• Nenhum resultado encontrado

PRINCIPAIS OBSERVAÇÕES REGRAS DE FORMATAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRINCIPAIS OBSERVAÇÕES REGRAS DE FORMATAÇÃO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

PRINCIPAIS OBSERVAÇÕES – REGRAS DE FORMATAÇÃO

CAPA Espaçamento simples, Letra 12, negrito em todos os itens (ver modelo da pg. 30 do Manual).

FOLHA DE ROSTO Idem ao item acima, exceto: negrito em apenas alguns itens, e recuo de 8 cm na apresentação da monografia. (Ver modelo da pg. 31).

Ex. ___________________(8cm) Monografia apresentada ao curso....

FOLHA DE APROVAÇÃO

Idem folha de rosto, exceto: negrito só no cabeçalho. (Ver modelo da pg. 32).

MARGENS 3cm – margem superior 2cm – margem inferior 3cm – margem esquerda. 2cm – margem direita DEDICATÓRIA e AGRADECIMENTOS (Opcionais)

Podem ficar na mesma página ou páginas diferentes uma seguida da outra, primeiro a dedicatória, e depois os agradecimentos.

Espaçamento entre linhas simples, letra 12, e parágrafo único.

RESUMO Espaçamento simples, letra 12, parágrafo único, seguido de até 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula(;) logo abaixo.

O abstract é opcional. (Ver modelo da pg. 35). FONTE e TAMANHO

DA LETRA NA MONOGRAFIA

Arial ou Times New Roman. Letra 12.

Exceções: Citações diretas de mais de 3 linhas (tamanho 10), notas de rodapé (tamanho 10) e epígrafe (tamanho 10).

SUMÁRIO Ver modelo da pg. 36.

1. Introdução/Capítulo/Conclusão/Referências – CAIXA ALTA – NEGRITO.

2. Seção Secundária ( 2.1, 3.1...) – CAIXA ALTA – SEM NEGRITO. 3. Seção Terciária ( 2.1.1,...) – Caixa baixa – negrito.

4. Seção quaternária ( 2.1.1.1,...) – Caixa baixa – sem negrito. OBS n. 1: Isto deve ser obedecido no corpo do trabalho.

(2)

OBS n. 2: Os títulos de seções (capítulos) subseções (divisões dos capítulos), que são elementos textuais, devem ser identificados com algarismos arábicos (1., 1.1, 2, 2.1....). e alinhados à esquerda. Exemplo:

1. INTRODUÇÃO.

2. HISTÓRIA DO ABORTO.

2.1. ABORTO NO PERÍODO ANTIGO.

Já o título de elementos pré-textuais (Capa, Sumário, Resumo,

Agradecimentos, etc.) e de elementos pós-textuais (Referências, Anexos, Apêndices, etc.) devem ter o alinhamento centralizado e não podem ser numerados.

ESPAÇAMENTOS O texto da monografia deve ser digitado com 1,5 de espaçamento entre linhas, e o espaçamento entre um parágrafo e o próximo será apenas o existente entre as linhas, sem espaço adicional.

O parágrafo terá tabulação de 1,25 cm.

Títulos de seções (Capítulos) e Subseções (Divisões do Capítulo) serão separados do texto que os antecede ou sucede por um espaçamento entre linhas de 1,5.

Exemplo:

↑ Margem

3. OS DIREITOS HUMANOS ↓ 1,5 cm de espaçamento

(→ 1,25cm de tabulação) Inicia o texto... ↓ 1,5 cm

3.1. BREVE HISTÓRICO DOS DIREITOS HUMANOS ↓ 1,5 cm de espaçamento

(→1,25cm de tabulação) Inicia o texto...

Resumo, Notas de Rodapé, Citações longas (mais de 3 linhas) e Referências Bibliográficas devem digitados com espaçamento simples.

CITAÇÕES Segundo a NBR 14724:2011, citações são menções, no texto, de informações extraídas de outras fontes (livros, revistas, jornais, portais na rede mundial de computadores, decisões judiciais, leis, decretos, resoluções, etc.).

