• Nenhum resultado encontrado

ÍNDIA & NEPAL. Festival das Cores (Holi) Com Lucia Brandão 7 a 19 de março, 2020 Com extensão opcional ao Butão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ÍNDIA & NEPAL. Festival das Cores (Holi) Com Lucia Brandão 7 a 19 de março, 2020 Com extensão opcional ao Butão"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

ÍNDIA & NEPAL

Festival das Cores (Holi)

Com Lucia Brandão | 7 a 19 de março, 2020

Com extensão opcional ao Butão

(2)

Índia e Nepal são países que abrigam muitas tradições ricas em experiências religiosas e reflexões sobre a existência humana. Hinduísmo, Jainismo e Budismo são algumas de suas religiões que ampliam nossas perspectivas de vida e dão significado ao mundo. Essa experiência vai ser ainda muito mais atraente pela participação em um dos festivais mais famosos do país: o Holi, ou Festival das Cores. Comemorado em toda a Índia, ele celebra o início da primavera, que é recebida com música típica Rajasthani e cores, muitas cores! Nesse dia, pessoas de todas as idades invadem as ruas e brincam como num carnaval. Um dia muito especial para se estar em Jaipur, onde a festa toma grandes proporções e faz com que a pluralidade cultural desse país seja vivida e sentida, rodeada pela atmosfera espiritualizada de rituais e eventos que fazem parte do cotidiano de seus habitantes. E para completar oferecemos uma extensão ao Butão, “A Terra do Dragão”, que tem o símbolo de força, poder e sabedoria e também está relacionado com as fortes tormentas nas áreas montanhosas no período do inverno. O Butão ainda é um reino e por lá a realeza e a população vivem de maneira bastante próxima. Não à toa, o país foi um ambiente propício para a criação do conceito genial de “Felicidade Interna Bruta” em lugar de avaliar o país pelo “produto interno bruto”. Sem dúvida, um roteiro muito rico em cultura e tradição de vida.

Roteiro resumido (viagem principal)

1º Dia – 07/03/2020 – São Paulo – Doha 2º Dia – 08/03/2020 – Doha – Delhi 3º Dia – 09/03/2020 – Delhi – Jaipur 4º Dia – 10/03/2020 – Jaipur

5º Dia – 11/03/2020 – Jaipur

6º Dia – 12/03/2020 – Jaipur – Agra 7º Dia – 13/03/2020 – Agra – Delhi 8º Dia – 14/03/2020 – Delhi

9º Dia – 15/03/2020 – Delhi - Kathmandu 10º Dia – 16/03/2020 – Kathmandu

11º Dia – 17/03/2020 – Kathmandu 12º Dia – 18/03/2020 – Kathmandu

(3)

Especialista Lucia Brandão

Professora e estudiosa há mais de 30 anos das culturas orientais, principalmente das filosofias e mitologias hindus e budistas. Por experiência prática e intelectual foi sempre convidada por editoras brasileiras para revisar textos traduzidos e conteúdos temáticos como das obras de Heinrich Zimmer: Filosofias da Índia, entre outras, ou de Karen Armstrong: A Grande Transformação. Com a Latitudes vem acompanhando grupos em Viagens de Conhecimento pela Índia, Nepal, Butão, Myanmar, Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã e Sri Lanka.

Roteiro detalhado (Viagem Principal)

LEGENDA DE REFEIÇÕES INCLUSAS:

C = Café da manhã A = Almoço

J = Jantar

1º Dia – 07/03/2020 | São Paulo – Doha

Embarque em São Paulo em voo com destino a Delhi, com conexão em Doha. 2º Dia – 08/03/2020 | Doha – Delhi

