e imagem negativa das empresas perante a sociedade.

A quick massage proporciona ao trabalhador vários benefícios como o relaxamento, redução do estresse, a diminuição de dores e tensão muscular,

(9)

9

prevenindo a LER/DORT e tornando o empregado mais disposto para o trabalho. É um programa viável para o ambiente de trabalho e por ser rápida, eficiente e de baixo custo gera vantagens para o empregador. Pode ainda auxiliar na redução os afastamentos e absenteísmo por motivo de saúde, diminuindo o número de acidentes de trabalho, aumentando a produtividade.

REFERÊNCIAS:

ALVES, Everton Fernando. Programas e ações em qualidade de vida no

trabalho. InterfacEHS Revista de Saúde, meio ambiente sustentabilidade v.6,

n.1, Artigo, Abril. 2011.

BASÍLIO, et.al. Ginastíca laboral e quick massage na redução de queixas

álgicas no ministério público estadual de dourados MS. Centro

Universitário da Grande Dourados – Unigran/MS interbio v.5 n.1 2011.

BRAUN, Mary Beth; SIMONSON, Stephanie J. Introdução a massoterapia. Baueri, SP Manole 2007.

CAÑETE, I Humanização Desafio da Empresa Moderna, a ginástica laboral

como o caminho. Porto Alegre Artes e Oficio Editora 1996.

DOMENICO, Giovanni, WOOD, Elizabeth C. Técnica de massagem de

Beard. 4 ed. SP Manole 1998.

FERNANDES, Sandra Michelle Bessa de Andrade; MEDEIROS, Soraya Maria; RIBEIRO, Laiane Medeiros. Estresse ocupacional e o mundo do trabalho

atual: Repercussões na vida cotidiana das enfermeiras. Revista eletrônica

de enfermagem UFG 2008.

http://revistas.ufg.br/index.php/fen/article/view/8043 Acesso: 20/03/2015

FIELD, T, H, M; IRONSON, G; BEUTLER, J; VERA, Y. Natural killer cells and

lymphocytes increase in women with breast cancer following massage therapy. Intern. J. Neuroscience, 2005.

(10)

10

FRANÇA, A. C. L. Qualidade de vida no trabalho: conceitos e práticas na

sociedade pós- industrial. São Paulo: Atlas, 2004.

FRITZ, Sandy. Fundamentos da massagem terapeutica. 2 ed. São Paulo, Manole, 2000.

GUIRRO, Elaine Caldira de Oliveira; GUIRRO, Rinaldo Roberto de J.

Fisioterapia dermato-funcional: fundamentos, recursos, patologia. 3.ed.

Baueri, SP Manole 2004.

LACHMANN, Henri ; LAROSE, Christian; PENICAUD Muriel Bien-être et

efficacité au travail propositions pour améliorer la santépsychologique

au–travail, 2010.

LONGEN Willians Cassiano. Ginástica laboral na prevenção de ler/dort ?

Um estudo reflexivo em uma linha de produção. 2003 UFSC

http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86058 Acesso: 19/04/2015

MARTINS S. R.; MENDES A. M. Espaço Coletivo de Discussão: A Clínica

Psicodinâmica do Trabalho como Ação de Resistência Revista Psicologia:

Organizações e Trabalho, maio-ago 2012.

MATO Francisco Gomes de, Empresa Feliz . 5 edição editora: Makron Books do Brasil editora ltda. S.P 1998.

MORAIS,Gisele aparecida de .Qualidade de Vida dos Bancario em uma

Agencia da Cidade de Curtiba, 2011.

http://hdl.handle.net/10183/77446Acesso: 21/04/0015

OGATA, Alberto; SIMURRO Sâmia. Metodologia para a Implantação de

(11)

11 de Qualidade de Vida – Como planejar e gerenciar o melhor programa para sua

empresa “ publicado pela Editora Campus Elsevier, com autorização dos autores OLIVEIRA, R. G.; SAMPAIO, A. A. A importância da ginástica laboral na

prevenção de doenças ocupacionais, Caderno de educação Física

Marechal Cândido Rondon, v.7, 2008. PRETO,Vivian Aline ; PEDRÃO Luiz Jorge .Estresse em enfermeiros que

atuam em unidade de terapia intensiva, Rev. Escola Enfermagem.

USP vol.43 no.4 São Paulo Dec. 2009 ROSSI; Ana Maria ,MEURS, James A; PERREWE, Pamela L. (Org.) Stress e

qualidade de vida no trabalho melhorando a saúde e o bem estar dos funcionários. São Paulo Atlas, 2013.

SANTOS ,Heleodório Honorato . Abordagem clínica e psicossocial das

Lesões por Esforços Repetitivos LER / DORT Rev. bras. saúde ocupacional. vol.28 no. São Paulo 2003

SILVA,Juliana Fernandes da Costa . Estresse ocupacional suas causas e

consequências. . Universidade Cândido Mendes 2010.

SILVA et.al . A quick massage como estratégia para a diminuição do

estresse ocupacional . Anais do III Congresso de Educação em Saúde da

Amazônia (COESA), Universidade Federal do Pará - 12 a 14 de novembro de 2014.

SOARES,Raquel Guimarães; ASSUNÇÃO, Ada Avila; LIMA, Fracisco de Paula Antunes. A baixa adesão ao programa de ginástica laboral: buscando

elementos do trabalho para entender o problema, Rev. bras. saúde

ocupacional vol.31, Dez 2006.

SOUZA, Valdelice Silva de. Qualidade de vida no trabalho (QVT) avaliação

do programa de uma empresa de lentes oftálmicas do Polo Industrial de Manaus – PIM. 2012. Universidade de Brasília, Manaus, 2012.

(12)

12

STEPHENS, Ralph R. Massagem terapêutica na cadeira. Barueri, SP: Manole,2008.

SUGUINOSHITA Eliane Cristina de Lima Couto Analise do programa de QVT

aplicado em uma agencia bancaria- Quick Massage UFRGS 2011.

http://hdl.handle.net/10183/77377Acesso: 20/03/2015

TAVARES, Renata da S. Cardoso R.; KAMIMURRA, Quésia Postigo GESTÃO

EM SAÚDE CORPORATIVA: Absenteísmo e Presenteísmo. The 4 th

International Congress University Industry Cooperation - Taubaté, São Paulo –

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

Dada a potencialidade que o estudo com esse gênero tem para estimular a reflexão crítica do alunado, pautada pelos multiletramentos, analisamos a presença de aspectos culturais

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Fundamentado na perspectiva apresentada pela atual pesquisa, considera-se que os indicadores de vulnerabilidade antrópica, natural e socioambiental se mostram como

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

menas pessoas querendo deixar o Brasil. B) Poucos brasileiros haveria de deixar o País se lhes fosse oferecido boas condições de vida. C) Foi necessário muitas mudanças para

O de desempenho escolhido (variável de resposta) foi o tempo médio para produção de 10 toneladas de filé de tilápia (Tempo de Processo). Os resultados foram avaliados no