• Nenhum resultado encontrado

VOLTA ÀS AULAS SEM CRISE Saiba como transformar o começo do ano letivo em um momento prazeroso para seu filho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VOLTA ÀS AULAS SEM CRISE Saiba como transformar o começo do ano letivo em um momento prazeroso para seu filho"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CIRCULAR 01/2017

RECIFE, 01 DE FEVEREIRO DE 2017.

VOLTA ÀS AULAS SEM CRISE

Saiba como transformar o começo do ano letivo em um momento prazeroso para seu filho

É muito comum crianças e adolescentes terem dificuldades para entrar no ritmo escolar após passar as longas férias de verão distante do ambiente educacional, seja em casa ou viajando. Mas saiba que, mais do que possível, é muito importante que seu filho comece o ano bem motivado.

O primeiro passo é tranquilizá-lo, já que um novo ano costuma ser a causa de muita ansiedade. "Os amigos serão os mesmos? E se forem novos colegas, eles vão gostar de mim? Quem serão os novos professores? Será que vou gostar das matérias da nova série?". Essas e outras perguntas estão na cabeça da molecada quando chega a hora de voltar para a escola.

Cabe também a você, como pai, se avaliar. "Será que não sou eu mesmo a causa de grande parte da ansiedade de meu filho?". Muitas vezes não acreditamos que na escola nosso filho terá a mesma atenção e carinho que recebe em casa. Tente se tranquilizar. A escola é o melhor lugar para seu filho estar. Lá, ele conquista independência e autonomia.

É hora de lembrar seu filho de tudo o que a escola tem de bom. Fale das pessoas que ele mais gosta e irá reencontrar, ajude-o a relembrar os passeios e atividades do outro ano que ele mais gostou. Nos primeiros dias, se possível, chame um ou mais coleguinhas para brincar com seu filho. É uma maneira de estreitar novamente as amizades e de fazer com que seu filho tenha ainda mais vontade de ir para a escola.

Há momentos na vida escolar que são mais sensíveis. Se seu filho vai para o 3º ano, por exemplo, não terá mais só um professor. Que tal contar para ele um bom momento de sua vida escolar para acalmá-lo? Para ter vontade de estudar, a criança precisa de um local aconchegante. Se ela já tem uma escrivaninha ou uma mesa onde costuma estudar, proponha uma nova organização. Se o seu filho não tem um cantinho para estudar, é hora de providenciar um. Pode até ser a mesa da sala ou da cozinha, mas o seu filho tem de sentir que aquele espaço é só dele na hora de fazer a lição de casa.

É importante que tanto você quanto seu filho criem uma rotina de atividades que deve ser seguida até o

fim do ano. Isso porque durante a vida escolar, as lições de casa, os trabalhos e as provas se tornam cada

vez mais frequentes, exigindo dos alunos organização e planejamento. A falta de uma rotina pré-estabelecida muitas vezes compromete o aproveitamento do seu filho na escola.

Isso inclui o horário para levantar, ir à escola, fazer as lições, dormir. Mas você também deve ter o hábito de conversar sobre o cotidiano da escola - o que foi ensinado naquele dia; que tipo de trabalhos foram feitos com os colegas - e deve impedir que a criança falte às aulas ou deixe de cumprir as atividades no horário em que foram combinadas.

Seja firme. Por mais que seu filho choramingue, não queira acordar cedo e sinta falta das férias, não ceda. A adaptação à rotina depende da sua postura como mãe ou pai.

Manoela Meyer (texto adaptado)

Escola Primeiro Passo / Colégio Grande Passo

Rua Prof. Aurélio de Castro Cavalcanti, 97 - Boa Viagem - Recife – PE – CEP: 51.210-020 Fone: (81) 3341.5362 - CNPJ 04.228.221/0001-72

(2)

EQUIPE DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO DIREÇÃO  Solange Mota  Zilka Costa COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO MÉDIO COORDENAÇÃO DISCIPLINAR  Mariana Carvalho ASSISTENTES DE COORDENAÇÃO

Fernanda Ponte (Educação Infantil)

 Cléa Silveira (1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental)

INFANTIL I INFANTIL II INFANTIL III INFANTIL IV INFANTIL V INTEGRAL

MANHÃ Viveka Baltar Viveka Baltar Kelly Lacerda Kelly Lacerda Kelly Lacerda Coordenadora respectiva da turma TARDE Viveka Baltar Viveka Baltar Viveka Baltar Viveka Baltar Viveka Baltar Alessandra Galdino 1ºS S S S S S S S S MANHÃ Aurora Lopes Aurora Lopes Aurora Lopes Lílian Veiga Lílian Veiga Patrícia Cardoso Patrícia Cardoso Luciana Pinheiro Luciana Pinheiro TARDE Aurora Lopes Aurora Lopes Aurora Lopes Lílian Veiga Lílian Veiga Patrícia Cardoso Patrícia Cardoso Patrícia Cardoso Patrícia Cardoso 1ºS S S MANHÃ Valéria Moraes Valéria Moraes Valéria Moraes TARDE Valéria Moraes Valéria Moraes Valéria Moraes

(3)

ASSISTENTES DE COORDENAÇÃO (4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO)  Micheline Tavares  Wilma Martins COORDENAÇÃO DE ESPORTES  Sérgio Abreu

COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 João Carlos Mignac

COORDENAÇÃO DE EVENTOS

 Valéria Brito

ORIENTAÇÃO E APOIO PSICOLÓGICO

 Daniele Siqueira (Educação Infantil)

 Danielle Maciel (1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental)  Fabiana Alves (4º ao 6º Ano do Ensino Fundamental)  Fabiana Couto (7º ao 9º Ano do Ensino Fundamental)  Diva Ávila (1º ao 3º Ano do Ensino Médio)

ORIENTAÇÕES REGULAMENTARES

Seguem as orientações regulamentares que norteiam o Colégio:  Serão exigidas do aluno frequência e pontualidade às aulas.

 Os alunos devem participar das aulas com uniforme completo, inclusive nas aulas extrassala, bem como em excursões. Não é permitido o uso de sandálias de salto alto e chinelos.

 É terminantemente proibido no Colégio o uso de bonés, celulares e aparelhos eletrônicos.  A Lei n° 17.837/2012 trata da proibição do uso de aparelho celular e equipamentos eletrônicos nas salas de aula das escolas municipais e particulares localizadas na cidade do Recife, exceto aqueles para uso pedagógico, e está em vigor desde o dia 10 de novembro de 2012. A referida Lei também menciona o dever de divulgação da proibição no ambiente escolar.

 Evitar o uso de joias e objetos de estimação que possam ser perdidos. O Colégio não se responsabilizará por tais objetos.

 É proibido trazer brinquedos para a Escola, salvo nos dias em que forem solicitados por escrito pelas professoras ou na primeira sexta-feira de cada mês.

 Os pertences que foram perdidos pelos alunos no ano de 2016 e que não forem procurados serão doados a partir de março.

 O lanche trazido de casa deverá obedecer à orientação da Escola. Não permitimos salgadinhos, chocolates, bombons, refrigerantes etc. Contamos com a colaboração das famílias.

(4)

 Os pais que optarem pelo lanche coletivo e almoço para os alunos do Ensino Fundamental deverão creditar o valor desejado em nome da criança nos seguintes locais:

 Setor Administrativo (caixa);  Cantina do Colégio Grande Passo.

 Para os alunos do 3° Ano do Ensino Fundamental, permaneceremos com o sistema de carga e recarga dos cartões individuais para a compra de lanche coletivo e almoço nos locais citados acima. Em caso de perda de cartão, será cobrado um valor adicional de R$ 9,00 para a

confecção da 2ª via.

 Os alunos só poderão adquirir produtos na cantina mediante pagamento antecipado. Está terminantemente proibido o acúmulo de débitos com a cantina.

 O portador deverá estar diariamente com a carteira de identificação para retirar a criança da Escola. É necessário trazer fotos para a confecção das carteiras.

 Será obrigatório o uso de garrafas ou copos diariamente pelos alunos para evitar a propagação de doenças e a diminuição de lixo no meio ambiente.

 A Escola só funcionará até as 18h30. Após esse horário, os pais deverão assumir a hora extra do profissional.

 A Escola deverá ser comunicada sobre a ausência do aluno, principalmente se for por motivo de doença infectocontagiosa para que possamos tomar as devidas providências.

 Visando a não proliferação de doenças, não será aceita na Escola a criança que se apresentar febril, com conjuntivite ou com qualquer manifestação cutânea que caracterize doença contagiosa.  Os responsáveis deverão observar periodicamente a cabeça das crianças para evitar a presença de bichinhos nocivos.

 Todos os objetos deverão ser marcados com o nome da criança. Exemplo: chupetas, sandálias, bolsas, lápis, borrachas, apontadores, cadernos, livros, pastas, etc.

 As crianças do Infantil I e Infantil II deverão trazer, dentro da bolsa, um saco plástico para serem colocadas as toalhas e roupas sujas.

 O atendimento às famílias pela Direção, Coordenação e pelo Apoio Psicológico deverá ser marcado previamente na Recepção da Escola.

 As equipes técnicas que acompanham as crianças deverão manter contato com a equipe da Escola para a troca de experiências. O mesmo deverá ser marcado com antecedência.

 Na última sexta-feira de cada mês, serão comemorados os aniversariantes do mesmo. É necessário que haja um contato prévio com a professora para combinar a programação com os demais pais de aniversariantes. Não serão permitidos aniversários individualizados com programação que extrapole o âmbito da sala de aula, nem a presença de convidados. Lembramos que a nossa intenção é apenas uma homenagem à criança com seus coleguinhas de sala.

 A partir do 1º ano do Ensino Fundamental, a comemoração dos aniversariantes do mês deverá seguir as seguintes orientações:

(5)

 Bolo e lembrancinhas temáticas (opcional);  Tempo de 30 (trinta) minutos;

 02 (dois) adultos por aniversariante;

 O aluno poderá vir no dia da comemoração sem o fardamento.

 Esportes – As matrículas já foram iniciadas desde o dia 05/12/16 (para os antigos) e a partir do dia 09/01/17 para os novatos. Quem ainda desejar fazer matrícula, a mesma deverá ser efetuada das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h no Departamento de Esportes, onde os pais e/ou responsáveis preencherão o requerimento de matrícula. Para mais informações, como horário, nível e turmas, procurar Sérgio Abreu. O aluno que estiver com pendências, em anos anteriores, não poderá fazer a matrícula 2017 antes de regularizar a situação.

 As crianças trazidas para a prática de esportes deverão chegar no horário marcado pelo professor do esporte. No caso do aluno permanecer mais tempo que o horário de aula, será cobrado o valor da hora do Integral.

HORÁRIO DE AULA DAS CRIANÇAS:

Educação Infantil 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental

7h30 às 11h30 (manhã) 7h15 às 11h45 (manhã) 13h30 às 17h30 (tarde) 13h15 às 17h45 (tarde)

HORÁRIO DO CAIXA

7h às 17h (sem intervalo para almoço)

TELEFONES

Fixo: 3341-5362/3341-3422

Recepção da Escola Primeiro Passo: 98254-4204 Recepção do Colégio Grande Passo: 97114-6107

(6)

DATA EVENTO TURMAS

01/02 (quarta-feira)

INÍCIO DAS AULAS

09/02 (sexta-feira)

Dia do Frevo – Patrimônio Imaterial da Humanidade (atividades internas/ aula normal)

21/02 (terça-feira)

Reunião de Pais

Local: Colégio Grande Passo

Horário: 19h 1º ano do Ensino Fundamental

22/02 (quarta-feira)

Aniversariantes do mês (janeiro e fevereiro) Todas as turmas Reunião de Pais

Local: Colégio Grande Passo Horário: 19h

2º e 3º ano do Ensino Fundamental

23/02 (quinta-feira)

Carnaval (atividades internas/aula normal)

Horário: 13h30 às 17h30 Traje: Fantasia

Educação Infantil (tarde)

24/02 (sexta-feira)

Carnaval (atividades internas/aula normal)

Horário: 13h30 às 17h30 Traje: Fantasia

Educação Infantil (manhã)

Festa de Carnaval

* Seguirão maiores informações posteriormente

1ºS, 2ºS e 3ºS anos do Ensino

Fundamental (manhã e tarde) 25/02 a 01/03

(sábado a quarta-feira) FERIADO DE CARNAVAL

MARÇO

DATA EVENTO TURMAS

02 e 03 (quinta e sexta-feira)

AULA NORMAL

06/03

(segunda-feira) Carta Magna (atividades internas/ aula normal) 07/03

(terça-feira)

Reunião de Pais

Local: Colégio Grande Passo

Horário: 19h Infantil I, II e III

08/03 (quarta-feira)

Dia Internacional da Mulher (atividades internas/ aula normal)

09/03 (quinta-feira)

Reunião de Pais

Local: Colégio Grande Passo

Horário: 19h Infantil IV e V

Atenciosamente, A Direção.

CALENDÁRIO – EDUCAÇÃO INFANTIL, 1°, 2° E 3° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL FEVEREIRO

Referências

Documentos relacionados

Ainda no mês de julho/13, houve interrupções de safra provocadas por chuvas principalmente no estado de São Paulo. Esta média pluviométrica acima do esperado para o

Os meios de comunicação não são apenas canais para o debate político, mas também atores políticos e econômicos no sentido em que defendem seus próprios

Montenegro - Comarca: Capital – Terceira Vara da Fazenda Pública - Apelante: Estado da Paraíba (Proc.: Mônica Nóbrega Figueiredo) - Apelado: Darcy Leite Ciraulo (Advs. Sylvio

A relação do aumento da resistência a compressão permanente com o aumento de densidade é observado na Figura 5, a qual ilustra o decréscimo da deformação

Considerando as dificuldades relativas ao assunto, o Conselho Federal de Medicina produziu uma resolução – Resolução CFM nº 1.957/10 – orientadora dos médicos quanto

Uma forma comumente usada na literatura para comparar a produtividade entre países é analisar a PTF de cada país em relação à PTF dos Estados Unidos no mesmo período, conforme

Alexandre Amaral MEDEIROS2 Airton Alencar de ARAUJO3 Arlindo de Alencar Araripe MOURA4 Jose Mauricio Maciel CAVALCANTE5 Emmanuelle Lima de FIGUEIREDO6 Luiz Fernando de Souza

Anais 7º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, Jardim, MS, 20 a 24 de outubro 2018 Embrapa Informática Agropecuária/INPE, p. Os valores negativos para altura se justificam devido