Chegada em Delhi. Antes de seguir ao hotel visitaremos Qutab Minar, ou, a Torre de Qutab, o mais alto minarete na Índia, com 72,5m de altura, 14,3m de diâmetro de base e 2,7m de diâmetro no topo, além de 379 degraus. Construído em arenito vermelho e mármore, é decorado com inscrições corânicas. A construção foi iniciada por Qutub-ud-din Aibak em 1192 e concluída bem posteriormente. É cercada por várias outras estruturas antigas e medievais e por ruínas, conhecidas coletivamente como Complexo Qutub. Em seguida iremos ao hotel para almoço e check-in. Na parte da tarde passagem pelo Templo Humayun, construção que inspirou o Taj Mahal, e em seguida visitas externas pelo India Gate (memorial de guerra, parecido com o Arco do Triunfo em Paris), pela casa do Presidente da República, antigo Palácio do vice–rei da Inglaterra, o Parlamento e o Secretariado. Retorno ao hotel.

3º Dia – 09/03/2020 | Delhi – Jaipur (C/–/–)

Após café da manhã, traslado ao aeroporto e voo a Jaipur (AI 491 12h00 / 12h55). Na chegada, já iniciaremos nosso passeio visitando o complexo do Palácio da Cidade, construído entre 1729 e 1732. Hoje a antiga residência do marajá é um dos museus mais importantes de Jaipur. O palácio consiste em diferentes e belos pátios e jardins. Poderemos observar também as incríveis

(4)

estruturas de Mubarak Mahal, Chandra Mahal, Badal Mahal e o templo de Sri Govind Dev. Depois, seguiremos ao Hawa Mahal, conhecido também como Palácio dos Ventos, e ao Jantar Mantar, observatório astronômico construído pelo Marajá Jai Singh no século 18, composto por 14 dispositivos geométricos para realizar a previsão do tempo, de eclipses, rastreamento e localização das estrelas. Retorno ao hotel para o check-in.

4º Dia – 10/03/2020 | Jaipur (C/–/–)

Pela manhã seguiremos para Khasi Kothi, local onde participaremos do Festival Holi, um dos mais importantes festivais da Índia no qual se comemora a entrada da primavera. Sugerimos usar uma roupa bem leve e “sem apego” porque uma das características desse festival são as pessoas jogarem umas nas outras água e pó colorido, e dançar músicas típicas Rajasthanis. No final do evento, traslado ao hotel.

5º Dia – 11/03/2019 – Jaipur (C/–/–)

Na parte da manhã visitaremos o Amber Fort, um dos mais fascinantes fortes indianos. Dentro dele há o Palácio dos Espelhos, o Hall de Audiência Pública e belos jardins. É possível chegar até o topo da colina caminhando, de carro ou em elefantes, conforme a disponibilidade. Em seguida, visitaremos o Templo Galtaji. Uma das joias de Jaipur, o complexo do templo abrange fontes

(5)

naturais de água doce e 7 santos "kunds”, ou, reservatórios de água. Este magnífico templo foi construído em arenito rosa e é famoso por abrigar muitas tribos de macacos. Tarde livre. 6º Dia – 12/03/2020 | Jaipur – Agra (C/–/–)

Após café da manhã, traslado (aproximadamente 6 horas) para Agra. No percurso conheceremos Abhaneri, uma pequena aldeia com um dos mais profundos e maiores poços em degraus da Índia (também conhecido como jardins tanque). Os poços em degraus são únicos na Índia. Eles eram usados como piscinas para ritual de limpeza antes de uma visita ao templo e como uma fonte de água para o tempo seco. Há um templo ao lado do poço. Chegada ao hotel em Jaipur e já visitaremos o Taj Mahal, indescritível monumento de mármore branco com pedras semipreciosas incrustadas, construído por Shah Jahan como símbolo de amor eterno para sua esposa preferida, Mumtaz Mahal.

