• Nenhum resultado encontrado

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENSINO FACULDADE GUILHERME GUIMBALA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENSINO FACULDADE GUILHERME GUIMBALA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENSINO FACULDADE GUILHERME GUIMBALA Disciplina: Orientação Monográfica

Professora: Daniela Rosendo E-mail: monografia.fgg@gmail.com

Orientações para redação da monografia

Evitar excesso de citações diretas. É necessário escrever paráfrases (citações indiretas) que também devem ter a referência em nota de rodapé (para não caracterizar plágio). As citações diretas de doutrina devem ser utilizadas com parcimônia e quando são muito importantes. Não há um número mínimo ou máximo de citações por página, mas é preciso articular o texto com coesão.

Coesão textual. É importante revisar o texto e observar a coesão e a coerência dele, ou seja, sua “costura”, harmonia e sentido. Deve haver sentido, ligação entre o corpo do texto, as citações e todas as ideias que formam o texto.

Observar orientações do Regulamento (Anexo 2). NORMAS DE PADRONIZAÇÃO

a) Papel A4, com impressão em tinta preta em um só lado; b) Modo justificado;

c) Quantidade de páginas da monografia entre o mínimo de 50 e o máximo de 70 páginas de texto (permitida margem de 10%);

d) Espaçamento de 1,5 cm entre linhas; e) Notas de rodapé, espaço simples, fonte 10; f) Fonte: 12, Times New Roman;

g) O recurso tipográfico a ser utilizado nas referências é o itálico; h) Sistema de chamada autor-data;

i) Margens superior e esquerda de 3 cm; j) Margens inferior e direita de 2 cm; k) Primeiras páginas 5 cm;

l) Numeração de páginas: deve ser feita com números arábicos, ao alto e à direita. As primeiras páginas a partir da Capa são contadas, mas não são numeradas;

m) Títulos de capítulos devem ser numerados, alinhados à esquerda, sem recuo, com letras maiúsculas, em negrito, iniciando nova folha;

n) Nas citações com mais de três linhas usar recuo de 4 cm a partir da margem esquerda, fonte 11 e espaçamento simples;

(2)

Observar normatização da NBR 6023 nas referências.

Ao final do trabalho, nas páginas de referências, o nome dos/as autores/as de várias obras referenciadas sucessivamente, na mesma página, podem ser substituídos por um traço sublinear (equivalente a seis espaços) e ponto. Exemplo:

DALL´AGNOL, Darlei. Bioética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005. ______. Bioética: princípios morais e aplicações. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

Exemplos de referência (NBR 6023) a) Livro

Elementos: Autor(es), título, edição, local, editora e data de publicação. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 23 ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. b) Parte de livro

Elementos: Autor(es), título da parte, seguidos da expressão “In” e da referência completa do livro no todo.

MÜELLER, Friedrich. Bases teóricas e Normas Internacionais dos Direitos Humanos. In: BOGDANDY, Armim Von; PIOVESAN, Flávia; ANTONIAZZI, Mariela Morales (Org). Direitos Humanos, Democracia e Integração Jurídica: Avançando no diálogo constitucional e regional. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011, p. 287-295.

c) Publicação periódica (revista científica, jornal etc.)

Elementos: Autor(es), título da parte, título da publicação, local, volume, número, paginação inicial e final.

MARTINS, Argemiro Cardoso Moreira; MITUZANI, Larissa. Direito das minorias interpretado: o compromisso democrático do direito brasileiro. Seqüência: estudos jurídicos e políticos, v. 32, n. 63, p. 319-352, dez. 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/issue/current> Acesso em: 10 maio 2015.

d) Legislação (Constituição, legislação infraconstitucional, normas de entidades públicas e privadas – portaria, resolução, instrução normativa etc.)

Elementos: Jurisdição, título, numeração, data e dados da publicação.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitu icao.htm> Acesso em: 12 abr. 2016.

(3)

BRASIL. Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006. Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11340.htm> Acesso em: 15 mar. 2016.

e) Jurisprudência

Elementos: Jurisdição e órgão judiciário competente, título (natureza da decisão judicial ou ementa) e número, partes envolvidas (se houver), relator, local, data e dados de publicação. SANTA CATARINA. Tribunal de Justiça. Apelação cível nº 2011.052056-8. Apelante: Brasil Telecom S/A. Apelado: Rafael de Assis Pereira. Relator: Desembargador Paulo Roberto Camargo Costa. Florianópolis, 11 de maio de 2012. Publicado no Diário da Justiça Eletrônico em 11 maio 2012.

f) Trabalhos acadêmicos (monografia, dissertação, tese)

Elementos: Autor, título, ano, número de páginas, tipo do documento (tese, dissertação etc.), grau, vinculação acadêmica, local e data.

