• Nenhum resultado encontrado

Coordenação-Geral de Tributação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Coordenação-Geral de Tributação"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Coordenação-Geral de Tributação

Solução de Consulta nº 98.180 - Cosit

Data 01 de junho de 2017

Processo Interessado CNPJ/CPF

ASSUNTO: CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS

Código NCM: 9504.50.00 Ex Tipi: 01

Mercadoria: Controlador destinado principalmente a console de jogo de vídeo, sem fio, apresentando sistema de vibração, interface infravermelha com LEDs para comunicação com câmera acessória ao console, 12 botões de função, entrada USB e porta de expansão para conexão de outros acessórios.

Dispositivos Legais: RGI 1 (Nota 3 do Capítulo 95 e texto da posição 95.04) e RGI 6 (Nota 3 do Capítulo 95, Nota de subposição 1 a) do Capítulo 95 e texto da subposição 9504.50) da TEC, aprovada pela Resolução Camex nº 125, de 2016, e da Tipi, aprovada pelo Decreto nº 8.950, de 2016, RGC/TIPI (texto do Ex 01 do código 9504.50.00) e subsídios extraídos das Nesh, aprovadas pelo Decreto nº 435, de 1992, e atualizadas pela IN RFB nº 807, de 2008, e alterações posteriores.

Relatório

Fundamentos

2. Trata-se de controlador destinado principalmente a console de jogo de vídeo, sem fio, apresentando sistema de vibração, interface infravermelha com LEDs para comunicação com a câmera acessória ao console, 12 botões de função, entrada USB e porta de expansão para conexão de outros acessórios, como fone de ouvido.

3. A classificação fiscal de mercadorias fundamenta-se, conforme o caso, nas Regras Gerais para a Interpretação do Sistema Harmonizado (RGI) da Convenção Internacional sobre o Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias, nas Regras Gerais Complementares do Mercosul (RGC), nas Regras Gerais Complementares da Tipi (RGC/Tipi), nos pareceres de classificação do Comitê do Sistema Harmonizado da Organização Mundial

(2)

das Aduanas (OMA) e nos ditames do Mercosul, e, subsidiariamente, nas Notas Explicativas do Sistema Harmonizado (Nesh).

4. A RGI 1 dispõe que os títulos das Seções, Capítulos e Subcapítulos têm apenas valor indicativo, para os efeitos legais, a classificação é determinada pelos textos das posições e das Notas de Seção e de Capítulo e, desde que não sejam contrárias aos textos das referidas posições e Notas, pelas RGI 2 a 6.

5. O produto em análise consiste em um controlador, sem fio, destinado principalmente para uso em console de jogos de vídeo, mas podendo também ser utilizado em computadores. O consulente pleiteia classificar o produto na posição 84.73 que abrange, dentre outros, os acessórios reconhecíveis como exclusivamente ou principalmente destinados às máquinas automáticas para processamento de dados compreendidas na posição 84.71. Alega que o console para vídeo game é um tipo de computador especializado em jogos, que determinados modelos possuem similaridades estruturais (hardware) e de aplicação (software), que os equivalem aos computadores e que jogos de vídeo games modernos são dados em linguagem que depende de um sistema de processamento de dados para sua utilização (console de vídeo game), devendo o console de jogos ser classificado na posição 84.71 e o controlador, por se tratar de um acessório do console, ser classificado na posição 84.73 Contudo, cumpre salientar que o fato de uma máquina processar dados não a faz necessariamente ser uma máquina da posição 84.71. Deve-se verificar, conforme RGI 1, os textos de posições, além das Notas de Seção e de Capítulo, de modo a cumprir com as exclusões e/ou requisitos exigidos por estas Notas. A Nota 5 A) do Capítulo 84, por exemplo, traz as condições que uma máquina deve atender para ser considerada uma máquina automática de processamento de dados na acepção da posição 84.71. Já a Nota 1, alínea p, da Seção XVI, que abrange o Capítulo 84, dispõe:

1.- A presente Seção não compreende:

(...)

p) Os artefatos do Capítulo 95;

6. A posição 95.04 abrange “Consoles (consolas*) e máquinas de jogos de vídeo, artigos para jogos de salão, incluindo os jogos com motor ou outro mecanismo, os bilhares, as mesas especiais para jogos de cassino e os jogos de balizas (paulitos*) automáticos (boliche, por exemplo)”. A Nota 3 do Capítulo 95 dispõe que “ Ressalvadas as disposições da Nota 1 acima, as partes e acessórios reconhecíveis como exclusiva ou principalmente destinados aos artefatos do presente Capítulo classificam-se com estes últimos”. As Nesh da posição 95.04 esclarecem:

Entre os artefatos compreendidos na presente posição, podem citar-se: (...)

2) Os consoles (consolas*) e máquinas de jogos de vídeo no sentido da Nota 1 de

subposição do presente Capítulo.

Os consoles e máquinas para jogos de vídeos cujas características objetivas e função principal os tornem próprios para o entretenimento (para o jogo) continuam aqui classificados, mesmo que satisfaçam às condições estipuladas pela Nota 5 A) do Capítulo 84,

referente às máquinas automáticas para processamento de dados.

Esta posição também inclui partes e acessórios de consoles e máquinas para jogos de vídeo (estojos, cartuchos de jogos, controladores de jogos, volantes, por exemplo), desde que

(3)

7. Ademais, o Comitê do Sistema Harmonizado da Organização Mundial das Alfândegas (OMA) classificou dois consoles de jogos de vídeo no código 9504.50. Tais pareceres são aprovados e adotados como vinculativos pelo Brasil por meio da Instrução Normativa RFB n° 1.459, de 28 de março de 2014. Abaixo seguem trechos da referida IN e dos Pareceres:

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1459, DE 28 DE MARÇO DE 2014

Aprova o texto dos pareceres de classificação do Comitê do Sistema Harmonizado da Organização Mundial das Alfândegas (OMA) e adota decisões correspondentes.

O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos III e XXVI do art. 280 do Regimento Interno da Secretaria da Receita Federal do Brasil, aprovado pela Portaria MF nº 203, de 14 de maio de 2012, e tendo em vista o disposto no item 2 do Artigo 3º, combinado com o item 2 do Artigo 8º da Convenção Internacional sobre o Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias, aprovada no Brasil pelo Decreto Legislativo nº 71, de 11 de outubro de 1988, e promulgada pelo Decreto nº 97.409, de 22 de dezembro de 1988, resolve:

Art. 1º Fica aprovada, na forma da Coletânea disponível no Sítio da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) na Internet, no endereço www.receita.fazenda.gov.br, a tradução para a língua portuguesa dos pareceres de classificação do Comitê do Sistema Harmonizado, da Organização Mundial das Alfândegas (OMA), atualizados até dezembro de 2013.

Parágrafo único. Em decorrência da aprovação de que trata o caput, ficam adotadas como vinculativas as classificações das mercadorias contidas nos pareceres traduzidos.

Art. 2º Os pareceres de que trata o art. 1º serão adotados como elemento subsidiário fundamental para a classificação de mercadorias com características similares às neles contidas. (...) (grifou-se)

9504.50 1. Aparelho (console) apresentado numa embalagem para venda a retalho com um módulo de comando comportando um cabo de conexão, um cabo para conectar o console aos dispositivos de áudio e de vídeo, um cabo para suprimento de energia e, em certos casos, um CD-ROM. O console inclui os seguintes elementos:

-uma unidade central de processamento (CPU), -um módulo de memória central de 32 Mbit DRAM, -um leitor de DVD,

-um chip gráfico,

-2 portas para conectores USB -2 portas para o módulo de comando, -2 ranhuras para cartões de memória,

-uma entrada para um conector de áudio/vídeo (IEEE 1394), -uma saída para um conector digital óptico.

Além do módulo de comando, o console pode ser conectado a diferentes elementos, tais como um teclado padrão, um mouse, um aparelho receptor de televisão, um monitor de vídeo ou uma impressora. Um drive baia existente no console permite incorporar uma unidade de disco rígido e um adaptador Ethernet.

(4)

Este aparelho permite:

- o processamento de programas (softwares) especiais para jogar video games,

- a transformação da informação digital proveniente de discos compactos de vídeo (DVDs) ou de discos compactos de áudio (CDs) em sinais de vídeo/áudio reproduzidos por aparelhos receptores de televisão ou aparelhos de áudio,

- ser programado em linguagem "YABASIC".

O módulo de controle possui diferentes botões utilizados principalmente para jogar video game.

Aplicação das RGI 1 e 6

Instrução Normativa RFB nº 1459/14

9504.50 2. Aparelho (console de jogo de vídeo) apresentado numa embalagem para venda a retalho, com um módulo de comando de jogos sem fio, um controle remoto sem fio, um leitor de Blu-ray/DVD/CD, um adaptador de cartão de memória, um cabo de alimentação de energia, um cabo de conexão que liga o console a um dispositivo de áudio/vídeo, um cabo USB e um cabo "LAN". O console inclui os seguintes elementos:

- uma unidade de processamento central, - uma memória RAM central de 256 MB, - uma memória RAM vídeo de 256 MB,

- uma unidade de disco rígido de 60 GB (formato 2,5"), - um leitor Blu-ray/DVD/CD (apenas de leitura), - um regulador gráfico,

- 4 portas para conectores USB, - uma abertura para memory stick,

- uma abertura para cartão de memória do tipo "SD",

- uma entrada para cartão de memória do tipo "Compact Flash", - um conector Ethernet,

- uma porta HDMI,

- uma saída múltipla analógica AV, - uma saída áudio digital (óptica),

O aparelho pode efetuar uma comunicação sem fio por meio das tecnologias Ethernet (10BASE-T, 100BASE-TX, 1000BASE-T), Wi-Fi (de acordo com a norma IEEE 802.11 b/g) e Bluetooth 2.0.

Além dos aparelhos de controle remoto sem fio, o console pode ser conectado a diferentes dispositivos, tais como um teclado ou mouse sem fio ou uma porta USB, um receptor de televisão ou um monitor.

O aparelho permite:

- o tratamento de softwares específicos para a prática de jogos de vídeo,

- a conversão dos dados digitais provenientes dos discos Blu-ray, DVD ou CD em sinais de vídeo/áudio para reprodução pelos receptores de televisão ou aparelhos de áudio, - a programação em Linux ou outros sistemas operacionais, e

- a execução de software para usuário final funcionando em Linux, incluindo correio eletrônico (e-mail), tratamento de texto, navegação na Internet e visualização gráfica.

(5)

O controlador de jogo sem fio possui diferentes botões utilizados principalmente para a prática de jogos de vídeo.

Aplicação das RGI 1 (Nota 1 p) da Seção XVI) e 6. (grifou-se)

8. Sendo assim, por aplicação da Nota 1, alínea p, da Seção XVI, verifica-se que os artefatos do Capítulo 95 estão excluídos da Seção XVI, dentre eles, os consoles e máquinas para jogos de vídeo que, mesmo atendendo as condições para serem considerados como uma máquina automática para processamento de dados, apresentem características e função principal de atuar em jogos/entretenimento, devendo ser classificados na posição 95.04, entendimento esse referendado pelo Comitê da OMA e de adoção vinculativa pelo Brasil. Deste modo, não restando dúvidas quanto à classificação dos consoles destinados a jogos de vídeo na posição 95.04 e que, sendo o controlador projetado principalmente para utilização com os mesmos, por aplicação da Nota 3 do Capítulo 95, fica o produto ora analisado também classificado na posição 95.04 que apresenta os seguintes desdobramentos:

95.04 Consoles e máquinas de jogos de vídeo, artigos para jogos de salão, incluindo os jogos com motor ou outro mecanismo, os bilhares, as mesas especiais para jogos de cassino e os jogos de balizas automáticos (boliche, por exemplo).

9504.20.00 Bilhares de qualquer tipo e seus acessórios

9504.30.00 Outros jogos que funcionem por introdução de moedas, papéis-moeda, cartões de banco, fichas ou por outros meios de pagamento, exceto os jogos de balizas automáticos (boliche)

9504.40.00 Cartas de jogar

9504.50.00 C Consoles e máquinas de jogos de vídeo, exceto os classificados na subposição 9504.30

9504.90 Outros

9504.90.10 Jogos de balizas automáticos 9504.90.90 Outros

9. A RGI 6 estabelece que a classificação de mercadorias nas subposições de uma mesma posição é determinada, para efeitos legais, pelos textos dessas subposições e das Notas de subposição respectivas, bem como, mutatis mutandis, pelas Regras precedentes, sendo que as as Notas de Seção e de Capítulo são também aplicáveis, salvo disposições em contrário. A Nota de subposição 1, alínea a, do Capítulo 95, dispõe:

Nota de subposição.

1.- A subposição 9504.50 compreende:

a) Os consoles (consolas*) de jogos de vídeo cujas imagens são reproduzidas numa tela

(ecrã*) de um receptor de televisão, num monitor ou noutra tela (ecrã*) ou superfície externa; (...)

10. Deste modo, por aplicação da RGI 6, da reaplicação da Nota 3 do Capítulo 95 em nível

de subposição e da Nota de subposição 1, alínea a, do Capítulo 95, fica o produto classificado

na subposição 9504.50, que não se desdobra em item nem subitem, classificando-se no código 9504.50.00.

11. A RGC/TIPI-1 dispõe que as Regras Gerais para Interpretação do Sistema

Harmonizado se aplicarão, mutatis mutandis, para determinar, no âmbito de cada código, quando for o caso, o "Ex" aplicável, entendendo-se que apenas são comparáveis "Ex" de um mesmo código. O código 9504.50.00 apresenta os “Ex” da Tipi abaixo:

(6)

9504.50.00

Consoles e máquinas de jogos de vídeo, exceto os classificados na subposição 9504.30

Ex 01 - Partes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo cujas imagens são reproduzidas numa tela de um receptor de televisão, num monitor ou noutra tela ou superfície externa

Ex 02 - Máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes e acessórios

12. O controlador em análise enquadra-se no “Ex” 01 da Tipi.

Conclusão

13. Com base nas Regras Gerais para Interpretação do Sistema Harmonizado RGI 1 (Nota 3 do Capítulo 95 e texto da posição 95.04) e RGI 6 (Nota 3 do Capítulo 95, Nota de subposição 1 a) do Capítulo 95 e texto da subposição 9504.50) da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) constante na Tarifa Externa Comum (TEC), aprovada pela Resolução Camex n.º 125, de 2016, e na Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (Tipi), aprovada pelo Decreto n.º 8.950, de 2016, na RGC/TIPI (texto do Ex 01 do código 9504.50.00), e em subsídios extraídos das Nesh, aprovadas pelo Dec. nº 435, de 1992, e atualizadas pela IN RFB nº 807, de 2008, e alterações posteriores, a mercadoria classifica-se no código NCM 9504.50.00 e no Ex da Tipi 01.

Ordem de Intimação

Aprovada a Solução de Consulta pela 5ª Turma, constituída pela Portaria RFB n.º 1.092, de 30 de maio de 2014, à sessão de 5 de abril de 2017. Divulgue-se e publique-se nos termos do art. 28 da Instrução Normativa RFB nº 1.464, de 8 de maio de 2014.

Remeta-se o presente processo à ALF/São Paulo (SP) para ciência do interessado e demais providências cabíveis.

Assinado digitalmente

ANTÔNIO JOAQUIM GUERRA CONCEIÇÃO SILVA

Auditor-Fiscal da RFB – matrícula 9618 Membro da 5ª Turma

Assinado digitalmente

LUCAS ARAÚJO DE LIMA

Auditor-Fiscal da RFB – matrícula 1006915 Membro da 5ª Turma

(7)

Assinado digitalmente

JULIANA CORDEIRO COUTINHO

Auditor-Fiscal da RFB – matrícula 1291428 Relatora

Assinado digitalmente

MARCO ANTÔNIO RODRIGUES CASADO

Auditor-Fiscal da RFB – matrícula 26175 Presidente da 5ª Turma

Referências

Documentos relacionados

‣ Provides a comprehensive, industry agreed definition for information that flows through the enterprise and between service providers and their business partners. Supported by

Esse aspecto pode ser particularmente importante para pesquisas nesse sentido, porque logo após o parto ocorre uma sensação de alívio e, estando a mãe e o bebê saudáveis, os

divulgado hoje, mostrou que quando os clientes são contatados após o término do serviço, 44% dos entrevistados indicaram ter tido algum tipo de problema com o serviço e, desses,

• ak máte problémy s obličkami alebo mierne až závažné problémy s pečeňou, a užívate lieky obsahujúce nasledujúce liečivá: itrakonazol alebo ketokonazol (používané

A subsidiária da COPASA MG foi criada pelo Governo de Minas com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma das principais riquezas turísticas do Estado –

a cargo da Comissão de Sindicância composta pelos servidores Anderson João Onofre, Audea Naconechen Volanin e Terezinha Mazur a qual terá o prazo de trinta (30) dias, a partir da

fase de conclusão de curso de graduação e, para o processo seletivo para o Curso de Doutorado, os candidatos em fase de conclusão de curso de Mestrado, desde que comprovem

e votação do Relatório da Diretoria, Balanço Patrimonial e demais Demonstrações Financeiras da Companhia, relativos ao exercício social encerrado em 31/12/2020; (ii) destinação