7º Dia – 13/03/2020 | Agra – Delhi (C/–/–)

Após café da manhã visitaremos o Red Fort, uma mistura de forte e palácio, que foi construído e embelezado consecutivamente pelos 3 maiores imperadores Mughal, Akbar, Jehangir e Shah Jahan. O Agra Fort nos dá um vislumbre do esplendor da Índia dos marajás. Na parte da tarde, faremos viagem terrestre de retorno a Delhi (aproximadamente 4 horas). Check-in no hotel. 8º Dia – 14/03/2020 | Delhi (C/–/–)

Após café da manhã visita à maior mesquita da Índia, Jama Masjid, obra do imperador Shah Jahan (o mesmo que construiu o Taj Mahal) no século 17. Passeio pelo mercado Chandni Chowk, antiga avenida onde o próprio imperador fazia suas cavalgadas. Visita ao Raj Ghat, Memorial de Mahatma Gandhi, grande líder pacifista indiano e responsável pela independência da Índia, onde também é o local em que foi cremado em 1948. Retorno ao hotel e tarde livre.

9º Dia – 15/03/2020 | Delhi - Kathmandu (C/–/–)

Na hora determinada traslado ao aeroporto e voo a Kathmandu. Na chegada, antes do traslado ao hotel, vamos visitar Boudhnath, principal relicário budista tibetano de Kathmandu, considerado o mais sagrado fora do Tibete. Essa antiga estupa colossal é uma das maiores do mundo e está no coração do bairro budista da capital. Em 1979 ela foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Em Kathmandu há um interessante passeio (opcional) que é um voo panorâmico pelo Himalaia até o Monte Everest. (O voo só acontece quando as condições climáticas estão favoráveis).

10º Dia – 16/03/2020 | Kathmandu (C/–/–)

Após café da manhã visitaremos Swayambhunath, no topo da montanha, a oeste de Kathmandu. O local marca o nascimento do vale de Kathmandu, que posteriormente se desenvolveu no país Nepal. Este é um dos templos budistas mais importantes do Nepal, também chamado de “templo

(6)

dos macacos”, com uma antiguidade aproximada de 2000 anos. Pintados nos quatro lados da base da torre espiral estão os olhos do Buda da Compaixão. Em seguida iremos para Pashupatinath, templo dedicado ao deus Shiva, o mais sagrado e importante do Nepal. Aqui, uma extensa coleção de templos, ashrams (comunidades espirituais), imagens e dedicatórias cresceram pelos séculos ao longo dos bancos do sagrado rio Bagmati. É também o principal crematório de Kathmandu. Em seguida iremos para o Thamel, um centro comercial com incontáveis vielas estreitas e produtos variados. Há lojas para tudo que se queira, desde material para quem faz trekkings e alpinismo, lojas de artes tibetanas e nepalesas, joalherias, roupas, vários restaurantes, e uma opção de almoço no Jardim dos Sonhos, um belo jardim neoclássico de 1920. No final da tarde traslado para o hotel.

11º Dia – 17/03/2020 | Kathmandu (C/–/–)

Após café da manhã seguiremos 22km ao sul de Kathmandu para Pharping, onde visitaremos a Padmasambhava Asura Cave. Dentre outras cavernas a Asura Cave tem o nome em homenagem a Padmasambhava, conhecido como Guru Rinpoche. No século 8 ele meditou nessas cavernas por cerca de 6 meses, quando estava a caminho do Tibete, a convite do rei tibetano Trisong Detsen. Tendo adquirido um poder elevado de consciência, há uma marca impressa da palma de sua mão, como que derretendo a rocha, mais acima da entrada da caverna. Em seguida iremos a Patan, a primeira capital do Nepal. Também chamada Lalitpur (a cidade bela, elegante), acredita-se que tenha sido fundada no século 3 a.C. Juntamente com todo o vale de Kathmandu, Patan foi considerada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 1979. Cidade de história milenar e local onde vivem os melhores artesãos do país, ainda possui mais de 1200

(7)

monumentos budistas com tamanhos e formas diferentes, além de um museu muito charmoso. Volta a Kathmandu e restante do dia livre.

12º Dia – 18/03/2020 | Kathmandu (C/–/–)

Neste dia visitaremos Bhaktapur, a cidade do encanto, que foi a capital de todo o vale no século 15. Bhaktapur é a cidade histórica que melhor conservou a sua arquitetura original e que sofreu menos danos no grave terremoto ocorrido em 2015. Situada a 1.402m de altitude, a cidade cobre uma área de mais de 10km2. Suas ruas calmas, porém cheias, conservam quase intacta a atmosfera medieval de dias passados. Bhaktapur é um dos maiores tesouros do Nepal. Volta a Kathmandu e resto do dia livre.

13º Dia – 19/03/2020 | Kathmandu - Doha (C/–/–)

Na hora determinada traslado ao aeroporto e voo a Doha com conexão imediata com voo a São Paulo. Chegada no final da tarde. (Para quem fará a extensão ao Butão, vide roteiro a seguir)

Hospedagem (viagem principal)

Delhi | Le Meridien New Delhi

Categoria 5 estrelas | Executive Room Jaipur | Trident Jaipur

Categoria 4 estrelas | Deluxe Garden View Agra | Double Tree by Hilton

Categoria 4 estrelas | Deluxe Garden Room Kathmandu | Hotel Hyatt Regency Kathmandu Categoria 5 estrelas – Stupa View Room

(8)

Valores (viagem principal)

Parte terrestre | Em Dólares Americanos (USD) por pessoa VIAGEM PRINCIPAL

Grupo de 06 a 09 pessoas:

Grupo de 10 ou mais pessoas:

Desconto de 5% para pagamento à vista

Parcelamento em todos os cartões de crédito ou em cheque Taxas e impostos serão pagos juntamente com a entrada Para solicitar reserva | USD 500,00 por pessoa PRAZO DE INSCRIÇÃO: 10/01/2020

Enviar ficha cadastral preenchida e cópia do passaporte

Valor à vista Pagamento Parcelado Taxas e Impostos

Quarto duplo USD 5.290,00 Entrada 1.670,00 + 5 x 780,00 (USD 5.570,00) USD 110,00 Quarto single USD 6.890,00 Entrada 2.470,00 + 5 x 940,00 (USD 7.170,00) USD 130,00

Valor à vista Pagamento Parcelado Taxas e Impostos

Quarto duplo USD 4.880,00 Entrada 1.590,00 + 5 x 740,00 (USD 5.290,00) USD 100,00 Quarto single USD 6.480,00 Entrada 2.440,00 + 5 x 890,00 (USD 6.890,00) USD 120,00

(9)

+ INCLUI

Acompanhamento de Lucia Brandão (ela não necessariamente viaja no mesmo voo do grupo); Hospedagens mencionadas no roteiro, com café da manhã incluso;

Entradas aos locais de visita especificados no roteiro; Refeições mencionadas como incluídas no roteiro;

Aéreo Delhi – Jaipur & Delhi - Kathmandu em classe econômica; Acompanhamento dos guias locais: falando espanhol na Índia e Nepal; Transporte privativo para o grupo nos deslocamentos previstos no roteiro; Transfer In e Out para o grupo;

Visto de entrada no Butão.

Assistência médica de viagem (consulte-nos caso você deseje um upgrade no seguro). Obs.: Para horários de voos diferentes do grupo, por favor, consulte-nos sobre preço suplementar para transfer privativo;

- NÃO INCLUI

Visto de entrada na Índia e Nepal; Voos internacionais ou domésticos;

Despesas pessoais como: lavanderia, telefonemas, internet, refeições, entre outros; Refeições não mencionadas no roteiro;

Gorjetas aos guias, carregadores de malas, motoristas e em restaurantes; Qualquer item não citado acima como incluso;

Opcionais

Parte Aérea internacional (sugerida): Viagem Principal

Consulte-nos para saber:

- Valores e condições de pagamento da parte aérea

- Valores adicionais de traslado privativo em caso de voos diferentes do grupo

Cia Aérea Voo Origem Destino Saída Hora Chegada Hora Tempo

Qatar 774 SP, Guarulhos Doha 07/mar 02:50 08/mar 00:05 15h15

Qatar 570 Doha Delhi 08/mar 02:25 08/mar 08:25 03h30

Qatar 649 Kathmandu Doha 19/mar 02:10 19/mar 05:00 05h35

(10)

Roteiro resumido (Extensão Butão)

13º Dia – 19/03/2020 – Kathmandu – Paro - Thimphu 14º Dia – 20/03/2020 – Thimphu

15º Dia – 21/03/2020 – Thimphu – Punakha – Thimphu 16º Dia – 22/03/2020 – Thimphu – Paro

17º Dia – 23/03/2020 – Paro

18º Dia – 24/03/2020 – Paro – Kathmandu

19º Dia – 25/03/2020 – Kathmandu – Doha – São Paulo

Roteiro detalhado (Extensão Butão)

13º Dia – 19/03/2020 | Kathmandu – Paro – Thimphu (C/A/J)

Na hora determinada, traslado ao aeroporto e voo a Paro, no Butão (KB 401 13h25-14h40). Neste dia você iniciará a sua viagem pelo Butão. Este país é um dos lugares onde a cultura e a religião budista se mantêm mais intacta. Chegada a Paro e traslado terrestre a Thimphu (1 hora). No caminho passaremos por Chuzom, a confluência entre os rios Paro e Thimphu. Nesse ponto poderemos observar 3 estilos de estupas: Tibetana, Nepalesa e Butanesa. Um pouco antes de chegarmos a Chuzom veremos do lado esquerdo Tschogang Lhakhang, o “templo do excelente cavalo”. É um templo particular, construído no século 15, em homenagem à visita de Balaha (excelente cavalo) uma manifestação de Chenrezig, o Buda da Compaixão. Ainda no

(11)

caminho visitaremos o Bhuddha Point (Kuensel Phodrang) e a maior estátua do Buda no Butão, o Buddha Dordenma. Localizado perto de Thimphu, teremos uma bela vista do vale da região. Na chegada em Thimphu check-in no hotel. Refeições incluídas no hotel.

14º Dia – 20/03/2020 | Thimphu (C/A/J)

Em Thimphu visitaremos o National Memorial Chorten, memorial em homenagem ao Rei Jigme Dorjee Wangchuk, considerado o pai do Butão moderno. Em seguida visitaremos Tashichho Dzong, o antigo monastério-fortaleza construído em 1641 por Shabdrung Ngawang Namgyal e renovado em 1961, que hoje abriga os escritórios do rei. Visitaremos também Simtokha Dzong, o forte mais antigo construído em 1627. No final deste dia em Thimphu visitaremos o Handicrafts Emporium, com trabalhos tradicionais de artesanato e têxtil. Refeições incluídas no hotel.

15º Dia – 21/04/2019 | Thimphu – Punakha - Thimphu (C/A/J)

Após café da manhã viajaremos até Punakha (76km/3h), via Dochula Pass (3.100m). Caso o tempo permita teremos uma vista espetacular das montanhas. Poderemos observar as seguintes montanhas (de oeste para leste): Kang Bum (6526m), Gangchhenta (6840m), Masang Gang (7165m), Tsenda Gang (7100m), Teri Gang (7300m), Jejekangphu (7100m), Zongophu Gang (7100m) e Gangkhar Puensum (7541m), a montanha mais alta que está completamente dentro do Butão. A descida até Punakha tem muitas curvas e uma paisagem muito bonita. No caminho ainda visitaremos Chime Lhakhang, o Templo da Fertilidade, construído no séc. 15 pelo Lama Drukpa Kuenley, que era chamado de “Divine Mad Man”. Na parte da tarde visitaremos um dos mais belos Dzongs (centro religioso e político) do país, o Punakha Dzong, ou Palácio da Grande Felicidade, construído em 1637 por Shabdrung Ngawang Namgyal e situado entre os rios Pho Chu e Mo Chu (masculino e feminino). No final da tarde retorno a Thimphu.

