• Nenhum resultado encontrado

Projeto Jogos Olímpicos em casa. Modalidades Olímpicas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Jogos Olímpicos em casa. Modalidades Olímpicas"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Projeto Jogos Olímpicos em casa

Modalidades Olímpicas

De acordo com o texto sobre a história dos Jogos Olímpicos, as primeiras modalidades olímpicas presentes na Grécia Antiga compreendiam apenas atividades individuais. Eram corridas, lutas, provas atléticas que reuniam saltos, lançamentos e arremessos, provas com cavalos e o pentatlo que era a prova nobre naquela época. Essas habilidades foram escolhidas baseadas nas habilidades exigidas pelos soldados gregos, em períodos de guerra, na defesa de suas cidades. Na verdade, há registros que na 1ª realização houve apenas uma prova de corrida, vencida por Coroebus, cozinheiro e cidadão da cidade chamada Elis.

Quando os Jogos foram resgatados e reiniciados na Era Moderna, na edição de Atenas, em 1896, todas as nove modalidades disputadas permaneciam sendo individuais: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, lutas, natação, tênis e tiro.

Luta

Pentatlo

Quadriga

As modalidades coletivas presentes no programa dos Jogos olímpicos foram incluídas apenas a partir da Era Moderna, provavelmente porque a criação de algumas delas foi durante o século 19, e precisavam de um tempo para serem conhecidas e praticadas fora do seu país de origem.

(2)

Entre as primeiras modalidades coletivas a serem disputadas nos Jogos Olímpicos, duas delas são muito conhecidas por vocês nas aulas de Educação Física e na televisão: o cabo de guerra e o futebol.

Isto aconteceu há 120 anos, nos Jogos de Paris, em 1900. O cabo de guerra era disputado por 8 atletas e a competição era semelhante a que vocês realizam no colégio. A grande curiosidade é que um país podia ter mais de uma equipe representativa no cabo de guerra, o que levou os Estados Unidos à conquista das medalhas de ouro, prata e bronze, em 1904. Após os jogos de 1920, o cabo de guerra foi retirado do programa olímpico.

Faça você também!

Você pode se divertir com esta modalidade olímpica. A regra é simples: duas equipes são definidas e cada uma se posiciona de um lado da corda. Ao comando de um juiz, todos devem puxar a equipe adversária para o seu campo. Ganha a equipe que conseguir puxar a outra para o seu campo ou que permanecer segurando a corda se caso a outra solte.

Quanta saudade! A foto ao lado foi o registro de um

dia que nos divertimos brincando de cabo de

guerra humano no Campus Tijuca I.

(3)

Equipe francesa representada pela União das Sociedades Francesas de Esportes Atléticos

Foto da partida entre Grã-Bretanha e França nos Jogos Olímpicos de 1900. Os britânicos

venceram por 4–0.

Seleção masculina de futebol, ouro em 2016

Seleção feminina de futebol, prata em 2004 e 2008

Já o futebol, fez parte apenas com um torneio de exibição entre três países – Bélgica, França e Grã Bretanha– que foram representados por equipes de clubes e associações, e não pela seleção de cada país. Por esta razão, não foi considerado oficial e passou a integrar o programa dos jogos oficialmente a partir de 1908. O futebol feminino estreou apenas em 1996, nos jogos de Atlanta (EUA).

A partir dos jogos de 1992, em Barcelona, o futebol masculino passou a ser disputado por jogadores com até 23 anos de idade. Em virtude do adiamento dos jogos em Tóquio para 2021, nesta próxima edição serão permitidos atletas até 24 anos.

O futebol masculino brasileiro conquistou a sua primeira medalha de ouro olímpica em 2016, no Rio de Janeiro. Já havia conquistado 3 de prata (1984, 1988 e 2012) e 2 de bronze (1996 e 2008). O futebol feminino, liderado pela estrela Marta, chegou a duas finais, conquistando a medalha de prata em 2004 e 2008.

Brasil x Canada nos Jogos Olímpicos de 2016

(4)

A primeira modalidade coletiva que oficialmente integrou os jogos e permanece viva até hoje é o polo aquático, que teve sua aparição em Paris, 1900. Vocês conhecem? É um jogo realizado dentro de uma piscina, onde o objetivo é fazer gol. A participação das mulheres nesse esporte só foi possível 100 anos depois, nos jogos de Sydney (Austrália), em 2000. As atletas brasileiras tiveram sua primeira participação nos jogos de 2016, no Rio de Janeiro, através da condição de ser o país sede, e conquistaram o 8º lugar.

