• Nenhum resultado encontrado

UMA ANÁLISE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA DE APOIO NO DESEMPENHO EMPRESARIAL EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UMA ANÁLISE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA DE APOIO NO DESEMPENHO EMPRESARIAL EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

UMA ANÁLISE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

COMO FERRAMENTA DE APOIO NO DESEMPENHO EMPRESARIAL

EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Alain Alexandre Hora de Sousa1, Francisco de Sousa

Lima Neto2, Marcus Vinicius Gomes Frota³, Simone

Maria de Figueiredo e Silva4, Solaneide Vieira Resende5.

RESUMO

A Tecnologia da informação nas organizações facilita o acesso às informações propiciando a otimização no desempenho empresarial, além de automatizar tarefas rotineiras, melhorar o controle interno das operações e agilizar o atendimento aos clientes. Nesse sentido, o presente estudo priorizou analisar o uso da tecnologia da informação como ferramenta de apoio no desempenho empresarial no Colégio Reis Magos, situado na cidade de Bacabal– MA como diferencial competitivo para esta organização. A abordagem metodológica admitida foi a quanti-qualitativa, de caráter descritivo e finalidade aplicada com um estudo de caso na instituição a qual serviu para a pesquisa por amostragem na empresa estudada, com a participação de 12 colaboradores, sendo 2 diretores imediatos e 10 colaboradores. Os resultados obtidos demonstram que a empresa estudada faz uso da TI em quase todas suas atividades, contribuído 80% para o desenvolvimento dos processos de trabalho e causando efeitos positivos no desempenho da empresa. Com base no questionário aplicado para gestores e colaboradores se tratando do desenvolvimento da empresa, o resultado quanto ao uso da TI foi satisfatório, 90% dos participantes concordaram totalmente e apenas 10% concordaram de forma parcial. Desta forma conclui-se que, a instituição faz uso da TI a fim de obter melhores resultados na empresa, otimizando a qualidade do ensino, o atendimento aos clientes, as atividades dos colaboradores, a situação financeira, dentre outros. Porém, para que esses resultados possam ser ainda mais otimizados, reforça-se as

1 Graduado em Administração. Faculdade de Educação de Bacabal – FEBAC. Bacabal-MA E-mail:

alainalexandre@hotmail.com.

2 Mestre em Administração e Docente da Faculdade de Educação de Bacabal – FEBAC. Faculdades

Pedro Leopoldo. Bacabal-MA. E-mail: netto@febac.edu.br.

3 Especialista em gestão de pessoas e Docente da Faculdade de Educação de Bacabal – FEBAC.

Bacabal-MA. E-mail: marcusfrota@febac.edu.br.

4 Mestre em Sustentabilidade em Ecossistemas e Docente da Faculdade de Educação de Bacabal

FEBAC. Bacabal-MA. E-mail: simonefigueredo @febac.edu.br.

5 Especialista em Gestão empresarial. Fundação Getúlio Vargas. Docente da Faculdade de

(2)

sugestões dos colaboradores, principalmente, investir em programas de capacitação e treinamento e melhorias na infraestrutura tecnológica disponibilizada.

Palavras-Chave: Tecnologia da Informação. Desempenho empresarial. Gestão empresarial

INTRODUÇÃO

A tecnologia da informação cada vez mais tem ocupado lugares nas organizações, na sociedade e também na vida de muitas pessoas, seja por meio de fontes de trabalho, educação ou entretenimento. É quase que impossível perceber o mundo atual sem a presença da tecnologia da informação, no entanto, é necessário reconhecer e sentir que esse tipo de relacionamento precisa ser tratado com muita atenção, pois é um dos principais fatores de sucesso e da doação dessa tecnologia (ALBERTIN, 2007).

Para Foina (2012) a tecnologia da informação era tratada como algo desnecessário, os problemas eram de difícil entendimento e de orçamentos megalomaníacos, dentro desse cenário, as questões relacionadas a essa tecnologia eram evitadas, hoje é diferente, a mesma é indispensável e seus custos são confrontados com os benefícios que trazem.

Conforme Rezende (2008, p. 75), para atender às necessidades empresariais, não se pode desconsiderar os sistemas, as informações e os recursos disponíveis, “o desconhecimento elementar da tecnologia da informação e de seus recursos tem causado muitos problemas e dificuldades nas empresas”.

Por que as empresas usam a tecnologia da informação? Baseado no histórico de utilização, um dos principais motivos pelo qual as empresas usam a TI é a frenética busca pela vantagem competitiva e a redução de custos (SOUZA E GOLDSTEIN 2006).

A Tecnologia de Informação oferece benefícios para as organizações, e tais benefícios têm sido alcançados apresentando uma relação positiva quando comparados aos investimentos necessários. Os benefícios do uso podem ser divididos em tangíveis e intangíveis. Os tangíveis são aqueles que afetam os resultados da empresa, os intangíveis são os que causam melhorias, no entanto, não afetam os resultados da empresa. Esses benefícios do uso da TI são definidos como custo, produtividade, qualidade e inovação, os mesmos podem ser entendidos como a oferta que a tecnologia traz para as organizações (ALBERTIN E ALBERTIN 2008).

Dessa forma, este trabalho visa uma análise sobre o uso da Tecnologia da informação como ferramenta de apoio no desempenho empresarial do Colégio Reis Magos na cidade de Bacabal-MA, e descrever de que forma o uso dessa ferramenta auxilia no desempenho para esta organização, destacando o uso da informação como parte indispensável para o êxito desta empresa. Para isso, identificar quais os sistemas e

(3)

tecnologias que são usadas na gestão da empresa, e como tais ferramentas podem proporcionar vantagem competitiva, para finalmente verificar os resultados obtidos como diferencial competitivo por meio da Tecnologia da informação.

No cenário atual e com a expansão das tecnologias, entende-se que esse tema é de suma importância tanto para o crescimento profissional do pesquisador, que gosta de estudar a área, quanto para a empresa estudada, no qual essa pesquisa poderá ceder fundamentos para um novo tipo de estrutura organizacional. Para academia, é aceitável em função dos proveitos que poderão sobrevir de seus resultados, que servirão como fonte de consulta para outros acadêmicos. Antes do revelado é que preconiza a realização deste estudo sobre uma análise sobre o uso da Tecnologia da informação como ferramenta de apoio no desempenho empresarial do Colégio Reis Magos na cidade de Bacabal-MA.

Atualmente, existe uma grande procura por tecnologia, conhecimento e informação por parte das organizações, as empresas necessitam cada vez mais de informações que auxiliem na tomada de decisão e na gestão, as empresas relacionam-se entre si e com o mundo externo por meio da troca de informações, desta forma é percebível a importância da informação (FOINA 2012).

Desde a criação dos computadores estes veem se tornando cada vez mais importantes e indispensáveis nas empresas, se renovando de tecnologias. Dentro da perspectiva de tecnologia, uma das mais crescentes e utilizadas pelas organizações é a Tecnologia da Informação que é definido como “conjunto de métodos e ferramentas, mecanizadas ou não, que se propõe a garantir a qualidade e pontualidade das informações dentro da malha empresarial” (FOINA 2012, p. 17), portanto, o grande desafio nas organizações é comprovar os benefícios da Tecnologia da Informação como auxilio na gestão.

Para Weill e Ross (2010) as empresas que realmente utilizam a TI de forma correta, ou seja, possuem o conhecimento em TI, são 20% mais lucrativas do que seus concorrentes, mas, para isso, os sistemas de informações devem ser componentes fundamentais para o desempenho dessas organizações.

Com a evolução dos sistemas de informação e da própria Tecnologia da Informação é importante compreender inicialmente os conceitos mais básicos de dados, informação e conhecimento, pois a TI e seus sistemas de informação atuam diretamente com esses componentes. De acordo com Setzer (2009), dado é definido por uma sequência de símbolos determinados ou determináveis de acordo com o critério quantidade, assim, um texto é um dado; são dados também, as fotos, figuras, sons gravados e animação, posto que estes todos possam ter sua quantidade determinada de forma que se possa eventualmente encontrar-se dificuldade de distinção entre a sua reprodução quantificada, com o original.

(4)

Quando os dados são de fato trabalhados e analisados, podem gerar conhecimento. Para Pimenta (2008), o conhecimento pode ser entendido como o resultado da interpretação da informação e de seu uso para alguma finalidade, resultando em novas ideias, resolução de problemas e na tomada de decisão.

Setzer (2009) define Conhecimento “como uma abstração interior, pessoal, de algo que foi experimentado, vivenciado, por alguém”.