16º Dia – 22/04/2019 | Thimphu – Paro (C/A/J)

Após café da manhã, viagem de volta a Paro (127km/4 horas). No caminho visitaremos Ta Dzong construído em 1656 e restaurado em 1968. Antigo observatório, hoje é o Museu Nacional. Logo abaixo do museu fica o Paro Rimpung Dzong, construído em 1646 por

Shabdrung Ngawang Namgyal, que hoje abriga os escritórios do poder religioso e civil do vale. Perto do Dzong fica um dos inúmeros campos de prática de Arco e Flecha, esporte nacional do Butão. Ainda em Paro visitaremos Kyichu Ljakhang, construído no século 7º e um dos 108 templos construídos pelo rei tibetano Songtsen Gampo. Esse sítio marca a introdução do Budismo no Butão. Refeições incluídas no hotel.

17º Dia – 23/04/2019 | Paro (C/A/J)

Pela manhã visitaremos o famoso Paro Taktsang, ou Taktsang Lakang, também conhecido como “Tiger’s Nest”, o “ninho da tigresa”. Esse nome se deve à lenda de que Padmasambhava teria voado até este local nas costas de uma tigresa. Esse lugar é considerado um dos mais sagrados

(12)

do Butão e atrai um grande número de peregrinos. Em 1998, o monastério foi destruído por um incêndio de causa desconhecida e está, atualmente, sendo reconstruído. Para chegarmos ao Tiger’s Nest faremos uma pequena viagem de carro até o Sartsham Chorten e então, caminhando por volta de 6 horas (ida e volta), subiremos a montanha até um pequeno restaurante (View Point I), de onde continuaremos a caminhada por uma curta distância até o View Point II. Em seguida visitaremos Drukgyel Dzong, fortaleza construída em 1647, hoje em ruínas, pelo grande Shabdrung Ngawang Namgyal, para celebrar a vitória sobre o Tibet, onde butaneses lutaram contra os invasores tibetanos. Teremos um vista muito bonita da montanha sagrada Jomolhari (7326m). Restante do dia livre.

18º Dia – 24/04/2019 | Paro – Kathmandu (C/A/J)

Na hora determinada, traslado ao aeroporto e voo a Kathmandu (KB 204 11h50 / 12h35). Na chegada seguiremos para o hotel para descansar. Na hora determinada traslado ao aeroporto e voo de volta ao Brasil.

19º Dia – 25/04/2019 | Kathmandu – Doha – São Paulo (C/A/J)

(13)

Hospedagem (extensão Butão)

Thimphu | Hotel Zhiwa Ling Ascent

Categoria 4 estrelas – Deluxe Room Paro | Hotel Zhiwa Ling Paro

Categoria 4 estrelas – Junior Suite

Kathmandu | Hotel Hyatt Regency Kathmandu Categoria 5 estrelas – Stupa View Room

Valores (extensão Butão)

Grupo de 06 a 09 pessoas:

Grupo de 10 ou mais pessoas:

Desconto de 5% para pagamento à vista

Parcelamento em todos os cartões de crédito ou em cheque Taxas e impostos serão pagos juntamente com a entrada + INCLUI

Acompanhamento de Lucia Brandão (ela não necessariamente viaja no mesmo voo do grupo); Hospedagens mencionadas no roteiro, com café da manhã incluso;

Entradas aos locais de visita especificados no roteiro; Refeições mencionadas como incluídas no roteiro;

Aéreo Kathmandu – Paro – Kathmandu em classe econômica; Acompanhamento dos guias locais: falando inglês no Butão;

Transporte privativo para o grupo nos deslocamentos previstos no roteiro;

Valor à vista Pagamento Parcelado Taxas e Impostos

Quarto duplo USD 2.990,00 Entrada 950,00 + 5 x 440,00 (USD 3.150,00) USD 90,00 Quarto single USD 3.920,00 Entrada 1.390,00 + 5 x 520,00 (USD 3.990,00) USD 80,00

Valor à vista Pagamento Parcelado Taxas e Impostos

Quarto duplo USD 2.780,00 Entrada 940,00 + 5 x 400,00 (USD 2.940,00) USD 110,00 Quarto single USD 3.690,00 Entrada 1.345,00 + 5 x 505,00 (USD 3.870,00) USD 130,00

Valor à vista Pagamento Parcelado Taxas e Impostos

Quarto duplo USD 2.780,00 Entrada 940,00 + 5 x 400,00 (USD 2.940,00) USD 80,00 Quarto single USD 3.690,00 Entrada 1.345,00 + 5 x 505,00 (USD 3.870,00) USD 70,00

Valor à vista Pagamento Parcelado Taxas e Impostos

Quarto duplo USD 2.780,00 Entrada 940,00 + 5 x 400,00 (USD 2.940,00) USD 110,00 Quarto single USD 3.690,00 Entrada 1.345,00 + 5 x 505,00 (USD 3.870,00) USD 130,00

(14)

Transfer In e Out para o grupo; Visto de entrada no Butão.

Assistência médica de viagem (consulte-nos caso você deseje um upgrade no seguro). Obs.: Para horários de voos diferentes do grupo, por favor, consulte-nos sobre preço suplementar para transfer privativo;

- NÃO INCLUI

Voos internacionais ou domésticos;

Despesas pessoais como: lavanderia, telefonemas, internet, refeições, entre outros; Refeições não mencionadas no roteiro;

Gorjetas aos guias, carregadores de malas, motoristas e em restaurantes; Qualquer item não citado acima como incluso;

Opcionais

Extensão Butão

Consulte-nos para saber:

- Valores e condições de pagamento da parte aérea

- Valores adicionais de traslado privativo em caso de voos diferentes do grupo

Documentos necessários

Vistos | Brasileiros necessitam de visto para entrada na Índia e Nepal.

Vacinas |Para os destinos deste roteiro, é necessário o Comprovante Internacional de Vacinação de Febre Amarela.

Passaporte | com validade mínima de 6 meses contados a partir da data final da viagem.

INFORMAÇÕES E RESERVAS: 11 3045-7740 | latitudes@latitudes.com.br

Referências

Documentos relacionados

APROVADO EM 25-03-2014 INFARMED Foram notificadas reações cutâneas/mucosais após a administração de mesna tanto intravenosa como oral. Estas reações incluêm

Os resultados dos valores médios da precipitações climatológicas, evapotranspiração e evaporação para os municípios de São Bento do Una e Serra Talhada - PE nos

Caso haja esquecimento da administração de Estimoral ® pela manhã, pode-se tomar o comprimido esquecido ao longo do dia. A administração desse comprimido deve ser realizada.. Caso

4.2 De 01 de Agosto de 2008 até 31 de Dezembro de 2008, os concorrentes vencedores do Ranking Brasileiro de Cavaleiros de Salto de 2007- Conjuntos nas suas respectivas categorias

Com o intuito de aperfeic¸oar a realizac¸˜ao da pesquisa O/D, o objetivo do presente trabalho ´e criar um aplicativo para que os usu´arios do transporte p´ublico informem sua origem

O trabalho tem como objetivo elucidar a importância do brincar para as crianças, do contato delas com a natureza, de sua ação de ocupar espaços públicos na cidade, como praças e

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre

To identify a source of ligands able to activate Olfr692- expressing cells, we first exposed adult animals to bio- logically relevant stimuli and then labeled the activated neurons