Ainda entre as modalidades coletivas dos Jogos Olímpicos, estrearam em 1936 (Berlim - Alemanha) o basquete e o handebol, dois esportes de quadra também conhecidos por vocês nas nossas aulas de Educação Física. Por curiosidade, nesse mesmo ano, teve início o ritual de revezamento da chama olímpica de Olímpia até a cidade sede dos jogos.

Revezamento do transporte da chama olímpica até Berlim (1936)

Partida da seleção feminina de Handebol nos Jogos Rio 2016

- O revezamento da tocha olímpica já acumula várias histórias e curiosidades. Vale a pena conferir um pouco mais.

- Para conhecer mais sobre o polo aquático, acesse o link a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=Sh1Pujc6Ygs

Obs: É importante lembrar que as regras podem sofrer mudanças com o tempo. Esse vídeo que inserimos aqui é de 2017, e houve uma mudança: atualmente, a duração do jogo é de quatro períodos de 8 minutos (e não mais de 7 minutos), com o cronômetro parando sempre que o jogo é interrompido.

(5)

O basquete foi criado em 1891, por um professor de educação física canadense que trabalhava na Associação Cristã de Moços de Massachusetts, nos Estados Unidos (EUA). Ele idealizou este esporte, observando os estudantes que adoravam ficar arremessando objetos dentro de cestos durante o tempo livre, porque o inverno lá era muito rigoroso e precisava pensar num jogo para ambiente fechado. Interessante, né? Será que este início tem influência no fato dos EUA possuir o melhor campeonato de basquete do mundo, a NBA?

O basquete chegou no Brasil em 1896. O Brasil conquistou o bronze três vezes, nos jogos de 1948, 1960 e 1964, pelo masculino, sendo que o seu melhor resultado até hoje foi a medalha de prata da equipe feminina em Atlanta (1996), composto pelas estrelas Hortência, Janeth e Paula. Esta equipe também conquistou o bronze, em Sydney (2000).

James Naismith, o criador do basquete, com a 1ª bola usada e o

cesto de pêssegos

Hortência, Paula e Janeth Basquete Feminino_Medalha de prata em Atlanta - 1996

Basquete

Masculino_Medalha de bronze em Londres

-1948 Argentina campeã olímpica em

Atenas - 2004

Estados Unidos campeão olímpico no Rio de Janeiro

-2016

(6)

O voleibol também foi criado por um professor de educação física, o americano William George Morgan, em 1895. Começou a fazer parte dos Jogos Olímpicos em 1964 (Tóquio), e é a modalidade coletiva que mais conquistou medalhas para o Brasil (10 no total, sendo 5 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze). Junto com o voleibol de praia, modalidade que trouxe o primeiro ouro olímpico feminino brasileiro, com a dupla Jackie e Sandra, em Atlanta (1996), somam 23 medalhas.

Vôlei masculino é tricampeão olímpico em 2016, no Rio de Janeiro

O rugby é um esporte coletivo de grande contato físico, onde uma bola oval é conduzida pelas mãos ou pés dos jogadores para a linha de fundo adversária, onde existe uma trave em forma de H. Os detalhes interessantes do jogo são: pode-se correr com a bola na mão, e os passes são feitos para os lados ou para trás, apenas com as mãos, e para a frente, apenas com os pés. Teve origem na Inglaterra, em 1823, e iniciou nos Jogos Olímpicos de 1900, sendo que ficou fora do programa dos jogos de 1928 a 2012, tendo o seu regresso nos jogos de 2016.

É um jogo muito diferente. Vale a pena conhecer mais sobre ele!

Jogos Olímpicos de 1924, em Paris

Brasil derrotou o Japão no Rio 2016.

Voleibol

Rugby

Jackie Silva e Sandra Pires (a direita) com Adriana Samuel e Mônica Rodrigues (esquerda), ouro e prata

na final olímpica entre duas duplas brasileiras pelo vôlei de praia (Atlanta, 1996)

(7)

A corrida é a prova individual mais antiga dos Jogos Olímpicos. Ela faz parte do programa do atletismo, que reúne provas variadas de corrida, saltos, lançamentos e o arremesso de peso. Vocês já sabem que a Aida dos Santos foi a única mulher a participar dos jogos de 1964 e conquistou um suado e dolorido 4º lugar no salto em altura. Antes dela, o Brasil teve um outro grande atleta chamado Adhemar Ferreira da Silva, o fenômeno do salto triplo, que conquistou o ouro nos jogos de 1952 (Helsinque, Finlândia) e 1956 (Melbourne, Austrália). Em 2016, Thiago Braz fez o Engenhão vibrar com a conquista do ouro no salto com vara.

