• Nenhum resultado encontrado

Vítor Quinta Dez. 2002; revisto Março 2018 Parte 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vítor Quinta Dez. 2002; revisto Março 2018 Parte 1"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Dez. 2002; revisto Março 2018 Parte 1

É com todo o respeito e temor que abordamos, uma vez mais, o tema doutrinal que nos deve merecer um tratamento especial como este, procurando pelo estudo da Palavra a verdadeira compreensão e a tentativa de explicação da natureza do próprio Elohim YHWH, O Todo-Poderoso, cheio de majestade e glória supremas.

Trata-se pois de um assunto que desde há séculos vem preocupando filósofos, teólogos e pensadores em geral. Vamos procurar abordá-lo de uma forma tão concisa quanto possível, tomando sempre como referência o texto bíblico para não corrermos riscos de introduzir qualquer heresia ou erro involuntário neste trabalho. Rogamos, então, a ajuda do Elohim Todo-Poderoso, para que O possamos compreender como Ele deseja ser compreendido e visto pelos homens, i.e. como Ele Se nos revelou.

Pode parecer um atrevimento da nossa parte que nos possamos aventurar no estudo da natureza do Elohim YHWH e de Seu Filho Yeshua, mas a Palavra escrita que nos foi legada tem um número infindável de ensinamentos sobre a natureza do Pai e do Filho, que seria insensato da nossa parte desaproveitá-los. Ora se estas passagens estão escritas são para nossa reflexão e conhecimento, pelo que não nos devemos furtar a estudá-las. Só estudando-as podemos perceber a grandeza que é inerente ao Elohim Criador e Àquele que veio até nós em carne.

Desde logo, comecemos por afirmar que O nosso Elohim YHWH é Espírito Eterno e, como a Palavra nos ensina, importa que aqueles que O adoram, O adorem em Espírito e em Verdade (a Lei/Torá/Vontade de YHWH é a Sua Verdade, cf. a Salmo 119:142): João 4:24; 2.Coríntios 3:17. Ora, se O devemos adorar em Espírito e em Verdade nunca O poderemos representá-Lo numa figura ou objecto feito pelas mãos e imaginações dos homens, pois Ele é Espírito Infinito que nem os céus dos céus O podem conter – 2.Crónicas 2:6; 6:18. Por isso mesmo, toda a idolatria é abominação perante O Eterno.

(2)

Mas, por último, foi A Sua Palavra/Verbo divino que ao vir em carne e ter habitado entre nós, foi O Filho Yeshua HaMashiach que no-Lo revelou. Também a Sua criação nos revela o esplendor do Seu poder e vontade, pois nós podemos ver o Seu poder em tudo o que está criado e que é por Ele mantido.

Porém, há que ter em conta que a Majestade e Poder incomensuráveis Deste Espírito Eterno nos deve sempre suscitar temor e respeito perante a Sua excelência, como Paulo escreveu em:

1.Timóteo 1:17 – “Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém”.

Muitas têm sido as correntes que advogam a existência de um Elohim composto por duas pessoas enquanto outros defendem a existência de três pessoas (a trindade). A Palavra do Eterno fala-nos de Um Elohim único, tal como sempre foi reconhecido pelos profetas de Israel.

Comecemos por afirmar o que a Sua Palavra nos revela:

HÁ UM SÓ ELOHIM: “Ouve, Israel, YHWH nosso Deus é o único YHWH”. Estas são

as palavras fundamentais que foram reveladas desde cedo ao servo a quem Ele chamou, a Moisés, conforme nos é dito em Deuteronómio 6:4, e que são conhecidas em Israel como o “Shema”, que significa: “Ouve!”

A afirmação da existência de UM SÓ ELOHIM também nos é confirmada pelos servos do Altíssimo, tal como David o fez no Salmo 18:31 e O Filho Yeshua HaMashiach em:

Marcos 12:29 – “E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor”.

João 17:3 – “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”.

