• Nenhum resultado encontrado

And The Next Big Idea is...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "And The Next Big Idea is..."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Departamento de Línguas

And The Next Big Idea is...

Como criar uma empresa? Tens uma ideia de negócio? E o que é o

Business Model Canvas? Esta e outras perguntas estão já a ser

expli-cadas aos alunos dos cursos profissionais pelo Gustavo e pela Mile-na, alunos de Erasmus+, do 12ºA e B. Partem da sua experiência com a criação da jovem startup Ted Time e, passo a passo, partilham os conhecimentos e competências que foram adquirindo ao longo da sua caminhada como jovens empreendedores. A sessão termina com um desafio: And the next big idea is…. Os alunos são convidados a apresentarem uma ideia de negócio inovadora e há prémios para os vencedores!

(2)

Departamento de Línguas

Dia Mundial do Teatro

A 27 de março, no dia em que se comemorou o Dia Mundial do Teatro, recebemos na Es-cola Básica e Secundária de Sant’Iago a companhia Teatro Educa que nos apresentou A

Poesia Não é tão Rara como Parece, um espetáculo cheio de boa disposição e poesia que

nos encheu a alma!

Por falar em poetas, o grupo de professores de Português convida todos os alunos a co-nhecer os Poetas de Corpo e Alma, uma exposição que se encontra nas portas de todas as salas de aula da escola sede e que pretende ilustrar e dar a conhecer os 800 anos de Poe-sia Portuguesa e os seus protagonistas.

(3)

Departamento de Línguas

Fruto da colaboração entre os grupos de Português, Inglês, Alemão, Francês e o Clube de Espanhol, a atividade proporcionou aos alunos dos vários ciclos de ensino, um contacto com obras cinematográfi-cas de reconhecido valor, nas suas versões originais.

Em inglês refletiu-se sobre as escolhas de vida, o respeito pela diferença, a quebra dos tabus e a luta pela afirmação pessoal. A língua espanhola trouxe-nos o mundo da fantasia própria do cinema de animação. A queda do Muro de Berlim foi recordada em alemão e o francês desenhou-nos um retrato da sociedade moderna com o seu novo conceito de famí-lia. Por fim, foi em português que se deu o encontro entre classes sociais diferentes e que se assistiu ao nascimento de amores e amizades entre jovens que tudo, aparentemente, separava.

Foram cinco sessões repletas de ação e emoção; cinco sessões às quais apenas faltaram… as pipocas!

SEMANA DAS LÍNGUAS

Ciclo de Cinema

(4)

Departamento de Línguas

A Semana das Línguas foi também a celebração da multiculturalidade que caracteriza o Agrupamento Ordem de Sant’Iago.

A exposição, patente no átrio, de 6 a 10 de março, teve o propósito de dar destaque às diversas origens dos alunos que frequentam a escola sede ou os estabelecimentos do 1º ciclo. Da linguagem gestual portuguesa ao tétum, passando pelos crioulos, dialetos angola-nos, pelo romeno, moldavo, ucraniano, calon, inglês, espanhol, chinês e português, em ca-da painel, as línguas, específicas e únicas, foram interpelando os leitores mais curiosos.

No dia 9 de março, os papéis inverteram-se e os alunos viraram mestres, o palco do audi-tório da escola pertenceu-lhes.

A música, a imagem e a palavra uniram-se para uma viagem pela comunidade. Houve po-esia em português e em crioulo de Cabo Verde, tradições da etnia cigana e aula de calon, lenda venezuelana “El Sibilón”, demonstração de dança com ritmos africanos. Terminámos com “Imagine” de John Lennon… claro!

A fim de fechar a atividade, os presentes foram convidados a colocar um alfinete no pla-nisfério que esteve em pano de fundo durante as apresentações, localizando as suas ori-gens…

E o mundo está mesmo na nossa escola!

As professoras responsáveis pela atividade não podiam deixar de referir que nada teria sido possível sem a participação dos alunos, o envolvimento de outros professores, o apoio da BE e a colaboração dos serviços administrativos e assistentes operacionais. Um agrade-cimento sincero a todos.

SEMANA DAS LÍNGUAS

“O Mundo na Minha Escola”

(5)

Projetos de Escola

Orçamento Participativo de Escolas - Resultados das Eleições

Realizaram-se no dia 24 de março de 2017 as eleições para a escolha de uma das três propostas apresentadas pelos alu-nos do 3.º ciclo e do ensino secundário. De referir que o ato decorreu sem incidentes.

Os resultados foram os seguintes:

- Criação de um espaço de lazer para os alunos: 87 votos; - Ajude-nos a ajudar/Unidade de Multideficiência: 109 votos; - Rádio AEOS: 51 votos.

A proposta vencedora vai permitir dotar a nossa Unidade de Multideficiência de melhores condições. A aquisição do quadro interativo trará “claramente uma melhoria” a todos

-alunos e professoras - promoverá outra dinâmica dentro do espaço sala de aula e fomenta-rá o conhecer, o fazer, o viver com os outros e o aprender a ser. Por outro lado, as turmas que dinamizam atividades com estes colegas e professoras da Unidade poderão dar asas à imaginação, e criar outras atividades que não têm sido postas em prática pela falta do mesmo. Assim toda a comunidade escolar sai vitoriosa!

Um dia, Nelson Mandela afirmou: “ A educação e o ensino são as mais poderosas armas

que podes usar para mudar o mundo”, como tal Parabéns a todos os alunos que

apresen-taram propostas e a todos os alunos que estiveram empenhados na votação, porque sou-beram mostrar-se humanos e solidários potenciando o bem-estar daqueles que tendo parti-cularidades muito próprias, têm os mesmos direitos do que todos os outros. E … não es-quecer que desta forma se criam laços, na comunidade escolar! Ilustramos com um excer-to do Principezinho.

“Que quer dizer "cativar"?

- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços...". - Criar laços?

- Exatamente, disse a raposa. Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Não pas-so a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...”

Antoine Saint Exupéry.

Jorge Pereira, Paula Ferreira e Susana Félix

(6)

Biblioteca Escolar “Ana Fortuna”

“SETÚBAL, UMA BAÍA A LER”

No passado dia 28 de março, decorreu no Fórum Municipal Luísa Todi a iniciativa “Setúbal, uma baía a ler”, organizada pelo Grupo de Trabalho dos Professores Bibliotecá-rios do Concelho de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito das comemorações da XI Semana da Leitura.

O nosso agrupamento marcou presença neste evento com diversos grupos/turmas, pro-fessores de diferentes disciplinas e professoras bibliotecárias.

A abertura deste espetáculo foi feita pelo grupo Sant’Iago Olodum, dirigido pelos profes-sores António Brazinha e Rosa Nunes que aceitaram, desde logo, o convite feito e contribu-íram de forma dinâmica para um início de manhã de leituras em grande!

A turma 17, da professora Marisa Aniceto, da E.B.1/JI N.º5 de Setúbal, apresentou a peça de teatro “Alvoroço na Biblioteca” e foi um sucesso!

Os alunos Andreia Cruz, Arline Fernandes, Daniela Soares, Rafael Lavaredas, Susana Pica, Valdir Té, Ana Rita Melo, Cátia Branco, Cristiana Santos, da turma do 11.º B, do Curso Pro-fissional de Artes do Espetáculo, sob a orientação da professora Ana Estevens, apresenta-ram os sketches humorísticos “Os cotas”, “Os ciganos” e “As rádios”, que foapresenta-ram do agrado dos presentes que se animaram com as suas atuações, e as alunas Raquel Ferreira e Ana Fuseta apresentaram brilhantemente este espetáculo, a partir de um guião escrito pela professora Susana Félix.

Esta professora bibliotecária ainda surgiu, “sem ser convidada”, como D. BE e aproveitou para falar um pouco da sua vida de funcionária da biblioteca do AEOS e apresentar um ex-certo do livro que vai lançar intitulado “D. BE: ontem, hoje e amanhã”.

(7)

Departamento de Ciências Sociais e Humanas

No passado dia 27 de março, e no âmbito das disciplinas de Voz, História e Cultura das Artes e Área de Integração, as turmas dos 9ªB, 10ºA/B e 11ºA/B participaram numa visita de estudo a Lisboa, nomeadamente à Baixa Pombalina e à Assembleia da República, com os professores Alfredo Nunes, Gertrudes Risso e Francelina Amaro.

Os objetivos deste percurso foram: conhecer o funcionamento da Assembleia da Repúbli-ca, a separação dos poderes; identificar características do estilo neoclássico e promover o contacto dos alunos com o património histórico e cultural de Lisboa, sensibilizando-os para a sua valorização, bem como desenvolver o sentimento de pertença a uma comunidade cultural. Do ponto de vista axiológico, pretendeu-se o desenvolvimento das relações inter-pessoais; desenvolvimento de espírito solidário e de grupo; e o conhecimento de novas rea-lidades.

Alfredo Nunes Gertrudes Risso Francelina Amaro

(8)

Grupo de Filosofia

No passado dia 24 de março, os alunos da Professora Marina Nascimento, turma 37 (1º ano), da EB1/JI de Setúbal, participaram em mais uma sessão de Filosofia para Crianças levada a cabo pelas facilitadoras Francelina Amaro e Helena Pohle.

Num tempo em que a violência, física e verbal, parece so-brepor-se à linguagem dos afetos, a sessão teve como pa-no de fundo “a importância de cuidar do outro”.

A sessão iniciou-se com o tradicional quebra-gelo, em que as crianças tiveram oportunidade de manusear objetos com diferentes formas.

Posteriormente, assistiram à teatralização da história es-crita pelas facilitadoras “Ovex e Pedrex”. Nesta encenação a narrativa andou em torno da fragilidade e/ou robustez de caráter, através dos personagens que representavam um ovo e uma pedra. Os pequenos espetadores ouviram a nar-rativa e souberam destacar os diferentes sentimentos tais como a amizade, a raiva, a desilusão, o carinho e o cuidar. As personagens, banhadas pela importância de cuidar sempre do outro através da linguagem dos afetos, dos mi-mos, das palavras doces, dos abraços… despertaram nas crianças a reflexão sobre como nos relacionamos com os outros e como cuidamos daqueles que nos são próximos e/ou menos próximos. Destacaram a importância de per-doar e de não atuar com base na violência.

No final, as crianças pegaram no ovo e na pedra para sen-tirem a importância de que ambos os elementos precisam de cuidados apesar da sua aparente fragilidade/robustez. Como tarefa adicional para trabalhar em casa, em família, foi solicitado às crianças que elas próprias questionassem os pais/educadores sobre “o que é cuidar?”, convidando-os a escreverem e/ou desenharem as suas respconvidando-ostas. A sessão foi avaliada pelos pequenos filósofos como mui-to positiva.

Marina Nascimento Francelina Amaro

(9)

Departamento do 1º Ciclo

EB1/JI N.º5

Nesta semana da leitura… muitas foram os contos lidos por familiares e amigos…

Obrigada à dona Fátima, tia da Inês, por nos ter vindo contar uma história. Foi magnífica. (Turma 28 de 2º ano)

A mãe da Margarida, da turma 25 de 1º ano, da docente Céu Santo, veio a sala de aula ler um conto re-quisitado pela filha na biblioteca da escola. A leitura foi feita a pares (mãe e filha) e foi um momento mui-to bonimui-to!

A Turma 17 participou na iniciativa “Setúbal – Uma Baía a Ler, no âmbito da XI Semana da Leitura, no Fórum Luisa Todi, no dia 28 de março, com a dra-matização “Alvoroço na Biblioteca”, baseada num texto de Cristina Quental e Mariana Magalhães.

(10)

Departamento do 1º Ciclo

No passado dia 24 de março, decorreu a final do 13º Campeo-nato Nacional de Jogos Matemáticos, no Pavilhão Multiusos de Guimarães.

A E.B.1/J.I. Faralhão esteve representada pela Maria, da turma 7, e pelo Henrique, da turma 6, que não passaram à final, mas são o orgulho de toda a escola. Parabéns!

(11)

Departamento de Ciências Exatas

Mais uma etapa cumprida!

No passado dia 24 de março, o nosso o Agrupamen-to Ordem de Sant’Iago foi representado por 15 alunos no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, em Guimarães, organizado pela associação Ludus.

Tal como em anos anteriores, estivemos representa-dos por alunos representa-dos 2º e 3º ciclos, três alunos de cada ciclo. A novidade foi que estiveram presentes, a repre-sentar o 1ºCiclo do Agrupamento, três escolas: EB1 nº7 (Fonte de Lavra), EB1/JI nº5 (Peixe Frito), EB1 Fa-ralhão nº 2 e a EB1/JI do FaFa-ralhão.

Os nossos alunos estiveram de parabéns pela sua postura e participação. Muitos parabéns a todos!

Também não podemos dei-xar de agradecer a todas as escolas que estiveram na organização desta atividade e que connosco fizeram esta viagem. Um bem-haja a to-dos. Assim se consegue a interdisciplinaridade entre agrupamentos escolares.

Referências

Documentos relacionados

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade em geral o documento de Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas(os) em Programas de atenção

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

[r]

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

R-CVP vs R-CHOP vs R-FM para Linfoma Folicular Avançado Sem Tratamento Prévio. Ref.: Federico M

Declaramos para todos os fins de direito, que conhecemos as especificações do objeto do pregão e os termos constantes no Edital e seus Anexos e do Regulamento do Sistema