Conforme a NBR 10520:2002, as citações podem ser:

- Diretas: quando transcrevem parte da obra do autor consultado. Por essa razão, também são chamadas de citações textuais.

- Indiretas: quando se elabora um “texto baseado na obra do autor consultado”. Por esse motivo, também são chamadas de „livres‟.

- Citações de citações – “citação direta ou indireta de um texto ao qual não se teve acesso ao original”.

(3)

Mais de 3 linhas (citação direta) usar letra 10, espaçamento simples, recuo de 4 cm em relação a margem esquerda,e texto justificado.

Toda informação utilizada, de forma direta (citação direta - transcrita) ou citação indireta (reescrita com suas palavras) deve ser em notas de rodapé citada a fonte (obra, internet, legislação, periódico, etc.).

Eventuais supressões do texto citado deverão ser identificados entre colchetes. Ex. [...] Texto....

Os destaques feitos no texto pelo autor citado devem ser identificados no final da citação com a expressão „grifos no original‟ entre parênteses no final da citação.

Caso seja grifado trecho originalmente sem grifos, deverá constar a expressão ‘grifou-se’ ou ‘grifo nosso’ entre parênteses no final da citação (NBR 10520:2002).

Espaçamentos entre citações diretas (transcritas) e os parágrafos que antecedem e sucedem.

Exemplo:

Parágrafo que antecede ↓ 1,5 cm

→ Recuo de 4cm ...(Citação direta com mais de 3 linhas – espaçamento simples entre linhas)

↓ Dois espaçamentos simples de 1,0 cm Parágrafo que sucede

NOTAS DE RODAPÉ

Elemento textual obrigatório

Mesma fonte do texto (se usou Times/Arial), tamanho 10, espaçamento simples entre linhas.

Título da obra em negrito.

PEREIRA, Caio Mário de Silva. Instituições de Direito Civil. Vol. II. Teoria Geral das Obrigações. 23ª ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: Forense, 2010, p. 25.

O MANUAL ADOTA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O SISTEMA NUMÉRICO (Notas de rodapé). Como já informado toda e qualquer citação direta deve trazer a referência - dados da obra da e página(s) onde consta(m) o trecho citado - através da inserção de notas de rodapé, que devem ter uma única numeração sequencial com algarismos arábicos.

Da mesma forma, qualquer citação indireta deve trazer a referência (dados da obra e página(s) com base na qual se escreveu determinado trecho) através da inserção de notas de rodapé.

Para conseguir inserir uma nota de rodapé procure a seção inserir ou a seção referências (conforme o editor de texto) e selecione a opção inserir nota de rodapé ou referências, conforme o seu editor de texto.

Ver abaixo regras para repetição de notas e demais citações.

(4)

Ver pag. 17 e 18 do manual.

As folhas são contadas sequencialmente a partir da folha de rosto, no entanto, a numeração só é colocada visualmente a partir da primeira folha da parte textual (INTRODUÇÃO), em algarismo arábico. A numeração será visualmente identificada até o fim do trabalho (inclui conclusão, referências, anexo e apêndices).

REFERÊNCIAS Elemento pós-textual obrigatório.

Devem ser alinhadas à esquerda, mas o exemplo da pg. 37 a colocam em texto justificado.

Listada em ordem alfabética, sem numeração, digitar em espaço simples, mas separadas entre si por um espaço duplo.

Título da obra, periódico, site em negrito.

Não colocar página da obra, exceto se for referência de periódico. (página inicial e página final)

REPETIÇÃO DE NOTAS – REFERÊNCIAS

O Manual prevê tal matéria da pag. 19 a pag. 27. (Idem. Ibidem; Op. Cit., Apud, citações de periódicos, citações de legislação e jurisprudência, etc.).

A primeira citação de uma obra deve ter sua referência completa na nota de rodapé.

¹ PEREIRA, Caio Mário de Silva. Instituições de Direito Civil. Vol. II. Teoria Geral das Obrigações. 23. ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: Forense, 2010, p. 25.

Conforme a NBR 10520:2002, as citações já feitas anteriormente na mesma página, devem vir descritas de forma sintética.