O Filho do Altíssimo, Adonai Yeshua HaMashiach, viveu sempre, como filho obediente, sem pecado, em toda a Lei/Torá do Pai:

João 8:55 – “E vós não o conheceis [ao Pai], mas eu conheço-o. E, se disser que o não conheço, serei mentiroso como vós; mas conheço-o e guardo a sua palavra [a Sua Lei/Torá e as palavras dos profetas que O Filho não veio ab-rogar/anular, cf. a Mateus 5:17]”.

Tendo por base estas verdades bíblicas pronunciadas pelo Santo de Israel, fácil é descartar a possibilidade de podermos compreender a natureza do Alto e Sublime através da existência de uma “trindade”, por não ser possível chegar a essa conclusão através do texto bíblico, pois não existe base para tal – e, porque se trata de mais um erro dos homens introduzido no Sec. IV, mais precisamente no Concílio de Niceia em 325 d.C., copiado do paganismo oriental de Babilónia, devemos desprezar tal ensinamento.

(3)

Tal como o argumento anterior, também a compreensão da natureza de Elohim não pode assentar na existência de duas pessoas distintas, mas sim num Único Elohim, Todo-Poderoso e multifacetado na forma como se tem revelado ao homem. Sim, a Palavra mostra-nos sem sombra de dúvida que adoramos a Um Só Elohim, embora pela Suas várias facetas, i.e. como Se revela ao mundo, Ele é entendido pelos antigos rabis de Israel como sendo “echad”, i.e. “unidade composta”. A partir deste conceito, fácil é entender as palavras do Filho quando diz:

João 10:30 – “Eu e o Pai somos um [“echad”]”.

É com base nesta e em muitas outras passagens bíblicas que apresentamos neste trabalho que podemos afirmar, sem qualquer margem de dúvida, que O Filho (Aquele que veio até nós em carne) tinha a mesma natureza do Pai. Logo era divino. A divindade do Filho só não esteve presente Nele, no derradeiro momento em que entregou o Seu espírito ao Pai, como homem, quando clamou: “Pai, Pai, porque me abandonaste?” É fácil de entender que O Pai que habitava no Filho, sendo “A Vida” não poderia sujeitar-se à morte ou passar por ela, pois Ele é Espírito Eterno. Assim, Aquele que morreu no madeiro foi o homem, que veio a ser ressuscitado como “O Primogénito”, i.e. O primeiro entre muitos que se hão-de salvar pelo sacrifício Deste Cordeiro que YHWH proporcionou.

Em figura, O mesmo YHWH também providenciou o animal do sacrifício quando pediu a Abraão a vida do seu filho Isaac.

Estudemos então a natureza do Elohim Único que tem em Si Próprio infinitos recursos e poderes que ao homem não são dados conhecer, ainda, porque não O podemos ver como Ele verdadeiramente é. Tal só será possível quando nos tornarmos filhos da ressurreição por Yeshua, porque, então, como Ele é (em toda a Sua glória celestial) O veremos – 1.João 3:2. Isto apesar Deste mesmo Elohim Se ter revelado ao homem de múltiplas formas (nas formas que ao homem é permitido perceber na sua condição humana) – e.g. na figura do Filho Yeshua HaMashiach ou na do “Anjo do Senhor”.

O Todo-Poderoso é O que habita nos céus dos céus (2.Crónicas 2:6), na luz inacessível, ao Qual nenhum homem viu nem pode ver, pois os nossos olhos carnais não têm condições que lhes permita vê-Lo como Ele é, como escreveu o apóstolo Paulo:

1.Timóteo 6:16 – “Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém”.

E esta é a grande questão que perturba muitos homens: não O poderem ver. Porém, Este Elohim Todo-Poderoso e misericordioso para com aqueles que O buscam para O servir e amar, Ele mostra-Se! Como? Ele revela-Se em tudo o que está criado, para que o homem fique inescusável perante Ele.

Reduzir O Elohim Todo-Poderoso às formas humanas (ídolos) criadas pela imaginação dos homens é ofendê-Lo, pois Ele abomina a idolatria em que os homens caíram.