Os conceitos de dado, informação e conhecimento são de extrema importância principalmente quando se trabalha com Tecnologia da informação e sistemas de informação, os mesmos servem de matéria prima. A tecnologia da informação evoluiu para atender melhor às necessidades do mercado. Para Cruz (2008) a década de 70 foi a década na qual as empresas começaram a investir na tecnologia de uma maneira em que ela possibilitaria a agilização do trabalho, ou seja, os computadores.

Já Sordi (2008) acredita que a Tecnologia da informação aplicada nas organizações aconteceu realmente na década de 60, com a introdução de maquinas de grande porte, chamadas de mainframes.

Um conceito mais abrangente de Tecnologia da Informação é dado por Cruz (2008, p. 186): “conjunto de dispositivos individuais, como hardware, software, telecomunicações ou qualquer outra tecnologia que faça parte ou gere tratamento da informação, ou, ainda, que a contenha”.

Já Foina (2009), diz que é um “conjunto de tecnologias, metodologias e procedimentos que atuam em coleta, tratamento e disseminação das informações na organização”. Dessa forma, a TI pode ser definida como um conjunto de atividades e soluções obtidas por meio dos recursos computacionais, as quais são aplicadas atualmente em diversas áreas.

As quatro fases da Tecnologia da informação descrita por Cruz (2008) de (Processamento de dados, Sistemas de informações, Informações estratégicas e Tecnologia da informação) contribuíram bastante para as organizações, as mesmas puderam utilizar dos Sistemas de informações para auxiliar no processo produtivo, nos processos administrativos, no planejamento e no controle. Na figura abaixo, pode-se observar as dimensões do uso da TI em benefício dos negócios.

(5)

Fonte: Albertin &Albertin (2008, p. 278)

A gestão empresarial certamente tem sido afetada pelo o uso do TI, no entanto, a forma como isto ocorre depende bastante da perspectiva usada na relação entre a organização e a TI, as organizações começam a perceber que a TI precisa estar alinhada ao negócio para que os benefícios possam ser obtidos (ALBERTIN 2008).

O uso da TI nas empresas deve estar sempre relacionado de acordo com as necessidades estratégicas e operacionais, contribuindo sempre para o seu desempenho. Os benefícios que essa ferramenta oferece às organizações têm sido comprovados em algumas áreas, enquanto em outras permanece o debate em relação às dúvidas, dessa forma, os benefícios de TI são definidos como, custo, produtividade, flexibilidade, qualidade e inovação (ALBERTIN E ALBERTIN 2007). A figura apresenta esses benefícios e exemplos de mensuração.

(6)

Fonte: Albertin &Albertin (2007, p.52)

Os desafios da gestão relacionados a TI têm apresentado um enorme crescimento devido ao aumento da utilização e da complexidade provocada pela inovação tecnológica, mudanças, tanto no ambiente interno quanto no externo das próprias organizações (ALBERTIN 2007).

MATERIAL E MÉTODOS

Com relação aos objetivos, o presente trabalho adotou o uso da pesquisa de finalidade aplicada, de aspecto descritivo, com abordagem quanti - qualitativa através do levantamento de dados junto a empresa Colégio Reis Magos, situados na cidade de Bacabal – MA, apoiado pela pesquisa bibliográfica e documental.

Como objetivo, pretendeu-se: análise sobre o uso da Tecnologia da informação como ferramenta de apoio no desempenho empresarial do Colégio Reis Magos. A pesquisa foi realizada com a participação de 12 colaboradores, sendo 2 diretores imediatos e 10 colaboradores. Onde foi adotado o critério de inclusão dos Gestores e colaboradores, bem como critério de exclusão para aqueles que se recusaram a participar da pesquisa. Esses fatores possibilitam a definição do perfil do participante, sem tais fundamentos não se tem clareza de quem será o sujeito da pesquisa (UFA, 2015, p. 15).

O Colégio Reis Magos fundado há mais de 10 anos pelo Sr. João Luiz Ribeiro na cidade de Bacabal- MA, desenvolve sua prática educativa baseada em tecnologia, oferece

(7)

cursos do infantil ao ensino médio. A instituição tem percebido que as crianças, adolescentes e jovens precisam de uma educação que inclua o melhor do conhecimento científico e, ao mesmo tempo, uma formação que privilegie a construção do caráter, o desenvolvimento da moralidade e da ética.

E como instrumento para coleta de dados, foi usado o questionário, que para (Gil 2008), pode ser definido como uma técnica de investigação social composta por um conjunto de questões que são submetidas a pessoas com o propósito de obter informações sobre conhecimentos, crenças, sentimentos, valores, interesses, expectativas, aspirações, temores, comportamento presente ou passado. O questionário é semiestruturado com perguntas fechadas, onde o entrevistado marca uma única resposta de acordo com o seu entendimento, indicado com três características:

Quadro 1: Característica de avaliação individual

CONCORDO

TOTALMENTE

CONCORDO

PARCIALMENTE

DISCORDO

TOTALMENTE

Fonte: Pesquisa do autor, (2015)

E questões abertas, nas quais foram feitas as análises de conteúdo, assim dá maior liberdade de resposta, mas, no entanto, a intepretação desse tipo de questionário é mais difícil, porque pode variar muito cada resposta. (Gil 2008).

Vale destacar que para a aplicação do instrumento de coleta de dados, o pesquisador foi responsável em contatar e aplicar o questionário aos colaboradores da empresa e aos gestores, permitindo maior transparência e autenticidade nas respostas emitidas.

A organização dos dados coletados foi através de técnicas quantitativas e qualitativas por meio da análise do conteúdo pesquisado, partindo primeiramente da fundamentação teórica. E na sequência compilados em gráficos, e tabelas por meio de uso de aplicativos e ferramentas computacionais como programas da Microsoft Office Word 2013 e Microsoft Office Excel 2016.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Nesta seção, serão apresentados e analisados os resultados obtidos ao longo da pesquisa, por meio do instrumento de coleta de dados foram correlacionados entre si de acordo com os objetivos propostos. Realizou-se junto aos participantes da pesquisa na

(8)

empresa Colégio Reis Magos, uma análise sobre o uso da Tecnologia da informação como ferramenta de apoio no desempenho empresarial. Em relação às análises explicitadas nos próximos itens, foi realizada uma descrição completa e clara acerca do estudo de caso, através de gráficos, a fim de manter a ideia central desse estudo e que o leitor acompanhe com exatidão a conclusão dessa pesquisa. Os resultados irão apresentar o desenvolvimento da organização no tocante o uso da TI como auxílio, em seguida a entrevista com os gestores imediatos.

Gráfico1. Distribuição percentual quanto ao uso da tecnologia e sua influência no

desenvolvimento da empresa

Fonte: Pesquisa do autor (2015)

Ao serem perguntados se o uso da tecnologia tem influenciado de forma positiva no desenvolvimento da empresa, o gráfico 1 demonstra que 100% dos entrevistados concordam totalmente e que acreditam nessa influência positiva da tecnologia. É válido ressaltar que o uso da tecnologia é indispensável quando se trata do desenvolvimento da organização. (ALBERTIN 2007) ressalta que o uso da TI deve estar relacionado com as necessidades da empresa, de forma que contribua para seu desempenho e lucratividade.

Gráfico 2. Distribuição percentual ao impacto que a TI tem causado aos colaboradores 100%

Concordo totalmente

(9)

Fonte: Pesquisa do autor (2015)

No gráfico 2, ao serem questionados se a implantação da TI tem causado algum impacto aos colaboradores da empresa, 80% dos participantes concordaram totalmente, 20% concordaram de forma parcial. Observa-se que a maioria concorda que a implantação da TI causou algum impacto, fato esse que pode estar relacionado ao investimento em tecnologia, contribuindo assim para a satisfação de seus colaboradores.

Gráfico 3. Distribuição percentual a tecnologia usada na organização tem auxiliado para a

realização das atividades dos colaboradores

Fonte: Pesquisa do autor (2015)

De acordo com o gráfico 3, foram indagados se a tecnologia usada na instituição auxilia para realização das atividades, 100% concordam totalmente. Constata-se que o investimento em tecnologia de fato tem auxiliado os colaboradores, representando um

80% 20% Concordo Totalmente Concordo parcialmente 100% Concordo Totalmente

(10)

resultado satisfatório, uma vez que o colaborador tem a consciência de que através da realização das suas atividades designadas estará cooperando para o sucesso da organização. A TI está enriquecendo todo o processo organizacional, auxiliando na otimização das atividades, facilitando a comunicação e melhorando o processo decisório, pois as informações são mais eficientes e eficazes, chegam ao gestor com mais velocidade e precisão (BEAL, 2009).

Gráfico 4.Distribuição percentual quanto ao atendimento da infraestrutura tecnológica

disponibilizada

Fonte: Pesquisa do autor (2015)

Com o gráfico 4, obteve-se o resultado em relação às perguntas feitas aos entrevistados se a infraestrutura tecnológica disponibilizada pela instituição atende as suas necessidades, é possível evidenciar que 90% dos pesquisados concordam totalmente e 10% concordam parcialmente, ou seja, a instituição visando não apenas os alunos, dedicou-se também com os colaboradores oferecendo um aparato tecnológico que pudesdedicou-se atender de forma direta as necessidades dentro do colégio.

Gráfico 5. Distribuição percentual quanto ao surgimento de ideias com o auxílio da TI 90%

10%

Concordo totalmente

Concordo Parcialmente

(11)

Fonte: Pesquisa do autor (2015)

Quando perguntado aos colaboradores participantes se novas ideias surgiram com o auxílio da TI, o gráfico 5, demonstra que 100% dos entrevistados concordam totalmente. Isso prova que com o auxílio da tecnologia é possível atingir um alto nível de surgimento de novas ideias que poderão de fato auxiliar no desempenho da organização em um todo.

Gráfico 6.Distribuição percentual quanto ao investimento e atualização tecnológica na

instituição

Fonte: Pesquisa do autor (2015)

Quando entrevistados, se existe um investimento e atualização tecnológica que visa o alcance das metas o gráfico 6 aponta que, 90% concordam parcialmente e 10%

100% Concordo Totalmente 90% 10% Concordo Totalmente Concordo parcialmente

(12)

concordam totalmente. Significativamente, esse resultado mais uma vez aporta a preocupação da gestão da empresa em investir na atualização tecnológica visando as metas a serem alcançadas.

Gráfico 7. Distribuição percentual quanto à funcionalidade da tecnologia da informação

como elo entre a empresa e os clientes

Fonte: Pesquisa do autor (2015)

Com o gráfico 7, pode-se perceber que, além do investimento em TI, a mesma funciona como elo entre a instituição e os clientes, quando perguntados se a TI funciona como elo, 90% concordam totalmente, seguidos de 10% concordam parcialmente. A TI passa a ser vista como uma arma para obtenção de clientes e negócios competitivos. Permite que o Marketing trate novamente necessidades e desejos de forma personalizada fazendo com ocorra uma aproximação maior entre a instituição e os clientes internos e externos.

Gráfico 8. Distribuição percentual quanto ao programa de capacitação quando ocorre

implantação de novas tecnologias

90% 10% Concordo Totalmente Concordo parcialmente

(13)

Fonte: Pesquisa do autor (2015)

Os resultados obtidos no gráfico 8, observa-se que 40% dos entrevistados concordam totalmente que a instituição disponibiliza de um programa de capacitação quando ocorre a implantação de novas tecnologias, seguidos de 50% que concordaram parcialmente e somente 10 % discordaram totalmente conforme demonstrado em gráfico.

A aplicação da entrevista junto aos gestores é de suma importância, pois é necessário buscar informações acerca da tecnologia da informação usada na organização a partir da percepção da liderança.

O Colégio Reis Magos tem dois diretores imediatos, um para gerir as questões pedagógicas e o outro para cuidar dos assuntos relacionados a aspectos administrativo-financeiros. A entrevista com eles serviu para mostrar as visões de cada um, em seu respectivo campo de gestão, quanto a TI na instituição.

Para atender aos objetivos propostos nesta pesquisa, abaixo será relatado tudo sobre a entrevista aplicada aos gestores imediatos da instituição no tocante a sua visão sobre o uso da TI como ferramenta de apoio no desempenho empresarial.

A opinião dos diretores foi unânime quanto o uso da tecnologia influenciar no desenvolvimento da empresa, alegando que a mesma agiliza os serviços, comunicação e não somente influencia no desenvolvimento da empresa, os colaboradores e alunos são alvos do desenvolvimento. O uso de TI, tanto como infraestrutura como suas aplicações em processos organizacionais, oferece os benefícios de custo, produtividade, qualidade, flexibilidade e inovação que deverão ser mensurados nos negócios, formando assim a Estrutura de Benefícios de Tecnologia de Informação no Desempenho (ALBERTIN 2008).

Quando questionados sobre quais foram os principais benefícios que a tecnologia da informação proporcionou para instituição, o diretor pedagógico declarou que a

40% 50% 10% Concordo Totalmente Concordo parcialmente Discordo totalmente

(14)

aprendizagem com auxílio das tecnologias aumentou em 400%, o ensino de forma dinâmica tornou-se uma marca poderosa do colégio, e ainda mencionou que a comunicação entre os colaboradores ficou bem mais rápida e sem ruídos. Já a diretora administrativa afirmou que um dos principais benefícios foi que a TI tem contribuído de forma considerável nos resultados da empresa, com a tecnologia usada eles conseguem acompanhar gastos e investimentos, que outrora era algo difícil de controlar quando feito manualmente.

Diante da pergunta se a tecnologia da informação proporciona agilidade nos processos internos, novamente houve unanimidade e afirmaram que representa uma ferramenta indispensável. Um dos diretores declarou que a TI exerce um papel essencial para o negócio e que o aumento da produtividade foi notório desde a implantação até os dias de hoje. A TI está enriquecendo todo o processo organizacional, auxiliando na otimização das atividades, facilitando a comunicação e melhorando o processo decisório, pois as informações são mais eficientes e eficazes, chegam ao gestor com mais velocidade e precisão (BEAL 2099).

Os diretores quando questionados se eles consideram o uso da informação como parte indispensável para o êxito da organização, afirmaram em suas respostas que o uso da informação principalmente dentro de uma instituição de ensino é indispensável para que haja a realização de um trabalho com excelência, sem o uso da informação seria praticamente impossível a instituição existir. É inegável a grande importância da informação para as organizações e cada vez mais tem sido considerada um ativo importante (FOINA 2012).

Por fim, os diretores foram perguntados se eles acreditam que a tecnologia da informação proporciona apoio à tomada de decisão. Eles deixaram claro que sim, com base nos dados e informações obtidos, ficou bem prático e fácil chegar ao objetivo pretendido, pois o uso da informação, tecnologia e conhecimento fez com que o desempenho empresarial na organização fosse algo notório.

Assim, levando-se em conta as opiniões dos colaboradores e tudo que os gestores do Colégio Reis Magos falaram a respeito do uso da tecnologia da informação na instituição, percebe-se que a maioria deles considera tal ferramenta como um fator positivo, contudo, é possível perceber que realmente existe uma preocupação quanto ao desenvolvimento empresarial. Afirmaram ainda que todos os processos foram agilizados e as metas alcançadas.

CONCLUSÃO

Existem constantes mudanças que ocorrem no cenário mundial, causadas principalmente pela globalização, as organizações percebem a necessidade de ferramentas que as tornem mais competitivas, que auxilie no desempenho da mesma e faça com que

(15)

conquistem cada vez mais espaço no mercado e visando sempre à maximização de seus lucros. A TI, a qual abrange todo e qualquer tipo de atividade desenvolvida pela sociedade através de recursos da informática, proporciona às organizações o aumento da concisão organizacional, trazendo maior eficiência na administração de seus processos, recursos, atividades e maior eficácia na obtenção de resultados previamente estabelecidos.

Com o presente estudo buscou-se priorizar a concepção a do uso da TI, uma vez que essa temática é muito significativa para essa organização. Pode-se afirmar hoje, com base nos estudos realizados que essa ferramenta é uma das peças chaves para o sucesso.

No que se refere à pesquisa, todos os participantes contribuíram com suas posições em relação à percepção individual do tema, procurando atender as questões na maior clareza, de acordo com as opiniões dos colaboradores em geral tem contribuído com o desenvolvimento dos processos de trabalho, causando efeitos positivos no desempenho das atividades, proporcionando maior agilidade, uma vez que disponibiliza as informações necessárias à resolução de problemas, contribuindo com isso, para uma melhor qualidade nos produtos oferecidos, e no atendimento aos seus clientes. Os diretores da organização foram bastante claros na entrevista, os mesmos aguardam os resultados da pesquisa para continuar usando TI no ambiente de trabalho buscando sempre melhorias. Vale ressaltar que durante a aplicação do questionário o pesquisador permaneceu na organização para colher in loco todas as informações pertinentes ao caso, a fim de evitar extravios, persuasão e também para esclarecer e interpretar qualquer dúvida a respeito da entrevista, já que nem todos os envolvidos possuem a mesma formação.