Exemplo:

1. Idem (mesmo autor), ibidem (mesma obra)

Quando o mesmo autor e a mesma obra forem citados em sequência imediata na mesma página, devem ser utilizadas as duas expressões, seguida da(s) página(s) correspondentes. Exemplo:

1

FERREIRA, Aracéli Cristina de Souza. Contabilidade Ambiental: uma informação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Atlas, 2006, p. 13.

2

Idem. Ibidem, p. 99.

2. Loc. cit. (loco citato)

Por sua vez, essa expressão é utilizada para abreviar uma citação subsequente do mesmo autor, da mesma obra e mesma página. Exemplo:

1

FULANO Beltrano. Título da obra citada, p. 3. 2

Loc. cit.

3. Op. Cit. (opere citato)

Utiliza-se a expressão latina para citar um autor que já fora citado anteriormente, porém não de forma subsequente.

(5)

citato) quando houver citações de mais de uma obra do mesmo autor.

Exemplo:

1

LAGO, André A. Corrêa do. Estocolmo, Rio, Joanesburgo: O Brasil e as três conferências ambientais das Nações Unidas. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2007, p. 32.

2

FERREIRA, Aracéli C. de Souza. Contabilidade Ambiental: uma informação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Atlas, 2006, p. 13.

3

LAGO, André A. Corrêa do. op. cit., p. 54.

4. Apud (citado por).

Para referenciar um autor (a cuja obra NÃO se teve acesso direto) que está indicado num livro ao qual o se TEVE acesso (ou seja, foi lido) usa-se a expressão apud. Os dados disponíveis sobre a obra a qual não se teve acesso devem ser colocados na referência. O título da obra diretamente consultada deve ser grifado. Exemplo:

³ LARENZ, Karl. Metodologia da ciência do direito, p. 308-309. Apud DINIZ, Maria Helena. Lei de Introdução ao Código Civil brasileiro

interpretada. São Paulo: Saraiva, 1996, p. 116.

5. Confira ou Confronte (C.f).

A expressão confira-se ou compare-se (C.f.) é utilizada para indicar, numa nota de rodapé, outra referência no mesmo sentido ou no sentido contrário de um texto já citado ou argumento utilizado. Esse recurso demonstra o conhecimento de outras obras e pode ser utilizado para reforçar um argumento ou mesmo evidenciar uma divergência existente.

6. Obras consultadas online.

Conforme a NBR 6023:2002, para referenciar obras consultadas online, são “essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão „Disponível em:‟ e a data de acesso ao documento, precedida da expressão „Acesso em:‟ ”. Exemplo:

² ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: <http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/portr/Lport2/navionegreiro.htm>. Acesso em: 10 jan. 2002.

7. Identificação da autoria.

Os autores, coordenadores (Coord.), organizadores (Org.) e compiladores (comp.), conforme a natureza da obra referenciada deverão ser identificados com o último sobrenome em CAIXA ALTA, separado por vírgula do prenome e dos demais sobrenomes, estes últimos abreviados. A organização ou coordenação e uma obra que contenha vários artigos deve vir expressa na identificação da mesma. Exemplo: SICLANO, Fulano Beltrano; MÉVIO, Caio. Obra a ser citada. Local: Editora, ano, p. X.

(6)

Nas obras com até 3 (três) autores, utiliza-se ponto e vírgula (;) e espaço para separá-los. Naquelas com mais de três autores, coloca-se a identificação do primeiro, e, após, a expressão „et al‟. Exemplo:

¹ SICLANO, Fulano Beltrano et al. Outra obra a ser citada. Local (Cidade): Editora, ano, p. Y.

Quando a autoria for de uma instituição ou entidade, esta é identificada como autora. Exemplo:

³ OBSERVATÓRIO DO CLIMA. Potenciais impactos das alterações do Código

Florestal Brasileiro na Meta Nacional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Versão preliminar para discussão. 2010. Disponível em < http... >.

Acesso em: 03 ago. 2011

De acordo com a NBR 6023:2002, “quando a entidade tem uma denominação genérica, seu nome é precedido pelo nome do órgão superior, ou pelo nome da jurisdição geográfica à qual pertence”. Exemplo:

² BRASIL. Ministério das Cidades. Educação Ambiental e mobilização social em saneamento. Brasília, DF: Ministêrio das Cidades, 2009, p.13. Disponível em <...>. Acesso em: 04 ago. 2011.