Atletismo

Adhemar Ferreira: o primeiro bicampeão olímpico brasileiro

Adhemar Ferreira saltando

Atleta Aída dos Santos

No projeto “Conversas da Quarenta”, entrevistamos a atleta Aída dos Santos e sua filha Valeskinha. Uma entrevista divertida e emocionante. Vale a pena conferir!

Acesse o link:

http://www.cp2.g12.br/blog/tijuca1/4-conversas-da-quarentena-1o-ao-5o-ano/

Thiago Braz, rumo ao ouro olímpico em 2016 no Engenhão

Estádio Engenhão, localizado no bairro Engenho de Dentro

(8)

Natação

A natação faz parte desde os primeiros Jogos Olímpicos em Atenas (1896), mas somente a partir de 1908, a piscina foi utilizada para a competição. Antes disso, as provas eram realizadas no mar.

A primeira conquista brasileira de uma medalha nesta modalidade foi do atleta Ricardo Prado, prata em 1984 (Los Angeles). Já o primeiro e único ouro foi conquistado por César Cielo, em Pequim (2008).

Ricardo Prado, prata nos 400m medley, em 1984

Cesar Cielo, ouro nos 50 m livre, em 2008

Canoagem

A canoagem era um esporte pouco conhecido pelos brasileiros até que nos Jogos de 2016, o baiano Isaquias Queiróz, atleta do Flamengo, consagrou-se o primeiro atleta brasileiro a conquistar 3 medalhas numa mesma edição dos Jogos Olímpicos, com prata nos 1.000m da canoa individual e dupla, e bronze nos 200m da canoa individual. Grande Isaquias!!!

Após a conquista da 3ª medalha Na conquista da prata pela canoa dupla, com Erlon de Souza

(9)

Ginástica

A ginástica artística é disputada nos jogos desde a sua 1ª edição em Atenas (1896), mas durante 32 anos, só os homens puderam participar, e as mulheres ingressaram apenas em 1928. A ginástica rítmica, modalidade exclusivamente feminina ingressou nos jogos de 1984, em Los Angeles, e a ginástica de trampolim em Sidney, no ano 2000.

Natalia Gaudio, na disputa por uma vaga na classificatória da ginástica rítmica

Rafael Andrade, num voo durante apresentação no trampolim no Rio2016

A ginástica artística possui provas bem diferentes e surpreendentes. As realizadas pelos homens são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo, argolas e solo. As mulheres disputam exercícios de solo, salto sobre cavalo, barras assimétricas e trave de equilíbrio. É uma modalidade que atrai muito o público e já trouxe muitas alegrias para o Brasil. Abaixo, nosso menino de ouro, Arthur Zanetti, nas argolas, pela disputa em Londres 2012.

(10)

Entre as lutas, a greco-romana existe no programa dos jogos desde a Antiguidade, e a luta livre fez parte a partir de 1904. O boxe foi inserido como esporte olímpico em 688 a.C, na 23ª Olimpíada da Antiguidade. No ressurgimento dos Jogos Olímpicos na Era Moderna, foi reinserido nos jogos de 1904, em Saint Louis. Servílio de Oliveira fez história como o primeiro a conquistar uma medalha no boxe, em 1968, na Cidade do México, e em 2016, o baiano Robson Conceição conquistou o primeiro ouro.

Boxe

Servílio de Oliveira, bronze em 1968.

Robson Conceição, ouro no Rio 2016

O judô estreou em 1964 e tem o seu grande destaque, visto que é a modalidade onde o Brasil conquistou mais medalhas olímpicas (4 ouros, 3 prata e 15 bronze). Alguns dos judocas que fizeram história nos jogos olímpicos foram: Aurélio Miguel, Rogério Sampaio, Sarah Menezes e Rafaela Silva, com o ouro; Douglas Vieira, Tiago Camilo e Carlos Honorato, com a prata. Para quem gosta do esporte, vale a pena pesquisar os outros nomes, como Flávio Canto.

Judô

Aurélio Miguel, categoria meio pesado, primeiro

ouro do judô, em Seul 1988

Rafaela Silva, ouro na categoria peso leve, no

(11)

Pentatlo Moderno

Lembram do pentatlo, a prova nobre da Antiguidade?

Então... Ele foi substituído pelo pentatlo moderno, inserido nos jogos de 1912, em Estocolmo, e reúne as modalidades: hipismo, esgrima, natação, corrida e tiro. Imagina ter que treinar cinco modalidades?

Quem treina o pentatlo moderno é considerado um atleta completo e o destaque do Brasil nesta modalidade é a pernambucana de Afogados da Ingazeira, Yane Marques, bronze nos Jogos de Londres 2012.

Vale a pena conferir o link abaixo para ver como foi a conquista da medalha de bronze por Yane Marques:

https://www.youtube.com/watch?v=EbLr1tU5t0E Modalidades do pentatlo moderno

(12)

Tiro Esportivo

Como vocês já aprenderam, a primeira medalha de ouro do Brasil foi conquistada na modalidade tiro esportivo pelo atleta Guilherme Paranaense nos Jogos da Antuérpia, em 1920, ano em que o Brasil participou pela primeira vez dos jogos. Será que vocês assistiram ao Felipe Wu, outro atleta desta modalidade, conquistar a prata nos jogos de 2016, no Rio?

Atleta Felipe Wu Felipe Wu com medalha de prata de 2016

Vela

A vela é uma modalidade aquática onde um barco se move através da força do vento, e o atleta tem a tarefa de conduzir e direcionar este barco dentro de um percurso. É uma das modalidades individuais que mais conquistou medalhas para o Brasil nos jogos (5 de ouro, 3 de prata, 8 de bronze). A última de ouro foi conquistada pela dupla Kahena Kunze e Martine Grael nos Jogos de 2016, no Rio. Martine é filha do lendário Torben Grael, seu inspirador, o atleta que conquistou 5 destas 16 medalhas da vela, mas foi a sua mãe que a ajudou a iniciar no esporte.

A dupla Kahena e Martine após a vitória.

Na sequjência: Martine, Torben Grael e Kahena. Sentada, Andrea Soffiatti (mãe

de Martine) As atletas ao longo da prova

(13)

Você sabia?

Nem toda modalidade esportiva é olímpica...

Isto acontece porque para se tornar olímpica, ela precisa cumprir algumas exigências: ser regulamentada por uma associação internacional, ser praticada por homens de pelo menos 75 países, em 4 continentes, e por mulheres de pelo menos 40 países, em 3 continentes.

Tudo isto, porque é uma competição que reúne países de todo o mundo e as regras de cada modalidade esportiva precisam ser conhecidas e executadas por todos os atletas participantes.

Faz sentido, né?!

Apresentamos aqui algumas das modalidades olímpicas da Era Antiga e Moderna. Clique no link abaixo para assistir ao vídeo e conhecer todas as que são previstas para Tóquio 2021.

Referências

Documentos relacionados

Essa pesquisa teve por objetivo identificar como é gerada a satisfação dos clientes em relação aos serviços prestados por uma empresa do ramo de segurança.

O Diretor Regional do SENAC em Santa Catarina, com Departamento Regional localizado na Rua Felipe Schmidt, nº 785, CEP: 88010-002, Centro, Florianópolis – SC, no uso de

Brasília, DF, 6 nov. Acrescenta dispositivos à Lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990, que “dispõe sobre as condições para a promoção; proteção e recuperação da saúde;

Autor(es): Luana Soares Barbagelata; Jessylene de Almeida Ferreira; Edna Maria Acunã Souza; Maryelle dos Santos Gonçalves; Daniela Pereira Lopes; Keldenn Melo Farias

Embora os resultados da utilização do modelo de jogo não permitam uma conclusão definitiva, pode-se dizer que o mesmo é muito positivo e animador, pois tomando como base os

As relações interdisciplinares entre ensino de História e de Artes Visuais na obra didática História em Movimento (2014) é uma característica marcante da

Para essa vertente, as políticas sociais não são apenas um requisito para a reprodução das condições materiais de produção, mas também um elemento fundamental para a

Corregedoria Geral da Justiça, para conhecimento e publicidade, os comunicados expedidos por este órgão censórío, relativos à falsificação, roubo, furto,