Portanto, cumprem-se os objetivos pretendidos e responde-se à pergunta central da pesquisa, uma vez que fica explícito que o Colégio Reis Magos faz uso da TI a fim de obter melhores resultados na empresa, otimizando a qualidade do ensino, o atendimento aos clientes, as atividades dos colaboradores, a situação financeira e a vantagem competitiva. Porém, para que esses resultados possam ser ainda mais otimizados, reforça-se as sugestões dos colaboradores, principalmente, investir em programas de capacitação e treinamento.

O estudo realizado acerca da problemática levantada não teve a pretensão de esgotar o tema, que possui ainda diversos aspectos que poderão ser explorados. Dessa forma, pode-se sugerir que novas pesquisas sejam realizadas, preferencialmente, na mesma organização, de forma a incentivar os diretores a implantarem novas tecnologias na empresa e investir na capacitação de seus colaboradores.

(16)

ALBERTIN A. L. Tecnologia de Informação e Desempenho Empresarial no

Gerenciamento de seus Projetos: um Estudo de Caso de uma Indústria. Disponível em:

<www.scielo.br/pdf/rac/v12n3/02> Acesso em: 15 set 2015.

_______, A. L., & ALBERTIN, R. M. M. Tecnologia de informação. São Paulo: Atlas, 2012. _______, A. L., & ALBERTIN, R. M. M. Benefícios do uso de tecnologia de informação

para o desempenho empresarial. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/rap/v42n2/04.pdf>

Acesso em: 15 set 2015.

BEAL, ADRIANA. O sistema de informação como estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 2009.

CRUZ, T. Sistemas, organizações e métodos: estudo integrado das novas tecnologias de informação. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

DE SORDI, J. O. Gestão de processos: uma abordagem da moderna administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

FOINA, Paulo Rogério. Tecnologia de informação, planejamento e gestão. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

FOINA, P. R. Tecnologia de Informação - Planejamento e Gestão. São Paulo: Atlas, 2009. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. PIMENTA, R. C. de Q. Gestão da informação: um estudo de caso em um instituto de pesquisa tecnológica. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.

REZENDE, Denis Alcides. Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de

Informação Empresariais. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SETZER, Valdemar W. Dado, informação, conhecimento e competência. Disponível em: <http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/dado-info.html> Acesso em: 21 set 2015.

SOUZA, Cesar Alexandre de; GOLDSTEIN, Cláudia Szafir. Tecnologia da Informação

aplicada à Gestão Empresarial: Um Modelo para a Empresa Digital. Disponível em:

<http://www.cyta.com.ar/ta0404/v4n4a1.html> Acesso em: 15 set 2015.

WEILL, P.; ROSS, W. J. Governança de TI – como as empresas com melhor desempenho

administram os direitos decisórios de TI na busca por resultados superiores. 1. ed. São Paulo: M. Books do Brasil, 2006.

YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2007.

Referências

Documentos relacionados

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

• Coloque a agulha na sua posição mais alta, girando a roda manual (10) para si e coloque a alavanca do calcador (15) para cima. • Remova o calcador do suporte do calcador e solte

Este estágio de 8 semanas foi dividido numa primeira semana de aulas teóricas e teórico-práticas sobre temas cirúrgicos relevantes, do qual fez parte o curso

Figure 8 shows the X-ray diffraction pattern of a well-passivated metallic powder and a partially oxidized uranium metallic powder.. Figure 7 - X-ray diffraction pattern of

Centro de Ensino Superior de São Gotardo Jan-jun 2019 Número XIX Páginas 01-10 Trabalho 01 http://periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia periodicoscesg@gmail.com

Apresentamos estudo sobre o comportamento acústico das Igrejas do século XIX de Porto Alegre, RS, Brasil: Igreja Nossa Senhora das Dores (1832); Igreja Nossa Senhora da Conceição

Isso porque, com a ciência, a espécie humana teria conseguido, pela primeira vez em sua história, formular um tipo de conhecimento que não apenas diria verdadeiramente como é o

Rashed não vê como superar as diferenças de objetivos e métodos de trabalho entre a história social da ciência, a qual, para ele, não merece ser chamada de história, e a