Obs: Quando não for possível identificar a autoria por ser esta desconhecida, começa-se a referência pelo título da obra.

8. Capítulo, fragmento.

São elementos essenciais: autor(es), título da parte ou capítulo da obra, seguidos da expressão "In", da referência completa da obra [autor(es), título, edição, local, editora e data de publicação] e das páginas que identificam o capítulo. Exemplo:

¹ WELLING, Arno. O Escravo ante a lei civil e a lei penal no Império. In: WOLKMER, Antônio Carlos. (org.) Fundamentos de História do Direito. 3ª ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2005, p. 331.

OBS: Na referência bibliográfica cita-se da mesma forma, sendo que acrescido da página inicial e final do artigo, ou fragmento do livro. Exemplo:

WELLING, Arno. O Escravo ante a lei civil e a lei penal no Império. In: WOLKMER, Antônio Carlos. (org.) Fundamentos de História do Direito. 3ª ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2005, p. 331-350.

9. Publicação periódica

De acordo com a NBR 6023:2002, “inclui a coleção como um todo, fascículo ou número de revista, número de jornal, caderno etc. na íntegra, e a matéria existente em um número, volume ou fascículo de periódico (artigos científicos de revistas, editoriais, matérias jornalísticas, seções, reportagens etc.)”.

São elementos essenciais: título, local de publicação, editora, numeração do ano e/ou volume, numeração do fascículo, informações de períodos e datas. Exemplo:

(7)

vol. 60, out./dez. 2010, p. 90.

Para citar um artigo parte de uma publicação periódica, além dos dados acima, deve-se identificar, antes, a autoria, título e o intervalo de páginas do artigo. Exemplos:

¹ SANTIAGO, Alex Fernandes. O direito à moradia e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado – Ocupação de áreas protegidas: conflito entre direitos fundamentais? Revista de Direito Ambiental, São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, ano 15, vol. 60, out./dez. 2010, p. 67.

² TOURINHO NETO, Francisco. C. Dano ambiental. Consulex, Brasília (DF), ano 1, n. 1, fev. 1997, p 78.

³ DI PIETRO, Maria S. Zanella. 500 Anos de direito administrativo brasileiro. Revista

Diálogo Jurídico, Salvador, CAJ - Centro de Atualização Jurídica, n. 10, janeiro, 2002.

Disponível em: <http://www.direitopublico.com.br>. Acesso em: xxxx

OBS: Nos casos acima para fazer a referência bibliográfica deve-se incluir a página inicial e final do artigo.

10. Artigo ou matéria de jornal

São elementos essenciais: autor(es) (se houver), título, título do jornal, local de publicação, data de publicação, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente. Caso não haja caderno ou parte, a paginação do artigo ou matéria virá antes da data. Exemplos:

¹ AVZARADEL. Pedro Curvello Saavedra. Política Nacional de Resíduos Sólidos. O Diário de Teresópolis, Teresópolis, 18 ago. 2010, Observatório Jurídico, p. 4.

11. Trabalho apresentado em evento

São elementos essenciais: autor(es), título do trabalho apresentado, seguido da expressão „In:‟, do nome do evento, numeração (se houver), ano e local (cidade de realização), título dos anais, local, editora, data de publicação e página inicial e final da parte referenciada. Exemplo:

² FELICIANO, Augusto; TRISTONTO, Sodré. Anotações acerca do Direito Intergaláctico. In: II Congresso Brasileiro de Direitos Interplanetários, 2010, Varginha. Anais do II

Congresso Brasileiro de Direitos Interplanetários, Ed.

UFUFO, 2010, p. 171-243. Disponível em: <www.ufufo.com.br>. Acesso em: 13 ago. 2011.

12. Legislação

Para citar um ato normativo (Constituição, Lei, Decreto, Resolução, etc.), são elementos essenciais, conforme a NBR 6023:2002, a jurisdição, o título do ato normativo citado (Lei, Decreto, etc.), a numeração, a data e os dados da publicação – página(s) do Diário Oficial ou local em que o ato foi publicado.

