• Nenhum resultado encontrado

Sistema de Informação Abrasca às Companhias Abertas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sistema de Informação Abrasca às Companhias Abertas"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

NESTA EDIÇÃO

BM&FBOVESPA anuncia iniciativas de aprimoramento

da governança das empresas estatais, pág. 2

Superintendência de Acompanhamento de Empresas

da BM&FBOVESPA publica as questões mais freqüentes

quanto ao uso do Empresas.Net, pág. 2

Calendário do CD (Conselho Diretor) 2015/2016, pág. 4

Acesse o twitter: @AbrascaBR

Sistema de Informação Abrasca

às Companhias Abertas

Edição semanal • 4 páginas • Número 1244 • 06/04/2015

Sistema de Informação Abrasca às Companhias Abertas -SIA & CIA é editado pela Associação Brasileira das Companhias

Abertas, São Paulo: Av. Brig. Luis Antônio, 2504 Conj 151 -CEP 01402-000 - tel e fax (11) 3107-5557; Rio de Janeiro: Rua da Conceição, 105 Salas 1304 e 1305 CEP 20051011 tel (21) 22233656 www.abrasca.org.br -abrasca@abrasca.org.br

Antonio D. C. Castro - Presidente; Frederico Carlos Gerdau Johannpeter

- 1º Vice-Presidente; Alfried Plöger, José Salim Mattar Junior, Luiz Serafim Spínola Santos, Paulo Setubal Neto - Vice-Presidentes; Flávio Donattelli, Henry Sztutman, Maria Isabel Bocater, Maurício Perez Botelho, Morvan Figueiredo Paula e Silva, Paulo Cezar Aragão - Diretores Eduardo Lucano da Ponte - Superintendente Geral; Ivanildi Lustosa de Sousa Augusto - Supervisora Financeira

É permitida a transcrição das matérias, desde que citada a fonte. Solicita-se a remessa de um exemplar da publicação.

(2)

BM&FBOVESPA

anuncia iniciativas

de aprimoramento

da governança das

empresas estatais

A BM&FBOVESPA anunciou na últi-ma quinta-feira, dia 02 de abril de 2015 o lançamento das iniciativas de aprimo-ramento da governança corporativa das empresas estatais, onde, de acordo com a Instituição, as “’Principais linhas de ação estão concentradas em transpa-rência, controles internos e melhorias para seleção e avaliação de administra-dores. Empresas que aderirem recebe-rão o devido reconhecimento”. A iniciati-va da BM&FBovespa busca evitar, por meio de melhores padrões de gover-nança corporativa das estatais, criar pro-cessos e controles que evitem desvios da administração da companhia em relação ao objeto social da empresa.

Segue abaixo a íntegra do texto. “São Paulo, 02 de Abril de 2015 – A BM&FBOVESPA anunciou hoje o lançamento das iniciativas de aprimora-mento da governança corporativa das empresas estatais. Com apoio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as iniciativas têm como público alvo as empresas estatais em geral, consideran-do tanto aquelas 100% controladas pelo estado como também as de economia mista, sejam listadas em Bolsa ou não, que poderão aderir voluntariamente.

O projeto partiu de três premissas básicas: credibilidade, tendo em vista a necessidade de recuperação da con-fiança dos investidores nas estatais; alinhamento, ao reunir todos os partici-pantes no mesmo foco, entre os quais, os entes da federação, os investidores, os colaboradores das empresas e toda a sociedade; e, finalmente, as ferramen-tas, lançando mão de instrumentos de governança corporativa desenvolvidos ao longo do tempo. A iniciativa irá con-siderar três principais linhas de ação durante o seu desenvolvimento: maior transparência na divulgação de informa-ções aos acionistas; implantação ou aprimoramento dos controles internos; e adoção ou melhorias no funcionamen-to de mecanismos para seleção, indi-cação e avaliação dos administradores. Todas as iniciativas serão submeti-das à audiência restrita, cuja convoca-ção está prevista para o fim de abril.

Durante a audiência, serão realizadas reuniões com participantes de merca-do, entes da federação, controladores e empresas estatais, com base nas reflexões preliminares da BM&FBO-VESPA ao redor das três grandes linhas de ação. A Bolsa pretende divulgar o Programa de Governança de Estatais, com a sigla PGOVE, até o fim do pri-meiro semestre, após o encerramento da audiência restrita.

Reconhecimento e acompanhamento O projeto contempla ainda um me-canismo de reconhecimento para as empresas que aderirem ao programa e também para aquelas que implemen-tarem as medidas de governança corporativa. O reconhecimento será con-ferido pela BM&FBOVESPA com base em proposta da Câmara Consultiva de Mercado para Governança de Estatais, por meio de eventos com toque de cam-painha na Bolsa, entre outras ações. Todas as novas adesões de empresas ao programa serão devidamente comu-nicadas por todos os canais da BM&F-BOVESPA e participantes. É importan-te destacar que a equipe de Regulação de Emissores da BM&FBOVESPA realizará a verificação inicial do cumprimento das medidas e o seu posterior monitoramento”.