(4)

Salmo 135:15-18 – “Os ídolos dos gentios são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não vêem, têm ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas. Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles”.

Todos os que recorrem à idolatria estão a violar o santo mandamento (Êxodo 20:4-5) e a cometer abominação aos Seus olhos, pois como é possível representar a Majestade do Eterno num boneco de pau ou de pedra feito pela imaginação e as mãos dos homens? O nosso Adonai Yeshua HaMashiach fala e descreve-nos O Pai de forma que alguns têm dificuldade em entender, como Aquele Pai, Criador e Sustentador de todas as coisas. Quando o homem Yeshua (a salvação de YHWH) ora ao Pai, Ele está a invocar Este ELOHIM ÚNICO, do Qual Ele mesmo saiu enquanto Verbo divino (a Palavra criadora, O Braço Forte do Altíssimo), tendo voltado para O Pai após ter completado a Sua missão de resgate de muitos que a Ele se entregam: João 16;28.

Quando Yeshua HaMashiach Se refere ao Espírito Santo que Nele habitava, Ele está a referir-Se ao poder infinito do Pai no Filho, Esse poder infinito que é a própria vida, a qual foi gerada no ventre de Maria, e que Se manifestou nos actos miraculosos que O Filho realizou, dando vida a mortos, vista a cegos, etc., pois como O próprio Filho declarou, era O Pai quem colocava as Suas próprias palavras no Filho através do Espírito Santo que habitava no Filho e por Ele realizava as obras miraculosas. Leiamos:

João 14:6-11 – “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras”.

Sim, O Elohim Todo-Poderoso, O Elohim da Vida, desceu até nós na figura do Filho, numa condição humana que o homem podia ver e tocar. E esta é a grande maravilha: que Aquele que o homem não pode ver na sua inalcançável condição celestial tenha descido até nós na condição humana (a do Filho Yeshua), para que o homem o pudesse ver e tocar e por Ele alcançar a salvação da sua alma. Sim, Ele está tão distante dos seus filhos terrenos e no entanto está tão perto:

Isaías 57:15 – “Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos”.

Veja-se que a natureza do próprio Filho que saiu do Pai e voltou para O Pai (João 16:28) foi manifestada ao homem em diferentes ocasiões, e não só nos actos miraculosos que O Filho realizou pelo poder que Nele estava, O Espírito Santo do Pai. E era esta mesma

(5)

presença maravilhosa para o homem que levou o discípulo a declarar perante O Filho Yeshua já ressuscitado, mas ainda não glorificado nos céus, junto do Pai:

João 20:25-29 – “Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram”.

Sim, Este Yeshua HaMashiach era O Emanuel (O Elohim connosco), O Verbo divino feito homem, que Se fez carne e habitou entre nós, como nos é dito sem reservas por João: O Pai revelado no Filho:

João 1:1-4, 10-14- “No princípio era o Verbo [a Palavra], e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida [O Pai], e a vida era a luz dos homens… Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade”.

Sim, esta majestade e glória revelou-a O Filho também ao revelar a três dos Seus discípulos um vislumbre da Sua glória e da glória do reino futuro, quando esteve com eles no “monte da transfiguração”. Ali, a esses três homens foi-lhes dada a visão da glória do reino vindouro – Mateus 17:9. Por mais este testemunho se entende a divindade Daquele que Se revelou na transfiguração pouco antes do Seu sacrifício no madeiro.

Assim, podemos entender que Este Verbo que saiu do Pai e Se fez carne, era parte do próprio Pai, era a Sua Palavra criadora feita homem (a Palavra, que se fez carne e habitou entre nós: João 1:14). Falando do tabernáculo de YHWH com os homens no reino celestial vindouro lemos: “Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus” – Apocalipse 21:3).