Sempre que possível, faça menção à ementa do diploma. Se o acesso ao ato normativo se deu por meio da internet, deve-se colocar o portal e a

(8)

data de acesso. Exemplos:

BRASIL. Lei 12.398, de 28 de março de 2011. Acrescenta parágrafo único ao art. 1.589 da Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Código Civil, e dá nova redação ao inciso VII do art. 888 da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Código de Processo Civil, para estender aos avós o direito de visita aos netos. Diário Ofical [da ] República Federativa do Brasil , Poder Executivo, Brasília, DF, 29 mar 2011. Seção 1, p. 28514. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12398.htm>. Acesso em: 3 ago. 2011.

Segundo a NBR 6023:2002, “no caso de Constituições e suas emendas, entre o nome da jurisdição e o título, acrescenta-se a palavra Constituição, seguida do ano de promulgação, entre parênteses”. Exemplo:

BRASIL. Constituição (1988). Emenda constitucional n. 67, de 22 de dezembro de 2010. Prorroga, por tempo indeterminado, o prazo de vigência do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza. Legislação Administrativa, São Paulo, Saraiva, p. 180, 2011.

Obs: nos casos de projeto de lei (ainda não disciplinados pela ABNT), sugere-se utilizar, na medida do possível, o mesmo modelo acima.

13. Jurisprudência (súmulas, enunciados, acórdãos, sentenças, etc.) São elementos essenciais: a jurisdição (Ex. Brasil) e órgão judiciário competente (Ex. Supremo Tribunal Federal), título (natureza da decisão) e número (Ex. Apelação Cível 123.456), partes envolvidas (se houver), relator (se for o caso), local, data e dados da publicação.

Se o acesso ao ato normativo se deu por meio da internet, deve-se colocar o portal e a data de acesso. Exemplo:

¹ BRASIL. Tribunal Regional Federal (5. Região). Apelação cível Nº 42.441-PE (94.05.01629-6). Apelante: Edilemos Mamede dos Santos e outros. Apelada: Escola Técnica Federal de Pernambuco. Relator: Juiz Nereu Santos. Recife, 4 de março de 1997. Lex: jurisprudência do STJ e Tribunais Regionais Federais, São Paulo, v.10, n. 103, p. 558-562, mar. 1998.

OBS: VALE RESSALTAR QUE ESTE DOCUMENTO TRAZ APENAS AS PRINCIPAIS REGRAS DE FORMATAÇÃO DO MANUAL.

Teresópolis, 29 de maio de 2015.

GISELE ALVES DE LIMA SILVA

Referências

Documentos relacionados

Esta parrilla de mesa de carbón vegetal puede ser empleada para asar a la parrilla con carbón vegetal para la preparación de alimentos aptos para ello.. Esta parrilla de mesa de

Durante a condução do ensaio foram realizadas as seguintes avaliações: fitotoxicidade visual (intoxicação) (Alam, 1974) aos 7, 14 e 28 dias após a aplicação (DAA),

partir da Teoria do Reconhecimento, como desenvolvida pelo autor alemão da Escola de Frankfurt, Axel Honneth, suas limitações para o caso brasileiro e os impactos das

partidos brasileiros que tinham páginas no Facebook durante o período pesquisa, apenas não conseguimos coletar dados completos para o PDT (página desativada) e para o

RECOMENDAÇÕES RESPOSTA DOS SERVIÇOS SEGUIMENTO (1 ANO DEPOIS) secundário; formação de direcções escolares e reforço da qualidade do espaço educativo; reformas curriculares

AUTOR DO TRABALHO./ Título: / subtítulo./ In: NOME DO EVENTO, / número, / ano, / local de realização./ Título da publicação.../ Local de publicação: / Editora, data./

No entanto, para a saúde bucal a osteoporose pode representar um risco no aumento da taxa de reabsorção óssea em usuários de próteses convencionais e não sobre implantes.. Como

8 Canais revestidos com colchões Reno enchidos com material de pedreira bem selecionado e colocado na obra com