BM&FBOVESPA – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros

Diretoria de Imprensa e Sustentabilidade Telefone: 55 (11) 2565-7473

(Texto enviado à Abrasca pela BM&FBovespa)

iniciativa é resultado de um trabalho contí-nuo de aprimoramento do sistema lidera-do pela BM&FBovespa, que vem contan-do com frequentes contribuições e críti-cas da Abrasca, buscando melhorar as funcionalidades do Sistema. A Abrasca levanta regularmente junto à suas associa-das dúviassocia-das e questionamentos com rela-ção à utilizarela-ção do sistema.

Abaixo, segue a íntegra a exposição de motivos da publicação e as ques-tões freqüentes quanto ao uso do Empresas.Net.

“Prezados Diretores e Representantes Legais,

Desde o lançamento da versão 8.0 do Sistema Empresas.NET recebemos muitas ligações reportando dúvidas so-bre o seu funcionamento. Algumas des-sas dúvidas ajudaram na identificação da necessidade de se proceder em al-terações pontuais no software.

Face ao exposto e para uma melhor orientação às companhias, compartilha-mos as dúvidas recorrentes, as altera-ções pontuais realizadas no software e os procedimentos a serem adotados, caso a companhia se defronte com a necessidade de implementar no software já instalado tais alterações.

Nesse sentido, segue anexo arquivo com as questões mais frequente ao uso do Empresas.Net.

Sugerimos disseminar esse material a todas as equipes dessa companhia ou terceiros que atuam no processo de envio de informações periódicas e eventuais e ressaltamos a importância do envolvi-mento da equipe de informática dessa companhia, caso seja necessária a instalação dos ajustes no software.

Se permanecerem dúvidas referen-tes à instalação, utilização e funciona-mento do Sistema Empresas.NET, assim como o relato de problemas ou dificuldades no envio de documen-tos, favor contatar a Superintendência de Suporte à Pós Negociação da BM&FBOVESPA (SSP).

O contato com a SSP pode ser fei-to: (a) nos dias úteis, de 7 às 22 horas por meio do email ssp@bvmf.com.br e pelo telefone (11) 2565-5000 (opção 8). Após as 22 horas e em finais de semana e feriados, exclusivamente pelo telefone (11) 2565-5000. Lembra-mos que as questões recebidas após as 22 horas dos dias úteis e em fins de semana e feriados serão tratadas após as 7 horas do dia útil

Superintendência

de Acompanhamento

de Empresas da

BM&FBOVESPA

publica as questões

mais freqüentes quanto

ao uso do Empresas.Net

O Superintendente de Acompanha-mento de Empresas da BM&FBOVES-PA, Nelson Barroso Ortega publicou orientações à companhias com relação às alterações pontuais realizadas no software do Sistema Empresas.NET, desde o lançamento da versão 8.0. Esta

(3)

seguinte, exceto as relacionadas à disponibilidade do sistema para o recebimento de informações, as quais serão tratadas imediatamente.

Atenciosamente, Nelson Barroso Ortega Superintendência de Acompanhamento de Empresas BM&FBOVESPA S.A. Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros Tel. (11) 2565-6063 / 2565-7222 Questões frequentes quanto

ao uso do Empresas.Net

1. Fluxo prático para a criação e envio das informações inerentes ao IPE pelo Sistema Empresas.Net versão 8.0:

1. Abrir o sistema;

2. Clicar sobre “Novo Formulário”, quando o Emissor já estiver identifica-do, ou clicar sobre “Novo Emissor”;

3. Selecionar o tipo de documento “Informações Periódicas e Eventuais”; 4. Preencher as informações sobre o documento Categoria/Tipo/Espécie e Data e, se for o caso, Hora;

5. Se aplicável, selecionar ou digitar o Assunto e clicar sobre o símbolo em verde ;

6. Se aplicável, selecionar ou digitar a Publicação e clicar sobre o símbolo em verde ;

7. Anexar o arquivo; 8. Salvar o documento;

9. Exportar arquivo para entrega e backup;

10. Enviar o arquivo exportado para entrega (extensão “.ipe”) por meio da fun-ção Enviar, item Envio de Documentos. 2. Ao tentar realizar o envio dos formu-lários DFP, FRE, ITR ou SEC o siste-ma está retornando mensagem de erro de data de referência inválida.

Verificar se o Formulário Cadastral (“FCA”) relacionado ao documento em questão é o último documento entregue do ano vigente e se o mesmo está com protocolo de entrega. Senão é neces-sário criar um FCA do ano vigente ou importar o último FCA entregue do ano vigente e relaciona-lo ao formulário que se pretende enviar.

3. Ao gerar documento para realizar a reapresentação de proposta da admi-nistração para assembleia, o campo “data prevista para a realização da assembleia”, está truncado.

Realizar download do ajuste disponí-vel em http://www.bmfbovespa.com.br/

pt-br/mercados/download/empresasNET/ CVM/EmpresasNetFix.zip;

- Descompactar o arquivo Empre-sasNetFix.zip (11 arquivos); e

- Copiar arquivos para a pasta “Em-presas.Net”.

Obs.: O sistema continuará

exibin-do a versão 8.0.0.0

4. Ao tentar importar um arquivo referen-te às associações abaixo, o sisreferen-tema apresenta mensagem informando que o tamanho do arquivo excedeu o limite.

Categoria: Assembleia; Tipo: AGO ou AGO/E; Espécie: Manual para participação Categoria: Assembleia; Tipo: AGO ou AGO/E; Espécie: Proposta da Administração Categoria: Dados Econômico-Finan-ceiros; Tipo: Demonstrações Financei-ras Anuais Completas

Categoria: Dados Econômico-Finan-ceiros; Tipo: Demonstrações Financei-ras em Padrões Internacionais; Especie: Demonstrações Financeiras com recon-ciliação para IFRS

Categoria: Dados Econômico-Finan-ceiros; Tipo: Demonstrações Financei-ras em Padrões Internacionais; Espécie: Demonstrações Financeiras em IFRS

Categoria: Dados Econômico-Finan-ceiros; Tipo: Demonstrações Financei-ras em Padrões Internacionais; Espé-cie: Outros

Categoria: Dados Econômico-Finan-ceiros; Tipo: Demonstrações Financei-ras Especiais

Categoria: Dados Econômico-Finan-ceiros; Tipo: Demonstrações Financei-ras Intermediárias

Categoria: Dados Econômico-Financei-ros; Tipo: Relatório de Análise Gerencial. Salvar como pdf o arquivo que se está utilizando e tentar importar.

Se não for possível, realizar o down-load do ajuste disponível em http://

www.bmfbovespa.com.br/pt-br/merca-dos/download/empresasNET/CVM/ FormulariosV8B1.zip;

- Copiar arquivos para a pasta “DataBase”; e

- Na pasta “EmpresasNet”, abrir o arquivo EmpresasNet.exe.Config e al-terar a descrição do banco, que apare-ce na chave “SqlCeConnectionString”, para “FormulariosV8B1.sdf”.

Obs.: O sistema continuará exibindo

a versão 8.0.0.0 e aumentará o tamanho das associações acima para 7 MB.

Quanto a esse assunto, vale ressal-tar a orientação presente no OFÍCIO-CIRCULAR/CVM/SEP/Nº 02/2015 de 26/02/2015, abaixo transcrita:

“Antes de solicitar a expansão do li-mite do Sistema Empresas.NET, a com-panhia deve envidar esforços para re-duzir o tamanho do arquivo a ser disponibilizado, haja vista ser uma im-posição existente para todas as com-panhias. O emissor deve tentar soluções com sua área de TI, no sentido de re-duzir o tamanho do arquivo. Sugere-se a utilização de algoritmos de compres-são para tentar reduzir o espaço ocu-pado pelas imagens e pelos textos a serem dispostos nos arquivos.

Caso nenhuma solução seja encon-trada, pode-se encaminhar solicitação à GEA-1 ou à GEA-2 (vide item 7.3) para expandir o limite de tamanho de arqui-vo, que será avaliado na ocasião. As limitações atuais do sistema são impostas de maneira isonômica a todas as companhias.”

5. Efetuar cancelamento de arquivos do IPE

O usuário pode realizar 2 procedimen-tos (excludentes):

1º) No sistema, acessar a função “Enviar”, digitar usuário e senha e, na sequência, clicar na aba “Cancelamen-to de documen“Cancelamen-tos”; ou

2º) Através da internet, acessar o endereço https://www.rad.cvm.gov.br/ enet, digitar usuário e senha e, na sequência, clicar na aba “Cancelamen-to de documen“Cancelamen-tos”.

6. Tipo de documento que pode ser cancelado

Apenas documentos que são do IPE podem ser cancelados. Os formulários padronizados (FCA, FRE, DFP, ITR e SEC) não possuem a opção de cancelamento. Caso as informações apresentadas atra-vés de formulários padronizados estejam incorretas, é necessário gerar uma nova versão e reapresentar o formulário. 7. Ao realizar envio de um documento ou formulário o sistema não retorna o número do protocolo.

Para os casos de documentos ou formulários entregues que não tenham habilitado a possibilidade de Reapre-sentação ou Nova Versão, respectiva-mente, o usuário pode realizar 3 proce-dimentos (excludentes):

1º) Na “árvore” de documentos, clicar uma vez na versão do documento

(4)

en-tregue e acionar a função ‘Manutenção’, que deve gravar automaticamente o número do protocolo do documento; ou 2º) Acessar, por meio da função ‘En-viar’, a aba ‘Cancelamento de documen-tos’, copiar o número do protocolo exi-bido e digitá-lo no pop-up que aparece ao acionar a função ‘Manutenção’; ou

3º) Acessar, por meio da função ‘Envi-ar’, a aba ‘Cancelamento de documentos’, fazer o download do arquivo desejado e importar o arquivo .zip para o sistema. 8. Ao abrir o sistema surge a mensagem “O banco de dados não foi encontrado”.

Na pasta “DataBase”, abrir o arquivo EmpresasNet.exe.config e alterar a des-crição do banco, que aparece na chave “SqlCeConnectionString”, para “Formula-riosV8B0.sdf”.

Ex: “C:\CVM\EmpresasNet\ Database\FormulariosV8B0.sdf “

9. O sistema está apresentando mensa-gem “Erro ao salvar no banco de dados”. O local da instalação não está den-tro do padrão estabelecido pelo siste-ma (C:\CVM\EmpresasNet).

10. Ao realizar o envio de documento ou formulário o sistema está retornando mensagem de erro “Problema na execu-ção do Scan”, “Documento Inválido”, ou “Problema para descompactar arquivo”. Durante o processo de envio do do-cumento ou formulário validar qual a extensão do arquivo que está sendo enviado, ou se por acaso no momento de exportar o arquivo foi feita alteração do nome original do arquivo.

Extensões dos formulários:

Tipo de Formulário: Formulário Cadastral; Extensão para envio: “.FCA”;

Extensão de Backup: “.BCA”

Tipo de Formulário: Formulário de Referência; Extensão para envio: “.FRE”; Extensão de Backup: “.BRE”

Tipo de Formulário: Demonstração Financeira; Extensão para envio: “.DFP”; Extensão de Backup: “.BFP”

Tipo de Formulário: Informação Tri-mestral; Extensão para envio: “.ITR”; Extensão de Backup: “.BTR”

Tipo de Formulário: Informe Trimestral de Securitizadora; Extensão para envio: “.SEC”; Extensão de Backup: “.BEC”

Tipo de Formulário: Informações Pe-riódicas e Eventuais; Extensão para en-vio: “.IPE”; Extensão de Backup: “.BPE”

(Texto enviado à Abrasca pela BM&FBovespa)

Calendário do CD (Conselho Diretor) 2015

Evento Data Local

Reunião Ordinária 30/04/2015 Stocche Forbes Advogados / SP

Reunião Ordinária 18/06/2015 Tozzini Freire Advogados / SP

Reunião Ordinária 30/07/2015 Souza Cruz S.A. / RJ

Reunião Ordinária 03/09/2015 BM&A Advogados / SP

Reunião Ordinária 29/10/2015 Souza Cescon Advogados / SP

Reunião Ordinária 03/12/2015 BM&FBovespa / SP

Reunião Ordinária 21/01/2016 Pinheiro Neto Advogados / RJ

Reunião Ordinária 17/03/2016 Bocater Camargo, Costa e Silva Advogados / SP

(5)

Referências

Documentos relacionados

Sex 11 Nov | Oficinas de Formação e Animação Cultural, ALJUSTREL Sáb 12 Nov | Casa do Povo de SANTO ESTÊVÃO

O significativo crescimento econômico e populacional combinado à falta de planejamento espacial visando a mobilidade urbana tem gerado um impacto no sistema

Para análise de efeito do programa na aprendizagem motora das técnicas de Capoeira selecionadas, foi possível juntar géneros, idades e origem, pois não se

Você deve sempre consultar seu médico antes de parar o tratamento com Nebilet, esteja você o tomando para pressão arterial alta (hipertensão) ou para insuficiência cardíaca

De acordo com o decreto 7.508/11, as seguintes afirmativas a respeito das Regiões de Saúde estão corretas, EXCETO: (A) As Regiões de Saúde serão instituídas pelo Estado,

Art. No caso de descumprimento das condições de manutenção do registro de produto, a ANS determinará a suspensão temporária deste para fins de comercialização

O Banco do Brasil adota, como prática, aprovar em sua Assembleia Geral Ordinária - AGO o Montante Global de Remuneração - MGR para os membros do Conselho de Administração,

HARD MS 426 PISCINA é um adesivo selante desenvolvido em tecnologia MS, de baixo módulo, isento de solventes, com alta resistência ao cloro, indicado para uso em áreas