ROSENDO, Daniela. Ética sensível ao cuidado: Alcance e limites da filosofia ecofeminista de Warren. 2012. 155 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

g) Obra com mais de três autores/as

Indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al (sem itálico).

GRINOVER, Ada Pellegrini et al. Código brasileiro de defesa do consumidor. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1991.

h) Obra com organizador/a ou coordenador/a

Entrada deve ser feita pelo nome do/a responsável, seguida da abreviação, no singular, do tipo de participação.

RIFIOTIS, Theophilos; RODRIGUES, Tiago Hyra (Org.). Educação em Direitos Humanos: Discursos críticos e temas contemporâneos. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.

i) Obra com tradutor ou outras responsabilidades Devem ser incluídas após o título.

REGAN, Tom. Jaulas Vazias: encarando o desafio dos direitos animais. Tradução Regina Rheda. Revisão técnica Sônia Felipe e Rita Paixão. Porto Alegre: Lugano, 2006.

(4)

j) Edições

i) Primeira edição não precisa ser mencionada.

PÓVOAS, Mauricio Cavallazzi. Multiparentalidade: A possibilidade de múltipla filiação registral e seus efeitos. Florianópolis: Conceito Editorial, 2012.

ii) Indicam-se emendas e acréscimos à edição, de forma abreviada.

NUNES, Rizzatto. Manual da monografia jurídica: Como se faz: uma monografia, uma dissertação, uma tese. 8. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2011.

Abreviatura dos meses (NBR 6023)

Janeiro: jan. Julho: jul.

Fevereiro: fev. Agosto: ago.

Março: mar. Setembro: set.

Abril: abr. Outubro: out.

Maio: maio Novembro: nov.

Junho: jun. Dezembro: dez.

Seções (NBR 6024)

a) CAPÍTULOS (seção primária): maiúsculas e negrito

b) SUBCAPÍTULOS (seção secundária): maiúsculas e negrito c) Títulos (seção terciária): minúsculas e negrito

d) Subtítulos (seção quaternária): minúsculas e sublinhado e) seção quinária: minúscula

Exemplos:

1 BIOÉTICA, BIODIREITO E DIREITO AMBIENTAL 1.1 BIOÉTICA

1.1.1 Princípios da Bioética 1.1.1.1 Princípio da beneficência 1.3.2.1.1. Finalidade

(5)

Grifo nas citações

Quando o texto original estivar grifado (itálico, negrito), usar, ao final da citação: (grifo do autor).

Quanto o grifo for do autor(a) da monografia, usar, ao final da citação: (grifo nosso) Exemplo 1:

Exemplo 2:

A igualdade é o princípio de legitimação, de justiça: “a simples forma dos direitos subjetivos não permite resolver o problema da legitimidade dessas leis. Entretanto, o princípio do discurso revela que todos têm um direito a maior medida possível de iguais liberdades de ação subjetivas” [...]. (grifo do autor)

Conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder. (grifo nosso)

Referências

Documentos relacionados

- Pacientes do sexo feminino em idade reprodutiva com diagnóstico de SMD, classificada como AR sem sideroblastos em anel (D46.0), ARSA (D46.1) ou AR não especificada

A análise con- junta dos dois tipos evidencia que a pré-embebição foi prejudicial à emergência de plántulas de palmiteiro quando utilizadas sementes com a polpa do fruto, e que

Os fatores relacionados ao conhecimento estão relacionados com “o potencial insuficiente de inovação, falta de pessoal qualificado: dentro da empresa, no mercado

Folhas bi-ternadas, muito raramente tri- ternadas, foliólulos normalmente largo-elípticos, às vezes, elípticos a oblongos, ocasionalmente ovados, terminais raramente obovados,

O rganização voltada para a cooperação e articulação no semiárido, com destaque no Território da Bacia do Jacuípe, a Rede Pintadas é a gestora do Centro Público de Economia

Porém, retomando a discussão inicial, uma hiperimagem também não pode ser repro- duzida no meio impresso e, por conta disso, como solução, pretendemos trabalhar com os dois

A emissão possui como garantias adicionais (i) alienação fiduciária do shopping; (ii) cessão fiduciária de novos recebíveis de locação do mesmo shopping, (iii)

Quando se observa a distribuição do emprego entre os setores que constituem a agroindústria, tem-se que o setor que mais emprega, para o ano de 1998, é a fabricação de produtos