Paulo também nos ensina a grandeza da transformação Deste Verbo Divino, Este Elohim Único e Todo-Poderoso, que desceu da Sua glória celestial e veio até nós em carne, entregando-Se nas garras da morte para alcançar a salvação de todos os que Nele crerem – o pequeno rebanho, cf. a Lucas 12:32. Veja-se também o que nos diz Paulo em:

Filipenses 2:5-11 – “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por

(6)

usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma

de servo [O Servo sofredor, Yeshua ben Yosef, descrito em Isaías 53],

fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre

todo o nome; para que ao nome de Jesus [Yeshua] se dobre todo o joelho

dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor [é YHWH, “Mar YAH”, cf. ao Aramaico da Peshitta], para glória de Deus Pai”.

Quanto ao que Pilatos mandou gravar na placa que foi colocada no madeiro onde Yeshua foi morto, é preciso conhecer a razão que levou os sacerdotes Saduceus que estiveram por detrás da condenação do Filho do Altíssimo, a procurar que Pilatos alterasse o que havia mandado escrever na placa de madeira. A tentativa destes sacerdotes perversos é fácil de entender, pois o que estava escrito em Hebraico gerava o anagrama "YHWH". Ou seja, o mesmo é dizer que naquela placa estava escrito, com as letras "Y", "H", "W", "H" que Aquele que ali estava a ser sacrificado era O Próprio Elohim YHWH (na pessoa do Filho, entenda-se, O Emanuel, O “Elohim connosco”).

Esta multifacetada revelação do Santíssimo Elohim é-nos transmitida, também, pelas palavras do apóstolo quando relata a perfeita simbiose entre O Pai e O Filho, a Quem enviou:

1.João 5:5-12 – “Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade [a Lei/Torá, cf. a Salmo 119:142]. Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo;

e estes três são um [“echad”]. E três são os que testificam na terra: o

Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num [no Filho Yeshua HaMashiach]. Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou. Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida”.

Sim, foi por Ele (O Verbo/A Palavra) e através Dele que O Pai criou todas as coisas e tudo mantém pelo Seu poder. Este mesmo Verbo também nos é manifestado na Palavra como O Seu “Braço Forte”, e também como “O Anjo do Senhor”. Da mesma forma que foi através do Verbo que O Pai criou e mantém todas as coisas, visíveis e invisíveis, também será O Verbo que entregará tudo ao Pai quando a regeneração de todas as coisas estiver concluída e os últimos inimigos tiverem sido eliminados, o que virá a ocorrer no final do Seu reino milenar.

É Este mesmo Verbo que coexiste com O Pai e Dele faz parte integrante desde a eternidade, O Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo (Apocalipse 13:8), e que Se apresentou ao homem na antiguidade na forma do “Anjo do Senhor”. Sim, Este é

(7)

Aquele que veio a nascer pelo poder do Espírito Santo de uma virgem, que Se fez carne e habitou entre nós como homem e, tendo sido morto pelos nossos pecados, foi ressuscitado pelo Pai e, desde então, está glorificado junto do Pai como O Primogénito, com todo o poder e glória, à direita do trono da Majestade Suprema. O Livro de Apocalipse (a Revelação de Yeshua, O Rei vindouro) diz-nos:

Apocalipse 4:11 – “Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas”. Ora vem Adonai Yeshua. Vem já hoje reinar em nós e aperfeiçoar os nossos caminhos. Prepara-nos já hoje para irmos ao Teu encontro na Tua vinda gloriosa.

AlleluYAH -.-.-.-.-.-.-.-

Referências

Documentos relacionados

Alem do mais, recitar scripts, até mesmo no campo da hipnose ericksoniana, vai contra os preceitos de Erickson, pois todo o hipnotizador deve fazer uma indução estratégica,

*-XXXX-(sobrenome) *-XXXX-MARTINEZ Sobrenome feito por qualquer sucursal a que se tenha acesso.. Uma reserva cancelada ainda possuirá os dados do cliente, porém, não terá

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Tratando-se de uma revisão de literatura, o presente trabalho utilizou-se das principais publicações sobre as modificações de parâmetros técnicos observados em corredores,

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta