• Nenhum resultado encontrado

9. ano #etapa 2. Semana 10. Prof a. Maria Bethânia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "9. ano #etapa 2. Semana 10. Prof a. Maria Bethânia"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

9˚. ano

#etapa 2

Semana 10

(2)

. ano

História

Semana 10 - 2º semestre

9º ANO

Neste Guia você vai estudar o neoliberalismo na

Inglaterra

(3)

3

Semana 10 – #etapa 2 9º. ano –

O governo Thatcher

Durante o governo de Thatcher, os mineiros se organizaram na luta para impedir a privatização das minas de carvão.

A privatização dos serviços públicos era uma das ações defendidas pelo governo neoliberal, que via na diminuição do papel do Estado a solução para a crise econômica.

Atualmente, existem movimentos de privatização no nosso país? Qual a justificativa? Recentemente houve melhoria em algum serviço

com a privatização? ©Shutt erst ock /D avid F o wler

(4)

A experiência dos mineiros

Leia o texto publicado em 3 de maio de 2009, na Folha de São Paulo:

Antes do confronto, eles somavam 200 mil, espalhados por 130 minas de carvão. Vinte cinco anos depois, não passam de 1.800, em apenas seis minas restantes. Nenhuma trajetória expõe tão bem a visão econômica dos anos Thatcher quanto a dos mineiros britânicos, reduzidos a pó depois de uma greve de 16 meses, em 1984 e 1985, que terminou em nada.

Ao quebrar o então mais poderoso sindicato do país, Thatcher fez valer seu programa de fechar as minas, mas conseguiu mais do que isso. Daquele ponto em diante, todos os sindicatos do país sabiam que não era possível contestar o governo, que o neoliberalismo e o enfraquecimento dos direitos trabalhistas estavam ali para ficar.

[...]

“Algumas partes do país continuam a sofrer dos problemas econômicos resultantes do declínio do emprego tradicional - especialmente em mineração, aço e manufatura. Esses problemas têm raízes profundas e tem havido progresso em remediá-los", dizia um relatório encomendado pelo então premiê, Tony Blair, em 1999.

O quadro não mudou muito, uma década depois. Outro levantamento, do ano passado, mostra que a diferença entre essa região e as outras estava aumentando. O salário semanal por aqui era um terço menor do que no resto do país.

LEITE, Pedro Dias. “Nossa derrota serviu de exemplo político, dizem ex-mineiros grevistas.” Disponível em: <https://www1.folha.uol.com. br/fsp/mundo/ft0305200914.htm > Acesso em 13 ago. 2020.

 Quais foram os impactos da política neoliberal de Thatcher nas décadas subsequentes ao seu

(5)

5

Semana 10 – #etapa 2 9º. ano –

Arte e cultura

É comum os artistas se posicionarem politicamente, através de suas obras. Várias bandas fizeram canções sobre o governo Thatcher. Saiba mais em: https://www.

terra.com.br/diversao/musica/site-lista-21-musicas-raivosas-dedicadas-a-margaret-thatcher,fc1073dcbe9ed310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html.

Muitos chargistas também representaram esse período. Você pode

conhecer algumas obras em: https://leedsgallery.com/programme/exhibitions/ cartoons-of-margaret-thatcher/.

 Quais exemplos na música, nas artes plásticas, no cinema ou no teatro podem ser

(6)

Política econômica e os impactos na vida dos cidadãos

Mesmo que não gostemos de economia, ela faz parte de nossas vidas e, para compreender o neoliberalismo, é preciso entender algumas práticas.

A primeira é o ataque à organização dos trabalhadores. Com sindicatos fracos, o trabalhador não consegue cobrar melhorias, como ampliação de direitos ou aumento de salário.

Outra é a desregulação do setor bancário. Sem a regulamentação do Estado, os bancos privados criam suas próprias regras, taxas e planos de crédito. Num processo de endividamento do cidadão. Foi isso que aconteceu no governo de Thatcher. Os cidadãos passaram a acumular dívidas do financiamento da casa própria. Os bancos lucraram muito e as pessoas ficaram cada vez mais endividadas.

(7)

7

Semana 10 – #etapa 2 9º. ano –

Leia trecho da reportagem de 2018, para compreender melhor o processo.

Thatcher promoveu como nunca antes o sonho da casa própria. E enquanto os preços subiam que nem balões, parecia − pelo menos no curto prazo − uma boa ideia. Mas o que estava por trás do aumento incrível do preço dos imóveis?

A resposta clássica seria que uma casa vale o que o comprador está disposto a pagar. Mas, nesse caso, não vale. Porque ninguém estava comprando, era tudo financiado. Nesse caso, a casa valia o que o banco estava disposto a emprestar − um montante crescente, daí o aumento dos preços. Então, uma casa que antigamente valia um salário médio de três anos de repente passou a valer um de 40 anos.

VICKERY, Tim. “Thatcherismo abriu as portas da barbárie, que não fecharam até hoje.” Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/ blog-tim-vickery-43296195>. Acesso em 13 ago. 2020.

(8)

Atividades

Um dos objetivos do ensino de História é favorecer a análise do presente com base nas interpretações do passado.

Pesquise sobre quais aspectos do neoliberalismo estão em pauta no atual governo brasileiro.

Depois, com base no que aprendeu, destaque pontos positivos e negativos dessa política econômica.

 Reflita: para que parcela da população

o neoliberalismo traz vantagens?

 Este é um projeto que pretende acabar

com as desigualdades sociais?

©Shutt erst ock /Thomas Dut our erst ock /Elena Rostuno va Posições antagônicas marcaram a morte da ex-Primeira Ministra.

(9)

9

Semana 10 – #etapa 2 9º. ano –

Para ir além

O cinema, muitas vezes, pode contribuir na compreensão de um contexto histórico. A greve dos mineiros de 1984 é pano de fundo no filme Billy Elliot, um garoto apaixonado por dança que é obrigado a treinar boxe. As dificuldades cotidianas da greve são retratadas e ajudam na compreensão da luta dos

trabalhadores, suas angústias e anseios.

Billy Elliot. Dir. Stephen Daldry. França e reino Unido. 2000. Cor. 110 min.

Referências

Documentos relacionados

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

Analisou-se os acompanhamentos das refeições servidas, que no caso são arroz branco polido (n=16), arroz integral (n=16) e feijão (n=15) das Unidades a partir da realização de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

E' grato registrar a cálida advertencia do ministro da Guerra. conf- ira o plano em marcha de educação das juven- tudes comunistas. En- xergam as elites milita ves que não

frente e recuariam detrotedos ! As **nepeuthes„ tinhem a proprie- dade de fazer esquecer as maguo^. ao contrario, possuía a virtude de dar vide ás lembranças esquecidas. Orce

O vencedor e o seu acompanhante deste passatempo implica a aceitação integral e sem reservas do presente regulamento, e caso dê o seu consentimento para utilização dos direitos

“ No convés do casco deve haver uma ferragem para fixação do girador da buja para a mastreação 2 , conforme diagrama de medição, podendo haver mais dois pontos adicionas para

Seguro Garantia de Adiantamento de Pagamento - Garante a indenização, até o valor da garantia fixado na apólice, pelos prejuízos decorrentes do inadimplemento das