• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÕES ATIVIDADES COMPLEMENTARES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORIENTAÇÕES ATIVIDADES COMPLEMENTARES"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Escola Técnica Engenheiro Vicente Carneiro Cardoso

Rua Teixeira de Gouveia, nº 1980 - Cajueiros - Macaé/RJ CNPJ: 22.658.359/0001-93.

Telefones: (22)3051-2114 // (22)2770-6725

ORIENTAÇÕES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MACAÉ/RJ 2017

(2)

QUE SÃO ATIVIDADES COMPLEMENTARES?

As atividades complementares são ações paralelas às demais atividades curriculares. Classificadas como obrigatórias para a certificação, portanto, deverão ser desenvolvidas dentro do prazo de conclusão do curso. Um dos principais objetivos no desenvolvimento das atividades complementares é motivar o estudante a participar de projetos que enriqueçam os seus conhecimentos no ensino-aprendizagem. Tais projetos que valorizem o crescimento social, cultural, profissional e humano.

1. O que são atividades complementares?

São atividades referentes a habilidades, conhecimentos, competências e atitudes adquiridas fora do ambiente escolar que visam ao enriquecimento do aluno, alargando o seu currículo com experiências e vivências acadêmicas internas ou externas ao curso. Embora não façam parte das disciplinas que os alunos devem cursar, são consideradas diretamente pertinentes à sua formação, tais como atividades de extensão, pesquisa, iniciação à docência, participação em eventos, publicações e vivência profissional complementar.

2. Quem é obrigado a realizar atividades complementares?

Todo aluno matriculado deve realizar as atividades complementares, sob pena de não conseguir colar grau ao final do curso.

3. Quantas horas de atividades complementares devem ser realizadas?

Cada curso e faculdade têm suas próprias requisições.

4. Quais atividades são consideradas complementares?

São atividades complementares:

• Participação em atividades de iniciação à docência e pesquisa, como monitoria, pesquisas e projetos institucionais, grupos de estudo ou pesquisa sob supervisão de professores ou alunos do mestrado ou do doutorado e de leitura, sob a supervisão de professor ou mestrando ou doutorando (neste caso com prévia comunicação à Coordenação);

• Assistência de congressos, seminários, conferências, palestras, defesas de dissertação de mestrado e tese de doutorado, e eventos, mostras, exposições complementares à formação; • Publicação de artigos, realização de monografias (não curriculares), apresentação de trabalhos em eventos científicos e participação com trabalhos em concursos, exposições e mostras;

(3)

• Atividades de vivência profissional complementar, como realização de estágios não curriculares, participação em projetos sociais e participação em oficinas de leitura sob supervisão de professor, mestrando ou doutorando;

• Outras atividades expressamente pré autorizadas pela Coordenação de Atividades Complementares.

5. Quais atividades não são consideradas complementares?

Não são atividades complementares, entre outras:

• Cursos de competências sem vinculação direta ao curso (exemplo: você cursa Direito e apresenta como atividade complementar um curso de Geografia);

• Palestras e seminários com tema que não se enquadrem no conteúdo programático das disciplinas do curso;

• Vivência profissional não complementar;

• Palestras e seminários sem ligação direta com a formação desejada.

6. O Estágio Supervisionado e as atividades dele decorrentes podem ser computados como atividade complementar?

Não. O Estágio Supervisionado é carga horária curricular, portanto não pode ser considerado complementar.

7. Posso realizar um único tipo de atividade?

Não. As atividades são classificadas em categorias e para cada categoria há um limite máximo de horas que podem ser computadas.

8. Posso realizar atividades já no primeiro período?

Sim, as atividades podem ser realizadas a partir da matrícula.

9. Posso realizar atividades durante as férias?

Sim, as atividades podem ser realizadas durante as férias. Mas mesmo durante as férias devem ser respeitados os prazos e procedimentos para sua realização.

10. Quantas horas são atribuídas por atividade?

O critério de atribuição padrão é o tempo efetivamente despendido pelo aluno para a realização da atividade. Quando não houver descrição do número de horas no requerimento de

(4)

autorização nem na comprovação da realização da atividade, a Coordenação de Atividades Complementares fixará por estimativa. Algumas atividades institucionais já têm número de horas pré-fixado, assim como certas atividades pré-autorizadas pela Coordenação de Atividades Complementares.

11. Há um máximo de horas que pode ser obtido por atividade?

Há um limite máximo de horas que pode ser computado para cada categoria. Cada curso e faculdade têm suas próprias requisições.

12. Quantos horas equivalem a um crédito?

Cada curso e faculdade têm suas próprias requisições.

13. Qual é o procedimento para o cômputo das horas de atividades complementares?

O procedimento padrão de cômputo das horas, que pode variar dependendo do tipo de atividade, se dá em duas etapas. A primeira é um pedido prévio de autorização para a realização da atividade. A segunda etapa é a posterior comprovação de realização da atividade, normalmente através da apresentação de um relatório.

14. Todas as atividades exigem apresentação de relatório para comprovação da realização da atividade?

Não. A forma de comprovação da realização da atividade varia dependendo do tipo de atividade:

• Participação em monitoria, pesquisas e projetos institucionais ou integrados, grupos de estudo ou pesquisa supervisionado: Relatório subscrito pelo Professor Orientador, com atribuição de carga horária;

• Assistência de congressos, seminários, conferências, palestras, eventos culturais complementares à formação, mostras, exposições e defesas de dissertação de mestrado e tese de doutorado: Relatório do aluno e certificado de presença (com atribuição de carga horária); • Publicação de artigo, livro ou capítulo de livro, realização de monografias não curriculares, apresentação de trabalhos em eventos científicos, participação em concursos, exposições e mostras ou produção técnica em multimídia: artigo publicado, monografia produzida, produto desenvolvido ou trabalho apresentado;

• Realização de estágios não curriculares: relatório do aluno e atestado de realização (com atribuição de carga horária).

(5)

15. Qual o prazo para a comprovação da realização da atividade?

A comprovação, normalmente através de relatório e atestado de realização (com atribuição de carga horária), deve ser apresentada em até 30 (trinta) dias após o término da atividade, conforme constar do pedido de autorização.

16. Como deve ser apresentado o relatório?

O relatório, quando exigido, deve conter identificação do aluno, indicação da natureza da atividade, seus participantes, seu local e sua data, e sua duração.

Além disso, o relatório deve conter descrição pormenorizada dos fatos envolvidos na própria atividade, o que varia dependendo de sua natureza. Por exemplo, o relatório de estágio deve conter os atos que costumam ser realizados pelo estagiário, o relatório de palestra deve conter uma resenha do que foi apresentado, e assim por diante.

O relatório será rejeitado se for considerado insuficiente para demonstrar que o aluno atendeu integralmente à atividade ou pode ser conferida carga horária inferior tendo em vista critérios de desempenho e qualidade. Os casos de identificação de plágio de relatório são encaminhados à comissão disciplinar, para a aplicação das sanções cabíveis, que podem chegar a suspensão e jubilamento.

17. O que deve ser anexado ao relatório?

Devem ser anexados ao relatório os documentos comprobatórios da realização da atividade, conforme exigido pelo regulamento para cada tipo de atividade, como por exemplo, o certificado de presença em congresso ou seminário, o atestado de realização de estágio etc.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

É O Regimento das Atividades Complementares exigidas pelo currículo da FOX TREINAMENTOS E ESCOLA TÉCNICA.

As Atividades Complementares consistirão na participação em congressos, simpósios, seminários, cursos de aperfeiçoamento ou similares, visitas técnicas supervisionadas, visita a feiras, exposições de arte e palestras.

(6)

Para ser validado como Atividade Complementar, a participação deve ser comprovada por certificado ou declaração, os quais constem o título do evento, a entidade organizadora, o local e a data de realização, bem como a carga horária efetivamente cumprida pelo aluno.

Os alunos deverão dispor de todos os certificados comprovando o cumprimento total da carga horária exigida pelo currículo, e apresentar de uma só vez à coordenação. Caso o discente não apresente, ou comprove o cumprimento da carga horária total exigida pelo currículo, não concluirá o curso o qual está matriculado.

Os currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Mecânica Industrial, Segurança do Trabalho, Logística, Administração, Edificações e Eletrotécnica apresentam a exigência do Cumprimento de Atividades Complementares, conforme orientação das diretrizes curriculares de acordo com o quadro a seguir.

MECÂNICA INDUSTRIAL

MÓDULO DISCIPLINA CH

I Metrologia e Eletricidade Básica 80

II Eletrohidráulica e Eletropneumática 80

III Processo de Fabricação e Solda 80

I, II, III TOTAL 240

LOGÍSTICA

SEGURANÇA DO TRABALHO

MÓDULO DISCIPLINA CH

I Segurança do Trabalho I e Higiene e Medicina do Trabalho 80 II Segurança do Trabalho e Química e Biossegurança 80 III Segurança III e Princípios e Tecnologias Industriais 80

I, II, III TOTAL 240

MÓDULO DISCIPLINA CH

I Fundamentos da Logística e Logística Reversa 80 II Administração da Produção e Gestão de Transporte e Distribuição 80

(7)

TABELA DE CARGA HORÁRIA MÁXIMA

ATIVIDADE DE COMPLEMENTAÇÃO DOCUMENTO COMPROBATÓRIO C. H.

Internas Relatório 30 Semana de curso Lista de presença 20 Visita Técnicas supervisionadas por professor Lista de presença e Relatório 10 Visitas Técnicas não supervisionadas Lista de presença e Relatório 05 Visitas Técnicas supervisionadas pela empresa Lista de presença e Relatório 10 Palestras, mesa redonda, etc. Lista de presença e Relatório 10 Seminários Lista de presença e Relatório 10 Congressos Certificado ou Declaração 30 Simpósio Multidisciplinar Certificado ou Declaração 20 Feiras Certificado ou Declaração 05 Curso de idioma (máximo dois idiomas por ano) Certificado ou Declaração 30 Curso de informática (máximo dois cursos por ano) Certificado ou Declaração 20 Curso a distância (máximo dois cursos por ano) Certificado ou Declaração 20

Os documentos devem estar reunidos em uma pasta e ser apresentado à coordenação para a validação da Atividades Complementares.

(8)

MODELO 1: CAPA

Escola Técnica Engenheiro Vicente Carneiro Cardoso

Rua Teixeira de Gouveia, nº 1980 - Cajueiros - Macaé/RJ CNPJ: 22.658.359/0001-93. Telefones: (22)3051-2114 // (22)2770-6725

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Curso: Mecânica Industrial

Por: Jussara Barreto

Macaé/RJ

2017

(9)

MODELO 2: CONTRA-CAPA

Escola Técnica Engenheiro Vicente Carneiro Cardoso

Rua Teixeira de Gouveia, nº 1980 - Cajueiros - Macaé/RJ CNPJ: 22.658.359/0001-93. Telefones: (22)3051-2114 // (22)2770-6725

ROTEIRO DE ATIVIDADES

1. Feira ... 03 2. Congresso ... 04 3. Curso a distância ... 05 4. Curso de Idioma ... 07 5. Seminário ... 10

(10)

APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES

Atividade I: Curso a distância Tema: Sistemas Termodinâmicos

Descrição da Aprendizagem: O curso fez uma abordagem ampla sobre.... O curso apresentou

vários conteúdos, tais como, (citar os conteúdos) que enriqueceram e aprimoraram os conhecimentos já obtidos.... Foi possível fazer um link entre os conhecimentos adquiridos...

É importante que sejam descritos aspectos como início, meio e fim (quais fatos aconteceram, como foi administrado o curso nessa visão temporal), quais os pontos positivos e negativos da atividade, se contribuiu, significativamente, para sua aprendizagem.

Referências

Documentos relacionados

Alteração do ritmo sinusal pode ser classificada pela sua origem, sua frequência e sua regularidade. Contudo, a arritmia sinusal encontrada em cães é considerada fisiológica

 Local da prova objetiva seletiva para o mestrado e prova subjetiva seletiva para o doutorado em Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, Departamento de

A concretização destas metas implica privilegiar, tanto a formação de professores como de outros elementos da comunidade escolar, no sentido de permitir melhorar as suas

LEMBRAR que após esta fase será publicado o resultado final, bem como a relação da documentação a ser entregue para implantação das bolsas e cadastro do(a)s

[r]

Antes de iniciar nossa pesquisa, decidimos explicar como é avaliado o grau de dificuldade de uma extração do 3º molar. Optamos por fazê-lo porque, como veremos, muitos estudos estão

al (1999), que destaca o papel da comunicação no estabelecimento de sentimentos de colaboração e confiança, conclui-se que o uso de ferramentas de comunicação

II - Fundando-se o recurso de revista na averiguação das regras inerentes ao exercício dos poderes-deveres previstos no art. 662.º, n.º 1, do CPC quanto à reapreciação pela